0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sofrer fisicamente não faz Espírito evoluir. O que faz o Espírito evoluir é a sua postura diante daquilo que lhe pode imputar algum tipo de sofrimento moral.
só pegando um gancho com o amigo Kaza, a palavra resignação como substantivo ou adjetivo(resignado) aparece mais de 30 vezes na 2º parte de O Céu e o Inferno, e trata-se de uma característica inerente aos espíritos felizes que ali se declararam como tal, e o não lamuriar ajudou-os na caminhada terrena, segundo seus depoimentos.
Não temos que sofrer para evoluir. Para evoluir temos que passar por provas e expiações. Expiação, lembrem-se, não é apenas as coisas ruins, feias, doloridas e desagradáveis.
O que gera o sofrimento e o prazer é o ego, ou o desejo. Eliminando o ego ou o desejo, elimina-se o sofrimento por completo e assim se abre o caminho para galgar os patamares superiores da evolução. Enquanto o ego e o desejo controlar o Espírito, o sofrimento é inevitável (e o prazer também), e a necessidade de reparação em encarnações futuras nesse mundo também será inevitável.
Não temos que sofrer para evoluir. [...]Nosso livre arbítrio consiste exatamente em decidir se a expiação pela qual estaremos passando será de fato um sofrimento, ou se será uma benção, para nos aproximarmos de Deus. Ou seja, somos absolutamente livres para passar por qualquer situação, amando a Deus sobre todas as coisas, e suportando o acontecimento sem necessariamente sofrer ou sentir prazer com ele. O que gera o sofrimento e o prazer é o ego, ou o desejo. Eliminando o ego ou o desejo, elimina-se o sofrimento por completo e assim se abre o caminho para galgar os patamares superiores da evolução. Enquanto o ego e o desejo controlar o Espírito, o sofrimento é inevitável (e o prazer também), e a necessidade de reparação em encarnações futuras nesse mundo também será inevitável.Abraços!
................ Um amigo iniciou um tópico intitulado "Sofrer para evoluir?". Como não consigo mais encontrar o texto, respondo aqui, afirmando q, sem dúvida, a resposta é um grande "Não"!! Se fosse um "sim" estaria desmentida toda aquela conceituação q a doutrina emite sobre o Criador................
Noriz: E essa evolução, que entendo, é desde o início. Qual Espírito, ou espírito nunca sofreu nenhum desprazer em toda sua existência? se sofreu fez parte de sua história evolutiva e, portanto, se todos sofreram, o sofrimento é inerente à evolução. Conf: meu jovem, primeiro, se todos sem exceção, e gratuitamente, isto é, sem merecer, sofrem, os sofrimentos são inerentes à evolução e, portanto, a crueldade, vinda dos sofrimentos, é inerente a Deus! Pq então se dizer que Deus é amor e justiça perfeitos?!!
A bondade de Deus, se assim quisermos dar essa qualidade a Deus, pode ser encarada como a qualidade Daquele que não condena eternamente nenhum Espírito, ou que tem leis que obriguem os Espíritos evoluírem para que atinjam a felicidade. Esse conceito é diferente do seu conceito de bondade e nem por isso é menos válido que o seu conceito (de privar os Espíritos do sofrimento) e também não cria um paradoxo que o amigo quer sugerir. Quem atribuiu à Deus a bondade, sabia que havia sofrimento no mundo, então o conceito de bondade que deu não era esse que o amigo quer dar.
Iniciado por FENet Reencarnação
Iniciado por Marianna Lei de Causa e Efeito
Iniciado por Marccello Artigos Espíritas
Iniciado por Conforti « 1 2 3 4 5 » Auto-Conhecimento
Iniciado por Marianna « 1 2 3 4 » Psicologia & Espiritismo
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.