0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A espiritualidade não vive de semantica, mas da realidade de que a provação e expiação são meios de chegarmos até ao amor, quer queiramos ou não.
O texto é bonito, sem dúvida, mas devemos entender que os sofrimentos são consequência da nossa resistência em modificar os nossos hábitos, pensamentos e ações. Portanto, é bom deixar claro que aceitar o sofrimento sem entender a causa pode deixar às pessoas acomodadas e esperar que a vida as arraste sem que elas não façam nada para mudar. Como diz Séneca:"O destino conduz quem consente e arrasta quem resite"abs
Ja o escrevi antes e volto a realçar, por ser a unica forma de comprender o que seja o sofrimento e o que seja a felicidade ou bem aventurança.Todo sofrimento é fruto do egoismo, não importa a racionalização ou explicação que procuremos criar.Uns sofrem porque perdem alguma coisa por quebra, furto ou roubo. Outros sofrem porque perdem algum ente querido. Outros sofrem quando veem alguem em condições miseraveis. Outros sofrem quando veem alguem doente. Outros sofrem quando alguem lhes diz que o que pensam ser verdadeiro é apenas parcialmente verdadeiro.E todos estes sofrimentos são provenientes de apegos ou paixões. Sempre sofre-se 'por si mesmo' e jamais pelo 'outro'.Quem sofre pela perda de alguem ente querido, sofre porque acha que perdeu alguem e jamais se pergunta se isto foi melhor para o que foi perdido ou como estaria. Sofre porque alguem lhe faz falta. Sente um vazio interior e sente pena de si mesmo. Puro egoismo...Quem sofre quando ve alguem em situação que lhe parece humilhante ou pior, quase destruida, como pedinte ou drogado nas ruas, sofre porque gostaria de que a 'sua verdade' fosse aplicada a todos. Sofre porque gostaria (a paixão) que todos fossem como ele. O mesmo se aplica ao encontrar alguem muito bem de vida.... Ambas as situações são pura expressão de egoismo. De achar que sabe o que é melhor para o outro sem atentar que o que o outro esta passando é o que deve passar e é o melhor para ele naquele instante...Isto não significa que não devemos prestar assistencia, se pudermos. Sem nos esquecer que a assistencia que prestarmos será sempre dirigida aquele que naquele momento merece receber a assistencia. Mas isto deverá ser realizado sem qualquer sofrimento e tampouco sem qualquer alegria, por não ser merito nosso.Reflitam...Em contrapartida a felicidade mostra a ausencia de egoismo. Quem é feliz e para ser feliz, deve ser feliz sempre, incondicionalmente, não possui apegos ou paixões e portanto não tem razões para sofrer...Reflitam sobre isto tambem...Sejam como as crianças que nada sabem e passam os dias rindo por qualquer bobajem, até que aprendam a sofrer pelos apegos que lhes são inclulcados...Sejam felizes.
Iniciado por Haga Outros Temas
Iniciado por *Leni* Convívio
Iniciado por Marianna Lei de Causa e Efeito
Iniciado por Anton Kiudero Artigos Espíritas
Iniciado por lconforjr « 1 2 ... 6 7 » Lei de Causa e Efeito
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.