Forum Espirita

GERAL => Mensagens de Ânimo => Tópico iniciado por: Zirlene em 02 de Janeiro de 2014, 10:53

Título: Egoísmo Humano
Enviado por: Zirlene em 02 de Janeiro de 2014, 10:53

Egoísmo Humano
.

A humanidade encontra-se num momento de transição, onde todos andam
de lá para cá atrás de algo que não sabem entender o que é...
Estamos dessa forma, porque estamos almejando somente TER e não SER.
A Natureza Divina é sábia, cobra-nos a todo instante uma postura
mais coletiva do que individual, perceba que a natureza vive no coletivo
e não individualmente, a semente para germinar necessita do solo,
da chuva, dos ventos e principalmente da Luz.
E nós não somos diferentes dessa semente necessitamos uns dos outros
para podermos melhorar, crescer e aperfeiçoar.
Se atentarmos a conhecer a natureza, teremos muito mais condições
de entendermos a nós mesmos.
O egoísta não tem a dádiva da contemplação, porque não enxerga além dele mesmo...
O egoísta não pode se dar ao outro com amor de irmão, porque para ele
não existe o próximo...
O egoísta nunca pode dar uma palavra amiga, porque seus problemas
são maiores do que o dos outros...
Diante de tantos atropelos e desencontros entre os irmãos, muitos se
voltam apenas para si mesmos e não percebem que está afastando de si
próprio a maior dádiva dos ensinamentos que Jesus nos deixou,
a caridade para com todos indistintamente.
O egoísmo nos deixa cegos e incapazes de Amar ou Doar-se ao próximo,
porque somente ao egoísta interessam os seus propósitos e os seus objetivos.
Lembremo-nos sempre de que o egoísmo nos deixa vazios sem estímulo
de ajudar ao outro.Todos têm a Cura para o egoísmo, reflita sobre suas ações,
seus pensamentos e procure olhar a sua volta e veja quantas pessoas
estão esperando para serem ajudadas por você.
Sejamos menos materialista, percebamos todos juntos que somos sim uma
individualidade, mas temos que viver no coletivo para nosso
crescimento e aperfeiçoamento.
Façamos cada um de nós à diferença para o crescimento moral da humanidade.
 
Muita paz!

Título: Re: Egoísmo Humano
Enviado por: Antonio Renato em 02 de Janeiro de 2014, 11:25
Minha querida irmã Zirlene,o egoismo é como uma erva daninha que deve ser arrancada de dentro nós,fazê-lo será sempre um prova de crescimento interior.O egoismo,a vaidade,o or-
-gulho e a prepotência,nos afastam de Deus e nos impedem de sermos humildes para poder
assim estarmos junto ao nossos irmãos.Desta forma,deixamos de atender aos ensinamentos
de Jesus quando ele disse:Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.
Fique na paz.
Título: Re: Egoísmo Humano
Enviado por: Zirlene em 02 de Janeiro de 2014, 21:58
Caro amigo Antônio,
Isso mesmo, como está no evangelho: Que cada um empregue todos os seus esforços em combatê-lo em si mesmo, já que esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho, é a causa de todas as misérias aqui na terra.É a negação da caridade e, consequentemente, o maior obstáculo para a felicidade dos homens.
Obrigada, abraço apertado!

Título: Re: Egoísmo Humano
Enviado por: lconforjr em 03 de Janeiro de 2014, 14:55
Egoísmo Humano

      Zirlene  « ref # inicial, 020114, às 10:53 »

      Conf: olá, nova amiga Zirlene, me permita levantar questões sobre o texto que vc postou. Como vc sabe, a DE manda raciocinar para que a compreendamos melhor.
..............

      Conf: a amiga diz que todos nós andamos atrás de algo que não sabemos o que é. Sem dúvida, esta em que estamos é a escola que, conforme a doutrina, Deus criou para nossa evolução. E é nela que aprendemos a como viver e como conviver com os demais, como agir em cada situação, das mais simples e corriqueiras, às mais complexas e de conseqüências incertas.

      Assim, se agimos bem, ou se agimos mal, onde aprendemos a agir assim, senão na escola em que estamos? Se andamos atrás de algo que não sabemos o que é, isso se deve, simplesmente a que a escola da vida, ainda não nos mostrou o que esse algo é, concorda? Nenhum demérito nosso!

      E sem dúvida nós não sabemos o que é que estamos procurando porq estamos sempre confusos; e é a vida que nos faz estar sempre confusos. Há muitas coisas que ainda não compreendemos, muitas coisas de que temos medo – Deus nos fez ignorantes e medrosos das coisas deste mundo ameaçador.

      A vida é sofrimentos para todos, sem exceção de ninguém. E a luta de todos nós, também sem exceção, desde que desperta a consciência, e do mais virtuoso ao mais corrupto, é uma luta sem fim em busca de fugir dos sofrimentos.

      Não será por isso a confusão em que todos andamos: vemos que há terríveis sofrimentos para todos e não sabemos como fugir desses sofrimentos?

      Continuamente, msg, textos, as escrituras, as doutrinas nos dizem: a solução para fugir dos sofrimentos é amar, perdoar, ser humilde, não ser egoísta, ser caridoso, não ser perverso nem pervertido, ter amor no coração e coisas semelhantes.

      No entanto, todos somente sabem nos dizer “o que fazer”, mas ninguém, absolutamente ninguém, sabe dizer o “como fazer”. “O que fazer”, sabemos: ter amor no coração, perdoar, ser humildes; “como fazer” não sabemos: ninguém sabe dizer!

      A nova amiga Zirlene afirma que estamos nessa deplorável condição porque queremos somente TER e não SER. Novamente, portanto, está sendo dito somente “o que fazer”: “SER”, não “TER”. Mas, onde está a lição que nos diga “como fazer”? Como fazer para “ser” em vez de só fazer para “ter”?

      Diz a amiga que a Natureza Divina é sábia, cobra-nos a todo instante uma postura mais coletiva do que individual; que percebamos que a natureza vive no coletivo e não individualmente... e que precisamos imitá-la.

      Muito bom, mas “como” é que se faz isso? Sem dúvida, isso depende da compreensão de cada um, compreensão que nos despertará a vontade de agir de acordo com a natureza sabiamente age. E, tb sem dúvida, é na escola da vida que aprendemos a ter compreensão. É exatamente pelo aprendizado que temos nesta escola, que a compreensão de uns é mais eficiente do que a de outros. Também, nenhum demérito nosso.

      Mas, quem fará que acreditemos que é necessário e é benefício para nós imitar a natureza? Tudo, na  vida, depende da compreensão de cada um e essa compreensão vem, exatamente, do que a vida ensina; se a vida nos ensina o correto, agimos corretamente: se nos ensina o incorreto, agimos incorretamente.

      Texto: precisamos melhorar, crescer e aperfeiçoar...

      Conf: e “como” é que se faz isso, basta querer? Se basta querer, porq todos estamos ainda neste mundo de sofrimentos? Ou, porq uns querem e outros não querem?

      Texto: O egoísta não tem a dádiva da contemplação, porque não enxerga além dele mesmo...

      Conf: e qual é a causa que tem como efeito uns serem egoístas e outros não? Se temos o livre-arbítrio, porq é que escolhemos ser egoístas, em vez de escolher ser bondosos com os demais? Não podemos escolher ser humildes, solidários, bondosos, honestos? Porq é que escolhemos ser egoístas, orgulhosos, desonestos?

      Texto: Todos têm a Cura para o egoísmo, reflita sobre suas ações... Sejamos menos materialista, percebamos todos juntos que somos sim uma individualidade,

      Conf: novamente pergunto: e como é que devemos fazer para não ser tão egoístas, ou tão materialistas? Perceba, amiga Zirlene, que, afinal, todos os problemas dos homens se resumem num só problema: a falta de amor, concorda? Mas, quem é que sabe ensinar a como ter amor, a amar?

      Ninguém, nenhuma religião e nenhum religioso, pois, a amar ou a ter amor no coração, ninguém, absolutamente ninguém sabe ensinar e ninguém aprende com conselhos, ensinamentos, nem com exemplos de quem quer que sejam, nem que sejam de Jesus.

................
Título: Re: Egoísmo Humano
Enviado por: nação de Aruanda em 04 de Janeiro de 2014, 02:14
cara Zirlene

Neste tempo que tenho andado pela doutrina, tenho visto conselhos diversos sobre o orgulho e a vaidade, uma extensão do egoismo, muito se diz o que tem que fazer mas pouco se faz para diminuir, que já seria uma vitória, a ação desta praga, que abrem feridas difíceis de se fechar, por que não conseguimos ainda tirar de dentro de nos esta chaga, ajudaria muito se conseguisse-mos acolher sem exigir condições, orientar sem impor, instruir sem ditar regras para atender nossos propósitos e principalmente ouvir  o outro  respeitar e debater as suas convicções, principalmente as religiosas, isto já seria um bom passo para seguir em frente.

paz para todos