0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Realmente, o livre-arbítrio é um assunto polêmico.Crer e/ou descrer na existência do livre-arbítrio constituem possibilidades de exercício um poder que existe, por natureza, inseparavelmente ligado ao espírito humano.Tais possibilidades, em outros termos, definem a liberdade de indiferença que, absolutamente, não altera a realidade.Torna-se, pois, lícito perguntar aos expertos desse assunto:Existe, de fato, a possibilidade de exercer um poder sem outro motivo que não a existência mesma desse poder, com liberdade de indiferença?.
Não há necessidade de tantos malabarismos verbais para provar o que não existe. Cristo deixou uma regra aurea:Ame a Deus acima de tudo e ao proximo como a si mesmo. Todo o mais é decorrente e esta contido nesta simples frase. Acreditar, mesmo por um instante que o ser humano (espirito vivenciando uma encarnação) possua livre arbítrio é apenas afirmar: EU amo a MIM acima de tudo, etc... E este é o único livre arbítrio que o ser humano possui: o de amar a Deus ou a si mesmo...Que cada um escolha o seu caminho e que siga por ele em paz.Anton
Citação de: Norizonte da Rosa em 09 de Janeiro de 2014, 13:44E por que Deus não poderia ‘aproveitar-se’ da imprudência de uns para que se cumprisse o destino de outro? Seria mais aceitável que Deus criasse o ato material? (e como desvencilhar esse ato material do encarnado? Como Deus agiria sem o encarnado, salvo em catástrofes?). Qual das duas opções é mais razoável? Pelo menos para mim, nada mais razoável que os encarnados agirem (quando lhes for permitida a realização de um ato que teve como origem aquilo que o Espírito causador do ato cultivou). E isso em nada afeta uma justiça divina.Entre outras, pelas razões expostas no LE:Deus é a causa primaria de TUDOA inteligencia humana e por decorrencia o pensamento possuem uma fonte que é a inteligencia universal, DeusO espírito encarna para fazer provas, missões e expiações e não para criar algo.Deus diz "faça-se" e tudo se faz (centenas de bilhões de galaxias cada uma com centenas de bilhões de estrelas), por exemploO espírito encarna para cumprir as ordens de DeusIsto esta tudo lá no LE, para não deixar duvidas a quem o estudar além de ter sido insistentemente repetido há décadas por centenas de espíritos em todos os lugares.
E por que Deus não poderia ‘aproveitar-se’ da imprudência de uns para que se cumprisse o destino de outro? Seria mais aceitável que Deus criasse o ato material? (e como desvencilhar esse ato material do encarnado? Como Deus agiria sem o encarnado, salvo em catástrofes?). Qual das duas opções é mais razoável? Pelo menos para mim, nada mais razoável que os encarnados agirem (quando lhes for permitida a realização de um ato que teve como origem aquilo que o Espírito causador do ato cultivou). E isso em nada afeta uma justiça divina.
O problema, Anton, é que pensando dessa forma, estendendo o fato de ter Deus criado a tudo incluindo aí o pensamento (e não a faculdade de pensar), você acaba (pelo menos é o que aparenta) terminando com a individualidade dos Espíritos. Se pelo fato de sabermos que Deus é origem de tudo, atribuirmos também os pensamentos a Deus, poderiamos também atribuir a Deus a inteligência dos Espíritos (e não a faculdade da inteligência criada para os Espíritos desenvolverem-se) então o que restaria? Se o pensamento não é do Espírito e, se usando o mesmo raciocínio, dizemos que a inteligência não é do Espírito, então não existem Espíritos, apenas Deus.
Assim eu responderia que não. Apenas a existência de um poder não promoveria exercê-lo, com indiferença.
Há .......................................... fábulas.Anton
O fato de tentarmos algum ato contra outra pessoa, por ex. não quer dizer necessariamente que iremos conseguir nosso intento e isso é, obviamente, uma limitação a esse livre-arbítrio.Abraço.
Mas eu nunca disse, Brenno, que não temos livre-arbítrio, que somos máquina. Se realmente acha isso, é porque não avaliou francamente o que coloquei aqui, infelizmente...Muita Paz.
Se todos os fatos da vida são justosAbraços!
Que...........................consciência?O que acham?Muita Paz.
Citação de: Daniel Armilest em 09 de Janeiro de 2014, 11:33Mas eu nunca disse, Brenno, que não temos livre-arbítrio, que somos máquina. Se realmente acha isso, é porque não avaliou francamente o que coloquei aqui, infelizmente...Muita Paz.Amigo daniel,Reveja seus posts!
Entre....................................lugares.
Não................................. paz.Anton
Iniciado por Det's me!... Auto-Conhecimento
Iniciado por Det's me!... Artigos Espíritas
Iniciado por Gigii « 1 2 ... 31 32 » Lei de Causa e Efeito
Iniciado por Haga Outros Temas
Iniciado por Gigii Outros Temas
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.