Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => O Evangelho Seg. Espiritismo => Tópico iniciado por: Prí Martins em 19 de Julho de 2010, 17:37

Título: Sócrates e Platão precursores da ideia cristã do espiritismo
Enviado por: Prí Martins em 19 de Julho de 2010, 17:37
???Boa tarde irmãos e irmãs
estou começando um estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo e não consigo compreender a parte em que na introdução é destinada a Sócrates e Platão, já estou a alguns dias nesta parte e não consigo compreender a importância destes dois filósofos para a doutrina...
estou frequentando o centro desde maio deste ano, então iniciei o meu estudo da doutrina com alguns livros que uma pessoa lá do centro me indicou... senti a necessidade de conhecer o ESE, no entanto este estudo não tem evoluído muito, já que sou sistemática e não consigo deixar para lá aquilo que não compreendo... Por isso peço ajuda.

beijos ???
Título: Re: Sócrates e Platão precursores da ideia cristã do espiritismo
Enviado por: Hebe M C em 19 de Julho de 2010, 19:06
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3B0Lndpa2lwZWRpYS5vcmcvd2lraS9TJUMzJUIzY3JhdGVz)  ;)
Título: Re: Sócrates e Platão precursores da ideia cristã do espiritismo
Enviado por: filhodobino em 19 de Julho de 2010, 19:47
 Ao influxo do coração misericordioso do Cristo, toda a Grécia se povoa de artistas e pensadores eminentes, no quadro das filosofias e das ciências. É lá que vamos encontrar as escolas Itálica e Eleática, à frente do fervoroso idealismo de Pitágoras e Xenófanes, sem esquecermos, igualmente, as escolas Jônica e Atomística com Tales e Demócrito, nas expressões do mais avançado materialismo.

        O século de Péricles, chegando a um apogeu de beleza e de cultura com os elevados princípios recebidos da civilização_egípcia, espalha os mais soberbos clarões espirituais nos horizontes da Terra.  Poucas fases da evolução européia se aproximaram desse século maravilhoso.

        O Salvador contempla, das Alturas, essa época de elevadas conquistas morais, cheio de amor e de esperança.  O planeta terrestre aproximava-se da sua maioridade_espiritual quando, então, poderia Ele nutrir o coração humano com a sementeira bendita da sua palavra.  Envia, então, às sociedades do globo o esforço de auxiliares valorosos, nas figuras de Ésquilo, Eurípedes,  Heródoto e  Tucídides, e por fim a extraordinária personalidade de Sócrates, no intuito de realizar o coroamento do esforço decidido de tantos mensageiros.

[52 - página 92] - Emmanuel - 1938
Título: Re: Sócrates e Platão precursores da ideia cristã do espiritismo
Enviado por: filhodobino em 19 de Julho de 2010, 19:51
De todas as grandes figuras daqueles tempos longínquos, somos compelidos a destacar a grandiosa figura de Sócrates, na Atenas antiga.

     Superior a Anaxágoras, seu mestre, como também imperfeitamente interpretado pelos seus três discípulos mais famosos, o grande filósofo está aureolado pelas mais divinas claridades espirituais, no curso de todos os séculos planetários. Sua existência, em algumas circunstâncias, aproxima-se da exemplificação do próprio Cristo.  Sua palavra confunde todos os espíritos mesquinhos da época e faz desabrochar florações novas de sentimento e cultura na alma sedenta da mocidade.  Nas praças públicas, ensina à infância e à juventude o formoso ideal da fraternidade e da prática_do_bem, lançando as sementes generosas da solidariedade dos pósteros.

     Mas Atenas, como cérebro do mundo de então, apesar do seu vasto progresso, não consegue suportar a lição avançada do grande mensageiro de Jesus.

      Sócrates é acusado de perverter os jovens atenienses, instilando-lhes o veneno da liberdade nos corações.

     Preso e humilhado, seu espírito generoso não se acovarda diante das provas rudes que lhe extravasam do cálice de amarguras. Consciente da missão que trazia, recusa fugir do próprio cárcere, cujas portas se lhe abrem às ocultas pela generosidade de alguns juízes.

     Os enviados do plano invisível cercam-lhe o coração magnânimo e esclarecido, nas horas mais ásperas e agudas da provação; e quando a esposa, Xantipa, assoma às grades da prisão para comunicar-lhe a nefanda condenação à morte pela cicuta, ei-la exclamando no auge da angústia e desesperação:

     - "Sócrates, Sócrates, os juizes te condenaram à morte..."

     - "Que tem isso? - responde resignadamente o filósofo - eles também estão condenados pela Natureza."

     - "Mas essa condenação é injusta..." - soluça ainda a desolada esposa.

     E ele a esclarece com um olhar de paciência e de carinho: - "E quererias que ela fosse justa ?"

     Senhor do seu valoroso e resignado heroísmo, Sócrates abandona a Terra, alçando-se de novo aos páramos constelados, onde o aguardava a bênção de Jesus.

Nasceu Sócrates em 470 ou 469 a.C., em Atenas, filho de Sofrônico, escultor, e de Fenáreta, parteira. Aprendeu a arte paterna, mas dedicou-se inteiramente à meditação e ao ensino filosófico, sem recompensa alguma, não obstante sua pobreza.

http://www.mundodosfilosofos.com.br/socrates.htm (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5tdW5kb2Rvc2ZpbG9zb2Zvcy5jb20uYnIvc29jcmF0ZXMuaHRt)

Continue seus estudos amada irmã, o que ficar em dificuldade de entendimento aqui estaremos de coração aberto para lhe expor...
Todavia o melhor entendimento será o que voce mesmo amealhar, posto que so temos condições de lhe indicar os caminhos dos estudos...
O resto é com voce....
Saúde e Paz!
Título: Re: Sócrates e Platão precursores da ideia cristã do espiritismo
Enviado por: mecame em 20 de Julho de 2010, 04:53
Filhodobino. Belíssima exposição. Sou eu também apaixonadamente adimirador do nosso irmão Socrates. Com certeza que ele foi uma figura importantissima para o advento da era Cristã. Assim como Cristo foi a luz para as praticas evoluidas e presenciamos hoje. É difícil para um cidadão que viveu nos tempos da guera fria ou da Alemanha de Hitler acreditar que lutamos por inclusão, por igualdade, que governos falam em proteger o planeta e aceitar todas a diversidades. É difícil esse ser que viveu a 50 ou 60 anos atrás acreditar que o homossexualismo é considerado não só tolerável como inserido no contexto social, como é difícil para ele acreditar que mulheres não só votam como se elegem também. Fico feliz com a evolução que neste meu tempo presente posso assistir, mas sei que tudo isso é fruto de vidas que se dedicaram num determinado tempo. Então, Socrates e Cristo são seres que amo e respeito profundamente, da mesma forma que considero que Einstein veio apenas para colocar a ciencia no seu devido lugar para que a Filosofia, a metafisica e as artes não viessem  ser subjulgadas diante da oponência da ciência. A paz de Cristo.
Título: Re: Sócrates e Platão precursores da ideia cristã do espiritismo
Enviado por: filhodobino em 20 de Julho de 2010, 18:27
Irmão mecame, saúde e Paz!
Todo pioneirismo tem que pagar um preço (e não deveria ser assim, mas o é)...
Aprender a conviver com as diferenças é luta de titãs...
Resumindo cabe-nos pelo exemplo e em todas as oportunidades que o dialogo permitir eternizar o que eles ensinaram e que hoje chamamos alteridade.
Eu pessoalmente advogo: ALTERIDADE/EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL PARA TODAS AS CRIANÇAS/ AMOR AO PROXIMO COMO A SÍ MESMO.
Saúde e Paz!
Título: Re: Sócrates e Platão precursores da ideia cristã do espiritismo
Enviado por: Prí Martins em 20 de Julho de 2010, 19:37
muito obrigada, pela ajuda... com certeza está sendo de grande valia as dicas, estou compreendendo aos poucos aquilo que era obscuro para mim.
Irmão Filhodobino com certeza continuarei evoluindo nas minhas novas descobertas e novos conhecimentos...

Obrigada,
Abraços e fiquem com a fé