Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • O Céu e o Inferno »
  • O Mal Não Existe?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 21   Ir para o fundo

Autor Tópico: O Mal Não Existe?  (Lida 62619 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline VLRC

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 425
  • Participação: 45
  • VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +195
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #60 em: 22 de Agosto de 2013, 01:10 »
+1Gostou?
O mal é a ausência de Deus no coração do homem
Deus ama tanto suas creaturas que lhes concedeu o livre-arbitrio, não nos criando como
maquinas, e nos deixa experimentar colhendo o bem e o mal que fizermos, assim nos educando pela experimentação até estarmos em harmonia com suas leis sabias.



Origem do Bem e do Mal gênese Vl Kardec

1. Sendo Deus o princípio de todas as coisas, e sendo tal princípio todo sabedoria, todo bondade, todo justiça, tudo que dele provém deve participar de seus atributos, pois que aquilo que é infinitamente sábio, justo e bom, não pode produzir nada que seja desrazoável, mau e injusto. Portanto, o mal que observamos não pode ter sua origem nele.

2. Se o mal fosse atribuição de um ente especial, chamado Ahriman ou Satanás, de duas coisas uma ou tal entidade seria igual a Deus, e por conseguinte tão poderosa quanto ele e teria existido por toda a eternidade como ele, ou lhe seria inferior.

No primeiro caso, haveria duas potências rivais, lutando sem cessar, cada uma procurando desfazer o que a outra houvesse feito, contrariando-se mutuamente. Esta hipótese é inconciliável com a unidade de visão que se revela na disposição do universo.

No segundo caso, sendo esta entidade inferior a Deus, ser-lhe-ia subordinada; não podendo ter existido, como ele, por toda a eternidade; sem ser seu igual, teria tido um começo; se ele foi criado, não o pode ter sido, senão por Deus; Deus teria assim criado o Espírito do mal, o que seria a negação da infinita bondade. (Vide `O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo', Cap. X, `Os Demônios'.)

3. Entretanto, o mal existe e tem uma causa.

Os males de toda espécie, físicos ou morais, que afligem a humanidade, apresentam duas categorias que é necessário distinguir: tais são os males que o homem pode evitar, e os que são independentes de sua vontade. Entre estes últimos, colocam-se os flagelos naturais.

O homem, cujas faculdades são limitadas, não pode penetrar nem abarcar o conjunto das finalidades do Criador; julga as coisas do ponto de vista de sua personalidade, dos interesses de grupos e das convenções que para si criaram, as quais não existem na ordem da Natureza; é por isso que ele freqüentemente encontra coisas más e injustas, as quais consideraria justas e admiráveis, se percebesse suas causas, sua finalidade e o resultado final. Procurando a razão de ser e a utilidade de cada coisa, reconhecerá que tudo traz o sinal da sabedoria infinita e ele se inclinará diante de tal sabedoria, mesmo em relação às coisas que não compreende.

4. O homem recebeu como partilha uma inteligência com cujo auxílio pode anular, ou pelo menos em grande parte atenuar, os efeitos de todos os flagelos naturais; quanto mais saber adquire e mais avança em civilização, menos são desastrosos tais flagelos; com uma organização social sabiamente previdente poderá mesmo neutralizar as suas conseqüências, uma vez que não as poderá evitar totalmente. Deus deu ao homem, pelas faculdades de que dotou o seu Espírito, os meios de paralisar no futuro até mesmo os efeitos daqueles flagelos que têm sua utilidade no quadro geral da Natureza, os quais, contudo, atualmente atingem os homens no presente.

É assim que ele saneia os terrenos insalubres, neutraliza os miasmas pestilentos, fertiliza os terrenos incultos e exerce seu engenho na preservação das inundações; edifica para si habitações mais sadias, mais sólidas, a fim de resistir aos ventos tão necessários à purificação da atmosfera e coloca-se ao abrigo das intempéries; é assim, enfim, que pouco a pouco, a necessidade o estimula à criação das ciências, com cujo auxílio melhora as condições de habitabilidade do globo e aumenta a soma do seu bem-estar.

5. Como o homem deve progredir, os males os quais está exposto são um estimulante ao exercício de sua inteligência, de todas as faculdades físicas e morais, mediante o incitamento à pesquisa dos meios de se subtrair aos mesmos males. Se nada receasse, nenhuma necessidade o levaria à busca do que é melhor; seu espírito se entorpeceria na ina tividade; nada inventaria e nada descobriria. A dor é o aguilhão que empurra o homem para a frente na via do progresso.

6. Porém os males mais numerosos são aqueles que o homem criou para si, por seus próprios vícios, aqueles que provêm de seu orgulho, de seu egoísmo, de sua ambição, de sua cobiça, de seus excessos em todas as coisas; aí está a causa das guerras e das calamidades que elas geram, das dissensões, das injustiças, da opressão do fraco pelo mais forte, enfim, da maior parte das moléstias.

Deus estabeleceu leis cheias de sabedoria, as quais não têm outra finalidade senão o bem; o homem encontra em si mesmo tudo o que é necessário para segui-las; seu caminho é traçado por sua consciência; a lei divina está gravada em seu coração; e além disso, Deus as faz lembrar sem cessar, por seus messias e seus profetas, por todos os Espíritos encarnados que receberam a missão de esclarecê-lo, moralizá-lo, aperfeiçoá-lo, e nestes últimos tempos, pela multidão de Espíritos desencarnados que se manifestam em todos os lugares. Se o homem se conformasse rigorosamente com as leis divinas, não é duvidoso que evitaria os males mais amargos, e que viveria feliz sobre a terra. Se não o faz, é em virtude de seu livre-arbítrio, e disso ele sofre as conseqüências. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. V, ns. 4, 5, e 6 e seguintes).

7. Deus, porém, cheio de bondade, colocou o remédio ao lado do mal, isto é, do próprio mal faz sair o bem. Chega um momento em que o excesso do mal moral torna-se intolerável e faz com que o homem sinta necessidade de mudar de caminho; instruído pela experiência, é compelido a procurar um remédio no bem, sempre por efeito de seu livre-arbítrio; quando penetra num caminho melhor, o faz por efeito de sua vontade e porque reconheceu os inconvenientes do outro traçado. A necessidade o obriga a se melhorar moralmente pelo desejo de ser mais feliz, assim como esta mesma necessidade o impeliu a melhorar as condições materiais de sua existência (nº 5).

8. Pode-se dizer que o mal é a ausência do bem, como o frio é a falta de calor. O mal não é um atributo distinto, assim como o frio não é um fluido especial; um é a negação do outro. Onde o bem não existe, forçosamente existe o mal; deixar de fazer o mal já é o começo do bem. Deus não quer senão o bem; o mal provém unicamente do homem. Se na criação houvesse um ser predisposto ao mal, ninguém o poderia evitar; porém, tendo o homem a causa do mal em SI MESMO, e tendo ao mesmo tempo seu livre-arbítrio e por guia as leis divinas, evitará o mal quando quiser.

Tomemos para comparação um fato vulgar. Um proprietário sabe que a extremidade de seu campo é um lugar perigoso no qual poderia perecer ou machucar-se quem ali se aventurasse. Que faz ele para evitar os acidentes? Coloca nas proximidades de tal lugar, um aviso proibindo que prossigam os que por ali passem, devido ao perigo. Eis a lei; ela é sábia e previdente. Se, apesar disso, um imprudente não lhe dá atenção e ultrapassa tal lugar, e se assim chega a um mau resultado, a quem poderá ele responsabilizar, senão a si mesmo?

Assim sucede com todo o mal; o homem o evitaria se observasse as leis divinas; para exemplificar, Deus colocou um limite à satisfação de suas necessidades; o homem é advertido à saciedade; se ultrapassa esse limite, o faz voluntariamente. As moléstias, as enfermidades, a morte que delas podem resultar, são o resultado de sua imprevidência, e não de ato de Deus.

9. Sendo o mal o resultado das imperfeições do homem, e sendo o homem criado por Deus, dir-se-ia, ter Deus criado senão o mal, pelo menos a causa do mal; tivesse ele feito o homem perfeito, o mal não existiria.

Se o homem tivesse sido criado perfeito, seria levado fatalmente ao bem; ora, em virtude de seu livre-arbítrio, ele não é fatalmente levado, nem ao bem, nem ao mal. Deus quis que ele fosse submetido à lei do progresso e que esse progresso fosse o fruto de seu próprio trabalho, a fim de que tivesse o mérito desse trabalho, do mesmo modo que carrega a responsabilidade do mal que é feito por sua vontade. Levanta-se, pois, a questão, de saber qual é no homem a fonte da propensão para o mal. (10)



Cont.






Registado
A verdade é filha do tempo, e não da autoridade.
Galileu Galilei

Offline VLRC

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 425
  • Participação: 45
  • VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +195
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #61 em: 22 de Agosto de 2013, 01:11 »
0Gostou?
10. Se estudarmos todas as paixões, e assim também todos os vícios, veremos que ambos têm seu princípio no instinto de conservação. Tal instinto existe com toda sua força, nos animais e nos seres primitivos que se aproximam mais à animalidade; aí ele domina sozinho, porque em tais seres, ainda não tem o contra-peso do senso moral; o ser ainda não nasceu na vida intelectual. Ao contrário, o instinto se enfraquece à medida que a inteligência se desenvolve, pois que a inteligência domina a matéria.

O destino do Espírito é a vida espiritual; porém, nas primeiras fases de sua existência corporal, apenas tem necessidades materiais a satisfazer, e com vistas a esta finalidade o exercício das paixões é uma necessidade para a conservação da espécie e dos indivíduos, materialmente falando. Entretanto, saindo desse período, tem outras necessidades; a princípio, necessidades semimorais e semimateriais, e depois, exclusivamente morais. É então que o Espírito domina a matéria; se ele abala o jugo da matéria, avança em sua estrada providencial, aproxima-se de seu destino final. Se, ao contrário, deixa dominar-se por ela, o Espírito se retarda, assemelhando-se ao bruto. Nesta situação, o que outrora era um bem, porque era uma necessidade de sua natureza, torna-se um mal, não somente porque não é mais uma necessidade, mas porque tal se torna nocivo à espiritualização do ser. De modo semelhante; o que é qualidade na criança torna-se defeito no adulto. Assim, o mal é relativo, e a responsabilidade é proporcional ao grau de progresso.

Logo, todas as paixões têm sua utilidade providencial; sem isso, Deus teria feito algo de inútil e de nocivo. É o abuso que constitui o mal, e o homem abusa em virtude de seu livre-arbítrio. Mais adiante, eslarecido por seu próprio interesse, ele escolhe livremente entre o bem e o mal.

(10) O erro consiste em pretender que a alma saia perfeita das mãos do Criador, enquanto que este, ao contrário, quis que a perfeição fosse o resultado da purificação gradual do Espírito, e sua própria obra. Deus quis que a alma, em virtude de seu livre-arbítrio, pudesse optar entre o bem e o mal e que alcançasse suas finalidades mediante uma vida militante, e em resistência ao mal. Se houvesse criado a alma perfeita como ele, e, ao sair de suas mãos, já lhe houvesse assegurado sua beatitude eterna, ele a teria feito, não à sua imagem, mas sim, semelhante a si próprio (Bonnamy, Juiz de instrução: "A Razão do Espiritismo", cap. VI).

Kardec


 :)

Registado
A verdade é filha do tempo, e não da autoridade.
Galileu Galilei

Offline Brenno Stoklos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3568
  • Participação: 389
  • Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Sem Livre-Arbítrio o Ser humano é inútil!
  • Relevância: +545
  • Cidade: Votorantim -SP
  • País: Brasil
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #62 em: 22 de Agosto de 2013, 01:53 »
0Gostou?
Citação de: Valter LRC em 22 de Agosto de 2013, 01:11

10. Se estudarmos todas as paixões.......................................
........................................................a si próprio (Bonnamy, Juiz de instrução: "A Razão do Espiritismo", cap. VI).

Kardec
[/color][/font][/size]

 :)


Amigo Valter LRC,

Os ensinamentos contidos em A Gênese são perfeitos!

O problema está na capacidade de entendimento de alguns!



Registado
Deus nada faz de inútil!

Offline sensitive

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 602
  • Participação: 24
  • sensitive is awe-inspiring!sensitive is awe-inspiring!sensitive is awe-inspiring!sensitive is awe-inspiring!sensitive is awe-inspiring!sensitive is awe-inspiring!sensitive is awe-inspiring!sensitive is awe-inspiring!sensitive is awe-inspiring!sensitive is awe-inspiring!sensitive is awe-inspiring!sensitive is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • nunca digas nunca
  • Relevância: +92
  • Cidade: leiria
  • País: portugal
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #63 em: 22 de Agosto de 2013, 10:52 »
0Gostou?
     



   



Citar
Amigo Valter LRC,

Os ensinamentos contidos em A Gênese são perfeitos!

O problema está na capacidade de entendimento de alguns!

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/o-ceu-e-o-inferno/o-mal-nao-existe/60/#ixzz2cgptJu9b


O problema nao esta na capacidade de entendimento mas sim na nossa
crença ......somos livres ainda nesse aspecto...

« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, 10:55 by sensitive »
Registado
sensitive

Norizonte da Rosa

  • Visitante
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #64 em: 22 de Agosto de 2013, 11:27 »
0Gostou?
Mesmo que deixassemos o que diz a Doutrina de lado, ainda assim a resposta seria, pelo menos para mim, óbvia: é claro que o mal existe, não como personificação, mas como aquilo que nos traz sofrimento e que é gerado pela ignorância, ou falta de volução, dos outros, ou de nós mesmos em muitos casos.

Caso não existisse, não estariamos perguntando se existiria e tudo que vemos acontecer diariamente e que chamamos de mal seria o quê?



Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #65 em: 22 de Agosto de 2013, 13:41 »
0Gostou?
Amiga Sensitive:
Nãoconsigo entender  o porque da amiga contestar o texto codificado.
ali está bem claro e em exlicação totalmente simples.
Ora, o que faz com que o mal se instala é a fraca moral que tenha um Espírito. Desta forma desde priscas eras e até um futuro longínquo assim o será.
Quem tem fraca ou má formada a moral por certo se acumpliciará ao mal sob a forma que se revestir a sua afinidade.
Apenas isso.
Abraços,
Moura

Registado

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #66 em: 22 de Agosto de 2013, 16:44 »
0Gostou?
      Amigos do estudo da DE  (ref #65, de Mourarego, 22.08.13) 

      Amigos, nosso querido mano Moura escreveu à amiga Sensitive:

      "Não consigo entender o porquê da amiga contestar o texto codificado. Ali está bem claro e em explicação totalmente simples. Ora, o que faz com que o mal se instala é a fraca moral que tenha um Espírito. Desta forma desde priscas eras e até um futuro longínquo assim o será. Quem tem fraca ou má formada a moral por certo se acumpliciará ao mal sob a forma que se revestir a sua afinidade. Apenas isso".

      Conf: meu Deus, mano, sinceramente não entendo; para mim não é nem tão simples, nem bem claro, nem bem explicado e nem entendível, e vou dizer porque.

      Vou deixar apenas uma questão para justificar o que estou
dizendo; espero que, se o amigo Moura, ou um outro estudioso da doutrina, encontrar algo estranho ou incorreto no que vou colocar, por favor, não se omita, me corrija:
 
      Por que se atribui a nós responsabilidade, ou culpa (tanto que, conforme a doutrina, a lei de causa e efeito nos penalizará com sofrimentos, que podem torturantes) pelo fato de termos uma fraca ou mal formada moral?

      Segundo a doutrina, não somos criados assim; a moral fraca ou mal formada vem depois da criação. Mas, e qual é a causa de se tornar fraca ou mal formada? Nós mesmos, que não éramos nem inclinados para o bem, nem para o mal, escolhemos nos tornar inclinados para o mal?!!!

       No princípio, nossa moral não era, nem bem formada, nem mal formada; por que se tornou mal formada? Não era nem fraca, nem forte; por que se tornou fraca?

      O que é que ocorre conosco que faz que nossa moral se torne deficiente, e tão deficiente como podemos ver nos horrores que os homens, continuamente, praticam no mundo?

      Sinceramente não entendo! Todos dizem que o homem é penalizado sempre com justiça (pois pela justiça divina), por agir de modo a causar danos a terceiros, sem dúvida devido a que sua moral é fraca, mal formada.

      E a explicação fica nisso, pois ninguém diz quais são as causas que fazem que nossa moral se deforme?! Ou que não se forme do modo que seria o ideal?
......................

« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, 17:57 by Conforti »
Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #67 em: 22 de Agosto de 2013, 18:29 »
+1Gostou?
Olá amiga Sensitive

Citar
ja que todos insistem em afirmar que o Mal existe, peço uma explicaçao:

se fomos criados simples e ignorantes
se fomos criados segundo a imagem de Deus
se temos uma centelha divina dentro de nós
se somos luz

entao quem introduziu a existência do Mal? O Mal por si só não pode existir......

O que pode haver é uma interpretação diferente de um ato ...por exemplo uma pessoa evoluída como ja nao pratica atos violentos é normal que veja ou interpreta isso como o Mal mas para a pessoa que a faz pode nao o ser......
olha nao sei se me fiz entender..... 

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/o-ceu-e-o-inferno/o-mal-nao-existe/45/#ixzz2ciTgCgKz

Eu penso que entendi, e concordo. Mal e bem são adjectivos usados para classificar eventos e acções, conforme o ponto de vista de cada um, a cada momento. O que é mal para um pode não o ser para o outro, se interpretam a vida de forma radicalmente diferente. É como o amigo Danillo afirmou, se bem entendi.

A grande confusão é entre a existência do mal e a existência de criaturas más. Não existem criaturas más, na minha óptica, e na minha interpretação da doutrina espirita, apenas criaturas espiritualmente ignorantes (quase todos nós, aqui na Terra).

bem haja

Registado
O perdão compensa!

Offline Brenno Stoklos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3568
  • Participação: 389
  • Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Sem Livre-Arbítrio o Ser humano é inútil!
  • Relevância: +545
  • Cidade: Votorantim -SP
  • País: Brasil
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #68 em: 22 de Agosto de 2013, 18:47 »
0Gostou?
Citação de: Vitor Santos em 22 de Agosto de 2013, 18:29

Eu penso..........................
.......................................... Terra).

bem haja


Mal e bem são adjectivos usados para classificar eventos e acções, conforme o ponto de vista de cada um, a cada momento. O que é mal para um pode não o ser para o outro, se interpretam a vida de forma radicalmente diferente.

Assim seria, amigo Vitor, se não existissem as Leis Divinas!

Pois o mal está na transgressão dessas mesmas Leis!


Não existem criaturas más

O amigo acredita mesmo que não existe quem faça o mal de maneira consciente!?



Registado
Deus nada faz de inútil!

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #69 em: 22 de Agosto de 2013, 19:34 »
+1Gostou?
Olá amigo Brenno

Citar
O amigo acredita mesmo que não existe quem faça o mal de maneira consciente!?

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/o-ceu-e-o-inferno/o-mal-nao-existe/60/#ixzz2ciq0mPZy

Se substituir "consciente" por "espiritualmente consciente", eu digo que sim. Senão, eu digo que não.

É evidente que, muitas vezes, nós prejudicamos os outros e sabemos que o estamos a fazer. Sabemos que estamos a beneficiar ilegitimamente do que não é nosso. Outras vezes podemos fazê-lo sem medir ou conseguir prever as consequências. Todavia podemos dizer que um adulto médio normal sabe se o que faz é considerado um mal ou bem pela sociedade e pela própria consciência moral das coisas terrenas.

Mas se uma pessoa está limitada à vida do corpo de carne, e não vê mais além, senão compreende que é um espírito imortal, milenar, e não apenas um corpo de carne (este último é apenas um veiculo provisório, como o nosso automóvel, quando nos deslocamos nele), então não está espiritualizado, diga o que disser.

Está iludido, com a ilusão que é uma máquina de carne mortal. Isso não acontece apenas nos que se dizem ateus materialistas. E até pode nem acontecer em alguns desses e acontecer nos que se dizem espíritas, católicos, muçulmanos, etc. O que interessa não é o que as pessoas dizem, por vezes nem o que pensam. É a forma como as pessoas agem quando os seus interesses materiais estão em jogo que mede a evolução espiritual. Mas mesmo isso é uma medida muito relativa e de pouca fiabilidade. Para avaliar o outro eu tinha de poder colocar-me na pele dele. Pois eu não sei, se, na pele e circunstâncias dele, eu seria melhor ou pior.

Aquele que tem conhecimento espiritual é o que sabe e crê que é um espírito imortal. E isso só se sabe quando os nossos interesses mais caros, e os interesses mais caros das pessoas que mais amamos são colocados à prova.   

Ou o amigo acha que todos têm a consciência espiritual desenvolvida?

bem haja

Registado
O perdão compensa!

Offline VLRC

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 425
  • Participação: 45
  • VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!VLRC is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +195
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #70 em: 23 de Agosto de 2013, 01:09 »
0Gostou?
Ignorante=Que ignora


Mal=mal
 (latim male)
s. m.
1. Tudo o que é oposto ao bem.
2. Infelicidade, desgraça.
3. Calamidade.
4. Dano, prejuízo.
5. Inconveniente.
6. Imperfeição.
7. Ofensa.
8. O que desabona.
9. Aflição.
10. Doença.
11. Lesão.
adv.
12. Não bem.
13. Imperfeitamente.
14. Pouco; dificilmente; escassamente; apenas.
15. Severamente.
16. Com rudeza.
conj.
17. Logo que; assim que.
a mal: À força.
do mal, o menos: Expressão que indica que, apesar de se estar numa situação problemática, o facto de haver algo mais positivo ou favorável torna a situação mais suportável ou animadora.
fazer mal a: Danificar; prejudicar.

[/b]

como se ve ignorante e mal são coisas bem

diversar, só de se ver o descaso dos governantes pelo nosso planeta terra, acabando

cada vez mais com a natureza (florestas dizimadas), tudo pelo poder ,pela cobiça de ter

mais e cada vez mais ,tudo pelo vil metal em detrimento do belo e necessario para um bem viver.

E a coisa vai além ainda existem lugares que

"seres humanos"matam para se divertir matam-se os touros com aquelas facas espetando-l
hes por diversas vezes até a morte ,golfinhos em rituais macabros de maturidade ,colocam-se

animais para lutarem ,até um desfalecer de tanto sangrar, ja basta só vou ficar nesses exemplos , agora

só quero que me digam onde isso é ignorar, na maioria dos casos são pessoas bem

instruidas que tem pleno conhecimento

do que fazem,sabem que isso gera sofrimento dor ,mais a sede pelo ouro (ouro de tolo)e

para satisfazer sua crueldade  é maior e isso que lhes interessam.


O fato é que o mal existe sim e é criação do homem e não de Deus,e para se erradicar o mal do mundo
só sorvendo deste mesmo mal e sentindo a dor que isto gera ,dai nasce o discernimento e a  compreensão.
assim penso
Abç

Valter LRC

 :)



Registado
A verdade é filha do tempo, e não da autoridade.
Galileu Galilei

Offline Brenno Stoklos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3568
  • Participação: 389
  • Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Sem Livre-Arbítrio o Ser humano é inútil!
  • Relevância: +545
  • Cidade: Votorantim -SP
  • País: Brasil
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #71 em: 23 de Agosto de 2013, 03:02 »
0Gostou?
Citação de: Valter LRC em 23 de Agosto de 2013, 01:09

O fato é que o mal existe sim e é criação do homem e não de Deus,e para se erradicar o mal do mundo
só sorvendo deste mesmo mal e sentindo a dor que isto gera ,dai nasce o discernimento e a  compreensão.
assim penso
Abç

Valter LRC

 :)

[/color]


E pensa corretamente, amigo Valter LRC!

Pois a Doutrina Espírita assim nos ensina:

As vicissitudes da vida corpórea constituem expiação das faltas do passado e, simultaneamente, provas com relação ao futuro. Depuram-nos e elevam-nos, se as suportamos resignados e sem murmurar.
A natureza dessas vicissitudes e das provas que sofremos também nos podem esclarecer acerca do que fomos e do que fizemos, do mesmo modo que neste mundo julgamos dos atos de um culpado pelo castigo que lhe inflige a lei.
Assim, o orgulhoso será castigado no seu orgulho, mediante a humilhação de uma existência subalterna; o mau rico, o avarento, pela miséria; o que foi cruel para os outros, pelas crueldades que sofrerá; o tirano, pela escravidão; o mau filho, pela ingratidão de seus filhos; o preguiçoso, por um trabalho forçado, etc.


                                                                  O Livro dos Espíritos



Registado
Deus nada faz de inútil!

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #72 em: 25 de Agosto de 2013, 00:18 »
0Gostou?
   
      Amigos, 

      Sendo a finalidade do FE estudar a DE, o que significa compreendê-la, sempre faço perguntas aos amigos, pois minha intenção é entender conceitos da doutrina, do mesmo modo que os companheiros estão entendendo.

      Mas, apesar de tantas vezes que peço, sempre os amigos se esquivam, não respondem e, assim, não me ajudam a compreender. Mesmo sendo esse o objetivo do fórum!

      Sei que não é má-vontade, é evidente! Será falta de tempo?   
.......
      Vou, novamente, pedir que me ajudem a compreender. Coloco abaixo questões, todas provocadas por conceitos contidos nas respostas deste mesmo que trata da existência do “mal”.

      - primeiro: é claro como a luz do Sol que o mal existe; está aí o mundo para nos provar! Chamamos de mal tudo aquilo que traz sofrimentos ou perturbam os humanos e não-humanos e a natureza.

      - se todo efeito tem sua causa, qual é a causa de nós termos criado o mal, como alguns disseram? Porq alguns afirmam isso, se a própria doutrina diz que o mal foi criado, ou permitido, por Deus, por ser necessário para q aprendamos a destruir o mal! Isto é, que Deus criou, ou permite o mal para que aprendamos a destruí-lo!!

      - se o mal é a ausência de Deus no coração do homem, isso acontece com todos? Se não acontece com todos, porq uns têm Deus no coração e outros não? Porq uns são piores do que os outros? Escolheram ser piores?

      - se Deus ama tanto suas criaturas, que até lhes concede o livre-arbítrio, porq Ele é tão cruel para nos ensinar? Porq nos ensina, impondo sofrimentos terríveis, que podem se estender por multiplicadas encarnações e até por milhões de anos, de tão longos e tão cruéis que são, que parecerão penas eternas, para aquele que sofre?

      - se a causa de todos os sofrimentos do homem está no errado uso do livre-arbítrio, erros que nos levam para mundos de expiações, de ásperas condições de sobreviver, onde imperam a maldade, a perversidade e a perversão, o assassinato, o roubo, a mentira, o desrespeito à vida, estupros, humilhações e explorações dos filhos de Deus por outros filhos de Deus, qual é a causa de o usarmos de modo errado, se é, exatamente pelo seu uso incorreto que nos atingem todos os sofrimentos, por mais cruéis e monstruosos que sejam? Não queremos ou não conseguimos usá-lo de modo correto? Se não queremos, estamos escolhendo sofrer o que significa que possuimos uma mente deformada, incapaz, estúpida que, incontestavelmente, é inimputável perante a Lei. Se não conseguimos, onde estará nossa responsabilidade por não conseguirmos fazer aquilo que queremos fazer? 

      Se alguém disser que isso é causado por usá-lo para o mal e não para o bem, temos de perguntar: e porq fazemos isso? O que temos na cabeça, senão estupidez, se o usamos para o mal já que sabemos que vamos sofrer por isso? E temos culpa se nossa mente for tão estúpida, ao ponto de escolher ser infeliz, podendo escolher ser feliz?

      Se se disser que sofremos porq fazemos mau uso do livre-arbítrio, escolhendo o mal e não mal, pergunto: porq é que escolhemos o mal, se podemos escolher o bem?

      - se sofremos o mal devido a cometermos tantos erros, porq os cometemos?  Alguma coisa nos impede de deixar de cometê-los? Se nos impede, porq temos de sofrer por isso, se não nos cabe responsabilidade por algo nos impedir de fazer o certo?

      - se Deus é Infinita Perfeição, Amor, Justiça e Sabedoria, porq criou para que suas criaturas, criadas simples e ignorantes, evoluam, um plano de ensino onde o método mais eficiente é fazer sofrer?! De não houver sofrimento, não há evolução?!

      Texto:... não nos criando como maquinas... e nos deixa experimentar colhendo o bem e o mal que fizermos, assim nos educando pela experimentação até estarmos em harmonia com suas leis sabias.

      Conf: isso, evidentemente, significa que o Amor Soberano deixa que suas criaturas errem e errem e, em conseqüência, sofram e sofram, para que se tornem educadas e mais em harmonia com Suas leis. Se não nos educamos ainda, isso é transgredir a Lei? E se isso é transgredir a Lei, qual é a causa de ainda não estarmos devidamente educados e em harmonia com Suas sábias leis, ao ponto de as transgredirmos frequentemente o que, forçosamente, nos levará a passar, muitas vezes, por sofrimentos insuportáveis?

      Texto:Se estudarmos todas as paixões, e assim também todos os vícios, veremos que ambos têm seu princípio no instinto de conservação. Tal instinto existe com toda sua força, nos animais e nos seres primitivos que se aproximam mais à animalidade; aí ele domina sozinho, porque em tais seres, ainda não tem o contra-peso do senso moral; o ser ainda não nasceu na vida intelectual. Ao contrário, o instinto se enfraquece à medida que a inteligência se desenvolve, pois que a inteligência domina a matéria.

      Conf: e qual é a causa de, mesmo já tendo nascido em nós o conhecimento(vida intelectual), e já dispondo do contra-peso do senso moral, continuarmos  agindo com se isso não houvesse acontecido?

      Texto: O destino do Espírito é a vida espiritual;

      Conf: este é um ponto para mim muito difícil de compreender: pois, porq é que, sendo o destino do espírito a vida espiritual, ele obrigatoriamente, tem de vir ao mundo material, que não é seu destino, nem sua verdadeira pátria? O espírito necessita das lições do mundo material para aprender a viver no mundo espiritual?! Se não vier à escola no mundo material, não aprenderá a viver no mundo espiritual?

      Texto:... nas primeiras fases de sua existência corporal, apenas tem necessidades materiais a satisfazer, e (por isso) o exercício das paixões é uma necessidade para a conservação da espécie... saindo desse período, tem outras necessidades; a princípio, necessidades semimorais e semimateriais, e depois, somente morais. É então que o Espírito domina a matéria...

      Conf: todos dominam a matéria? Se nem todos, porq nem todos? Se ele não consegue abalar o jugo da matéria, será responsável por não conseguir? Conseguir ou não conseguir é escolha nossa?

      Texto: o que faz com que o mal se instale é a fraca moral que tenha um Espírito. Quem tem fraca ou má formada a moral por certo se acumpliciará ao mal...

      Conf: Já colocamos algo sobre isso em msg anterior, perguntando qual é a causa de a moral ser fraca ou mal formada. A causa está no espírito? O espírito escolhe possuir uma moral fraca e mal formada?

      Texto: a grande confusão é entre a existência do mal e a existência de criaturas más. Não existem criaturas más, na minha óptica, e na minha interpretação da doutrina espirita, apenas criaturas espiritualmente.

      Conf: concordo perfeitamente com essas palavras: não existem criaturas más, apenas ignorantes. Pois se sábios fôssemos não faríamos escolhas erradas e, consequentemente, evitaríamos os sofrimentos. Porém, se não existem criaturas más, porq muitos sofrem se os sofrimentos vêm justamente do fato alguém ser mau?

      Texto:... muitas vezes, nós prejudicamos os outros e sabemos que o estamos a fazer.

      Conf: se sabemos o q estamos a fazer, porq o fazemos? Somente, não há dúvidas, não fazemos o que sabemos que é errado, se formos ignorantes e a Lei não pune o ignorante!

      Por todo esse raciocínio, nunca consigo entender qual é a finalidade da existência da lei de causa e efeito!
..............

« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, 00:32 by Conforti »
Registado

Offline wender100%espirita

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 839
  • Participação: 88
  • wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +173
  • Cidade: uberaba MG
  • País: Brasil
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #73 em: 25 de Agosto de 2013, 16:48 »
0Gostou?
nossa o texto e muito grande rsrs, mas vou tentar responder de acordo com que eu entendo,somente esse final ai, somos punidos segundo nossas intencoes, segundo nosso grau de consciencia em fazer o mal que simplesmente a ausencia do bem,um selvagem ignorante as leis de Deus nunca sera julgado igual a nos que ja estamos moralmente mais adiantados, a lei de causa e efeito e justamente o que Jesus disse a cada um segundo suas obras, essa lei e justamente e  reflexo das nossas acoes! e mais ou menos assim que eu entendo! paz e luz a todos!

Registado
sou apenas um aprendiz!

Offline Brenno Stoklos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3568
  • Participação: 389
  • Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Sem Livre-Arbítrio o Ser humano é inútil!
  • Relevância: +545
  • Cidade: Votorantim -SP
  • País: Brasil
Re: O Mal Não Existe?
« Responder #74 em: 25 de Agosto de 2013, 18:28 »
0Gostou?
Citação de: Conforti em 25 de Agosto de 2013, 00:18

      Sendo..........................
...............................................efeito!



se todo efeito tem sua causa, qual é a causa de nós termos criado o mal, como alguns disseram?

Ignorância!


Porq alguns afirmam isso, se a própria doutrina diz que o mal foi criado, ou permitido, por Deus, por ser necessário para q aprendamos a destruir o mal! Isto é, que Deus criou, ou permite o mal para que aprendamos a destruí-lo!

Proposição falsa! Em nenhum momento se afirma isso na DE!


se o mal é a ausência de Deus no coração do homem, isso acontece com todos? Se não acontece com todos, porq uns têm Deus no coração e outros não? Porq uns são piores do que os outros? Escolheram ser piores?

O mal é transgressão das Leis Divinas!


se Deus ama tanto suas criaturas, que até lhes concede o livre-arbítrio, porq Ele é tão cruel para nos ensinar?

Deus não nos ensina nada ! Deu-nos suas Perfeitas Leis para que com Elas aprendamos!


Porq nos ensina, impondo sofrimentos terríveis, que podem se estender por multiplicadas encarnações e até por milhões de anos, de tão longos e tão cruéis que são, que parecerão penas eternas, para aquele que sofre?

Os sofrimentos são consequência de nossas faltas e a Reencarnação é a expressão de Sua Justiça!


se a causa de todos os sofrimentos do homem está no errado uso do livre-arbítrio, erros que nos levam para mundos de expiações, de ásperas condições de sobreviver, onde imperam a maldade, a perversidade e a perversão, o assassinato, o roubo, a mentira, o desrespeito à vida, estupros, humilhações e explorações dos filhos de Deus por outros filhos de Deus, qual é a causa de o usarmos de modo errado, se é, exatamente pelo seu uso incorreto que nos atingem todos os sofrimentos, por mais cruéis e monstruosos que sejam? Não queremos ou não conseguimos usá-lo de modo correto?

Ignorância!


Se não queremos, estamos escolhendo sofrer o que significa que possuimos uma mente deformada

Pergunto: O amigo sabe falar chinês?

Se não, o amigo consideraria que tem uma mente deformada? Ou apenas é ignorante?
 

Se alguém disser que isso é causado por usá-lo para o mal e não para o bem, temos de perguntar: e porq fazemos isso?

Ignorância!


O que temos na cabeça, senão estupidez, se o usamos para o mal já que sabemos que vamos sofrer por isso? E temos culpa se nossa mente for tão estúpida, ao ponto de escolher ser infeliz, podendo escolher ser feliz?

Ignorância não é estupidez! Só aprendemos o valor de uma ação após sofrer as consequências de sua prática. Consequências estas que podem ser boas ou más!


Se se disser que sofremos porq fazemos mau uso do livre-arbítrio, escolhendo o mal e não mal, pergunto: porq é que escolhemos o mal, se podemos escolher o bem?

Ignorância!


se sofremos o mal devido a cometermos tantos erros, porq os cometemos?  Alguma coisa nos impede de deixar de cometê-los? Se nos impede, porq temos de sofrer por isso, se não nos cabe responsabilidade por algo nos impedir de fazer o certo?

Ignorância.............................





Registado
Deus nada faz de inútil!


  • Imprimir
Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 21   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
O mal existe?

Iniciado por Ana Ang « 1 2 » Power Point

28 Respostas
8149 Visualizações
Última mensagem 08 de Julho de 2008, 19:30
by vennus
O mal existe??

Iniciado por Lo Neves Lei de Causa e Efeito

4 Respostas
3300 Visualizações
Última mensagem 03 de Dezembro de 2010, 19:14
by new
Se existe Mente, não existe Realização.

Iniciado por Conforti « 1 2 » Espiritualismo

18 Respostas
6266 Visualizações
Última mensagem 25 de Abril de 2011, 22:53
by Conforti
Existe Ou Não Existe O Acaso ?

Iniciado por Felipa Power Point

0 Respostas
3134 Visualizações
Última mensagem 09 de Outubro de 2011, 23:37
by Felipa
Existe o pensador, ou apenas o pensamento?

Iniciado por Olé « 1 2 3 4 5 » Espiritualismo

71 Respostas
18429 Visualizações
Última mensagem 18 de Agosto de 2015, 22:53
by Olé

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC