Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • O que é o espiritismo »
  • Lei de Causa e Efeito »
  • Temos de sofrer para evoluir?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 ... 5 6 [7]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Temos de sofrer para evoluir?  (Lida 12339 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Temos de sofrer para evoluir?
« Responder #90 em: 23 de Maio de 2015, 15:17 »
0Gostou?
Re: Temos de sofrer para evoluir?

      Ref resp #84 em: 080515, 22:17, de Norizonte

      Noriz (ao Vitor): Essa conclusão a que você chegou parece apontar para um paradoxo, mas será que a ‘matemática espiritual’ é assim tão exata? As encarnações em situações felizes podem ser encaradas humanamente como um merecimento, mas também podem ser encaradas (na visão do Espírito) como uma grande provação.

      Conf (msg ant): amigo Noriz, se existe o Deus que as religiões nos querem fazer crer, essa “matemática espiritual”, com certeza, será muito mais exata do que a matemática dos homens, vindas de Euclides, Pitágoras, Newton, Descartes.
....
      Noriz: Olha lconforjr, acredito que não uses de má-fé quando responde como respondeu acima ao primeiro parágrafo que escrevi na mensagem ao Vítor, talvez o amigo vá lendo cada parágrafo que eu escrevo e não leve em consideração o restante do texto, então respondendo sem ler tudo primeiro pode sair com essa resposta que saiu.

      Conf: olá, amigo Noriz, sinceramente não entendi sua colocação acima e, tb sinceramente, lhe confesso que nunca uso de má-fé. Se vc puder ser mais claro, talvez possamos nos explicar melhor.

      Noriz: Veja que mais abaixo no texto original que escrevi e que o amigo só reproduziu uma parte, eu explico por que penso que essa matemática não seja tão exata, ou talvez inexorável fosse a palavra mais acertada. Você que estudou tanto a doutrina sabe que as reencarnações, quando o Espírito está no estado errante, não são todas forçadas (pode existir escolha do Espírito), então como dizer que a matemática é exata e inexorável? 'Fez o bem' e voltará em uma vida feliz! 'Fez o mal' e voltará em uma vida infeliz!.

      Conf: meu jovem amigo Noriz, onde foi que vc leu que coloquei isso? Qdo me refiro a algo assim, estou me referindo ao q a doutrina diz; e é exatamente ela que diz isso, explicando que isso é a ação da lei de causa e efeito, que afirma que “o homem sempre será punido em tudo naquilo em que pecou, seja nesta ou noutras encarnações” e que “todas as penalidades são proporcionais aos delitos cometidos”.         

      E, reflita, se o espírito pode escolher, não estará escolhendo "exatamente" devido a que a Lei lhe permite escolher?! A matemática continua sendo exata, isto é, os eventos, escolhas etc se dão exatamente do modo que a Lei permite, concorda? Se a matemática não é perfeita, não haverá justiça, o que implica q tb não haverá amor nas leis divinas. Se eu receber de Deus, um grama de felicidade ou de infelicidade a mais ou a menos do que vc, por iguais acertos e iguais  erros que cometemos, a justiça divina será injustiça. A matemática divina tem de ser exata, nem um “nano milímetro” a mais, nem a menos.

      Entretanto, com relação à possibilidade de o espírito, por ter livre-arbítrio, poder escolher as circunstancias de uma nova encarnação, podemos questionar isso! Observe: pq se dar ao “nosso” arbítrio, a qualidade de “livre” se, na verdade, ele é sempre totalmente “preso”?

      Noriz: A exatidão matemática... é o resgate de algum mal feito, mas pelo que entendo do que li na doutrina, essa exatidão, esse inexorável, não ocorre necessariamente assim de forma automática na próxima encarnação.

      Conf: meu jovem, vc tb não encontrará isso em nenhuma de minhas colocações, primeiro pq isso não está na doutrina e, segundo, pq não é esse o meu entendimento.

      Noriz: Se fosse assim, como explicar que alguém em uma encarnação muito feliz (na riqueza, saúde, beleza, fama...) poderia regredir e fazer muita coisa errada?

      Conf: amigo Noriz, qual é, para vc, a relação que existe em viver uma vida feliz e, posteriormente, fazer alguma coisa errada? Não é isso que o nosso dia-a-dia está frequentes vezes nos mostrando?

      Noriz: se o amigo segue o que diz a doutrina, para discutir aqui, então precisa perceber que o paradoxo que o Vitor apresentou, é um paradoxo somente para quem vê essa matemática exata, inexorável, contínua, e, se é assim, por que apelar para uma analogia com a exatidão dos matemáticos que citou? por que isso?

      Conf: procurei e não achei esse “paradoxo”, nas respostas do Vitor; se vc puder me lembrar qual é, vamos poder conversar sobre seu argumento anterior, logo acima, da analogia com a exatidão dos matemáticos.

      Noriz (m ant): Quanto me referi à exatidão da ‘matemática espiritual’, estava me referindo ao fato dessa aparente sequência de ‘fez o bem’, reencarnará e será feliz; ‘fez o mal’ e reencarnará e será infeliz. Não poderia esse criminoso da pior espécie...

      Conf: Noriz, a isso, responderei com uma pergunta: voltando a lembrar aquela verdade irretorquível de que “todos os efeitos têm suas causas”, quais são as causas de uns se tornarem “criminosos da pior espécie” e outro trilharem o caminho do bem? O q é q, afinal, desfaz aquela perfeita igualdade original, tão compatível com uma justiça perfeita?

      E, sem dúvida, a perfeita matemática divina continuará funcionando pois, como diz a doutrina, as penalidades serão sempre proporcionais às faltas cometidas e sempre nós seremos punidos em tudo aquilo em que pecamos.

      Noriz: Mas após ler minha explicação, em vez de voltar e corrigir o que escreveu antes sobre a analogia da exatidão da matemática dos grandes gênios, o amigo volta a fazer uma pergunta que já deixei claro que também tenho dúvida. Se foi respondendo trecho por trecho sem ler tudo antes, mas se agora leu minha explicação sobre essa não exatidão matemática, por que não voltou e corrigiu a analogia que fez citando os matemáticos?

      Conf: sinceramente, como já coloquei mais acima, continuo sem saber a que o amigo se refere; e lhe asseguro que leio e releio as msg/resp de todos os amigos, e q tb leio e releio as respostas que a  todos dou. Se preciso corrigir alguma coisa, por gentileza, me mostre qual é essa coisa.

      Conf (m ant): lá está, sim, uma explicação boa; é pq desejam, e por isso solicitam, ser provados em certos aspectos para que se tornem mais adiantados, mais capacitados em sua caminhada rumo à perfeição possível!

      Noriz: "Lá está, sim, uma explicação boa"; mas e o que eu escrevi não lembra nada do que lá está e é uma explicação boa e que o amigo mesmo reforça explicando o que lá está?

      Conf: está me parecendo q, nisso q escrevi acima, me referia ao q a DE ensina: sobre o pq uns escolhem provas mais duras do que outros! Então eu disse: Lá (na DE) está uma explicação boa. Será isso? Procurei mas não consegui encontrar, nas resp anteriores, a que me referi qto a esse “lá está uma explicação boa...”.

      Noriz: então veja no restante do meu texto que o amigo esqueceu de reproduzir se eu não escrevo algo semelhante, com a possibilidade de o Espírito escolher uma prova e uma oportunidade de resgate:

      Conf: não posso responder a sua colocação acima, pois não encontrei e não sei qual é aquele “paradoxo”!

      Noriz: Não poderia esse criminoso da pior espécie (e que também não poderia ter sido melhor em encarnação passada, pois não existe regressão)...

      Conf: aí está outro ponto para o qual não encontro explicação: como afirmar que não existe regressão se, “no princípio”, todos perfeitamente iguais, sem qualquer imperfeição, “depois” se tornam carregados das mais abjetas imperfeições, tanto que, “depois” terão de realizar reforma íntima, de se submeterem às merecidas e terríveis penalidades da lei de Deus... “Antes”, não mereciam ser penalizados, já que nada pensavam ou faziam que fosse imperfeito. “Depois” merecem ser penalizados, pq pensam e fazem coisas miseravelmente imperfeitas! Isso é regressão ou avanço?

      Vitor:... ter escolhido encarnar na felicidade para poder, com o que tivesse nessa encarnação, resgatar o que fez anteriormente e fazendo o bem? Não seria ao mesmo tempo uma oportunidade de resgate e uma prova em que poderia falhar e assim não regredir, apenas ficar estacionário, continuando com débitos?

      Conf: então devemos trocar o significado de resgatar, de penalizar, de provar, expiar, pois, para a doutrina e para o idioma, tudo isso implica sofrimentos e nada disso tem o significado de felicidade. Para a doutrina todas as penalidades serão exatamente (veja, exatidão matemática) de acordo com o mal cometido; as dores do praticante do mal, serão “exatamente proporcionais” ao mal q ele causou aos outros.

     Noriz: Eu não espero aplausos do amigo e de ninguém, mas apenas que leve em consideração o que escrevi e não faça parecer que o que escrevi está totalmente errado, mas se estiver aponte o erro, não há problema algum! mas aponte o erro!

      Conf: Noriz, só poderei apontar um erro seu, ou me retratar por ter dito que vc “escreveu alguma coisa errada”, se vc me disser onde coloquei, ou, ao menos, sugeri q vc disse alguma coisa errada! Vc encontrará onde escrevi que vc errou, ou em q vc errou??!! Sinceramente, não entendi!

      Abraço.
...........

« Última modificação: 23 de Maio de 2015, 17:15 by lconforjr »
Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: Temos de sofrer para evoluir?
« Responder #91 em: 23 de Maio de 2015, 15:29 »
0Gostou?
...continuação

Citar
4°) Em virtude da lei do progresso, tendo cada alma a possibilidade de conquistar o bem que lhe falta e libertar-se do que possui de mal, segundo os seus esforços e a sua vontade, resulta que o futuro está aberto para qualquer criatura. Deus não repudia nenhum de seus filhos. Ele os recebe em seu seio à medida que eles atingem a perfeição, ficando assim a cada um o mérito das suas obras.

Como poderia Deus repudiar a sua própria criação? Não estaria a repudiar-se a si mesmo, uma vez que foi ele que criou os espiritos e as regras do jogo? - Se Deus assim quisesse, nada do que denominamos normalmente de mal ocorreria. Será que ele fez criaturas cujo comportamento seria imprevisivel para ele mesmo? - Não contava com as consequências da falta de desenvolvimento dos espiritos?

Não posso crer que Deus receba no "seio dele" (...) apenas os espiritos puros. A caraterização de Deus como Justo, em meu entender, significa que todos os espiritos são igualmente importantes para Deus, estejam no estágio de desenvolvimento em que estejam.


O que pode suceder é que os espiritos puros entendam o que é e como é Deus, de forma muito mais perfeita do que nós. E, por isso, podemos dizer que estão masi pŕóximos dele. A ideia de Deus repudiar um espirito sugere-nos um Deus antropomórfico, ou seja um Deus à semelhança do homem encrnado terreno, e logo do homem que se ofende, que tem preferências por alguns dos seus filhos, etc. Eu nada sei, nem nada posso dizer que é impossivel, nestes assuntos, mas um Deus à semelhança do homem parece-me ilógico e mesmo disparatado. Não acredito nisso.     

Citar
5°) O sofrimento sendo inerente à imperfeição, como a felicidade é inerente à perfeição, a alma leva em si mesma o seu próprio castigo onde quer que se encontre. Não há pois necessidade de um lugar circunscrito para ela. O inferno está assim por toda a parte, onde quer que existam almas sofredoras, como o céu está por toda a parte, onde quer que as almas sejam felizes.

Concordo, no que se refere ao inferno. Também não creio em Inferno no sentido de um lugar circunscrito, mas de uma postura psicológica de grande infelicidade. E/Ou de uma situação fisica e social muito duras, aqui na Terra. Aliás, em mundos como a Terra as pessoas podem passar por situações que nos lembram o inferno de Dante. Ele não necessitava de grande imaginação para imaginar o inferno, bastava observar determinadas situações, aqui na Terra. Todavia não estamos todos, durante todo o tempo, a viver aqui um inferno. A vida na Terra também proporciona bons momentos. Mas, como alguém disse, aqui tudo passa, tanto os bons como os maus momentos.   

Quanto à felicidade e/ou infelicidade ser inerente à imperfeição, se tomarmos a palavra "imperfeição" como baixo grau de evolução em relação ao estado do espirito puro, isso pode ser verdade ou não, conforme os casos. O homem pré-histórico da Terra, para não ir mais atrás, aos animais, podia até ser feliz, se não estivesse a passar fome, a ser perseguido por uma fera, etc. Todavia o pré-histórico seria a encarnação de um espirito pouco evoluido. O que pode trazer essa infelicidade é o facto de viver uma encarnação que seria adequada para espiritos menos evoluidos, não como os espiritos que encarnam em mundos atrasados em missão humanitária, mas porque o espirito se recusa a evoluir. O progresso é obrigatório.

Creio que todo o sofrimento é como uma dor para o corpo. É um aviso de que há algo errado, que existe para motivar a cura, no caso do corpo. É um aviso de que está na hora de se transformar, para, de futuro, mais evoluido, superar a necessidade de encarnar em mundos inferiores e avançar para outros onde haverá menos sofrimento e mais alegria.

...continua...

Registado
O perdão compensa!

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: Temos de sofrer para evoluir?
« Responder #92 em: 23 de Maio de 2015, 18:03 »
0Gostou?
...continuação

Citar
6°) O bem e o mal que praticamos são resultados das boas e das más qualidades que possuímos. Não fazer o bem que se pode fazer é uma prova de imperfeição.Se toda a imperfeição é fonte de sofrimento, o Espírito deve sofrer não só por todo o mal que tenha feito, mas também por todoo bem que podia fazer e que não fez durante a sua vida terrena.

Em relação aos espiritos desencarnados não sei. Em relação aos encarnados, pode ser assim se eles têm noção de que estão a praticar o mal (se sentem a consciência pesada por isso, mesmo que não o confessem). A consciẽncia pesada faz sofrer. E quando o espirito desencarnar e vir a extensão do mal que fez, o sofrimento que provocou em outros, e até nele mesmo, que podia ter evitado, o sofirmento dele ainda poderá ser maior. Isso parece-me lógico.

Para as pessoas que parecem mesmo não ficar com a consciência pesada, quando cometem atos criminosos graves, o sofrimento, aqui na Terra serão as retaliações dos outros, a prisão, etc. Ou são pessoas com deficiências mentais que as impedem de fazer julgamentos morais das respetivas ações, sendo aí um problema de saude fisica, ou são espiritos muito atrasados. Não sei bem até que ponto são imputáveis. Normalmente prefiro vê-los mais como vejo o animal selvagem perigoso. É preciso proteger-se deles, mas não os julgar e condenar moralmente. As pessoas a quem eles afetam gravemente é natural que os condenem moralmente. Eu compreendo isso e não condeno essas pessoas por isso. para além disso essas pessoas têm o direito à reparação (a receber um beneficio que compense o prejuizo que lhes foi feito, tanto quanto possivel). Mas se essa pessoas desejam que o criminoso sofra, então são vingativas. Não são melhores do que aqueles que lhes fizeram mal, ou estão num estado em que não conseguem ver com clareza, porque ainda não esfriaram as emoções. A vingança é um crime, como outro qualquer, a única diferença é que é atinge quem nos fez mal. Mas isso não é desculpa.

Entender que a preguiça é um erro, no sentido espiritual e não no sentido economico-financeiro, é para pessoas com muita convicção que são espiritos imortais. Mas definir preguiça é dificil. Será que uma pessoa que sai ao fim de semana, com a familia, para dar um passeio, é preguiçosa? - Afinal poderia optar por ir com a familia consolar ou ajudar pessoas dsfavorecidas... 

Citar
7°) O Espírito sofre segundo o que fez sofrer, de maneira que sua atenção estando incessantemente voltada para as consequências desse mal, ele compreende melhor os inconvenientes do seu procedimento e é levado a se corrigir.

Isto não é pena de Talião. A razão disto seria fazer o espirito compreender aquilo que fez aos outros, sentido-o na pele, no sentido de ultrapassar a ignorância que estava a fazer mal. Nada tem a haver com aqueles a quem fez mal, em encarnações passadas, mas em eliminar a ignorância que o levou a fazer esse mal, para não o repetir, porque não tinha consciência do mal que provocou . Aplica-se ao espirito ingénuo, e não ao que sabe perfeitamente que está a fazer algo que, para ele, seria desagradável.   

Imagino que todos tẽm de passar, em sucessivas encarnações, pelos vários tipos de prova. As provas dificieis não têm que significar consequência do passado, pois visam o futuro.

Essa regra, aplicada às pessoas aqui na Terra, que estão amnésicas em relação à experiência milenar de espiritos mortais, poderia fazer sentido. Se o espirito se lembra da sua experiência milenar dificilmente faz o mal por ignorância de que é um mal, no estágio em que nos encontramos, imagino.   

Citar
8°) A justiça de Deus sendo infinita, todo o mal e todo o bem são rigorosamente levados em conta.Se não há uma única ação má, um só mau pensamento que não tenha consequências fatais, também não há uma única ação boa,um só bom movimento da alma, numa palavra, o mais ligeiro mérito que fique perdido. E isso, mesmo entre os mais perversos, porque representam um começo de progresso.

A justiça de Deus é que todos os espiritos são igualmente importantes, perante ele. Assim a entendo. Nenhum espirito é previligiado nem prejudicado em relação aos outros. A lei do progresso espiritual é obrigatória (desenvolvimento de todas as potencialidades do espirito e não apenas as que têm a haver com a moral). Não podemos ver o individuo como um ser moral e nada mais. O homem é bem mais do que isso, decerto. E não creio num Deus que esteja preocupado com as mesquinhas quezilias dos terrestres. Ele concebeu as leis da natureza para tratar disso, tanto as que se referem à matéria como ao espirito, e, sendo a Inteligência Suprema, decerto que tem assuntos bem mais criativos, complexos e importantes a tratar.

Ir contra o progresso espiritual, na minha opinião, é como tentar subir um rio, a nado, contra uma forte corrente. Por mais que tentemos acabamos por nos cansar e desistir. É esse tipo de atitude, como tentar subir o rio contra a corrente, a resistência à evolução espiritual, que provoca a encarnação em mundos como a Terra, em que o sofirmento é comum. A mensagem da vida na Terra é precisamente: faz por merecer mundo melhor do que este. Deixa de resisitr, tenta evoluir espiritualmente.

Esse evoluir espiritualmente tem a haver com o viver corretamente. E o viver corretamente implica grande sabedoria. E essa sabedoria só se pode adquirir experienciando pessoalmente que somos mesmo espiritos imortais. Obtendo evidẽncias pessoais disso. E deveria ser a obtenção dessas experiências pessoais a missão dos movimentos espirituais e religiosos. Só conversa não chega. 

Num mundo onde a postura das pessoas é a dúvida em relação à questão espiritual ( se assim não fosse as pessoas não diziam tenho fé, acredito, mas diriam: eu sei que assim é, porque vivi essa experiência, senti em mim essas verdades).     

Fazendo uma analogia com a maratona e com os maratonistas, que como sabem é uma prova de alta resistẽncia em que a prova exige uma corrida de 40 Km, salvo erro:

- o maratonista treina com afinco porque acredita que lhe é possivel ganhar a prova. Se fosse só gosto de correr decerto eles não treinavam tantos km por semana. Se uma pessoa crê, ou sabe, que a probabilidade de ganhar é nula ou muitissimo reduzida, ela não se vai dispor a treinar tanto, a não ser que não seja uma pessoa que treina por motivos racionais.

Os movimentos espiritualistas, as igrejas, as religiões, em geral, não nos dão a motivação de que é possivel ganhar a corrida, sentindo, ainda aqui na Terra, que somos espiritos imortais. A evolução espiritual é uma prova que nos exige ver a vida de uma forma completamente diferente. Renunciar a muitas coisas terrenas. É uma prova muito dificil, não sei se mais do que a maratona  :). As pessoas só vão enveredar por um esforço desses se sentirem uma forte probabilidade de ganhar a prova, sentindo que são espiritos imortais ainda nesta vida.

Talvez as pessoas não necessitem de movimentos espiritualistas, nem de religiões, e resolvam, elas mesmas enveredar pela maratona espiritual. Nesse caso os movimentos espiritualistas e as religiões de nada servem. São inúteis.

Se as pessoas necessitam do auxilio daqueles que passam a vida a clamar que estão cá para ajudar a promover o crescimento espiritual dos outros, e não lhes conseguem injetar a certeza minima para elas enveredarem por um esforço tão grande como a maratona espiritual, também não servem para nada, mas, neste caso, não são apenas inúteis, mas uma fraude. Porque dizem que estão cá para fazer o que não fazem.   
       
O espiritismo e o movimento espirita nada têm a mais do que todos os outros, mas são daqueles que nos dizem que a maratona espiritual é essencial e que querem ajudar as pessoas a conseguir isso.
Mas os argumentos deles são apenas conversa, tal como os de todos os outros. Não proporcionam às pessoas formas de sentirem e de experimentarem, na prática, que elas são espiritos imortais, como todos os outros. Não digo isto no sentido de critica ou de condenação moral, mas para que entendam o papel importante que poderiam desempenhar e não desempenham, para que aqueles que são mais sábios, dentro desse movimento, se esforcem por cumprir a missão que lhes foi confiada: proporcionar o ver para crer, imitando Jesus de Nazaré, injetando a motivação para a maratona espiritual a quem se lhes dirigir e o desejar.

A argumentação de que o espiritismo é comprovável pela ciência convencional, que usou um método quase cientifico para chegar à Doutrina Espirita, já não colhe. Se era comprovável há mais 150 anos, mas as comprovações praticamente pararam por aí, deve ser comprovável no séc. XXI. A tecnologia evoluiu imenso. As fraudes indetectáveis hoje são quase impossiveis de não detetar. É preciso comprovar à luz da ciência atual. E se não puder ser, pelo menos tentar comprovar às pessoas que se lhe dirigem para esse efeito.       

Bem hajam

Registado
O perdão compensa!

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Temos de sofrer para evoluir?
« Responder #93 em: 24 de Maio de 2015, 13:29 »
0Gostou?
Re: Temos de sofrer para evoluir?

      Ref: resp #83 em: 08.05.15, 22:08, de Kazaoka
     
      Olá, distinto Kaza, esqueci de colocar na última resp que lhe enviei:   

      "E neste ponto de nossos estudos, depois de anos e anos de raciocinar sobre seus conceitos, ficamos ainda sem saber o básico dos básicos da doutrina, aliás de todas as doutrinas religiosas e de suas filosofias, o que é fundamental para que a compreendamos: qual é a causa de um ser bom e outro ser mau".
............................


Registado

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Temos de sofrer para evoluir?
« Responder #94 em: 29 de Maio de 2015, 00:38 »
0Gostou?
Re: Temos de sofrer para evoluir?

      Ref resp #87 em: 210515, 14:35, de Vitor

      Da resp acima do Vitor, faço um comentário somente sobre o trecho abaixo:

      “Se temos de sofrer só posso encontrar uma justificação que seja simultaneamente justa e que nada tem a haver com culpas nem com vinganças, nem com acertos de contas com outros espíritos. Trata-se de um remédio doloroso. Uma dor que nos avisa da doença, alertando-nos para fazer por a curar, evitando as causas que nos levaram a essa dor (a fuga da encarnação em determinados mundos inferiores, através da nossa evolução espiritual, ou seja, da eliminação dos nossos defeitos que estão por detrás da "doença").

      Conf: essa é uma justificação mais condizente com uma justiça justa. Mas, não é para a doutrina pois, para esta, “todos” os sofrimentos decorrem de transgressões conscientemente feitas às leis divinas, sejam remédios, doenças, humilhações, dores, o que for etc.

      E, aqui, sou forçado a deixar uma pergunta já tantas vezes repetida, mas nunca respondida de modo que não deixe dúvida: se tais sofrimentos derivam do fato de transgredir as leis de Deus, afinal, o que é que nos obriga a transgredi-las?

.................

« Última modificação: 29 de Maio de 2015, 00:44 by lconforjr »
Registado

Offline D V Souza

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 1
  • Participação: 1
  • D V Souza has no influence.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: 0
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Temos de sofrer para evoluir?
« Responder #95 em: 01 de Junho de 2015, 00:56 »
0Gostou?
Sou leigo, mas creio que se cumprirmos com nossa missão, em acordo com os ensinamentos de Jesus, não precisamos sofrer para evoluir.

................

      Um amigo iniciou um tópico intitulado "Sofrer para evoluir?". Como não consigo mais encontrar o texto, respondo aqui, afirmando q, sem dúvida, a resposta é um grande "Não"!! Se fosse um "sim" estaria desmentida toda aquela conceituação q a doutrina emite sobre o Criador.

...............
[/quote]

Registado

Offline Jean Reno

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 35
  • Participação: 4
  • Jean Reno might someday be someone...Jean Reno might someday be someone...Jean Reno might someday be someone...Jean Reno might someday be someone...
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: 0
  • Cidade: Assis
  • País: Brasil
Re: Temos de sofrer para evoluir?
« Responder #96 em: 01 de Junho de 2015, 06:47 »
0Gostou?
Citação de: Vitor Santos em 23 de Maio de 2015, 15:29


Siga o link:

http://www.forumespirita.net/fe/o-livro-dos-espiritos/o-futuro-ja-esta-escrito/msg376800



Registado
O Espiritismo é Ciência!

Porque Ciência é toda forma de conhecimento.

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Temos de sofrer para evoluir?
« Responder #97 em: 01 de Junho de 2015, 15:08 »
0Gostou?
Re: Temos de sofrer para evoluir?

      Ref resp #96 em: 010615, às 00:56, de DVSouza

      Souza, nosso novo companheiro de estudos, disse: Sou leigo, mas creio que se cumprirmos com nossa missão, em acordo com os ensinamentos de Jesus, não precisamos sofrer para evoluir.

      Um amigo iniciou um tópico intitulado "Sofrer para evoluir?". Como não consigo mais encontrar o texto, respondo aqui, afirmando q, sem dúvida, a resposta é um grande "Não"!! Se fosse um "sim" estaria desmentida toda aquela conceituação q a doutrina emite sobre o Criador.

      Conf: novo amigo, vamos refletir um pouco: quem ou o que lhe impede de “cumprir sua missão em acordo com os ensinamentos de Jesus”? E porq terá de sofrer se não a cumprir?

      Quanto ao seu "grande Não", concordo com vc.
...............


Registado


  • Imprimir
Páginas: 1 ... 5 6 [7]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
É necessário reencarnar para evoluir?

Iniciado por FENet Reencarnação

1 Respostas
6909 Visualizações
Última mensagem 30 de Abril de 2006, 15:57
by Antero
Sofrer Para Evoluir?

Iniciado por Marianna Lei de Causa e Efeito

9 Respostas
34311 Visualizações
Última mensagem 24 de Outubro de 2016, 05:16
by Marianna
Agenda mínima para evoluir

Iniciado por Marccello Artigos Espíritas

12 Respostas
9438 Visualizações
Última mensagem 18 de Julho de 2010, 19:25
by Marccello
Para evoluir, o sofrimento é obrigatório

Iniciado por Conforti « 1 2 3 4 5 » Auto-Conhecimento

65 Respostas
23845 Visualizações
Última mensagem 08 de Janeiro de 2014, 03:38
by Brenno Stoklos
Agenda Mínima para Evoluir

Iniciado por Marianna « 1 2 3 4 » Psicologia & Espiritismo

48 Respostas
16566 Visualizações
Última mensagem 31 de Dezembro de 2017, 21:21
by Marianna

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC