0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Re: Temos de sofrer para evoluir? Olá, amigo Kaza, obrigado pelo esforço de me esclarecer; o q acontece, já lhe disse, é q não consigo entender a doutrina do modo como vc e os amigos a entendem. Veja as perguntas que tenho qto a essa sua pequena msg/resp, que estou respondendo. Por favor, aponte os erros ou inverdades ou o que vc não concordar. Vou me referir, exatamente a cada ponto de sua argumentação. Vc diz, como a DE, que Deus nos dotou de inteligência para que aprendêssemos a lidar com ela em nosso favor. Se é assim, pq não ainda não aprendemos a usá-la para esse objetivo, fato q o mundo nos mostra, claramente, nas imbecilidades que nós fazemos? Ainda mais, se é assim, pq a usamos exatamente, não a nosso favor, mas contra nós mesmos?
Com efeito se dizemos que as pessoas que são comprovadamente boas e têm vidas muito dolorosas são condenados de crimes de outras encarnações a cumprir pena, estamos indiretamente a dizer que aqueles que têm vidas mais fáceis, que são mais saudáveis, mais belas, que não têm dificuldades financeiras, são pessoas com mérito, pois não têm penas de crimes em encarnações anteriores para cumprir. Todavia, entre algumas dessas pessoas favorecidas na vida, há criminosos da pior espécie. Seriam eles uns santinhos na encarnação anterior e que entretanto degeneraram? - Lá voltamos aos anjos caidos, aos diabos...
Re: Temos de sofrer para evoluir? Ref resp #75 em: 070515, às 23:38, de Kazaoka Conf: e nesse quadro q vc desenhou de crianças dando os primeiros passos, onde entram nossas responsabilidades, nossas culpas e os nossos, consequentes, sofrimentos?......................
Noriz disse: Amigo Vitor, interessante seu texto. Essa conclusão a que você chegou acima parece apontar para um paradoxo, mas será que a ‘matemática espiritual’ é assim tão exata? As encarnações em situações felizes podem ser encaradas humanamente como um merecimento, mas também podem ser encaradas (na visão do Espírito) como uma grande provação. Conf: amigo Noriz, se existe o Deus que as religiões nos querem fazer crer, essa “matemática espiritual”, com certeza, será muito mais exata do que a matemática dos homens, vindas de Euclides, Pitágoras, Newton, Descartes.
Noriz: Quanto me referi à exatidão da ‘matemática espiritual’, estava me referindo ao fato dessa aparente sequência de ‘fez o bem’, reencarnará e será feliz; ‘fez o mal’ e reencarnará e será infeliz. Não poderia esse criminoso da pior espécie...Conf: Noriz, a essas suas perguntas, eu responderei com outra pergunta: voltando a lembrar aquela verdade irretorquível de que “todos os efeitos têm suas causas”, quais são as causas de uns se tornarem “criminosos da pior espécie” e outro trilharem o caminho do bem? O q é q, afinal, desfaz aquela perfeita igualdade original, tão compatível com uma justiça perfeita?
Conf: lá está, sim, uma explicação boa; é pq desejam, e por isso solicitam, ser provados em certos aspectos para que se tornem mais adiantados, mais capacitados em sua caminhada rumo à perfeição possível!
Não poderia esse criminoso da pior espécie (e que também não poderia ter sido melhor em encarnação passada, pois não existe regressão) ter escolhido encarnar na felicidade para poder, com o que tivesse nessa encarnação, resgatar o que fez anteriormente e fazendo o bem? Não seria ao mesmo tempo uma oportunidade de resgate e uma prova em que poderia falhar e assim não regredir, apenas ficar estacionário, continuando com débitos?
Olá amigo JeanSão os espíritos (bons ou maus...?) que levam a que a que tenhamos de sofrer aquela situação, tendo eles induzido o criminoso a resolver um problema de justiça que era nosso, ficando ele, por sua vez, com um problema às costas?Se temos de sofrer só posso encontrar uma justificação que seja simultaneamente justa e que nada tem a haver com culpas nem com vinganças, nem com acertos de contas com outros espíritos. Trata-se de um remédio doloroso. Uma dor que nos avisa da doença, alertando-nos para fazer por a curar, evitando as causas que nos levaram a essa dor (a fuga da encarnação em determinados mundos inferiores, através da nossa evolução espiritual, ou seja, da eliminação dos nossos defeitos que estão por detrás da "doença").Bem hajam
Re: Temos de sofrer para evoluir? Ref resp #86 em: 210515, às 08:20, de Juan Reno
Iniciado por FENet Reencarnação
Iniciado por Marianna Lei de Causa e Efeito
Iniciado por Marccello Artigos Espíritas
Iniciado por Conforti « 1 2 3 4 5 » Auto-Conhecimento
Iniciado por Marianna « 1 2 3 4 » Psicologia & Espiritismo
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.