Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • O Livro dos Espíritos »
  • As diferenças entre Metempsicose e Reencarnação

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3   Ir para o fundo

Autor Tópico: As diferenças entre Metempsicose e Reencarnação  (Lida 5420 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline HamLacerda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1764
  • Participação: 198
  • HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +790
As diferenças entre Metempsicose e Reencarnação
« em: 24 de Abril de 2017, 06:36 »
+3Gostou?
A questão 127 da primeira edição definitivamente foi uma das questões que mais gerou polêmica entre os espíritas. Dois tipos de espíritas nasceram desta divisão: os espíritas que acreditam que a alma dos animais se tornam Espíritos Humanos, e os espíritas que não acreditam .

Aqui no Fórum Espírita, e em diversos Centros Espíritas, essa questão foi muito usada como argumento contra a evolução do Espírito dos animais. Mas a questão nunca foi examinada a sério e confundiu muita gente. Alguns até pensaram que os Espíritos estavam se contradizendo. 

Mês passado, discutindo em um fórum sobre Evolução, iniciou uma discussão sobre as contradições do Espiritismo. Um forista apareceu com essa questão e começamos uma discussão bem interessante. Nessa discussão eu percebi que eles estavam confundindo Reencarnação com Metempsicose. Isso já acontecia na época de Kardec, vejam o que ele diz:


Um dos mais importantes princípios do Espiritismo é, sem contradita, o da pluralidade das existências corpóreas, isto é, da reencarnação, que os cépticos confundem, voluntariamente ou por ignorância, com o dogma da metempsicose. Sem este princípio a gente se choca com tantas dificuldades insolúveis na ordem moral e psicológica, que muitos filósofos modernos a ele foram conduzidos pela força do raciocínio, como a uma lei necessária da Natureza. Tais são Charles Fourier, Jean Reynaud e muitos outros.

Esses espíritas, que negam que os animais se tornam Espíritos, também fazem essa mesma confusão.

Então eu voltei para os meus estudos e examinei todas as questões sobre os animais, e principalmente aquelas mais polêmicas, usadas aqui pelos foristas que negam que o Espírito dos animais se tornam Espíritos Humanos.

Depois de ter examinado bastante essas questões, ficou claro que eles estavam confundindo Metempsicose com a reencarnação, Alma (o Espírito encarnado) com o Espírito.


Vejamos a questão 127 da primeira edição:

-Questão 127: “A Alma do homem não teria sido primitivamente o Princípio Vital de ínfimos Seres vivos da Biocriação, que chegou por força da lei progressiva, até o Ser humano, percorrendo os diversos graus da escala orgânica?”

-Resposta: “Não! Não! Os Espíritos – homens, somos desde natos. Cada Ser vivo só progride na sua espécie e em sua essência. O homem não foi jamais outro Ser, senão homo”.


No que Kardec comenta:

-“Seja qual for a diversidade das existências por que passe o nosso Espírito ou nossa Alma, elas pertencem todas à espécie humana; seria um erro supor que, por forçai duma lei progressiva, o Homem haja passado pelos diferentes graus da escala orgânica para chegar ao seu estado atual. Assim, sua Alma não foi inicialmente o Princípio Vital de ínfimos Seres vivos da Biocriação que chegou sucessivamente ao grau superior: ao Homem”.

A alma do homem e o Espírito são duas coisas bem diferentes. A alma do homem é o Espírito encarnado, já dotado de faculdades morais e intelectuais, sempre encarna no corpo humano, jamais no de um animal.

O Espírito é o ser pensante em estado errante, isto é, não encarnado.

A Metempsicose é a transmigração da Alma (Do Espírito Encarnado e já dotado de faculdades morais e intelectuais) para os corpos de animais. A Alma, neste caso, estaria regredindo do Homem para os animais.

A Reencarnação é um progresso incessante, sempre num corpo humano e jamais no de um animal. 


Feito essas observações, vamos analisar toda a questão novamente. 


-Questão 127: “A Alma do homem não teria sido primitivamente o Princípio Vital de ínfimos Seres vivos da Biocriação, que chegou por força da lei progressiva, até o Ser humano, percorrendo os diversos graus da escala orgânica?”


De fato, a Alma do Homem, ou seja, o Espírito encarnado no corpo humano, não foi primitivamente o Princípio Vital de ínfimos seres vivos da criação que chegou por força da lei progressiva até o ser humano percorrendo diversos graus da escala orgânica. Quem percorreu os diversos graus da escala orgânica, até o ser humano, foi o Espírito, quando estava no estado de Princípio Inteligente. A Alma do Homem é o Espírito já na condição humana e dotados de faculdades morais e intelectuais desenvolvidas, logo ele não retrocede.

O próprio Espírito, que respondeu Kardec, disse isso. Ele disse: "Não! Não!" Os Espíritos. Isto é, a Alma do homem, Não!... os Espíritos, que percorreram os diversos graus da escala orgânica até o ser humano!.

Se a alma do homem, ou seja, o Espírito encarnado, dotado de faculdades intelectuais e morais avançadas, tivesse percorrido os diversos graus inferiores da escala orgânica, teríamos ai a transmigração da Alma para os animais, de um Espírito dotado de faculdades morais e intelectuais, para os corpos dos seres inferiores. Isso é a Metempsicose. O que percorreu esses estágios inferiores até o homem, foi o Princípio Inteligente, ou o Espírito. Na resposta o Espírito diz isso. Ele diz: Não! Não!, os Espírito. Ou seja, quem percorreu esses degraus inferiores foi o Espírito, e não a Alma, porque a Alma já é um Espírito encarnado na espécie humana e dotado de faculdades morais e intelectuais.


Continuando a resposta dada pelo Espírito, ele responde que Homens somos desde natos. Cada Ser vivo só progride na sua espécie e em sua essência. O homem não foi jamais outro Ser, senão homo”.

Com certeza absoluta. Nunca o homem foi macaco, nunca o homem foi peixe, nunca o homem foi outra espécie, a não ser homem. Homem somos desde natos, assim como macacos são macacos desde natos, e elefantes são elefantes desde natos. Por outro lado, o Espírito, o ser pensante, no estado de Princípio inteligente em desenvolvimento, passou por diversos estágios dos seres inferiores da criação, até chegar ao homem. Somente após desenvolver suas faculdades morais e intelectuais, e seu livre-arbítrio, é que ele teve condições de encarnar em corpos humanos. Antes desse estado ele só podia encarnar em corpos de animais.

Vamos agora examinar o comentário de Kardec:

-“Seja qual for a diversidade das existências por que passe o nosso Espírito ou nossa Alma, elas pertencem todas à espécie humana; seria um erro supor que, por força duma lei progressiva, o Homem haja passado pelos diferentes graus da escala orgânica para chegar ao seu estado atual. Assim, sua Alma não foi inicialmente o Princípio Vital de ínfimos Seres vivos da Biocriação que chegou sucessivamente ao grau superior: ao Homem”.

Kardec está confirmando o que foi dito acima. Que "seja qual for a diversidade das existências por que passe o NOSSO Espírito ou a NOSSA alma, elas pertencem todas à espécie humana", ou seja, todas as existências que passou o NOSSO Espírito (e não o espírito dos animais) foram todas na espécie humana, visto que o NOSSO Espírito é um Espírito humano, que pertence apenas à espécie humana... e, portanto, "seria um erro supor que, por força duma lei progressiva, o Homem haja passado pelos diferentes graus da escala orgânica para chegar ao seu estado atual". Consequência lógica do que foi dito, porque o Espírito Humano é um ser já dotado de faculdades morais e intelectuais avançadas, e portanto só pode encarnar na espécie humana. Seria um erro supor que ele haja passado por outras espécies. Se o Espírito humano tivesse encarnado em outras espécies, que não a Homo, ele retrocederia, porque teria que encarnar em corpos de animais. Isso seria a própria Metempsicose: A transmigração da Alma (O Espírito encarnado) para o corpo dos animais.


Em seguida Kardec diz: "Assim, sua Alma não foi inicialmente o Princípio Vital de ínfimos Seres vivos da Biocriação que chegou sucessivamente ao grau superior: ao Homem”..

Aqui fica claro. Kardec perguntou sobre o Princípio Vital, e não sobre o Princípio Inteligente. A alma do homem não foi inicialmente o Princípio Vital de ínfimos Seres vivos da criação. O Espírito que foi inicialmente o Princípio Inteligente de ínfimos seres vivos da criação, que chegou sucessivamente ao grau superior: ao Homem. O princípio vital diz respeito apenas ao corpo humano. O princípio inteligente diz respeito ao Espírito.




« Última modificação: 25 de Abril de 2017, 19:25 by HamLacerda »
Registado

Offline HamLacerda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1764
  • Participação: 198
  • HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +790
Re: A questão que dividiu os espiritas: Q.127 da 1ª Ed do Livro Dos Espíritos
« Responder #1 em: 24 de Abril de 2017, 06:37 »
+2Gostou?
Agora vamos examinar a questão 610 da segunda edição.

610- LE Os espíritos que disseram que o homem é um ser a parte na ordem da Criação enganaram-se, então?

_ Não, mas a questão não havia sido desenvolvida e há coisas que não podem vir senão a seu tempo. O homem é, de fato, um ser a parte porque tem faculdades que o distinguem de todos os outros e tem outro destino. A espécie humana é a que Deus escolheu para a encarnação dos seres que o podem conhecer.


kardec pergunta se os espíritos se enganaram ao dizer que o homem é um ser a parte na ordem da Criação.

O Espírito responde que não. Que o homem é, de fato, um ser a parte porque tem faculdades que o distinguem de todos os outros e tem outro destino. Que a espécie humana é a que Deus escolheu para a encarnação dos seres que o podem conhecer.

De fato, não houve nenhum engano, porque o homem é um ser a parte na ordem da Criação. Somente os corpos humanos é que podem receber espíritos com faculdades que podem conhecer Deus. Os Espíritos que chegaram no grau humano, isto é, dotados de faculdades morais, de consciência de si mesmos, de inteligência capaz de raciocinar, de livre-arbítrio, faculdades que os qualificam como Espírito humanos, e não mais como Espíritos de animais, tem agora um outro destino do Espírito dos animais, o de conhecer Deus. O destino do Espírito dos animais é desenvolver até adquirir essas faculdades para que possam ser qualificados como Espíritos humanos, e então poder encarnar na espécie humana. Assim que o Espírito dos animais se torna Espírito Humano, ele inicia um novo destino, o de tornar Espírito puro e poder conhecer Deus. Por essa razão que o homem é um ser a parte na ordem da Criação.



O que aconteceu é que a palavra Alma não foi entendida da mesma forma por todos os Espíritos. Antes do espiritismo, a palavra Alma tinha diversos significados. Kardec também se complicou muito, porque ele deu diversos significados para a palavra Alma. Alma espírita, alma dos animais, Alma do homem, Alma vital, alma intelectual, alma inteligente, o princípio vital e o princípio inteligente também eram chamados por alma. Todos esses termos foram usados na Doutrina em diferentes épocas. No final ficou aceito Alma como um sendo o Espírito encarnado.

Os espíritos certamente se confundiram com todos esses termos, e portanto não se enganaram, como achou Kardec. Por essa razão que o Espírito disse que a questão tinha sido pouco desenvolvida. 




Agora vejam o que Kardec diz sobre a confusão com o termo Alma:

Há outra palavra acerca da qual importa igualmente que todos se entendam, por constituir um dos fechos de abóbada de toda doutrina moral, e por ser objeto de inúmeras controvérsias, à falta de uma acepção bem determinada. É a palavra alma. A divergência de opiniões sobre a natureza da alma provém da aplicação particular que cada um dá a esse termo. Uma língua perfeita, em que cada idéia fosse expressa por um termo próprio, evitaria muitas discussões; com uma palavra para cada coisa todos se entenderiam. 


« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 15:42 by HamLacerda »
Registado

Offline HamLacerda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1764
  • Participação: 198
  • HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +790
Re: A questão que dividiu os espiritas: Q.127 da 1ª Ed do Livro Dos Espíritos
« Responder #2 em: 24 de Abril de 2017, 15:36 »
+1Gostou?
Vejam agora essa questão onde Kardec diz que nem todos os Espíritos pensam da mesma forma quanto às relações existentes entre o homem e os animais.

É assim, por exemplo, que nem todos pensam da mesma forma quanto às relações existentes entre o homem e os animais. Segundo uns, o Espírito não chega ao período humano senão depois de se haver elaborado e individualizado nos diversos graus dos seres inferiores da Criação. Segundo outros, o Espírito do homem teria pertencido sempre à raça humana, sem passar pela fieira animal. O primeiro desses sistemas apresenta a vantagem de assinar um alvo ao futuro dos animais, que formariam então os primeiros elos da cadeia dos seres pensantes. O segundo é mais conforme à dignidade do homem e pode resumir-se da maneira seguinte:

Kardec começa dizendo que "Segundo uns, o Espírito não chega ao período humano senão depois de se haver elaborado e individualizado nos diversos graus dos seres inferiores da Criação." Esse é o conceito correto da reencarnação, e esses Espíritos que disseram isso estavam certos.

"Segundo outros, o Espírito do homem teria pertencido sempre à raça humana, sem passar pela fieira animal. O primeiro desses sistemas apresenta a vantagem de assinar um alvo ao futuro dos animais, que formariam então os primeiros elos da cadeia dos seres pensantes."

Neste caso os Espíritos estavam combatendo a Metempsicose, o conceito de que a Alma do homem transmigra para os corpos dos animais. Como eu já expliquei logo acima, o Alma do homem pertence sempre à raça humana, e nunca passou pela fieira animal, porque a Alma do Homem só encarna na espécie humana. A Alma do homem é um Espírito já avançado em faculdades morais e intelectuais, logo ele não pode voltar a encarnar nas espécies inferiores. A partir do momento que ele chega no grau humano, ele só encarna na espécie humana, porque ele se tornou um espírito humano.

Vejam que não houve nenhuma contradição. Os espíritos apenas estavam falando de coisas diferentes. Uns falavam da Princípio inteligente, para ensinar o processo de encarnação, e outros estavam combatendo a Metempsicose, de que a Alma do homem, ou seja, o Espírito já adiantado em faculdades morais e intelectuais, nuca passou pelos seres inferiores da criação, porque seria regredir. Isso é a própria Metempsicose.





« Última modificação: 25 de Abril de 2017, 13:24 by HamLacerda »
Registado

Online Moises de Cerq. Pereira

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6946
  • Participação: 559
  • Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Conhece-te a ti mesmo
  • Relevância: +1845
  • Cidade: São Bernardo do Campo - SP
  • País: Brasil
Re: A questão que dividiu os espiritas: Q.127 da 1ª Ed do Livro Dos Espíritos
« Responder #3 em: 24 de Abril de 2017, 19:57 »
+1Gostou?
Excelente assunto
Vou reler mais vezes

Da-se um excelente artigo
em instrução e em orientação

Registado

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2716
  • Participação: 375
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: A questão que dividiu os espiritas: Q.127 da 1ª Ed do Livro Dos Espíritos
« Responder #4 em: 24 de Abril de 2017, 22:22 »
+1Gostou?
Amigos,  e amigo Moisés, no meu OLE essa questão 127, é totalmente diferente da que as msgs de Moisés citam. Assim, de acordo com a edição de OLE que possuo, posso dizer que não compreendo porq surgiu essa dúvida, se o próprio OLE afirma que os animais vêm do mesmo Princípio Inteligente que os homens; que  apenas estão num nível inferior de evolução.
.

« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 22:24 by lconforjr »
Registado

Offline HamLacerda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1764
  • Participação: 198
  • HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +790
Re: A questão que dividiu os espiritas: Q.127 da 1ª Ed do Livro Dos Espíritos
« Responder #5 em: 24 de Abril de 2017, 23:20 »
0Gostou?
Citação de: lconforjr em 24 de Abril de 2017, 22:22
Amigos,  e amigo Moisés, no meu OLE essa questão 127, é totalmente diferente da que as msgs de Moisés citam. Assim, de acordo com a edição de OLE que possuo, posso dizer que não compreendo porq surgiu essa dúvida, se o próprio OLE afirma que os animais vêm do mesmo Princípio Inteligente que os homens; que  apenas estão num nível inferior de evolução.
.

Olá, amigo lconforjr

Essa questão 127 a que me refiro, está na primeira edição publicada do Livro dos Espíritos.

Aqui você pode baixar o pdf da primeira edição. Eu só consegui encontrar a primeira parte de quatro, mas é fácil encontrar na net o pdf do livro completo. Qualquer coisa, se o amigo tiver interesse, me mande uma mensagem que eu tenho o pdf da edição completa aqui no hd.


Sim, companheiro, os animais vêm do mesmo Princípio Inteligente que os homens, que apenas estão num nível inferior de evolução. Mas essa questão 127 fala do Espírito encarnado, isto é, se a Alma do homem não teria sido primitivamente o Princípio Vital de ínfimos Seres vivos da criação, que chegou por força da lei progressiva, até o Ser humano, percorrendo os diversos graus da escala orgânica. Não, não foi a Alma que percorreu esses diversos graus da escala orgânica. Foi o Espírito, ou melhor, o Princípio Inteligente, que percorreu esses graus até o Ser humano.

Kardec está perguntando se a Alma teria passado pelos diferentes graus inferiores da criação. A alma do homem já é um espírito dotado de qualidades morais e intelectuais. É o mesmo que ter perguntado se o Espírito, já dotado de faculdades morais e intelectuais, de livre-arbítrio e da capacidade de raciocinar, se nesse estado já avançado, se ele teria passado pelos diferentes graus inferiores. Não.. Isso seria a metempsicose.

Foi o Espírito, no seu estado de Princípio Inteligente, que passou por esses degraus inferiores até o homem.

O problema é que um é a doutrina da reencarnação e o outro a doutrina da Metempsicose. Quando se fala de Alma, naturalmente está falando do Espírito encarnado na espécie humana, dotado de faculdades morais e intelectuais. Se esse Espírito tivesse que encarnar nos corpos inferiores, ele estaria regredindo. Nesse sentido é a metempsicose. Já quando se fala que o Espírito (não o Espírito encarnado) passou pelos graus inferiores, ai já está falando tanto do Princípio inteligente como do Espírito. Nesse sentido é a reencarnação no sentido progressiva, isto é, do Princípio Inteligente ao Homem.


« Última modificação: 25 de Abril de 2017, 14:25 by HamLacerda »
Registado

Offline HamLacerda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1764
  • Participação: 198
  • HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +790
Re: As diferenças entre a Metempsicose e a Reencarnação
« Responder #6 em: 25 de Abril de 2017, 13:31 »
+1Gostou?
Olá pessoal

Eu fiz algumas alterações nos textos para ficar mais fácil de entender. Quem não entendeu quando leu pela primeira vez, por favor, leia novamente. Entender bem esse assunto vai fazer com que vocês entendam muito melhor a doutrina.

Quem tiver alguma dúvida é só perguntar.


Hamlacerda 

« Última modificação: 25 de Abril de 2017, 13:34 by HamLacerda »
Registado

Offline HamLacerda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1764
  • Participação: 198
  • HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +790
Re: As diferenças entre Metempsicose e Reencarnação
« Responder #7 em: 25 de Abril de 2017, 13:53 »
+1Gostou?
Essa questão explica exatamente a questão 127 da primeira edição.



12. Poderia encarnar num animal o Espírito que animou o corpo de um homem?

“Isso seria retrogradar e o Espírito não retrograda. O rio não remonta à sua nascente.” (118)

613. Embora de todo errônea, a idéia ligada à metempsicose não terá resultado do sentimento intuitivo que o homem possui de suas diferentes existências?

“Nessa, como em muitas outras crenças, se depara esse sentimento intuitivo. O homem, porém, o desnaturou, como costuma fazer com a maioria de suas idéias intuitivas.”

Seria verdadeira a metempsicose, se indicasse a progressão da alma, passando de um estado inferior a outro superior, onde adquirisse desenvolvimentos que lhe transformassem a natureza. É, porém, falsa no sentido de transmigração direta da alma do animal para o homem e reciprocamente, o que implicaria a idéia de uma retrogradação, ou de fusão. Ora, o fato de não poder semelhante fusão operar-se entre os seres corporais das duas espécies mostra que estas são de graus inassimiláveis, devendo dar-se o mesmo com relação aos Espíritos que as animam. Se um mesmo Espírito as pudesse animar alternativamente, haveria, como conseqüência, uma identidade de natureza, traduzindo-se pela possibilidade da reprodução material. A reencarnação, como os Espíritos a ensinam, se funda, ao contrário, na marcha ascendente da Natureza e na progressão do homem, dentro da sua própria espécie, o que em nada lhe diminui a dignidade. O que o rebaixa é o mau uso que ele faz das faculdades que Deus lhe outorgou para que progrida. Seja como for, a ancianidade e a universalidade da doutrina da metempsicose, assim como a circunstância de a terem professado homens eminentes, provam que o princípio da reencarnação se radica na própria Natureza. Antes, pois, constituem argumentos a seu favor, que contrários a esse princípio.


« Última modificação: 25 de Abril de 2017, 15:36 by HamLacerda »
Registado

Offline Alexandre 1857

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 80
  • Participação: 9
  • Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!
  • Relevância: +22
Re: As diferenças entre Metempsicose e Reencarnação
« Responder #8 em: 26 de Abril de 2017, 15:29 »
+1Gostou?
Dizer que a Alma nunca foi o princípio vital de ínfimos seres não prova que o princípio inteligente dos animais transformaram-se em Espíritos:

As diferentes espécies de animais não procedem intelectualmente
umas das outras, mediante progressão. Assim, o espírito
da ostra não se torna sucessivamente o do peixe, do pássaro, do
quadrúpede e do quadrúmano.


"Qual a origem
do Espírito? Onde o seu ponto inicial? Forma-se do princípio
inteligente individualizado? Tudo isso são mistérios que fora inútil
querer devassar e sobre os quais, como dissemos, nada mais
se pode fazer do que construir sistemas."


Quanto às relações misteriosas que existem entre o homem
e os animais, isso, repetimos, está nos segredos de Deus, como
muitas outras coisas, cujo conhecimento atual nada importa ao
nosso progresso e sobre as quais seria inútil determo-nos.


Muito arriscado é cravar uma afirmação definitiva nessa questão.

Registado

Online Moises de Cerq. Pereira

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6946
  • Participação: 559
  • Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Conhece-te a ti mesmo
  • Relevância: +1845
  • Cidade: São Bernardo do Campo - SP
  • País: Brasil
Re: As diferenças entre Metempsicose e Reencarnação
« Responder #9 em: 26 de Abril de 2017, 15:32 »
0Gostou?
Citação de: lconforjr em 24 de Abril de 2017, 22:22
Amigos,  e amigo Moisés, no meu OLE essa questão 127, é totalmente diferente da que as msgs de Moisés citam. Assim, de acordo com a edição de OLE que possuo, posso dizer que não compreendo porq surgiu essa dúvida, se o próprio OLE afirma que os animais vêm do mesmo Princípio Inteligente que os homens; que  apenas estão num nível inferior de evolução.
.

Segundo alguns trabalhos que o Fórum me permite realizar
ele consta de mensagens vinda dos espíritos...
E também de algumas atividades mediunicas que me envolvo
Isso pela espontaneidade dos mesmos espíritos ou pela integração que eles exercem em alguns trabalhos que acabo me envolvendo

O trabalho do amigo HamLacerda
Atende para um trabalho de pesquisa na Doutrina
E para apresentação das conclusões que o mesmo amigo alcança

Assim entendo


Registado

Online Moises de Cerq. Pereira

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6946
  • Participação: 559
  • Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Conhece-te a ti mesmo
  • Relevância: +1845
  • Cidade: São Bernardo do Campo - SP
  • País: Brasil
Re: As diferenças entre Metempsicose e Reencarnação
« Responder #10 em: 26 de Abril de 2017, 15:34 »
0Gostou?
Citação de: Alexandre 1857 em 26 de Abril de 2017, 15:29
Dizer que a Alma nunca foi o princípio vital de ínfimos seres não prova que o princípio inteligente dos animais transformaram-se em Espíritos:

As diferentes espécies de animais não procedem intelectualmente
umas das outras, mediante progressão. Assim, o espírito
da ostra não se torna sucessivamente o do peixe, do pássaro, do
quadrúpede e do quadrúmano.



Parece-me se me lembro bem
Kardec coloca nesta colocação acima
a opinião de alguns pensadores e não da DE


Registado

Offline Alexandre 1857

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 80
  • Participação: 9
  • Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!
  • Relevância: +22
Re: As diferenças entre Metempsicose e Reencarnação
« Responder #11 em: 26 de Abril de 2017, 16:03 »
0Gostou?
Citação de: Moises de Cerq. Pereira em 26 de Abril de 2017, 15:34
Citação de: Alexandre 1857 em 26 de Abril de 2017, 15:29
Dizer que a Alma nunca foi o princípio vital de ínfimos seres não prova que o princípio inteligente dos animais transformaram-se em Espíritos:

As diferentes espécies de animais não procedem intelectualmente
umas das outras, mediante progressão. Assim, o espírito
da ostra não se torna sucessivamente o do peixe, do pássaro, do
quadrúpede e do quadrúmano.



Parece-me se me lembro bem
Kardec coloca nesta colocação acima
a opinião de alguns pensadores e não da DE

Não. A opinião é do pensador Kardec mesmo.

Registado

Offline HamLacerda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1764
  • Participação: 198
  • HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +790
Re: As diferenças entre Metempsicose e Reencarnação
« Responder #12 em: 26 de Abril de 2017, 17:05 »
0Gostou?
Citação de: Alexandre 1857 em 26 de Abril de 2017, 15:29
Dizer que a Alma nunca foi o princípio vital de ínfimos seres não prova que o princípio inteligente dos animais transformaram-se em Espíritos:

As diferentes espécies de animais não procedem intelectualmente
umas das outras, mediante progressão. Assim, o espírito
da ostra não se torna sucessivamente o do peixe, do pássaro, do
quadrúpede e do quadrúmano.


"Qual a origem
do Espírito? Onde o seu ponto inicial? Forma-se do princípio
inteligente individualizado? Tudo isso são mistérios que fora inútil
querer devassar e sobre os quais, como dissemos, nada mais
se pode fazer do que construir sistemas."


Quanto às relações misteriosas que existem entre o homem
e os animais, isso, repetimos, está nos segredos de Deus, como
muitas outras coisas, cujo conhecimento atual nada importa ao
nosso progresso e sobre as quais seria inútil determo-nos.


Muito arriscado é cravar uma afirmação definitiva nessa questão.


O Colega omitiu o parágrafo anterior.

Essa não é a opinião nem de Kardec e nem dos Espíritos da codificação. Ele estava falando sobre o que os Espíritos, de diferentes centros e de diferentes épocas, ensinaram sobre a origem dos espíritos e da reencarnação, ou das teorias que eles formularam. Esses ensinos deram origem a dois sistemas: segundo uns, o Espírito não chega ao período humano senão depois de se haver elaborado e individualizado nos diversos graus dos seres inferiores da Criação. Segundo outros, o Espírito do homem teria pertencido sempre à raça humana, sem passar pela fieira animal.

Quando Kardec formula este pensamento "O primeiro desses sistemas tem a vantagem de dar um objetivo ao futuro dos animais, que formariam assim os primeiros anéis da cadeia dos seres pensantes; o segundo está mais de acordo com a dignidade do homem e pode se resumir no seguinte modo:"... Kardec não tinha dúvidas de que o primeiro sistema está de acordo com o ensino dos Espíritos da Codificação, porque isso já tinha sido esclarecido no capítulo anterior, nas questões 607 a 610.  O que ele disse sobre o segundo sistema, foi que está mais "de acordo com a dignidade do homem", ele estava falando da humilhação e orgulho do homem que não aceita o primeiro sistema.


O capítulo anterior fala sobre os animais e o homem.

Este capítulo é sobre a Metempsicose




« Última modificação: 26 de Abril de 2017, 17:29 by HamLacerda »
Registado

Offline HamLacerda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1764
  • Participação: 198
  • HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +790
Re: As diferenças entre Metempsicose e Reencarnação
« Responder #13 em: 26 de Abril de 2017, 17:10 »
0Gostou?
Citação de: Alexandre 1857 em 26 de Abril de 2017, 16:03
Citação de: Moises de Cerq. Pereira em 26 de Abril de 2017, 15:34
Citação de: Alexandre 1857 em 26 de Abril de 2017, 15:29
Dizer que a Alma nunca foi o princípio vital de ínfimos seres não prova que o princípio inteligente dos animais transformaram-se em Espíritos:

As diferentes espécies de animais não procedem intelectualmente
umas das outras, mediante progressão. Assim, o espírito
da ostra não se torna sucessivamente o do peixe, do pássaro, do
quadrúpede e do quadrúmano.



Parece-me se me lembro bem
Kardec coloca nesta colocação acima
a opinião de alguns pensadores e não da DE

Não. A opinião é do pensador Kardec mesmo.

Não. A opinião não é do pensador Kardec. Foram de outros Espíritos que deram comunicações em outros centros, ou de Espíritos da Antiguidade, que ensinaram isso em diferentes épocas.

Releia novamente e preste atenção nos títulos dos Capítulos. Esse também é sobre a Metempsicose.



Registado

Offline Alexandre 1857

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 80
  • Participação: 9
  • Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!Alexandre 1857 has great potential!
  • Relevância: +22
Re: As diferenças entre Metempsicose e Reencarnação
« Responder #14 em: 26 de Abril de 2017, 17:38 »
0Gostou?
Citação de: HamLacerda em 26 de Abril de 2017, 17:10
Citação de: Alexandre 1857 em 26 de Abril de 2017, 16:03
Citação de: Moises de Cerq. Pereira em 26 de Abril de 2017, 15:34
Citação de: Alexandre 1857 em 26 de Abril de 2017, 15:29
Dizer que a Alma nunca foi o princípio vital de ínfimos seres não prova que o princípio inteligente dos animais transformaram-se em Espíritos:

As diferentes espécies de animais não procedem intelectualmente
umas das outras, mediante progressão. Assim, o espírito
da ostra não se torna sucessivamente o do peixe, do pássaro, do
quadrúpede e do quadrúmano.



Parece-me se me lembro bem
Kardec coloca nesta colocação acima
a opinião de alguns pensadores e não da DE

Não. A opinião é do pensador Kardec mesmo.

Não. A opinião não é do pensador Kardec. Foram de outros Espíritos que deram comunicações em outros centros, ou de Espíritos da Antiguidade, que ensinaram isso em diferentes épocas.

Releia novamente e preste atenção nos títulos dos Capítulos. Esse também é sobre a Metempsicose.

Então a sua versão de O Livro dos Espíritos é diferente da minha. Mas nessa versão digital é possível conferir que se trata de uma observação de Kardec e que não faz referência a pensador ou Espírito algum.

http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/135.pdf

Quanto a sua mensagem anterior, não muda nada, pelo contrário, reafirma que qualquer teoria é simples chute, palpite, hipótese e que não existe consolidação doutrinária para afirmar-se nada.

« Última modificação: 26 de Abril de 2017, 17:41 by Alexandre 1857 »
Registado


  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Diferenças entre os sexos-Luiz Fernando Verissimo

Iniciado por Gigii Humor

4 Respostas
3459 Visualizações
Última mensagem 18 de Dezembro de 2007, 18:01
by Jorge
Diferenças entre Panteísmo e Espiritismo

Iniciado por Ignarus Artigos Espíritas

10 Respostas
9803 Visualizações
Última mensagem 11 de Setembro de 2010, 03:06
by Ignarus
Diferenças entre religião e espiritualidade

Iniciado por HenriqueSouza Acção do Dia

5 Respostas
4168 Visualizações
Última mensagem 06 de Outubro de 2010, 16:40
by filhodobino
As Diferenças entre Religião e Espiritualidade

Iniciado por Anton Kiudero Auto-Conhecimento

7 Respostas
4627 Visualizações
Última mensagem 15 de Abril de 2011, 16:06
by Conforti
Diferenças entre Religião e Espiritualidade

Iniciado por HelenaBeatriz Power Point

14 Respostas
5233 Visualizações
Última mensagem 04 de Fevereiro de 2012, 10:18
by Ramon

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

Subscreva canal youtube

facebook-icontwitter-icongoogle-plus-icon (1)

Resumo diário

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.
No e-mail de ativação vai receber oferta de 4 audiolivros espíritas.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC