Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Outros Temas »
  • Livros Espíritas »
  • O Consolador | Emmanuel 📘

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 ... 6 7 [8]   Ir para o fundo

Autor Tópico: O Consolador | Emmanuel 📘  (Lida 15585 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Edna☼

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 10865
  • Participação: 1421
  • Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Leia Kardec para entender Jesus. ♥ (a.d.)
  • Relevância: +1761
V - Mediunidade - Apostolado
« Responder #105 em: 13 de Outubro de 2018, 17:27 »
0Gostou?
V — Mediunidade
 

Apostolado



402 — Seria justo aceitar remuneração financeira no exercício da mediunidade?

— Quando um médium se resolva a transformar suas faculdades em fonte de renda material, será melhor esquecer suas possibilidades psíquicas e não se aventurar pelo terreno delicado dos estudos espirituais.

A remuneração financeira, no trato das questões profundas da alma, estabelece um comércio criminoso, do qual o médium deverá esperar no futuro os resgates mais dolorosos.

A mediunidade não é ofício do mundo, e os Espíritos esclarecidos, na verdade e no bem, conhecem, mais que os seus irmãos da carne, as necessidades dos seus intermediários.



403 — É razoável que os médiuns cogitem da solução de assuntos materiais junto dos seus mentores do Plano invisível?

— Não se deve esquecer que o campo de atividades materiais é a escola sagrada dos Espíritos incorporados no orbe terrestre. Se não é possível aos amigos espirituais quebrarem a lei de liberdade própria de seus irmãos, não é lícito que o médium cogite da solução de problemas materiais junto dos Espíritos amigos. O mundo é o caminho no qual a alma deve provar a experiência, testemunhar a fé, desenvolver as tendências superiores, conhecer o bem, aprender o melhor, enriquecer os dotes individuais.

O médium que se arrisca a desviar suas faculdades psíquicas, para o terreno da materialidade do mundo, está em marcha para as manifestações grosseiras dos Planos inferiores, onde poderá contrair os débitos mais penosos.



404 — Deve o médium sacrificar o cumprimento de suas obrigações no trabalho cotidiano e no ambiente sagrado da família, em favor da propaganda doutrinária?

— O médium somente deve dar aos serviços da Doutrina a cota de tempo de que possa dispor, entre os labores sagrados do pão de cada dia e o cumprimento dos seus elevados deveres familiares.

A execução dessas obrigações é sagrada e urge não cair no declive das situações parasitárias, ou do fanatismo religioso.

No trabalho da verdade, Jesus caminha antes de qualquer esforço humano e ninguém deve guardar a pretensão de converter alguém, quando nas tarefas do mundo há sempre oportunidade para o preciso conhecimento de si mesmo.

Que médium algum se engane em tais perspectivas. Antes sofrer a incompreensão dos companheiros, que transigir com os princípios, caindo na irresponsabilidade ou nas penosas dívidas de consciência.



405 — Poder-se-á admitir que os espiritistas se valham de um apostolado mediúnico, para solução de todas as dificuldades da vida?

— O médium não deve ser sobrecarregado com exigências de seus companheiros, relativamente às dificuldades da sorte. É justo que seus irmãos se socorram das suas faculdades, em circunstâncias excepcionais da existência, como nos casos de enfermidade e outros que se lhe assemelhem. Todavia, cercar um médium de solicitações de toda natureza é desvirtuar a tarefa de um amigo, eliminando as suas possibilidades mais preciosas e, além do mais, não se deverá repetir no Espiritismo sincero a atitude mental dos católico-romanos, que se abandonam junto à “imagem” de um “santo”, olvidando todos os valores do esforço próprio.

Os núcleos espiritistas precisam considerar que em seus trabalhos há quem os acompanhe do Plano superior e que receberão sempre o concurso espiritual de seus irmãos libertos da carne, dependendo a satisfação desse ou daquele problema particular dos méritos de cada um. Proceder em contrário, é eliminar o aparelho mediúnico, fornecendo doloroso testemunho de incompreensão.



406 — Quando um investigador busque valer-se dos serviços de um médium, é justo que submeta o aparelho medianímico a toda sorte de experiência, a fim de certificar-se dos seus pontos de vista?

— Depende do caráter dessas mesmas experiências e, quaisquer que elas sejam, o médium necessita de muito cuidado, porquanto, no caminho das aquisições espirituais, cada investigador encontra o material que procura. E quem se aproxima de uma fonte espiritual, tisnando-a com a má-fé e a insinceridade, não pode, por certo, saciar a sede com uma água pura.

.

« Última modificação: 13 de Outubro de 2018, 17:48 by Edna☼ »
Registado
Tudo que realmente é verdadeiro é eterno! Como o amor, os ensinamentos...e a nossa vida! ♥

Offline Edna☼

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 10865
  • Participação: 1421
  • Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Leia Kardec para entender Jesus. ♥ (a.d.)
  • Relevância: +1761
Apostolado
« Responder #106 em: 13 de Outubro de 2018, 17:47 »
0Gostou?


407 — Para que alguém se certifique da verdade do Espiritismo, bastará recorrer a um bom médium?

— Os estudiosos do Espiritismo, ainda sem convicção valorosa e séria no terreno da fé, precisam reconhecer que em trabalhos dessa ordem não basta o recurso de um bom médium. O medianeiro não fará milagres dentro da natureza. Faz-se mister que o investigador, a par de uma curiosidade sadia, possua valores imprescindíveis, como a sinceridade e o amor do bem, servindo a uma existência reta e fértil de ações puras.



408 — Seria proveitosa a criação de associações de auxílio material aos médiuns?

— No Espiritismo é sempre de bom aviso evitar-se a consecução de iniciativas tendentes a estabelecer uma nova classe sacerdotal no mundo.

Os médiuns, nesse ou naquele setor da sociedade humana, devem o mesmo tributo ao trabalho, à luta e ao sofrimento, indispensáveis à conquista do agasalho e do pão material. Ao demais, temos de considerar, acima de toda proteção precária do mundo, o amparo de Jesus aos seus trabalhadores de boa vontade. Toda expressão de sacrifício sincero está eivada de luz divina, todo trabalho sincero é elevação e toda dor é luz, quando suportada com serenidade e confiança no Mestre dos mestres.



409 — Como deverá proceder o médium sincero para a valorização do seu apostolado?

— O médium sincero necessita compreender que, antes de cogitar da doutrinação dos Espíritos, ou de seus companheiros de luta na Terra, faz-se mister a iluminação de si próprio pelo conhecimento, pelo cumprimento dos deveres mais elevados e pelo esforço de si mesmo na assimilação perfeita dos princípios doutrinários.

No desdobramento dessa tarefa, jamais deve descuidar-se da vigilância, buscando aproveitar as possibilidades que Jesus lhe concedeu na edificação do trabalho estável e útil. Não deve cultivar o sofrimento pelas queixas descabidas e demasiadas e nem recorrer, a todo instante, à assistência dos seus guias, como se perseverasse em manter uma atitude de criança inexperiente.

O estudo da Doutrina e, sobretudo, o cultivo da auto-evangelização devem ser ininterruptos. O médium sincero sabe vigiar, fugindo da exploração material ou sentimental, compreendendo, em todas as ocasiões, que o mais necessitado de misericórdia é ele próprio, a fim de dar pleno testemunho do seu apostolado.



410 — Onde o maior escolho do apostolado mediúnico?

— O primeiro inimigo do médium reside dentro dele mesmo. Frequentemente é o personalismo, é a ambição, a ignorância ou a rebeldia no voluntário desconhecimento dos seus deveres à luz do Evangelho, fatores de inferioridade moral que, não raro, o conduzem à invigilância, à leviandade e à confusão dos campos improdutivos.

Contra esse inimigo é preciso movimentar as energias íntimas pelo estudo, pelo cultivo da humildade, pela boa vontade, com o melhor esforço de autoeducação, à claridade do Evangelho.

O segundo inimigo mais poderoso do apostolado mediúnico não reside no campo das atividades contrárias à expansão da Doutrina, mas no próprio seio das organizações espiritistas, constituindo-se daquele que se convenceu quanto aos fenômenos, sem se converter ao Evangelho pelo coração, trazendo para as fileiras do Consolador os seus caprichos pessoais, as suas paixões inferiores, tendências nocivas, opiniões cristalizadas no endurecimento do coração, sem reconhecer a realidade de suas deficiências e a exiguidade dos seus cabedais íntimos. Habituados ao estacionamento, esses irmãos infelizes desdenham o esforço próprio — única estrada de edificação definitiva e sincera — para recorrerem aos Espíritos amigos nas menores dificuldades da vida, como se o apostolado mediúnico fosse uma cadeira de cartomante. Incapazes do trabalho interior pela edificação própria na fé e na confiança em Deus, dizem-se necessitados de conforto. Se desatendidos em seus caprichos inferiores e nas suas questões pessoais, estão sempre prontos para acusar e escarnecer. Falam da caridade, humilhando todos os princípios fraternos; não conhecem outro interesse além do que lhes lastreia o seu próprio egoísmo. São irônicos, acusadores e procedem quase sempre como crianças levianas e inquietas. Esses são também aqueles elementos da confusão, que não penetram o templo de Jesus e nem permitem a entrada de seus irmãos.

Esse gênero de inimigos do apostolado mediúnico é muito comum e insistente nos seus processos de insinuação, sendo indispensável que o missionário do bem e da luz se resguarde na prece e na vigilância. E como a verdade deve sempre surgir no instante oportuno, para que o campo do apostolado não se esterilize, faz-se imprescindível fugir deles.



411 — Onde a luz definitiva para a vitória do apostolado mediúnico?

— Essa claridade divina está no Evangelho de Jesus, com o qual o missionário deve estar plenamente identificado para a realização sagrada da sua tarefa. O médium sem Evangelho pode fornecer as mais elevadas informações ao quadro das filosofias e ciências fragmentárias da Terra; pode ser um profissional de nomeada, um agente de experiências do invisível, mas não poderá ser um apóstolo pelo coração. Só a aplicação com o Divino Mestre prepara no íntimo do trabalhador a fibra da iluminação para o amor, e da resistência contra as energias destruidoras, porque o médium evangelizado sabe cultivar a humildade no amor ao trabalho de cada dia, na tolerância esclarecida, no esforço educativo de si mesmo, na significação da vida, sabendo, igualmente, levantar-se para a defesa da sua tarefa de amor, defendendo a verdade sem transigir com os princípios no momento oportuno.

O apostolado mediúnico, portanto, não se constitui tão somente da movimentação das energias psíquicas em suas expressões fenomênicas e mecânicas, porque exige o trabalho e o sacrifício do coração, onde a luz da comprovação e da referência é a que nasce do entendimento e da aplicação com Jesus-Cristo.

.

Registado
Tudo que realmente é verdadeiro é eterno! Como o amor, os ensinamentos...e a nossa vida! ♥

Offline Edna☼

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 10865
  • Participação: 1421
  • Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Leia Kardec para entender Jesus. ♥ (a.d.)
  • Relevância: +1761
Questão das Almas Gêmeas
« Responder #107 em: 14 de Outubro de 2018, 15:20 »
0Gostou?



Nota à primeira edição

[Sobre a questão das almas gêmeas, enfocadas aqui do n.° 323 a 328]



"Em O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, a teoria das almas gêmeas, ou metades eternas, se encontra assim exposta:

P. — As almas que se devem unir são, desde a sua origem, predestinadas a essa união? Tem cada um de nós, em algum ponto do Universo, a sua metade a que um dia haja fatalmente de unir-se? [298]

R. — Não; não existe união particular e fatal entre duas almas. A união existe entre todos os Espíritos, mas em graus diferentes, segundo a posição que ocupam, isto é, segundo a perfeição que adquiriram. Quanto mais perfeitos, mais unidos. Da discórdia nascem todos os males da Humanidade e da concórdia resulta a felicidade completa.


Depois, resumindo o ensino que se desenvolve dos §§ 291 a 303, o Codificador o ilustra com o seguinte comentário pessoal:


“A teoria das metades eternas é uma figura da união de dois Espíritos simpáticos; é uma expressão usada mesmo na linguagem vulgar, por isso não devemos tomá-la ao pé da letra. Seguramente, os Espíritos que a têm utilizado não pertencem a uma ordem elevada, a esfera de suas ideias é necessariamente limitada e eles exprimiram o pensamento pelos termos de que se tinham servido durante a vida corporal. Deve-se, pois, rejeitar a ideia de dois Espíritos criados um para o outro e devendo um dia unir-se fatalmente para a eternidade, depois de ter estado separados por tempo mais ou menos longo.”

Esta circunstância e a presunção, sempre cabível, de qualquer falha na captação mediúnica, tão sutil e delicada, nos levaram a formular ao médium, para que as submetesse ao seu preclaro Mentor e Autor deste livro, as seguintes objeções:


“Esta teoria, ou hipótese, afigura-se-nos aqui algo obscura. Não satisfaz, e, da forma por que é apresentada, parece-nos ilógica e contraditória. De fato, essa criação original, dúplice, induz a concluir que as almas surgem incompletas. É ilação incompatível com a onisciência de Deus. Aliás, é ideia recusada por Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos. A afinidade espiritual deve ser extensiva a todas as criaturas e, se esse sistema de gênese binária pudesse justificar-se, a comunhão universal jamais seria una e integral. Como contingência acidental, na trajetória dos seres decaídos, poder-se-ia talvez admitir, mas, ainda assim, em caráter transitório, condicional, nunca absoluto. De outra forma, parece-nos, seria um dualismo excepcional, barreira oposta à lei do amor, que deve abranger todas as criaturas de Deus em perfeita identidade de origem e de fins. De resto, o nosso grande Amigo e lúcido Instrutor é presto no afirmar que Jesus escapa ou transcende à sua concepção. Ora, assente como postulado incontroverso, que há muitos Cristos, achamos nós que a teoria, ou sistema das almas gêmeas, deixa de ter cunho universal e desnecessário será equacioná-la.

Para nós, o problema se ajusta muito melhor ao instituto da família, como ensaio de comunhão dual, mas sempre condicional ou acidental e transitória, colimando a unificação coletiva com o Cristo, para Deus.”


Continua




« Última modificação: 14 de Outubro de 2018, 15:34 by Edna☼ »
Registado
Tudo que realmente é verdadeiro é eterno! Como o amor, os ensinamentos...e a nossa vida! ♥

Offline Edna☼

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 10865
  • Participação: 1421
  • Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Leia Kardec para entender Jesus. ♥ (a.d.)
  • Relevância: +1761
Questão das Almas Gêmeas
« Responder #108 em: 14 de Outubro de 2018, 15:22 »
0Gostou?
A estas considerações, dignou-se de responder o insigne e bondoso Emmanuel, com a seguinte mensagem:


“Meu amigo, Deus te abençoe o coração nas lutas materiais. Agradecendo o teu carinho fraterno, na colaboração amiga e sincera de sempre, peço a modificação do texto da questão nº 378, do novo trabalho, que deverá ser apresentado nos seguintes termos:


— “Grande número de almas desencarnadas nas ilusões da vida física, guardadas quase que integralmente no íntimo, conservam-se, por algum tempo, incapazes de apreender as vibrações do Plano espiritual superior, sendo conduzidas pelos seus guias e amigos redimidos às reuniões fraternas do Espiritismo evangélico, onde, sob as vistas amoráveis desses mesmos mentores do Plano invisível, se processam os dispositivos da lei de cooperação e benefícios mútuos, que rege os fenômenos da vida nos dois Planos.”

“Devo o pequeno equívoco observado, concedendo à matéria certos ascendentes que só pertencem ao Espírito, a perturbações do método de “filtragem mediúnica”, onde o nosso pensamento foi prejudicado.

“Solicitando essa modificação, pediria a conservação, no texto, da humilde exposição relativa à tese das “almas gêmeas”, ainda que, em consciência, sejam os amigos da Casa de Ismael compelidos à apresentação de uma ressalva, em obediência à lealdade de respeitável ponto de vista. A tese todavia, é mais complexa do que parece ao primeiro exame, e sugere mais vasta meditação às tendências do século, no capítulo do “divorcismo” e do “pansexualismo”, que a ciência menos construtiva vem lançando nos Espíritos, mesmo porque, com a expressão “almas gêmeas”, não desejamos dizer “metades eternas”, e ninguém, a rigor, pode estribar-se no enunciado para desistir de veneráveis compromissos assumidos na escola redentora do mundo sob pena de aumentar os próprios débitos, com difíceis obrigações à frente da Lei. No caso do Cristo, devemos invocar toda a veneração para o trato de sua personalidade divina, motivo pelo qual apenas tratei do assunto com referência aos homens, para considerar que as uniões, em toda vida, são orientadas por ascendentes de amor mais profundos que aqueles entrosados nas humanas concepções, que se modificam na esteira evolutiva. Se possível, eis o que me permito solicitar, renovando ao querido irmão o meu agradecimento sincero e a minha afeição de todos os dias.”

Emmanuel




« Última modificação: 14 de Outubro de 2018, 15:32 by Edna☼ »
Registado
Tudo que realmente é verdadeiro é eterno! Como o amor, os ensinamentos...e a nossa vida! ♥

Offline Edna☼

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 10865
  • Participação: 1421
  • Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Leia Kardec para entender Jesus. ♥ (a.d.)
  • Relevância: +1761
Re: O Consolador - Emmanuel
« Responder #109 em: 14 de Outubro de 2018, 16:10 »
0Gostou?
"Aí têm os leitores a ressalva que visa conciliar a fidelidade do nosso programa integral com a veneração e reconhecimento, mais que merecidos, ao emérito e sábio cultor da Seara Cristã, para que cada qual possa interpretar e decidir de foro íntimo, com aquela prerrogativa de liberdade que é apanágio maior da nossa Doutrina."


A EDITORA (FEB)



Nota — Logo no início, Emmanuel trata da pergunta n° 378, cuja resposta original havia sido questionada pela FEB, dando-lhe o Autor espiritual nova redação. Só após é ventilada a questão das “almas gêmeas”. (Nota da Editora à 12ª edição)

[Vide interessante artigo na Revista Espírita: As metades eternas]


Registado
Tudo que realmente é verdadeiro é eterno! Como o amor, os ensinamentos...e a nossa vida! ♥

Offline Edna☼

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 10865
  • Participação: 1421
  • Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Leia Kardec para entender Jesus. ♥ (a.d.)
  • Relevância: +1761
Re: O Consolador - Emmanuel
« Responder #110 em: 14 de Outubro de 2018, 16:19 »
0Gostou?


Registado
Tudo que realmente é verdadeiro é eterno! Como o amor, os ensinamentos...e a nossa vida! ♥


  • Imprimir
Páginas: 1 ... 6 7 [8]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
O consolador

Iniciado por amana Acção do Dia

1 Respostas
4632 Visualizações
Última mensagem 15 de Setembro de 2011, 11:36
by dOM JORGE
Emmanuel (ESE) e Emmanuel (mentor de Chico)

Iniciado por Jorge Murta « 1 2 3 4 » Outros Temas

51 Respostas
15941 Visualizações
Última mensagem 22 de Outubro de 2012, 19:44
by marlicapls
Obras Póstumas |Allan Kardec 📘

Iniciado por Edna☼ « 1 2 ... 7 8 » Livros Espíritas

119 Respostas
16178 Visualizações
Última mensagem 24 de Novembro de 2020, 19:50
by Edna☼
Alvorada Cristã - Neio Lucio 📘

Iniciado por Edna☼ « 1 2 3 4 » Livros Espíritas

56 Respostas
11403 Visualizações
Última mensagem 30 de Dezembro de 2018, 14:03
by Edna☼
O Evangelho por Emmanuel 📘

Iniciado por Edna☼ « 1 2 » O Evangelho Seg. Espiritismo

22 Respostas
4353 Visualizações
Última mensagem 20 de Maio de 2020, 19:06
by Edna☼

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC