Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Mensagens de Ânimo »
  • Meditação »
  • Medo de ver espíritos

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo

Autor Tópico: Medo de ver espíritos  (Lida 11998 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5037
  • Participação: 216
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +797
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Medo de ver espíritos
« em: 23 de Fevereiro de 2011, 15:31 »
+7Gostou?
Ola muita paz e harmonia
Bons Amigos e Amigas



Medo de ver espíritos

          Pessoas que às vezes vêem Espíritos são muito comuns. E tão mais comuns, são pessoas que se apavoram diante da simples possibilidade de ver um Espírito.

          Isto ocorre, primeiro, porque quase sempre se imagina um Espírito mau ou uma intenção má, por trás destes fenômenos, o que não corresponde à realidade. Há grandes possibilidades de se tratar de um parente desencarnado, de alguém infeliz ou sofredor, de alguém que queira apenas falar conosco, ou de alguém querendo nos dar provas da realidade espiritual e da continuidade da vida após a morte do corpo físico.

          Em segundo lugar, o medo nasce do fato de atribuirmos a estes seres um poder que eles, de fato, não têm. Sem dúvida, é nossa ignorância - e o temor, conseqüentemente - que nos colocam à mercê deles. Afinal, autoridade real sobre nós, só Deus e os Espíritos superiores a nós podem ter, e os Espírito Superiores jamais desejarão nosso mal.

          Além disso, mesmo que os Espíritos sejam inferiores e tenham o desejo de nos prejudicar, não irão fazê-lo, a não ser que sintonizemos com seus propósitos inferiores, acolhendo seus pensamentos e assimilando seus fluidos. Quando nos resguardamos no ambiente da prece, dos bons pensamentos e da prática do bem, nós nos subtraímos à sua influência e saímos de sua esfera de atuação.

          Agora: o medo excessivo é uma janela aberta a alguns Espíritos brincalhões, que se divertem assustando pessoas. Se isto vem ocorrendo com você, experimente ignorar suas tentativas, confiando sempre na Providência de Deus e em seu anjo guardião, e verá que eles terminarão por desistir.

          E se você tem visto ou ouvido Espíritos com freqüência, e não sabe como lidar com isto, o melhor a fazer é procurar um bom curso ou grupo de estudos, numa casa espírita séria. Descobrir que você não está só, pôr pra fora seus receios e suas dúvidas, pode ser muito reconfortante. Consulte os responsáveis a respeito da conveniência, ou não, de participar de reuniões de experimentação mediúnica.

Livro: Força Interior
Rita Foelker


* assinatura_2.gif (10.35 Kb - transferido 1934 vezes.)
« Última modificação: 03 de Março de 2011, 14:23 by Victor Passos »
Registado

Offline macili

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 14324
  • Participação: 1811
  • macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!macili is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Que Jesus esteja em nossas mentes e corações
  • Relevância: +8056
    • artesespiritualidade.blogspot.com.
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Bom dia 23/02/11 - Medo de ver espíritos
« Responder #1 em: 23 de Fevereiro de 2011, 21:57 »
0Gostou?
Olá amigo Victor Passos.

Muito bom o texto.
O medo de ver espíritos é comum mesmo entre os médiuns que freqüentam a Casa Espírita.
Devido a esse medo eles se afastam de vários trabalhos mediúnicos, tais como, a Desobsessão.
Conheço muitos assim.
O texto é bem explicativo.
Obrigada por compartilhá-lo.

Muita paz e luz!!!
Abçs
Macili

Registado
Somos aprendizes da Vida.
A doutrina espírita seja nossa lente, nossa luz e nosso guia!

Offline Dothy

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 7336
  • Participação: 650
  • Dothy is awe-inspiring!Dothy is awe-inspiring!Dothy is awe-inspiring!Dothy is awe-inspiring!Dothy is awe-inspiring!Dothy is awe-inspiring!Dothy is awe-inspiring!Dothy is awe-inspiring!Dothy is awe-inspiring!Dothy is awe-inspiring!Dothy is awe-inspiring!Dothy is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Constantly learning
  • Relevância: +2630
    • http://entrecontosinfantil.blogspot.com/
  • Cidade: Petrópolis- RJ
  • País: Brasil
Re: Bom dia 23/02/11 - Medo de ver espíritos
« Responder #2 em: 26 de Fevereiro de 2011, 15:58 »
0Gostou?
[Olá querido amigo Victor... Muita paz a ti e familia...

Que maravilha encontrar este tópico  tratando sobre  um assunto  tão comum entre muitos..
Eu de minha parte, sempre tive pavor, já que comecei a vê-los muito cedo, o que me trouxe muitas dificuldades na minha  infância  e juventude,
Mas o hoje depois do estudo esclarecedor me ajudou muito, a entender que são nossos irmãos que vivem no outro lado da vida, como um dia acontecerá conosco..[Ótimo final de semana repelto de paz e amor...]

Abraços afetuosos


* sample_1163928548_abraco041.gif (140.71 Kb - transferido 2413 vezes.)
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2011, 13:30 by Dothy »
Registado
Dothy Medeiros

Offline Silvio Danilo

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 48
  • Participação: 9
  • Silvio Danilo has great potential!Silvio Danilo has great potential!Silvio Danilo has great potential!Silvio Danilo has great potential!Silvio Danilo has great potential!Silvio Danilo has great potential!Silvio Danilo has great potential!Silvio Danilo has great potential!Silvio Danilo has great potential!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +6
  • Cidade: Paraguaçu Paulista Estado de São Paulo
  • País: Brasil
Re: Bom dia 23/02/11 - Medo de ver espíritos
« Responder #3 em: 26 de Fevereiro de 2011, 19:28 »
0Gostou?
Victor ,

Boa tarde obrigado pela bela explicação de ver espirito.....
Att. Silvio

Registado
Silvio Danilo dos Santos

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5037
  • Participação: 216
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +797
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Re: Bom dia 23/02/11 - Medo de ver espíritos
« Responder #4 em: 27 de Fevereiro de 2011, 12:58 »
+2Gostou?
Ola muita paz e harmonia
Bons Amigos

- Será racional temerem-se os lugares assombrados pelos Espíritos?
- Não. Os Espíritos que freqüentam certos lugares, produzindo neles desordens, antes querem divertir-se à custa da credulidade e da poltronaria dos homens, do que lhes fazer mal. Aliás, deveis lembrar-vos de que em toda parte há Espíritos e de que, assim, onde quer que estejais, os tereis ao vosso lado, ainda mesmo nas mais tranqüilas habitações. Quase sempre, eles só assombram certas casas, porque encontram ensejo de manifestarem suas presenças.
O Livro dos Médiuns - 2ª. Parte, cap. IX, item 132, pergunta 12ª.
 


Medo dos Espíritos

É dos tormentos humanos um dos mais antigos, a estrutura do medo que perturba multidões.

Filho da ignorância, apóia-se na insegurança que, gradualmente, lhe dá nutrientes perfeitos para infelicitar indefinidamente.

Embora o medo esteja presente em todos os campos de atividade humana, é super expressivo quando se refere aos seres que já se desalojaram do corpo carnal. O medo dos mortos, ou dos Espíritos, chega às raias do desespero ou da loucura, sem que os portadores dessa anomalia atentem para a necessidade de mudança ou se animem para se impor o devido controle.

*

No círculo da crença espiritual, surge o que se convencionou chamar de lugares assombrados, porque neles os Espíritos aparecem, impressionando as mentes de um grande número de pessoas, que são as que mais padecem com o medo, do qual não se conseguem libertar.

Urge raciocine o individuo, verificando que os encarnados é que são minoria no mundo, onde os desencarnados vivem em multiplicada vantagem. O número de Espíritos livres do corpo, que vibram na psicosfera planetária, é quase cinco vezes maior, indicando que o número de seres invisíveis no Mais Além é quase o quíntuplo dos que estão estagiando no corpo biológico. Por que, então, o medo, se onde quer que esteja o homem, aí estará nos contatos, conscientes ou não, com uma verdadeira multidão de desencarnados?

As dimensões do mundo invisível interpenetram as do mundo material, como a água na esponja, influenciando-se reciprocamente, uma vez que os seres que estão no corpo denso vieram do campo diáfano e os que nesse se acham, dentro de algum tempo, nas brumas terrestres estarão.

Quem são, pois, os Espíritos, senão os homens sem o corpo denso de matéria grosseira? Quem são os homens, senão os Espíritos vestidos no escafandro de carne, do qual se despegarão dentro de maior ou de menor tempo?

Medo, por quê? Na vasta Casa do Pai, todos somos irmãos, necessitando uns dos outros para que todos logremos a palma de ventura que hemos de alcançar quando superarmos as limitações infelizes que ainda nos caracterizam o íntimo.

*

A superstição tem contribuído com sua quota de barbaridades para a manutenção do medo. A irreflexão tem dado a sua oferta para a exploração do misterioso, que não é mais do que aquilo que se acha na sombra do desconhecido para cada ser.

O Espiritismo, que é a doutrina da lucidez e da liberdade real, oferece o seu contributo valioso para o aclaramento de tudo, retirando os indivíduos das valas do pavor injustificado.

Areja a tua mente com estudos sérios sobre aquilo que desconheças e que te faça falta à elucidação.

Ilumina o teu entendimento com a luz de amadurecidas meditações, a fim de que o teu conhecimento das questões da alma não se perca nas superficialidades que geram insegurança.

Deixa-te penetrar pela alegria de participares da inumerável prole do Criador, herdeiro das imensuráveis riquezas que vibram em todo o Cosmo.

Alija do teu caminho tudo o que ressume superstição, pois o verdadeiro espírita, que é, a seu turno, o verdadeiro cristão, sabe que Jesus é o Senhor dos Espíritos, como o nomearam seus companheiros, pela autoridade moral de que se revestia, pela grandeza da sua vida, uma vez que se mantinha em permanente estado de comunhão com o Pai.

Comunga também tu com a verdade que liberta e afasta-te das ruelas aparvalhantes do medo, aprendendo a te identificares com todos os Espíritos que, como tu mesmo, marcham para o Grande Amanhã da própria redenção, no seio de Deus.

Tu és também Espírito. Vive dessa realidade e deixa que a vida perene, que estua em ti, exteriorize as bênçãos de coragem e entendimento para os que seguem contigo para a paz do futuro.

Muita Paz

Registado

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5037
  • Participação: 216
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +797
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Re: Bom dia 23/02/11 - Medo de ver espíritos
« Responder #5 em: 01 de Março de 2011, 10:32 »
+2Gostou?
Ola muita paz e harmonia
Bons amigos

O mal do medo

Revista Espírita, outubro de 1858

Problema fisiológico dirigido ao Espírito de São Luís, na sessão da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, de 14 de setembro de 1858.

Leu-se no Moniteur de 26 de novembro de 1857:

"Comunicam-nos o fato seguinte, que vem confirmar as observações já feitas sobre a influência do medo.

"O senhor doutor F... entrou ontem em sua casa depois de fazer algumas visitas aos seus clientes. No seu percurso lhe haviam entregue, como amostra, uma garrafa de excelente rum, autenticamente vindo da Jamaica. O doutor esqueceu na viatura a preciosa garrafa. Mas, algumas horas mais tarde, lembrou-se desse esquecimento e procurou a restituição, onde declarou ao chefe da estação que deixou em um de seus cupês uma garrafa de um veneno muito violento, e o exorta a prevenir os cocheiros para darem a maior atenção em não fazerem uso desse líquido mortal.

"O doutor F... entrara apenas em seu apartamento, quando vieram preveni-lo, a toda pressa, que três cocheiros da estação vizinha sofriam horríveis dores nas entranhas. Teve que se esforçar muito para tranqüilizá-los e persuadi-los de que haviam bebido excelente rum, e que sua indelicadeza não poderia ter conseqüências mais graves além de uma suspensão, infligida imediatamente aos culpados."

1. - São Luís poderia nos dar uma explicação fisiológica dessa transformação das propriedades de uma substância inofensiva? Sabemos que, pela ação magnética, essa transformação pode ocorrer; mas no fato relatado acima, não houve emissão de fluido magnético; só a imaginação atuou e não a vontade.

R. - Vosso raciocínio é muito justo com respeito à imaginação. Mas os Espíritos malignos que levaram esses homens a cometerem esse ato de indelicadeza, fizeram passar no sangue, na matéria, um calafrio de medo que poderíeis chamar calafrio magnético, o qual estende os nervos e causa um frio em certas regiões do corpo. Ora, sabeis que todo frio nas regiões abdominais pode produzir eólicas. É, pois, um meio de punição que, ao mesmo tempo, leva os Espíritos que fizeram cometer o furto, a rirem às custas daqueles que fizeram pecar. Mas, em todos os casos, não se segue a morte: não há senão uma lição para os culpados e prazer para os Espíritos levianos. Também se apressam em recomeçar todas as vezes que a ocasião se lhes apresente; procuram-na mesmo para sua satisfação. Podemos evitar isso (falo por vós), em nos elevando para Deus por pensamentos menos materiais do que aqueles que ocupam o espírito desses homens. Os Espíritos malignos gostam de rir; mantendo-vos em guarda: tal que crê dizer uma coisa agradável diante das pessoas que o cercam, aquele que diverte uma sociedade por seus gracejos ou seus atos, se engana freqüentemente, e mesmo muito freqüentemente, quando crê que tudo isso vem de si. Os Espíritos levianos que o cercam se identificam com ele mesmo e, freqüentemente, alternativamente o enganam sobre seus próprios pensamentos, assim como aqueles que o escutam. Credes, nesse caso, ter pela frente um homem de espírito, ao passo que, com mais freqüência, não é senão um ignorante. Descei em vós mesmos, e julgareis as minhas palavras. Os Espíritos superiores não são, por isso, inimigos da alegria; algumas vezes gostam de rir também para vos ser mais agradáveis; mas cada coisa em seu tempo.

Nota. Dizendo que no fato reportado não havia emissão de fluido magnético talvez estivéssemos inteiramente na verdade. Arriscaremos aqui uma suposição. Sabe-se, como o dissemos, qual transformação das propriedades da matéria pode-se operar pela ação do fluido magnético dirigido pelo pensamento. Ora, não se poderia admitir que, pelo pensamento do médico que quisesse fazer crer na existência de um tóxico, e dar aos gatunos as angústias do envenenamento, ocorrera, embora à distância, uma espécie de magnetização do líquido que teria adquirido novas propriedades, cuja ação encontrar-se-ia corroborada pelo estado moral dos indivíduos, tornados mais impressionáveis pelo medo. Essa teoria não destruiria a de São Luís quanto à intervenção em semelhante circunstância; sabemos que os Espíritos agem fisicamente por meios físicos; podem, pois, se servirem, para cumprirem seus desígnios, daqueles que provocam, ou que nós mesmos lhes fornecemos com o nosso desconhecimento.

Registado

Offline pati

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 518
  • Participação: 27
  • pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • bem aventurados os aflitos
  • Relevância: +221
  • Cidade: Niterói
  • País: Brasil
Re: Medo de ver espíritos
« Responder #6 em: 01 de Março de 2011, 15:23 »
+1Gostou?
Olá, Victor!
É sempre providencial dar uma procurada por tópicos interessantes no Forum...
Encontrei este, que nos remete a reflexão... porque ainda temos medo de ver os desencarnados? Note que estou falando de mim mesma :D
Onde estudo, o coordenador se pronunciou, uma vez, com respeito a esse medo que ainda me acompanha.Na hora não gostei nada-nada do que ouvi(melindre puro).Foi-me dito, numa avaliação de uma reunião de educação mediúnica, que esse medo teria outro nome: ressentimento.Bem,esse sentimento tem muito a ver comigo,ainda.:'(

Mas,pra efeito de ajuda nas reflexões que faço a respeito,poderia comentar algo?Isso muito me ajudaria,pode crer.
Abraços fraternos
pati

Estejamos em Deus

Registado

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5037
  • Participação: 216
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +797
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Re: Medo de ver espíritos
« Responder #7 em: 01 de Março de 2011, 15:35 »
+1Gostou?
Ola muita paz e harmonia
Amiga  Pati

   Sendo nós espiritos , porque ter medo deles?
   O que projeta esse medo em nós?
   A insegurança de não sabermos o que vamos encontrar, o estado de alma em que nos encontramos, são ponto importante para perceber até que ponto é tão grave ver espiritos!


- Será racional temerem-se os lugares assombrados pelos Espíritos?
- Não. Os Espíritos que freqüentam certos lugares, produzindo neles desordens, antes querem divertir-se à custa da credulidade e da poltronaria dos homens, do que lhes fazer mal. Aliás, deveis lembrar-vos de que em toda parte há Espíritos e de que, assim, onde quer que estejais, os tereis ao vosso lado, ainda mesmo nas mais tranqüilas habitações. Quase sempre, eles só assombram certas casas, porque encontram ensejo de manifestarem suas presenças.
O Livro dos Médiuns - 2ª. Parte, cap. IX, item 132, pergunta 12ª.
 


Medo dos Espíritos

É dos tormentos humanos um dos mais antigos, a estrutura do medo que perturba multidões.

Filho da ignorância, apóia-se na insegurança que, gradualmente, lhe dá nutrientes perfeitos para infelicitar indefinidamente.

Embora o medo esteja presente em todos os campos de atividade humana, é super expressivo quando se refere aos seres que já se desalojaram do corpo carnal. O medo dos mortos, ou dos Espíritos, chega às raias do desespero ou da loucura, sem que os portadores dessa anomalia atentem para a necessidade de mudança ou se animem para se impor o devido controle.

*

No círculo da crença espiritual, surge o que se convencionou chamar de lugares assombrados, porque neles os Espíritos aparecem, impressionando as mentes de um grande número de pessoas, que são as que mais padecem com o medo, do qual não se conseguem libertar.

Urge raciocine o individuo, verificando que os encarnados é que são minoria no mundo, onde os desencarnados vivem em multiplicada vantagem. O número de Espíritos livres do corpo, que vibram na psicosfera planetária, é quase cinco vezes maior, indicando que o número de seres invisíveis no Mais Além é quase o quíntuplo dos que estão estagiando no corpo biológico. Por que, então, o medo, se onde quer que esteja o homem, aí estará nos contatos, conscientes ou não, com uma verdadeira multidão de desencarnados?

As dimensões do mundo invisível interpenetram as do mundo material, como a água na esponja, influenciando-se reciprocamente, uma vez que os seres que estão no corpo denso vieram do campo diáfano e os que nesse se acham, dentro de algum tempo, nas brumas terrestres estarão.

Quem são, pois, os Espíritos, senão os homens sem o corpo denso de matéria grosseira? Quem são os homens, senão os Espíritos vestidos no escafandro de carne, do qual se despegarão dentro de maior ou de menor tempo?

Medo, por quê? Na vasta Casa do Pai, todos somos irmãos, necessitando uns dos outros para que todos logremos a palma de ventura que hemos de alcançar quando superarmos as limitações infelizes que ainda nos caracterizam o íntimo.

*

A superstição tem contribuído com sua quota de barbaridades para a manutenção do medo. A irreflexão tem dado a sua oferta para a exploração do misterioso, que não é mais do que aquilo que se acha na sombra do desconhecido para cada ser.

O Espiritismo, que é a doutrina da lucidez e da liberdade real, oferece o seu contributo valioso para o aclaramento de tudo, retirando os indivíduos das valas do pavor injustificado.

Areja a tua mente com estudos sérios sobre aquilo que desconheças e que te faça falta à elucidação.

Ilumina o teu entendimento com a luz de amadurecidas meditações, a fim de que o teu conhecimento das questões da alma não se perca nas superficialidades que geram insegurança.

Deixa-te penetrar pela alegria de participares da inumerável prole do Criador, herdeiro das imensuráveis riquezas que vibram em todo o Cosmo.

Alija do teu caminho tudo o que ressume superstição, pois o verdadeiro espírita, que é, a seu turno, o verdadeiro cristão, sabe que Jesus é o Senhor dos Espíritos, como o nomearam seus companheiros, pela autoridade moral de que se revestia, pela grandeza da sua vida, uma vez que se mantinha em permanente estado de comunhão com o Pai.

Comunga também tu com a verdade que liberta e afasta-te das ruelas aparvalhantes do medo, aprendendo a te identificares com todos os Espíritos que, como tu mesmo, marcham para o Grande Amanhã da própria redenção, no seio de Deus.

Tu és também Espírito. Vive dessa realidade e deixa que a vida perene, que estua em ti, exteriorize as bênçãos de coragem e entendimento para os que seguem contigo para a paz do futuro.

Muita paz

Registado

Offline eternaaprendiz

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 556
  • Participação: 93
  • eternaaprendiz is awe-inspiring!eternaaprendiz is awe-inspiring!eternaaprendiz is awe-inspiring!eternaaprendiz is awe-inspiring!eternaaprendiz is awe-inspiring!eternaaprendiz is awe-inspiring!eternaaprendiz is awe-inspiring!eternaaprendiz is awe-inspiring!eternaaprendiz is awe-inspiring!eternaaprendiz is awe-inspiring!eternaaprendiz is awe-inspiring!eternaaprendiz is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Amor e Alegria s
  • Relevância: +522
  • Cidade: Araruama
  • País: Brasil
Re: Medo de ver espíritos
« Responder #8 em: 01 de Março de 2011, 22:11 »
+1Gostou?
olá irmão  Victor Passos ! Muito boa
explanação sobre "o medo ver espiritos"
"As materializações consolam, confortam, renovam o homem, abrem-lhe perspectivas novas ao pensamento, demonstrando de maneira concreta a continuidade da vida após a morte. "
Paz e Luz!

Registado

Offline Lucian@

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 5
  • Participação: 1
  • Lucian@ has no influence.
  • Relevância: 0
Re: Medo de ver espíritos
« Responder #9 em: 01 de Março de 2011, 23:27 »
0Gostou?


Muito bom e esclarecedor esse tópico

Registado

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5037
  • Participação: 216
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +797
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Re: Medo de ver espíritos
« Responder #10 em: 02 de Março de 2011, 09:38 »
+1Gostou?
Ola bons Amigos
Muita paz

    Na verdade  o medo  nos faz ver os espiritos mais depressa..Mas pode -se conjugar esse medo , a fraquezas que tenhamos e isso acontece também com quem vai ao Centro espirita ou não quer ir, o medo do que vão achar, ou que lhes descobram o interior..

vejamos o que diz Kardec;

CAPITULO VI

MANIFESTAÇÕES VISUAIS

Estudo 36 - Item 100 (itens 19 a 30) - Perguntas sobre as Aparições

        Na seqüência de nossos estudos, percebemos que Allan Kardec trata das questões referentes à visão de Espíritos, sempre de forma objetiva, clara e científica, Vamos analisá-las, então.

19ª A visão dos Espíritos ocorre no estado normal ou somente durante o êxtase?

— Pode ocorrer em condições perfeitamente normais. Entretanto, as pessoas que os vêem estão quase sempre num estado especial, próximo do êxtase, estado que lhes dá uma espécie de dupla vista.(Ver O Livro dos Espíritos, n. 447).

20ª Os que vêem os Espíritos o fazem com os olhos?

— Assim o julgam; mas, na realidade, é a alma quem vê e a prova é que podem ver com os olhos.

21ª Como pode o Espírito tornar-se visível?

— O princípio é o mesmo de todas as manifestações, reside nas propriedades do perispírito, que pode sofrer diversas modificações, à vontade do Espírito.

22ª Pode o Espírito propriamente dito fazer-se visível, ou só o pode com o auxílio do perispírito?

— No estado material em que vos achais, só com o auxílio de seus invólucros semimateriais podem os Espíritos manifestar-se. Esse invólucro é o intermediário por meio do qual eles atuam sobre os vossos sentidos. Sob esse envoltório é que aparecem, às vezes, com uma forma humana, ou com outra qualquer, seja nos sonhos, seja no estado de vigília, assim em plena luz, como na obscuridade.

23ª Poderíamos dizer que é pela condensação do fluido do perispírito que o Espírito se torna visível?

—Condensação não é o termo. Essa palavra apenas pode ser usada para estabelecer uma comparação, que vos faculte compreender o fenômeno, porquanto não há realmente condensação. Pela combinação dos fluidos, o perispírito toma uma disposição especial, sem analogia para vós outros, disposição que o torna perceptível.

24ª Os Espíritos que aparecem são sempre inacessíveis ao tato e não podemos pegá-los?

— No estado normal de espíritos não podemos pegá-los, como não pegamos sonhos. Entretanto, podem impressionar nosso tato e deixar sinais de sua presença. Podem mesmo, em alguns casos, tornar-se momentaneamente tangíveis, o que prova a existência de matéria entre vós e eles.

25ª Todos são aptos a ver os Espíritos?

—Durante o sono, todos; em estado de vigília, não. Durante o sono, a alma vê sem intermediário; no estado de vigília, acha-se sempre mais ou menos influenciada pelos órgãos. Daí não serem totalmente idênticas as condições nos dois casos.

26ª Como podemos ver os Espíritos em estado de vigília?

—Depende da organização física. Reside na maior ou menor facilidade do fluido do vidente de se combinar com o do Espírito. Assim, não basta que o Espírito queira mostrar-se; é também necessário que a pessoa a quem se quer mostrar tenha aptidão para vê-lo.

a) Pode essa faculdade desenvolver-se pelo exercício?

—Pode, como todas as outras faculdades; mas, pertence ao número daquelas cujo desenvolvimento natural é melhor que o provocado, quando corremos o risco de superexcitar a imaginação. A visão geral e permanente dos Espíritos é excepcional e não pertence às condições normais do homem.

27ª Pode-se provocar a aparição dos Espíritos?

—Isso algumas vezes é possível, porém, muito raramente. A aparição é quase sempre espontânea. Para provocá-la é necessário que se possua uma faculdade especial.

28ª Podem os Espíritos tornar-se visíveis sob outra aparência que não a da forma humana?

—A humana é a forma normal. O Espírito pode variar-lhe a aparência, mas sempre com o tipo humano.

a) Não podem manifestar-se sob a forma de chama?

—Podem produzir chamas, clarões, como todos os outros efeitos, para atestar sua presença; mas, não são os próprios Espíritos que assim aparecem. A chama não passa muitas vezes de uma miragem ou de uma emanação do perispírito. Em todo caso é somente uma parte do perispírito, que só aparece inteiramente nas visões.

Muita paz e harmonia

Victor Passos

Registado

Offline davide1

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 57
  • Participação: 1
  • davide1 has no influence.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +3
  • Cidade: Barcelos
  • País: Portugal
Re: Medo de ver espíritos
« Responder #11 em: 02 de Março de 2011, 11:50 »
0Gostou?
Boas, realmente desde que conheci a doutrina espirita, perdi muito do medo que tinha dos espiritos desencarnados, muito por culpa da educação catolica a que fui sujeito, finalmente compreêndo basicamente a relação entre os todos os espiritos, mas mesmo assim quando cai a noite, por vezes ainda sinto um pouco de medo, nao sei a razão para tal, mas se calhar pouco a pouco deixarei de sentir esta sensação de algum medo em certas situações, um abraço para todos.

Registado

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5037
  • Participação: 216
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +797
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Re: Medo de ver espíritos
« Responder #12 em: 02 de Março de 2011, 16:25 »
+1Gostou?
Ola Amigo Davide
Muita paz

   Somos vizinhos, sou de Viana do Castelo , e meu filho estuda aí em Barcelos no Intituto.

  Amigo esse medo , vem geralmente da falta de confiança em nós , em algumn desconhecimento do processo espiritual, quanto mais o Amigo entrar pelo estudo na perceção dos fenomenos e da sua mediunidade,sabendo educa-la mais facilmente perceberá que além de nós sermos espiritos como eles, temos que apenas mudar essa ostura de ansiedade em relação ao escuro, noite, porque os espiritos estão presentes de dia e noite.
    A alteração moral também ajuda e com aprendizado do funcionamento da mediunidade acabará por ver com normalidade tudo que se lhe apresente.

abraço fraterno

Victor Passos

Registado

Offline davide1

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 57
  • Participação: 1
  • davide1 has no influence.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +3
  • Cidade: Barcelos
  • País: Portugal
Re: Medo de ver espíritos
« Responder #13 em: 03 de Março de 2011, 10:41 »
0Gostou?
Boas, muito obrigado pelas suas palavras Victor, um abraço...

Registado

Offline Diegas

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2284
  • Participação: 17
  • Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +350
Re: Medo de ver espíritos
« Responder #14 em: 03 de Março de 2011, 12:31 »
+1Gostou?
Olá.


Confesso que 'morro' de medo ao ver espiritos encarnados. Mas só destes.

Medo de espiritos desencarnados ???

Assusta-me (do verbo boquiaberto) quem alega ter medo de 'assombrações' e/ou de seus equivalentes e derivados.

E isto por dois breves motivos:


1- Terão de dominar a minha mente/vontade (o que não será uma tarefa muito facilitada por mim. No minimo terão de fazer um curso de capoeira, judô ou qualquer outra arte marcial.

2- Teria de haver uma boa razão para que se dessem ao trabalho de me prejudicar. Evidentemente, não desconheço que há no mundo espiritual individuos mauzinhos, tal como os que vemos por aqui no nosso dia-a-dia, que praticam a gratuidade maldosa, por caridade ou prazer diabólico.

Não é da lei que 'a cada um será dado conforme as obras' ?

... (pausa para a reflexão)


Por que eu temeria um espirituzinho, num grau acima ou abaixo do meu porte espiritual, e isto somente por encontrar-se em outra dimensão/plano ?

... (outra pausa)

--------------------------------------------

As trevas tem parte com a luz ?

Que eu saiba, quando chega a luz as trevas naturalmente desaparecem. Então, se vc senhorita ou senhorito quer ver-se livre de qualquer urubu, trate de praticar a reforma intima, 'Ame ao proximo como a si mesmo e a Deus acima de tudo'

Desta forma estara de bem com tudo e com todos, livre de todos os medos.



Obs: Não sirvo de modelo para nada, tenho vários inimigos. O modelo a seguir é Jesus.

OK ?






« Última modificação: 03 de Março de 2011, 12:33 by Diegas »
Registado
&


  • Imprimir
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
O que faz o medo...

Iniciado por andreia Auto-Conhecimento

5 Respostas
5063 Visualizações
Última mensagem 24 de Setembro de 2005, 12:50
by andreia
O medo

Iniciado por Pramos Convívio

13 Respostas
6758 Visualizações
Última mensagem 08 de Outubro de 2010, 19:26
by 123
MEDO DE VER ESPÍRITOS.

Iniciado por Regina Prins Acção do Dia

1 Respostas
14778 Visualizações
Última mensagem 14 de Fevereiro de 2009, 12:16
by Victor Passos
O medo da iluminação ou o medo da reforma intima

Iniciado por Anton Kiudero Convívio

6 Respostas
6297 Visualizações
Última mensagem 18 de Outubro de 2012, 12:56
by Anton Kiudero
Não há por que ter medo de espíritos

Iniciado por Adir Tavares Outros Temas

0 Respostas
857 Visualizações
Última mensagem 19 de Outubro de 2017, 18:19
by Adir Tavares

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC