Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • O Evangelho Seg. Espiritismo »
  • Estudo - A Fé transporta montanhas.

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Estudo - A Fé transporta montanhas.  (Lida 7055 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Atma

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1098
  • Participação: 18
  • Atma is awe-inspiring!Atma is awe-inspiring!Atma is awe-inspiring!Atma is awe-inspiring!Atma is awe-inspiring!Atma is awe-inspiring!Atma is awe-inspiring!Atma is awe-inspiring!Atma is awe-inspiring!Atma is awe-inspiring!Atma is awe-inspiring!Atma is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +137
Estudo - A Fé transporta montanhas.
« em: 05 de Outubro de 2008, 03:06 »
0Gostou?

Credes em Deus?

Credes que tendes uma alma?

Credes na sobrevivência da alma após a morte?

        Responder negativamente, ou, mesmo, se disser simplesmente:

Não sei; 

desejara que assim fosse, 

mas não tenho a certeza disso, o que, quase sempre, equivale a uma negação polida, disfarçada sob uma forma menos categórica, para não chocar bruscamente o que se chama preconceitos respeitáveis, tão inútil seria ir além, como querer demonstrar as propriedades da luz a um cego que não admitisse a existência da luz.

 
A árvore da fé viva não cresce no coração, miraculosamente. 

Emmanuel - (Vinha de Luz) 
 
Ninguém pode, em sã consciência, transferir, de modo integral, a vibração da fé ao espírito alheio, porque, realmente, isso é tarefa que compete a cada um.

Emmanuel - (Vinha de Luz) 

 
        Admitir a verdade, procurá-la e acreditar nela são atitudes para todos; contudo, reter a fé viva constitui a realização divina dos que trabalharam, porfiaram e sofreram pela adquirir.

Emmanuel - (Pão Nosso) 

 
        A maioria das pessoas inquietas pede alívio, apressadamente, como se a consolação real fosse obra de improviso, a impor-se de fora para dentro.

        Se tens fé, aprende a orar nas situações difíceis.


Emmanuel - (Reformador - 3/950)

 
        Ter fé é guardar no coração a luminosa certeza em Deus, certeza que ultrapassou o âmbito da crença religiosa, fazendo o coração repousar numa energia constante de realização divina da personalidade.

        Conseguir a fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer: “eu creio”, mas afirmar: “eu sei , com todos os valores da razão tocados pela luz do sentimento. Essa fé não pode estagnar em nenhuma circunstância da vida e sabe trabalhar sempre, intensificando a amplitude de sua iluminação, pela dor ou pela responsabilidade, pelo esforço e pelo dever cumprido.

        Traduzindo a certeza na assistência de Deus, ela exprime a confiança que sabe enfrentar todas as lutas e problemas, com a luz divina no coração, e significa a humildade redentora que edifica no íntimo do espírito a disposição sincera do discípulo, relativamente ao “faça-se no escravo a vontade do Senhor.

        Acreditar é uma expressão de crença, dentro da qual os legítimos valores da fé se encontram embrionários.

        O ato de crer em alguma coisa demanda a necessidade do sentimento e do raciocínio, para que a alma edifique a fé em si mesma.

Admitir as afirmativas mais estranhas, sem um exame minucioso, é caminhar para o desfiladeiro do absurdo, onde os fantasmas dogmáticos conduzem as criaturas a todos os despautérios. 

Mas também interferir nos problemas essenciais da vida, sem que a razão esteja iluminada pelo sentimento, é buscar o mesmo declive onde os fantasmas impiedosos da negação conduzem as almas a muitos crimes.

Toda dúvida que se manifesta na alma cheia de boa-vontade, que não se precipita em definições apriorísticas dentro de sua sinceridade, ou que não busca a malícia para contribuir em suas cogitações, é um elemento benéfico para a alma, na marcha da inteligência e do coração rumo à luz sublimada da fé.

Toda curiosidade sadia é natural. Portanto, é justa a preocupação dominante em muitos estudiosos do Espiritismo, pelas revelações do plano superior, a titulo de enriquecimento da fé. O homem, no entanto, deve compreender que a solução desses problemas lhe chegará naturalmente, depois de resolvida a sua situação de devedor ante os seus semelhantes, fazendo-se, então, credor das revelações divinas.

        A vida humana, nas suas características de trabalho pela redenção espiritual, apresenta muitos bens preciosos aos olhos dos Espíritos desencarnados, que já adquiriram muitos valores em matéria de fé, na seqüência das lutas, esforços e sacrifícios de cada um. Porém, o tesouro maior da existência terrestre reside na consciência reta e pura, iluminada pela fé e edificada no cumprimento de todos os deveres mais elevados.

- Emmanuel - 1940

 
A Ciência construirá para o homem o clima do conforto e enriquecê-lo-á com os brasões da cultura superior;   

a filosofia auxiliá-lo-á com valiosa interpretações dos fenômenos em que a Eterna Sabedoria se manifesta, 

mas somente a fé, com os seus estatutos de perfeição íntima, consegue preparar nosso espírito imperecível para a ascensão à glória universal.

Emmanuel - (Roteiro) 

 
Confia Sempre

Não percas a tua fé entre as sombras do mundo.
 
Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo.
 

Crê e trabalha.
 
Esforça-te no bem e espera com paciência.
 
Tudo passa e tudo se renova na Terra, mas o que vem do céu permanecerá.
 
De todos os infelizes, os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmos, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo.
 
Eleva, pois, o teu olhar e caminha.
 
Luta e serve. Aprende e adianta-te.
 
Brilha a alvorada além da noite.
 
Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte.
 
Não te esqueça, porém, de que amanhã será outro dia.

Meimei - Psicografado por Francisco Cândido Xavier

 
        Para podermos crer na verdade, antes de mais nada, precisamos compreender aquilo em que devemos crer.  A crença sem raciocínio não passa de uma crença cega, de uma crendice ou mesmo de uma superstição.

        Antes de aceitarmos algo como verdade, devemos analisá-lo bem. O mal de muita gente é acreditar facilmente em tudo que lhe dizem, sem cuidadoso exame.

        "Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade" - Allan Karde
 
 
        Ide, pois, e levai a palavra divina ...

aos grandes que a desprezarão; 

aos eruditos que exigirão provas; 

aos pequenos e simples que a aceitarão. 

Espírito ERASTO
 
 
        Atravessarás, incólume, sombras e lágrimas, tribulações e empeços diversos, se tiveres a coragem de conservar a fé, reconhecendo, em todas as circunstâncias, que nada somos, nada podemos, nada realizamos, nada temos e nada sofremos, sem a devida permissão das Leis de Deus.

EMMANUEL - Psicografado por Francisco Cândido Xavier


Não é o bastante confiar no Divino Mestre. A confiança estagnada pode ser uma força inerte, assim como a expectativa sem trabalho pode ser ansiedade inútil.

EMMANUEL - Psicografado por Francisco Cândido Xavier

 
Sempre que te refiras aos problemas da fé, não te fixes tão-somente na fé que depositas em Deus. Recorda que Deus, igualmente, confia em ti

EMMANUEL - Psicografado por Francisco Cândido Xavier


 
        Há uma crença automática, natural, herança arquétipa das gerações passadas, que induz à aceitação dos fatos, das idéias e experiências, sem análise racional. E existe aqueloutra, que é resultado da elaboração da lógica, das evidências dos acontecimentos com as quais a razão anui. Crê-se, portanto, por instinto e por conhecimento experimental.

JOANNA DE ÂNGELIS - Psicografado por Divaldo Pereira Franco

 
       O que crê, apenas admite, mas o que se ilumina vibra e sente. 

O primeiro depende dos elementos externos, nos quais coloca o objeto da sua crença; 

o segundo é livre das influências exteriores, porque há bastante luz no seu próprio íntimo.

    Conseguir a fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer:


“eu creio”,

mas afirmar: “eu sei”. 

EMMANUEL - Psicografado por Francisco Cândido Xavier


Muitos dizem "eu creio", mas poucos podem declarar "estou transformado".

Emmanuel - (Caminho, Verdade e Vida) 


           Ide, homens, que, grandes diante de Deus, mais ditosos do que Tomé, credes sem fazerdes questão de ver e aceitais os fatos da mediunidade, mesmo quando não tenhais conseguido obtê-los por vós mesmos; ide, o Espírito de Deus vos conduz.

          Marcha, pois, avante, falange imponente pela tua fé! Diante de ti os grandes batalhões dos incrédulos se dissiparão, como a bruma da manhã aos primeiros raios do Sol nascente.

          A fé é a virtude que desloca montanhas, disse Jesus. Todavia, mais pesados do que as maiores montanhas, jazem depositados nos corações dos homens a impureza e todos os vícios que derivam da impureza. Parti, então, cheios de coragem, para removerdes essa montanha de iniqüidades que as futuras gerações só deverão conhecer como lenda, do mesmo modo que vós, que só muito imperfeitamente conheceis os tempos que antecederam a civilização pagã.

          Sim, em todos os pontos do Globo vão produzir-se as subversões morais e filosóficas; aproxima-se a hora em que a luz divina se espargirá sobre os dois mundos.

          Ide, pois, e levai a palavra divina: aos grandes que a desprezarão, aos eruditos que exigirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena, encontrareis fervor e fé.

          Ide; estes receberão, com hinos de gratidão e louvores a Deus, a santa consolação que lhes levareis, e baixarão a fronte, rendendo-lhe graças pelas aflições que a Terra lhes destina.

          Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! o arado está pronto; a terra espera; arai!

          Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que Ele vos confiou; mas, atenção! entre os chamados para o Espiritismo muitos se transviaram; reparai, pois, vosso caminho e segui a verdade.
 
 
A FÉ EM DEUS     
 

        A fé em Deus renova em todos os momentos toda energia do corpo e do espírito. É um laço que une o espírito ao seu Criador.

Cria equilíbrio entre a consciência e a subconsciência. 

Desperta no nosso interior a alegria pela vida; conduz o espírito do homem ao Universo da existência. 

Liberta o ser humano da angústia, do temor, da miséria, da incerteza. 

É a base, o sustentáculo de todas as grandes obras. 

Fortalece a confiança do homem na sua capacidade de criar e sustentar o bem, a justiça, a verdade, a luz para o espírito. 

        A inteligência, a criatividade, se desenvolvem quando iluminadas pela fé, que é a luz de toda a verdade, a bússola da sabedoria.

        A fé é o resultado do nosso conhecimento interior. Quanto maior for a nossa identidade com a fé, mais forte aparecerá em nossas vidas a felicidade. Os Evangelhos têm asseverado: "Que tudo te seja feito segundo a tua fé" A fé é a realização do homem no espírito, no mundo da consciência, é o crer para ser. Devemos caminhar em direção da nossa fé. Um abraço Amigo.

LEOCÁDIO JOSÉ CORREA
Mensagem extraída do livro: "NO CENÁRIO DA VIDA" psicografada através do médiun Maury Rodrigues da Cruz Curitiba, SBEE, agosto de 1984


         FÉ

        Para encontrar o bem e assimilar-lhe a luz, não basta admitir-lhe a existência. É indispensável buscá-lo com perseverança e fervor.

Ninguém pode duvidar da eletricidade, mas para que a lâmpada nos ilumine o aposento recorremos a fios condutores que lhe transportem a força, desde a aparelhagem da usina distante até o recesso de nossa casa.

A fotografia é hoje fenômeno corriqueiro; contudo, para que a imagem se fixe, na execução do retrato, é preciso que a emulsão gelatinosa sensibilize a placa que a recebe.

A voz humana, através da radiofonia, é transmitida de um continente a outro, com absoluta fidelidade; todavia, não prescinde do remoinho eletrônico que, devidamente disciplinado, lhe transporta as ondulações.

        Não podemos, desse modo, plasmar realização alguma sem atitude positiva de confiança.

        Entretanto, como exprimir a fé? -  indaga-se muitas vezes.

        A fé não encontra definição no vocabulário vulgar.


        É força que nasce com a própria alma, certeza instintiva na Sabedoria de Deus que é a sabedoria da própria vida. Palpita em todos os seres, vibra em todas as coisas.  Mostra-se no cristal fraturado que se recompõe, humilde, e revela-se na árvore decepada que se refaz, gradativamente, entregando-se às leis de renovação que abarcam a Natureza. 


        Todas as operações da existência se desenvolvem, de algum modo, sob a energia da fé.

Confia o campo no vigor da primavera e cobre-se de flores.

Fia-se o rio na realidade da fonte, e dela não prescinde para a sua caudal larga e profunda.

A simples refeição é, para o homem, espontâneo ato de fé. Alimentando-se, confia ele nas vísceras abdominais que não vê.

Todo o êxito da experiência social resulta da fé que a comunidade empenhe no respeito às determinações de ordem legal que lhe regem a vida.

        Utilizando-nos conscientemente de semelhante energia, é-nos possível suprimir longas curvas em nosso caminho de evolução.

        Para isso, seja qual for a nossa interpretação religiosa da idéia de Deus, é imprescindível acentuar em nós a confiança no bem para refletir-lhe a grandeza.

Recordemos a lente e o Sol, O astro do dia distribui eqüitativamente os recursos de que dispõe. Convergindo-lhe, porém, os raios com a lente comum, dele auferimos poder mais amplo.

        O Bem Eterno é a mesma luz para todos, mas concentrando-lhe a força em nós, por intermédio de positiva segurança íntima, decerto com mais eficiência lhe retrataremos a glória.

        Busquemo-lo, pois, infatigavelmente, sem nos determos no mal.

O tronco podado oferece frutos iguais àqueles que produzia antes do golpe que o mutilou.

A fonte alcança o rio, desfazendo no próprio seio a lama que lhe atiram.

        Sustentemos o coração nas águas vivas do bem inexaurível.

        Procuremos a boa parte das criaturas, das coisas e dos sucessos que nos cruzem a lide cotidiana. Teremos, assim, o espelho de nossa mente voltado para o bem, incorporando-lhe os tesouros eternos, e a felicidade que nasce da fé, generosa e operante, libertar-nos-á dos grilhões de todo o mal, de vez que o bem, constante e puro, terá encontrado em nós seguro refletor.

EMMANUEL - Psicografado por Francisco Cândido Xavier

 
        Não se reduz a fé a simples amontoado de promessas brilhantes, e o conjunto de ansiedades angustiosas que vos possui os corações, de modo algum, poderia significar a realização espiritual propriamente dita. A edificação do reino interior com a luz divina reclama trabalho persistente e sereno. Não será tão-somente ao preço de palavras que erguereis os templos da fé viva. Como acontece a comezinhos serviços de natureza terrestre,

é imprescindível a escolha de material, 

esforços de aquisição, 

planos deliberados previamente, 

aplicação necessária, 

experimentação de solidez, 

demonstrações de equilíbrio, 

firmeza de linhas, 

harmonia de conjunto 

e primores de acabamento.

[16a - página 89] - André Luiz

 Constantemente falamos de fé. Constantemente não raciocinamos e exigimos milagres para o fortalecimento da nossa fé.

Que demonstração Divina seria necessária para a nossa convicção, se, apesar de todas as informações e de todos os recursos colocados à nossa disposição, aqui na Terra, ainda assim consideramos obra do acaso: a  beleza da vida, a perfeição do Universo e, até mesmo, a nossa existência?

Acredito que, na proporção do estágio evolutivo de cada um de nós, já tenhamos, em nosso íntimo, os recursos compatíveis para alcançarmos a fé raciocinada e, conseqüentemente, nos tornarmos melhores. A razão é uma base indispensável, mas só o sentimento cria e edifica.


        RACIOCINEMOS !   

 
        São tão grandes as expressões da misericórdia divina que nos cercam o espírito, em qualquer plano da vida, que basta um olhar à natureza física ou invisível, para sentirmos, em torno de nós, uma aluvião de graças.

 - Emmanuel - 1940   
   

Jesus disse: "Reconheça o que está diante de teus olhos, e o que está oculto a ti será desvelado. Pois não há nada oculto que não venha ser manifestado."

(Ver: Evangelho de Tomé)


Parabéns FE !


 


* gifaniversario282004.gif (42.95 Kb - transferido 2245 vezes.)
« Última modificação: 07 de Novembro de 2008, 23:52 by Atma »
Registado


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
CAP. 19 A FÉ QUE TRANSPORTA MONTANHAS

Iniciado por Almeida O Evangelho Seg. Espiritismo

2 Respostas
5914 Visualizações
Última mensagem 15 de Outubro de 2008, 21:48
by Brilho da Lua
[Estudo] A Fé transporta montanhas

Iniciado por Gigii « 1 2 ... 8 9 » Estudos mensais

121 Respostas
58030 Visualizações
Última mensagem 07 de Fevereiro de 2010, 00:55
by DomingosPS
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS

Iniciado por Marianna Existência de Deus

1 Respostas
5023 Visualizações
Última mensagem 27 de Setembro de 2009, 13:26
by Anton Kiudero
Como se transporta o ouro.

Iniciado por francopi Poesia

1 Respostas
2069 Visualizações
Última mensagem 21 de Janeiro de 2013, 18:23
by Antonio Renato
A fé transporta montanhas

Iniciado por Moises de Cerq. Pereira « 1 2 ... 5 6 » Estudos mensais

76 Respostas
15404 Visualizações
Última mensagem 02 de Janeiro de 2017, 13:10
by Moises de Cerq. Pereira

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC