Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Lei de Causa e Efeito => Tópico iniciado por: Edgard em 09 de Outubro de 2008, 05:16

Título: Reflexo do espírito no corpo carnal
Enviado por: Edgard em 09 de Outubro de 2008, 05:16
 Li em alguns tópicos do fórum sobre uma questão interessante... De que o corpo carnal representa um reflexo do espírito, ou seja, se a pessoa é "feia" é devido a seus atos maus em vida passada que deixaram seu espirito feio, o que refletiu em seu corpo antes de nascer, por favor, deixo minha dúvida, gostaria de saber se esse aspecto físico tem alguma relação com os atos passados do espírito.
 Desde já obrigado.
 Muita Paz.  ;)
Título: Re: Reflexo do espírito no corpo carnal
Enviado por: Diegas em 09 de Outubro de 2008, 06:40
Olá, Edgard.

Voce deve ter, em algum momento de sua existência, a possibilidade de contato com pessoas de uma beleza física fascinante, impecável em todos os traços anatômicos, e nem por isso sentir-se positivamente atraído. E, ao contrário, haver pessoas portadoras de um padrão físico tido pela sociedade como inadequado, e assim mesmo transmitirem ao redor uma energia espiritual transbordante de alegria e paz.

Sem dúvida que o perispírito, por ser um corpo plástico, pode assumir facilmente a configuração idealizada pela mente espiritual, e isso desde que se trate de espírito de capacidade criativa e poder de comando. E que os estados pecaminosos negativos da alma, também formam na contextura perispiritual certos estigmas que chegam a caracterizar 'facies' animalescas: fisionomia eqüina, bovina, leonina, simiesca e mesmo ofídica. E isso ocorre por que a face do homem, semelhante a uma tela cinematográfica, reflete a projeção do filme que transita na sua mente, retratando os estados de alma sublimes, configurando as linhas de forças sutis, que lhe modelam aspectos atraentes, ou as tendências animais que podem estigmatizá-lo pelo mundo como 'cara de cavalo', 'olhos de abutre', 'fisionomia de macaco', e outras.
 
Há espíritos portadores de elevada estatura espiritual que preferem apresentar-se no mundo das formas sem chamar muito a atenção. Passam entre nós como anônimos na beleza física, mas vitoriosos nos ensinamentos. Por exemplo: Buda era obeso; e Paulo de Tarso trazia em si as marcas dos castigos e da incompreensão, sofridos em sua longa peregrinação na divulgação da Boa Nova.


obs: Para alguns, a obesidade, a anorexia ou a calvicie não são aspectos impeditivos ou que dificultem o ingresso num plano espiritual superior. A beleza, tal como a riqueza, tem um lado positivo, desde que se saiba lidar com outros inimigos, os quais merecem atenção redobrada por serem os mais perigosos da personalidade: o egoísmo, o orgulho, a vaidade...


Abç
 

         
Título: Re: Reflexo do espírito no corpo carnal
Enviado por: ek79 em 09 de Outubro de 2008, 15:52
Gostei, Diegas!
Título: Re: Reflexo do espírito no corpo carnal
Enviado por: Edgard em 09 de Outubro de 2008, 19:29
Obrigado pela resposta, Diegas!  ;D
Título: Re: Reflexo do espírito no corpo carnal
Enviado por: adelia em 30 de Outubro de 2008, 20:20
Adorei a explicação!!
obrigada!!