Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => O Céu e o Inferno => Tópico iniciado por: adolfjunior em 01 de Novembro de 2010, 16:51

Título: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: adolfjunior em 01 de Novembro de 2010, 16:51
Boa tarde

Sou novo no Fórum, na minha primeira mensagem e tópico, queria pedir a opinião de vcs que estão a mais tempo no espiritismo,

Sempre quando leio o livro não consigo dormir bem,  acordo muitas vezes na Noite, as vezes acordo em pé na sala, tento fazer uma oração para conseguiur dormir mas mesmo assim é complicado, a aconteceu algo masi estranho comigo, outro dia acordei falando sozinho,  palavras muito dificeis masi era como se eu tivesse orando,  mais como se não fosse eu, e me pergunto, mesmo sabendo q não estava dormindo,  se foi real...
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Mourarego em 01 de Novembro de 2010, 17:08
Adolfo,
nada há nesta obra que tenha um condão de prejudicar a nada, mesmo ao sono.
Se lhe aconteceu isso  o fato deve estar preso a qualquer outra causa de fundo ansioso, alimentar, mas não a obra.
O mesmo dizem do café que se toma e que pode tirar o sono...
O "pode" contido na explicação dá a resposta; para alguns menos fortes pode ser que assim se dê, eu por exemplo tomo café mesmo antes de ir para a cama e durmo tão bem quanto se não tivesse ingerido a bebida.
Se o amigo deixar de fazer esta associação de repente não mais vai sentir essa situação.
Abraços,
Moura
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Ezio Oliveira Junior em 01 de Novembro de 2010, 17:16
Adolfo,
E muito grande a variedade de circunstâncias que podem levar à ocorrência de situações como a que descreves. Por isso penso que o mais acertado e que procures o 'atendimento fraterno" no Centro Espírita que costumas frequentar. Quase todas as casas Espíritas mantém este tipo de serviço. Caso contrário, procure conversar com algum trabalhador do Centro para que ele te encaminhe a quem possa te esclarecer melhor sobre estes fatos. Uma conversa pessoal te será muito mais proveitosa. Independentemente de qualquer coisa, a frequência sistemática às atividades de exposição doutrinária são sempre esclarecedoras e ajudam muito a dormir melhor.
Abraço fraterno,
Ézio
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Flavio Santos em 01 de Novembro de 2010, 19:00
Se você tem problemas de distúrbios relacionados ao sono, procure um médico especializado. A obra supracitada não tem nada com o que lhe acontece, pode estar certo. Médico, irmão! Procure um...
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Adelpho em 01 de Novembro de 2010, 19:09
Adolf: Pesquise mais sobre o tema.  Pede ser sonambulismo. Na medicina, é um estado de automatismo ambulatório, que ocorre durante o sono, e em que o indivíduo realiza atos mais ou menos coordenados e dois quais, quando desperta, não se recorda.  No espiritismo, a magnífica codificação kardecista, em seu "O Livro dos Mèdiuns, classifica como "médiuns sonanbúlicos".  ABRAÇOS...adelpho.
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Mourarego em 01 de Novembro de 2010, 19:17
Adelpho,
a conceituação trazida pelo LM em nada tem a ver com a conceituação tida pela medicina quanto aos sonambulos.
Para Kardec sonambulos, só aos verdadeiras extáticos, logo uma conceituação dentro dos limites da medianimidade.
Para a medicina é um transtorno do sono.
abraços,
Moura
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Adelpho em 01 de Novembro de 2010, 20:53
Moura: Apenas formulei dois conceitos (não meus). O médico, baseado na medicina, é logico. E o espírita, codificado no Livro dos Médiuns. Além disso, tive o cuidado de sugeir ao sr.Adolf para pesquisar mais sobre o tema.  O que "nada tem a ver" é o seu exemplo do café.  Conforme se aprende na medicina, este contém substâncias como a cafeína, estimulante do sistema nervoso que realmente pode provacar insônia, embora não seja o seu caso.  O que também "nada tem a ver" é o próprio título postado sobre o tema, relacionando o nome de um livro com a falta de sono..........Durma bem !
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Firmino de Souza em 01 de Novembro de 2010, 21:46
Boa noite meu amigo Adolfo,
Passo algumas coisas parecidas, mais comigo é relacionado a noites anteriores mal dormidas. Quando estou muito cansado, acontece alguns pesadelos estranhos comigo. Parece que estou acordado (e na realidade estou dormindo) e não consigo me mexer como se meu corpo estivesse imobilizado. E tambem as vezes sinto que como que minha alma saisse do meu corpo e eu meio que consciente (não sei dizer por certo) ando pela casa toda.
E muito estranho, mais verifique de repente se você lê um pouquinho mais alem da hora.

Abraços Adriano.
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Dinalmo em 02 de Novembro de 2010, 12:50
Que a Paz Do Mestre Divino esteja conosco

Querido adolfjunior

Interessante sua colocação, neste pequeno empecílio que se faz à leitura da Obra O Céu e o Inferno, não só por ser esta Obra, mas também apresentei, certa dificuldade em ler algumas Obras que não possuía o entendimento suficiente para dar prosseguimento em sua leitura.

Sendo ou não, do Pentateuco, de André Luiz, Yvonne Amaral Pereira e outros, as vezes tinha necessidade de parar a leitura no meio do livro, ler um outro por inteiro para, depois conseguir ir adiante no que tinha parado.

Allan Kardec em sua sabedoria assistida pelo Plano Superior, recomenda a leitura do Pentateuco na sequência de suas publicações para que haja um acompanhamento de idéias, lembre que a natureza não dá saltos.

A todos, coloco aqui, meu humilde Ponto de Vista, que por ser pessoal, não representa a opinião de todos e por isso, passível de erro.

Que Deus nos proteja, a todos, para sempre.
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Mourarego em 02 de Novembro de 2010, 15:14
Quer dizer, Adelpho, que os "seus" conceitos servem, mas os meus "não têm nada a ver",  interessante!!!
O que falei sobre a doutrina se encontra no LM, e esta é a parte de doutrina que serve, mas para ilustrar que os conceitos da ciência seguem linha generalista, comentei sobre a influência da cafeína em mim, e posso dizer em minha esposa e filhos, a nós nada trazem de perda de sono.
O Jô Soares já disse a mesma coisa na TV várias vezes.
Ele é outro que igual a mim comia feijão fradinho que é uma comida pesada e que portanto deveria tirar também o sono, as 4 da madrugada e vai dormir e dorme muito bem.
Ou seja, nós, os errados não servimos de parâmetro mas as "suas" alegações, estas sim, estão cobertas pela razão...
Note bem , meu amigo, eu antes de mais nada indiquei a doutrina e como ilustração trouxe o meu exemplo próprio para com a cafeína, e com podemos ver não foi este o mesmo caminho que o amigo tomou e seguiu no seu post.
Agora conta uma de português mano!
Moura

Moura: Apenas formulei dois conceitos (não meus). O médico, baseado na medicina, é logico. E o espírita, codificado no Livro dos Médiuns. Além disso, tive o cuidado de sugeir ao sr.Adolf para pesquisar mais sobre o tema.  O que "nada tem a ver" é o seu exemplo do café.  Conforme se aprende na medicina, este contém substâncias como a cafeína, estimulante do sistema nervoso que realmente pode provocar insônia, embora não seja o seu caso.  O que também "nada tem a ver" é o próprio título postado sobre o tema, relacionando o nome de um livro com a falta de sono..........Durma bem !
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: BAGNOLI em 02 de Novembro de 2010, 15:32
Prezado irmão Adolf, isso pode ter ligação com sua imaginação, trazendo-lhe algum medo escondido dentro de você. Quando lê o Livro o Céu e o Inferno, deveria encontrar paz, pois o mesmo nos tráz informações importantes sobre o Amor de Deus, sempre nos dando oportunidades de aprendizagem e acerto de erros passados. Acredito que seja ligado a psicologia, como já disse você pode ter medo de alguma coisa. Aconselho, que leia primeiro o Livro dos Espíritos e o Evangelho Segundo o Espiritismo. Após a leitura dessas duas obras, acredito que você superará o medo, se for o caso, e conseguirá ler o Céu e o Inferno em paz.
Também busque ajuda em um Centro Espírita "sério" e comprometido com a assistência puramente Espírita, digo isso porquê tem cada "coisa" por aí se dizendo Espírita. Vale a pena ter cuidado. No Centro Espírita converse com uma pessoa que tem conheceimentos espíritas e coloque sua questão. Quem sabe já resolve seu problema. Outra seria você buscar ajuda psicológica e explicar ao médico, o que vem ocorrendo com você. Só não diga que está lendo o Livro Céu e o Inferno, porquê há muitos médicos descrentes e ateus por aí. Diga que se sente mal quando está lendo alguma coisa e relate ao psicólogo o que vem ocorrendo.
Espero que consiga superar tudo isso e encontre seu caminho na Doutrina Espírita, que é libertadora e luminosa em todo seu aspecto.
Fique na paz de Jesus e tenha coragem e fé para encarar os desafios que a vida lhe impõe.
Bagnoli - 02/11/2010 - 13:30 horas 
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Mourarego em 02 de Novembro de 2010, 15:37
é isso ai bagnoli.
Não quis tocar nesse assunto para que por alguma outra razão pudesse vir a aumentar  a coisa toda.
Sabemos que a obra citada não tem nenhum conteúdo que faça alguém ter medo ou ficar superexcitado, contudo sabemos também que alguns, por desconhecimento da doutrina e por muita "literatice" que se diz espírita postada na Internet, possa trazer essa visão deturpada.
Talvez por isso o nosso amigo Adolf, possa ter esses cometimentos.
abração,
Moura
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: MarcoALSilva em 02 de Novembro de 2010, 15:39
Boa tarde

Sou novo no Fórum, na minha primeira mensagem e tópico, queria pedir a opinião de vcs que estão a mais tempo no espiritismo,

Sempre quando leio o livro não consigo dormir bem,  acordo muitas vezes na Noite, as vezes acordo em pé na sala, tento fazer uma oração para conseguiur dormir mas mesmo assim é complicado, a aconteceu algo masi estranho comigo, outro dia acordei falando sozinho,  palavras muito dificeis masi era como se eu tivesse orando,  mais como se não fosse eu, e me pergunto, mesmo sabendo q não estava dormindo,  se foi real...

Partindo da premissa de que a sua insônia ocorre somente quando lê o referido livro:

Caro amigo, talvez o conteúdo da obra lhe traga uma certa excitação à alma. Veja, o livro aborda a justiça cármica (perdôem-me o emprego desse termo) e relata casos de Espíritos em condições boas, medianas e ruins, do ponto de vista das consequências sofridas pela conduta assumida durante a encarnação.

Isso, para quem se põe a conhecer a Doutrina, debutando nos conceitos e na conscientização de que somos 100% responsáveis pela nossa Vida, ao menos no meu caso já trouxe muita preocupação...

Se for isso, não fique alarmado...

É um aguilhão abençoado que nos tira da zona de conforto e nos convida ao bom combate.

Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Alan Lisboa em 02 de Novembro de 2010, 18:06
Procure um Psicologo e força para vencer seus medos =]

Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: BAGNOLI em 02 de Novembro de 2010, 19:42
Senhor Mourarego, agradeço suas considerações. Peçamos a Jesus que nosso irmão Adolf Junior possa passar por cima de tudo isso que já citamos e siga em frente.
Abraço.
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Antonio Renato em 03 de Novembro de 2010, 01:40
Caro irmão Mourarego,é sempre bom tê-lo como mediador,com as suas respostas bastante coerente baseadas no profundo conhecimento da nossa Doutrina,um dia talvez eu consiga chegar a pelo menos 49% dos seus conhecimentos,e outra coisa,o café tambem não tira meu sono,fique na paz.
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: pati em 22 de Novembro de 2010, 20:33
Bons dias a todos!!

Caro Adolf,

Leia com atenção as colocações dos amigos acima. Cada um trouxe informações e posicionamentos importantes para o que vc está passando, no momento(...isso tb passa...)
Não deixe de procurar mais informações a respeito, pois a leitura das obras da codificação não nos traz mal algum. Como já foi dito, converse com alguém com base doutrinária para lhe esclarecer melhor. Confesso ter passado por coisa semelhante; passei a estudar em grupo, assim me parece melhor. Algum amigo aqui disse que o estudo do Espiritismo nos tira do comodismo. Isso mexe muito conosco, pois o fato é que não queremos ser incomodados nas nossas maneiras habituais, isso "dá muito trabalho",né?
Bem, é isso, Adolf. Não se abale tanto, estude no seu ritmo e vontade no entendimento. Todo incômodo, pesadelo, ou coisa que o valha, passa, na medida do seu empenho em instruir-se. Dê tempo a vc. Reinicie a leitura qdo achar que isso não vai lhe transtornar mais, pois a DE é instrumento de melhoria pessoal e não de nos trazer malefícios de qqr espécie.
Abraços
pati

Estejamos em Deus
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Mirina em 24 de Novembro de 2010, 01:00
Querido amigo,

meu filho, em tenra idade, cerca de 05 ou 06 anos, acordava no meio da noite, aparentemente em batalhas, pedindo socorro e proteção.  Muitas vezes, sonambulo, suplicava para que não o deixassemos, pois queriam pegá-lo.

Aquilo, ao mesmo tempo me angustiava e assombrava.  Pude perceber que ainda uma tenue lembrança o conduzia a um estado mental de vidas passadas.
Fui esclarecendo com amor e muita calma sobre a doutrina.  Explicando na linguagem infantil, que viver é como frequentar a escola.  Se aprendemos as lições passamos de ano, se não, continuamos na mesma série até aprender.
Ele foi crescendo, hoje não tem mais crises, e para minha alegria tem uma noção da vida que as vezes me deixa sem palavras.

Instrua-se, continue seu estudo, enfrente o medo e todas as manifestações que possam te intimidar.
Creia-me seu espirito esta sedento destas lições, e cabe a voce, conscientemente acreditar neste caminho e insistir.
As crises vão passar, na mesma velocidade em que voce vai aprender a dominar todas estas manifestações.

Deus esta sempre contigo, e do seu lado um anjo a guiar seus passos.  Creia nisso e não desita!

Abs, e muita luz,
Mirina
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: soninha mascarenhas em 17 de Abril de 2011, 00:02
Olá, Querido irmão,
Não há nada nesta obra que deixe alguem com insônia, com ansiedade,  aconselho que procure um centro espírita, para ver o que está por trás desse incômodo que te atormenta e não deixe de ler o livro.
Desejo paz muita paz pra você.
Soninha
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Wellington tkd em 13 de Julho de 2011, 15:37
Bom dia, amigo! Talvez sua preocupação, alguma culpa, entusiasmo, ou outro tipo de fator emocional pode ter feito isso com você. Como você mesmo diz que está ainda aprendendo com o espiritismo, as idéias da doutrina podem ser novas pra você e talvez por um motivo de interpretação, pode estar te assustando de alguma forma, apesar de não ter nada de assutador nesse livro, muito pelo contrário. Mas tem gente que reage diferente. Eu tinha uma amiga, que a cada reportagem de uma doença nova que aparecia ela achava que estava com os sintomas, isso a assustava muito. Nós achavamos graça nisso, mas era sério. Portanto, por você ainda não ter muita afinidade com o espiritismo, não ter feito um estudo mais aprofundado sobre o assunto, pode estar fazendo isso com você. Devo frisar: Não é o espiritismo ou o livro que está fazendo isso com você. Procure estudar um pouco mais a fundo. Quanto ao sonambulismo, deve-se procurar um médico especialista em sono, vai te fazer bem quanto ao sonambulismo e a insônia que você tem. Ah... a alimentação incorreta à noite é um fator provavel quanto a isso. Resumindo, procure um médico, pois se há algum descontrole em seu sono, está te prejudicando a saúde. Muia paz
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Wellington tkd em 13 de Julho de 2011, 15:47
Só uma historinha rápida: Um homem tinha comprado um carro novo. Como ele gostava muito de sorvete, na segunda comprava um pote de sorvete de morango, na quinta de chocolate e no domingo de creme. O interessante era que toda vez que ele comprava o sorvete de creme o carro dele dava defeito e não funcionava. Ele enviou a carta contando sua estranha historia para o fabricante do carro. Depois de uma loga perícia, descobriu o porquê. É que o problema de seu automovel estáva quando o motor dele esfriava. Tipo... os sorvetes de chocolate e o de morango ficavam mais a frente da sorveteria. Portanto quando o nosso amigo comprava esses sabores, ia para o carro e motor ainda estava quente. Já com o sorvete de creme, que ficava mais no fundo da sorveteria e demorava um pouco para pegar, o carro esfriava o motor e.... olha aí o problema. O sorvete de creme não era a maldição do carro, o problema do carro era inteiramente mecânico.Então o que tem a ver essa história com o nosso amigo que não dorme com o livro o Céu e o Inferno? Tudo... o nosso amigo pode estar com alguma disfunção orgânica ou psicológica que atrapalha o sono. Paz a todos.
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Mourarego em 14 de Julho de 2011, 20:15
Essa estorinha é ótima mano Wellington, eu já a conhecia e mesmo já a usei em palestras para demonstrar que também nós costumamos carrear como causas de algo coisas que geralmente nada têm a ver como mal que se sinta o uo que nos aconteça
Abraços,
Moura
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Vcb em 04 de Outubro de 2011, 23:25
Hum, mas nesse caso, segundo a Codificação de Kardec, pessoas que ficam sonâmbulas ( como é o caso do nosso irmão ) possuem um grau de mediunidade.

Não seria o caso do despertar da consciência mediúnica? Lembrando que a sensibilidade ao que nos rodeia pode ser mais ou menos intensa de pessoa para pessoa, e as que desconhecem e não possuem domínio do mesmo, se apavoram, e parece-me o que está acontecendo aí... Eu também sugeriria consultar alguém de confiança do CE ( Centro Espírita ) que frequena para excluir primeiramente a causa espiritual.

Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: tuler em 05 de Outubro de 2011, 00:54
Alguém de confiança em um CE é aquele estudioso do Espiritismo que recomendaria  uma consulta ao médico, eliminando primeiramente as causas físicas e psicológicas.
Também esclareceria sobre o sono e os sonhos segundo o Espiritismo e incentivaria o estudo da  codificação.

Provavelmente receberá receita de x passes tipo tal, fluidoterapia, desobssessão, "desenvolvimento" mediúnico...
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Marcelo Pacheco em 22 de Novembro de 2012, 21:52
Olá , também sou novo por aqui e sou o Marcelo.
Só agora estou dando mais atenção a este forum e decidi começar por responder aqui.
Adolf, também já li o livro e em nada me alterou com o meu estado de dormir, sempre tive um dormir calmo e sereno e assim continuei, penso que deves procurar outro tipo de ajuda não associando esses acontecimentos à leitura do livro.
Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: HamLacerda em 06 de Dezembro de 2012, 16:28
Boa tarde

Sou novo no Fórum, na minha primeira mensagem e tópico, queria pedir a opinião de vcs que estão a mais tempo no espiritismo,

Sempre quando leio o livro não consigo dormir bem,  acordo muitas vezes na Noite, as vezes acordo em pé na sala, tento fazer uma oração para conseguiur dormir mas mesmo assim é complicado, a aconteceu algo masi estranho comigo, outro dia acordei falando sozinho,  palavras muito dificeis masi era como se eu tivesse orando,  mais como se não fosse eu, e me pergunto, mesmo sabendo q não estava dormindo,  se foi real...

Olá, meu caro.

Estava lendo um artigo na Revista Espírita e lembrei da sua pergunta. Espero que possa tirar algumas dúvidas.

Segue abaixo.



Revista Espírita 1868 » Maio » Educação de além-túmulo


Escrevem-nos de Caen:

Uma senhora e suas três filhas, querendo estudar a Doutrina Espírita, não podiam ler duas páginas sem sentir um mal-estar que elas não entendiam. Um dia encontrei-me em casa dessas senhoras, com uma jovem médium sonâmbula muito lúcida. Esta adormeceu espontaneamente e viu perto de si um Espírito que reconheceu como o padre L..., antigo cura do lugar, falecido há uns dez anos.

“Pergunta: ─ Sois vós, senhor, o cura, que impedis esta família de ler?

“Resposta: ─ Sim, sou eu. Velo incessantemente sobre o rebanho confiado aos meus cuidados. Há muito tempo que vos vejo querer instruir minhas penitentes em vossa triste doutrina. Quem vos deu o direito de ensinar? Fizestes estudos para isto?

“─ Dizei-nos, senhor padre, estais no Céu?

“─ Não. Não sou bastante puro para ver a Deus.

“─ Então estais nas chamas do purgatório?

“─ Não, pois não sofro.

“─ Vistes o inferno?

“─ Fazeis-me tremer! Vós me perturbais! Não vos posso responder, porque talvez me digais que devo estar numa destas três coisas. Tremo ao pensar no que dizeis, contudo sou atraído para vós pela lógica de vossos raciocínios. Voltarei e discutirei convosco.

“Com efeito, ele voltou muitas vezes. Discutimos e ele compreendeu tão bem que foi tomado de entusiasmo. Ultimamente ele exclamava: “Sim, agora sou espírita, dizei-o a todos os que ensinam. Ah! Como eu gostaria que eles compreendessem Deus como este anjo mo fez conhecer!” Ele falava de Cárita, que tinha vindo a nós e diante da qual ele caiu de joelhos, dizendo que não era um Espírito, mas um anjo. A partir desse momento ele tomou por missão instruir os que pretendem instruir os outros.”


Título: Re: Nao Consigo dormir direito quando Leio Céu e o inferno
Enviado por: Ingrid Prates V Silva em 26 de Janeiro de 2013, 03:49
Mal posso esperar para ler esta obra. Estou lendo OLE e OLM e aprendendo muito. ;D