0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
facto é que nem todos os Espíritos têm sofrimentos morais, e pelo contrário sabemos que os obsessores são Espíritos desencarnados e podem sê-lo por séculos, querendo. Terá que haver algo na erraticidade que os façam se arrepender, não? Será os Umbrais ou não?
Livro dos Espiritos255. Quando um Espírito diz que sofre, de que natureza é seu sofrimento?“Angústias morais, que o torturam mais dolorosamente do que todos os sofrimentosfísicos.”236. Pela sua natureza especial, os mundos transitórios se conservam perpetuamente destinados aos Espíritos errantes?“Não, a condição deles é meramente temporária.”
Daí que o Livro dos Espíritos diz que só os Espíritos Puros já se libertaram da influência da matéria na erraticidade. Isso deve significar algo além de "não precisam mais reencarnar", creio.
251. São sensíveis à música os Espíritos?“Aludes à música terrena? Que é ela comparada à música celeste? A esta harmonia de que nada na Terra vos pode dar idéia? Uma está para a outra como o canto do selvagem para uma doce melodia. Não obstante, Espíritos vulgares podem experimentar certo prazer em ouvir a vossa música, por lhes não ser dado ainda compreenderem outra mais sublime. A música possui infinitos encantos para os Espíritos, por terem eles muito desenvolvidas as qualidades sensitivas. Refiro-me à música celeste, que é tudo o que de mais belo e delicado pode a imaginação espiritual conceber.” 252. São sensíveis, os Espíritos, às magnificências da Natureza?“Tão diferentes são as belezas naturais dos mundos, que longe estamos de as conhecer. Sim, os Espíritos são sensíveis a essas belezas, de acordo com as aptidões que tenham para as apreciar e compreender. Para os Espíritos elevados, há belezas de conjunto que, por assim dizer, apagam as das particularidades.”
Tudo é matéria. A dimensão é que varia. Nós não devemos pensar que a matéria é exclusiva do mundo físico. A matéria do mundo físico é matéria física, a do mundo espiritual é matéria espiritual, se assim quiserdes entender. Eu não confundia a matéria com o fluido e veremos porquê.
Já agora devo acrescentar que quando se fotografa a Aura é o corpo Vital que é fotografado. As coisas do mundo físico só detectam as coisas deste mundo. A câmara de Kirlian é este corpo que fotografa. Aquela fotografia que foi apresentada no fórum é este o corpo que detectou e não a Alma como se pretende.
Frisei por diversas vezes, este conceito, de que o mundo físico é uma cópia do mundo espiritual, de forma intencional. Por isto dá para entender que, no meu conceito, tudo o que existe no mundo físico também existe no mundo espiritual, e não só. Há coisas que existem no mundo espiritual que não existem no mundo físico. Todas as coisas que são comuns, no mundo espiritual são mais perfeitas. Desde as Habitações a tudo o resto. Oiçam os relatos dos Videntes.
Não esquecer que sendo o corpo espiritual um corpo de matéria animado por um corpo energético, como no plano físico, ele também está sujeito ao desgaste. No mundo físico há pessoas que têm uma capacidade de recuperação muito superior a outras, daí que necessitem de que o seu corpo físico descanse menos para recuperar energias. No mundo espiritual sucede a mesma coisa. Em relação à capacidade de utilização do que existe no mundo espiritual, pelos Espíritos, coloca-se a mesma questão que no mundo físico, se dermos um livro a um analfabeto que fará ele com esse livro?
Não me parece que haja qualquer contradição entre a resposta 113 e a 253 do livro dos Espiritos.Os espiritos puros já não vão reencarnar mais. Por isso já não estão sujeitos às vicissitudes da vida carnal, a que os encarnados (como nós) estão.
Agora, como poderão objectar que estamos na área de estudo da codificação e esses textos que coloquei em anexo são "opiniões" de Espíritos "alucinados"
PeregrinoEu não disse que alguém disse, apenas que "poderão objectar", é uma hipótese futura que quis anticipar, justificando a minha colocação. Estavamos a falar da codificação e eu trouxe uma sintese de André Luiz. Justifiquei a sua razão no debate. Desculpa se pareceu uma critica. Não era essa a intenção.
Citação da citação do Peregrino"A quem não conhece a verdadeira constituição do mundo invisível, parecerá estranho que os Espíritos que, segundo eles, são seres abstractos, imateriais, indefinidos, sem corpo, sejam vítimas dos horrores da fome; mas o espanto cessa quando se sabe que esses mesmos Espíritos são seres como nós; que eles têm um corpo, fluídico é verdade, mas que não é menos da matéria; que, em deixando o seu envoltório carnal, certos Espíritos continuam a vida terrestre com as mesmas vicissitudes durante um tempo mais ou menos longo. Isto parece singular, mas isto é, e a observação nos ensina que tal é a situação dos Espíritos que viveram mais da vida material do que da vida espiritual, situação frequentemente terrível, porque a ilusão das necessidades da carne se faz sentir, e se têm todas as angústias de uma necessidade impossível de ser saciada. (...) Isto é uma crueldade do Ser supremo? Não, é uma lei da Natureza inerente ao estado de inferioridade dos Espíritos e necessária ao seu adiantamento; é um prolongamento misto da vida terrestre durante alguns dias, alguns meses, alguns anos, segundo o estado moral dos indivíduos.
situação frequentemente terrível, porque a ilusão das necessidades da carne se faz sentir, e se têm todas as angústias de uma necessidade impossível de ser saciada.
Fica então claro que a frase "espiritos alucinados" é da tua autoria e não de mais ninguém aqui do fórum.
A necessidade ilusória (psicológica) existe, apesar de não haver corpo nem necessidades fisicas reais, mas não há possibilidade de a saciar.Estou de acordo. É exactamente isto que eu penso
Se isso é assim tão importante para ti, fica claro
Desculpa, mas não é nada disso que Kardec escreveu no texto que apresentei (o texto é dele, não meu, Vitor, não entendo porque dizes a "minha" citação).
E sim as cidades espirituais saciam essa necessidade.
PeregrinoE sim, os espiritos têm um corpo, embora semi-material: o perispirito, que ainda não é totalmente fluidico, mas denso para nós que ainda não nos libertamos da influencia da matéria.
Livro dos EspiritosPerispírito93. O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendemalguns, está sempre envolto numa substância qualquer?“Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastantegrosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera etransportar-se aonde queira.”94. De onde tira o Espírito o seu invólucro semimaterial?“Do fluido universal de cada globo, razão por que não é idêntico em todos osmundos. Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais deroupa.”a) - Assim, quando os Espíritos que habitam mundos superiores vêm ao nosso meio,tomam um perispírito mais grosseiro?“É necessário que se revistam da vossa matéria, já o dissemos.”95. O invólucro semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode serperceptível?“Tem a forma que o Espírito queira. É assim que este vos aparece algumas vezes,quer em sonho, quer no estado de vigília, e que pode tomar forma visível, mesmopalpável.”
É isso que resulta claramente dos textos escritos por Kardec na Revista Espírita e que eu coloquei em anexo nas minhas postagens anteriores.
E sim, os espiritos têm um corpo, embora semi-material: o perispirito, que ainda não é totalmente fluidico, mas denso para nós que ainda não nos libertamos da influencia da matéria.
Sobre os filmes que mencionei não penses que são assim tanta ficção. Quem escreveu os argumentos ou sabe ou foi intuido. Acredita que eles refletem a realidade.Claro que há algum romanceado no adaptar das situações mas afirmo, com toda a certeza, que, qualquer uma delas, podia muito bem ter acontecido daquela forma.
Só o livro "Nosso lar" vendeu milhares e milhares de exemplares e foi considerado o melhor livro espírita do século XX. Ass: Carlos Ribeiro
Assim podemos entender que aqueles que têm baixa moral, os que, duma forma ou doutra, se encontram presos aos valores da matéria, etc., se irão situar nos níveis mais baixos do plano astral, 7º e 6º subplanos.
Iniciado por *Leni* « 1 2 ... 17 18 » Artigos Espíritas
Iniciado por Jos « 1 2 » Páginas na internet
Iniciado por Marccello « 1 2 » Áudio
Iniciado por Denize Moreira Power Point
Iniciado por dOM JORGE « 1 2 3 » Outros Temas
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.