Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • O que é o espiritismo »
  • Lei de Causa e Efeito »
  • Sofrer Para Evoluir?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Sofrer Para Evoluir?  (Lida 34309 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Sofrer Para Evoluir?
« em: 13 de Março de 2010, 03:26 »
+1Gostou?



Dor e Evolução
  As religiões classificam a Terra como um lugar de degredo, de expiação.

Marcados pelo pecado original, arrastamo-nos pela vida, e sacerdotes e ministros das diversas igrejas, afirmam ter os meios de se alcançar a salvação para o outro mundo, mas as vezes, com a promessa de uma boa cota de felicidade, ainda para esse mundo.

  Por outro lado, são muitas as pessoas que ensinam que se pode ser feliz, desde que se queira, bastando pensar positivamente.  O pensamento positivo ajuda bastante, contudo, não é o suficiente.

Carregando a culpa de um pecado original, e da fragilidade humana, acrescida por um “deicídio”, ou seja, o assassinato de Deus, pois segundo a teologia cristã, Jesus de Nazaré foi a encarnação de Deus na Terra.

  Ficamos sujeitos a mil sofrimentos, desnecessários, por incapacidade de vencer os condicionamentos com os quais reencarnamos, e que introjetaram em nossa mente desde os primeiros dias da nossa vida aqui na Terra.

Que bom seria se pudéssemos esvaziar a nossa mente de tudo que ali colocaram, desde que éramos pequeninos, e selecionarmos aquilo que seja realmente útil para a nossa evolução.

  Numa linguagem de hoje, precisaríamos deletar os arquivos inúteis, selecionar e criar novos arquivos, usando um bom antivírus, como o conhecimento espírita, para evitarmos a perda ou distorção do aprendizado.

Os espíritos disseram a Allan Kardec, que a felicidade completa, ou permanente, aqui na Terra, é impossível, mas pode-se ter momentos felizes. No entanto os momentos felizes, quando se tem sensibilidade, fraternidade, é empanado pela dor de ver o sofrimento do próximo.

  Nossas vitórias quase sempre equivalem a derrota de outrem.

Um exemplo simples é uma partida de futebol, basquete ou qualquer jogo esportivo. Enquanto uma torcida delira com a vitória, a outra amarga a derrota.

  Para cada cidadão que consegue um título universitário, existem milhares de analfabetos ou cidadãos de segunda classe, que mal aprenderam a escrever o próprio nome.

Quantas vezes, alguém está saudável, forte, pleno de alegria, mas tem em sua própria família, um ente querido doente, paralisado, canceroso, mentalmente obnubilado.

  Talvez poucos, ao degustarem um prato sofisticado, caríssimo, com nome estrangeiro complicado, feitos por cozinheiros famosos em elegantes restaurantes...

... Se lembram de que existem milhões de pessoas no mundo, e muitas ali por perto, que não comem o suficiente para manter as energias, ou simplesmente não comem.

  Não prezado leitor, esse artigo não é a exaltação do pessimismo. É apenas uma chamada à consciência, um exame do gozar e sofrer, da felicidade e da infelicidade.






« Última modificação: 03 de Setembro de 2016, 00:56 by Marianna »
Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: SOFRER PARA EVOLUIR?
« Responder #1 em: 13 de Março de 2010, 03:29 »
-1Gostou?

  O que queremos dizer é que precisamos ser fraternos, e aplicar aquilo que os espíritos codificadores disseram a Kardec:
"Do supérfluo dos ricos, muitos pobres se sustentariam".

Mas as riquezas não são apenas valores amoedadados, mas também, fé, compreensão, amizade, amor, inteligência.

  Nascemos para sofrer?
  Estamos sujeitos ao pecado original?
  Afinal, é possível ser feliz aqui na Terra?
  Estamos aqui para pagar nossos débitos perante as leis divinas?
  Somos réprobos neste mundo que foi classificado como penitenciária e hospital?

Cada uma dessas perguntas suscitariam páginas e mais páginas para análises e respostas. Em síntese, responderíamos que não nascemos para sofrer, mas sofremos! Sofremos porque o nosso mundo é imperfeito.

  Nós somos imperfeitos. Sofremos porque erramos, mas erramos porque somos ainda ignorantes e temos pouca evolução.

As desigualdades são aumentadas pela falta de solidariedade, fraternidade, e pelo império do egoísmo.

  A Doutrina Espírita ensina que Deus nos criou simples e ignorantes, e determinou, por meio das suas leis, que o nosso desenvolvimento se faça através de vidas sucessivas em mundos materiais.

Logicamente esses mundos obedecem a uma escala evolutiva: mundos primitivos para espíritos primitivos.

  Mundos angelicais para espíritos angélicos. Mas todos começaram pelo primitivo. Entretanto, porque Deus quis que fosse assim, ninguém poderá responder.

Porém, prezado leitor, o que queremos dizer realmente nesse artigo, é que a dor, em qualquer uma das suas formas, tem uma mensagem para nós. Decodificar essa mensagem é tarefa de cada um. Talvez possamos decodificar aquilo que é comum em todas elas:

  Evolua!
  Cresça!
  Ame incondicionalmente!
  Confie na providência divina!
  Partilhe a sua felicidade, os seus momentos felizes com o seu próximo.
 
Examine o seu patrimônio moral, seu patrimônio intelectual, os seus direitos adquiridos, e ensine todos a conquistá-los.

  Podemos dizer que Deus não castiga, se entendermos as dores do mundo como lições preciosas, aprendizado.

Precisamos compreender que a vida num corpo físico é muito importante e devemos valorizá-la, devemos amar e respeitar esse corpo e não culpá-lo pelos nossos deslizes, pois quem pensa, ama e sente é o espírito imortal, e não a matéria.

  Se você está passando por grandes sofrimentos, não se revolte, nem desanime. Não se julgue, também, um grande pecador, mas alguém que batalha para evoluir.

O peixe, ao lutar para fugir da rede, perde muitas escamas. Portanto, a rede do sofrimento que te aprisiona, não exigirá menores perdas, mas valerá a pena.

  E como valerá a pena, quando compreendermos o que disse o Rabi Nazareno:
Conhecereis a verdade e ela vos libertará.

Amilcar Del Chiaro Filho.
Jornal Verdade e Luz Nº 168 – Jan/2000.





« Última modificação: 24 de Outubro de 2016, 03:42 by Marianna »
Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Sofrer Para Evoluir?
« Responder #2 em: 10 de Março de 2015, 21:15 »
0Gostou?
   



Mudar para Evoluir
  A psicóloga e escritora Lourdes Possatto afirma que nós estamos em constante movimento, assim como o universo. Isso significa que mudanças ocorrem e são necessárias a cada instante.

  Mas por que somos tão resistentes a elas?

Camilla Salmazi:
▬  Na Doutrina Espírita, a evolução espiritual é uma lei e isso implica que a evolução não acontece por si própria, mas deve ser promovida conscientemente.

Explica a psicóloga e espiritualista Lourdes Possa em seu livro É Tempo de Mudança:
  “Mudar é desadaptar-se, é atualizar-se, é evoluir”

  O aperfeiçoamento do espírito é fruto de seu próprio trabalho e, em uma única existência no mundo material, não é possível que todas as qualidades morais e intelectuais sejam adquiridas e que, portanto, ele não necessite de mais mudanças.

Mas a tarefa de evoluir espiritualmente não é tão fácil. Como disse Jesus há mais de dois mil anos:   
  “Estreita é a porta que   conduz à verdadeira vida”.

O Espiritismo prega que as coisas não estão prontas; o caminho a seguir nem sempre está indicado. Assim, é necessário esforço, trabalho e crescimento através do aprendizado e das   mudanças.

  Caso contrário, o espírito terá de aprender e evoluir de maneira dolorosa, pelas desgraças, pelas doenças, enfim, pela dor.

Em entrevista exclusiva a Espiritismo e Ciência, Lourdes Possatto fala sobre a importância das mudanças no processo de evolução espiritual e a dificuldade dos espíritos encanados em aceitá-las, mostrando que reconhecer a necessidade de mudar é o primeiro passo para sua realização.

  A mudança é imprescindível para se progredir?
  Ou seja, se a pessoa está bem consigo mesma ela precisa, necessariamente, sofrer mudanças para que esteja em processo de evolução?

Sim. A mudança acontece constantemente, em nosso corpo e no universo.

  É sempre um dia após o outro. E a cada dia, a cada momento, estamos mudando sem que tomemos consciência disso.

Se a pessoa está bem consigo mesma, a vida não tem necessidade de dar-lhe sinais ou toques de sofrimento, porque se ela está bem, significa que está agindo de acordo com seu melhor, seguindo de acordo com sua natureza.   

  Como?
  A mudança é natural do homem?
  É possível que algo seja realmente mudado na vida de um ser humano em um curto período de tempo?

Com certeza, e isso eu tenho visto nos meus muitos anos como psicoterapeuta. Tudo que atraímos tem a ver com o padrão de energia em que estamos vibrando.   

  Esta energia está relacionada às nossas atitudes para com nós mesmos.

Ao mudá-las, tomando consciência de nossas crenças, por exemplo, mudaremos a nossa vibração, e tudo ao redor de nós muda também.   
       
  A dificuldade em mudar de algumas pessoas pode estar ligada com vidas passadas, com carmas?       
       
Sim. A pessoa pode trazer suas crenças desde vidas passadas. Certa vez, trabalhando o perfeccionismo e rigidez em uma paciente, numa sessão de regressão, ela se lembrou de duas vidas em que sua maneira de ser também era rígida e perfeccionista, tanto quanto nesta vida.       
       
  Até acessar uma vida anterior a estas, quando um episódio que gerou muita culpa nela explicou as crenças e decretos de sobrevivência através das suas cobranças de perfeccionismo e consequente rigidez.

Ao tomar consciência desse padrão, ela teve condições de reverter essas atitudes, através da maior auto compreensão, aceitação e amor. Afinal, interna e emocionalmente, sempre se abandonou e tratou-se muito mal, para manter o padrão de perfeição.   

  A aceitação, o amor e a flexibilidade consigo mesma, no sentido de compreender e respeitar sua natureza interna, foram as molas propulsoras para a sua mudança.

Quanto ao carma, para mim significa a presença de um determinado índice de sofrimento, que tem a ver com a quantidade de desarmonia que a pessoa criou em sua própria natureza.

  O resgate é necessário mediante a tomada de consciência de que o sofrimento mostra o caminho errado em que a pessoa se encontra.

Compreender como gera seu próprio sofrimento significa assumir a responsabilidade pelo seu próprio carma, a fim de cumprir o carma, que é o seu propósito de vida.






« Última modificação: 03 de Setembro de 2016, 00:55 by Marianna »
Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Sofrer Para Evoluir?
« Responder #3 em: 10 de Março de 2015, 21:19 »
0Gostou?

  Há necessidade de mudanças procurando a perfeição é normal ou prejudicial?
 
Depende do referencial. O espírito, a natureza em si mesma é perfeita. Cada um é perfeito com relação à sua natureza, que é perfeita. O que não é perfeito é a ego personalidade.
 
  A busca da perfeição, se realizada pelo ego, é extremamente prejudicial, uma vez que causa um estrago imenso dentro da pessoa, gerando resultados nada agradáveis, como por exemplo, desânimo, preguiça e, em longo prazo, depressão, pelo excesso de desrespeito à sua essência ou natureza interna.
 
Imagine a vibração dessa pessoa, o que a fará atrair problemas, encrencas e doenças, tudo isto como “recados essenciais” para mostrar-lhe que o caminho correto não é esse.
 
  Quanto a buscar a perfeição do espírito, seria mais interessante acessar esta perfeição e não buscá-la, uma vez que ela já está lá e sempre esteve dentro da pessoa.
 
Aliás, o nosso amadurecimento e a nossa evolução estão ligados justamente a essa constatação.
 
  Como é possível facilitar mudanças?
 
No meu livro É Tempo de Mudança, há um capítulo “Facilitando a Mudança”. Basicamente, a pessoa precisa aprimorar a percepção de si mesma no aqui e agora, percebendo e respeitando o que sente.
 
  Há também a necessidade de vigiar e reorganizar os pensamentos, uma vez que tudo que pensamos passa para o corpo, e o que sentimos está relacionado com o que pensamos e não necessariamente com o que ocorre ao nosso redor.
 
A pessoa precisa também se responsabilizar pelo que causa a si mesma. Como sou Gestalt terapeuta, costumo dizer que somos nós mesmos que causamos os nossos sintomas. Por exemplo: uma pessoa se queixa de estar estressada.
 
Pergunto-lhe:
  “Como é que você está se estressando?” Justamente para que ela tome consciência do que é que está se exigindo, impondo, cobrando.
 
  Se não tomar a consciência do que faz consigo mesma e não assumir responsabilidade, como é que essa pessoa vai querer amadurecer, melhorar e mudar?
 
Para facilitar a mudança, é também muito importante perceber seu livre-arbítrio e rever as escolhas que tem feito, se boas ou más, positivas ou negativas.
 
Afinal, ninguém escolhe por você, e se você permite isso, está sendo irresponsável. Se sua vida está ruim demais, por que não usar sua frustração no ousar tentar, mudando o:
  “Como” você tem agido?
 
E, sobretudo, é de vital importância estar de posse do seu melhor, ou seja, é quando se percebe que um caminho é melhor do que o que se tem trilhado.
 
  Se não prestarmos atenção no nosso sentir e nas verdades interiores e essenciais, o resultado é sempre sofrimento. Assim, descobrir quais são as mensagens que a vida está lhe dando através das situações que acontecem em sua vida é a forma de crescer, amadurecer, e, é claro, ser mais feliz.
 
Em seu livro, É Tempo de Mudança, você fala sobre a transformação de um sentimento em seu sentimento oposto.

  Como isso é possível?
 
É possível através da percepção de como geramos um determinado resultado em nossa vida. Por exemplo, você faz um bolo de um determinado jeito e sempre sai ruim e feio.

Enquanto não observar o “como” está fazendo, você não mudará o resultado, ou seja, o bolo sairá melhor se você revir o procedimento.
 
  No livro, falo como transformar quadros emocionais específicos, explicando as raízes de cada um deles. À medida que uma pessoa compreende as raízes emocionais de sua depressão ou obesidade, por exemplo, ela tem condições de transformar suas atitudes e, com isso, mudar o quadro emocional.
 
E como sempre digo:
  "A mudança só ocorre quando você toma consciência de como procede, de onde isso tem origem e muda suas atitudes. Se só houver uma tomada de consciência, a mudança será facilitada."
 
Porém, somente quando o indivíduo tiver para consigo mesmo atitudes diferentes que preencham as suas carências emocionais, é que haverá a modificação de seu padrão de vibração, e aí sim a mudança ocorrerá plenamente.
 
Postado em Mythos Editora.
(Extraído da revista Espiritismo e Ciência 13, páginas 22-25)





« Última modificação: 02 de Setembro de 2016, 20:16 by Marianna »
Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Sofrer Para Evoluir?
« Responder #4 em: 03 de Setembro de 2016, 01:14 »
0Gostou?
 




Como Evoluir Espiritualmente

  Evolução espiritual,
  Auto conhecimento,
  Despertar da consciência,
  E amadurecimento emocional,
  São diferentes nomes que querem dizer a mesma coisa.

Porém para quem busca esse caminho, é interessante fazer a leitura dos três textos, para assim haver uma fixação melhor das ideias em sua mente.

—  Nos textos:

  Jesus e o Auto conhecimento,
  O caminho a verdade e a vida,
  Também é ensinado o auto conhecimento...

Estes textos servem como estudo para quem quer seguir a espiritualidade, então reler e fazer anotações é bom, principalmente as que mais te agradarem e você quiser praticar.

—  Vamos ver o que traz o auto conhecimento:

1 – Ser Virtuoso e Não Ser Invirtuoso

A virtude psicológica deixa nossa mente, nosso emocional e nosso comportamento positivo. Positividade é luz.

As virtudes psicológicas sempre tendem a fazermos coisas que respeitam e fazem bem ao outro e a nós mesmos.

—  Isto é:

  Perdão,
  Caridade,
  Bondade,
  Paciência,
  Fidelidade,
  Humildade,
  Honestidade,
  Simplicidade,
  Generosidade,
  Respeitabilidade, etc.

Nos itens acima estão enumeradas algumas capacidades muito importantes.

—  As invirtudes são:

  Ira,
  Gula,
  Inveja,
  Avareza,
  Orgulho,
  Preguiça,
  Falsidade,
  Infidelidade,
  Desonestidade,
  Desrrespeitabilidade e etc.

Tudo isso deixa a mente, o emocional e o comportamento negativo. Porém é normal termos alguns defeitos, devemos aceita-los e também buscar a positividade. As religiões, cada uma com uma linguagem diferente, ensinam a virtude, por isso achamos que são muito diferentes, mas nem tanto.

Também é importante buscarmos a virtude sem sermos perfeccionistas, moralistas e condenativos. Legal sobre este tópico que estamos falando é o texto O Nobre Caminho Óctuplo. Ele vai falar muito sobre isso da primeira via até a sexta, é bom para conhecer mais.




« Última modificação: 07 de Setembro de 2016, 20:32 by Marianna »
Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Sofrer Para Evoluir?
« Responder #5 em: 05 de Setembro de 2016, 19:30 »
0Gostou?
 

2  Caridade

  A caridade apesar de ser uma virtude, merece um destaque e mais um tópico no texto, pois muitos a classificam como um caminho diferente dos outros, único.

A caridade é fazer o bem para o outro, e qualquer atitude positiva neste sentido, sendo pequena, grande, média ou minúscula já serve para despertar e pela atitude em si.

  Algumas pessoas, mesmo tendo grande espiritualidade, foram reprimidas neste sentido e querem praticar o bem, mas falta-lhes motivação e quando fazem é de forma forçada (por ela mesma).

Então precisam passar pelo caminho de autoconhecimento para não reprimir-se. Passar por algum tratamento psicológico seria muito bom.

3 – Sentimentos Bons

  Os sentimentos bons nos fazem estarmos num estado psicológico que traz autoconhecimento.

▬  Lembramos que:

  Séries,
  Filmes,
  Musica,
  Novelas e etc.
  Trazem sentimentos positivos.

Pessoas que dizem que a TV nos afasta de Deus não sabem disso, também porque na época dos grandes fundadores das religiões como:

  Jesus,
  Buda e etc. não existiam esses aparelhos.

▬  O entretenimento não deve nunca substituir outras formas de auto conhecimento...

  ... Porque se não praticarmos outras formas de despertar da consciência ele dificilmente é suficiente para entramos em um estado bom e ficarmos nele por bastante tempo a fim de trazer os resultados, por isso ele é apenas complementar.



« Última modificação: 07 de Setembro de 2016, 20:36 by Marianna »
Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Sofrer Para Evoluir?
« Responder #6 em: 07 de Setembro de 2016, 20:37 »
0Gostou?

4 Práticas Espirituais

▬  Práticas como fazer:

  Orações,
  Meditação,
  Visualizações, e etc.

Qualquer oração, visualização ou meditação serve para o autoconhecimento, como os de cura...

... Que ajudam em problemas específicos, mas existem também os que atuam especificamente para o amadurecimento emocional.

Estas e outras práticas existem em diversas religiões, filosofias (como a Yoga) e artes marciais (como Tai Chi Chuan).

▬  É importante saber:

  a) Sobre a meditação, ela pode ser o meio mais prazeroso de evolução espiritual, pois pode trazer muitos prazeres e levar até o êxtase.
  b) É importante saber que a oração só funciona quando pensamos no significado de cada palavra que é pensada ou dita, rezar pensando em outras coisas não funciona.
  c) Todas as práticas só vão funcionar se você fizer com o coração, isso é: não fazer por se obrigar a fazer, quando gostaria de fazer outras coisas como assistir TV, mexer no computador e etc.





Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Sofrer Para Evoluir?
« Responder #7 em: 09 de Setembro de 2016, 18:05 »
0Gostou?


5 – Ler e se Instruir sobre o Universo Espiritual e Divino.

  Ler,
  Reler,
  Frequentar palestras,
  Ou se educar sobre estas coisas traz evolução espiritual.

  É importante que as pessoas saibam que reler e rever informações desse tipo também, não é só obter informações.

6 – Fazer Terapias que Trabalhem o Emocional:

Terapias com psicólogos ou bioenergéticas nos despertam a consciência, além disso trazem uma maior felicidade, também trabalham especificamente coisas que incomodam e podem melhorar ou desaparecer.

  É muito recomendado a aqueles que almejam um objetivo e não conseguem e também aqueles que estão em sofrimento.

7 – Medicina Homeopática e Florais

  Os remédios da homeopatia e florais despertam o autoconhecimento e trazem a transformação, melhoram também pontos na nossa vida que nos traz dificuldades ou sofrimentos.





Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Sofrer Para Evoluir?
« Responder #8 em: 15 de Setembro de 2016, 20:29 »
0Gostou?
8 – Terapias Alternativas

  Diversas terapias como acupuntura, outras da medicina oriental podem despertar a consciência.

Existe uma terapia chinesa muito interessante com massagens e exercícios, não me lembro o nome.

9 – Iniciação e Trabalho Energético

  Passar por iniciações e atuar iniciaticamente ou trabalhos energéticos nos despertam a consciência, se esse trabalho for com energias da luz.

Nessa atuação são trabalhados nossos sete corpos, anatomias energéticas e por todas elas passam energias boas, positivas.

  É um trabalho profundo.

Além do que, estudar para aprender o trabalho energético é conhecimento espiritual, como falamos no tópico acima.

10 – Mediunidade

Certa vez, me disse um iluminado que mediunidade é igual ao autoconhecimento.

  Quando a mediunidade trabalha para o bem, existem diversos espíritos bons que mandando energias positivas para nossos chakras, mentores atuando no nosso mental e emocional, além de praticarmos a caridade.




Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Sofrer Para Evoluir?
« Responder #9 em: 24 de Outubro de 2016, 05:16 »
0Gostou?


* va.jpg (252.49 Kb - transferido 525 vezes.)


Não precisa sofrer para evoluir espiritualmente

   Não precisamos sofrer para evoluir, a evolução pode vir com:

  Paz,
  Felicidade,
  Bem-estar,
  Tranquilidade

   Diferente de outras religiões o Espiritismo diz que para evoluir temos que sofrer. Buda diz que o acreditamos se torna realidade, isso é a lei de atração, atraímos o que acreditamos.

Agora une as duas coisas: precisa sofrer para evoluir somado a o que acreditamos se torna realidade, dá o resultado de sofrermos para evoluirmos.

   Frequentando centros espíritas podemos notar que diferente de outras religiões, existem pessoas que percebemos pelo rosto que estão em sofrimento, que parecem sofridas.

Podemos fazer a experiência de irmos a diferentes religiões, e reparamos nas pessoas, se parecem estar em sofrimento ou não.

—  Por exemplo:

  Uma missa católica,
  Uma palestra espírita e etc.

   Não queremos diminuir a religião espírita com isso, pois ela é uma religião bem intencionada, esse erro não foi criado com má intenção.

O Espiritismo vem ajudando as pessoas também, e se alguém passou por essa educação de que é necessário sofrer para despertar a consciência, necessitaram passar por isso karmicamente, muitas vezes escolheram passar por isso antes de encarnar.

   Mas é importante ter em mente que podemos evoluir sem sofrimento, evolução não é sinônimo de karma negativo, diferente disso evoluir é ganhar coisas boas, e não ruins.

Ganhar não necessariamente no sentido de adquirir coisas físicas, mas sim espirituais como felicidade, auto-aceitação, tirar emoções e pensamentos ruins e ganhar bons.

   Dissemos não necessariamente físicas, porque muitas vezes passamos por coisas ruins que nos privam de coisas físicas, e isso acontece para aprendermos algo, e depois que aprendemos, a privação acaba.

Esse aprender é o autoconhecimento, evolução espiritual. É importante que se diga que todas as religiões cometem enganos, e o Espiritismo cometeu esse, mas era algo que as pessoas precisam passar.

   O Espiritismo trabalha o autoconhecimento, a cura, entre outras coisas, validando a encarnação das pessoas, porque reencarnamos para evoluir, e muitas pessoas passam a vida sem se autoconhecerem nada ou apenas um mínimo, não validando suas encarnações.

—  Muitas pessoas podem se perguntar: como Deus pode fazer os seres humanos aprenderem que tem que sofrer para evoluir e com isso atrair coisas ruins?

—  No espiritismo Jesus é o ser mais importante da terra, então é como se perguntar:
Como um ser tão importante teve a mensagem deturpada?
—  Pois o Catolicismo é diferente do Espiritismo?

   Se você pensar, a grande maioria dos cristãos são Católicos e Evangélicos, e possuem uma visão diferente do Espiritismo.

Então o Espiritismo por se tratar de diferenças com essas duas outras religiões, podem pensar que o pensamento de Jesus foi alterado, e a maior parte das pessoas acredita neste pensamento que teria sido alterado.

—  Ou como a religião cristã pode queimar os pagãos vivos na inquisição, causando sofrimento extremo a essas pessoas e seus amigos e familiares?

Resposta: Essas coisas aconteceram porque tinham que acontecer.

   A religião também apresenta erros, assim como outras áreas humanas, a religião na terra não é perfeita.

Depois de passar muito tempo com a crença em ter que sofrer para despertar, pode ser que essa crença tenha criado algumas raízes inconscientes...

Então para se libertar dela passamos um exercício muito simples, que é dizer em pensamento as seguintes palavras:
—  "Eu evoluo espiritualmente com paz, tranqüilidade, felicidade e estando bem."

   Fazer isso três vezes por dia em horários diferentes, e esperar no mínimo duas horas para repensar a frase.

Por: Ricardo Chioro





Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
É necessário reencarnar para evoluir?

Iniciado por FENet Reencarnação

1 Respostas
6909 Visualizações
Última mensagem 30 de Abril de 2006, 15:57
by Antero
Agenda mínima para evoluir

Iniciado por Marccello Artigos Espíritas

12 Respostas
9438 Visualizações
Última mensagem 18 de Julho de 2010, 19:25
by Marccello
Para evoluir, o sofrimento é obrigatório

Iniciado por Conforti « 1 2 3 4 5 » Auto-Conhecimento

65 Respostas
23820 Visualizações
Última mensagem 08 de Janeiro de 2014, 03:38
by Brenno Stoklos
Agenda Mínima para Evoluir

Iniciado por Marianna « 1 2 3 4 » Psicologia & Espiritismo

48 Respostas
16559 Visualizações
Última mensagem 31 de Dezembro de 2017, 21:21
by Marianna
Temos de sofrer para evoluir?

Iniciado por lconforjr « 1 2 ... 6 7 » Lei de Causa e Efeito

97 Respostas
12332 Visualizações
Última mensagem 01 de Junho de 2015, 15:08
by lconforjr

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC