Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Lei de Causa e Efeito => Tópico iniciado por: Regina Prins em 12 de Junho de 2009, 20:56

Título: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Regina Prins em 12 de Junho de 2009, 20:56
TEMOS A LIBERDADE DE AÇÃO...
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Rosa Mar em 07 de Novembro de 2009, 22:04
TEMOS A LIBERDADE DE AÇÃO...

nao consigo abrir pps - falta codigo!!!
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Conforti em 21 de Janeiro de 2010, 14:11
EXISTE LIVRE-ARBITRIO?
O QUE É LIVRE-ARBÍTRIO?
Amigos, vamos investigar um pouco o livre-arbitrio? O q é e se existe mesmo?
Conforme as religiões e doutrinas ocidentais, originárias do cristianismo, o livre-arbitrio é a faculdade q Deus nos dá de usarmos nossa vontade quando e como quisermos; para o bem ou para o mal, para o certo ou para o errado, para isto ou para aquilo. Diz-se até q isso significa liberdade total de ação, a manifestação da propria justiça divina, pois nos permite agir para corrigir o q de errado fizemos etc. Será isso mesmo? Alguem, porventura, tem liberdade total de optar, frente a uma escolha qualquer, por esta ou aquela decisão? Não pensamos para agir? Veja, vc caminha por uma estrada desconhecida q, de repente, se bifurca. Por qual continuar, mesmo já sabendo q as duas levam ao mesmo destino? Vai escolher com um 'estalar de dedos', ou com um 'cara-ou-coroa'? Isso, sim, seria liberdade de escolha, embora absurda, não é? Ou vc vê, ou imagina, antes de decidir, qual é a melhor? Esta tem o piso irregular, cheio de pedras e lama, mas é sombreada e o sol está quente; aquela tem piso melhor, mas a ponte está quebrada ou não tem sombras etc. Vc analisa e decide por uma delas, não é? Porq a analise permite sua escolha? Porq, pelo conhecimento q já tem,  devido às experiencias q teve no seu passado, até o ponto em está na estrada da vida, já sabe q a de piso melhor ou a mais curta etc, é mais favoravel, ou agradavel para sua caminhada, não é isso? Só não fazem essa análise, antes de escolher, os desesperados, os dementados, os q estão dominados por fortes emoções q lhe toldam a capacidade de pensar antes de escolher, os sem tempo, os precipitados e, por isso, cometem absurdos, como vemos todos os dias. Só escolhemos em decorrencia do q já aprendemos até o ponto em q estamos no aprendizado da vida. Ou não? Podem dizer: 'ele decidiu erradamente porq não seguiu as leis de Deus (se é q tais leis realmente existem), 'ele pratica o mal porq decidiu praticar o mal e não o bem'. Será isso? Porq virá uma nova pergunta:'Porq ele não seguiu as leis e o outro seguiu? Qual a razão de um ter decidido praticar o mal e o outro ter decidido praticar o bem?'.  Podem responder: 'porq um é mau e outro é bom'. E a pergunta se repete: 'Porq um é mau e o outro é bom?' A pergunta será sempre repetida até q se compreenda q a resposta é exatamente esta: 'porq um está neste nivel de compreensão e o outro noutro nivel mais acima; um está mais atrazado na caminhada da vida e o outro já avançou mais'. Não será sempre esta a razão da diferença na escolha? Até para escolher uma guloseima entre outras, todas desconhecidas, imaginamos ou analisamos, por mais rapidamente q seja, qual a mais apetitosa, a maior, a q mais nos parece satisfatória. E fazemos isso pela compreensão q as experiencias já nos deram. Isso é o q chamamos de livre-arbitrio: decidir por isto ou por aquilo de acordo com o aprendizado q já temos.
Alguem poderá, então, ter deméritos por uma escolha mal feita ou ter méritos por uma escola bem feita? Peço q analisem. Porq está nas doutrinas, nos livros, nas mensagens de entidades ou pessoas q julgamos de confiança, temos ou devemos crer q o livre-arbítrio é total liberdade de vontade?
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Marli Pacheco em 22 de Janeiro de 2010, 00:14
   TENDÊNCIAS E INFLUÊNCIAS

Refletindo......
Por que Deus permite que eu seja influenciado por "coisas" ruins?
Peço todos os dias a Deus por mim e por todos. Ainda assim sou mal influênciado?
Mas, se Deus é amor, todas as influências deveriam ser boas ... Não?
Sob o influxo da psicosfera coletiva hoje existente em nosso planeta, propiciada pelos desencarnados, sofremos impactos de todas as ordens, ou seja: somos surpreendidos por intempéries materiais e espirituais, se podemos assim dizer, até certo ponto esperadas. São os terremotos, severos cataclismos que se desenvolvem por necessidades de acomodações das camadas tectônicas, infra-estruturas de sustentação de toda a superficie da terra: são as inundações e as tempestades, propiciando mortes coletivas, assim como os tremores de terra, deixando grande número de irmãos nossos em situação deplorável, de tudo passando a necessitar: são os envolvimentos perversos de desencarnados levando encarnados a desesperos vários: muitos vão parar nos hospícios e alguns são levados ao suicídio, dentre outros conflitos e perturbações.
Sofrem muitos encarnados os efeitos dos desalinhos provocados pelo próprio homem, como alcançam as ações requilibradoras providenciadas pela justiça Divina, para nos reajustarmos.
Não fossem estes fenômenos, certamente a humanidade terrestre se acomodaria com a materialidades em despertar para os verdadeiros caminhos restauradores da paz e da felicidade, condição esta que muitos desconhecem e a confundem com os prazeres mórbidos, vividos no dia a dia por aqueles que se comprazem com os atos putrefáticos, encontrados nos supostos jardins floridos dos supérfluos e dos exageros materiais.
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Marli Pacheco em 22 de Janeiro de 2010, 01:00
Nascemos, mais uma vez, trazendo na bagagem uma série de compromissos a serem cumpridos, assim como várias tendências boas e ruins.As boas para serem refletidas, exploradas e aprimoradas as suas qualidades. As ruins para pouco a pouco delas nos desvencilharmos, a fim de nos melhorarmos para os dias seguintes.
Temos armazenados uma grande quantidade de problemas  que, necessariamente precisamos resolver. As soluções vão nascendo conforme se dê o aprendizado de cada um de nós.
A grande façanha é, pelo menos, não nos deixarmos levar pelas influências perniciosas que nos rodeiam.
As influências são atraídas por nós mesmos, já que os semelhantes se atraem. Dai os cuidados extremos que devemos ter para não cairmos mais do que já o fizemos. Sim, pois as tendências que temos são pontos bem visíveis, espiritualmente falando, e de fácil manuseio por aqueles que querem nos colocar nos ministérios que abraçam.
Vamos esclarecer por que nos atingem as influências, sejam elas dos encarnados ou dos desencarnados.
Como ainda carregamos grande bagagem de egoísmo, orgulho, vaidade e apego, somos facilmente conduzidos por péssimas influências. Por outro lado, já temos conhecimento bastante para discernirmos o que é bem e o que é mal. Conseguimos identificar nas nossas ações, comportamentos e pensamentos, os quais convergem para situações benignas ou malignas. Então, realizamos o que queremos independente da vontade alheia. Se esta tenta nos impor suas pretenções, vamos aceitá-las se acharmos conveniente. Esta conveniência está subordinada à vontade própria, ou seja, vibramos e desejamos sem que alguém nos diga o que devemos fazer.
 Quando os pensamentos são produzidos, dão o diagnóstico daquilo que queremos. Nesse momento estabelecemos contatos com vibrações do mesmo teor.
 Está feita a atração para interagirmos com as influências assemelhadas.
 Quando entramos em conecção plena com a influência, ela passa a interferir de acordo com o grau de permissibilidade encontrada, de acordo com nossas tendências pessoais.
 Se os pensamentos que promoveram tal ligação tem em suas características razões elevadas, um grande passo está concretizado para realizações meritórias. Toda via, se os motivos são deletérios, conquistamos parceiros para maiores compromissos com a dor e o sofrimento. Se assim o fizermos, estamos colocando em prática o que disse Victor Hugo "CÍNICO E DESPUDORADO, LOGO MAIS COMEÇARÁS A SORVER NA TAÇA DA ANGÚSTIA O CONTEÚDO DE FEZES QUE TENS ACUMULADO,SEM AS EXTINGUIRES".
 Eis porque Jesus nos advertiu "VIGIAI E ORAI, PARA NÃO CAIRDES EM TENTAÇÃO".
 
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Marli Pacheco em 22 de Janeiro de 2010, 01:11
A permanente e constante orientação dos pensamentos para situações enobrecedoras, não só afasta as condições inferiores, como nos coloca em patamares capazes de nos nutrir com ingredientes propiciadores do progresso. E mais, neste estado espiritual estamos envolvidos por fluidos emanados pelos nossos amigos desencarnados, energias estas que impedem interferências danosas de nos atingirem diante de pequenos desvios de nossa parte, já que tal carga fluídica ajuda-nos no restabelecimento do equilíbrio e da harmonia.
 quando as nossas orientações mentais voltam-se em grande percentual, para estágios salutáres ocorre o que acima citamos. Entretanto não nos permitamos a deslizes constantes, acreditando que vamos permanecer impunes simplesmente porque nosso produto mental salutar nos parece volumoso e, assim sendo, acharmos que podemos falhar, errar, cometer deslizes etc..., porque a Justiça Divina nos abonará seguidamente. Grande erro se assim imaginarmos,  pois se estabelece, desta forma, uma tendência negativa que leva o Ser a crer que, em face de estar agindo com bons comportamentos, lhe é facultado à inserção constante em deslizes.
 Fazer o bem não é álibe para periodicamente agirmos mal.
 Verificamos, então que, instalada a tendência, a porta está aberta para a influência, benigna ou perniciosa.
 Havemos de ter o máximo cuidado para mantermos, sempre, pensamentos saudáveis, pois não só identificam e qualificam atitudes e ações, mas servem também para manter ao nosso lado os verdadeiros amigos espirituais que conosco criaram laços afetivos.
 Joana de Ãngelis nos alerta: "TEM CUIDADO PARA QUE TE NÃO AFASTES PSIQUICAMENTE DO TEU ANJO QUARDIÃO. ELE JAMAIS SE APARTA DO SEU PROTEGIDO, MAS ESTE, POR PRESUNÇÃO OU IGNORÂNCIA, ROMPE OS LAÇOS DE LIGAÇÃO EMOCIONAL E MENTAL, DEBANDANDO DA ROTA LIBERTADORA. QUANDO ERRES E ESPERIMENTES A SOLIDÃO, REFAZE O PASSO E BUSCA-O PELO PENSAMENTO EM ORAÇÃO, PARTINDO DE IMEDIATO PARA A AÇÃO EDIFICANTE".
 Concluindo...
 Tudo que acontece na minha vida é produto das minhas atitudes espirituais e materiais. Embora certas ações sejam induzidas por outrem, cabe-me filtrá-las, concretizá-las ou não, segundo meu dicernimento.
 A partir do momento que passo à ação seja apenas, por pensamento ou exteriorizando comportamento, os créditos ou débitos serão acrescidos ao meu plano de vida. Créditos me elevarão, débitos me exigirão resgate.
 Enfim, para conquista da paz, devo somente e sempre ter pensamentos salutares, pois são chaves que abrem as portas para comportamentos benignos, fortalecendo as boas tendências e atraindo amorosas influências.
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: mecame em 22 de Janeiro de 2010, 16:53
Temos influencias, mas temos nossas forças produzidas dentro de nós mesmos para fazer as escolhas e agir. Livre arbítrio é isso. Há forças pedindo que façamos aquilo e forças pedindo para fazermos isso. Vamos ponderar e escolher de acordo com nossa natureza e moral. Se fez o certo ou o errado, o que importa? Teve a chance de escolher. Para mim, o livre arbítrio é uma condição para o melhor aperfeiçoamento da sabedoria. É um presente dado por Deus para no fazer passar por diversas experiencias até amadurecermos. A paz de Cristo
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Conforti em 26 de Janeiro de 2010, 21:17
PACHECO, amiga,
Permita q eu interfira no q vc falou. Acho q sempre devemos questionar TUDO, seja de q origem for. Assim, porq "caminhos 'restauradores' da paz e da felicidade"? Então, na sua concepção, devemos refazer a paz e a felicidade q existiam anteriormenre. Se o espirito gozava de paz etc, ele então decaiu e precisa recompor o q perdeu, é isso?
Outra coisa, "grande façanha é não nos deixarmos levar pelas influencias perniciosas q nos rodeiam, pois nos as atraimos, porq os semelhantes se atraem". Será isso uma verdade? Veja, o espiritismo está alicerçado particularmene no Novo Testamento, sobretudo nas palavras de Jesus e Paulo, não é? E Paulo afirma q "é o Senhor q opera (faz, realiza, concretiza) em nós o pensar e o fazer". Por essas palavras não somos responsaveis nem pelos nossos pensamentos, nem pelo q fazemos, q é consequencia do q pensamos, ou Paulo estaria errado ao expor assuntos tão importantes para a vida? Vc tb disse q "tudo q acontece na vida é produto de nossas atitudes espirituais e materiais (não será isso uma coisa só?) pela grande bagem de orgulho, egoismo, vaidade e apegos. Mas, se não podemos nem mesmo reinvindicar a paternidade de nossos pensamentos? Tudo o q apresentamos, como qualidades ou defeitos, não é, tão somente fruto do ponto a q chegamos no aprendizado da caminhada da vida?
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Marli Pacheco em 26 de Janeiro de 2010, 23:40
  Oi meu amigo Coronel

 Sofrem muitos encarnados os efeitos dos desalinhos provocados pelo próprio homem, como alcançam as ações requilibradoras providenciadas pela justiça Divina, para nos reajustarmos.
Não fossem estes fenômenos, certamente a humanidade terrestre se acomodaria com a materialidade "sem" despertar para os verdadeiros caminhos restauradores da paz e da felicidade,
ESTAMOS VIVENCIANDO TRAGÉDIAS TERRIVEIS POR CONTA DOS ERROS HUMANOS, E QUANDO ISSO ACONTECE TODO MUNDO SE MOBILIZA PRA AJUDAR DE ALGUMA FORMA OS NECESSITADOS, ESTE É UM DOS CAMINHOS RESTAURADORES DA PAZ E DA FELICIDADE.

Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Marli Pacheco em 27 de Janeiro de 2010, 00:31
Deus nos criou a todos simples e ignorantes, nos governa ate certo ponto, depois nos da o "Livre Arbitrio".
O homem tem que tem o dom de pensar tambem tem o dom de agir por sua livre escolha.
Leia no Livro dos Espíritos, o capítulo V LIVRE ARBITRIO.

Atraimos para nossa vida tudo o que desejamos ou pensamos, e somos responsaveis por tudo o que atrairmos.
Quando tomamos conhecimento desta Doutrina Espítita somos muito mais responsaveis porque quanto mais nos for dado muito mais nos será cobrado, e hoje estamos recebendo os ensinamentos do Consolador Prometido.
Deus imprimiu na nossa conciência as Leis Morais de trabalho, reprodução, conservação, destruição "não abusiva mas equilibrada, a Lei de sociedade,do progresso, da igualdade e liberdade e sobretudo a Lei do Amor da Justiça  e da Caridade.
Propicia Deus, assim, ao homem construir a própria felicidade pela livre observãncia destas Leis e o cumprimento dos correspondentes deveres.
O homem só é infeliz quando as descumpre ou com elas se desarmoniza.

Que Deus seja contigo.
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Conforti em 27 de Janeiro de 2010, 01:43
Cara amiga PACHECO,
Amiga, sem querer ser desatencioso, gostaria q questionassemos o q falamos; mandei-lhe uma resposta q, pelo q vi pela sua, a amiga ignorou completamente. Gostaria discutir o assunto. Vc não gostaria tb de falar, dizer seu ponto de vista, sua compreensão a respeito?
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Marli Pacheco em 27 de Janeiro de 2010, 14:20
Deus nos da o dom do esquecimento, portanto, se fomos felizes ou infelizes no passado não temos como saber.
Quando eu falo de "Caminhos Restauradores" quero dizer do socorro as vitimas das grandes tragédias.
Quando você faz o bem, deita ungüento nas próprias feridas.
A atitude bondosa desencadeia uma seqüência de ações idênticas que retornarão forçosamente a você em volume maior.
E é aí, nesse instante inesperado, que receberá o medicamento nas próprias chagas.
**********************************************

Eu acredito exatamente no que escrevi acima:Atraimos para nossa vida tudo o que desejamos ou pensamos, e somos responsaveis por tudo o que atrairmos.....
Podemos continuar debatendo infinitamente sobre este asunto, minha opinião não vai mudar, eu jamais ignoraria uma resposta sua ou de quem quer que seja, acima de tudo somos irmãos de caminhada.
Se eu faltei com algo é porque não o estou entendendo então te peço que me explique melhor.
Que Deus seja contigo.


Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Marli Pacheco em 27 de Janeiro de 2010, 14:26
"Nós somos o que pensamos e não o que pensamos que somos"


Ação e Reação: Mude seus pensamentos e estará mudando seu mundo.


Que nosso amado mestre Jesus nos abençoe


nos colocando sempre em harmonia com Deus e o Universo.
Felicidades!
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Marli Pacheco em 27 de Janeiro de 2010, 14:29
Nasceste no lar que precisavas...
Vestiste o corpo físico que merecias...
Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento.
Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades: nem mais, nem menos... Mas o justo para as tuas lutas terrenas. Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização.
Teus parentes, amigos são as almas que atraístes, com tua própria afinidade. Portanto, teu destino está constantemente sobre teu controle... Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência...
Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes... São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.
Não reclames nem te faças de vítima.
Antes de tudo, analisa e observa... A mudança está em tuas mãos. Reprograme tua meta, busque o bem, e viverás melhor...
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora, e fazer um novo fim...”“
CHICO XAVIER.
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Conforti em 27 de Janeiro de 2010, 20:42
Amiga PACHECO,
Sinto mesmo de voltar ao assunto com vc. Nem sei se devo, porq vc está feliz naquilo q pensa. Mas, só para terminar, conversemos mais um pouo. Vc diz q "atraimos para nossa vida tudo q desejamos ou pensamos e somos responsaveis por tudo q atraimos". Essa afirmação, seja sua, da Doutrina Espirita etc ou de onde for, não merece um questionamento? Atraimos tudo q desejamos? Todos assim estariam felizes e de nada mais necessitariam: atrairiamos todos o q mais o ser humano, por mais irreempreensivel ou por mais cruel e ignorante q seja, quer: sabedoria, compreensão e felicidade. E outra coisa: se atraimos o q pensamos e se somos o q pensamos, o q o apostolo dos gentios Paulo, uma das vozes mais ouvidas do cristianismo e, portanto, da doutrina q deste se originou e tem sua base, o q Paulo quis significar ao afirmar: "É o Senhor q opera em nós o pensar e o fazer"? E outras coisas mais semalhantes a essa ou das quais se deduz q não há culpas nem culpados? Como, então, pdemos afirmar q somos donos de nossos destinos, q os construimos; o q podemos observar no mundo mostra extamente o contrario. Somos levados daqui para lá, e de lá para cá, de acordo com as circunstancias.
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Bcrazy em 05 de Fevereiro de 2010, 15:56
Temos influencias, mas temos nossas forças produzidas dentro de nós mesmos para fazer as escolhas e agir. Livre arbítrio é isso. Há forças pedindo que façamos aquilo e forças pedindo para fazermos isso. Vamos ponderar e escolher de acordo com nossa natureza e moral. Se fez o certo ou o errado, o que importa? Teve a chance de escolher. Para mim, o livre arbítrio é uma condição para o melhor aperfeiçoamento da sabedoria. É um presente dado por Deus para no fazer passar por diversas experiencias até amadurecermos. A paz de Cristo

Muito bem colocado, irmão!
Abraços Fratenos.
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Conforti em 05 de Fevereiro de 2010, 20:07
Amigo BCRASY,
O amigo disse q "Se fazemos o certo ou o errado, q importa? Tivemos a chance de escolher. Vamos ponderar e escolher de acordo com nossa natureza e moral. Livre arbitrio é uma condição para melhor aperfeiçoamento da sabedoria. É um presente dado por Deus para fazer-nos passar por diversas experiencias até amadurecermos".
Como penso q devemos questionar tudo, vamos lá. Não importa se fazemos o certo ou o errado, isto é, o bem ou o mal!? Mas, pela doutrina espirita, todo o sofrimento não vem da lei cármica, em face de nossos atos errados? Então importa muitissimo porq a escolha nos levará para a felicidade ou para a infelicidade, com todos os seus horrores, ou estarei errado? Agora, concordo com o q vc diz sobre q escolhemos de acordo com nossa natureza e moral. Para mim, isso é exato, mas pela doutrina isso está errado. A doutrina diz q agimos erradamente porq não seguimos as leis divinas, porq somos rebeldes, maus. No entanto veja q se escolhemos de acordo com nossa natureza e moral, isto é, conforme nossa compreensão e nossa moral já atingidas em face de nosso aprendizado na caminhada da vida, se por isso agimos erradamente temos q sofrer as penas da lei cármica?! Somos culpados ou responsáveis porq não termos atingido ainda um nivel de compreensão mais elevado? (Continuo).
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Conforti em 05 de Fevereiro de 2010, 20:43
BCRASY, continuando.
Vc, como todos, talvez com poucas exceções, diz q "Livre arbitrio é um presente dado por Deus". Em principio não entendo livre arbitrio como livre vontade nossa de escolher isto ou aquilo. Mas, de qualquer modo, se fomos criados ignorantes e, através de tantas encarnações é q vamos conquistando sabedoria, novamente vc está dizendo q não somos responsaveis pelo q escolhemos, pois q estamos ainda aprendendo e não podemos ser punidos pelo q ainda não sabemos, não? E se o Criador nos deu livre arbitrio qual o motivo de q seremos considerados culpados se escolhemos o errado? E q especie de presente divino é esse q pode nos levar a dores tremendas?! Não poderiamos "passar por diversas experiencias" (vc deve estar querendo dizer 'numerosissimas', um numero sem fim de experiencias, não?) sem sofrimentos?! O Pai onisciente, Todo Poderoso, Criador de todas as coisas, criou até mesmo 'cárceres' para a aplicação da lei do carma. Por exemplo: nosso planeta, um mundo de 'expiações e provas'. Sabia pois antecipadamente q teriamos de ser levados a essas verdadeiras 'prisões', tanto q as criou! Promulgou suas leis sabendo antecipadamente q não seriam cumpridas por qtos seculos, ou milenios. Sabia o destino e defeitos de cada um e nos criou assim mesmo, com nossas caracteristicas voltadas mais para o mal do q para o bem! Será esse o Deus de justiça e de amor? Não!!! Nós q estamos interpretando as coisas incorretamente em face de nossa ignorancia. Deus não será assim. Nossa compreensão e a compreensaõ daqueles q ensinam devem estar completamente incorretas. Por isso é q sempre digo aos amigos, dos vários tópicos dos quais participo, q devemos sempre questionar. Não aceitar tudo como completo, q não mais necessite de algum acréscimo para representar a verdade absoluta. Q já é a verdade absoluta!
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Conforti em 06 de Fevereiro de 2010, 01:22
AMIGOS,
Um dos amigos afirmou q "estamos vivenciando trajédias terríveis por conta dos erros humanos". Será isso uma verdade? Porq alguns erraram mais do q outros e cometem tais trajédias e os outros não? Mas, não fomos todos nós criados nas mesmas condições de simplicidade e ignorancia? Não consigo entender como e porq num certo ponto do caminho, qdo todos eram iguais e, portanto, caminhavam juntos, alguns deixam de ser iguais. Se há sofrimento no mundo, existirão alguns q sofram menos ou mais intensamente q os outros? Não consigo sinceramente entender essa colocação.
Foi dito tb q "Deus nos criou simples e ignorantes, nos governa até certo ponto, e depois nos dá o livre arbitrio".  Isso significa q, qdo Deus nos dá o livre arbitrio alguns podem errar muito enqto outros podem errar menos? Essa é outra colocação para mim incompreensivel. Não parece q isso está significando q, apenas pela liberdade q lhes foi dada, uns perdem a cabeça, deixam de pensar como deviam, se desviam do caminho onde estavam todos, e outros, ao contrario, continuam no caminho certo?  Como entender isso?
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Anton Kiudero em 06 de Fevereiro de 2010, 04:04
"estamos vivenciando trajédias terríveis por conta dos erros humanos". Será isso uma verdade?

Existem erros no universo? Podem existir erros no universo? Pode uma decisão individual induzir o universo ao erro? Como uma imagem do espelho pode alterar o que espelha?

Se as respostas forem negativas ninguem esta vivenciando qualquer tragedia terrivel por conta de erros humanos. Se alguma resposta for positiva, significa que existe o acaso. Decida...
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Conforti em 06 de Fevereiro de 2010, 11:34
Amigo ANTON KIUDERO, bom dia.
Tentando responder suas questões, pois não entendi se foram dirigidas a mim porq, pela resposta q dei, pode-se verificar q minha concepção é justamente igual à sua de q "NINGUEM pode sofrer por causa de erros humanos, sejam seus ou de outrém". Ou, então, o amigo apenas tomou conhecimento do trecho q citou? Acredito q tenha lido toda minha resposta, pois é exatamente por não acreditar q haja erros na Criação de Deus, q questiono tudo q me vem às mãos. Por isso sempre pergunto: uns podem sofrer mais do q outros? Uns podem passar por mais encarnações do q outros, ou demorar tempo mais longo ou maior numero de encarnações expiatórias para chegar à compreensão ou sabedoria? As respostas a estas questões, para meu ponto de vista, serão sempre um claro "Não!". Não fosse assim, onde estariam a justiça e o amor divinos? Por isso concordo com o amigo: "NINGUÈM está vivenciando trajédias terriveis por conta de erros humanos". Mas essa concepção de q a culpa de todas as trajédias é devida aos erros humenos permeia toda a doutrina e filosofia, não só espirita mas das outras religiões cristãs. E é exatamente por questões como essas q digo q devemos questionar sempre. Não sei se me fiz entender.  
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: Conforti em 06 de Fevereiro de 2010, 12:26
Amiga PACHECO, bom dia,
Perdoe-me de voltar ao assunto, mas a miga não me respondeu as perguntas, embora afirme q "jamais ignoraria uma pergunta minha". A amiga diz tb q "jamais mudaria sua sua opinião" a respeito destes assuntos de doutrina etc. Sinceramente, não entendi (talvez minha cabeça não esteja boa de entender?!). Por isso, pergunto: a amiga jamais passou por outra religião ou crença? A doutrina espirita é sua desde sempre, aquela da qual vc nunca mudaria a opinião? Porq, alguem q só conhece uma, nunca poderá afirmar, com total convicção, q jamais mudará, ou estou errado? Se apenas conhecemos uma, como saber que essa é a certa, se não a comparamos com outras? Não lhe parece isso preconceito?
Desculpe-me se pareço inconveniente mas, como estou certo de q devemos questionar tudo, particularmene o q nos parece estranho, é por isso q faço essas perguntas, na tentativa de compreender aquilo q não compreendo ainda.
Título: Re: PPS LIVRE ARBÍTRIO
Enviado por: FlaviaOl em 23 de Maio de 2011, 00:03
Deixe-me colocar um ponto de vista, até pq nao somos donos da razao e muito demorará para que todos tenhamos o mesmo nivel de entendimento e conhecimento, até pq isso é merito, ou seja, a medida que evolui e tem capacidade de novas compreensões, uma janela é aberta e novas informações sao direcionadas, pq vc já é capaz de melhor compreender, portanto sempre haverá 2 faces até que cheguemos lá, o mais importante é respeitarmos o proximo e saber que a verdade de cada um não faça maldade com ninguem, isso é + importante, no + é analisar e ver se dentre tudo que evoluiu e julga correto está dentro daquilo que acredita, se sim, siga dessa maneira, pois te faz bem, agora se não, analise, questiona, leia, vai atras da verdade que te fortaleça e mais do que dito te faça sentido.... Qdo comenta... "É o Senhor q opera em nós o pensar e o fazer"? " o que julga ser isso? no meu entender, nao significa que sejamos fantoches de Deus, onde Ele diz, faça isso ou faça aquilo, será assim ou serás assado..." Deus opera em TUDO de acordo a sua escolha e sempre dará todo suporte atras de novas oportunidades ou anjos *espiritos de luz" que o ajudará e intercederá qdo precisar, agora para que isso aconteça é necessário que vc tenha o coração aberto para que ele possa operar, pois se for analisar, pq numa favela cercada a criminalidade e drogas há quem se transforma em grandes homens de bem e outros que se permitem entrar nessa esfera tão baixa?... é o mesmo Deus operando, só que um se guardou e buscou forças no que nao desejava pra si e atraves disso mudou e teve ajuda e o outro se fechou para qq coisa boa no meio de tudo isso de modo que nenhum anjo de luz conseguiu ajudar e tirar da escuridao... Deus opera sim, mas se vc permitir e como permitir.... Esse é o Deus do amor, que respeita suas vontades e mesmo assim te dá as chances necessarias como qq Pai que ama seu filho, vc pode até falhar, mas Ele sempre estará ali, proximo, para que num estalo de entendimento e luz e finalmente consiga transformar sua vida, isso foi o que aconteceu com Paulo, que perseguiu por anos os cristão, cobrava impostos, maltratava a todos e qdo começou a abrir seu coração e compreender o que o fazia feliz e completo e o que transformava-o em vazio e, foi somente aí que Deus conseguiu operar e ele pode transformar-se num grande homem, que demonstra fielmente o qto depende de cada um a mudança, a transformação, sem isso Deus e todos os espiritos de Luz estao jorrando luz de amor para que vc se transforme e que uma pequena brecha os ajudem a resgatar a quem precisa.. Outro questionamento que faz sobre "...das quais se deduz q não há culpas nem culpados?", vc coloca o termo como se fosse um crime ter culpa ou ser culpado por algo, eu já creio que isso refere a "Ignorancia", como vc pode amar se vc nao sabe o que é o amor? como vc pode perdoar se vc nao sabe o que é perdao? enfim... vc é responsavel pelos seus atos qdo deles conhece e tem conhecimento, nao cabe a ninguem a nao ser a vc mesmo saber se falhou ou nao... Deus terá sempre amor por ti, pois amos de pai supera tudo, pode entristecer, mas nao há desistencia, há sempre uma crença que vc pode hoje, amanhã, no futuro ou numa proxima encarnação, mas um dia vc superará todas as suas fraquezas e fará com que nada mais seja uma grande prova de superação... O que posso desejar a ti, é que continue buscando.... leia, vá em palestras, observe, escute e ouças o que as pessoas falam, enfim... é isso que te conduzirá a verdade e isso tudo só será verdade para ti, qdo teu coração se sentir leve e realmente em êxito com as descobertas... e isso cabe somente a vc e a mais ninguem... por isso cada um compartilha o que aprendeu e acredita... porém é vc que analisará e terá a sua propria verdade..até estarmos num mundo perfeito, o que ainda não é o nosso caso!!! Paz a vc e ao teu coração, e busque, busque sempre...