Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => O Livro dos Espíritos => Tópico iniciado por: smashy 2010 em 29 de Agosto de 2010, 14:48

Título: Afinal temos responsabilidade ou não?
Enviado por: smashy 2010 em 29 de Agosto de 2010, 14:48
Sou nova nisto do Espritismo mas há muitos anos que estou ligada ao Budismo.

Há coisas que li aqui que são contraditórias e não consigo entender. Um tópico aqui dizia que as pessoas não existem, somos Espíritos encarnados em seres humanos e portanto quando alguém faz ou diz algo mau, é porque isso deveria acontecer e não é culpa dessa pessoa, tendo sido Deus que designou. Mas noutro tópico também diz que podemos escolher nossas acções e que quando fazemos mal, depois de desencarnar os outros Espíritos vão saber o que fizémos de mal e não vamos poder fugir a isso e que essas coisas más que fizémos vai influenciar a próxima encarnação e nosso karma.

Minha pergunta é: então se não temos culpa de nada e se Deus designou que tinhamos que fazer ou dizer algo para lidarmos com essa situação e fazer outros tb lidar e se era assim que tinha que acontecer, porque acumulamos então karma negativo que vai influenciar depois de desencarnarmos??? Afinal não temos culpa! Se alguém tem culpa deve de ser Deus, que designou que aquilo mau tinha de acontecer!?

Se alguém me puder esclarecer nisto agradecia, pq é bastante confuso. Tal como é confuso dizer-se que é assim que somos e o que vai acontecer depois de morrer e etc. E se meu Espírito não quiser nada disso? Pq tem meu Espírito de estar sujeito a tanta coisa desta? Porque Deus designou? Mas qual Deus? Isto me deixa confusa.
Título: Re: Afinal temos responsabilidade ou não?
Enviado por: londer em 30 de Agosto de 2010, 20:58
Na verdade deus  nos nos mostra os caminhos,quem vai decidir por qual seguir vamos ser nos,e conseqüentemente iremos ter conseqüências de nossas escolhas para o bem ou para o mal,mas não pense que aquele espírito que escolheu o mal caminho vai  ficar la para sempre,pois todos nos evoluímos.

espero ter ajudado!
abraços
Título: Re: Afinal temos responsabilidade ou não?
Enviado por: fcg em 31 de Agosto de 2010, 01:28
Temos livre arbitrio então decidimos se vamos fazer o bem ou o mau. Depois sofreremos as consequências das nossas escolhas. Se você tem tem total consciência de que está fazendo o mau pagará mais caro do que crianças ou pessoas com problemas mentais que fazem o mau e nem mesmo sabem que estão fazendo.
Título: Re: Afinal temos responsabilidade ou não?
Enviado por: belina em 31 de Agosto de 2010, 17:51

Olá smashy

Do pouco que já aprendi, nós temos responsabilidade em todos os nossos actos. Nos foi dado o livre-arbritio, e quando reencarnamos nós temos como meta a nossa evoluçao. Temos débitos e créditos para resgatar de outas vidas. No plano terreno ñão temos lembranças de outras vidas, mas quando se dá o desencarne  sim vemos o que fizemos. O espirito sempre evolui, o espirito é imortal, mas o corpo que temos aqui na terra esse é passageiro.
Leia o livro dos espiritos que vai encontrar respostas aí para as suas dúvidas.
Paz e luz

Belina
Título: Re: Afinal temos responsabilidade ou não?
Enviado por: Conforti em 01 de Setembro de 2010, 14:34

         Amigos Londer e Fcg,               (ref #1 e #2)
     
         Cito o amigo Londer:
“Na verdade Deus  nos mostra os caminhos, quem vai decidir por qual seguir vamos ser nos,e conseqüentemente iremos ter conseqüências de nossas escolhas para o bem ou para o mal,mas não pense que aquele espírito que escolheu o mal caminho vai  ficar La para sempre,pois todos nos evoluímos”.

            Cito o amigo Fcg:
“Temos livre arbítrio então decidimos se vamos fazer o bem ou o mau. Depois sofreremos as conseqüências das nossas escolhas. Se você tem total consciência de que está fazendo o mal pagará mais caro do que crianças ou pessoas com problemas mentais que fazem o mal e nem mesmo sabem que estão fazendo”.

         Os caros amigos já chegaram a analisar com profundidade o que é o livre arbítrio? Já analisaram o porquê de, se todos os espíritos foram criados perfeitamente iguais, se tornarem imensamente desiguais? Já analisaram como, espíritos  perfeitamente iguais, “desde o principio”  escolhem caminhos totalmente desiguais pois uns seguem o caminho do bem absoluto e outros, o do mal absoluto? Eram iguais, mas escolhem desigualmente.
         Me perdoem tantas interrogações, mas a intenção é contribuir para que se reflita com vistas a uma compreensão maior.

         Fiquem em Deus.