Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Mensagens de Ânimo »
  • Meditação »
  • Meditação

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 2 3 [4] 5 6   Ir para o fundo

Autor Tópico: Meditação  (Lida 42054 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: Meditação
« Responder #45 em: 24 de Fevereiro de 2011, 23:12 »
0Gostou?
          Macili   (ref #59)

          Amiga Macili, me permita complementar:   
          Pesquisadores sérios e independentes já afirmam que, no dia em que a meditação for pratica por toda população, o mal, as enfermidades, o sofrimento serão coisas do passado.
          Outros, da área de medicina, afirmam que, aos métodos de tratamento ortodoxos deverão ser acrescentados métodos de meditação, do que resultará grande avanço na ciência da saúde.

          Algumas notícias fundamentadas, que devem nos fazer pensar:
          - O presidente de Moçambique (?) colocou, à disposição de meditadores veteranos, ¼ do território do país, com toda população, para que, pela meditação, seja transformado numa região mais evoluída sob todos os aspectos.
          - O anterior governador do Estado do Rio de Janeiro decretou que, a partir do início do ano escolar de 2010 (já está, portanto, em vigor, há um ano), <todas> as escolas públicas do estado, cumprirão programa, da Secretaria Estadual de Educação, ensinando a todos os alunos, de qualquer grau que sejam, meditação transcendental; já foram, na época, reservada verba conveniente e realizado treinamento específico para os instrutores necessários.
          Até mais.


Registado

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14416
  • Participação: 1820
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Meditação
« Responder #46 em: 25 de Fevereiro de 2011, 02:38 »
0Gostou?
Boa noite Coronel,

Obrigada por ter complementado a postagem #59.
Sua participação no tópico é muito importante.

Abraços
Macili


Os Pensamentos de Krishnamurti


“A mente meditativa é aquela que se encontra em silêncio. Não se trata do silêncio que a mente pode conceber, nem o silêncio de um entardecer calmo, mas o silêncio que sobrevêm quando o pensamento, com todas as suas imagens palavras e percepções cessa completamente. Essa mente meditativa é a mente religiosa- a mente da religião que não é tocada pela Igreja, pelos templos nem pelos cantos. A mente religiosa é a explosão do amor; esse amor não comporta qualquer separação. Para essa mente, longe é perto. Não é “um” nem “muitos”, mas sim esse estado de amor em que toda a divisão cessa. Da mesma forma que a beleza, não cabe na avaliação das palavras. Só a partir deste silêncio è que a mente meditativa pode actuar.”

“O vale mais parecia um carpete de flores e os declives achavam-se repletos de uma abundância multicolorida delas, tão abundantes quanto à vastidão da terra com todas as suas cidades, verdes prados, pastos, bosques e cidades. Lá estavam tão ricas e belas quanto o próprio vale; todavia, tanto a abundância da natureza como o homem estão destinados a morrer e a surgir de novo. A abundância da meditação não é reunida pelo pensamento nem pelo prazer que o pensamento gera, mas acha-se para além da flor e da nuvem. A partir disso a abundância torna-se tão imensurável quanto à flor e a beleza. Contudo jamais se encontram neste lado da sua manifestação.”

“Se vos preparardes deliberadamente para meditar isso deixará de ser meditação. Se fizerdes por ser bons, jamais a bondade poderá florescer. Se cultivardes a humildade, ela deixará de o ser. Meditação é a brisa que entra quando deixais a janela aberta; porém, se o fizerdes deliberadamente, e a convidardes a entrar, ela jamais surgirá.”

“Não sei se alguma vez notastes que, quando prestais completa atenção, ocorre um estado de silêncio. Nessa atenção não existe fronteira nem centro algum, como aquele que se acha atento e consciente. Essa atenção, esse silêncio, é um estado de meditação.”

“A meditação da mente que se encontra completamente silenciosa constitui a benção que o homem sempre procurou. Nesse silêncio ocorre a verdadeira diferença.”

“A meditação não é a ação da experiência. Se procurais experiências mais amplas e intensas segui e obedecei. Toda a experiência chega ao fim porém, a ânsia e a dor permanecerão. O fim do sofrimento é o começo da sabedoria- a qual não é congregada pela experiência; a experiência só fortalece e cumula o conhecimento. Onde há amor existe sabedoria.”


Jiddu Krishnamurti - (Madanapalle, 11 de maio de 1895 - Ojai, 17 de fevereiro de 1986) foi um filósofo e místico indiano. Entre seus temas estão incluídos revolução psicológica, meditação, conhecimento, relações humanas, a natureza da mente e a realização de mudanças positivas na sociedade global. Constantemente ressaltou a necessidade de uma revolução na psique de cada ser humano e enfatizou que tal revolução não poderia ser levada a cabo por nenhuma entidade externa seja religiosa, política ou social.


(Wikipédia)



Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: Meditação
« Responder #47 em: 26 de Fevereiro de 2011, 05:12 »
0Gostou?
Amigos,
          Relativamente à meditação e seus efeitos, trago, abaixo, notícias e palavras de Teresa de Ávila,; os acréscimos entre parênteses se destinam a melhorar a compreensão.
          Teresa de Ávila, santa dos católicos, doutora teologal da igreja de Roma, é considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu. Mesmo ateus e livres-pensadores são obrigados a enaltecer sua viva e arguta inteligência, a força persuasiva de seus argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso. O Doutor da Igreja, Afonso Maria de Ligório, a tinha em tão alta estima que a escolheu como patrona, e a ela consagrou-se como filho espiritual, enaltecendo-a em muitos de seus escritos. Teresa por pouco não foi a julgamento pelo Tribunal da Santa Inquisição por afirmar coisas como esta: “Não precisamos ir aos céus para encontrar Deus, pois Ele está aqui dentro de nós; entrai, entrai em vós filhas minhas pois que é dentro de cada uma de nós que vamos encontra-Lo e compreende-Lo”.
          Com base nas palavras de Jesus, ensinava: “Quando orardes, entrai dentro de vós mesmas (no vosso quarto) e, recolhidas as faculdades da alma (mentais; fechada a porta, cessada a ação dos sentidos e da mente) orai a vosso Pai que vos ouve no mais íntimo de vosso ser (que vos ouve em oculto)”. Orai em silêncio, a “oração de recolhimento” (ensinada por ela e pelos místicos, oração sem palavras ou pensamentos, em que todos os sentidos e a memória, esperanças são recolhidos, sem qualquer movimento da mente; essa oração pode resultar na “oração de quietude” (“Aquieta-te e sabe: eu sou Deus”), na qual há completo silêncio da mente, o ego cessa (“ou eu, ou Deus”, dos místicos) e a “coisa” pode acontecer... (como um relâmpago que corre do nascente para o poente).   
          Às noviças: “é insensato quererdes entrar no reino dos céus se não entrardes primeiramente em vós mesmas, pois é dentro de cada uma de nós que Deus está, e só ali vamos encontra-lo e compreende-lo”’.
          “... comparado com a luz que percebemos em nós, tudo o mais é lixo”(...Por que é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o fazer... Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo; tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo.’ Isto é, tudo é nada, comparado à experiência da verdade, e Deus é que nos leva a essa experiência, pois ele é que realiza em nós o pensar e o fazer; Maharish: “enquanto não chegamos “lá”, somos apenas subumanos”; Krishnamurti: “enquanto não conhecemos a verdade, tudo o mais é fútil e infantil; a vida só tem significado quando chegamos lá”; Teresa: “comparado com essa luz, tudo o mais é lixo”’; do Zen: “tudo o mais é coisa prosaica”).
          “Uma benção tão feliz, tão gloriosa, que tudo o mais na vida é nada perto dela”.
          “Deus está em toda parte. Onde está Deus, está o paraíso. Compreender esta verdade é ver que, para falar com o Pai, não se tem necessidade de ir ao céu, nem de clamar em altas vozes. Ele está tão perto que sempre nos ouvirá. Basta pôr-se em solidão (oração de quietude, meditação) e vê-lo dentro de si mesma”.
          “...acostume-se a não olhar coisa alguma que a distraia... Não permaneça em lugar onde possam se distrair os sentidos exteriores...(pois a distração exterior causa distração interior); assim chegará a beber água na própria fonte. Caminha muito em pouco tempo. É viajar pelo meio mais rápido... chega-se mais depressa” (Leonardo Boff: “se podemos alçar o vôo da águia, por que voarmos rente ao chão como as galinhas”).
          Às noviças: “atenção, atenção, atenção!”
          “... durante a oração... recolhendo os sentidos para dentro de si mesmas. Quando o recolhimento é verdadeiro, sincero... produz tal efeito (a oração de quietude) que não sei como descrever. Entende a alma que tudo que há no mundo não é mais que um jogo, um divertimento (“tudo é fútil e infantil”). Eleva-se, ergue-se, de repente...”.
          “...é deixar de lado todas as coisas exteriores, delas retirando os sentidos...(para isso só a cessação do eu/ego, que a meditação torna possível); cerram-se os olhos para não mais as ver, e para mais se aguçar a vista da alma. Nelas (nas que fazem essa oração) se acende mais prontamente a labareda do amor divino. Estando mais perto do fogo, com alguns sopros do intelecto, ao saltar uma fagulhinha, logo é total o incêndio... pois não há embaraços no exterior, e estão a sós com Deus (no interior)”. (a sós com Deus, porque o ego cessou de operar; “ou eu, ou Deus”; “Aquieta-te e sabe:Eu sou Deus”).
          “...o palácio de Deus é nossa alma...” (“vós sois o templo do Altíssimo”, “O Senhor habita em vossos corações” Paulo).
          “Há, dentro de nós, um mundo mais precioso que de modo nenhum se compara com esse mundo exterior que conhecemos...”.
          “...se sempre vivêssemos com cuidado, lembrando-nos freqüentemente de que temos em nós tal hóspede (Deus)... veríamos que as coisas do mundo são mesquinhas comparadas às que temos dentro de nós”.
          “... Não imitemos os animais (nas coisas do mundo) que, ao verem isca ou presa fácil, logo se precipitam para saciar a fome... Durante muito tempo não o compreendi tão claramente. Bem entendia que tinha alma, mas quanto ela merecia e quem estava dentro dela, eis o que me escapava... As vaidades da vida nos tapam os olhos (o véu do ego) e não enxergamos o que devíamos... “, “...mas o Senhor não se dá de todo enquanto não nos damos de todo a ele. Isto que vos digo é coisa certa e de tal importância que o repito tantas vezes”. (dar-se a Deus é a entrega de si mesmo, proporcionada pela oração de quietude resultante da oração de recolhimento; meditação, pois afasta nosso próprio ego pensante, dando lugar a Deus. “Quando o eu não é, Deus é”).
          “...olhai para a intimidade de vossas almas; aí, achareis nosso Mestre, que jamais nos faltará...”, “...todos os favores humanos (os atrativos do mundo, ilusões).são mentira se desviam a alma da oração de recolhimento...”.
          “...isso, o encontro (com Deus), sucede quando a alma quer, entendei bem; não se trata de coisa sobrenatural”. (quando a alma quer e, por isso, busca).
          “...cumpre-nos desapegar-nos de tudo (desapego das coisas do mundo) para nos aproximarmos de Deus interiormente... Desejemos, sempre, retirar-nos ao mais íntimo de nós mesmas, ainda no meio das ocupações do dia-a-dia (é o que ensina o Zen). Embora dure um só instante, é de grande proveito a recordação do Senhor que nos faz companhia dentro de nós mesmas...”.
          Continua por mais um pouco...



« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2011, 05:28 by Coronel »
Registado

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: Meditação
« Responder #48 em: 26 de Fevereiro de 2011, 17:08 »
0Gostou?
          Teresa de Ávila   (ref #63)          Continuação...

          “...a alma sente-se penetrada de tal reverência... Interiormente e exteriormente as faculdades ficam numa espécie de desfalecimento (o eu/ego cessa e o amor e a bem-aventurança chegam)... o corpo experimenta suavíssimo deleite e a alma grande satisfação (alegria, felicidade). Tão contente está de se ver junto à fonte que se sente farta antes mesmo de beber... nada a penaliza, nada a aflige (não há mais sofrimentos, medos, pecados, culpas, remorsos)... enquanto dura esse estado de satisfação e deleite, fica de tal modo inebriada e absorta que nem pensa em desejar outra coisa...” (“... o demais vos virá por acréscimo”; “tudo o mais é lixo”).
          “Jesus disse: “Eu estou em vocês”. Valha-me Deus! Como essas palavras são verdadeiras! Como as compreende bem a alma que, estando nessa oração (de quietude), sente-as (percebe-as) realizadas em si mesma”.
          “... nossa alma é um castelo onde habita o Senhor; vejamos o que se há de fazer para penetrar no seu interior (para percebê-lo)...”.
          “Esta é a grande descoberta que Teresa divulga com seus escritos: Deus habita no íntimo da alma... (o mesmo afirmaram Jesus, Paulo e muitos mais). Contra ela, por isso, se colocaram vários de seus padres confessores, os quais admitiam a presença divina apenas através da graça, nunca em essência. Teresa, porém, é clara: Deus se encontra na alma, como se encontra no céu (quase foi entregue ao tribunal da inquisição). Por isso mesmo, a própria alma é o céu, um castelo no qual se pode entrar... O corpo é a muralha do castelo, cuja entrada é a oração (meditação). ...uma alma é tão repleta quanto um mundo vivo e cheio de gente e de grandes segredos. A gente são as faculdades que, às vezes ajudam, às vezes atrapalham. Costumam se desorientar sobretudo quando o Hóspede se faz notar, quando sai de seu aposento para se comunicar com o espírito”. (Prof. Jacyntho J.L. Brandão, UFMG).
          “...bem maior, que a dos animais irracionais, é nossa insensatez, pois desconhecemos o seu valor (da alma, que é criada à semelhança e imagem de Deus) e concentramos toda nossa atenção no corpo...; as riquezas que há na alma, quem nela habita, eis o que, raras vezes, consideramos. Todos os cuidados e atenção se consomem no grosseiro engaste, nas muralhas do castelo, que são nosso corpo, em vez de se consumirem naquele que ali habita”.
          “... assim também não nos prejudica sabermos que é possível, ainda neste desterro (ainda nesta vida, sem esperar a morte; a Mansão da morte, de Krishnamurti), tão grande Deus comunicar-se a vermezinhos asquerosos como nós... (a igreja se esquecia que “O Senhor habita em nossos corações”). Pode-se objetar que isso é impossível... mas é menor mal não o crerem alguns, do que tirar do proveito espiritual os demais... Quem se recusa a crer dificilmente terá a experiência da presença divina em si.’ (Teresa afirma que, mesmo nesta vida, podemos perceber a divindade; mostra, também, a concepção que a igreja tem do homem – ‘verme asqueroso’; como ensinam os sábios, isso se destina a manter o homem preso à igreja, pois lhe incute a idéia de que, sozinho, não pode salvar-se, de que necessita de intermediários, sacerdotes e ministros, templos, penitências e orações, confissão e comunhão, do perdão de Deus).
          “...pelo que eu entendo, a porta de entrada desse castelo é a oração, (a oração de recolhimento e de quietude, isto é, a meditação).
          “...torno a afirmar: é sumamente importante entrar primeiro no aposento do conhecimento próprio (auto-conhecimento, para sabermos quem realmente somos). Aprofundar o conhecimento sobre nós mesmas, é este o caminho... todos os danos (sofrimentos e conflitos) vêm de não nos conhecermos devidamente”. (de não sabermos quem somos; quando chegamos ao autoconhecimento, percebemos que somos a própria divindade).
          “...nossos defeitos (ignorância, distrações, suposições, crenças, ilusões) são como ciscos nos olhos que não nos deixam ver o Senhor, que está ali, bem à nossa frente...; embora a alma não esteja em mau estado e deseje sinceramente apreciar sua própria formosura (que é o próprio Deus), é quase impossível desvencilhar-se de tantos impedimentos (distrações)” (só pela meditação se pode fazê-lo).
          “... mesmo mergulhados em nossos pensamentos, negócios, prazeres e seduções do mundo, ora caindo em pecado, ora levantando-nos, apesar de tudo o Senhor não deixa de chamar-nos para que nos aproximemos dele...” (Krishnamurti: “não ouvimos essa imensidade chamando”, e lamentava-se Jesus: “Os homens não me compreenderam... “).
          “... Não vos desanimeis, portanto. Quando vos acontecer cair em pecado, não deixeis de querer ir adiante (na oração, na meditação)... peço aos que ainda não começaram, a recolher-se em si mesmos (a praticá-la). Aos que já começaram, que enfrentem todas as dificuldades para não voltar atrás... aí ela, a alma, as subjugará todas (às distrações, desatenções) e zombará de seus assaltos. Aí experimentará, mesmo nesta vida, tal abundância de bens, como jamais poderia supor (indizíveis, como disse Paulo)...” (Jesus: “Buscai primeiramente o reino de Deus, e tudo o mais vos virá por acréscimo”).
          “... quando não achamos quem nos ensine, o Senhor fará tudo redundar em nosso proveito, contanto que não deixemos a oração (meditação)”.
          “... é insensatez pensar que poderemos entrar nos céus sem primeiro entrarmos em nós mesmas...” (Jesus: “O eu é o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão pelo eu”; o caminho é para o nosso interior, na direção do ‘eu’).
          “O Senhor disse: “ninguém irá ao Pai senão por mim” e “quem vê a mim, vê o meu Pai”... Ora, se nunca pusermos os olhos nele que está dentro de nós (se não entrarmos na alma), não sei como o poderemos ver”.
          “... a alma se sente segura se não recua no caminho começado...”.
          “... Entrai, entrai em vós mesmas, filhas minhas!...” (são palavras sempre dirigidas às noviças, por Teresa; o caminho é para dentro).
          “... mas, sempre e sempre, humildade; considere-se sempre servo inútil”. (da parábola de Lu 17:10; inútil deve ter, aí, o sentido de ignorante; não se impaciente, nem perca o ânimo; com humildade, persevere nas tentativas de meditação).
          “...para que de tudo (de sucessos ou insucessos) tireis humildade, e não inquietação (impaciência, descrença etc)... pois somos mais amigos de prazeres que de cruzes...” (não deixe que os obstáculos o desanimem. Como falou Jesus: ‘Que te importa a ti; segue-me tu’).
          Continua...

Registado

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14416
  • Participação: 1820
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Meditação
« Responder #49 em: 04 de Março de 2011, 16:29 »
0Gostou?
A todos os meus amigos, amigas e visitantes,

ofereço este vídeo "Momentos de Paz".

Macili




O Ser - Gangaji


Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14416
  • Participação: 1820
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Meditação
« Responder #50 em: 04 de Março de 2011, 16:46 »
+1Gostou?
Trago mais um vídeo "Você é o Mestre".

Paz e luz!!!

Macili


Você é o Mestre ! Por Swami Naseeb




Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!

Offline los

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 3
  • Participação: 1
  • los has no influence.
  • Relevância: +1
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Re: Meditação
« Responder #51 em: 24 de Abril de 2014, 19:45 »
+1Gostou?
Este tópico deve continuar ante suas grandes contribuições!

Registado

Offline Gabri-El

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 165
  • Participação: 22
  • Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +90
  • País: Brasil
Re: Meditação
« Responder #52 em: 25 de Abril de 2014, 00:54 »
+1Gostou?
A meditação quando aliada à aspiração sincera para libertar-se das amarras mentais e emocionais, leva o praticante à Autorrealização. Não adianta apenas executar esta ou aquela técnica meditativa. A aspiração é de grande importância, muito mais importante do que qualquer técnica mecânica.

Pela falta desta aspiração é que muitos praticantes de meditação acabam ficando frustrados em seus "esforços".

É necessário a firme e constante aspiração para transcender a identidade personalista a fim de emergir a verdadeira consciência.

Nesta Época em que estamos vivendo, os aspirantes à Autorrealização não necessitam ficar horas e horas em exercícios meditativos, nem se dirigir para mosteiros e retiros espirituais para terem êxito.

Em períodos passados muitos indivíduos buscavam parcial ou total isolamento dos grandes centros da sociedade, com o objetivo de aprofundarem-se no conhecimento de si mesmos e evitar o impacto nefasto das vibrações degradantes emanadas pela maioria dos habitantes das cidades mais populosas.

No entanto, já vivemos o despontar de uma Época luminosa para a Humanidade! Poderosas Energias estão sendo investidas no planeta terrestre para impulsionar sobremaneira a evolução humana, bem como a evolução de outros seres.

Com isso, o que antes era necessário no Caminho espiritual não o é mais. Por essa razão, aqueles que sinceramente aspiram à Realização em Deus, a vivência do Reino de Deus em si mesmos, não necessitam afastarem-se das obrigações cotidianas em renúncias injustificáveis, se isolar da sociedade, da família, etc.

Nenhuma renúncia exterior deve ser alimentada, tendo como argumento a busca pela evolução espiritual. Esta, a evolução espiritual, em realidade, se efetua no enfrentamento diário nas oportunidades que se apresentam em nossa vida no mundo.

A renúncia deve ser a da personalidade em seus aspectos inferiores, nos quais o egoísmo, a ambição, os melindres, o orgulho, a vaidade, e outros tumores morais estão tão vigorosos nas atitudes humanas. Essa renúncia passa a ser a melhor "técnica" meditativa no Tempo atual.

Até mesmo os Mestres de regiões reclusas dos Himalayas estão afluindo para o Ocidente com a finalidade de se adequar e ensinar os objetivos evolutivos para a Era Nova. Então, aqueles indivíduos ocidentais que estão querendo fugir dos centros urbanos com o pretexto de buscar evolução espiritual em regiões isoladas, estão no caminho contrário do atual estágio evolutivo.

Podemos sim, em nosso dia a dia, reservar alguns minutos para nos aquietarmos fisicamente e mentalmente, focalizando mais a nossa mente no verdadeiro Eu que cada qual é, aspirando trazer à manifestação as melhores virtudes do Coração.


Porém, isso deve se estender em todas as situações do cotidiano, em atitudes práticas e darmos nossa parcela de colaboração na Obra do Eterno que ora é realizada na face da Terra pelos Excelsos Enviados, corporificados no mundo. Não falo isso como simples frase poética, mas com conhecimento de causa.

Aliás, é preciso nos familiarizar com o conceito espiritual a respeito do Coração, pois na Era Nova, o Coração é o centro-motor das mais altas realizações do Espírito. Um demasiado enfoque na mente nos séculos passados não levou a Humanidade às realizações superiores. A mente agora deve estar assentada no Coração para extrair deste centro a Sabedoria de viver.

Quando digo Coração não estou a falar sobre mera emotividade, mas sobre a Síntese de todas as virtudes sublimes exaltadas pelos Grandes Sábios que estiveram encarnados no passado e que novamente, na atualidade, alguns deles, por Compaixão, têm se encarnado.

Destarte, gradativamente a consciência divina emergirá no praticante que se ajustar a estes sagrados objetivos do Plano Superior, e ele saberá, por vivência direta, a verdade destas palavras pronunciadas por Aquele que é Mestre de Homens e de Anjos: "o Reino de Deus está dentro de vós".

Com Amor

Registado

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5033
  • Participação: 215
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +795
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Re: Meditação
« Responder #53 em: 25 de Abril de 2014, 20:38 »
+2Gostou?
Ola muita paz
Prezado Gabri


A palavra meditação é vulgarmente entendida como a prática da reflexão sobre questões relevantes na vida. Neste sentido, é comum na literatura espírita o convite à meditação (reflexão) sobre nossas atitudes, sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Na questão 919, de O Livro dos Espíritos, Santo Agostinho nos convida a refletir diariamente sobre nossas atitudes, na busca do auto-conhecimento e da perfeição moral.

À época de Kardec, a meditação, enquanto prática de desenvolvimento mental pelos princípios da atenção plena, auxiliada por uma série de técnicas geralmente advindas das culturas orientais, era pouco conhecida no ocidente e estava no ciclo restrito das escolas esotéricas, mesclada com seus princípios místicos. Devido ao caráter de clareza e objetividade do Espiritismo, pelo fato da Doutrina encontrar-se em processo de formação e ao caráter místico que ainda era atribuído a esta prática, não vamos encontrar, nos primórdios da doutrina espírita, ênfase na prática da meditação, mas sim na reflexão sobre questões existenciais ou ainda a “concentração” para fins de prática e desenvolvimento mediúnicos.

No que se refere à concentração para a prática mediúnica, não está clara a relação entre esta e a meditação. No capítulo XVII, de O Livro dos Médiuns, que trata da formação dos médiuns, fala-se da postura do médium, a evocação dos espíritos, a vontade como elemento fundamental, deixando clara a importância do caráter magnético do fenômeno mediúnico, onde o espírito comunicante estabelece uma relação fluídica com o médium. Não foi pesquisado, por exemplo, como a prática da meditação, dentro dos princípios e finalidades expostos na matéria, pode repercutir sobre a qualidade da prática mediúnica, mas, a julgar pelos resultados apresentados na reportagem, resultados já amplamente divulgados pela mídia, os efeitos só poderão ser positivos.

Nos dias atuais, assim como foi afirmado na *matéria, a meditação não precisa estar necessariamente vinculada a um aspecto místico ou esotérico. Além disso, são comprovados cientificamente os resultados positivos da prática da meditação. Despojada de seu caráter místico e comprovada cientificamente a sua eficácia no equilíbrio das emoções e das faculdades psíquicas, não há nenhum obstáculo ou incompatibilidade com o Espiritismo. Tudo o que serve para o desenvolvimento do potencial humano e que esteja demonstrado pela ciência, deve ser endossado pelo Espiritismo, conforme dizia o próprio Allan Kardec.
No entanto não podemos misturar as coisas, porque a meditação, não retira os debitos de cada um. Importante também entender que não podemos nem devemos pensar que retirando tudo que seja valor espiritual resolverá os fundamentos da vida pelos sentimentos.
É verdade, que nossos sentimentos, emoções, pensamentos e acções são factor importante no nosso crescimento, e que cada um de nós xdetem uma personalidade diferente do outro, mas acharmos que a simples meditação, a aEra do coração vai superar milénios de fragilidades , de paixõe nefastas, não será irrisório?!
Se disserem que a meditação nos enquadra, para melhor reflexão, e discernimento , é otimo, que pode gerar energias positivas e trazer equilibrio ao Ser, também é verdade. mas daí a permitir que a simples meditação vai transformar o espirito ..penso ser algo irreal, porque somos almas em prospeção de elevação e na procura da ess~encia da vida que está no simples conceito do amor, sim esse será a solução para a evolução em todos os parametros da vida .
Amem , respeitem, aceitem, sigam os valores de Cristo e aí , sim, estrão a mudar a vossa trajectória.

Com muita paz , respeitosamente

Victor Passos

Registado

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14416
  • Participação: 1820
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Meditação
« Responder #54 em: 26 de Abril de 2014, 15:46 »
0Gostou?
Olá Amigo Victor Passos e demais que conosco meditam...

Luz e Paz em nossos corações...







Reflexão...



"A meditação é a dissolução dos pensamentos na Sabedoria Eterna,
na Pura Consciência, sem objetificação, sabendo sem pensar,
fundindo o finito ao infinito."


~ Swami Sivananda ~


Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14416
  • Participação: 1820
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Meditação
« Responder #55 em: 26 de Abril de 2014, 16:17 »
0Gostou?
Queridos Irmãos,


Paz e luz!


Compartilho uma das explicações mais detalhadas da meditação, para que possamos exercitar a mente e o corpo.

Um passo a passo bem simples com trechos de meditação guiada por Lama Padma Samten.


Amigos como tudo na vida temos que dar o primeiro passo, vamos juntos nos permitir aprender essa técnica, e sentir as sensações de plenitude e tranquilidade que ela nos oferece.


Fonte: Formação de Egrégora




Para começar a meditar



Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14416
  • Participação: 1820
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Meditação
« Responder #56 em: 29 de Maio de 2014, 02:06 »
0Gostou?


Paz e luz!


Uma meditação com Karla de Araujo enfocando a felicidade




Permissão e Bênção para ser feliz



׎




Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14416
  • Participação: 1820
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Meditação
« Responder #57 em: 29 de Maio de 2014, 02:12 »
0Gostou?


Vibrações de harmonia...




Meditação - A Energia do Amor

(Mirna Grzich)




׮


« Última modificação: 29 de Maio de 2014, 02:14 by macili »
Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14416
  • Participação: 1820
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Meditação
« Responder #58 em: 21 de Agosto de 2014, 00:08 »
+1Gostou?




Meditação



Pela meditação, nós conectamos
o pequeno gozo da alma com o grande gozo do Espírito.

A meditação não deve ser confundida com a concentração comum.

A concentração consiste em retirar a atenção de distrações e focalizá-la
em qualquer pensamento em que se possa estar interessado.

A meditação é forma especial de concentração na qual a atenção
é libertada da inquietude e focalizada em Deus.

A meditação é, portanto, a concentração que se emprega
para conhecer Deus.


 
Paramahansa Yogananda, Lições da SRF


Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14416
  • Participação: 1820
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Meditação
« Responder #59 em: 04 de Setembro de 2014, 00:10 »
0Gostou?
Direto ao Ponto - Meditação e Prece - Programa 03


Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!


  • Imprimir
Páginas: 1 2 3 [4] 5 6   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
MEDITAÇÃO

Iniciado por Marianna Meditação

8 Respostas
6904 Visualizações
Última mensagem 06 de Outubro de 2009, 05:55
by Marianna
MEDITAÇÃO

Iniciado por Suelen Power Point

2 Respostas
2446 Visualizações
Última mensagem 27 de Janeiro de 2010, 22:20
by Suelen
Meditação pps

Iniciado por Felipa Power Point

0 Respostas
3001 Visualizações
Última mensagem 04 de Abril de 2010, 17:38
by Felipa
Meditação

Iniciado por Decazinha Acção do Dia

4 Respostas
3244 Visualizações
Última mensagem 27 de Abril de 2010, 17:49
by Decazinha
Meditação

Iniciado por eternaaprendiz Power Point

0 Respostas
3616 Visualizações
Última mensagem 06 de Janeiro de 2011, 22:17
by eternaaprendiz

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC