Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • O Céu e o Inferno »
  • As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 [2] 3 4 ... 34   Ir para o fundo

Autor Tópico: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?  (Lida 109238 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #15 em: 22 de Abril de 2008, 16:55 »
0Gostou?
...continuação

Citar
facto é que nem todos os Espíritos têm sofrimentos morais, e pelo contrário sabemos que os obsessores são Espíritos desencarnados e podem sê-lo por séculos, querendo. Terá que haver algo na erraticidade que os façam se arrepender, não? Será os Umbrais ou não?

Os sofrimentos morais são muito mais fortes do que os sofrimentos fisicos. Os espiritos não precisam de sofrimentos fisicos para sentirem vontade de se corrigir. Têm que lhe chegue mesmo sem sofrimentos fisicos.

Para além disso eles podem entrever e invejar a felicidade dos bons espiritos. Chegar à conclusão que andaram a perder tempo e que muitos daqueles que eles consideravam seus inferiores na terra são agora muito mais felizes e têm uma posição melhor, pois são moralmente mais elevados.

Citar
Livro dos Espiritos

255. Quando um Espírito diz que sofre, de que natureza é seu sofrimento?

“Angústias morais, que o torturam mais dolorosamente do que todos os sofrimentos
físicos.”


236. Pela sua natureza especial, os mundos transitórios se conservam perpetuamente destinados aos Espíritos errantes?

“Não, a condição deles é meramente temporária.”


_____________________________________________________________________
Citar
Daí que o Livro dos Espíritos diz que só os Espíritos Puros já se libertaram da influência da matéria na erraticidade. Isso deve significar algo além de "não precisam mais reencarnar", creio.

Os espiritos puros não têm erraticidade, pois já não encarnam.

Não estar sob a influência da matéria, na minha óptica, é libertar-se da ilusão que a felicidade está nos gozos materiais. Esses espiritos são livres e não estão confinados a certos planetas e locais, como nós. Estão onde eles quiserem, quando quiserem. A prisão a um planeta ou a um grupo de planetas equivalentes impede-nos de ir para outros melhores. Isso também é prisão á matéria.

Hoje em dia já temos a noção de alguns desses prazeres, como por exemplo confraternizar com que amamos e que nos ama (estou a falar da afeição da alma, óbviamente). Sentir-se bem quando tudo corre bem a que amamos, sentir-se útil à sociedade dentro do nosso circulo reduzido ou a nivel mais geral (no caso das pessoas que têm essa oportunidade), gostar que tudo corra bem a toda a gente e sentir-se feliz quando isso acontece, etc., etc.
_________________________________________________________________________

Na realidade o Livro dos Espiritos não faz um relato exaustivo dos pormenores todos do estado de erraticidade. Certezas quanto a estas coisas eu não posso nem quero dar, pois isso não seria honesto da minha parte.

Face a isso não há razão para eu negar nem para aprovar as crenças das pessoas que pensam de forma diferente da minha. Cada um imagina o universo á sua maneira.

Mas será que as opiniões são assim tão diferentes da minha?

Se definirmos colónia como um planeta ou uma zona do espaço onde se reunem espiritos com o objectivo de ajudar aqueles que acabam de desencarnar, que servem como base para o lançamento de missões de auxilio na terra, etc. Não acho nada estranho. O que eu acho estranho é imaginar que nessas colónias os desencarnados tenham uma vida parecida com a dos encarnados na terra, com necessidades alimentares, necessidade de ter casas, e outras que são função das caracteristicas dos corpos fisicos das pessoas da terra, quando já não temos corpo fisico.

Mas eu não tenho provas de que as coisas não sejam assim. Até prova em contrário, para mim, tudo é possivel. Mesmo que não seja expectável.

Ainda mais impressão me faz que as pessoas sonhem tão baixo em relação ao futuro. Há muitas belezas e muitos gozos muito maiores e incomparáveis ao que temos aqui na terra. A terra é uma amostra de um nivel muito baixo. O futuro reserva-nos muito melhor.

Citar
251. São sensíveis à música os Espíritos?

“Aludes à música terrena? Que é ela comparada à música celeste? A esta harmonia de que nada na Terra vos pode dar idéia? Uma está para a outra como o canto do selvagem para uma doce melodia. Não obstante, Espíritos vulgares podem experimentar certo prazer em ouvir a vossa música, por lhes não ser dado ainda compreenderem outra mais sublime. A música possui infinitos encantos para os Espíritos, por terem eles muito desenvolvidas as qualidades sensitivas. Refiro-me à música celeste, que é tudo o que de mais belo e delicado pode a imaginação espiritual conceber.”

252. São sensíveis, os Espíritos, às magnificências da Natureza?

“Tão diferentes são as belezas naturais dos mundos, que longe estamos de as conhecer. Sim, os Espíritos são sensíveis a essas belezas, de acordo com as aptidões que tenham para as apreciar e compreender. Para os Espíritos elevados, há belezas de conjunto que, por assim dizer, apagam as das particularidades.”

bem hajas

Registado
O perdão compensa!

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #16 em: 22 de Abril de 2008, 18:15 »
0Gostou?
Olá Atlante

Citar
Tudo é matéria. A dimensão é que varia. Nós não devemos pensar que a matéria é exclusiva do mundo físico. A matéria do mundo físico é matéria física, a do mundo espiritual é matéria espiritual, se assim quiserdes entender. Eu não confundia a matéria com o fluido e veremos porquê.

Para nos entendermos devemos tentar que as palavras tenham o mesmo significado para todos.
Podemos usar a palavra "matéria", a palavra "espirito" ou outra qualquer. Mas este fórum é espirita e convém usar os conceitos usados por Kardec, a menos que neles faltem palavras para exprimir alguma coisa.

Assim proponho que se chame:

À matéria espiritual (que é sede da inteligência): espirito

À matéria fisica que nós encarnados na terra podemos perceber com os nossos sentidos e/ou intrumentos (mas que não é inteligente): matéria

à matéria subtil, que para nós é indetectável (mas que não é inteligente): fluido

No mundo físico existe matéria física mas também existe energia Vital, ou principio vital, que determina a animalização da matéria. Ela constitui um corpo, a que os antigos chamaram Duplo Etéreo, que perece depois da morte do corpo físico. O fluído que forma este corpo energético provem do FCU e a ele regressa após a morte. Vejamos LE questões 60 a 67.

O Fluido vital está efectivamente mencionado por Kardec. Aliás é o que transferimos de uns para outros no passe, julgo eu. As plantas e o animais também têm fluido vital. Esse fluido é o que os orientais chama de Chi ou Prana (penso eu).

Em todos os outros mundos é assim que acontece. Não estou a falar dos mundos físicos. Estou a falar dos mundos que constituem aquilo a que, por enquanto vou chamando mundo Espiritual. Para todos há o corpo material, constituído da matéria desse mundo e o corpo energético, constituído do FCU, adaptado a esse mundo.

Na minha interpretação das coisas não há dois mundos: um fisico outro espiritual. Há só um mundo, mas diferentes tipos de matéria/ componentes, mais ou menos subtis, o espirito (parte inteligente dos seres) e Deus, acima de todas as coisas. Os seres podem estar:

  • encarnados num mundo, caso em que são constituidos por espirito (parte inteligente do ser), corpo fisico, um perispirito adaptado a esse mundo e um fluido vital especifico desse mundo.
  • desencarnados, mas ainda ligados a um mundo ou a um grupo de mundos de nivel equivalente,  caso em que são constituidos por espirito (parte inteligente do ser) e um perispirito especifico desse mundo ou de outro onde se desloquem
  • no estado de espirito puro, caso em que são constituidos por espirito (parte inteligente do ser) e um perispirito especifico do mundo onde se desloquem. Mas o seu perispirito não os impede de se deslocar onde nem entenderem

Citar
Já agora devo acrescentar que quando se fotografa a Aura é o corpo Vital que é fotografado. As coisas do mundo físico só detectam as coisas deste mundo. A câmara de Kirlian é este corpo que fotografa. Aquela fotografia que foi apresentada no fórum é este o corpo que detectou e não a Alma como se pretende.

Tenho dúvidas em relação ao que é a fotografia Kirlian. Aguardo dados que me esclareçam melhor. Há muito interesse comercial a esse nivel e, que eu saiba, não há investigação cientifica rigorosa sobre isso. O efeito de coroa, comum nos equipamentos de alta tensão, em determinadas condições, é um fenómeno que podem fácilmente enganar. Trata-se da ionização do ar, que passa a ser conductor da electricidade a partir de determinada intensidade do campo eléctrico. Na saida das linhas de alta tensão, nas centrais de produção de energia eéctrica, é comum ouvir o "assobio" do efeito de coroa.

Aquilo que faz ter esperança é aquela experiência de colocar lá uma folha viva e depois cortá-la ao meio e obter na mesma a aura do total da folha.

Mas essa experiência, para evitar suspeita, deveria ser feita com duas máquinas Kirlian distintas. Pois há quem diga que este efeito se dá porque a máquina, depois de tirar a primeira fotografia, continua a impressionar a tela fotográfica da mesma forma.

Era preciso garantir que todos os elementos da máquina passiveis de agir como condensadores estão descarregados préviamente e isso não é fácil de garantir. Por isso gostava de ver a experiência feita com duas máquinas distintas. Numa punha-se a folha inteira, noutra a folha depois de cortada.

Não me parece uma experiência complicada e que, a ter sucesso calaria os cépticos, pois um dos argumentos que usam é a possibilidade da máquina à segunda foto não estar devidamente descarregada. Mas não tenho acesso a máquinas Kirlian. Qualquer dia hei-de tentar fazer esta experiência.

Citar
Frisei por diversas vezes, este conceito, de que o mundo físico é uma cópia do mundo espiritual, de forma intencional. Por isto dá para entender que, no meu conceito, tudo o que existe no mundo físico também existe no mundo espiritual, e não só. Há coisas que existem no mundo espiritual que não existem no mundo físico. Todas as coisas que são comuns, no mundo espiritual são mais perfeitas. Desde as Habitações a tudo o resto. Oiçam os relatos dos Videntes.

No nosso planeta o homem não faz casas para se divertir. São necessárias e algumas são bem caras e dificeis de fazer. Nós precisamos de abrigo para descansar em sossego, por causa das condições atmosféricas, de aguardar os nossos bens, carros para nos deslocar, etc. Se eu não necessitasse de casa, bem que a dispensava. :)

Já agora também há carros no mundo espiritual? Eu espero que me arranjem uma grande máquina por lá. :D


Citar
Não esquecer que sendo o corpo espiritual um corpo de matéria animado por um corpo energético, como no plano físico, ele também está sujeito ao desgaste. No mundo físico há pessoas que têm uma capacidade de recuperação muito superior a outras, daí que necessitem de que o seu corpo físico descanse menos para recuperar energias. No mundo espiritual sucede a mesma coisa.
Em relação à capacidade de utilização do que existe no mundo espiritual, pelos Espíritos, coloca-se a mesma questão que no mundo físico, se dermos um livro a um analfabeto que fará ele com esse livro?

Para entender o que quer dizer tenho de perceber o que significa para si "corpo espiritual" e "corpo energético".

De acordo com o que aprendi e com o que diz Kardec, o espirito desencarnado não tem cansaço fisico. Não há nada nele que se desgaste fisicamente. 

mas como já disse e insisto:

Tudo é possivel para mim, até prova em contrário. cada um é livre de acreditar no que lhe fizer mais sentido.

bem haja

Bem hajam

Registado
O perdão compensa!

Offline Peregrino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1264
  • Participação: 2
  • Peregrino barely matters.Peregrino barely matters.
  • Sexo: Masculino
  • Compreende, Perdoa e Ama Sempre!
  • Relevância: +58
    • Esp
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #17 em: 22 de Abril de 2008, 19:32 »
0Gostou?
Citação de: Vitor_Santos em 22 de Abril de 2008, 16:54

Não me parece que haja qualquer contradição entre a resposta 113 e a 253 do livro dos Espiritos.

Os espiritos puros já não vão reencarnar mais. Por isso já não estão sujeitos às vicissitudes da vida carnal, a que os encarnados (como nós) estão.


Tudo bem, Vitor, tens todo o direito a interpretares dessa forma, como eu de não o fazer.

Amigos forenses, se apenas há um mundo mental na espiritual, então porque continuamos com um perispirito que é semi-material, feito com base no mesmo elemento primordial que também é usado para constituir a matéria de nosso mundo, o Fluido Cosmico Universal? E se há esse fluido semi-material, porque será só para o perispirito e não pode servir para construir coisas aos Espiritos que ainda se sentem bem rodeados delas? E como já referi, o que dizer do tal relato da "tabaqueira"? Os Espíritos podem ou não criar objectos no mundo espíritual?
Vejam os numeros 117 e 126 do Livro dos Médiuns (Laboratório do Mundo Invisível)

De qualquer forma, tenho muitas dúvidas que os Espíritos sejam quais forem devam viver na erraticidade em meio ao nada.

Evangelho Segundo o Espritismo, Cap. 3, n.º2:
Diferentes estados da alma na erraticidade

"A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos. Independente da diversidade dos mundos, essas palavras de Jesus também podem referir-se ao estado venturoso ou desgraçado do Espírito na erraticidade. Conforme se ache este mais ou menos depurado e desprendido dos laços materiais, variarão ao infinito o meio em que ele se encontre, o aspecto das coisas, as sensações que experimente, as percepções que tenha."

Já quanto ao tema, deixo em dois anexos, para quem queira, uma síntese a definir esses mundos espírituais, com base não na codificação, mas em relatos de espíritos que continuo a crer que não estão alucinados. Não são textos meus, mas os descobri com interesse Aqui

Abraços.
Pg

« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 21:13 by Peregrino »
Registado

Offline Carlos Ribeiro

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1041
  • Participação: 0
  • Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +61
  • Cidade: Paços de Ferreira
  • País: Portugal
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #18 em: 22 de Abril de 2008, 20:51 »
0Gostou?
Excelente o documento que o peregrino deixou em anexo.
Parabéns.

Registado

Offline Peregrino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1264
  • Participação: 2
  • Peregrino barely matters.Peregrino barely matters.
  • Sexo: Masculino
  • Compreende, Perdoa e Ama Sempre!
  • Relevância: +58
    • Esp
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #19 em: 22 de Abril de 2008, 22:30 »
0Gostou?
Amigos,

Os textos que coloquei em anexo não são da minha autoria.
Já deixei o endereço na net para quem tenha achado interesse.
O autor dividiu o tema em duas partes, e como acharam interessante já acrescentei a primeira parte, noutro anexo, na minha anterior postagem.

Agora, como poderão objectar que estamos na área de estudo da codificação e esses textos que coloquei em anexo são "opiniões" de Espíritos "alucinados", sempre direi que estamos a estudar a veracidade dos relatos de existência das "cólonias", pelo que é necessário saber do que se fala primeiro; depois, direi que há muito na Codificação sobre o tema, em sentindo concordante; mais, direi que há expressamente afirmação pelos Espíritos a Kardec da possibilidade de os Espíritos criarem objectos a partir do fluido cosmico universal, quando lhes seja útil ou agradável, ou necessário.

Leiam o texto retirado da Revista Espírita, de Agosto de 1859, que coloco em anexo.

Abraços.

Pg

« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 23:14 by Peregrino »
Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #20 em: 22 de Abril de 2008, 22:37 »
0Gostou?
Olá

Citar
Agora, como poderão objectar que estamos na área de estudo da codificação e esses textos que coloquei em anexo são "opiniões" de Espíritos "alucinados"


Desculpa lá David, mas podes dizer-me em que post te disseram isso? Eu não vi nenhuma mensagem a dizer isso ???

bem hajas

Registado
O perdão compensa!

Offline Peregrino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1264
  • Participação: 2
  • Peregrino barely matters.Peregrino barely matters.
  • Sexo: Masculino
  • Compreende, Perdoa e Ama Sempre!
  • Relevância: +58
    • Esp
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #21 em: 22 de Abril de 2008, 23:10 »
0Gostou?
Vitor

Eu não disse que alguém disse, apenas que "poderão objectar", é uma hipótese futura que quis anticipar, justificando a minha colocação. Estavamos a falar da codificação e eu trouxe uma sintese de André Luiz. Justifiquei a sua razão no debate. Desculpa se pareceu uma critica. Não era essa a intenção.  :-[

Aproveitando, tenho mais um texto da Revista Espírita, Maio de 1868, em que Kardec diz o seguinte:

 "A quem não conhece a verdadeira constituição do mundo invisível, parecerá estranho que os Espíritos que, segundo eles, são seres abstractos, imateriais, indefinidos, sem corpo, sejam vítimas dos horrores da fome; mas o espanto cessa quando se sabe que esses mesmos Espíritos são seres como nós; que eles têm um corpo, fluídico é verdade, mas que não é menos da matéria; que, em deixando o seu envoltório carnal, certos Espíritos continuam a vida terrestre com as mesmas vicissitudes durante um tempo mais ou menos longo. Isto parece singular, mas isto é, e a observação nos ensina que tal é a situação dos Espíritos que viveram mais da vida material do que da vida espiritual, situação frequentemente terrível, porque a ilusão das necessidades da carne se faz sentir, e se têm todas as angústias de uma necessidade impossível de ser saciada. (...) Isto é uma crueldade do Ser supremo? Não, é uma lei da Natureza inerente ao estado de inferioridade dos Espíritos e necessária ao seu adiantamento; é um prolongamento misto da vida terrestre durante alguns dias, alguns meses, alguns anos, segundo o estado moral dos indivíduos.


Então, coloca-se não uma regra geral de os Espíritos viverem todos igual a nós na Terra, mas sim, cidades transitórias em que os Espíritos menos evoluidos (que somos nós, sem dúvida alguma) ali ficam até nova reencarnação, pois ainda não estão preparados para viver sem as formas as quais estão habituados.

Essas cidades são feitas, temporariamente, com a mesma semi-matéria que adensa o perispirito na esfera de nosso mundo, e como sabemos, varia de planeta a planeta, consoante a evolução deste. Quando o planeta evolui, a sua humanidade também, e chegará o dia que serão desnecessárias essas cidades, colonias e umbrais, quando o espírito se libertar da materia, no estado de Espírito Puro, conforme consta da escala evolutiva dos espírito já citada anteriormente e que nos é dada pela Codificação.

Deixo em anexo o texto todo. Está na Revista Espírita, 1868

Abraços.
Pg

« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 23:22 by Peregrino »
Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #22 em: 22 de Abril de 2008, 23:22 »
0Gostou?
Olá


Citar
Peregrino

Eu não disse que alguém disse, apenas que "poderão objectar", é uma hipótese futura que quis anticipar, justificando a minha colocação. Estavamos a falar da codificação e eu trouxe uma sintese de André Luiz. Justifiquei a sua razão no debate. Desculpa se pareceu uma critica. Não era essa a intenção.


Obrigado pela resposta. Fica então claro que a frase "espiritos alucinados" é da tua autoria e não de mais ninguém aqui do fórum. 

Citar
Citação da citação do Peregrino

"A quem não conhece a verdadeira constituição do mundo invisível, parecerá estranho que os Espíritos que, segundo eles, são seres abstractos, imateriais, indefinidos, sem corpo, sejam vítimas dos horrores da fome; mas o espanto cessa quando se sabe que esses mesmos Espíritos são seres como nós; que eles têm um corpo, fluídico é verdade, mas que não é menos da matéria; que, em deixando o seu envoltório carnal, certos Espíritos continuam a vida terrestre com as mesmas vicissitudes durante um tempo mais ou menos longo. Isto parece singular, mas isto é, e a observação nos ensina que tal é a situação dos Espíritos que viveram mais da vida material do que da vida espiritual, situação frequentemente terrível, porque a ilusão das necessidades da carne se faz sentir, e se têm todas as angústias de uma necessidade impossível de ser saciada. (...) Isto é uma crueldade do Ser supremo? Não, é uma lei da Natureza inerente ao estado de inferioridade dos Espíritos e necessária ao seu adiantamento; é um prolongamento misto da vida terrestre durante alguns dias, alguns meses, alguns anos, segundo o estado moral dos indivíduos.

Nesta tua citação diz:

Citar
situação frequentemente terrível, porque a ilusão das necessidades da carne se faz sentir, e se têm todas as angústias de uma necessidade impossível de ser saciada.

A necessidade ilusória (psicológica) existe, apesar de não haver corpo nem necessidades fisicas reais, mas não há possibilidade de a saciar.

Estou de acordo. É exactamente isto que eu penso.

bem hajas

Registado
O perdão compensa!

Offline Peregrino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1264
  • Participação: 2
  • Peregrino barely matters.Peregrino barely matters.
  • Sexo: Masculino
  • Compreende, Perdoa e Ama Sempre!
  • Relevância: +58
    • Esp
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #23 em: 22 de Abril de 2008, 23:40 »
0Gostou?
Citação de: Vitor_Santos em 22 de Abril de 2008, 23:22
Fica então claro que a frase "espiritos alucinados" é da tua autoria e não de mais ninguém aqui do fórum. 

Se isso é assim tão importante para ti, fica claro.

Citar
A necessidade ilusória (psicológica) existe, apesar de não haver corpo nem necessidades fisicas reais, mas não há possibilidade de a saciar.
Estou de acordo. É exactamente isto que eu penso

Desculpa, mas não é nada disso que Kardec escreveu no texto que apresentei (o texto é dele, não meu, Vitor, não entendo porque dizes a "minha" citação). O que ele diz é que há a uma ilusão de ser necessário, e por essa razão logo é criado esse ambiente formal que eles acham que precisam. Há necessidade em concreto, no momento evolutivo, mas não necessidade em abstracto, pois o Espírito visa a auto-libertação do mundo das formas.
A ilusão da necessidade é assim uma necessidade de não brutalizar essa ilusão; é um momento evolutivo que Deus respeita, tal como o livre arbitrio. Como diz o ditado, Deus dá a roupa consoante o frio. MAS as formas criadas, para atender a esse momento evolutivo são bem reais, elas: as colonias e umbrais não são ilusão; ilusão é apenas a do Espirito achar que tem as necessidades. E por achar que as tem (as necessidades), elas existem no seu momento evolutivo.

É isso que resulta claramente dos textos escritos por Kardec na Revista Espírita e que eu coloquei em anexo nas minhas postagens anteriores.

E sim as cidades espirituais saciam essa necessidade.
E sim, os espiritos têm um corpo, embora semi-material: o perispirito, que ainda não é totalmente fluidico, mas denso para nós que ainda não nos libertamos da influencia da matéria.

Abraço.
Pg



« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 00:44 by Peregrino »
Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #24 em: 23 de Abril de 2008, 09:44 »
0Gostou?
Olá David

Citar
Se isso é assim tão importante para ti, fica claro

O importante para mim era saber se estavas a denunciar alguma afirmação no fórum menos correcta. Sou moderador e foi nessa qualidade que falei. Como não foi isso que aconteceu, já não tem importância nenhuma.

Citar
Desculpa, mas não é nada disso que Kardec escreveu no texto que apresentei (o texto é dele, não meu, Vitor, não entendo porque dizes a "minha" citação).


Porque foste tu que citaste primeiro. Não há segundos sentidos nessas minhas palavras. O que tu pensaste ao lê-las, eu não sei nem imagino.

Citar
situação frequentemente terrível, porque a ilusão das necessidades da carne se faz sentir, e se têm todas as angústias de uma necessidade impossível de ser saciada.

Volto a citar a tal parte da Revista Espírita, Maio de 1868 que tu tb citaste para fazer ressaltar a frase" necessidade impossivel de ser saciada".

Citar
E sim as cidades espirituais saciam essa necessidade.

Como eu já disse, não admito que nada seja impossivel até prova em contrário. É possivel, mas eu nao acredito que seja assim, pelo menos em regra. A minha crença pessoal nesta matéria é tão respeitável e legitima, como a crença oposta.

Citar
Peregrino

E sim, os espiritos têm um corpo, embora semi-material: o perispirito, que ainda não é totalmente fluidico, mas denso para nós que ainda não nos libertamos da influencia da matéria.

Citar
Livro dos Espiritos

Perispírito

93. O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem
alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?

“Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante
grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e
transportar-se aonde queira.”

94. De onde tira o Espírito o seu invólucro semimaterial?

“Do fluido universal de cada globo, razão por que não é idêntico em todos os
mundos. Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de
roupa.”

a) - Assim, quando os Espíritos que habitam mundos superiores vêm ao nosso meio,
tomam um perispírito mais grosseiro?

“É necessário que se revistam da vossa matéria, já o dissemos.”

95. O invólucro semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode ser
perceptível?

“Tem a forma que o Espírito queira. É assim que este vos aparece algumas vezes,
quer em sonho, quer no estado de vigília, e que pode tomar forma visível, mesmo
palpável.”

Nestas respostas do livro dos Espiritos está claro que o Perispirito é fluidico. Ou não? Não entendo onde queres chegar.

Citar
É isso que resulta claramente dos textos escritos por Kardec na Revista Espírita e que eu coloquei em anexo nas minhas postagens anteriores.

É claro para ti, para mim já não.

Citar
E sim as cidades espirituais saciam essa necessidade.

Não digo que seja impossivel. Nada é impossivel até prova em contrário.

Acredito que as colónias e cidades espirtuais possam existir como um local de agrupamento de desencarnados, não com realidade fisica como as nossas cidades.

Citar
E sim, os espiritos têm um corpo, embora semi-material: o perispirito, que ainda não é totalmente fluidico, mas denso para nós que ainda não nos libertamos da influencia da matéria.

Concordo que temos perispirito mas é fluidico - ver as respostas dos espiritos acima transcritas.

Para mim a influência da matéria é a nossa ilusão de que só há gozos a nivel daqueles que nos proporciona o corpo fisico, ignorando o gozo da verdadeira felicidade que não é deste mundo. Neste mundo podemos apenas atingir uma felicidade relativa.

Mas admito como válida a tua interpretação das coisas, não obstante a minha interpretação ser outra. Até prova em contrário julgo que as duas são possiveis. Vou continuar a estudar isto.

bem hajas

Registado
O perdão compensa!

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #25 em: 23 de Abril de 2008, 09:57 »
0Gostou?
Olá Atlante

Citar
Sobre os filmes que mencionei não penses que são assim tanta ficção. Quem escreveu os argumentos ou sabe ou foi intuido. Acredita que eles refletem a realidade.
Claro que há algum romanceado no adaptar das situações mas afirmo, com toda a certeza, que, qualquer uma delas, podia muito bem ter acontecido daquela forma.

Não digo que não tenhas razão. Para dar uma ideia geral e alertar para estas coisas esses filmes podem ser úteis. Para servir de base teórica são limitados. Eu gostei muito dos dois filmes de que falas que eu vi - "Ghost, o Espirito do amor" e "o 6º sentido".

O 6º sentido dá-nos a ideia da fase de perturbação em que não nos apercebemos que já desencarnámos, na personagem do psiquiatra. Julgo que a perturbação é uma época de confusão mental assim.

Em relação à manipulação dos fluidos por parte dos espiritos ainda imaturos, como eu, para provocar fenómenos fisicos, julgo que é limitada, ou, pelo menos não é sempre permitida (tb é preciso que haja um médium de efeitos fisicos envolvido).

A avaliar pelos casos de obsessão que têm por objecto a vingança, parece-me que, se fosse assim tão fácil, tinhamos esses fenómenos a todo o pé de passada. Havia uma guerra de objectos fluidicos constante. As guerras continuavam com armas fluidicas.

bem hajas

Registado
O perdão compensa!

Offline Carlos Ribeiro

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1041
  • Participação: 0
  • Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +61
  • Cidade: Paços de Ferreira
  • País: Portugal
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #26 em: 23 de Abril de 2008, 10:57 »
0Gostou?
Amigo Vitor:
a existência de colónias espirituais é mencionada em centenas de livros mediúnicos, entre os quais destaco "Nosso Lar" e "Violetas na Janela" pelo espírito Patricia. Se essas colónias não existem então andamos todos a ser enganados pelos espíritos. Só o livro "Nosso lar" vendeu milhares e milhares de exemplares e foi considerado o melhor livro espírita do século XX. O livro "violetas na janela" é outro best-seller espírita que eu aconselho. Se esses livros apenas contêm fantasias, então estamos perante uma autêntica farsa espírita.
Ass: Carlos Ribeiro

Registado

Offline Det's me!...

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1321
  • Participação: 0
  • Det's me!... is looked down upon.Det's me!... is looked down upon.Det's me!... is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • 100saçoes
  • Relevância: +138
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #27 em: 23 de Abril de 2008, 12:01 »
0Gostou?
ois,

onde está "milhares e milhares", deve-se ler a caminho dos 2 milhoes de exemplares vendidos.

Citação de: cariberto em 23 de Abril de 2008, 10:57
Só o livro "Nosso lar" vendeu milhares e milhares de exemplares e foi considerado o melhor livro espírita do século XX. Ass: Carlos Ribeiro

abçs

Registado
Um pequeno gesto, acto ou palavra podem mudar toda a nossa vida .... para o bem ou.... para o mal...

Offline Carlos Ribeiro

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1041
  • Participação: 0
  • Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +61
  • Cidade: Paços de Ferreira
  • País: Portugal
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #28 em: 23 de Abril de 2008, 12:07 »
0Gostou?
Obrigado pela correçcão, Luis (isto é Dragonfly...isto é Excalibur...)  ???
Ass:Carlos Ribeiro

Registado

Offline Carlos Ribeiro

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1041
  • Participação: 0
  • Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +61
  • Cidade: Paços de Ferreira
  • País: Portugal
Re: As colónias espirituais, o Umbral, etc., O que são? como são? existem mesmo?
« Responder #29 em: 23 de Abril de 2008, 13:17 »
0Gostou?
Citar
Assim podemos entender que aqueles que têm baixa moral, os que, duma forma ou doutra, se encontram presos aos valores da matéria, etc., se irão situar nos níveis mais baixos do plano astral, 7º e 6º subplanos.
- Atlante
Agora sim, estamos a entrar no dominio das especulações ao falar em subplanos, como fala o Atlante. Isso já é misticismo a mais para o meu gosto.
Ass: Carlos Ribeiro

Registado


  • Imprimir
Páginas: 1 [2] 3 4 ... 34   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
ORIGEM DAS COLÔNIAS ESPIRITUAIS.

Iniciado por *Leni* « 1 2 ... 17 18 » Artigos Espíritas

265 Respostas
91834 Visualizações
Última mensagem 11 de Novembro de 2009, 15:57
by Anton Kiudero
Colonias Espirituais

Iniciado por Jos « 1 2 » Páginas na internet

22 Respostas
13925 Visualizações
Última mensagem 06 de Dezembro de 2012, 21:21
by Moises de Cerq. Pereira
Colônias Espirituais "Nosso Lar"

Iniciado por Marccello « 1 2 » Áudio

15 Respostas
11492 Visualizações
Última mensagem 23 de Janeiro de 2010, 15:30
by Marccello
Colonias Espirituais

Iniciado por Denize Moreira Power Point

2 Respostas
6554 Visualizações
Última mensagem 06 de Dezembro de 2012, 01:08
by luciabessa
As colônias espirituais existem?

Iniciado por dOM JORGE « 1 2 3 » Outros Temas

32 Respostas
4659 Visualizações
Última mensagem 22 de Dezembro de 2017, 23:10
by origem

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC