Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • O Livro dos Espíritos »
  • A Felicidade

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: A Felicidade  (Lida 3749 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
A Felicidade
« em: 15 de Maio de 2008, 17:02 »
0Gostou?
A Felicidade
Baseado no estudo de 'O Livro dos Espíritos'
http://www.meeu.org/

921. Concebe-se que o homem será feliz na Terra, quando a Humanidade estiver transformada. Mas, enquanto isso se não verifica, poderá conseguir uma felicidade relativa?

O homem é quase sempre o obreiro da sua própria infelicidade. Praticando a lei de Deus, a muitos males se forrará e proporcionará a sai mesmo felicidade tão grande quanto o comporte a sua existência grosseira.

Para começar o estudo deste texto, quero fazer um comentário a respeito do fundamento da pergunta de Kardec. Preste atenção ao texto: “Concebe-se que o homem será feliz na Terra, quando a Humanidade estiver transformada”. Que transformação da humanidade é essa que os seres humanizados estão esperando para ser feliz?

Faço esta pergunta, porque a concepção de que a felicidade ocorrerá quando a humanidade estiver mudada, não é só de Kardec. A maioria dos seres humanizados acredita que quando isto ocorrer, a vida no planeta se transformará num ‘paraíso’.

Muitos pensam assim, mas nem sabem o que estão realmente esperando. Isto porque eles nunca se perguntaram o que querem dizer com a transformação da humanidade...

O Espírito da Verdade ensina: a transformação ou elevação da humanidade virá quando seguir-se o mandamento que Cristo. Apesar disso, não é esta a transformação que a humanidade espera para viver no paraíso.

Na realidade o que cada um sonha e deseja é que o mundo transforme-se naquilo que ele sonha individualmente para que possa ser feliz. Os carnívoros sonham com carne em maior abundância e com preços mais baixos; os que gostam da natureza sonham com o fim da poluição.

Mas Cristo não ensinou nada disso, não condicionou a bem-aventurança a nada disso, mas apenas aos dois mandamentos mais importantes, aos quais cada ser humanizado deve dedicar-se de corpo, alma e mente: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Sim, você viverá no paraíso (será eternamente feliz) quando não se perturbar com as coisas do mundo porque está centrado no amor a Deus, vivendo-o acima do que está acontecendo (o que o ego diz que é real). E alcançará a felicidade incondicional quando não mais acusar o outro porque o ama. E, quem ama, não se sente ferido e magoado. Só neste momento você viverá a bem-aventurança, a felicidade incondicional, a felicidade que os santos vivem.

Você quer ser feliz? Ame a Deus acima de tudo. Você quer ser feliz? Ame a Deus acima do seu desemprego, da sua separação do ente querido, de estar vivendo o que não gosta. E ame ao próximo, ou seja, acabe com as acusações, com as críticas e com os julgamentos. Aí você será feliz.

Portanto, em nada a sua felicidade depende da transformação dos outros, mas apenas do seu esforço, da sua luta para libertar-se dos condicionamentos gerados do ego.

Por isso refuto o embasamento utilizado por Kardec nesta pergunta e que é a mesma da maioria dos seres humanizados: concebe-se que o ser humanizado será feliz com a transformação da humanidade. Na Verdade, o ser humanizado será feliz depois da sua transformação.

Por isso afirmo: não adianta ninguém ficar sentado em um canto esperando a humanidade evoluir para ser feliz. É preciso que cada um comece a trabalhar para que ele mesmo seja feliz se quiser sê-lo.

Este é o ‘trabalho’ que cada um precisa fazer individualmente e que a humanidade, como um todo, também precisa realizar coletivamente. E este ‘trabalho’, como já vimos, consiste-se em abandonar as paixões e os desejos gerados pelo ego, ‘virando-se’, então, para Deus.

Agora podemos ir mais além. Veja o que fala o Espírito da Verdade na resposta: “O homem é quase sempre o obreiro da sua infelicidade”. O que quer dizer ‘ser o obreiro da sua infelicidade’?

Participante: Aquele que a obra, a cria...

Exato. Então, o homem, o espírito encarnado, é o construtor, o criador da sua infelicidade.

Mas continuo perguntando: o que quer dizer isso: ser o construtor da sua infelicidade? Como o espírito cria a sua infelicidade? Por opção sua.

O estado de espírito de cada ser, quer seja de felicidade incondicional, infelicidade ou prazer é uma opção do espírito. O ser humanizado opta a cada momento em se sentir prazeroso, infeliz ou feliz incondicionalmente frente aos acontecimentos do mundo.

É isso que o Espírito da Verdade está dizendo. Quando ele está dizendo que o homem é o obreiro da sua infelicidade é porque sabe que é o espírito humanizado que constrói, por opção sua, as suas infelicidades.

Participante: Através das suas ações e objetivos do pensamento, ou seja, seus sentimentos.

Eu não estou falando de ação, em atos, em atitudes materiais, mas em emoções, sentimentos.

Participante: Ação sentimental?

Isso. Saiba de uma coisa: é você que opta por ‘vibrar’ na felicidade ou na infelicidade. Estes estados de espíritos não são motivados pelos acontecimentos, mas frutos de uma opção do ser universal.

Então, afirmo: você só é infeliz porque escolhe sentir-se assim frente aos acontecimentos do mundo.

Mas, porque o espírito escolhe ser infeliz frente aos acontecimentos do mundo? Porque ele acredita nos valores que o ego cria através da razão e da emoção.

Se o ego diz, através do raciocínio, que uma coisa não presta e que viver uma situação onde esteja presente este elemento deve haver uma emoção de sofrimento (angústia, medo, desconfiança, desprazer), o espírito opta por este padrão vibracional. Se o ego ao contrário diz que ele tem que ter prazer, ele também o segue optando pela satisfação.

É assim que o espírito obra a sua infelicidade: acreditando na motivação emocional e racional que o ego cria para ele.

Continuemos ouvindo o espírito da verdade: “Praticando a lei de Deus, a muitos males se forrará e proporcionará a sai mesmo felicidade tão grande quanto o comporte a sua existência grosseira”.

Qual a lei de Deus? Já falamos nisso... Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Ou seja, o que o Espírito da Verdade diz é que no momento que o seu amor por Deus não for atingido por nenhuma criação do ego e no momento que o seu serviço ao próximo também não for atingido pelas verdades que este elemento lhe traz à razão e à emoção, a sua infelicidade termina. O espírito para de optar por seguir emocionalmente as proposições do ego porque está centrado no amor a Deus e ao próximo.

Quando o amor a Deus for maior que o desejo de estar vivo ou dar a vida; do que a sua abastança ou necessidade, você será feliz. Quando o seu desejo de servir ao próximo for maior do que o de se servir desta vida; quando o seu amor ao outro for maior do que o apego às suas paixões e desejos, não há motivo para sofrimento.

É isso que o Espírito da Verdade ensina nessa pergunta: para você ser feliz é preciso optar pela felicidade, mas para exercer esta opção precisa amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Acho que agora fica bem claro a intenção do preâmbulo do meu comentário quando falei da concepção de que a felicidade existirá quando a humanidade evoluir. Isto é irreal...

A felicidade de cada um acontecerá quando cada um colocar o amor ao próximo e a Deus acima de todas as coisas e, com isso, optar sempre pela felicidade universal.

***

Tomo a liberdade de apenas realçar que todos podem ser felizes, basta seguir ao ensinamento de Cristo. As pessoas infelizes são infelizes por não possuirem a fé no Pai. As palavras felicidade e fé vem da mesma raiz. Em outras palavras, tenha fé e seja feliz.



Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline Flor de Liz

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 128
  • Participação: 0
  • Flor de Liz has no influence.
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +1
Re: A Felicidade
« Responder #1 em: 15 de Maio de 2008, 17:19 »
0Gostou?
Olá Anton!

Gostei muito do artigo. O homem é o responsável por sua própria felicidade ou infelicidade, visto que a sua evolução é baseada na sua própria conduta e vontade.

 :-*

Registado

Offline dOM JORGE

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 8442
  • Participação: 1636
  • dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • VIVER É UM ESPETÁCULO
  • Relevância: +7959
Re: A Felicidade
« Responder #2 em: 19 de Maio de 2011, 12:53 »
0Gostou?
                                      VIVA JESUS!


        Bom-dia! queridos irmãos.


               Quem quer ser feliz?

A felicidade é um anseio básico da humanidade. A questão, portanto, não é perguntar quem quer ser feliz, mas o que é a felicidade?

Se, porém, a resposta para a primeira indagação é quase automática, as palavras para responder a segunda tendem a vir mais vagarosamente. Isto porque, como dizia Sêneca, não é fácil descobrir o que torna a vida feliz, pois quanto mais se procura a felicidade, mais dela se afasta. Sendo que - completa o pensador em seu pequeno opúsculo sobre a temática -, quanto maior a pressa, maior o erro e maior a distância a percorrer. Para otimizar esta busca, pois, é interessante lançar mão de algumas reflexões.

Sócrates, por exemplo, através do que conhecemos pelas palavras de Platão, ensinava que a maior de todas as felicidades é o conhecimento das essências e das verdades puras.

Em consonância com a visão socrática, e tendo em vista que o Evangelho de Jesus é um manancial de consolações e de promessas de uma alegria mais duradoura e profunda, a qual não seria deste mundo ainda, o Espiritismo ensina que a felicidade absoluta é patrimônio dos Espíritos puros que conseguiram adentrar no conhecimento das essências proclamado pelo filósofo.

Apesar disto, o ser dispõe da possibilidade de ser feliz relativamente, de acordo com o seu grau evolutivo. Devendo, inclusive, buscar ativamente este estado. Entretanto, esta busca não se deve dar por meio de processos externos. Ao contrário, ela está baseada: 1) na posse do necessário à subsistência do corpo; 2) na consciência moral tranqüila; e 3) em a fé no futuro.

Sem o básico para a manutenção do corpo, o indivíduo padece de condições para pensar em outras coisas além da própria sobrevivência. Mas, por outro lado, os excessos de variadas ordens, inclusive financeiros, não são capazes de comprar a alegria, já que não logram preencher o interior do ser. Garantido, desse modo, o mínimo para manter a saúde física e mental, ser feliz não é uma questão de ter ou de não ter, mas passa pela capacidade de se empregar utilmente o que se possui e de não se desesperar por aquilo que, apesar de não ser possuído, igualmente não é imprescindível.

Com a consciência em paz, pode-se obter a tranquilidade almejada. A angústia pelos acontecimentos passados se dirime. O medo das incompreensões se esvai. E o orgulho pelas bajulações não se gera.

De igual modo, a fé tem papel crucial na conquista do ser feliz. Utilizando-se de comparações, pode-se dizer que ela é o “pulo do gato” na receita da vida; é a tábua final que liga a ponte construída pela razão entre a ignorância e a plenitude; é o detalhe último na alegoria da existência. Com ela, a ansiedade pelo futuro incerto se apequena.

Para a Doutrina Espírita, portanto, a felicidade é uma finalidade, mas de igual maneira é um meio pelo qual se deve buscar viver; sem lançar mão da necessidade das posses; sem se deixar ficar na angústia pelo passado; sem se deixar avolumar na ansiedade com relação ao futuro..., mas, ao contrário, procurando fazer esta construção no maravilhoso momento do hoje e do possível.

        Leonardo Machado



                                                            PAZ, MUITA PAZ!


Registado
VIVA JESUS!

Offline GoodLuck

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 54
  • Participação: 11
  • GoodLuck is leading the good life!GoodLuck is leading the good life!GoodLuck is leading the good life!GoodLuck is leading the good life!GoodLuck is leading the good life!GoodLuck is leading the good life!GoodLuck is leading the good life!GoodLuck is leading the good life!GoodLuck is leading the good life!GoodLuck is leading the good life!GoodLuck is leading the good life!
  • Sexo: Masculino
  • Saúde, Força e Paz Sempre
  • Relevância: +11
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: A Felicidade
« Responder #3 em: 03 de Agosto de 2011, 16:05 »
0Gostou?
Amigos de Forum, será que a felicidade depende de lei? Vide matéria.


Bom Dia Brasil
• G1
Edição do dia 03/08/2011
03/08/2011 08h49 - Atualizado em 03/08/2011 09h25

Projeto no Senado quer transformar felicidade em direito social
[/b]
Agora parece que felicidade será definida por lei. Uma resolução da ONU reconhece que a busca da felicidade é direito humano fundamental.

A ONU aprovou: felicidade agora é um objetivo humano fundamental. No Brasil, uma proposta de emenda à Constituição está em discussão no Senado. A ideia é transformar a felicidade em direito social. É possível ser feliz por decreto?
Felicidade é o quê? Felicidade é ter um filho nos braços ou a neta. Ou um filho a caminho. Felicidade é o tempo passar e os sonhos continuarem vivos. Felicidade é ter sempre o pão e nunca passar o horror da fome. Para alguns, é ter muito dinheiro, jogando na loto ou herdando, não importa. Para outros, felicidade é encontrar o amor para a vida toda.
“O que é a felicidade? A felicidade é ter a Silvia ao meu lado. Acho que a felicidade é o seguinte: quando se apaixona, a gente vai até o fim com a mesma paixão. Isso é que é felicidade”, diz o poeta Ivo Barroso, ao lado da esposa Silvia, com quem é casado há 51 anos.
“Não vejo a hora de chegar dezembro para rever minha família em São Luís, porque sou maranhense. Eu acho que o momento mais feliz é quando eu estou do lado da minha mãe”, conta a doméstica Benigna Vieira.
Felicidade é mesmo tanta coisa diferente. “A saúde para mim é tudo”, diz um homem. “Estar bem com o meu marido”, afirma uma carioca. “Eu fico feliz com falta de violência”, conta um jovem.
Para a filosofia, felicidade não é exatamente o que a maioria de nós acha que a felicidade é. “A ideia de felicidade, em geral, historicamente, está relacionada a um estado de complementação, de duração dessa complementação, ou seja, da ausência de conflito. Estar feliz é estar com todas as coisas ajeitadas e resolvidas. E isso é falso. A pessoa sente que está feliz, mas se ela é honesta com sua sensação, ela vai ter de admitir que já se sentiu assim, mesmo quando nada objetivamente estando no lugar”, afirma a filósofa Viviane Mosé.
Agora parece que felicidade será definida por lei. Como assim? Uma resolução da ONU reconhece que a busca da felicidade é direito humano fundamental. No Brasil, existe até uma proposta de emenda à Constituição em que felicidade individual e direitos sociais estão ligados.
É a chamada PEC da felicidade. Na proposta, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) estabelece que o Estado tem o dever de prestar bem os serviços sociais previstos na Constituição. Na visão do ex-ministro da Justiça Célio Borja, a ONU e a proposta brasileira estão equivocadas. A felicidade é um direito constitucional?
“É muito difícil enquadrá-la como tal, porque ela pertence à ordem do afeto. Creio que quando nós transportamos para o mundo do direito essas coisas, nós cometemos, a meu ver, um trágico equívoco. Creio o que me torna feliz é a esperança de realizar minhas aspirações”, diz Célio Borja.
A filósofa Viviane Mosé acha a proposta simpática e pouco mais que isso. “Parece-me fofa, me parece bacana, porque é legal ter isso. É bonito. Mas isso não quer dizer absolutamente nada, porque ninguém garante ao outro o direito de ser feliz ou de buscar a felicidade. Só você garante a você mesmo essa possibilidade”, conta Viviane Mosé.
O constitucionalista Célio Borja usa a poesia de Vicente de Carvalho para dar uma lição: Essa felicidade que supomos árvore milagrosa / Que sonhamos, toda arreada de dourados pomos / Existe sim / Mas nós não a alcançamos / Porque está sempre apenas onde a pomos / E nunca a pomos onde nós estamos.
 


Registado

Offline Marcio Almeida

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 66
  • Participação: 8
  • Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +21
  • Cidade: Pedrinopolis, MG
  • País: Brasil
Re: A Felicidade
« Responder #4 em: 12 de Agosto de 2011, 17:25 »
0Gostou?
Há uma proporcionalidade entre a felicidade e as nossas falhas morais.
Por exemplo, toda pessoa que é invejosa sofre por esse sentimento, porque não pode ver a felicidade alheia sem que isso a perturbe, o ciumento pelo simples fato de pensar na traição já faz com que ele perca o equilíbrio, para aqueles que não sabem perdoar, muitas das vezes não conseguem nem dormir, porque a todo o momento estão pensando no objeto de sua raiva, o avarento quando perde algum dinheiro, meu Deus! Parece que o mundo se acabou...
E assim ocorre com todas as nossas outras falhas...

Uma abraço fraterno a todos...


Registado
Um abraço a todos os amigos.

Offline Weronica

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 331
  • Participação: 40
  • Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • "Quem faz o bem, conquista a paz interior".
  • Relevância: +79
  • Cidade: Mogi das Cruzes
  • País: Brasil
Re: A Felicidade
« Responder #5 em: 12 de Agosto de 2011, 18:58 »
0Gostou?
Boa tarde,
Também concordo com o que o Marcio postou, a medida que evoluimos e aperfeiçoamos a nós memos passamos a conhecer o que é felicidade, pois não depende a situação ou ponto de vista do outro a nossa felicidade, a felicidade passa a ser independente de situações exteriores e cada vez mais aproveitada e reconhecida a medida que evoluimos.

O fato de estarmos vivos no dia de hoje já deveria bastar para estarmos felizes para encarar as infelicidades que atravessam nossa caminhada.

Bjinhuu fiquem com Deus.

Registado
"As pessoas podem duvidar do que você diz, mas elas acreditarão no que você faz".


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
A FELICIDADE DE COMPREENDER

Iniciado por *Leni* Pedagogia Espírita

0 Respostas
2181 Visualizações
Última mensagem 14 de Dezembro de 2008, 04:19
by *Leni*
FELICIDADE

Iniciado por hcancela Áudio

1 Respostas
2337 Visualizações
Última mensagem 17 de Dezembro de 2008, 13:54
by Viviane Gomes
BUSCANDO A FELICIDADE

Iniciado por *Leni* Auto-Conhecimento

0 Respostas
5480 Visualizações
Última mensagem 30 de Dezembro de 2008, 14:48
by *Leni*
Capsulas da felicidade

Iniciado por Felipa Power Point

1 Respostas
2438 Visualizações
Última mensagem 16 de Março de 2010, 17:21
by July_Sgarioni
Pensando na Felicidade, o que é Felicidade?

Iniciado por Lucas Carnevalli Mensagens de Ânimo

6 Respostas
4560 Visualizações
Última mensagem 19 de Junho de 2013, 16:32
by fernandes adalberto

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC