Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Mensagens de Ânimo »
  • Meditação »
  • Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo

Autor Tópico: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo  (Lida 16810 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14324
  • Participação: 1811
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« em: 26 de Outubro de 2012, 22:55 »
+2Gostou?
* 043o.jpg (375.3 Kb - transferido 12157 vezes.)



Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo



O tema Terapia de Vida Passada - TVP - ganhou, ultimamente, grande espaço nos meios de comunicação em geral. Como todo tema polêmico, tem gerado muitos debates e opiniões. Mas por que uma proposta terapêutica como essa pode gerar tanta polêmica? Pelo lado da ciência, o centro da questão está na utilização de uma hipótese de trabalho reencarnacionista, que a ciência ocidental continua julgando um tema religioso ou místico, que não pode ser considerado como objeto de estudo. Para a Doutrina Espírita, apesar defender a reencarnação como processo natural na vida do ser humano, a questão está na utilização da Regressão de Memória à nossas vidas passadas. O objetivo deste artigo será o de discutir alguns dos principais pontos desta relação entre a Terapia de Vida Passada e o Espiritismo.

Para evitar os “achismos”, resolvemos fazer uma pesquisa a nível nacional, no final de 1998, em que apresentávamos para a população espírita um questionário sobre a Terapia de Vida Passada. Dos 500 que foram respondidos, identificamos algumas das principais preocupações do espírita em relação à Terapia de Vida Passada - TVP - e a Regressão de Memória:

 *  Necessidade do esquecimento do passado;
 *  Não poder interferir no processo de sofrimento causado por problemas no passado;
 *  Fazer Regressão por curiosidade;

Na verdade, o que se pode observar é que a maioria das pessoas tem dúvidas se deveriam ou não utilizar a TVP como recurso, não tem uma informação correta sobre o que é a TVP, hoje.

A TVP se insere na abordagem da Psicologia Transpessoal, um ramo mais recente da Psicologia que considera o componente espiritual como uma das dimensões do ser humano, que interfere no entendimento do homem e de seus sofrimentos. Porém, na TVP consideramos a hipótese de trabalho da reencarnação como base de explicação do conteúdo obtido no processo de Regressão de Memória, isto é, julgamos que os relatos obtidos com os indivíduos em Estado Alterado de Consciência se referem às suas experiências vividas em outras encarnações.

Para a TVP, a maioria dos problemas que temos na vida atual decorrem de situações traumáticas ou bastante desequilibradas que foram vividas pelo indivíduo no passado e que deixaram marcas profundas no seu psiquismo profundo. Todas essas experiências estão registradas nesta instância Inconsciente que o Dr. Jorge Andréa (1) chama de Inconsciente do Pretérito. Algumas situações na vida atual, parecem desencadear o surgimento, na zona mais consciente do psiquismo, desses desequilíbrios, transformando-se em verdadeiras patologias. Podemos citar as fobias, a Síndrome do Pânico, distúrbios de comportamento como os sexuais ou os compulsivos, a depressão, a ansiedade, etc. como algumas que podem se beneficiar com o tratamento pela TVP.

O primeiro passo do processo está em tornar consciente esse conteúdo do passado. É nesse momento que podemos utilizar a Regressão de Memória na identificação da situação do passado geradora do sofrimento atual. Posterior e concomitantemente a essa identificação, teremos que utilizar diversas intervenções específicas para cada caso, visando dissociar a personalidade atual daqueles traumas vividos no passado. Como vimos não basta apenas lembrar o passado. Há uma necessidade de um acompanhamento terapêutico criterioso do delicado conteúdo emocional e psíquico que surge do processo de Regressão. A nossa experiência tem indicado a necessidade da TVP só ser feita por profissional da área de saúde mental que estaria habilitado ao processo de forma integral.

Como podemos ver a finalidade da TVP é terapêutica. Com isso desfaz-se uma das grandes preocupações do público espírita, em particular: a curiosidade. Na verdade o terapeuta, quando executa um trabalho sério, não considera os casos em que as pessoas procuram para saber o que foram ou fizeram de extraordinário em suas vidas passadas. Julgamos que o material que lidamos seja muito delicado para uma finalidade fútil!

Mas, a questão mais delicada do espírita parece ser a de se “levantar o véu que encobre o passado” já que seria uma “dádiva divina”. Se observarmos no contexto da Doutrina, as principais referências sobre o assunto estão em O Livro dos Espíritos na parte 2a., cap. VII, em um item que engloba as perguntas 392 à 399, com o título: O esquecimento do passado. Nesse ponto os Espíritos alertam para os inconvenientes que a lembrança do passado teria para os indivíduos. E nós concordamos inteiramente com isso !!! Vamos observar que este capítulo trata “Da Volta do Espírito à Vida Corporal”. É claro que quando voltamos ao corpo físico necessitamos do esquecimento de nossas vidas pregressas. Como, uma criança conseguiria estruturar uma nova personalidade lembrando simultaneamente de todas as suas vidas passadas? Seria impossível.

Diversas obras na literatura espírita defendem a utilização terapêutica da Terapia de Vida Passada. Dos autores encarnados, citamos o Dr. Jorge Andréa, psiquiatra e pesquisador do psiquismo profundo e da reencarnação com vasta contribuição nessa área. Mesmo entre os desencarnados, através das obras psicografadas, não há uma contra-indicação à utilização da TVP nos casos em que verificamos graves problemas psíquicos, emocionais, físicos ou de comportamento. Pelo contrário. Espíritos como Joanna de Ângelis (2) e Bezerra de Menezes (3) tem ressaltado, através de algumas de suas obras, a importância deste tipo de abordagem científica na minimização do sofrimento humano. Mas é claro que a TVP não é uma panacéia capaz de resolver todos os problemas. Como toda abordagem terapêutica tem suas limitações e dificuldades que somente uma atuação séria e criteriosa poderá superar, ampliando o potencial de cura de sua aplicação.

É o sofrimento o nosso grande objetivo! Para nossa surpresa, muitos espíritas responderam afirmativamente à questão: “o sofrimento é a melhor forma de pagarmos os erros do passado”. Isso pode levar a um entendimento distorcido da finalidade da vida e do sofrimento. A Doutrina Espírita (4) deixa bem claro qual é o objetivo das encarnações sucessivas: o desenvolvimento moral e intelectual do ser. O sofrimento representa um desequilíbrio resultante de um comportamento inadequado do passado que ainda mantém características na personalidade atual. Na medida em que se resolvam as causas cessam-se os efeitos. Em O Livro dos Espíritos, questão 1004, Kardec pergunta sobre o critério de duração dos sofrimentos a que os espíritos respondem ser função da melhora do indivíduo. Na resposta fica clara a finalidade pedagógica do sofrimento, pois quando a pessoa melhora o aspecto desequilibrado o sofrimento perde o sentido, modificando-se ou extinguindo-se.

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo 5, temos a orientação dos espíritos de que devemos empreender todos os nossos esforços no sentido de minimizar o sofrimento dos homens. Ora se a TVP desponta como um instrumento da ciência que pode ajudar nesse processo de aprimoramento do ser humano pela dura de alguns de seus sofrimentos, por que não utilizá-la? Será que não poderíamos utilizar a TVP para ajudar uma pessoa a superar sua Síndrome do Pânico ou de uma depressão profunda por exemplo, simplesmente porque utilizaremos de suas lembranças pretéritas? Nos parece que se a TVP é uma conquista da Ciência ela está consoante aos desígnios de Deus para o progresso da Humanidade.

A ciência avança no sentido da confirmação do espírito, como origem e princípio básico da vida, e da reencarnação como mecanismo natural fundamental para o entendimento do homem e de seus sofrimentos. A TVP, aplicada de forma séria e criteriosa, demonstra ser um instrumento legítimo deste movimento. Como resultado desta aplicação o indivíduo se reconhece como ser espiritual eterno em passagem temporária de aprendizado pelo corpo. Ao verificar as conseqüências de seus atos passados nos seus problemas atuais pode refletir e decidir sobre quais são os valores existenciais essenciais para o seu espírito hoje e descobre a necessidade de desenvolver o Abrandamento de suas tendências negativas e a Aceitação dos problemas que enfrentamos. Ao final, perceberá a necessidade de reclamar menos e Amar mais, a si mesmo e aos outros.


Referências Bibliográficas:

(1) Palingênese, a Grande Lei - Jorge Andréa
(2) O Homem Integral - Joanna de Angelis/Divaldo Franco;
(3) Loucura e Obsessão - Manoel P. de Miranda/Divaldo Franco;
(4) O Céu e o Inferno - Kardec - 1a. parte, cap. III, item 8.
(5) O Livro dos Espíritos - Kardec - Questões 392 à 399;
(6) O Evangelho Segundo o Espiritismo - Kardc - Cap. 5;
(7) Terapia de Vida Passada e Espiritismo - Distâncias e Aproximações - Milton Menezes

Milton Menezes
Milton Menezes nasceu em Petrópolis - RJ, em 23 de outubro de 1960.
Formado em Ciências Econômicas pela UERJ.
Formado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá.
Especialização em Terapeuta de Vida Passada pela Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada - SBTVP em Campinas - SP.
Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
Membro fundador do IBRAPE-TVP - Instituto Brasileiro de Pesquisa em TVP do Rio de Janeiro.
Pesquisa atualmente a aplicação da TVP na Síndrome do Pânico.

Resumo:
O grande desafio da TVP é consolidar a reencarnação como hipótese científica de trabalho, introduzindo o conceito de Espírito como capaz de explicar vários aspectos na Psicologia e Medicina.



Fonte: Kardec Online

Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« Responder #1 em: 27 de Outubro de 2012, 00:29 »
0Gostou?
Obrigada pelo texto amiga Macili.
Muito esclarecedor. :)
O véu do esquecimento costuma ser usado com frequência como argumento para  contestar a prática da TVP. Porém, toda regra tem a exceção.
Apesar do providencial véu do esquecimento a espiritualidade pode permitir,se isso foi importante para o aprendizado do espíirito , que tenhamos acesso a aspectos ocultos de nossas existências passadas.
Comentário questão 399 do LE:

" Entrando na vida corporal , o espírito perde momentaneamente a lembrança de suas existências anteriores, como se um véu as ocultasse.
Todavia ele tem algumas vezes uma vaga consciência e elas podem mesmo lhe serem reveladas em certas circunstâncias; mas é apenas pela vontade dos espíritos superiores que o fazem espontaneamente, com um  fim útil, jamais para satisfazer a curiosidade."

Existe sim muita auto sugestão e curiosidade por parte dos que procuram a TVP,mas não se pode generalizar.
Assim como muitas pessoas vão em busca de suas Cleopátras e Napoleões, existem mutos irmãos que procuram auxílio para seus desafios de vida e do mesmo modo que existem terapeutas e psicólogos que agem com certa leviandade, temos muitos  profissionais sérios e capacitados que tratam o assunto com muita responsabilidade e que obtém significativos progressos no tratamento de seus pacientes com o uso desta técnica.
Quem aqui pode dizer com segurança  se a TVP não foi um recurso idealizado pelo Alto para auxiliar os homens ,assim que a espiritualidade os sentiu mais amadurecidos para lidar com com dramas passados?
Sem dúvida que não é para todos, muitos não têm ainda  estrutura emocional para lidar
com o passado, por isso é importante a cautela e a prudência do profissional quanto ao procedimento.
Existe um profissional em São Paulo muito conhecido que têm atingido um alto índice de sucesso em seus tratamentos através de uma terapia  semelhante a TVP, porém com a intermediação do mentor espiritual do paciente.
Enfim, a ferramenta é útil e eficiente porém deve ser utilizada com muita cautela e por profissionais realmente capacitados e com experiência que antes do procedimento devem verificar inclusive se o paciente tem estrutura para lidar com as revelações que venham á tona porventura porque senão ao invés de melhorar pode-se acabar agravando a situação do paciente.
abraços
Susana



Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14324
  • Participação: 1811
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« Responder #2 em: 27 de Outubro de 2012, 00:54 »
0Gostou?
Olá Susana,

Agradeço o importante comentário que você aqui compartilhou.

Este texto realmente é bem esclarecedor. 

Para tudo há exceções. Com o cuidado necessário de um profissional capacitado poderá sim ajudar tantos irmãos que sofrem de distúrbios tipo depressão, síndrome do pânico, etc...

Mas se visto pelo lado da curiosidade, aí é perigoso. 

Porque ao meu ver, se reencarnamos com a bênção do véu do esquecimento para podermos vivenciar o amor e o perdão ao lado daqueles a quem prejudicamos ou que nos prejudicaram em vidas passadas, isto é, por demais positivo, só nos traz benefícios, jamais malefícios.  A abertura desse véu irá certamente nos abalar e prejudicar o nosso caminho evolutivo aqui na Terra...

Deixo aqui uma msg de Chico Xavier, que postei em Chico e Seus Amigos, onde Emmanuel nos fala de Regressão da Memória. 

Muita luz em nossas almas.





* sembrilho.jpg.png (605.71 Kb - transferido 8730 vezes.)



Regressão da Memória




Se fomos trazidos à Terra para esquecer o nosso passado, valorizar o presente e preparar em nosso benefício o futuro melhor, porque provocar a regressão da memória do que fomos ou fizemos, simplesmente por questões de curiosidade vazia, ou buscar aqueles que foram nossos companheiros, a fim de regressar aos desequilíbrios que hoje resgatamos?

A nossa própria existência atual nos apresentará as tarefas e provas que, em si, são a recapitulação de nosso passado em nossas diversas vidas, ou mesmo, somente de nossa passagem última na Terra fixada no mundo físico, curso de regeneração em que estamos integrados nas chamadas provações de cada dia.

Porque efetuar a regressão da memória, unicamente para chorar a lembrança dos pretéritos episódios infelizes, ou exibirmos grandeza ilusória em situações que, por simples desejo de leviana retomada de acontecimentos, fomos protagonistas, se já sabemos, especialmente com Allan Kardec, que estamos eliminando gradativamente as nossas imperfeições naturais ou apagando o brilho falso de tantos descaminhos que apenas nos induzirão a erros que não mais desejamos repetir?

Sejamos sinceros e lancemos um olhar para nossas tendências.



Emmanuel & Francisco Cândido Xavier






Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!

Offline brunosoleman

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 6
  • Participação: 1
  • brunosoleman has no influence.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +1
  • Cidade: Bady Bassitt
  • País: Brasil
Re: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« Responder #3 em: 27 de Outubro de 2012, 03:24 »
0Gostou?
Oi, gostei muito do artigo, até porque com o foco de ser psiquiatra penso em obter o que eu puder de recursos para meus pacientes.
No entanto, eu tenho uma pergunta: caso o responsável pela terapia não tiver um caráter idôneo ou fizer o trabalho apenas por dinheiro, enfim se os objetivos não forem necessariamente bons, poderia haver algum tipo de mistificação??
Ou ela parte apenas da memória espiritual do paciente não podendo ser alvo de má influenciação?

Registado
Espíritas eis o primeiro mandamento: amai-vos e eis o segundo: instruí-vos.

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14324
  • Participação: 1811
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« Responder #4 em: 27 de Outubro de 2012, 03:51 »
0Gostou?
Olá Bruno,

Deixo aqui a minha opinião... Penso que quando o profissional não direciona o tratamento com bons objetivos, poderá receber a má influênciação dos espíritos, resultando em prejuízo no tratamento.

"A Terapia de vidas passadas não é o método mágico que tudo cura, é, antes de tudo, um instrumental que ajuda na transformação do Eu. Quanto mais cuidado e precisão você obtiver na utilização do processo, melhores serão os benefícios.  Eraldo Manfredi"

Muita paz!

Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!

Offline brunosoleman

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 6
  • Participação: 1
  • brunosoleman has no influence.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +1
  • Cidade: Bady Bassitt
  • País: Brasil
Re: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« Responder #5 em: 27 de Outubro de 2012, 03:52 »
0Gostou?
Muito obrigado pela resposta. Foi uma dúvida que sempre ficou na minha cabeça. Grato e muita paz.

Registado
Espíritas eis o primeiro mandamento: amai-vos e eis o segundo: instruí-vos.

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« Responder #6 em: 27 de Outubro de 2012, 16:21 »
0Gostou?
Olá
Citação de: macili em 26 de Outubro de 2012, 22:55

Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo


O tema Terapia de Vida Passada - TVP - ganhou, ultimamente, grande espaço nos meios de comunicação em geral. Como todo tema polêmico, tem gerado muitos debates e opiniões. Mas por que uma proposta terapêutica como essa pode gerar tanta polêmica? Pelo lado da ciência, o centro da questão está na utilização de uma hipótese de trabalho reencarnacionista, que a ciência ocidental continua julgando um tema religioso ou místico, que não pode ser considerado como objeto de estudo.

A ciência não tem nada contra o uso de técnicas de relaxamento profundo para tratar problemas psicológicos, que é o objectivo da terapia regressiva. Esta última não tem base na teoria da reencarnação. E foi concebida para a regressão de memória, no âmbito da encarnação presente, e não de encarnações passadas.

O uso da técnica é que levou alguns psicólogos com formação em hipnose, ou outros profissionais de saúde, a concluir que a experiência descrita por alguns pacientes, quando estavam sob relaxamento profundo, não seria uma experiência vivida nesta vida, e admitiram a hipótese de poder ser uma lembrança de outras vidas, pelos dados que os pacientes lhe forneciam.

A confirmação dessa hipótese corresponde a encontrar registos históricos dessa vida que as pessoas, sob hipnose, descrevem. Há muita literatura sobre isso, mas não conheço estudos credíveis que conduzam a uma certeza de que se trata da descrição de uma encarnação anterior.

O espiritismo não tem nada a haver com isso. Contudo, sendo uma doutrina reencarcionista, oferece explicações para o fenómeno, caso ele exista. Mas não oferece nenhuma forma de nós podermos saber se a experiência se refere a uma encarnação anterior ou não. Isso só se pode confirmar cientificamente.

O espiritismo não serve para certificar e garantir a actividade dos profissionais que usam essas técnicas. Mas como saíram alguns livros, com sucesso, que ligam a ideia de reencarnação à ideia de terapia regressiva, como os de Brian Weiss, por exemplo, eles aproveitam essa publicidade para atrair espíritas aos seus consultórios. 
     
Na minha opinião nada diz que isto seja impossível, mas também nada me diz que sempre que uma pessoa recorre à terapia regressiva tem acesso a memórias anteriores ao nascimento.

Citar
A ciência avança no sentido da confirmação do espírito, como origem e princípio básico da vida, e da reencarnação como mecanismo natural fundamental para o entendimento do homem e de seus sofrimentos. A TVP, aplicada de forma séria e criteriosa, demonstra ser um instrumento legítimo deste movimento.

Os casos estudados pelo Dr. Ian Stevenson e pelos seus seguidores, de crianças que recordam uma encarnação anterior, são estudos científicos que confirmam a viabilidade da ideia de reencarnação.  Baseiam-se na confirmação dos relatos das crianças, com os vestígios históricos das pessoas que elas dizem ter sido, de uma forma rigorosa.

Mas eu não conheço nenhum estudo cientifico, com credibilidade, baseado na terapia regressiva, similar ao que Ian Stevenson fez. Se alguém conhece, seria óptimo indicá-lo aqui.

Citar
Como resultado desta aplicação o indivíduo se reconhece como ser espiritual eterno em passagem temporária de aprendizado pelo corpo. Ao verificar as consequências de seus atos passados nos seus problemas atuais pode refletir e decidir sobre quais são os valores existenciais essenciais para o seu espírito hoje e descobre a necessidade de desenvolver o Abrandamento de suas tendências negativas e a Aceitação dos problemas que enfrentamos. Ao final, perceberá a necessidade de reclamar menos e Amar mais, a si mesmo e aos outros.

A nossa felicidade não depende das encarnações anteriores. Depende da nossa capacidade de encontrar as actividades que dão sentido à nossa vida, a cada momento, nas circunstâncias em que nos encontramos.

Devemos tentar minimizar o sofrimento, efectivamente. Mas na Terra ninguém consegue evitar o sofrimento, todo o tempo da vida. Senão soubermos encontrar forças, apesar do sofrimento, não podemos ser felizes.

Cada um tem aptidões físicas diferentes dos outros, adequadas à experiência que o espírito veio aqui realizar. A felicidade e as nossas forças psicológicas maximizam-se através da dedicação a causas que estejam de acordo com essas aptidões. Trata-se da realização de tarefas, ou seja, de um trabalho, remunerado ou não, que implica esforço e cuja realização depende do mérito. O exercício do trabalho pode não significar emoções positivas. O estado felicidade não é necessariamente um estado de alegria, mas de realização.

Ao subir a montanha, o alpinista passa por enormes desafios e sofrimentos. E não por situações de prazer. Mas ele sobe a montanha porque aquilo faz sentido para ele, caso contrário desanimava. Para outros esse desafio não faz sentido, fazem outros. As pessoas são diferentes.

No fundo nós somos mais felizes quando adaptamos a nossa vida à experiência espiritual que necessitamos de viver. Viemos para aqui com um objectivo e, quando estamos no caminho de concretizar esse objectivo, sentimo-nos bem. Mas o objectivo não é igual para todos.

Nós podemos dizer que Jesus é a nossa inspiração, o nosso mestre, o sábio que veio para iluminar os ignorantes. Mas não sei se é adequado dizer que ele deve ser o nosso guia. Nós não estamos aqui para viver a mesma experiência que Jesus, pois não estamos no mesmo nível espiritual. As experiências que a maioria de nós tem de realizar são outras. O altruismo e a capacidade de amar eram características de Jesus, de Francisco de Assis, etc. Um dia viremos exercitar essas capacidades também. Trata-se de algo para espiritos sábios, que, na Terra, estão em missão especial. Depois retornam aos seus mundos superiores, que é onde pertencem. 

Uma pessoa pode nascer com aptidões para ser um gestor, um artista, um cientista, um pedreiro, um electricista, um mecânico, um criativo da área do marketing, etc., etc. Todas as experiências são necessárias. A maioria de nós não vem exercitar a capacidade de amar como o primeiro dos seus desígnios. Decerto Deus não espera que nós sejamos capazes de ser como Jesus. Nem nos culpa por não sermos capazes disso.

A experiência importante não é a do passado, é a do presente. As nossas circunstâncias não são as mesmas das encarnações anteriores. Uma nova experiência se inicia com o nascimento. Eventualmente podemos vir repetir algumas experiências mal sucedidas no passado, mas não precisamos de conhecer a encarnação anterior para as realizar.

bem hajam

Registado
O perdão compensa!

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« Responder #7 em: 27 de Outubro de 2012, 16:57 »
+1Gostou?
Mano Vitor,
mesmo que eu não tivesse concordado com o todo que o amigo nos envia ao fórum, apenas este último pár[ágrafo mereceria de mim a parabenização.

"A experiência importante não é a do passado, é a do presente. As nossas circunstâncias não são as mesmas das encarnações anteriores. Uma nova experiência se inicia com o nascimento. Eventualmente podemos vir repetir algumas experiências mal sucedidas no passado, mas não precisamos de conhecer a encarnação anterior para as realizar."

É exatamente isso.
Abraços,
Moura


Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/meditacao-diaria/terapia-de-vidas-passadas-e-espiritismo/#ixzz2AW1O3tGD

Registado

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14324
  • Participação: 1811
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« Responder #8 em: 27 de Outubro de 2012, 18:53 »
0Gostou?
Boa tarde queridos Irmãos...


Agradeço os comentários aqui deixados que visam esclarecer a TVP e Espiritimo e nos fazem refletir e entender um pouco mais este tema.


Paz e luz!




* Tx 93 Terapia de vidas passadas.jpg (24.88 Kb - transferido 6121 vezes.)





Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo



Na atualidade muitos assuntos relacionados à Doutrina Espírita circulam pela grande imprensa, e dentre estes assuntos a TVP - Terapia de Vidas Passadas chama a atenção de todos devido a possibilidade de sabermos o que fomos em outras vidas. Mas esta prática resume-se só a isto?

Em entrevista à Rádio Boa Nova, a psicóloga Liriam Vieira falou sobre a TVP. Segundo a psicóloga, a "TVP ou Terapia de Vida Passada é uma abordagem psicoterápica que utiliza como técnica a regressão de memória, nomeada por Morris Netherton, em meados de 1967, embora tenha sido objeto de estudos de vários médicos e psicólogos em todo mundo desde a década de cinquenta , que deparavam-se com relatos de clientes nas sessões de hipnoterapia, sobre experiências e fatos históricos que sugeriam considerar a hipótese da reencarnação", afirma.

Entre os pesquisadores da TVP estão: Gabriel Delane, Helen Wamback, Hemendra N. Banerjee, Hermínio Corrêa de Miranda, Hernani Guimarães Andrade, Ian Stevenson, Jorge Andréa dos Santos, entre outros. No Brasil , a pioneira desta abordagem foi Maria Julia Prieto Peres."



No Brasil existe algum órgão que trabalha com profissionais especializados em TVP ?


A Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada, fundada em 1994 por um grupo de pesquisadores que trabalham com a hipótese da reencarnação enquanto ciência, utilizando a regressão de memória para acessar as experiências de outras existências, sem hipnose, através da Técnica Padrão, idealizada por Maria Teodora Ribeiro Guimarães.


Qual a finalidade desta prática?

Essas experiências quando trazidas para o consciente, tem como objetivo eslarecer os fatos traumáticos armazenados e reprimidos no Inconsciente, e também revelar as nossas tendências, boas ou más, expressas em nossos comportamentos, causando os distúrbios que
apresentamos em nossa vida presente, sejam eles de ordem física, emocional, espiritual ou mental.


Existem riscos na utilização da TVP?

Esta abordagem psicoterápica tem chegado cada vez mais ao conhecimento do público em geral, através das telenovelas, e por várias vezes por programas sensacionalistas que distorcem os princípios fundamentais e o processo desta abordagem. Quando o conceito desta abordagem é distorcido, observamos em nossos consultórios, a procura demasiada pelo tratamento. Embora muitas vezes, a procura seja apenas para satisfazer curiosidades, questões evasivas e que não pressupõem o tratamento. Por isso é imprescindível realizar este trabalho com muito critério e seriedade por parte do profissional e também requer para o sucesso do tratamento, o comprometimento do cliente.


Há restrições ao tratamento?

A SBTVP através de uma técnica padrão, adota as seguintes contra-indicações: casos de psicoses (cliente em surto), doenças orgânicas descompensadas (ex: diabetes, cardiopatias), terapia de grupo. Nos casos de gestantes e crianças o tratamento é realizado com técnicas específicas, observadas as condições especiais de cada cliente.


Como saber qual profissional devo recorrer?

Todo trabalho, independente da área e abordagem, deve ser cumprido com ética e, quando não houver a indicação do profissional por médicos, ou amigos de sua confiança, buscar profissionais que sejam credenciados nas escolas de formação em Terapia de Vida Passada.

     

Por  Liriam Vieira - Psicóloga Clínica e Terapeuta de Vida Passada pela SBTVP ( Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada), apresentadora do programa Ciência da Alma, ao lado de Guaraciara Maia, aos sábados, 11h pela Rede Boa Nova de Rádio.


     
Fonte: Rádio Boa Nova, emissora da Fundação Espírita André Luiz
http://www.radioboanova.com.br/novo/noticia.php?NOTCODIGO=524


Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« Responder #9 em: 27 de Outubro de 2012, 21:42 »
0Gostou?
Olá Vitor,
Existem muitos casos onde a psiquiatria e a psicologia não conseguem , através dos métodos tradicionais , encontrar a razão para o distúrbio que se manifesta.
Muitos traumas e neuroses tem origens em vivências anteriores que ficam arquivadas no nosso inconsciente trazendo clichês mentais que interferem de forma negativa nesta encarnação.
O propósito da TVP não é satisfazer curiosidade mas justamente desfazer estes "nós", este conteúdo mal resolvido, trabalhando este material  de modo que o paciente possa ter uma vida mais harmônica.
O LE diz que se for importante para o indivíduo que pode lhe ser revelado, excepcionalmente, aspectos de sua existência anteriores , então os próprios espíritos admitem a possibilidade de que existem situações em que isso é útil, sendo deste modo uma exceção a regra do véu do esquecimento.
Se o véu do esquecimento fosse algo absoluto e sempre necessário não teria porque os espíritos permitirem , como é afirmado no LE, que ele fosse excepcionalmente levantado quanto a alguma situação.
Também não acho que devemos ficar cutucando o passado e devemos nos focar nesta existência mas há casos onde o passado continua ecoando no presente impedindo mesmo que o indivíduo aproveite e vivencie plenamente esta esta encarnação. Então é preciso que ele se liberte do passado para que possa seguir em frente.
A terapia tradicional também  tem este papel, ajudar o indivíduo a se libertar do passado, trabalhando suas emoções e muitas vezes o conteúdo que traz o paciente ao consultório tem origens na infância e é necessário conduzir o paciente até aquele momento para que possa desatar os nós.
 Os terapeutas admitem portanto  que o passado pode interferir no presente, só que os espíritas sabem que o passado não remonta apenas a esta breve existência então a TVP na verdade nada tem de extraordinário, é apena uma extensão do se costuma fazer na terapia convencional. O diferencial é que o conceito de passado é mais elástico e não se limita a experiências vivenciadas nesta encarnação.

abraços
Susana






« Última modificação: 28 de Outubro de 2012, 01:58 by Susana FE »
Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« Responder #10 em: 27 de Outubro de 2012, 22:38 »
0Gostou?
Olá Susana

Citar
Existem muitos casos onde a psiquiatria e a psicologia não conseguem , através dos métodos tradicionais , encontrar a razão para o distúrbio que se manifesta.

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/meditacao-diaria/terapia-de-vidas-passadas-e-espiritismo/#ixzz2AXKKNf5r

Que eu saiba a terapia de regressão é aplicada por psicólogos, ou outros profissionais, no âmbito da ciência convencional. Não se trata de medicina alternativa.  Nem todos os  profissionais usam esta técnica. Mas ela não surgiu no âmbito das coisas do espírito.

Trata-se de relaxamento profundo guiado, que tenta levar a pessoa a dar pistas para resolver os próprios problemas. Contudo isto está um pouco baseado ainda na psicologia de origem Freudiana. Hoje há correntes da psicologia que não são inclinam apenas para os traumas para justificar o comportamento das pessoas. Começou-se a estudar as pessoas saudáveis e não apenas os doentes mentais, e a encontrar técnicas objectivas para medir o grau de felicidade, encontrar algumas razões para as diferenças e técnicas para aumentar a felicidade.

Que eu saiba a técnica de terapia regressiva não é para provar ao próprio que viveu memórias anteriores ao nascimento, pois quando ele sai do relaxamento imagino que não se lembra da experiência. Mas eu nunca experimentei.   

Citar
Os terapeutas admitem portanto  que o passado interferir no presente, só que os espíritas sabem que nosso passado não remonta apenas a esta breve existência então a TVP na verdade nada tem de extraordinário, é apena uma extensão do se costuma fazer na terapia convencional. O diferencial é que o conceito de passado é mais elástico e não se limita aos atos praticados nesta encarnação.

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/meditacao-diaria/terapia-de-vidas-passadas-e-espiritismo/?action=post;num_replies=9#ixzz2AXNs9SL0


Concordo Susana. Mas não são as acções passadas que estão em jogo. São os traumas passados. Uma pessoa pode cometer acções moralmente muito reprováveis sem ficar traumatizada. É mais comum ser a vitima a sofrer traumas do que o algoz. 

bem haja

Registado
O perdão compensa!

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« Responder #11 em: 28 de Outubro de 2012, 00:00 »
0Gostou?
Olá Vitor,
Não amigo. A TVP não é reconhecida , pelo menos no Brasil. O Conselho Federal de Psicologia não reconhece a técnica.
O que é reconhecido como técnica é a hipnose.

"Regressão e vidas passadas - Um dos temas mais polêmicos envolvendo a hipnoterapia é a sua utilização para descobrir supostas “vidas passadas” em um processo conhecido como “regressão”. “Algumas pessoas procuram a hipnose especificamente para isso”, comenta o psicólogo Eduardo Garcia.

De acordo com o hipnoterapeuta, o fenômeno de pacientes que relembram acontecimentos de “vidas passadas” não é incomum durante as sessões de terapia. “O hipocampo, que é a área do cérebro responsável pela memória, é a mesma da imaginação. Então não é possível afirmar, nesses casos, se a pessoa está se lembrando de algo ou está imaginando situações e fatos”.

Vale, nesses casos, a ética da profissão. “Quando a pessoa me procura somente por curiosidade de “saber sobre as vidas passadas”, eu não faço. Porque seria anti-ético, já que a hipnose e a psicologia como ciência não podem garantir que as supostas lembranças de vidas passadas são reais ou somente fruto da imaginação. Mas, se elas têm um problema, e crêem em vidas passadas, pode ser um bom caminho para solucioná-lo através da hipnoterapia. É importante sempre considerar as crenças, sejam elas políticas, filosóficas ou religiosas, do paciente, e trabalhar com elas em favor do tratamento pela hipnose”, finaliza
."

Fonte::www.metodista.br/rronline/noticias/saude/pasta-3/hipnose-e-alternativa-no-tratamento-de-disturbios-e-doencas

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

" edição número 2.003 da revista Isto É (20/03/2008) trouxe como matéria de capa um tema, no mínimo, curioso e instigante: “terapia de vidas passadas” (doravante, TVP). Este assunto é de especial interesse no Brasil, apontado por estudiosos do fenômeno religioso como o maior país espírita do mundo. A reportagem apresenta vários relatos de supostas curas de traumas e dores que só aconteceram depois que os pacientes se submeteram ao polêmico tratamento. Tratamento?

Profissionais da área psi (psiquiatras, psicólogos, psicoterapeutas e psicanalistas) em geral discordam veementemente de tal possibilidade. Todavia, alguns psicólogos dizem ser possível uma pessoa ter hoje um problema cuja causa esteja em uma suposta vida anterior. Seguindo esta linha de raciocínio, a cura só será possível se a pessoa descobrir o que aconteceu no seu passado, anterior à sua vida consciente hoje. A Sociedade Brasileira de Terapia de Vidas Passadas realiza congressos sobre a temática. No entanto, há que se destacar que o Conselho Federal de Psicologia, órgão oficial de reconhecimento de atividades na área, não reconhece a técnica. De fato, não há evidência científica segura que comprove a suposta eficiência da chamada TVP.
"

Fonte://www.ultimato.com.br/revista/artigos/312/o-caminho-confuso-e-perigoso-da-terapia-de-vidas-passadas

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Carl Jung foi o principal teórico da psicologia a defender a existência do inconsciente. Para ele, a mente tinha outros níveis além da dimensão real, do aqui e agora. Na década de 60, o psicólogo americano Abraham Maslow buscou, a partir deste conceito, uma explicação para a vida humana. Surge aí a psicologia transpessoal, que vai buscar respostas em outros níveis da consciência.

A especialista Maria Cristina de Barros explica que o objetivo é levar o paciente a encontrar na própria mente a cura para males do nosso tempo, como a depressão, e assim, conseguir uma melhor qualidade de vida. “Não só falar sobre as coisas que acontecem, mas experimentar estas vivências, os fatos da vida, que são os conflitos que aparecem no consultório”, explica.

Para isso, são utilizadas técnicas como a visualização, a vivência dos sonhos e o grafismo, por exemplo. A mais polêmica é a regressão a vidas passadas, que a psicologia transpessoal prefere chamar de revivência e aplica só em casos específicos.

A equipe do Via Legal registrou uma sessão de regressão a vidas passadas com um ex- paciente da psicóloga Maria Cristina. A simulação foi baseada na experiência real do estudante Rodrigo Thomasi, que já se submeteu ao tratamento. O primeiro passo é o relaxamento. O que se segue é uma seqüência de diálogos que parecem estranhos. No fim, o paciente revela o significado. “Eu era um japonês, que era o mais sádico de todos em batalhas. Me cansei das batalhas e me isolei numa cidade do interior. E havia uma mulher acusada de ser adúltera. Me lembro bem dela chorando, dizendo que não era e me lembro bem de pegar a espada e em dois movimentos decaptar a mulher”, conta.

A técnica de regressão a vidas passadas é questionada pela psicologia tradicional. Os profissionais que aplicam o método no consultório podem ser advertidos pelo Conselho de Psicologia. Em alguns casos, o assunto vira processo na Justiça Federal.

O desembargador Edgard Lippmann Júnior foi o relator da ação movida pelo Conselho Regional de Santa Catarina contra um psicólogo pela prática transpessoal de regressão. O profissional recebeu uma advertência por desvio no exercício da profissão. Mas a Justiça Federal decidiu anular o ato administrativo. “Em razão do fato do próprio meio acadêmico reconhecer como científico este trabalho não existiria o fundamento da falta de ética utilizado pelo conselho para punir o psicólogo”, argumenta o desembargador.

Para o Conselho Regional de Psicologia, a prática transpessoal de regressão é considerada alternativa, sem comprovação científica, podendo trazer prejuízos à sociedade. Como em todas as áreas do conhecimento, o tradicional e o novo se confrontam. Na psicologia, o desafio é desvendar a mente humana.

Fonte:http://daleth.cjf.jus.br/vialegal/materia.asp?CodMateria=742

Continua..


« Última modificação: 28 de Outubro de 2012, 00:52 by Susana FE »
Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« Responder #12 em: 28 de Outubro de 2012, 00:15 »
0Gostou?
Continuação:
Sim Vitor, mas cada um lida com o trauma de uma forma.
Não estou dizendo que toda experiência desagradável vivida por nós necessariamente se torne um trauma. Isso vai depender da capacidade do espírito de assimilação da experiência.
Mas , caso se torne, e seja algo que traga sérios contratempos ao indivíduo a ponto de lhe trazer angústia e aflição pelo menos sabe-se que existe um recurso terapêutico que ,potencialmente , teria condições, se assim for permitido pela espiritualidade, de auxiliá-lo.
A TVP é apenas mais uma ferramenta terapêutica, e que deve ser utilizada com muita responsabilidade e cautela.
abraços
Susana



« Última modificação: 28 de Outubro de 2012, 00:41 by Susana FE »
Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« Responder #13 em: 28 de Outubro de 2012, 00:17 »
0Gostou?
TVP e Psicanálise: Uma combinação eficaz para o processo de cura

Em janeiro de 1977, o grande médium Chico Xavier fez o seguinte comentário: “Cremos que a psicanálise unida à reencarnação, mas adotando os processos educativos da reencarnação no espaço e no tempo, seria para o mundo de hoje uma realização ideal”.

Para quem não sabe, a TVP (Terapia de Vidas Passadas), criada pelo psicólogo americano Morris Netherton, autor do livro “Vida Passada: Uma abordagem psicoterápica” utiliza-se de técnicas psicanalíticas para fazer o paciente regredir e buscar a origem traumática de seu problema que pode estar nesta vida (infância, nascimento, útero materno) ou muito mais atrás, em vidas passadas.

Desta forma, quero esclarecer que a TVP como método psicoterápico, não é apenas um método reencarnatório, porque a regressão se aplica também a fatos traumáticos da vida atual.

Em verdade, buscar lembranças traumáticas que estavam reprimidas no inconsciente e fazer o paciente revivenciá-las com emoção, é um recurso psicanalítico. Freud, o pai da psicanálise, dizia que nas livres associações ocorria freqüentemente uma catarse (liberação) emocional e que, somente desta maneira, o paciente teria uma melhora clínica.

Portanto, o objetivo seria fazer o paciente compreender a causa de seu problema - que estava reprimida no inconsciente - e liberar a experiência traumática de seu passado para que essa lembrança se torne apenas uma lembrança, desvinculada de emoção negativa.

O objetivo último seria fazer o paciente se recordar da experiência traumática que gerou o seu problema, mas desta vez sem sofrer mais. Freud dizia que essas experiências traumáticas reprimidas na infância emergiam posteriormente na fase adulta produzindo inúmeros distúrbios psíquicos, psicossomáticos, orgânicos e de relacionamento interpessoal.

No entanto, ele só se limitou a curar feridas da infância, não indo mais a fundo na causa verdadeira do problema do paciente (nascimento, útero materno e vidas passadas).

A terapia de vidas passadas vai muito mais além, extrapolando o campo de ação do pensamento e tratamento psicanalíticos. Neste sentido, ela trabalha em três níveis psíquicos:

a)   Consciente;
b)   Inconsciente;
c)   Supraconsciente (nível espiritual).

O nível supraconsciente é onde ocorrem as manifestações de entidades espirituais (espíritos protetores de elevada evolução - mentores espirituais e aqueles de pouca evolução - os obsessores).

Muitos pacientes durante a regressão conversam com esses espíritos. Eles chegam a receber mensagens e orientações de seus mentores espirituais que se dizem satisfeitos em vê-los se tratando com a TVP. O trabalho em contato com esses espíritos me levou a rever minhas crenças acerca da vida depois da morte e à sobrevivência da consciência.

Gostaria de transcrever uma mensagem que me foi passada pelo mentor espiritual de uma paciente:

“Boa noite, irmão.
É muito louvável o seu trabalho, estamos gratos por tornar a vida de seus semelhantes melhor de ser vivida. Você, assim como outros, são pontinhos de luz ajudando o Pai Maior a transformar este lindo planeta. Continue sempre colaborando e fazendo outros a se transformarem.
Obrigado, fique com Deus e que Ele ilumine o seu caminho.
Com todo amor Crístico,
Agenor “.

Fonte: www.somostodosum.ig.com.br


« Última modificação: 28 de Outubro de 2012, 00:42 by Susana FE »
Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo
« Responder #14 em: 28 de Outubro de 2012, 00:21 »
0Gostou?
1 - O que é a Terapia de Vidas Passadas?

 A Terapia de Vidas Passadas é uma forma de terapia que utiliza memórias inconscientes de fatos passados para solucionar problemas e dificuldades das pessoas.

Estas memórias podem ser de origem recente (todas as memórias da vida atual a partir do nascimento) ou remota (memórias da vida intra-uterina, vidas passadas e intervidas).

2- O que é regressão de memória?


 É uma das técnicas utilizadas na TVP. Nela o paciente relembra e revivencia fatos ocorridos no seu passado e que estão atrapalhando sua vida presente. Estes fatos passados podem ter ocorrido há um mês, um ano, dez anos, no nascimento, no útero, numa vida passada.

Durante a regressão o paciente continua consciente, percebe tudo o que revivencia e pode julgar e avaliar o que acontece.

3 - Usa-se hipnose na regressão?


A hipnose, conduzida até estágios mais profundos, é utilizada somente em casos específicos. Na maioria das vezes utilizamos técnicas denominadas indutivas.

O uso das técnicas indutivas permite com que o paciente mantenha-se plenamente consciente durante a regressão. Este estado de plena consciência ajuda, e muito, a atingir a cura.

4 - Vou melhorar se eu recordar meu passado?

Muitas vezes o passado continua atuando sobre o presente produzindo sofrimento e dificuldades. Nestes casos, o motivo para recordar e reviver o passado é justamente conseguir com que o mesmo deixe de ter esta atuação negativa na vida da pessoa.

Num processo terapêutico a recordação e revivência do passado são o primeiro momento. O segundo momento é ajudar a mente a se reorganizar. É com esta reorganização que conseguimos atingir os resultados positivos.
 
5 - O que são Intervidas? 

Intervidas é o período entre duas encarnações. Ou seja, é o período em que estamos no mundo espiritual.

É possível, durante a regressão, “recuperar” memórias relacionadas à este período. Normalmente, buscamos nesta fase memórias relacionadas ao planejamento da vida atual. 

Note bem: os conceitos de TVP buscam dar uma explicação teórica para conteúdos mentais que afloram durante a regressão. Portanto, são hipóteses teóricas.

6 - O que eu lembrar na regressão pode ser apenas fantasia?

Pode. Tudo dependerá de como a regressão for feita, o tipo de técnica utilizada e a patologia do paciente. Fantasias são mais comuns quando o trabalho não está sendo bem feito.

Algumas vezes as fantasias são utilizadas, propositalmente, pelo terapeuta para produzir a cura. Ou seja, nem sempre a fantasia é algo ruim na TVP.

7 - Sofro com dor de cabeça, a TVP pode me ajudar?

A procura pela TVP deve acontecer em conjunto com o diagnóstico médico tradicional. Nesta situação a TVP funciona como uma terapia complementar ao tratamento médico da doença.

Muitos casos respondem muito bem ao tratamento com TVP. Principalmente aqueles nas quais a dor de cabeça se origina em situações traumáticas vividas nos primórdios da infância, na vida intrauterina ou em vidas passadas. Um paciente foi (em outra encarnação) submetido a um tipo de tortura onde sua cabeça era prensada. Ao trabalharmos este trauma ele se viu livre de um problema de enxaqueca que durava mais de uma dezena de anos.

8 - A Terapia de Vidas Passadas está ligada a alguma religião?

Não. A TVP é totalmente desvinculada de qualquer religião. A hipótese filosófica da reencarnação é utilizada porque é a que melhor explica os fenômenos que acontecem durante o processo terapêutico.

Pessoas de todas as religiões têm se submetido à esta técnica e alcançado curas e melhoras em suas vidas. Não é necessário e nem solicitado que a pessoa mude suas crenças.

O que nós, praticantes sérios de TVP, queremos é chegar a resultados terapêuticos muito positivos. Nosso objetivo é a melhora do paciente. Nós não misturamos religião com terapia.

9 - Preciso acreditar em vidas passadas para a TVP dar certo?

De modo algum. A TVP é uma terapia que busca a cura e o aperfeiçoamento do paciente, de todos os pacientes. Ateus, católicos, evangélicos, pessoas das mais variadas religiões que não acreditam em reencarnação já obtiveram e estão obtendo ótimos resultados com o tratamento. A Terapia de Vidas Passadas é uma terapia, por isto visa exclusivamente a cura do paciente.

10 - Existe risco de “não voltar” de uma regressão?


Não. Simplesmente porque a pessoa “não vai”. O termo regressão é uma figura de linguagem, um forma de dizer que contatamos memórias antigas. São elas (as memórias) que vem até a consciência e ficam a disposição para o trabalho terapêutico. A consciência é mantida plena e ativa. Portanto, não existe risco da pessoa ficar “viajando” em outra época.

Existem, todavia, outros riscos. Riscos que podem ser evitados se o profissional for muito bem treinado, e tiver profundos conhecimentos de matérias como psicopatologia e psicodiagnóstico. 

Fonte: http://www.tvphipnose.com.br/perguntas.html#1


« Última modificação: 28 de Outubro de 2012, 00:24 by Susana FE »
Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino


  • Imprimir
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Terapia de vidas passadas

Iniciado por acmv « 1 2 3 4 » Reencarnação

53 Respostas
30498 Visualizações
Última mensagem 02 de Junho de 2014, 18:36
by Menezes_Ju
TERAPIA DE VIDAS PASSADAS

Iniciado por Marianna Comunicabilidade dos Espíritos

1 Respostas
10018 Visualizações
Última mensagem 02 de Maio de 2010, 23:43
by Bluemoon
TERAPIA DE VIDAS PASSADAS

Iniciado por Marli Pacheco Espiritualismo

8 Respostas
9011 Visualizações
Última mensagem 05 de Fevereiro de 2011, 00:18
by hildebrando
A Terapia de Vidas Passadas e o Espiritismo

Iniciado por HelenaBeatriz Auto-Conhecimento

5 Respostas
5989 Visualizações
Última mensagem 06 de Agosto de 2010, 05:23
by luiza raquel
Terapia de Vidas Passadas - Trocando esperiências

Iniciado por Claire Bottari Psicologia & Espiritismo

11 Respostas
7213 Visualizações
Última mensagem 17 de Outubro de 2012, 23:59
by Vitor Santos

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC