Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • O Céu e o Inferno »
  • Anticristo, quem é ele?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3 ... 12   Ir para o fundo

Autor Tópico: Anticristo, quem é ele?  (Lida 60718 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Anticristo, quem é ele?
« em: 30 de Outubro de 2009, 20:55 »
+1Gostou?

















ANTICRISTO, QUEM É ELE?
       
São inúmeros os livros que falam do anticristo, todos inspirados nas previsões do Apocalipse, onde está dito que, no final dos tempos, o anticristo virá para causar sofrimento a todas as pessoas até que, numa batalha final, será vencido por Jesus em seu triunfal retorno.   

Este tema me vem à mente, exatamente neste dia 05 de novembro/08, quando o novo presente dos Estados Unidos é eleito. Estou me recordando, quando Obama apenas começava a sua escalada para ser candidato, antes mesmo do confronto com Hillary Clinton, de ter ouvido de uma amiga que Barack Obama iria ganhar as eleições americanas e que, em sua opinião intuitiva, ele é o anticristo.   

E Obama ganhou as eleições, sendo o primeiro negro a se tornar presidente dos Estados Unidos. Certamente um feito de valor elevado, considerando a grande discriminação aos negros reinante naquele país.   

- Mas, seria Obama o anticristo?    

Certo é que o anticristo, tal como visto pelos textos Bíblicos, estando na liderança da maior potência do planeta, se bem com graves crises financeiras (talvez irreversíveis), estaria certamente no melhor dos lugares para realizar seu intento.   

Nós, os espiritualistas, sabemos que está próximo de ocorrer a virada energética do planeta; portanto, é fácil concluir que estamos efetivamente nos finais dos tempos previstos na Bíblia e para então o surgimento do anticristo. Em sendo assim, o anticristo estaria no tempo correto para atuar e iria querer, muito provavelmente, ascender ao poder num país mundialmente influente e com todas as condições para realizar seu nefasto plano contra a população planetária.   

- O que diz a Bíblia sobre o anticristo?   

Em linhas bem gerais, segundo o Apocalipse 13:8, o anticristo terá influência mundial, impondo um tipo de ditadura nunca antes existente. O anticristo será marcado por inteligência e poder de persuasão, extremamente engenhoso, defendendo, inclusive, segundo Daniel 8:25, um programa de paz para conquistar, a princípio, muitos adeptos que não perceberão sua estratégia diabólica e unificará, também, estrategicamente para conquistar adeptos, as religiões antagônicas que vivem em conflitos até violentos.   

Como visto no parágrafo acima, o anticristo se ajusta perfeitamente ao perfil de um político extremamente ardiloso e se conquistar o poder em uma grande nação, a concretização de seus objetivos torna-se plenamente viáveis.   

- Então, Obama seria o anticristo?    

Barack é tido como uma pessoa com um poder de persuasão fantástico, um carisma fora de série. Não demonstrou durante a campanha eleitoral uma visão militar conhecida pelos antecessores, principalmente Goerge W. Bush. A rigor, Obama sempre se posicionou contra a guerra, especialmente a do Iraque e com isso ganhou o povo americano que já não agüentava mais essa estúpida guerra e ainda mais absurda interferência infinda no Iraque, além da morte de milhares de soldados.   

Recentemente foi possível ser visto em todo o planeta pelas emissoras de TV, a alegria estampada nos eleitores de Obama ligados às religiões distintas, tais como Mulçumanos, Judeus, Evangélicos e Católicos. Sabe-se pelos textos Bíblicos que o anticristo irá conseguir um sucesso mundial por promover a paz. Imagina-se a repercussão planetária caso o novo presidente do EUA consiga a paz definitiva no Oriente Médio? Local este em que religiosidade tem enorme peso político separatista. Seria essa união religiosa em prol de sua eleição nos Estados Unidos um prenúncio de algo ainda maior como, por exemplo, a promoção da paz entre Israel e a Palestina?   

- Obama então se enquanto no perfil do anticristo Bíblico?    

Tenho uma visão bem peculiar sobre a história Bíblica do anticristo. Pode ser a questão do anticristo mais um dos grandes equívocos bíblicos. Grande parte de historiadores sérios dizem que, a rigor, João quando falou do anticristo, estava, em verdade, referindo-se a Nero, por suas barbaridades praticadas no império romano. As metáforas, incluindo a numérica (666), foram criadas para não deixar claro a quem se referiam, tanto que João se refugiara em uma caverna, de onde escreveu o Livro do Apocalipse.   

Se então o anticristo foi Nero, segundo a visão de historiadores, é possível ter o entendimento de que o anticristo é todo aquele que, investido no poder dirigente de alguma nação, não exerce suas atividades com dedicação e amor social e, pelo contrário, opta por promover a discórdia e o ódio. Haveria na história terrena até o nosso presente alguém que pudesse suplantar Hitler e lhe tirar o título de anticristo?   

A meu ver, cada dirigente de governo que não se preocupa verdadeiramente com a população do país, especialmente os mais carentes é um anticristo. O dirigente que não se preocupa com o meio ambiente é um anticristo, pois contribui para a morte do planeta. São anticristos também aqueles que adotam a guerra ao invés de optarem pela diplomacia e pela paz.   

Pessoalmente, não creio no anticristo sendo um ser único que virá dominar a Terra e mais tarde confrontar-se com Jesus. Acredito isto sim, que há muitos anticristos dirigindo nações sob o manto de democracia, em verdade usando poderes ditatoriais e de corrupção, onde os interesses particulares suplantam os interesses coletivos, onde a falta de alimento e de saúde não é suprida como deveria.   

Creio que existem muitos anticristos dirigindo religiões, cuidando apenas da arrecadação financeira, inclusive com a indústria do dízimo (outro equívoco de interpretação Bíblica), construindo impérios como se fossem empresas capitalistas. São também anticristos, os líderes religiosos que promovem o separatismo, as chamadas “guerras santas”. Nenhuma guerra é santa, nenhuma guerra é justificável.   

Não é necessário pertencer à religião alguma e pagar dízimo para ganhar o reino do céu. É preciso, sim, buscar a evolução espiritual interior, por intermédio da prática do amor incondicional em todos os lugares. Esse é o caminho, exemplo deixado por Jesus quando viveu no planeta. É urgente o despertar do sono espiritual que ainda existe em larga escala no planeta. Esse despertar precisa ocorrer individualmente, para que, depois, venha acontecer o despertar coletivo. Não cabe mais, no tempo em que vivemos, acreditar em histórias da carochinha contadas por falsos líderes políticos e religiosos.   

Podem ser ainda considerados com anticristos as organizações que discriminam as pessoas, seja por etnia ou qualquer outro motivo, pois, a rigor, somos, todos, iguais perante o Grande Espírito. Nascemos, sem exceção, para a evolução espiritual e para o reencontro com o Criador no tempo certo, de acordo com o merecimento de cada um.   

Sei que contestar a figura do anticristo é o mesmo que contestar os textos Bíblicos. Tenho feito contestações à história oficial das religiões em vários de meus escritos. Não estou sozinho nesse posicionamento, diversos historiadores das religiões defendem que são inúmeras as inverdades e interpretações equivocadas dos textos bíblicos.   

Como não sou dono da verdade, a rigor ninguém pode se achar assim, não tenho como afirmar categoricamente que não existe o anticristo bíblico e tal como previsto no Apocalipse, caso aconteça, pode muito bem vir o anticristo a governar o planeta por três anos e meio, com prosperidade, para conquistar e dominar a população. Lembro que, coincidentemente, falta praticamente esse tempo até o ano de 2012, tido como a data provável para a implantação da Nova Era. Seria então o ano em que haveria a luta final de Jesus com o anticristo?   

Não acredito que esse confronto acontecerá literalmente, pois, a meu ver, é mais uma história incorreta, tal como equivocada é a história bíblica de Adão e Eva. No entanto, pode ser que o confronto entre Jesus e o anticristo seja, em verdade, uma alegoria entre o bem e o mal, que, a rigor, existe dentro de cada ser humano e que precisa ser resolvido numa luta interna nesse final de era em prol do nascimento de novos seres espirituais pautados no amor incondicional que habitarão o planeta na Nova Era. Claro que estou me referindo àqueles em que o lado do bem (Cristo interno) vencerá o confronto final contra o lado mal (anticristo interior).   

De toda sorte, temos sempre que ter um senso crítico e, principalmente, intuitivo para tudo que lemos, mesmo na Bíblia e, também, atentos ao planeta nessa época de muitos acontecimentos. Se for verdade que o anticristo de fato existirá aqui na Terra, pode ser o tempo de seu aparecimento nesse momento histórico do planeta e nada mais conveniente do que presidir uma grande nação, com poder capaz de influenciar todo o planeta.   

Barack Obama em tom de brincadeira disse recentemente a alguns repórteres:

“Eu não nasci numa manjedoura, não vim para salvar o mundo”.

- O que ele quis dizer com isso? Foi só uma mensagem literal ou uma frase com sentido conotativo?

Desejo de coração que o presidente do EUA faça, efetivamente, um governo justo com a população e com o planeta e não seja o anticristo, nem mais um dos inúmeros anticristos que vivem na Terra.   

A partir de agora é tempo, como nunca fora antes, para realmente se ter olhos espirituais para ver mais e além por meio da intuição, pois como diz um antigo ditado popular:

“Não creio nas bruxas, mas sei que elas existem.”    

Luz, Amor e Alerta.
Abraços fraternos.
Moacir Sader...




« Última modificação: 10 de Novembro de 2012, 14:38 by Marianna »
Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Jose Gomes da Fonseca

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 4
  • Participação: 0
  • Jose Gomes da Fonseca has no influence.
  • Sexo: Masculino
  • Jose Gomes da Fonseca
  • Relevância: +3
  • Cidade: Divinópolis - MG
  • País: Brasil
Re: ANTICRISTO, QUEM É ELE?
« Responder #1 em: 30 de Outubro de 2009, 22:59 »
+2Gostou?
Quem é o anticristo. Sinceramente, por mais sólidas sejam as conclusões, eu sinceramente não consigo concordar. Primeiro, anticristo? que poderia fazer tal papel, representa-lo. Não acredito que exista. Alguns afirmariam, seria anticristo o Sr Edir Macedo? Outros, seria o atacante do time adversário que não teve pena do seu time? Alguns interrogalriam, seria o Papa? A lista seria enorme mas onde encontrar o opositor? Sinceramente, estou inclinado a pensar que o anticristo seria eu quando, ajo com desamor, quando o egoismo prevalece e acima de tudo quando falta fraternidade para com os meus semelhates.Importantissimo, pesquisar, refletir e buscar respostas coerentes sobre o anticristo, mas nunca deveriamos esquecer de olhar no espelho e pensar seriamente que estamos vendo o anticristo, que pode um dia também ser um cristo.

Registado
Jos

Offline MongeShaolin

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 535
  • Participação: 5
  • MongeShaolin is on the verge of being accepted.MongeShaolin is on the verge of being accepted.MongeShaolin is on the verge of being accepted.MongeShaolin is on the verge of being accepted.MongeShaolin is on the verge of being accepted.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +72
Re: ANTICRISTO, QUEM É ELE?
« Responder #2 em: 30 de Outubro de 2009, 23:50 »
+1Gostou?
Saudações,
É muito confuso o capítulo 13 do Apocalipse,
se formos refletir que no final do texto,
fala sobre o número da besta 666, que por
estudos mostram que tratavasse do papa,
 que a marca na mão é o beijo dado na do papa,
e a marca na testa o sinal da cruz feito por ele,
temos a impressão que foi algo que já passou.
Porém, o autor do texto em questão, observou
bem os 42 meses ligado ao ano de 2012,
e principalmente a doutrina da PAZ.
É, agora ficou difícil, este tópico vai dar o que falar,
rsrsrs...


Abraços.

Registado

MarcoALSilva

  • Visitante
Re: ANTICRISTO, QUEM É ELE?
« Responder #3 em: 31 de Outubro de 2009, 00:21 »
+1Gostou?

De minha parte, sinceramente considero que se há um "anticristo" deve ser a idéia de que há um Deus bonzinho ao qual se contrapõe um Diabo mauzão...

Séculos de desinformação... A tirania e terrorismo do medo... Fogueiras, Tomás de Torquemada... Centenas poderiam ser mencionados.

É a quebra filosófica da noção primitiva de unidade da criação. O mundo ocidental, principalmente, sustenta crenças e teologias em nebulosas concepções de bem e mal. Elegem a dualidade como a expressão única da existência e relegam o Unitário a um quase sofisma. Há séculos ocorre uma mal dissimulada arte de dividir para conquistar, empregando a genialidade do strategos romano no domínio das massas pela cisão da divindade no fogo infernal em contrapartida à glória dos anjos.

Entrementes, rapina dos recursos templários e a eleição do bode (baphomet) como símbolo do temível "príncipe das trevas"...

Pobre bode... Tem chifres... E Doré, com todos os chifres luminosos de suas brilhantes ilustrações bíblicas, foi exceptuado já que nenhum "sacerdote" poderia explicar coisa alguma...

Chega.

Anticristo? Eu diria no plural: anticristos?

Muitos dos que ajoelham-se diante da cruz...


 



Registado

Atlante

  • Visitante
Re: ANTICRISTO, QUEM É ELE?
« Responder #4 em: 31 de Outubro de 2009, 00:49 »
+1Gostou?
Olá Marco

É isso companheiro.
Nossos amigos não conseguem despir a roupagem das religiões.
Se religião tem demónio nós temos que ter algo parecido, para fazer concorrencia. Então temos o anticristo.

Mas veja a palavra Cristo vem do grego Christós, que, traduzido do Aramaico, significa o enviado, o messias.
Então qual será o oposto disto?

Junto informação de base
Cristo é o nome título dado pelos cristãos a Jesus de Nazaré. A palavra "Cristo" (em grego Χριστός (Christós), ou seja, "Ungido") é uma tradução literal de Messias (mashiach).

Atlante


Registado

Offline Aldebaran

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1417
  • Participação: 0
  • Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +267
Re: ANTICRISTO, QUEM É ELE?
« Responder #5 em: 31 de Outubro de 2009, 02:38 »
+1Gostou?
O Anticristo falando: "somos  todos iguais perante Deus  ;D (Marco e Atlante, vocês ainda caem nessa???)

Vejam esse lindo canto de Zaratustra:


DAS TARÂNTULAS

“Olha: é esta a toca da tarântula! Queres vê-la a ela mesma? Está aqui a sua teia; toca-lhe para a veres tremer.

Olha: ei-la aqui, sem se fazer rogar. Bem-vinda tarântula! No teu escuro lombo negreja a característica marca triangular, e eu também sei o que há na tua alma.

Em tua alma aninha-se a vingança; onde quer que fiques, forma-se uma crosta negra. A vingança levanta na tua alma torvelinhos de vingança.

Assim vos falo em parábola a vós que levantais torvelinhos na alma, pregadores da igualdade! Vós outros sois, para mim tarântulas sedentas de secretas vinganças.

Eu, porém, acabarei de revelar os vossos esconderijos, por isso me rio na vossa cara com o meu riso das alturas!

Por isso despedaço a vossa teia, para que a cólera vos faça sair do vosso antro de mentira e para que a vossa vingança apareça por detrás das vossas palavras de “justiça”.

Seja o homem salvo da vingança; é esta para mim a ponte da esperança superior, e um arco-íris anuncia grandes tormentas.

As tarântulas, todavia, compreendem doutra forma. “Justamente quando as tempestades da nossa vingança enchem o mundo, é quando nós dizemos que haja justiça”. Assim falam elas entre si.

“Queremos exercer nossa vingança e lançar nossos ultrajes sobre todos os que não são semelhantes a nós outras”. Isso juram a si mesmas as tarântulas.

E acrescentam: “Vontade de igualdade, isto será daqui por diante o nome da virtude, e queremos erguer o grito contra tudo o que é poderoso!”

Sacerdotes da igualdade: a tirânica loucura da vossa impotência reclama em brados a “igualdade”, por detrás das palavras de virtudes esconde-se a vossa mais secreta concupiscência de tiranos!

Vaidade acre, inveja contida — talvez a vaidade e a inveja de nossos pais — de vós saem essas chamas e essas loucuras de vingança.

O que o pai calou, fala o filho, e muitas vezes vi revelado no filho o segredo do pai.

Parecem-se com os extáticos; não é, porém, o coração que os extasia, mas a vingança.

E se tornam frios e sutis, não é por agudeza, mas por inveja.

Também levam os zelos à senda dos pensadores; é este o sinal da sua emulação; sempre vão tão longe, tão longe, que afinal o seu cansaço tem sempre que adormecer até o meio da neve.

Todos os seus lamentos têm acentos de vingança; todos os seus elogios ocultam malefícios, e para eles serem juizes é a suprema felicidade.

Eis aqui, todavia, o conselho que vos dou, meus amigos: desconfiai de todos os que sentem poderosamente o instinto de castigar!

São pessoas de má raça e de má casta; por eles assomam o polícia e o verdugo.

Desconfiai de todos os que falam muito da sua justiça! Não é só mel o que falta às suas almas.

E se se chamam a si mesmos “os bons e os justos” não esqueçais que, agora, para serem fariseus só lhes falta... o poder.

Meus amigos, não quero que se me misture e se me confunda.

Há quem pregue a minha doutrina da vida, mas são a um tempo pregadores da igualdade e tarântulas.

Estas aranhas venenosas falam a favor da vida, apesar de estarem acaçapadas nas suas cavernas e afastadas da vida: porque assim querem prejudicar.

Querem prejudicar os que têm agora o poder; porque entre estes é ainda a coisa mais familiar a prática da morte.

A ser doutro modo, doutro modo pregariam as tarântulas: porque noutro tempo foram elas precisamente as que melhor souberam caluniar o mundo e queimar hereges.

Com estes pregadores da igualdade é que eu não quero ser misturado nem confundido. Porque a justiça me fala assim: “Os homens não são iguais”.

Não devem tampouco chegar a sê-lo. Que seria, pois, o meu amor ao Super-homem, se eu falasse doutro modo?

Por mil pontes e por mil caminhos se devem precipitar para o porvir, e sempre haverá que colocar entre eles mais guerras, e desigualdades: assim me faz falar o meu grande amor!

Devem-se tornar inventores de imagens e de fantasmas em suas inimizades, e com as suas imagens e os seus fantasmas devem travar entre si o maior combate.

Bom e mau, rico e pobre, alto e baixo, todos os nomes de valores devem ser armas e símbolos bélicos, em sinal de que a vida sempre se há de superar novamente a si mesma.

Ela, a própria vida, quer elevar-se às alturas com pilares e grades: quer escrutar os longínquos horizontes e penetrar com os seus olhares as supremas belezas: para isso necessita as alturas.

Por conseguinte necessita alturas, necessita degraus e contradição dos degraus e dos que se elevam! A vida quer elevar-se e superar-se a si mesma.

E vede, meus amigos! Aqui, onde está a caverna da tarântula, elevam-se as ruínas de um templo antigo: olhai com olhos iluminados.

O que aqui em outros dias elevou na pedra os seus pensamentos para as alturas, esse deve ter conhecido o segredo da vida toda, como o mais sábio.

Haja até na beleza luta e desigualdade e guerra pelo poder e pela supremacia; isto nos ensina ele aqui no símbolo mais luminoso.

Assim como aqui abóbadas e arcos travam corpo a corpo um divino combate, e assim como luz e sombra pugnam entre si em divina competência, assim fortes e nobres, sejamos nós também inimigos, meus amigos! Pugnemos divinamente uns contra os outros!

Desventura! Também me picou a tarântula, minha antiga inimiga! Divinamente firme e bela picou-me no dedo!

“Há de haver castigo e justiça — pensa a tarântula: — não é em vão que canta aqui o hino em honra da inimizade!”

Sim; está vingada! Pobre de mim; vai minha alma girar como um turbilhão de vingança!

Mas, para ela não girar, meus amigos, atai-me fortemente a esta coluna. Antes quero ser um estilista do que um turbilhão de vingança!

Zaratustra não é um turbilhão nem uma tromba, e se é bailarino, não é bailarino de tarantela!”

Assim falava Zaratustra.



« Última modificação: 31 de Outubro de 2009, 02:45 by Aldebaran »
Registado
&

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: ANTICRISTO, QUEM É ELE?
« Responder #6 em: 31 de Outubro de 2009, 08:38 »
+1Gostou?
O Anti Cristo é o ser humano. Paulo o definiu como o inimigo de Deus. Ao espírito em provas cabe voltar-se a Deus e compreender que é um espírito vivendo uma encarnação ou acreditar ser um espírito vivendo uma vida, acreditando em si mesmo, em sua razão e percepções materiais. E portanto o planeta esta há muito dominado pelo anticristo que vive na razão humana.

Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: ANTICRISTO, QUEM É ELE?
« Responder #7 em: 31 de Outubro de 2009, 17:10 »
0Gostou?



Paulo, o sábio apóstolo dos Gentios 










Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Aldebaran

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1417
  • Participação: 0
  • Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +267
Re: ANTICRISTO, QUEM É ELE?
« Responder #8 em: 31 de Outubro de 2009, 17:20 »
+1Gostou?
Paulo, o anti-cristo, ou melhor, o primeiro grande anti-cristo que fundou a maior instituição anti-cristã  de todos os tempos....





Registado
&

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: ANTICRISTO, QUEM É ELE?
« Responder #9 em: 31 de Outubro de 2009, 18:40 »
+1Gostou?
Citação de: Aldebaran em 31 de Outubro de 2009, 17:20
Paulo, o anti-cristo, ou melhor, o primeiro grande anti-cristo que fundou a maior instituição anti-cristã  de todos os tempos....

So para meus apontamentos, quando foi que Paulo fundou alguma instituição? A data. Que não encontro por aqui.

Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline Aldebaran

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1417
  • Participação: 0
  • Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +267
Re: ANTICRISTO, QUEM É ELE?
« Responder #10 em: 31 de Outubro de 2009, 19:10 »
+1Gostou?
Olá Kiudero, 
Na verdade ele não fundou. Ela foi fundada sobre bases  paulinas, afinal, quando  o padre faz o sermão, ele utiliza um versículo de  Atos de  Paulo ou  dos  Evangelhos??

Deveria ser Igreja "paulólica", isso sim...

abçs,

Renato

Registado
&

Offline Aldebaran

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1417
  • Participação: 0
  • Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +267
Re: ANTICRISTO, QUEM É ELE?
« Responder #11 em: 31 de Outubro de 2009, 19:22 »
+1Gostou?
Eu não deveria fazer isso, porque corro o risco de levar pedradas. Mas o farei,  citando  um  trecho de  Nietzsche,  em sua Obra "O Anticristo", para  que  se saiba  o que é  o anti-cristo, na visão  nietzscheana. Ela  não corresponde  à "Verdade,  mas tem sido  utilizada  nas sessões de  psicoterapia, e têm trazido resultados positivos  no processo terapeutico. E foi lendo esse  livro que eu  descobri o que Jesus  veio fazer aqui na Terra, e não em 20 anos de estudos espíritas (é um caso particular, não generalizem).

(é  para ler hein: estou dipondo aqui uma das mais preciosas pedras que guardo comigo. E,  aos amigos, é costume  se dar coisas boas)

O Anticristo: ensaio de uma crítica do cristianismo
Autor: Friedrich Wilhelm Nietzsche
Tradutor: André Díspore Cancian
Fonte: Nietzsche´s Labyrinth

Paradoxalmente, a tradução foi  feita  pelo  administrador de  um  fórum de ateus:
http://escolanomade.org/images/stories/biblioteca/downloads/nietzsche-o-anticristo.pdf

O que me importa é o tipo psicológico do Salvador. Esse tipo talvez seja descrito nos evangelhos,
apesar de que em uma forma mutilada e saturada de caracteres estrangeiros – isto é, a despeito dos
Evangelhos; assim como a figura de Francisco de Assis se apresenta em suas lendas a despeito de suas
lendas. A questão não é a veracidade das evidências sobre seus feitos, seus ditos ou sobre como foi sua
morte; a questão é se seu tipo ainda pode ser compreendido, se foi conservado. – Todas as tentativas de
que tenho conhecimento de se ler a história da “alma” nos Evangelhos revelam para mim apenas uma
lamentável leviandade psicológica. O Senhor Renan, esse arrivista in psychologicis(1), contribuiu às
duas noções mais inadequadas concernentes à explicação do tipo de Jesus: a noção de gênio e a de herói
(“heros”). Mas se existe alguma coisa essencialmente antievangélica, certamente é a noção de herói. O
que os Evangelhos tornam instintivo é precisamente o oposto de todo o esforço heróico, de todo o gosto
pelo conflito: a incapacidade de resistência converte−se aqui em algo moral: (“não resistas ao mal” – a
mais profunda sentença dos Evangelhos, talvez a verdadeira chave para eles) a saber, na
bem−aventurança da paz, da bondade, na incapacidade para a inimizade. Qual o significado da
“boa−nova”? – Que verdadeira vida, a vida eterna foi encontrada – não foi meramente prometida, está
aqui, está em você; é a vida que se encontra no amor livre de todos os retraimentos e exclusões, livre de
todas as distâncias. Todos são filhos Deus, Jesus não reivindica nada apenas para si; como filhos de
Deus, todos os homens são iguais... Imagine fazer de Jesus um herói! – E que tremenda incompreensão
escorre da palavra “gênio”! Toda nossa concepção do “espiritual”, toda concepção de nossa civilização
não possui qualquer sentido no mundo em que Jesus viveu. Falando com o rigor de um fisiologista, uma palavra bastante diferente deveria ser usada aqui... Todos sabemos que há uma sensibilidade mórbida
dos nervos táteis que faz com que os sofredores evitem todo o tocar, se retraiam ante a necessidade de
agarrar um objeto sólido. Infere−se disso que, em última instância, tal habitatus(2) fisiológico
transforma−se em um ódio instintivo contra toda a realidade, em uma fuga ao “intangível”, ao
“incompreensível”; uma repugnância por toda fórmula, por todas noções de tempo e espaço, por todo o
estabelecido – costumes, instituições, Igreja –; a sensação de estar em casa em um mundo sem contado
com a realidade, um mundo exclusivamente “interior”, um mundo “verdadeiro”, um mundo “eterno”...
“O reino de Deus está dentro de vós”...






« Última modificação: 31 de Outubro de 2009, 19:29 by Aldebaran »
Registado
&

MarcoALSilva

  • Visitante
Re: ANTICRISTO, QUEM É ELE?
« Responder #12 em: 31 de Outubro de 2009, 19:52 »
+1Gostou?

Olá Aldebaran, tudo em ordem?

(Dizem que na bandeira do Brasil erraram ao usar a aditiva "e"; o certo seria "ordem ou progresso"  ;))

Tenho alguma reserva em considerar plenamente o texto de Nietsche. O filósofo que deu sustentação a posturas como de Bismarck (deu base filosófica ao Estado Forte), era também um homem esquálido, emocionalmente frágil, que sequer podia ver sangue (sic). Uma frase de Will Durant sobre Nietzche: como queria ser pecador esse anjo incorrigível.

Você acha que pode haver uma dose de adaptação psicológica ao texto de Nietzche, decorrente talvez de seu caráter fraco?

É uma pergunta sincera! Não estou bem informado a respeito.

Abraço!

Registado

Offline Aldebaran

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1417
  • Participação: 0
  • Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +267
Re: ANTICRISTO, QUEM É ELE?
« Responder #13 em: 31 de Outubro de 2009, 20:09 »
+1Gostou?
Citar
Marco: Você acha que pode haver uma dose de adaptação psicológica ao texto de Nietzche, decorrente talvez de seu caráter fraco?

Caráter fraco? Nietzsche é hoje, reconhecidamente um profeta, por psicólogos e filósofos, e por mim também.

Quanto a  apropriação de sua  obra para a  emergência do Estado forte de  Bismark - e outros vão  argumentar que  sua  obra influenciou o Fascimo e o Nazismo - trata-se de uma leitura errada de  Nietzsche.

Digo isso, meu caro amigo, porque pensei o mesmo que você durante décadas (décadas,20 anos  e não 2 anos) até mudar  o meu conceito sobre Nietzsche.  

Se têm  dúvidas  ainda, leia  "Assim falava Zaratustra". Nietzsche ficou louco pouco antes de morrer, sua mulher o traiu com  seu melhor amigo, e  ele foi abandonado pelos amigos na hora em  que mais precisava. É nesse contexto, da Dor,  que Nietzsche haure  uma lucidez  inaudita e escreve as grandes verdades que  escreveu  sobre os males da nossa civilização.

Eu sou nietszcheano,  e Nietzsche, o grande  profeta que  interpretou a grandeza de Jesus  de  Nazaré.  (ningúem  o fez melhor,  na minha  opinião, e os espíritas  passam longe)

abçs

Renato

« Última modificação: 31 de Outubro de 2009, 20:13 by Aldebaran »
Registado
&

Offline Aldebaran

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1417
  • Participação: 0
  • Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +267
Re: ANTICRISTO, QUEM É ELE?
« Responder #14 em: 31 de Outubro de 2009, 20:44 »
+1Gostou?
Citar
Marco: Tenho alguma reserva em considerar plenamente o texto de Nietsche. O filósofo que deu sustentação a posturas como de Bismarck

Você pode até  ter encontrado isso que  você fala em  outros  textos,  mas não neste que  eu  disponibilizei aí acima...

Leia com atenção...

O Jesus de  Nietzsche não é o católico ou espiritualista (o "messias, salvador da humanidade).  É aquele Jesus que o Espiritismo  descreve  numa  bibliografia de 10 mil títulos, sob conceitos oblíquos e confusos - "iluminação interior", "reforma íntima", "amar o próximo" etc -  e  que Nietzsche sintetiza  em  algumas linhas.

Essa, meu  amigo, a diferença...

abçs,



« Última modificação: 31 de Outubro de 2009, 20:46 by Aldebaran »
Registado
&


  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3 ... 12   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Anticristo II, Continuação.

Iniciado por *Leni* O Livro dos Médiuns

0 Respostas
2899 Visualizações
Última mensagem 28 de Novembro de 2008, 22:45
by *Leni*
O médium do AntiCristo II

Iniciado por *Leni* O Livro dos Médiuns

0 Respostas
3266 Visualizações
Última mensagem 28 de Novembro de 2008, 22:47
by *Leni*
O MÉDIUM DO ANTICRISTO I

Iniciado por *Leni* O Livro dos Médiuns

0 Respostas
3595 Visualizações
Última mensagem 28 de Novembro de 2008, 22:50
by *Leni*
O Médium do Anticristo

Iniciado por sensitive O Livro dos Médiuns

0 Respostas
2777 Visualizações
Última mensagem 27 de Julho de 2009, 18:14
by sensitive
Anticristo - Senhor do Mundo: Obra raríssima e histórica

Iniciado por dOM JORGE Livros Espíritas

0 Respostas
1667 Visualizações
Última mensagem 08 de Outubro de 2018, 08:46
by dOM JORGE

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC