Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Outros Temas »
  • Livros Espíritas »
  • As Vidas de Chico Xavier

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 ... 4 5 [6]   Ir para o fundo

Autor Tópico: As Vidas de Chico Xavier  (Lida 13739 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: As Vidas de Chico Xavier
« Responder #75 em: 31 de Agosto de 2016, 07:52 »
0Gostou?



74º-)  A dedicatória, escrita com letras trêmulas, profetizava:
  “O Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República, o senhor a consolidará. Francisco Cândido Xavier.

Nessa visita, o Senador Itamar Franco, candidato a Vice Presidente, ganhou um livro com título sugestivo Sinal Verde.”

  "Já como Presidente, no ano seguinte, Collor voltou a Uberaba para participar da abertura da Exposição de Gado Zebu. Retribuiu a profecia de Chico Xavier com uma visita ao vidente. Dessa vez, estava acompanhado por Rosane."

O anfitrião adorou o casal e sofreu quando, meses depois, Collor tirou a aliança do dedo, virou o rosto para a mulher em público e expôs ao Brasil as próprias mazelas conjugais.

Chico estava prestes a mandar uma mensagem ao parceiro de PC com o pedido de que ele deixasse de ser "tão bravo com a Rosane" , quando soube da reconciliação do casal pelos jornais.

  "Em maio de 1991, Chico, já maltratado por outra pneumonia, foi surpreendido por mais uma visita de Collor. Sem marcar hora, ele chegou de surpresa, acompanhado da mulher, após despistar seguranças, jornalistas, políticos e curiosos."

Chico estava de cama, no quarto, e fez o Presidente esperar na ante sala quase vinte minutos. Como sempre, o marido de Rosane estava impaciente. Sem assunto, passou a mão no cabelo e desabafou para os poucos auxiliares do médium.

  “ Há um ano, quando estive aqui, não tinha cabelos brancos. Precisava continuar a viagem até Araxá. Tinha pressa”.

De repente, com suas tradicionais passadas largas, alcançou a porta do quarto de Chico e girou a maçaneta enquanto avisava: eu sou de casa. Vou entrar.

  "Eurípedes Higino dos Reis liberou a passagem e Collor surpreendeu aquele senhor doente, ainda tentando se vestir. Chico desistiu do esforço de colocar o terno, voltou para a cama e, embrulhado em lençóis, conversou pouco mais de cinco minutos com o visitante. Foi o último encontro dos dois."

Logo após o impeachment, quando estouraram as denúncias de Pedro Collor sobre sexo e drogas na Casa da Dinda, Chico enviou um telegrama de apoio ao ex-Presidente.

Desejava fé, força e paz a ele. Na época, confidenciou aos companheiros mais próximos o medo de que o escândalo em Brasília terminasse em tiro.

  "Uma semana antes de Collor ter os direitos políticos cassados por oito anos, Chico arriscou mais uma previsão. Otimista, garantiu a volta por cima de seu "amigo". Fez bem em ter mantido distância da política ao longo de sua vida."

Uma versão do outro mundo para a tragédia pessoal de Fernando Collor de Mello começou a circular entre os espíritas.

  "A história podia ser lida nas entrelinhas daquela dedicatória escrita por Chico antes das eleições. Collor seria a reencarnação do Marechal Deodoro da Fonseca e teria voltado à Terra para resgatar uma dívida do mandato anterior."

Como primeiro presidente do país, ele renunciou ao cargo, desiludiu a população, abandonou o Brasil. Nesta temporada, o ex Deodoro da Fonseca (e atual Collor) recebia o troco.

Chico nunca confirmou esta tese. E sempre mudava de assunto quando alguém ameaçava sondá-lo sobre suas próprias vidas anteriores. Mesmo assim, as especulações animavam conversas reservadas entre os espíritas.

Os amigos aprenderam a arriscar, às escondidas, palpites sobre a última encarnação de Chico na Terra. Entre os nomes mais cotados, sempre esteve o de José de Anchieta, parceiro de Manuel da Nóbrega (o Emmanuel).

Mas outro nome ganhou força no meio:
  "Allan Kardec, o responsável pela publicação das bíblias do espiritismo no século passado. Estava escrito."

No livro Obras Póstumas, assinado pelo francês com a ajuda de vários parceiros invisíveis.

Um espírito chamado Z anunciou a Kardec:
  "Terás que retornar reencarnado noutro corpo para completar a tua obra, que não podes concluir nesta existência".

Chico teria voltado ao planeta para pôr em prática as ideias defendidas nos livros escritos por ele como Kardec. Algumas coincidências reforçaram a tese defendida pela maioria dos amigos do autor do Parnaso.

Chico nasceu em 2 de abril, mesmo dia da morte de Kardec. Em Obras Póstumas, Kardec previa a própria volta para o fim do século passado ou início deste. Chico nasceu em 1910.

Outro profeta invisível, auto denominado Espírito da Verdade, deu mais uma pista a Kardec:
  "Não suponhas que basta Diante da morte publicar um livro, dois livros, dez livros, para em seguida ficares tranquilamente em casa. Tens que expor a sua pessoa". 

Chico Xavier se superexpôs até ficar exaurido.






Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: As Vidas de Chico Xavier
« Responder #76 em: 31 de Agosto de 2016, 08:02 »
0Gostou?


75º-)  A tese virou livro: Kardec Prossegue.

  "Escrito por um dos amigos mais respeitados de Chico, Adelino da Silveira, ele exibia na capa, lado a lado, as imagens de um Chico Xavier risonho e de um Allan Kardec sisudo. Chico não só leu a obra, como presenteou sua amiga Silvia Barsante, de Araxá, com um exemplar autografado."

De vez em quando, de cama, ele perguntava aos amigos mais íntimos:
 
▬  Onde estão as mensagens de Kardec?
▬  Onde estão?

E ria, misterioso. Sob o peso dos oitenta anos, Chico foi persuadido por seu médico e sobrinho José Geraldo a se afastar do Grupo Espírita da Prece.

A angina e as pneumonias o convenceram a participar das sessões apenas se seu estado de saúde fosse estável. Após exames semanais, receberia ou não autorização para atender os desesperados.

  "No início dos anos 90, muita gente começou a se acostumar com a ausência de Chico e a se conformar com sua fragilidade."

Muitos fiéis se satisfaziam em parar na porta de sua casa para "captar energias positivas" e ir embora. Ônibus estacionavam diante do portão e os passageiros rezavam.

Numa destas paradas, Eurípedes entrou no veículo e pediu que a moça com nome de flor o acompanhasse. Rosa seguiu-o, entrou em sua casa e conversou com Chico Xavier.

  "Muita gente tinha esperança de ser abençoado por uma conversa com o santo de Uberaba. Alguns desesperados não se conformavam com a falta de contato e insistiam. Um deles esmurrou o portão de ferro da casa de Chico Xavier até perder as forças."

Entre  um soco e outro, berrava:
▬  Você está se escondendo. Preciso falar com você. É urgente.

Já estava ficando rouco de tanto gritar quando Chico, amparado por amigos, caminhou até a varanda e desabafou, quase sem fôlego, com a voz estridente:
  "Os muros não existem contra o senhor ou contra qualquer outro, mas contra mim mesmo."

Se eu desfrutasse a liberdade, sairia por aí afora, arranjando confusões. Estou aprisionado.

Numa noite, ao acompanhar um amigo até o portão de sua casa, ele pediu:
▬  Feche a porta do meu cárcere.

Mas, numa madrugada, tudo mudou. Chico se levantou da cama e, de pijamas, atravessou Uberaba a pé, em minutos. Com o coração leve e os pulmões livres, flutuou sobre as ruas da cidade, a meio palmo do chão.

  "A seu lado estava o Dr. Inácio Ferreira, um dos seus amigos do outro mundo. Foi o médico quem convenceu o médium a abandonar o próprio corpo no quarto e a segui-lo noite adentro. Dr. Inácio precisava de ajuda para resolver uma questão doméstica."

Chico deveria convencer a ex-mulher do companheiro a não se desfazer dos livros dele. Afinal, ele precisava de sua biblioteca para continuar o trabalho no sanatório em outra dimensão. Chico persuadiu a viúva com frases sopradas pelo velho conhecido.

  "Após a longa noite, voltou para casa. E, com alguma resistência, quase nojo, deitou-se sobre a massa gelatinosa espalhada no lençol. Estava preso de novo. Com o corpo despedaçado e a cabeça a mil, tratava de lançar palavras no papel."

Cansado, já se permitia desabafos mais frequentes e dizia:
▬  Sinto-me como se fosse arrastado, não posso resistir. Vai ser assim até quando Deus quiser.

Um médico amigo diagnosticou seu caso, em tom paternal:
▬  Para mim, você é maldito.

Numa noite, após mais uma peregrinação pelos bairros pobres de Uberaba, Chico fez uma inconfidência:
  "Seu mentor, Emmanuel, voltaria à Terra no fim deste milênio e ele "subiria". Ou seja: trocariam de posição."

Após o aviso, lançou a dúvida, com um sorriso nos lábios:
Diante da morte quero ver se ele vai aguentar o tranco.

E desabafou, mais uma vez:
▬  Às vezes, me pergunto se era preciso tudo isso, embora ache que isto tudo seja o certo.

●  Alguém tão bom como Chico sofria tanto?
●  Onde estava Deus, o misericordioso?

  "O estado precário do porta-voz dos mortos intrigava muita gente. Uma de suas amigas mais íntimas e constantes, Neuza Arantes, às vezes perdia a paciência e perguntava:
▬  Chico, cadê o Dr. Bezerra de Menezes? Ele não te ajuda não?

O paciente, que mal conseguia andar ou falar, respondia, sem graça:
Ajuda muito. Toda tarde ele vem me visitar."





Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: As Vidas de Chico Xavier
« Responder #77 em: 31 de Agosto de 2016, 08:14 »
0Gostou?


76º-)  Para justificar a própria agonia, Chico gostava de contar a história de Teresa de Ávila.

  "Filha de pais ricos, na Espanha poderosa do século XVI, ela abandonou a ostentação, entrou para o Convento Carmelita da Encarnação e iniciou uma série de viagens pelo país para fundar abrigos para todos os órfãos e viúvas miseráveis cujos pais e maridos foram mortos nas intermináveis batalhas expansionistas."

A pé, montada em mulas, enfrentou pântanos, montanhas e florestas, atormentada por crises de angina e febres intermitentes. Numa de suas maratonas, ela tentava atravessar um rio quando um temporal desabou e a correnteza a engoliu. Já estava prestes a se afogar quando foi salva por Jesus.

Após agradecer, comovida, ouviu as palavras pouco animadoras do Salvador:
Está vendo, Teresa?

  É assim, em meio aos perigos da estrada, que eu trato os meus discípulos e os meus amigos queridos.

Teresa não resistiu e apelou para o senso de humor:
Oh, compreendo, Senhor. É por isto que os tendes tão poucos.

Chico se divertia com a história. Neuza Arantes também. De vez em quando, ela encarava o amigo, cada vez mais fraco, e dizia:
▬  Por isto os tendes tão poucos... Chico sorria.

  "Em julho de 1992, um jovem do Paraná pulou o muro de sua casa e, com o revólver na mão, anunciou o motivo de sua visita, matar o mito."

Foi desarmado a tempo pelo PM Aparecido Evaristo Rosa. Terminou o dia na prisão. Mas foi solto e encaminhado de volta à família na tarde seguinte, a pedido da ex-futura vítima.

O próprio Chico pagou sua passagem de ônibus. Para ele, a culpa pelo atentado não era do paranaense, mas dos obsessores interessados em assassiná-lo. Ele estava durando demais.

  "Eurípedes Higino dos Reis protegiam o médium com fidelidade canina. E rosnava para os intrusos mais persistentes. Mães inconformadas com a morte dos filhos imploravam por um encontro com Chico e ouviam dele "nãos" implacáveis."

O guardião do porta- voz dos mortos estava cansado. Já tinha ouvido muitos desaforos. De vez em quando, alguém olhava para ele, de alto a baixo, e ordenava:
▬  Vai chamar seu patrão.

  "Choro não o comovia. Quem quisesse que esperasse pela aparição de Chico no Grupo Espírita da Prece. Mas o médium raramente saía da cama. Muitos não suportavam a ansiedade. A garagem de sua casa virou abrigo para os mais desesperados."

▬  As paredes encardidas foram cobertas por um amontoado de pedidos de socorro escritos a caneta ou riscados com pedra:

●  Chico, reze por mim.
●  Chico, por favor, mande a paz para minha casa.
●  Chico, vim de tão longe na esperança de ter uma mensagem da minha irmã.

Recados de quem percorreu quilômetros e quilômetros para ver Chico Xavier e terminou a viagem a poucos metros do alvo, diante do portão de ferro mais esmurrado do país.

Na calçada, eles dividiam uns com os outros suas tragédias e suas esperanças. Pais que perderam os filhos, gente atormentada por vozes e visões, curiosos, fanáticos, prepotentes.

Em julho de 1993, um Opala preto com placa de Brasília estacionou em frente à casa de Chico. Uma senhora loura, ao lado do motorista, baixou a janela e ordenou, autoritária, ao PM Aparecido:
  "Diga a Eurípedes que a chefe de gabinete do Dr. Ademar de Barros Filho esteve aqui. Ele foi muito bem atendido lá na Câmara. Só passei para mandar um abraço."

O carro foi embora e o policial sacudiu a cabeça:
▬  Não entendi nada. As sereias cantavam...

  "Uma das que batiam o pé e resmungavam em frente à casa de Chico explicava por que estava irritada."

Diretora de um colégio em São Paulo, ela vivia muito bem e dormia melhor ainda até ser visitada por aparições noturnas de um fantasma com barbas brancas. O marido, delegado, começou a desconfiar de sua sanidade.

Numa tarde, ela recebeu a visita de uma senhora de carne e osso. Era uma médium de um centro espírita distante e levava um recado:
  “O tal velho inconveniente se chamava Bezerra de Menezes, era médico e precisava de sua ajuda para promover curas. A foto do morto coincidia com a imagem que ela via, sem querer, diante de sua cama todas as noites.”

Resultado:
▬  Em poucos meses, para se livrar da assombração, a diretora do colégio deu férias para o próprio ceticismo e construiu um centro num terreno próximo a sua casa.





Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: As Vidas de Chico Xavier
« Responder #78 em: 31 de Agosto de 2016, 08:23 »
0Gostou?


77º-)  À noite, sem saber como nem porque, cercada de espíritas e envolvida pela leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo, ela caía em sono profundo.

  Quando acordava, ouvia relatórios extensos sobre os milagres realizados, por suas mãos, através do Dr. Bezerra.

Pois bem. Seu corpo era invadido contra sua vontade, ela estava ali, na calçada, plantada à espera de Chico Xavier, e nada. O parceiro do Dr. Bezerra não a atendia. Eurípedes nem lhe dava ouvidos.

▬  Por que ele atende o Gugu Liberato e não me recebe?

  "Sua vida tinha virado de cabeça para baixo, seu irmão tinha morrido num acidente de avião, e ninguém lhe dava satisfação alguma."

●  Onde está o Dr. Bezerra?
●  Por que ele não pede pro Chico me receber?

"Com os olhos fitos na casa de Chico Xavier e com um sorriso irônico nos lábios, ela imaginava, diante dos quase dois metros do PM e do mau humor de Eurípedes:
  "Será que eu vou terminar assim? Escondida no fundo de casa, cercada por todos os lados?

Nem tudo era trabalho, solidão e agonia nos últimos anos de Chico Xavier. Aos domingos, estimulado por Neuza Arantes, ele descobria o vídeo cassete. No aparelho quase obsoleto de Vivaldo da Cunha Borges, ele acompanhou, comovido, a aventura de ET e o drama do além Ghost, do Outro Lado da Vida.

E se chateou com as gracinhas de Whoopi Goldberg em Mudança de Hábito. Ficava contrariado com ironias sobre qualquer religião, inclusive a católica.

  "Em sua luta para se manter o mais saudável possível, aprendia a gostar de água de coco e de banhos de sol matutinos no quintal. Precisava se cuidar para suportar a rotina durante a semana."

Todas as noites, de segunda a sexta-feira, das 20h até 1h da manhã, ele se sentava na mesa da sala, ao lado de Neuza e de dois 'auxiliares, para preparar caixas com cerca de cinquenta mensagens destinadas a no mínimo vinte eleitos por dia.

Ele mesmo fazia questão de anotar o nome e o endereço do destinatário no embrulho. Quase sempre, sabia os dados de cor.

  "No Dia das Mães, em 1993, conseguiu presentear mais de 3 mil amigos com sua seleção de conselhos do outro mundo ditados por Emmanuel e alguns de seus quase 2 mil colaboradores do além."

Chico se dedicava aos pacotes com a mesma obstinação com que cuidava de sua correspondência. Toda sexta ou sábado, Eurípedes ia até o Correio buscar as cerca de cinquenta cartas e pacotes enviados ao líder espírita a cada semana.

  "Tudo era entregue em mãos ao destinatário mais requisitado do país. Chico guardava os embrulhos até segunda-feira, quando os abria e os separava por assunto."

Alguns dos pedidos de socorro ele deixava sobre a mesa para que pudessem ser examinados por seus auxiliares invisíveis.

  "Muitos dos presentes: café, chá, agasalhos, livros, remédios e roupas doava aos mais pobres. Sete anos antes, ele mesmo fazia questão de ir ao Correio depois do almoço e voltava feliz da vida com sua média de 250 cartas diárias."

Nunca teve coragem de jogar a papelada fora. Alguns amigos faziam, às escondidas, a triagem do material e vasculhavam as caixas de papelão onde os envelopes se acumulavam, para alegria das traças.

Aos sábados, quando tinha forças, participava das sessões no Grupo Espírita da Prece ou recebia visitantes, selecionados por Eurípedes, em sua casa. As tragédias de personagens ilustres continuavam batendo à sua porta.

  "Em 27 de fevereiro de 1993, quase três meses após o assassinato da atriz Daniela Perez, ele atendeu a mãe dela, Glória Perez. A novelista queria notícias de sua filha."

▬  Ela estava bem?
▬  Como tudo aconteceu?

Chico segurou suas mãos e pediu calma:
▬  Daniela está passando por um período de descanso.

  Em seguida, prometeu notícias da vítima no momento adequado, quando seu espírito atingisse outros estágios. Glória saiu de lá mais tranquila. Um dos personagens mais decisivos e pavorosos de 1993 também buscou consolo em Uberaba.





Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: As Vidas de Chico Xavier
« Responder #79 em: 31 de Agosto de 2016, 08:27 »
0Gostou?


78º-)  O economista José Carlos Alves dos Santos, parceiro do deputado João Alves em falcatruas no orçamento da União, apareceu no Grupo Espírita da Prece com uma dúvida suspeita:
  Vão encontrar os sequestradores de minha mulher, a Ana Elizabeth?

Chico encarou o recém-chegado e respondeu, sério:
▬  Não se preocupe porque destino de sequestrador é um só: cadeia.

O corrupto que detonou a CPI do orçamento, ao denunciar o esquema de desvio de verbas federais no Congresso Nacional, desabou em crise de choro.

Quando saiu, Chico confidenciou a uma amiga ao seu lado:
▬  O caso dele é parecido com o de sua filha.

"A moça tinha sido assassinada pelo próprio marido. No final do ano, a verdade sobre José Carlos e Ana Elizabeth era estampada nas primeiras páginas dos jornais. Ele tinha planejado, e participado, do assassinato da mulher, morta com golpes de picareta após um jantar romântico."

As tragédias atingiam Chico em cheio, mas não o derrubavam. Ao completar 83 anos, em 2 de abril de 1993, ele avaliou:
  “Minha missão está no fim. Mas estou feliz por tê-la cumprido da melhor forma possível.”

E se divertiu:
  “Se eu tivesse nascido em 1 de abril, diriam que eu era uma grande mentira.”

Na noite de 31 de julho de 1993, sob um frio de treze graus, Chico Xavier contrariou todas as expectativas e, com o aval de seu médico, se levantou da cama, colocou um paletó bege sobre um casaco de lã e fez o que gostaria de fazer sempre, todos os sábados.

E foi ao Grupo Espírita da Prece:
  “Cerca de trezentas pessoas quase se ajoelharam diante da visão cada vez mais rara.”

Os fiéis se aboletaram nos muros, nas janelas, nos bancos de madeira. Queriam ver Chico Xavier, tocar nele, ouvir sua voz.

Na cabeceira da mesa, ao lado de Eurípedes e abaixo da inscrição presa na parede
  "Silêncio é prece".

Ele acompanhou, sorridente, a leitura de trechos do Evangelho Segundo o Espiritismo, ao som de música clássica. Em seguida, fechou os olhos, segurou uma das dezenas de lápis à sua frente e deixou a mão trêmula deslizar sobre o papel.

  A velocidade já não era vertiginosa.

O silêncio só era quebrado por um ou outro riso de criança, pelos flashes das máquinas fotográficas sempre seguidos de caretas reprovadoras de Eurípedes, pelo ruído longínquo das câmeras de vídeo, por suspiros, rezas.






Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: As Vidas de Chico Xavier
« Responder #80 em: 31 de Agosto de 2016, 08:33 »
0Gostou?


79º-)  De pé, no meio da multidão, a dois metros da mesa, uma freira, enfiada em um hábito marrom, acompanhava de olhos vidrados cada movimento do espírita mais importante do país.

  "A irmã Natalina dos Anjos, de 66 anos, da Ordem Terceira Franciscana, veio da paulista Ribeirão Preto, onde fundara o Lar Assistencial Cavaleiro de Cristo, só para conhecer o médium. Teve sorte. E saiu fascinada."

Chico Xavier é divino:
  “Primeiro e único no mundo. Se ela acredita em reencarnação? É claro.”

Do lápis daquele senhor destroçado, saiu uma quadra Diante da morte jovial com a assinatura de Cornélio Pires.

Ele mesmo leu, com sua voz combalida ampliada pelos alto-falantes, os versos quase adolescentes:
  "O beijo mais cativante segundo conceito sábio é um sonho maravilhoso que deve ficar no lábio.”

Logo depois, tomou fôlego. pigarreou, bebeu um gole de água. A bacia azul sobre a mesa guardava quase cem pedidos de mensagens de mortos queridos.  Chico iria ler uma delas. Alguns soluços tomaram conta da sala, O porta-voz dos espíritos repetiu o velho ritual.

  "Chamou pelo nome os destinatários da carta até a mesa. De pé, diante do público, Vanilda e Archimedes ouviram o recado de sua filha, Tânia Mazeo, morta aos 24 anos, quando se preparava para o casamento, em 1980."

Vanilda não conteve as lágrimas nem as lembranças de treze anos antes, quando, desesperada, procurou Chico Xavier numa noite de autógrafos em São Paulo.

Só à 1h da madrugada ela conseguiu se aproximar dele para desabar:
 
▬  Minha filha morreu.
▬  Como?
▬  Dormindo.

Chico sorriu emocionado:
  “Que beleza! Poucos meses depois, colocou no papel a primeira de uma série de quinze mensagens assinadas por Tânia.”

Mais uma vez, após quatro anos de silêncio, ela deu notícias a seus pais e falou de suas atividades numa espécie de colônia espiritual onde ajudava os pobres, os doentes, os desesperados.

No final da sessão, Chico se levantou, amparado pelos amigos e, com um sorriso tímido, quase envergonhado, tomou o rumo da porta dos fundos, arrastado pelo PM Aparecido.

  "Algumas mulheres mandaram beijos para ele, outras avançaram sobre seu corpo arqueado em busca de autógrafos. Sem êxito. Ele precisava ir embora."

Os dez metros até o portão pareciam quilômetros. Para alcançar a rua e chegar ao carro, atravessou mais uma vez o beco dos aflitos, um corredor estreito entre uma das paredes da casa e o muro do vizinho. 





Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: As Vidas de Chico Xavier
« Responder #81 em: 31 de Agosto de 2016, 08:41 »
0Gostou?

80º-)  A multidão se aglomerou ali para tocar no santo, para enfiar bilhetes em seus bolsos, para gritar:

●  Chico, olha pra mim.
●  Ele olhava.

Chico, você é maravilhoso.
▬  Ele acenava.

Chico, você é lindo.
▬  Ele sorria.

  "Muitos devotos choravam. Ele seguiu, devagar e em silêncio, quase se arrastando, com as calças frouxas, o terno amarrotado. Parecia esgotado. Era só aparência. Em casa, dez minutos depois, já estava sentado à mesa de madeira da sala de jantar."

Pendurada na parede repleta de rachaduras, uma tapeçaria com a imagem da Santa Ceia ilustrava o segundo round da noite as visitas.

  "Como nos bons tempos, Chico abriu as portas de sua casa aos visitantes, muitos deles desconhecidos. No portão de ferro, Eurípedes fazia a seleção dos privilegiados e dava uma instrução básica antes de abrir caminho: Não chore."

O desespero alheio arrasava Chico. Ele precisava ser poupado. A noite se prolongou até quase 3h da manhã. Chico recebia cada forasteiro com um sorriso e com um pedido de perdão:
▬  Desculpe a minha pobreza.

E contava os "causos" de sua vida. Naquela noite estava inspirado. Chegou até a imitar os relinchos de felicidade de um burro da Fazenda Modelo no dia da aposentadoria de seu condutor, um expert em chibatadas.

As histórias divertidas se misturavam também a lembranças emocionadas de sua madrasta, Cidália:
  “Se eu precisar de ajuda na hora do meu "desencarne", tenho certeza de que ela vai me auxiliar.”

De vez em quando, interrompia a conversa para escrever dedicatórias aos "prezados irmãos pelo coração".

  Nos bilhetes, com votos de paz e felicidade, sempre se definia como "seu servidor muito grato". Uma das beneficiadas, Cássia Flora Grandizoli, saiu de lá com um cartão e com uma cisma.

●  Por que a água sobre a mesa ficou leitosa?
●  De onde vinham aquelas ondas de perfume de rosas?

No dia seguinte, Chico voltou à solidão habitual, povoada por fantasmas. Precisava escrever para cumprir sua missão.





Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: As Vidas de Chico Xavier
« Responder #82 em: 31 de Agosto de 2016, 08:57 »
0Gostou?


81º-)  Até 23 de junho de 1993, 367 livros estampavam seu nome na capa, 65 deles tinham sido traduzidos em língua estrangeira (entre elas, o grego, o tcheco e o japonês), 86 chegavam aos cegos em braile e oito circulavam mundo afora em esperanto. Um mês depois, os números seriam atropelados.

  "No dia 22 de julho, doze novos títulos já estavam no prelo, três descansavam na cabeceira de Chico à espera de um prefácio (sempre assinado por Emmanuel) e outro já estava a caminho da editora Ideal."

O homem que teve a vida desapropriada pelos espíritos parecia querer compensar a queda de produção dos três anos anteriores. Em 1991, só conseguiu lançar quatro títulos. Em 1992, foram oito.

Em fevereiro de 1994, o mundo de Chico movimentava números impressionantes, Livros publicados:   375 Exemplares vendidos: cerca de 20 milhões (1 milhão só de Nosso Lar) "Autores espirituais": quase 2 mil. Renda média anual com direitos autorais: 650 mil dólares. Quanto, desse total, Chico guardava para si mesmo: zero. Nenhum tostão.”

Vivia de sua aposentadoria como escriturário nível 8 do Ministério da Fazenda - cerca de 150 dólares - e da ajuda de amigos e admiradores. Sete milhões de espíritas assumidos prestavam reverências a ele. Só na década de 80, meio milhão de católicos se converteram ao espiritismo.

Entre um livro e outro, o principal responsável pela transformação do Brasil no maior país espírita do mundo se preparava para morrer. Tomou todas as precauções.

Para começar, doou a Eurípedes, Vivaldo e José Geraldo o seu único bem:
  "A casa simples.”

Em seguida, atestou, em documento, o desejo de ser enterrado em Uberaba e não em Pedro Leopoldo. Queria evitar que sua sepultura na cidade natal, tão provinciana, se transformasse em pólo de romaria após sua morte.

Para arrematar:
  Pediu a Vivaldo que queimasse os originais de todas as mensagens publicadas. Temia que os garranchos do além fossem comercializados quando ele já estivesse longe.

Numa noite, pouco antes de dormir, encarou os amigos e, bem-humorado, fez um último pedido:
Quando vocês olharem para mim na cama e eu estiver sorrindo, em silêncio, virem o rosto, porque eu vou embora.

Epílogo Uberaba. Fevereiro de 2003. Oito meses já se passaram desde a morte de Chico Xavier e até agora nada. Nenhuma palavra, nenhuma mensagem do líder espírita.

  "O "correio espiritual" mais concorrido do planeta não manda notícias do além. Não usa um médium como ele para contar como vai a vida depois da morte ou como foi a passagem deste mundo para o outro. Um silêncio incômodo quase constrangedor toma conta do circuito espírita da cidade."

No Grupo Espírita da Prece, o centro fundado por Chico Xavier em Uberaba há 28 anos, o filho adotivo Eurípedes Higino dos Reis lidera as reuniões de sábado à noite. Sobra lugar na sala de piso de cimento onde a velha placa avisa:
  "Aqui, com o nome de Grupo Espírita da Prece, funciona o Culto de Evangelho do Lar do Irmão Francisco Cândido Xavier em casa de sua propriedade".

Uma novidade - só admitida depois da morte de Chico se destaca na parede ao lado:
  “Dois pôsteres gigantescos do líder espírita que se constrangia com a idolatria em torno dele e fazia questão de se menosprezar ao máximo.”

Hoje no centro de Chico Xavier ninguém põe no papel mensagens ditadas por mortos a seus "entes queridos" na Terra:
  "A programação semanal inclui oração, leitura do Evangelho e uma breve sessão de passes regada à água "fluidificada", energizada pelos espíritos.”

A sessão na noite de 21 de fevereiro foi acompanhada por 42 pessoas, algumas com a esperança de assistir ao momento histórico em que Chico enviaria uma mensagem aos companheiros de Uberaba. Mas nada.






Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: As Vidas de Chico Xavier
« Responder #83 em: 25 de Abril de 2017, 08:06 »
0Gostou?

82º-)  Na mesa de doze lugares, ocupada pelos colaboradores do Grupo Espírita da Prece Eurípedes à cabeceira , uma das oradoras conversa, em voz alta, com Chico Xavier:
  “Nós gostaríamos que você, Chico, tivesse permanecido mais tempo conosco, mas Deus sentiu saudade de você. Por que tanto silêncio?”

Carlos Bacelli e Celso de Almeida Afonso os médiuns de Uberaba mais procurados hoje por quem busca mensagens do além - têm a mesma explicação:
"Chico quer evitar confusão". Uma mensagem sua, publicada em jornais e revistas, funcionaria como um holofote sobre o médium escolhido para colocála no papel. O eleito para a missão não teria paz.”

Prefiro não receber esta mensagem, Celso se esquiva enquanto passeia com seu poodle branco pelas ruas de Uberaba num domingo de sol:
▬  Sou preguiçoso demais.

A casa simples e confortável onde Chico Xavier passou os últimos anos de sua vida se transformou em museu administrado por Eurípedes. As portas estão abertas para quem quiser entrar e uma urna está à disposição na cozinha para doações voluntárias.

Uma livraria, logo na entrada, vende os títulos psicografados por Chico Xavier ao longo da vida e expõe objetos de todo tipo com a imagem dele estampada:

●  Pratos, 
●  Agendas,
●  Cadernos,
●  Camisetas,
●  Calendários.

A imagem de Chico se multiplica. Uma câmera de vídeo instalada no corredor de acesso à porta dos fundos hoje está desligada - uma lembrança dos tempos em que era preciso zelar pela segurança de Chico e registrar, com cuidado, Epílogo a entrada e saída de desconhecidos na casa aos sábados à noite.

  "A voz de Chico ecoa por todo canto durante a visita ao Museu. Um CD com mensagens lidas por ele, embalado por música clássica, serve como trilha sonora para a revelação da intimidade do homem que lutou, em vão, para preservar um mínimo de privacidade."

Faixas em verde e amarelo - como as dos museus públicos impedem os curiosos de entrar no quarto onde Chico morreu e onde passou boa parte dos últimos anos de sua vida.

Os outros cômodos estão abertos à visitação:
“As duas salas onde Chico recebeu amigos e admiradores, almoçou e jantou (sopas e mingaus nos últimos anos) e bebericou café (seu único vício), enquanto se equilibrava entre os dois mundos: o dos vivos e o dos mortos.”

Na porta do seu quarto, está pendurado um dos bilhetes escritos por ele para os espíritos.

Um pedido de desculpas por um transtorno imprevisível:
“ Ele teria que dormir no quarto ao lado, uma noite, por causa de um conserto na caixa de água, mas estaria à disposição dos "amigos espirituais".

Hoje, no quarto ao lado, penduradas nas paredes, deparamos com as boinas usadas por Chico para cobrir sua calvície. Nas paredes de toda a casa, estão expostos aos visitantes tudo o que Chico evitou exibir ao longo da vida:

●  Troféus,
●  Medalhas,
●  Comendas.
●  Títulos de cidadão honorário.

No cemitério, um mausoléu de mármore branco foi construído para homenagear o morto mais ilustre e visitado da cidade.

"O movimento em Uberaba desabou com a morte dele, os hotéis já não lotam com as caravanas de espíritas e não-espíritas vindas de todo o Brasil." 

Mas os admiradores continuam a chegar, aos poucos, e fazem questão de visitar o túmulo de Chico para pedir paz e socorro.

Uma frase assinada por Chico enfeita uma das paredes do mausoléu, sob uma escultura que mostra a mão dele segurando um lápis, pronta para receber uma mensagem:
"A minha vida dediquei à minha mediunidade, à minha família, aos meus amigos. Ao povo. A minha morte me pertence. Meu corpo deve voltar para a mãe Terra e não deve ser tocado".

Chico pede paz.

As Vidas de Chico Xavier.
Marcel Souto Maior.

FIM.




Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.


  • Imprimir
Páginas: 1 ... 4 5 [6]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
[Filme] As vidas de Chico Xavier (02/04/2010)

Iniciado por Rone Convívio

2 Respostas
6206 Visualizações
Última mensagem 03 de Maio de 2010, 02:01
by casquinha
Chico Xavier, Problema de Visão do Chico Xavier

Iniciado por Marccello « 1 2 » Áudio

18 Respostas
21202 Visualizações
Última mensagem 12 de Fevereiro de 2011, 12:22
by Marccello
Chico Xavier, NASA estuda a aura de Chico

Iniciado por Marccello « 1 2 3 » Áudio

31 Respostas
33122 Visualizações
Última mensagem 09 de Julho de 2013, 15:26
by Mourarego
A emoção do ator Nelson Xavier, que viverá o médium Chico Xavier no cinema

Iniciado por Marccello « 1 2 » Áudio

20 Respostas
17270 Visualizações
Última mensagem 23 de Setembro de 2010, 19:33
by Lourdilena
As Vidas De Chico Xavier - Marcel Souto Maior » Audiobook (260 MB)

Iniciado por herminio Audiobook

4 Respostas
9265 Visualizações
Última mensagem 14 de Agosto de 2010, 19:39
by herminio

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC