Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Livros Espíritas => Tópico iniciado por: Norizonte da Rosa em 13 de Março de 2013, 14:26

Título: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu?
Enviado por: Norizonte da Rosa em 13 de Março de 2013, 14:26
Olá pessoal, gostaria de saber se aguém já leu algum livro sobre esse autor, se a leitura é acessível (não é muito técnica). Vale a pena?

Abraço.
Título: Re: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu livro desse autor?
Enviado por: afsilva333 em 13 de Março de 2013, 20:15
Eu já li sim, sobre TCI e também participei de um congresso em SP sobre Transcomunicação Instrumental.
Título: Re: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu livro desse autor?
Enviado por: nação de Aruanda em 13 de Março de 2013, 20:47
Li e gostei muito.
Um dos grandes cientista e fisiologista brasileiro, desenvolveu a tese (rejeitada no meio espirita) do modulo organizadr biológico, M.O.B. provando cientificamente que não é função do perispirito organizar a parte organica do conjunto, como afirma muitos espiritas, este brilhante trabalho está no livro "teria corpuscular do espirito". Muito bom. Recomendo.
muita paz.
Título: Re: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu livro desse autor?
Enviado por: Norizonte da Rosa em 13 de Março de 2013, 23:23
Estou assistindo a uma entrevista que o Sr Alamar fez com hernani Guimarães.

Relatou sobre casos que seriam comprovados de reencarnação e afirmou a teoria que seria científica (estatística) sobre as lembranças de crianças de encarnações anteriores e referiu esses casos àquelas situações em que a reencarnação ocorreu após um período curto de tempo no estado desencarnado e, por isso explicaria a lembrança de existência anterior (fatos recentes em nossa vida são mais fáceis de lembrar, o que de forma semelhante explicaria a lembrança das crianças nesses casos).

Não dá para julgar o trabalho que deve ter sido de longos anos e querer desacreditar este autor, mas fiquei curioso em saber como comprovaria os outros casos de encarnação em que os espíritos ficaram em estado errante por mais tempo e isso para servir de uma amostra de casos que fosse possível aplicar naquela curva estatística de Gaus (semelhante a um sino). Afirmou que o Espírito fica de algumas centenas de anos a até poucos anos no estado errante e os casos em que o Espírito permaneceu por pouco tempo no estado errante serviria para explicar os casos de lembranças de crianças de encarnações anteriores; mas se parecem lógicas as explicações para esses casos, qual lógica utilizam para saber de um Espírito que tenha reencarnado e ficado antes por séculos no estado errante, como confirmar nesses casos com alguma evidência?

É por isso que questiono sobre este autor. As coisas têm que se encaixar, quando fica faltando uma parte a dúvida começa a surgir.
Título: Re: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu?
Enviado por: MarcosBorges em 14 de Março de 2013, 18:04
Oi Nação de Aruanda

"Um dos grandes cientista e fisiologista brasileiro, desenvolveu a tese (rejeitada no meio espirita) do modulo organizadr biológico, M.O.B. provando cientificamente que não é função do perispirito organizar a parte organica do conjunto(...)" (grifo meu)

Pelo contrario! A proposta do modelo organizador biológico (MOB) é atuar na fisiologia do corpo fisico durante o desenvolvimento embrionario, fetal e pós-natal. Segundo a proposta do autor o perispirito possui um dominio que caracaterizou como corpo vital onde fica registrado o histórico biológico espaço-temporal o qual denominou MOB. Segundo o autor este registro histórico tem um papel na fisiologia no organismo vivo.

O autor não desenvolve corretamente o papel do MOB na fisiologia e muitas das veze esboça noções equivocadas mesmo para epoca que o ensaio sobre o MOB foi publicado. Entratanto o foco principal das ideias do Hernani é desenvolver uma explicação ad hoc para fenômenos mediunicos como materialização, psicografica, psicofonica e varios efeitos físicos e para isso ele começou desenvolvendo um ensaio sobre o espírito para que suas concepções sobre a mediunidade fossem fundamentadas. Este ensaio sobre o espirito é que entra em "choque" com fundamentos espiritas a cerca do espirito.

Abraço fraterno
Marcos Borges
Título: Re: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu?
Enviado por: MarcosBorges em 14 de Março de 2013, 19:06
Oi Norizonte,

Devemos ler as series de livros do Hernani como sendo um ensaio sobre uma ideia particular de um autor que tentou expressar suas experiências sobre os fenômeno mediúnicos observados. Podemos dizer que o trabalho está mais para metapsíquica e parapsicologia do que para um estudo espírita. O livro em si não é científicio.

Ele conseguiu até colaboração de engenheiros (e ele é engenheiro eletrico) e alguns da area biologica para construir um equipamento (camara de campos condensados) formado por um envolucro compostos de imãs permanetes com polos iguais voltados para o interior de uma capsula onde era colocado a amostra a ser analisada. Isso para demonstrar como deveria ser segundo seu racionio os campos biomagnéticos e se atuaria segundo sua concepção os seres vivos. Para isso fez um experimento que verificou como varias suspenção bacterianas se comportaram durante varias horas na camara de campos condensados. Apos todo o processo microbiológico para obter a contagem de colônias bacterianas nos experimentos com a camara de campos condesandos e na amostragem controle realizada em habientes blindados e não-blindados, submetidos as mesmas conições ambientais e físico-químicas. Comparou as contagens de colonias nos experiementos (em um total de 30 amostras por cada experimento) e observou estatisticamente que havia diferença significativas no crescimento bacteriano, um aumento significativo na população de bacterias em comparação com os grupos controle, das que estavam submetidas a uma simulação de como o autor considerava ser a natureza funcional dos campos biomagneticos atraves em sua camara de campos condensados.

Até ai tudo bem... O problema foi quando procurou explicar o fenômeno. O autor tendencia o discurso admitindo como valida a hipotese de que o efeito provocou um aumento na reencarnação de principios inteligentes, que teve como agente uma força "magnetica" que mimetizava a biomagnética descrita pela sua ideia sem deixar claro se admitia se o mesmo atuou sobre campos biomagnéticos dos principio inteligente nas bacterias ou se fez o papel do mesmo diretamente sobre a bacteria. Não há outra hipotese alternativa para o autor e nem procurou reproduzir o experimento para verificar a existência de outras explicações que não se enquadravam em suas concepções.

Este é o problema em fazer ciência sem saber faze-la. Primeiro ele imaginou como seria o processo e até concebeu a partir de como ele acreditava como seria a partir de observações que pouca informação traz a respeito, como fenômenos mediúnicos, e depois de desenvolver suas ideias procurou qual melhor experimento e metodologia científica para demonstrar que estava correto. Ou seja, fez primeiro a pergunta formulou uma resposta e ai empiricamente testou se a resposta estava correta. Não é assim que a ciência trabalha na formulação de uma teoria e verificação de hipoteses. A ciência primeiramente tem que observar um fenômeno de forma pormemorizada, verificar se o existe fenomenos analogos observados e seus dados empiricos e teoricos, para depois formular uma teoria e dai fazer um experimento ou experimentos para determinar se a teoria tem fundamento e avançar em outros experimentos para verificar se a teoria consegue ser solida em todos os aspectos e assim tornar o fenomeno mais compreensível. cientificamente.

O mesmo também deve ser aplicado para os casos sugestivos de reencarnação atraves das lembranças e crianças e adultos. Estatistica sempre foi uma "pedra no sapato" de todo trabalho cientificio pois pode não ser problema tratar estatisticamente dados mas é problema saber se aquele tratamento é o que realmente descreve de forma mais aproximada a realidade. Sem um adequação estatistas podemos acrescentar viesses que afetará a forma como será o discurso do experimento e sua conclusão. E te asseguro pouquissimos pesquisadores sabem tratar estatisticamente seus dados e muitos usam software de estatista de forma errada achando que ele vai te dar toda a resposta e até encontra a resposta que tanto imaginava sem percerber que chegou a tal conclusão usando de forma equivocada os modelos estatisticos. Por isso que digo aos colegas do meu trabalho, façamos a nossa parte que é organizar e coletar dados (que necessecita de estatistico para avaliar qual a melhor quantitativo amostral) e deixe encontra o mais adequado tratamento estatistica para estatisticos.

Curva Gaussiana, curva normal, tudo isso é muito ineteressante e até conseguimos comprender sua importancia estudado estatistica. Outra coisa é saber fazer e interpretar a normalização e frequência amostral dos dados que colocamos no software.

Abraços fraternos

Marcos Borges
Título: Re: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu?
Enviado por: nação de Aruanda em 14 de Março de 2013, 20:33
amigo marcos
açho tudo isto muito interessante, tecnico e profundo demais para  o desenvolvimento da doação e da caridade,  e que confunde  as mentes menos prvilegiadas, segui a tese do Dr. Hernani  no que se refere a organização biologica do ser, e achei muito clara as suas explicações neste campo, no grafico ele mostra o desenvolvimento do ser desde a consepção ate o estado de corpo organico, onde aí recebe o corpo fluídico magnetico do fluido cosmico universal, até se consolidar a sua ligação com o espirito atraves do corpo astral (conhecido na DE como "perispirito") aí ele mostra que o perispirito não participa da organização biológica do ser. Finalizando desta forma o conjunto, espirito, perispirito e materia, sendo o espirito o princípio inteligente do corpo.  Isto diverge da DE sob a otica de Kardec  interpretada por seus professadores, que afirma catégoricamente, que é o perispirito que faz esta função desde a concepção, a DE diz que o perispirito é um elo de ligação, mais em nenhum lugar dos seus escritos, Kardec explica com isto acontece, e quando um cientista dá uma explicação convincente, e que bate de frente com as imposições da DE vem as contestações e ate a afirmação de que  Dr. Hernani não sabe fazer ciencia, é preciso que os professadores da DE, nos mostre (já que a DE sabe fazer ciencia), como o fenomeno acontece, talves assim, possamos compreender melhor o que se fala nas palestras doutrinária e nos cursos apresentados nos centros espiritas.
abraços.
Título: Re: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu?
Enviado por: MarcosBorges em 15 de Março de 2013, 03:43
Oi Nação de Aruanda

É muito interessante continuarmos a aborda o trabalho de Hernani pois o mesmo trás ideias interessantes, e até audaciosas, importantes para tirar a DE do marasmo intelectual. É sempre bom existir pessoas como o Hernani que teve a audácia e elegância de analisar em conjunto os postulados doutrinários e uma variedade de fenômenos observados e estudados pela metapsíquica e parapsicologia e propor, através de um visão interdisciplinar, a construção de um modelo teórico que permitisse unificar conceitos e ideias, e que futuramente pudesse passar pelo crivo do método científico de forma a manter sempre em progresso.

"(...)e quando um cientista dá uma explicação convincente, e que bate de frente com as imposições da DE vem as contestações e ate a afirmação de que  Dr. Hernani não sabe fazer ciência(...)"

Os livros de Hernani não são científicos. Isso não quer dizer que Hernani não conheça o que é ciência ou que não saiba faze-la mas que seus livros não são científicos por não conter modelo de um discurso cientifico como deve ser feito. No mais é um livro que expressas as suas ideias e propostas para uma investigação e formulação teórica aos moldes do método científico. As explicações por mais que bem argumentadas e convincentes para alguns não faz do conteúdo um proposta científica. O que afirmo não diminui em nada o profissional Hernâni mas procura informar para que não superestimemos o conteúdo de seus livros e assim passamos a ideia de que Hernani formulou uma teoria cientifica o que não é verdade, mesmo que não agrade. Hernani sempre teve interesse em tratar sua "teoria" dentro de um corpo teórico cientifico tanto que se empenhou em construir a câmara de campos
condensados (a unica que existe) e que, pelo conhecimento que tive com uma pessoa que mantinha contato com ele, foi empresta a "pesquisadores" espiritas e que não foi devolvido. O experimento que citei anteriormente com bactérias foi apresentada no MEDNESP 1997 esta publicada no livro Saúde e Espiritismo pela AME Brasil, em 1998.

Portanto, Hernani, em todos seus livros, faz um discurso no qual explica suas ideias e procura através deste ensaio construir as bases de uma teoria. Te informo com certeza, deixando de lado o fato de eu ser espirita, que meus argumentos tem com base em minha formação profissional e conhecimento de ciência e método científico necessário para fazer pesquisa.

Continuemos....

Abraços fraternos
Marcos Borges
Título: Re: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu?
Enviado por: MarcosBorges em 15 de Março de 2013, 03:57
"(...) onde aí recebe o corpo fluídico magnético do fluido cosmico universal, até se consolidar a sua ligação com o espirito atraves do corpo astral (conhecido na DE como "perispirito") aí ele mostra que o perispirito não participa da organização biológica do ser."

Não sei em qual livro do Hernani você se refere ao descrever o texto do paragrafo acima.
Mas no livro "Espirito, Perispírito e Alma - Ensaio sobre o Modelo organizador Biológico" do
Hernani, no Cap. II ele descreve seus argumentos sobre O Espirito, Perispírito e Alma. Na página 57, último paragrafo da primeira edição de 1984 (o livro de capa azul), Hernani diz a cerca do Corpo astral e corpo vital durante o desencarne:

"Quando o corpo físico se destrói, o "corpo astral" vem superpor-se ao "corpo vital",
personificando aquilo que se chama de perispírito ou "corpo espiritual"" p 57

Quanto a encarnação e aos fenômenos de materialização encontra-se na pagina 59 a explicação a cerca da constituição do que Hernani denomina de região anímico perispirítica:

"Uma vez que ele (perispírito) se subdivida outra vez em corpo astral e corpo vital, pela
introdução de um novo soma físico, etérico, ou ectoplasmático, entre os dois duplos considerados - corpo astral e corpo vital - surgem novamente a alma que é como já explicamos, uma estrutura biomagnética, vera-efígie do soma compreendido entre o corpo astral e o corpo vital." p.59

Em relação ao modelo da individualidade (ver figura abaixo) Hernani explica e demonstra os seus componentes parciais:

"Um perispírito - que se encontra delimitado por um corpo vital e um corpo astral, ambos também parciais e correspondentes apenas àquela secção." Vide a figura.

"Uma Alma - constituída pelo campo biomagnético que une o corpo vital ao corpo astral parciais" Vide figura.

[attach=1]

Na página 62 da uma descrição da individualidade e suas componentes que formam o perispírito:

"A estrutura integral - ou individualidade - contém duas componentes intimamente interpenetradas: uma perispirítica e outra anímica. A primeira envolve e serve de suporte à segunda. A componente perispirítica representa o "perispírito total"."
 

Concluindo, na descrição do Hernani para a individualidade, espirito, ela contem duas componentes o corpo vital e o corpo astral - ambos tridimensionais e sutis -, a primeira possui o domínio histórico informacional biológico (MOB) a segunda e a segunda o domínio histórico informacional das experiencias encarnatorias (cúpula) - ambos tretadimensionais tendo como unidade o tempo. Entre o corpo vital e corpo astral se aglomeram fluidos etéricos e se encaixa o corpo físico. É o que Hernani denomina de região anímico perispirítica. O Perispírito, segundo Hernani, e a combinação das componentes astral e vital. A semelhança de dois imãs que se interagem através de seus campos magnéticos, o corpo astral e o corpo vital se interagem através de seus campos que Hernani denominou de campo biomagnético. Esse campo contorna toda a individualidade espiritual e atravessa a região onde se aglomeram o fluido etérico e o corpo físico. Esse campo dá forma e a qualidades ao fluido etérico reproduzindo a aparência do corpo (perispírito total) da especie segundo as informações que vem dos domínios históricos, MOB e cúpula. Além de atuar no desenvolvimento do corpo físico e em sua fisiologia na condição de encarnado, por assim dizer é o meio pelo qual o a o espirito transmite e recebe as informações sensoriais, memoria e manifesta seu intelecto, tanto na condição de encarnado como de desencarnado.


Abraço fraterno
Marcos Borges
Título: Re: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu?
Enviado por: nação de Aruanda em 17 de Março de 2013, 02:17
amigo marcos
agradeço por toda informação passada, isto enriqueceu muito os meus conhecimento e mostra, como voce escreveu como isto nos tira do marasmo intelectual no estudo da DE, e como é bom bater em outras teclas.
um forte abraço. 
Título: Re: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu?
Enviado por: MarcosBorges em 17 de Março de 2013, 16:45
Bom Dia Nação de Aruanda,

Todos nos estamos aqui para aprender e trocar conhecimentos. Sempre é bom manter este dialogo saudável.

Abraço fraterno

Marcos Borges
Título: Re: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu?
Enviado por: bisognini em 12 de Julho de 2013, 23:58
Estou assistindo a uma entrevista que o Sr Alamar fez com hernani Guimarães.

Relatou sobre casos que seriam comprovados de reencarnação e afirmou a teoria que seria científica (estatística) sobre as lembranças de crianças de encarnações anteriores e referiu esses casos àquelas situações em que a reencarnação ocorreu após um período curto de tempo no estado desencarnado e, por isso explicaria a lembrança de existência anterior (fatos recentes em nossa vida são mais fáceis de lembrar, o que de forma semelhante explicaria a lembrança das crianças nesses casos).

Não dá para julgar o trabalho que deve ter sido de longos anos e querer desacreditar este autor, mas fiquei curioso em saber como comprovaria os outros casos de encarnação em que os espíritos ficaram em estado errante por mais tempo e isso para servir de uma amostra de casos que fosse possível aplicar naquela curva estatística de Gaus (semelhante a um sino). Afirmou que o Espírito fica de algumas centenas de anos a até poucos anos no estado errante e os casos em que o Espírito permaneceu por pouco tempo no estado errante serviria para explicar os casos de lembranças de crianças de encarnações anteriores; mas se parecem lógicas as explicações para esses casos, qual lógica utilizam para saber de um Espírito que tenha reencarnado e ficado antes por séculos no estado errante, como confirmar nesses casos com alguma evidência?

É por isso que questiono sobre este autor. As coisas têm que se encaixar, quando fica faltando uma parte a dúvida começa a surgir.

Alamar e Dr. Hernani Guimarães Andrade (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PXhyM0pQaTB0MDcwIw==)
Título: Re: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu?
Enviado por: Vitor Santos em 13 de Julho de 2013, 17:54
Olá amigos

Eu não conheço o trabalho de Hernani Guimarães de Andrade. Sei que era um espirita, entusiasta e sabedor de parapsicologia, mais nada.

Todavia, quando alguém faz um trabalho cientifico ele deve ser apresentado e debatido pela comunidade cientifica.

Sem passar por essa fase, para mim, não se trata de um trabalho cientifico, mas apenas um conjunto de hipóteses não comprovadas. Por isso não me dou ao trabalho de ler esse tipo de obras, pois não tenho meios de comprovar as mesmas. E para ficção cientifica prefiro aquela que é assumida mesmo como ficção. 

Há áreas em que Hernani estudou evidências cientificas de fenómenos espíritas, por exemplo, casos sugestivos de reencarnação, tal como Ian Stevenson. Mas não me parece que tenha Hernani tenha feito nenhum avanço cientifico, para além de Ian Stevenson ou outros. Pelo menos que eu saiba...

Ainda assim, pode ser que um dia eu ganhe paciência e me dê ao trabalho de ler os trabalhos do Eng.º Hernani. Outra coisa seria ter conhecido o senhor. Isso sim, eu gostava de ter tido essa oportunidade.

bem hajam
Título: Re: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu?
Enviado por: bisognini em 13 de Julho de 2013, 19:44
Me desculpe a sinceridade Vitor mas, você  e muitas outras pessoas fazem um julgamento errado sobre  o Dr. Hernani sem se dar ao trabalho de assistir a entrevista, ou ler alguns de seus artigos, apenas por ouvir alguma coisa sobre ele.
Dr. Henrnani NUNCA foi parapsicólogo(se assistir o vídeo entenderá o porque) e sim um grande pesquisador, muito respeitado principalmente “lá fora” brasileiros tem a mania de desvalorizar o que é seu.

Vitor se você se dispuser de 1 hora(do seu precioso tempo) para ver essa entrevista, entenderá quem foi esse homem a serviço da ciência espírita, sério, digno do respeito de todos.


Abs,
Título: Re: Hernani Guimarães Andrade, alguém já leu?
Enviado por: Vitor Santos em 13 de Julho de 2013, 21:08
Olá amigo Bisognini

Acredito que era uma pessoa de muito valor e de muita sabedoria, que deixou muitas informações valiosas. Não quero, de forma alguma, desvalorizar o Eng.º Hernani. Eu vi aquela entrevista com o Alamar no que era o laboratório do Eng.º Hernani. E também gostei muito daquela investigação daquela psicóloga que apresentava feridas nas ligações do corpo, em bébé, e que descobriu que tinha sofrido um acidente ferroviário e tinha sido estraçalhada por um comboio em outra encarnação.

bem haja