Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => O Livro dos Espíritos => Tópico iniciado por: *Leni* em 16 de Novembro de 2008, 18:11

Título: A VIDA DO ESPÍRITO EMMANUEL
Enviado por: *Leni* em 16 de Novembro de 2008, 18:11


VIDAS SUCESSIVAS DE PÚBLIO LENTULUS SURA

1-   PARTICIPOU DA REVOLUÇÃO DE CATILINA

FÔRA: UM CÔNSUL – UM HOMEM DE PODER, MAS IMPIEDOSO.  VIVEU NO PERÍODO DO CONSULADO COMPOSTO DE: PÚBLIO LENTULUS SURA, SERGIO LUCIUS CATILINA E CÍCERO. DISPUTARAM O PODER DE ROMA. VIVERAM MAIS OU MENOS NO ANO DE 79 a.C. FOI O BISAVÕ DE PÚBLIO LENTULUS CORNELIUS. SURA MORREU DURANTE A REVOLUÇÃO DE CATILINA. (CORNELIUS TEVE UM SONHO E FEZ ESTE DEPOIMENTO, CONFORME A SUA DESCRIÇÃO NO CAPÍTULO I DO LIVRO, “HÁ DOIS MIL ANOS”. PSICOGRAFADO PELO MÉDIUM FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER-EDIÇÃO – FEB – BRASIL).

2-   94 ANOS DEPOIS, REENCARNA, COMO:

PÚBLIO LENTULUS CORNELIUS, SENADOR DO IMPÉRIO ROMANO NO PERÍODO

DOS IMPERADORES: TIBÉRIO A VESPASIANO.

NO PERÍODO DA REPÚBLICA:

DESCREVEU O SENADOR PÚBLIO LENTULUS CORNELIUS, QUE SE VÊ COMO O CÔNSUL PÚBLIO LENTULUS SURA, EM SONHO, NUMA REENCARNAÇÃO ANTERIOR COMO O BISAVÔ DE CORNELIUS. JUNTOU-SE COM CATILINA E MATARAM MUITOS ADVERSÁRIOS, PRENDEU-OS EM CELAS INFECTAS E COM MUITAS MORTES, ARRANCANDO OS OLHOS DE MUITOS ADVERSÁRIOS POLÍTICOS. SEPARAVA, ASSIM, OS INIMIGOS DE SUAS FAMÍLIAS.

MORREU ESTRANGULADO PELOS SEUS INIMIGOS, DURANTE A REVOLUÇÃO DE CATILINA.

O ESPÍRITO LÍVIA JÁ CONVIVERA COM PÚBLIO SURA.

NO LIVRO HÁ DOIS MIL ANOS:

EMMANUEL INFORMA –O INÍCIO DAS SUAS REVELAÇÕES DE UMA REENCARNAÇÃO EM ROMA, EM MAIO DA NOSSA ERA, NO ANO 31, NA FIGURA DO SENADOR PÚBLIO CORNELIUS.

CASADO COM A EXCEPCIONAL MULHER ROMANA: LÍVIA.                                                     

COM A FINALIDADE DE CURA DA SUA FILHA FLÁVIA LENTÚLIA, ATACADA PELA LEPRA (HANSENÍASE), OBTEVE DO IMPERADOR TIBÉRIO, A DESIGNAÇÃO PARA ALTO CARGO PÚBLICO NA PALESTINA.-REPRESENTANDO O IMPERADOR

ENCONTRA-SE COM JESUS EM CAFARNAUM, GALILÉIA. NÃO ACEITOU O CONVITE DE JESUS PARA SEGUÍ-LO.

PARTICIPOU COM PILATOS DA TRAGÉDIA DO CALVÁRIO. CONHECEU TODO O PROCESSO DA CRUCIFICAÇÃO COMO GOVERNADOR DA JUDÉIA.  A MAIS ALTA AUTORIDADE ROMANA REPRESENTANDO O IMPERADOR TIBÉRIO.

VÍTIMA DAS LAVAS DO VULCÃO VESÚVIO, DESENCARNA O SENADOR, PÚBLIO LENTULUS CORNELIUS, EM POMPÉIA, NO ANO 79, CEGO. VITIMADO PELAS LAVAS E CINZAS DO VESÚVIO.

3-   EM DECORRIDO TEMPO, RENASCE NA PESSOA DE UM GREGO DE GRANDE CULTURA, CONHECIDO COM O NOME DE NESTÓRIO. CONTINUANDO AS SUAS LUTAS IMENSAS PELA PROPAGAÇÃO DO CRISTIANISMO, NA CIDADE DE ÉFESO, COPIANDO AS SUBLIMES LIÇÕES DA EX-ESPOSA LÍVIA.

PARTICIPOU NAS CATACUMBAS DE ROMA, EM PEQUENOS AGRUPAMENTOS NA DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO.

NA SUA ENCARNAÇÃO COMO GREGO DE GRANDE CULTURA, FORA FEITO ESCRAVO PELOS ROMANOS E COMPRADO POR UMA FAMÍLIA NOBRE DE ROMA.

NESTÓRIO: ERA CRISTÃO DESDE A JUVENTUDE E FOI UM DOS ASSISTENTES DAS PREGAÇÕES EVANGÉLICAS DO APÓSTOLO, JOÃO EVANGELISTA, EM ÉFESO.

CERTA NOITE, NA AUSÊNCIA DO PREGADOR POLICARPO EM ÉFESO, O SUBSTITUI, ENCAMINHANDO A PALESTRA.
                                                                                                 
APÓS BELÍSSIMOS ENSINAMENTOS, ELE E TODOS QUE OUVIAM FORAM PRESOS E CONDENADOS A MORRER NO CIRCO DE ROMA.

4-   NO ANO 217, REENCARNA NA TERRA, OUTRA VEZ. MOÇO, PODEMOS ENCONTRÁ-LO NAS VESTES DE QUINTO VARRO, PATRÍCIO ROMANO, APAIXONADO E CULTOR PELOS IDEAIS DE LIBERDADE.  AFERVORADO A JESUS. SENTE DOER-LHE NA ALMA A IGNORÂNCIA E A MISÉRIA COM QUE AS CLASSES PRIVILEGIADAS DE ROMA MANTINHAM A MULTIDÃO. VÍTIMA DE UMA CONSPIRAÇÃO PARA MATÁ-LO DURANTE UMA VIAGEM MARÍTIMA, POR MEMBROS DA SUA FAMÍLIA, TOMA A IDENTIDADE DE UM VELHO PREGADOR DE LYON, DE NOME CORVINO. TRANSFORMA-SE EM IRMÃO CORVINO. DENSENCARNA, COMO CRISTÃO NO TERRITÓRIO DAS GÁLIAS, HOJE, FRANÇA.

5-   ONZE ANOS DEPOIS, RENASCE EM ROMA E TOMA O NOME DE QUINTO CELSO. DESDE A INFÂNCIA, INICIANDO NA ARTE DA LEITURA. REVELA-SE UM PRODÍGIO DE MEMÓRIA E DISCERNIMENTO. FRANCAMENTE CRISTÃO, SOFREU O MARTIRIO DO CIRCO, AMARRADO A UM POSTE UNTADO COM SUBSTÂNCIA RESINOSA AO QUAL É ATEADO FOGO. ERA UM ADOLESCENTE DE MAIS OU MENOS, OS 14 ANOS.

EMMANUEL – RESPONDEU POR INTERMÉDIO DE FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, PELO CANAL 4 – SÃO PAULO – TV TUPÍ, NO SEGUNDO PINGA-FOGO, EM 20/12/1971. CHICO XAVIER DISSE QUE O SEU MENTOR EMMANUEL FOI O PADRE MANUEL DA NÓBREGA, RENASCIDO EM SANFINS, ENTRE O DOURO E O MINHO, PORTUGAL, EM 18/10/1517, AO TEMPO DO REINADO DE D. MANOEL I, O VENTUROSO, EM PORTUGAL. FOI FILHO DO DESEMBARGADOR - BALTAZAR DA NÓBREGA.

AOS 17 ANOS, EM 1534, INGRESSOU NA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA, ESPANHA, E COM 21 ANOS, EM 1538, INGRESSOU NA FACULDADE DE CÂNONES DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, ONDE CURSOU DIREITO CANÔNICO E FILOSOFIA.

DOUTOROU-SE EM 14/06/1541, TENDO SIDO CONSIDERADO PELO DOUTOR: MARTIN AZPILCUETA NAVARRO,  O DOUTÍSSIMO MANUEL DA NÓBREGA.

VEIO PARA O BRASIL EM 1549, COM TOMÉ DE SOUZA, 1º GOVERNADOR GERAL.

EM 1553, COM DUARTE DA COSTA, 2º GOVERNADOR, CHEGA JOSÉ DE ANCHIETA.

EM 1554, NÓBREGA IDEALIZA E TOMA INICIATIVA PARA FUNDAÇÃO DO COLÉGIO SÃO PAULO, NO CAMPO DE PIRATININGA. OBRA CONTINUADA PELO PADRE MANUEL DE PAIVA, E A IDÉIA CONCRETIZADA, DEFINITIVAMENTE, PELO PADRE ANCHIETA.
                                                                                             
FEZ A INAUGURAÇÃO DO COLÉGIO SÃO PAULO NO DIA 25/01/1554, DATA DA CONVERSÃO DO APÓSTOLO PAULO, QUE A IGREJA CATÓLICA, COMEMORA, DANDO INÍCIO A CIDADE DE SÃO PAULO.

NÓBREGA, ANCHIETA E OUTROS RELIGIOSOS SÃO OS IMPLANTADORES DO CRISTIANISMO CATÓLICO NO BRASIL.

PUBLICOU O LIVRO: DIÁLOGO SOBRE A CONVERSÃO DO GENTIO. CONSIDERADO O PRIMEIRO ESCRITOR DO BRASIL, POIS O FOI O PRIMEIRO LIVRO ESCRITO NO BRASIL COLONIAL.

ANIMOU A ESTÁCIO DE SÁ PARA A FUNDAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, BRASIL, EM 1565.

DESENCARNOU NA MANHÃ DO PRÓPRIO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO, EM 18/10/1570, NO RIO DE JANEIRO, NO COLÉGIO DOS JESUÍTAS (POR ELE MESMO CONSTRUÍDO), QUANDO COMPLETAVA 53 ANOS DE IDADE, VITIMADO PELA TUBERCULOSE.

EMMANUEL: PADRE DAMIANO – EM 1620, 50 ANOS DEPOIS, O NOBRE ESPÍRITO EMMANUEL REENCARNA NA ESPANHA, ONDE FOI O PADRE DAMIANO, VIGÁRIO DA IGREJA DE SÃO VICENTE, EM ÁVILA, CONFORME SE LÊ NO LIVRO RENÚNCIA, PSICOGRAFADO PELO MÉDIUM FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, EDITADO PELA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.                                                 

EMMANUEL NA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA – EM 1861 TRANSMITE A MENSAGEM NO CAPÍTULO XI, NÚMERO 11. “AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO - O EGOÍSMO”, NO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

EMMANUEL NO BRASIL

EMMANUEL COM FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER – EM 1927, FOI VISTO PELA PRIMEIRA VEZ PELA MÉDIUM D. CARMEM PERÁCIO, SUGERINDO AOS PRESENTES NAQUELA REUNIÃO ESPIRITUAL, QUE FOSSE CHAMADO DE EMMANUEL (QUE SIGNIFICA: DEUS CONOSCO).

EM 1931 – FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER COM 21 ANOS, PASSOU A PERCEBÊ-LO MEDIÚNICAMENTE E OUVIR-LHE.

DIZ CHICO: “EU PSICOGRAFAVA NAQUELA ÉPOCA AS PRODUÇÕES DO PRIMEIRO LIVRO MEDIÚNICO, PARNASO DE ALÉM TÚMULO, VIA-LHE OS TRAÇOS FISIONÔMICOS DE UM HOMEM IDOSO, SENTIA EM MIM A SUAVIDADE DA SUA PRESENÇA, MAS, O QUE ME IMPRESSIONAVA, ERA QUE A GENEROSA ENTIDADE SE FAZIA VISÍVEL PARA MIM, DENTRO DE REFLEXOS LUMINOSOS QUE TINHAM A FORMA DE UMA CRUZ”.

EMMANUEL FALA AO CHICO: “QUANDO SE SENTIRES MAIS FORTE, PRETENDO COLABORAR IGUALMENTE NA DIFUSÃO DA FILOSOFIA ESPIRITUALISTA ESPÍRITA”.

ESCLARECE CHICO XAVIER: EMMANUEL TEM PRODUZIDO POR MEU INTERMÉDIO AS MAIS VARIADAS PÁGINAS SOBRE OS MAIS VARIADOS ASSUNTOS.

EMMANUEL – CHICO – A SUA PRODUÇÃO VEM DESDE 1933, COMPLETANDO 69 ANOS DE SUA MEDIUNIDADE, E TEM ESCRITO LIVROS SOBRE OS MAIS DIVERSOS ASSUNTOS, AINDA, LEMBRANDO:

OS ROMANCES DO ESPÍRITO EMMANUEL COM O MÉDIUM CHICO XAVIER:

1. HÁ DOIS MIL ANOS – 1939
2. 50 ANOS DEPOIS – 1940
3. PAULO E ESTEVÃO – 1942
4. RENÚNCIA – 1943
5. AVE, CRISTO – 1953.

6.    OS LIVROS CIENTÍFICOS DO ESPÍRITO ANDRÉ LUIZ E DE MUITOS OUTROS ESPÍRITOS.

TODOS OS DIREITOS AUTORAIS DAS 412 OBRAS ESPÍRITAS, ESCRITAS E PUBLICADAS, FORAM CEDIDOS ÀS INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS DO BRASIL, POR ORIENTAÇÃO DOS PRÓPRIOS ESPÍRITOS.

CONSIDERAÇÕES DE CHICO XAVIER SOBRE A DOUTRINA ESPÍRITA:

PERGUNTA: QUAL O ASPECTO MAIS IMPORTANTE DA DOUTRINA ESPÍRITA: O DE RELIGIÃO, O DE FILOSOFIA OU O DE CIÊNCIA?

RESPOSTA AO MÉDIUM FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER: EMMANUEL COSTUMA NOS DIZER QUE A COISA MAIS IMPORTANTE QUE CADA UM DE NÓS PODERÁ FAZER NA VIDA É SEGUIR O MANDAMENTO CRISTÃO QUE NOS ACONSELHA A AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS. SEGUNDO EMMANUEL, TUDO O MAIS É MERA INTERPRETAÇÃO DA VERDADE. DESSA FORMA, NÃO TEMOS DÚVIDA AO CRER SER O ASPECTO RELIGIOSO DA DOUTRINA ESPÍRITA O SEU ÂNGULO FUNDAMENTAL. MUITO NOBRE A FILOSOFIA, MAS EM VERDADE A FILOSOFIA NADA MAIS FAZ, QUE MUITA CONVERSA. MUITO NOBRE O ESFORÇO CIENTÍFICO, MAS EM VERDADE A MESMA CIÊNCIA QUE INVENTOU A VACINA CONSTRUIU A BOMBA ATÔMICA, ENTÃO, NÓS DEVEMOS RECONHECER QUE TODOS OS SERES HUMANOS TRAZEM NO ÍNTIMO UM ALTO GRAU DE PERICULOSIDADE E, ATÉ HOJE, A ÚNICA FORÇA NO MUNDO CAPAZ DE FREIAR ESTES IMPULSOS DE PERICULOSIDADE HUMANA, SÃO, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, A RELIGIÃO. (A RELIGIÃO DOS ESPÍRITOS. A RELIGIÃO NATURAL).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. HÁ DOIS MIL ANOS/Francisco Cândido Xavier/EMMANUEL/FEB
2. CINQUENTA ANOS DEPOIS, Idem, Idem, Idem.
3. AVE CRISTO/ Idem, Idem, Idem.
4. ENTREVISTAS/ Idem, Idem, IDE.
5. L´ÉVANGILE SELON LE SPIRITISME/ ALLAN KARDEC.
6. REVISTA PRESENÇA ESPÍRITA/LEAL, Salvador-Bahia, Brasil, Jan/Fev. 1991. Curiosidades.

Pesquisa de: João Batista Cabral.




Título: Re: A VIDA DO ESPÍRITO EMMANUEL
Enviado por: LUISA em 17 de Novembro de 2008, 17:11
Interessante essa viagem, dá para pensar um pouco, o que é que já teremos feito?

Bendita reencarnação, com seu esquecimento, porque certas atrocidades que hoje nao entendemos, foram se calhar percusoras desta encarnação agora.

Muita bonita essa resposta no fim, é mesmo, vamos continuar a procurar o Bem e o Amor, por aqui tem momentos lindos...