Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Mensagens de Ânimo »
  • Meditação »
  • Preservação do Tríplice Aspecto nas Exposições Doutrinárias

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Preservação do Tríplice Aspecto nas Exposições Doutrinárias  (Lida 1647 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14324
  • Participação: 1811
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Preservação do Tríplice Aspecto nas Exposições Doutrinárias
« em: 04 de Setembro de 2013, 23:24 »
+1Gostou?




Preservação do Tríplice Aspecto nas Exposições Doutrinárias *

(( Ricardo Di Bernardi ))




Em função da necessidade de integrar os trabalhadores e estudiosos do Movimento Espírita no espírito federativo de unificação, sem o intuito de padronizar ou uniformizar palestras, pois a diversidade é que enriquece e embeleza a roupagem que as veste, sugerimos determinadas posturas que, em se adequando às realidades locais, poderão servir de subsídios ao expositor da Doutrina Espírita.


Inicialmente, urge que as exposições aliem, também, ao conteúdo de consolo, necessário aos que sofrem, o esclarecimento fraterno da dinâmica da vida e das leis do Universo. Além de ensejar-se a compreensão do sofrimento, demonstrar que um único destino é que aguarda todas as criaturas: a felicidade plena em função da evolução.


São subsídios indispensáveis a qualquer palestra todos os princípios básicos da Doutrina. Não há como se expor, na abordagem espiritista, qualquer tema, sem ligá-lo à Reencarnação, à Lei de Causa e Efeito, à Sobrevivência do Espírito ou à sua evolução. Pretende-se, com este esquema, propiciar ao ouvinte que entra pela primeira vez em uma Casa Espírita ter uma visão aproximada e lógica do contexto doutrinário.


Torna-se importante, também, que os temas não sejam apresentados como de caráter exclusivamente religioso, científico ou filosófico. Qualquer tema deve ser abordado e exposto pelos três ângulos, para se construir o triângulo perfeito da concepção espírita.


Temas como a Caridade precisam ser entendidos filosófica e cientificamente, para se fortalecer a consequência moral finalista. Podemos explicar um ato de amor, também, como movimentador de energias extrafísicas que sintonizam magneticamente com outras de mesma frequência vibratória. O sentido genuinamente espírita do tríplice aspecto da Doutrina não deve ser subtraído indevidamente, mas apresentado em sua plenitude sem perder a pureza doutrinária.


Analogamente, temas como a origem da vida ou dos astros não poderão tornar-se simples aulas de Biologia ou Geografia. Indispensável unir o assunto à Onipresença divina, à existência dos fluidos e ao sentido mais amplo do amor divino. Assim por diante.


É também ingenuidade pensar que o Espiritismo é apenas para os mais simples e humildes. Não são os sãos, mas os doentes que precisam de médico. A mensagem doutrinária deve ser sempre veiculada de maneira clara e acessível a todos; paralelamente, deve atender também aos anseios dos homens cultos e inteligentes na elucidação da dinâmica da vida e dos problemas modernos.


Viver Kardec não significa apenas estacionar nos graníticos alicerces da Doutrina, mas crescer embasado nos mesmos. Nada entristeceria mais nosso amado Codificador que programarmos ciclo de palestras sobre o "duelo", sob o pretexto de ser assunto de obra básica, ao invés de sobre "passes", alegando que este assunto foi tangido rapidamente pelo mestre lionês.


Viver Kardec é seguir sua mensagem progressista e não apequenar seu maravilhoso trabalho convertendo o pentateuco kardequiano em uma bíblia dogmática. Nada mais antikardecista, que deter-se exclusivamente nos alicerces doutrinários. Não ousaríamos pedir tanta abertura como o Codficador, que chegou a dizer que, quando a Ciência demonstrar que o Espiritismo está errado em algum ponto, ele se modificará. Pelo menos somemos os conhecimentos auridos pelas faculdades mediúnicas de Chico Xavier e Divaldo Franco às bases doutrinárias, ao proferirmos nossas palestras.


A mensagem de carinho e consolo - característica espírita - é e deverá ser sempre imprescindível. No entanto, não podemos confundir isto com postura "religiosista" ao executarmos nossos pronunciamentos, assumindo, assim, características clericais que não se coadunam com a natureza de nossa Doutrina.


Não podemos permitir que o Espiritismo seja confundido como simplesmente mais uma religião.


Uma das heranças equivocadas do nosso passado judaico-cristão é a questão da culpa (desde o nascimento) e da punição. Cuidar para que não passemos equivocadamente o conceito de carma como algo que pode ser confundido com a versão espírita destas concepções. Cabe a nós demonstrar que, como disse Pedro, o Apóstolo, a caridade cobre uma multidão de "pecados". As situações cármicas devem ser explicadas como passíveis de ser atenuadas e até eliminadas por atos de amor. Expiação, muitas vezes, por visão míope ou exposição doutrinária apressada, soa como castigo divino. Imprescindível demonstrar que as deformidades físicas não estão punindo, mas, eliminando as deformidades perispirituais, drenando-as para o corpo físico, com vistas à harmonia energética do Espírito.


Evitemos veicular mensagens passivas, tais como: sempre é necessário sofrer para evoluir. Preciso é condicionarmos pelas palestras, tanto os encarnados como os desencarnados, que a opção da dor só se faz necessária quando não optamos pelo amor e pelo trabalho. Útil ao próximo não é necessariamente aquele que se resigna em reencarnar deficiente, mas aquele que procura adquirir as condições de reencarnar perfeito para auxiliar construtivamente os seus irmãos.


Esperemos que as exposições doutrinárias possam ensinar transformando o Centro Espírita também em uma escola dos Espíritos.


Há ouvintes que nada sabem sobre a vida após a morte, nada escutaram sobre reencarnação e até mesmo mediunidade, embora já tenham repetidas vezes assistido às mesmas palestras sobre determinados temas evangélicos.


Deixemos muito claro que sempre deverão os temas evangélicos ser veiculados. Não pode pairar dúvida de que o Espiritismo é o Cristianismo redivivo. Chamamos, no entanto, a atenção para a falta de informação sobre a Doutrina Espírita, o que nos causa profunda preocupação. Neste sentido é que nos pronunciaqmos junto a esta Comissão Regional Sul do Conselho Federativo Nacional da FEB.


Permitam as luzes do Alto clarear as nossas limitações e nos intuir adequadamente pra amarmos e instruirmo-nos suficientemente, a fim de que transmitamos a Doutrina Espírita com amor e sabedoria.



______________________
* Trabalho apresentado pelo Departamento de Divulgação Doutrinária e Cultura da Federação Espírita Catarinense, na Reunião da Comissão Regional Sul do Conselho Federativo Nacional da FEB, realizada em Ribeirão Preto (SP), no dia 2-5-1992.

Fonte: Reformador abril/2002.




« Última modificação: 05 de Setembro de 2013, 05:17 by macili »
Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
ESPIRITISMO E SEU TRÍPLICE ASPECTO.

Iniciado por Liana Artigos Espíritas

3 Respostas
5114 Visualizações
Última mensagem 01 de Setembro de 2010, 13:52
by filhodobino
Preservação dos Princípios Doutrinários na Prática Espírita

Iniciado por Marccello Jornal das Boas Notícias

9 Respostas
4573 Visualizações
Última mensagem 24 de Janeiro de 2010, 19:01
by Marccello
Mulheres - Manual de Preservação

Iniciado por EmBuscaDaLuz Power Point

4 Respostas
2095 Visualizações
Última mensagem 09 de Março de 2010, 13:53
by caroldragonfly_nh
TRÍPLICE ASPECTO DA DOUTRINA ESPÍRITA- COMPÊNDIO DE CITAÇÕES E REFLEXÕES.

Iniciado por La. O que é o espiritismo

3 Respostas
6040 Visualizações
Última mensagem 14 de Março de 2011, 01:39
by La.
Objetivo do Espiritismo e seu Tríplice Aspecto

Iniciado por HelenaBeatriz Pedagogia Espírita

3 Respostas
3470 Visualizações
Última mensagem 07 de Outubro de 2012, 18:53
by HelenaBeatriz

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC