Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => O Livro dos Espíritos => Tópico iniciado por: gustavorez em 18 de Junho de 2010, 22:21

Título: "Espíritos Superiores" podem estar na erraticidade?
Enviado por: gustavorez em 18 de Junho de 2010, 22:21
Algo que nunca ficou claro para mim em minha leitura do "Livro dos Espíritos" é sobre a categoria dos espíritos que participaram da codificação. Em momentos da obra, Kardec aponta para os chamados "espíritos superiores"; em outros momentos chama a atenção para a dificuldade de se identificar a classe do espírito comunicante.

Enfim, como espírito superior, compreendo um espírito de "primeira classe" -por favor, me corrijam caso esteja errado-. Mas, diante da discrepância entre algumas respostas (fato que já levantei em outros tópicos), principalmente as do ponto de vista científico, sempre tive a intuição de que não podiam se tratar sempre de espíritos superiores.

Ao começar minha leitura do "Livro dos Médiuns" tive uma surpresa e de certa forma também uma resposta. Reproduzirei o trecho abaixo:

" [...] O perispírito para nós, ESPÍRITOS ERRANTES, é o agente pelo qual nos comunicamos convosco [...]". versão pdf, página 52.

O autor desta mensagem é Lamennais, que em "O Livro dos Espíritos" inclusive assina algumas respostas. Minhas perguntas são as seguintes: pode um espírito superior estar na erraticidade? Minha interpretação de espírito superior (a de um espírito de "primeira classe", terminologia usada por Kardec) é correta? Afinal, o que seria um "espírito superior"?

Título: Re: "Espíritos Superiores" podem estar na erraticidade?
Enviado por: rartria em 18 de Junho de 2010, 22:52
Creio que sua pergunta leva à outra:

De fato o que significa estar na erraticidade?

Para mim, há talvez uma certa diferença entre o fato de estar na erraticidade e o fato de estar adstrito à ela.

O simples fato de os espíritos superiores conseguirem se comunicar com os que estão adstritos à erraticidade pode ser considerado que estão também presentes nela, porém não adstritos.

Parece que o LE dispõe que quanto mais avançado o nível de progressão de um espírito, mais liberdade têm de se comunicar e adentrar nas regiões celestiais.

Agora, o inverso também se aplica. Há espíritos que ficam adstritos a determinadas regiões astralinas pela condição de sua consciência não tão desenvolvida.

.
Título: Re: "Espíritos Superiores" podem estar na erraticidade?
Enviado por: phd_angel em 19 de Junho de 2010, 00:01
Muito boa pergunta. Se for mesmo "superior" e na erraticidade, deve estar em tal dimensao rasteira por vontade propria. Por outro lado, se for apenas "mais ou menos" superior, entao e' possivel que haja fatos espirituais que nem mesmo este espirito conheca... Ha espiritos superiores encarnados que talvez nao sejam totalmente conscientes plenos.

Quanto mais evoluido, e' de se supor que mais omnciente seja - mas isso e' em teoria, pois, de fato, ha imponderaveis que se desconhece. Waldo Vieira desenvolveu uma teoria (dos serenoes) muito interessante sobre o assunto...
Título: Re: "Espíritos Superiores" podem estar na erraticidade?
Enviado por: gustavorez em 19 de Junho de 2010, 01:06
Posso estar enganado -me corrijam se estiver-, mas quem está na erraticidade é quem ainda precisa reencarnar. Não é isso?(questão 226) Ou seja, ainda precisa se depurar. Não reencarnaria por outra razão, como uma missão, como ocorre com os espíritos de "primeira classe".

Não quero dizer que o Lammenais seja um espírito ignorante, pelo contrário. Mas temos de considerar que sua última encarnação na Terra se deu pouco antes da codificação -e não estava aqui para cumprir uma missão-. E como a pergunta 225 esclarece, a erraticidade não é um sinal de inferioridade, visto que existem espíritos de vários graus na erraticidade. Mas me parece que ainda estava longe  de deter plenos conhecimentos sobre todos os assuntos como, penso eu, deve ser um "espírito superior".

Ainda aguardando o parecer dos colegas mais experientes.

Título: Re: "Espíritos Superiores" podem estar na erraticidade?
Enviado por: gustavorez em 21 de Junho de 2010, 22:09
Mais ninguém para elucidar essa dúvida? Espírito na erraticidade pode ser espírito superior?
Título: Re: "Espíritos Superiores" podem estar na erraticidade?
Enviado por: Mourarego em 21 de Junho de 2010, 22:14
A erraticidade, Gustavo é o estado natural de todos os Espíritos.
Logo, os Espíritos da classe dos Superiores habitam nela. Reencarnam apenas por exceção em mundos como o nosso.
Abraços,
Moura
Título: Re: "Espíritos Superiores" podem estar na erraticidade?
Enviado por: Anton Kiudero em 21 de Junho de 2010, 22:51
Erraticidade nada tem a ver com "rasteiro".  ;)

Os espiritos ficam todos no unico lugar que existe para ficar, o universo. E isto no LE foi definido como erraticidade. E por que erraticidade e não exatocidade ou certocidade ou algo asim? Exatamente porque para estar na erraticidade, o espirito deve estar despojado de seus conceitos, deixa de ter a personalidade com a qual foi conhecido na terra e do ponto de vista humano, passa a ser "errante" ou sem personalidade (o que não significa que não possui a individualidade).

E isto nos leva a outro ponto que é a atividade dos espiritos na erraticidade. Devido a completa ausencia de conceitos e palavras que possam nos dar uma ideia da vida do espirito, em certa ocasião um espirito amigo respondeu esta questão simplesmente afirmando que os espiritos na erraticidade "espiriteiam". O que não ajudou muito ja que não possuimos a menor ideia do que seja espiritiar...
Título: Re: "Espíritos Superiores" podem estar na erraticidade?
Enviado por: ireneduart em 13 de Julho de 2011, 21:42
podem se for para auxiliar outros espiritos
Título: Re: "Espíritos Superiores" podem estar na erraticidade?
Enviado por: Mourarego em 14 de Julho de 2011, 15:56
Meus amigos,
façamos antes, um exercício de inteligência e de observação da doutrina.
O que ela diz sobre os erráticos?
Que estes, são todos aqueles que ainda necessitarão de novas reencarnações.
Ora, os Espíritos Superiores necessitam desse mesmo seguir reeencarnatório?
avaliando a resposta eu diria que não.
Vejamos na nota  do codificador acostado no capítulo "Escala Espírita":
Quando, por exceção, reencarnam na terra é para cumprir missão de progresso".

Notada a extensão da resposta acredito que quem ainda pensassem que a resposta seria um sim, há de já ter mudado de opinião.
Dessarte, Eles podem estar não só na erraticidade mas estando nela, visitarem qualquer dos mundos.
Os únicos que não são Espíritos Errantes são os Puros Espíritos, porque já estão em sua roupagem (estado), normal.
Abraços,
Moura
Título: Re: "Espíritos Superiores" podem estar na erraticidade?
Enviado por: Goedert em 14 de Julho de 2011, 18:04
Muito bem lembrado Moura.
Título: Re: "Espíritos Superiores" podem estar na erraticidade?
Enviado por: Rodrigo Mendes em 17 de Julho de 2011, 06:59
bom dia a todos,

Concordo com o ponto de vista do amigo Moura.
 Os espíritos superiores não necessitam mais do reencarne devido o grau evolutivo que alcançaram, no entanto o mesmo poderá retornar a matéria para o cumprimento de missão.
Acredito que a vida do saudoso Chico Xavier, Bezerra de Menezes, entre outros,no labor ativo em prol da caridade ilustra o caso em tela, pois ambos auxiliaram o próximo como puderam e sem se importar com valores materiais,  sem falar nas perseguições de toda sorte que sofreram e que não os fizeram desistir de pleitear pelo bem estar de seu próximo.

Abraço a todos
Título: Re: "Espíritos Superiores" podem estar na erraticidade?
Enviado por: Mourarego em 17 de Julho de 2011, 18:40
Os Espíritos Superiores, mano Rodrigo, só reencarnam e por exceção,. logo não por regra, para cumprirem missão de progresso. Esta a única missão a eles confiada em orbes com o o nosso.
Não se pode atrelar à classe dos Superiores, Espíritos que ainda estejam no processo de voltar a erraticidade, tal como Chico ou Bezerra. Estes dois, por melhores que tenham sido, e o foram, ainda terão de perfazer o rol das encarnações que os fará chegarem á classe dos Espíritos Superiores.
Por enquanto eles são superiores, apenas e relativamente a nós.
Por isso quando grafo sobre a classe discernida por kardec e os Espíritos da classe, em OLE, o faço com as iniciais do designativo em maiúsculas enquanto que quando falo no garu de superioridade relativa somente a nós o faço em letras minúsculas para indicar que mesmo nós podemos num amanhã que perseguimos, estar no mesmo grupo.
Abração,
Moura
Título: Re: "Espíritos Superiores" podem estar na erraticidade?
Enviado por: Marcio Almeida em 12 de Agosto de 2011, 19:03
Espíritos superiores a nós, mas não creio de modo algum serem eles espíritos chegados à perfeição. Porque eles têm atribuições muito mais importantes a cuidar do que cuidar pessoalmente de nós...cada um tem o guia de acordo com a sua evolução, e no nosso caso, (nós aqui na terra) ,vocês acham mesmo, que necessitaríamos de espíritos puros, para nos guiar e nos dar lições... Acho muita pretensão de nossa parte.
Título: Re: "Espíritos Superiores" podem estar na erraticidade?
Enviado por: Mourarego em 12 de Agosto de 2011, 19:08
Na verdade Marcio os Espíritos Superiores, não tendo mais de reencarnarem estão num estado aproximado aos dos Puros, porém abaixo destes.
Quando reencarnam na terra, ensina OLE, é por exceção e para cumprirem missão de progresso, caso em que esteve Jesus.
Abraços,
Moura