Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • O que é o espiritismo »
  • Lei de Causa e Efeito »
  • Pecado por pensamento

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 2 [3] 4   Ir para o fundo

Autor Tópico: Pecado por pensamento  (Lida 14419 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: Pecado por pensamento
« Responder #30 em: 31 de Dezembro de 2014, 02:03 »
0Gostou?
Olá amigos

Ao dizer pecado por pensamento, julgo que quem colocou o post inicial pretendia referir-se a pensamentos negativos, daqueles que não passam de ideias não concretizadas.

A primeira questão que se coloca é até que ponto nós conseguimos controlar os nossos pensamentos ou não. Se nos surge um pensamento involuntário, nós não temos culpa que ele surja, como é óbvio.

A questão fundamental não está no pensamento que surge mas na nossa atitude perante o mesmo. Se temos um pensamento nocivo, a nós ou a outrem, e se reconhecemos esse pensamento como tal, nós podemos reagir ignorando o mesmo, e prosseguindo a nossa vida, ou podemos "adoptá-lo", fazendo vista grossa ao facto de se tratar de um pensamento que reconhecemos como nocivo. Neste ultimo caso estamos a errar, no caso de ignorarmos o pensamento, desejando que não volte a ocorrer, se possível, não há erro, pelo contrário. Passámos por uma prova e vencemos.

Podemos pensar que o facto de termos pensamentos negativos é um erro devido a uma conduta passada errada. Isto é, que se tivéssemos uma conduta sempre correta, no passado, nunca teríamos pensamentos negativos. Acredito que a conduta passada possa ter influencia, mas não creio que seja uma garantia de que não surgirão pensamentos negativos no presente ou no futuro.

Eu, pessoalmente, posso até ficar um pouco irritado comigo mesmo porque tive um pensamento negativo que gostava mais de não ter tido, mas não me sinto culpado nem inferiorizado por isso. Mas se reconheci que o pensamento era errado e o adoptei, aí já tenho culpa.

Todavia a responsabilidade pelos erros está ligada à nossa menor ou maior noção de que são erros. Um materialista convicto não considera o suicídio um erro, dentro de determinadas condições, como a eutanásia, por exemplo. Um espiritualista, em regra, considera o suicidio sempre errado. Mas um espiritualista sob a ação de uma depressão (refiro-me à depressão que é doença), por exemplo, é menos culpado do que um suicida que não tem doenças do foro psico-neurologico.

A Influência dos espíritos atrasados existe sempre e pode atingir todos, imagino, tal como deve suceder com a dos mais elevados do que nós. No entanto, se existe influência dos espíritos sobre nos de uma forma telepática, e se não conseguimos distinguir essa influência como externa nos nossos pensamentos, então é equivalente aos nossos pensamentos. Se ignoramos influências nocivas, não erramos, se as adoptamos erramos.

A maior probabilidade é que erremos muitas vezes. Contudo, a auto-culpa não serve para nada. O que pode servir é a reparação positiva, fazendo algo de bom, de positivo, por quem prejudicamos.

Todavia, amar o próximo como a si mesmo, ou como amamos os nossos entes queridos é utópico, aqui na Terra. É um ideal, mas atingi-lo aqui, neste mundo, é coisa para espíritos mais elevados do que os espíritos medianos da Terra. E. a necessidade de bens materiais para sobreviver, num mundo organizado da forma que o nosso é, torna isso impossível, ou quase impossivel, pois cada um tem de fazer por si. E onde é necessário competir para ter emprego ou outros meios de subsistência, os nossos interesses estão sempre em oposição com os da concorrência, pois se um ganha a competição outros perdem-na. E a vida não é um jogo a feijões, é um jogo a dinheiro, que serve para comprar os feijões. Perder, ser mal sucedido, pode representar muito sofrimento para nós e para os que nos cabe sustentar.

Bem hajam

Registado
O perdão compensa!

Norizonte da Rosa

  • Visitante
Re: Pecado por pensamento
« Responder #31 em: 31 de Dezembro de 2014, 13:00 »
0Gostou?
Citação de: Moises de Cerq. Pereira em 30 de Dezembro de 2014, 22:43
Citação de: cezar21 em 30 de Dezembro de 2014, 19:34
Prezados

Penso que há muito tempo deveríamos ter nos livrado dessa palavra "pecado" que carrega tanto peso e que gerou, ao longo da história, tano sentimento de culpa, esse sim muito mais danoso e prejudicial à saúde física, mental e espiritual.

Pecado !
a melhor maneira de se livrar do pecado é seriamente evitarmos o erro e seja de que ordem for.
se erramos!...não a como banalizar a culpa , ela existe...
Jesus mesmo nos adverte; _ Não peques mais !  e também perdoa os  pecados, dando-nos o exemplo da verdadeira humildade
O pecado é danoso sim a saúde física, mental e espiritual
A paz de consciência nos livra de vários embates mentais, físicos e espirituais
Citar
Vivemos em um planeta ainda atrasado do ponto de vista espiritual, portanto, sujeito a muitos erros, da parte de nós, seus habitantes; o próprio Paulo de Tarso dizia que fazia coisas que não queria fazer e as que queria não o fazia, imagine nós!!!
O mal tem governado o nosso planeta isto é fato
e nós nos sujeitamos a muitos erros e isto o fazemos de consciência livre...planejadamente
Sobre a colocação de Paulo, penso não ser tão dramático, preferível o realismo dos fatos
Citar
O perfeccionismo é uma doença e está na raiz de muitos males que vão desaguar nos consultórios dos Psicólogos e Psiquiatras, aliado ao sentimento de culpa. Penso que a verdadeira Humildade, ainda distante de todos nós,
consiste em aceitarmo-nos como o somos,
...
Sim
concordo
mas por que carregamos tal ou tal culpa?
não será nossa consciência em ação...acusando-nos dos abusos de variadas ordens...consciente e inconscientemente praticada por nós...
A verdadeira humildade...não está distante...está próxima, bem próxima e é tão somente o óbvio....vide Jesus

Citar
... ou seja inicialmente trabalhar, incansavelmente pelo nosso autoconhecimento, e aí já vai um longo processo, como etapa inicial e trabalhar igualmente pelo nosso aperfeiçoamento moral e espiritual, porém senhores de nossos limites e limitações.

Creio que com estas atitudes
evitaremos muitos erros, equívocos, enganos, más ações, maldades, prejuízos....logo (pecado)

Citar
Devemos evitar, a todo custo, a hipocrisia, que é muito pior do que qualquer dito pecado!!!
A hipocrisia já é um pecado...tanto pessoal como social.
vejo assim.

Citar
Sugiro a leitura do Livro : "Reforma Íntima sem martírio" da coleção de livros de Ermance Dufaux ou mesmo um célebre poema de Fernando Pessoa intitulado: poema em linha reta.
Acima de tudo somos humanos e não Espíritos Puros, o que não quer dizer que não devemos fazer esforços para nos melhorarmos, a todo instante. Esperam que entendam...muita Paz a todos.

Sempre é bom sugerir  leituras
faz um bem e amplia a todos o número de títulos que passamos a conhecer
mas as leituras por si só não corrigem os nosso pecados
pelo contrário , conhecimento sem prática enaltece a hipocrisia

Não devemos ter medo de nos reconhecermos inferiores, comparados a tantos outros que estão em vanguarda em relação a nós...por esta razão kardec nos solicita o esforço para sairmos melhor deste orbe do nele adentramos...e ainda nos diz ser possível tal alcance


Pecado existe...não vamos ser hipócritas...
caso assim não fosse
jesus nos teria dito

Lutemos contra o nosso melindre

E como Joanna nos diz por Divaldo
" se não podemos pacificar o mundo....combatamos a violência que há em nós "
mais ou menos assim...

Abraços

É Moisés, percebe-se quando alguém está bem inspirado ('assessorado') e contra o que você escreve não dá para ir contra.

Bom ano novo a todos!

Registado

Norizonte da Rosa

  • Visitante
Re: Pecado por pensamento
« Responder #32 em: 31 de Dezembro de 2014, 16:17 »
+1Gostou?
Olá.

Encontrei um vídeo da dra Anete Guimarães que não tem a ver diretamente com o questionamento do tópico, mas ajuda esclarecer alguma coisa sobre o tema.

https://www.youtube.com/watch?v=4MOl3RoPZr8

Abraço.

Registado

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Pecado por pensamento
« Responder #33 em: 31 de Dezembro de 2014, 22:41 »
0Gostou?
      Amigos do forum,

      Para não me alongar e aborrecer os amigos nesta noite em q nasce o novo ano, coloco aqui apenas ligeiro comentário com uma única questão, cuja intenção é provocar o raciocínio dos amigos:

      - o q é pecar por pensamento? Existe pecado por pensamento?! Como é possível pecar por pensamentos se, na verdade, os pensamentos não são verdadeiramente nossos? Não têm origem em nós, em nosso íntimo ou em nossa mente. Não temos comando sobre eles, não os controlamos. Sejam bons ou maus, elevados ou baixos, apenas surgem, demoram pouco ou muito tempo, e se vão, independentemente de nossa vontade! Os pensamentos não são nossos, não nos obedecem; somos nós q obedecemos a eles!
...

      Aos amigos, um feliz 2015! Que seja, para vocês e seus queridos, melhor q o 2014.

      Abraços.


...........

« Última modificação: 31 de Dezembro de 2014, 22:46 by lconforjr »
Registado

Offline Moises de Cerq. Pereira

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 8205
  • Participação: 691
  • Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Conhece-te a ti mesmo
  • Relevância: +1853
  • Cidade: São Bernardo do Campo - SP
  • País: Brasil
Re: Pecado por pensamento
« Responder #34 em: 01 de Janeiro de 2015, 10:49 »
0Gostou?
Citação de: lconforjr em 31 de Dezembro de 2014, 22:41
      Amigos do forum,

      Para não me alongar e aborrecer os amigos nesta noite em q nasce o novo ano, coloco aqui apenas ligeiro comentário com uma única questão, cuja intenção é provocar o raciocínio dos amigos:

      - o q é pecar por pensamento? Existe pecado por pensamento?! Como é possível pecar por pensamentos se, na verdade, os pensamentos não são verdadeiramente nossos? Não têm origem em nós, em nosso íntimo ou em nossa mente. Não temos comando sobre eles, não os controlamos. Sejam bons ou maus, elevados ou baixos, apenas surgem, demoram pouco ou muito tempo, e se vão, independentemente de nossa vontade! Os pensamentos não são nossos, não nos obedecem; somos nós q obedecemos a eles!
...

      Aos amigos, um feliz 2015! Que seja, para vocês e seus queridos, melhor q o 2014.

      Abraços.


...........

desculpe-me
mas suas colocações não se estruturam
elas se perdem
Ao meu ver.


Registado

Offline HamLacerda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1760
  • Participação: 198
  • HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +790
Re: Pecado por pensamento
« Responder #35 em: 01 de Janeiro de 2015, 14:39 »
0Gostou?
Citação de: lconforjr em 31 de Dezembro de 2014, 22:41

      - o q é pecar por pensamento? Existe pecado por pensamento?! Como é possível pecar por pensamentos se, na verdade, os pensamentos não são verdadeiramente nossos? Não têm origem em nós, em nosso íntimo ou em nossa mente. Não temos comando sobre eles, não os controlamos. Sejam bons ou maus, elevados ou baixos, apenas surgem, demoram pouco ou muito tempo, e se vão, independentemente de nossa vontade! Os pensamentos não são nossos, não nos obedecem; somos nós q obedecemos a eles!


Isso são apenas afirmações que demonstram a confusão feita devido a incerteza entre os pensamentos que vem de dentro, que nos pertencem, dos pensamentos que vem de fora, que são de outros espíritos. Nada mais.


460. De par com os pensamentos que nos são próprios, outros haverá que nos sejam sugeridos?

“Vossa alma é um Espírito que pensa. Não ignorais que muitos pensamentos vos acodem a um tempo sobre o mesmo assunto e, não raro, contrários uns dos outros. Pois bem, no conjunto deles estão sempre de mistura os vossos com os nossos. Daí a incerteza em que vos vedes. É que tendes em vós duas idéias a se combaterem.”






« Última modificação: 01 de Janeiro de 2015, 18:39 by HamLacerda »
Registado

Offline SimonB

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 165
  • Participação: 24
  • SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +60
  • Cidade: Maceió
  • País: Brasil
Re: Pecado por pensamento
« Responder #36 em: 01 de Janeiro de 2015, 16:17 »
+1Gostou?
Citação de: lconforjr em 31 de Dezembro de 2014, 22:41
      - o q é pecar por pensamento? Existe pecado por pensamento?! Como é possível pecar por pensamentos se, na verdade, os pensamentos não são verdadeiramente nossos? Não têm origem em nós, em nosso íntimo ou em nossa mente. Não temos comando sobre eles, não os controlamos.

Mais uma vez, como já comentei antes, o nosso amigo esta construindo a suas próprias teorias, sem certificar-se que sejam coerentes com a codificação. Infelizmente, devemos descartar tais afirmações que em nada contribuem para os estudos doutrinários.




Registado

Offline Danilo Henrique

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1522
  • Participação: 95
  • Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +693
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Pecado por pensamento
« Responder #37 em: 01 de Janeiro de 2015, 16:20 »
0Gostou?
Citação de: Eduardo Yoshida em 27 de Dezembro de 2014, 23:53
Até que ponto se podem considerar "pecado por pensamento" os pensamentos lascivos que às vezes surgem, ao vermos uma pessoa bonita do sexo oposto? Não seria isso uma condição normal do instinto de procriação? É possível pra uma pessoa de condição evolutiva comum não ter esses pensamentos às vezes?

Para responder essa pergunta, vamos recorrer ao maior mestre espiritual da humanidade, que é Cristo.

O ensinamento diz:

Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.


(Mateus 5:19-30)

Respondendo a pergunta, até que ponto o pensamento gera pecado. Até o ponto que esse pensamento impede a união com Deus pelo desprezo da verdade, e pelo culto ao ego.
Não seria isso uma condição normal do instinto de procriação? Não.
O instinto de procriação dá ao homem o desejo do sexo. A mente, o ego deseja não é sexo para reprodução. A mente deseja o sexo para o prazer, ou para a auto-realização. É por isso que o livro dos Espíritos diz que se o homem seguisse apenas o instinto, erraria muito menos. O corpo físico tem a necessidade do sexo, mas a mente subverte esta necessidade, acrescentando exigências, condições e desejos materialistas.
É possível pra uma pessoa de condição evolutiva comum não ter esses pensamentos às vezes? Não. Estamos inexoravelmente obrigados a cumprir a encarnação ligado à uma mente humana. E a mente humana tem a função ou o papel de criar todos os tipos de pensamentos que envolva o Espírito na ilusão da matéria, e o afaste da verdade absoluta. Então é necessário esclarecer: Não é o pensamento do ser humano o que gera o pecado. O pensamento humano sugere o pecado, criando uma tentação, dando ao Espírito uma escolha: Amar a Deus sobre todas as coisas, não acreditando na história falsa da mente, e dizendo "não sei" como resposta para tudo o que ela afirma, ou amar a si mesmo sobre todas as coisas, acreditando na sugestão da mente e deixando-se guiar a vida por ela. Esse é o significado de arrancar o olho. O olho é o simbolo da percepção. Aquilo que percebemos é uma realidade ilusória. Uma mulher bela não é uma mulher bela. Uma mulher, seja qual for, é um Espírito encarnando passando por provas. Quando se olha uma mulher como mulher, e não como um Espírito, é porque se está caindo na força do inescrutável poder de Maya (ilusão). Esse é um ensinamento de Krishna, e é fundamental para complementar o ensinamento e entender porque devemos "arrancar o olho" e "arrancar a mão", se quisermos chegar ao Reino dos Céus.
Depois que o Espírito vence determinado tipo de prova, a mente não precisará mais testá-lo nessa prova, e assim, ela deixará de criar o pensamento. Não foi o Espírito que deixou de pensar, porque os pensamentos não são do Espírito. Foi o carma que deixou de existir.
Para compreender isso, é preciso compreender que você não é um cérebro que pensa. Você é um Espírito que encarna em uma "mente humana", e essa mente lhe faz acreditar que a voz do pensamento é a sua própria voz, quando isso não é verdade. A voz do pensamento é a voz do gênero de provação que o Espírito cumpre na Terra.
A prova humana é criada pela mente e o pensamento é o instrumento dessa prova. Não adianta querer "afastar" os Espíritos obsessores. Eles são autorizados por Deus a sugerir os pensamentos, enquanto for necessário para o Espírito cumprir tal prova. Os espíritos obsessores, que dão às sugestões que você chama de "pervertidas" estão afinizados com o gênero de provação que tu deves cumprir. 
Então ao invés de pedir para Deus para tirar esses pensamentos da cabeça, diga: Obrigado Senhor pelos Espíritos que me rodeiam e me sugerem esses pensamentos, pois eles são ajudantes da sua obra, e ajudantes da minha prova. Permita sempre Senhor que eles estejam por perto e me façam passar pela tentação que eu preciso sofrer.
Dizendo isso, será muito maior a chance de você se livrar dos pensamentos e afastar esses Espíritos (não porque eles sejam maus e devam ser afastados, mas porque você não necessitará mais deles) do que pedindo e desejando que eles se afastem.

Abraços!
 

« Última modificação: 01 de Janeiro de 2015, 16:44 by Danilo Henrique »
Registado
Quando se compreende o Espiritismo, larga-se o rótulo de "Espírita" para passar a ser Filho de Deus.

Offline Danilo Henrique

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1522
  • Participação: 95
  • Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +693
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Pecado por pensamento
« Responder #38 em: 01 de Janeiro de 2015, 18:26 »
0Gostou?
Citação de: SimonB em 01 de Janeiro de 2015, 16:17
Citação de: lconforjr em 31 de Dezembro de 2014, 22:41
      - o q é pecar por pensamento? Existe pecado por pensamento?! Como é possível pecar por pensamentos se, na verdade, os pensamentos não são verdadeiramente nossos? Não têm origem em nós, em nosso íntimo ou em nossa mente. Não temos comando sobre eles, não os controlamos.

Mais uma vez, como já comentei antes, o nosso amigo esta construindo a suas próprias teorias, sem certificar-se que sejam coerentes com a codificação. Infelizmente, devemos descartar tais afirmações que em nada contribuem para os estudos doutrinários.

SimonB, o Espiritismo não é a única revelação de Deus, e logo, não é o detentor da verdade completa. Embora você tenha a livre  opção de se instruir apenas pela visão da doutrina, o que fará com que sua visão permaneça fechada até mesmo para interpretar corretamente a própria doutrina, Allan Kardec recomenda o estudo de outras religiões que apenas o Espiritismo.
O lconforjr está correto em dizer que não há pecado pelo pensamento, porque de fato, não somos nós que o controlamos. Observe:

Citar
833 Há no homem alguma coisa livre de qualquer constrangimento e da qual desfruta de uma liberdade absoluta?

– É pelo pensamento que o homem desfruta de uma liberdade sem limites, porque o pensamento desconhece obstáculos. Pode-se deter seu vôo, mas não aniquilá-lo.

Favor, não confundir "liberdade", no contexto que foi colocado, com livre arbítrio.
O pensamento dá ao homem, ou seja, à mente humana, uma liberdade sem limites, porque nada no mundo físico pode impedir que esses pensamentos venham à tona. Le Livré des Esprits (E não traduções mal feitas desse livro), na sua versão original, esclarece que O Espírito não pode aniquilar o pensamento, ou seja, não pode impedir que ele venha à tona. Pode apenas deter-lhe a ascensão, ou deter-lhe o vôo, como algumas traduções corretas também esclarece. Deter o vôo do pensamento em nada significa "controle do pensamento". Significa que o Espírito tem a possibilidade ou o livre arbítrio de agir, de modo a impedir que este pensamento se desenrole para algo mais profundo. Um exemplo: Você olha para uma mulher que não deveria cobiçar, e a cobiça pensando: Que linda mulher. Seria ótimo se eu pudesse ter relações com ela. Esse pensamento está fora do seu controle, porque surge espontaneamente do seu arquivo mental, que é o aprendizado terrestre. O que você pode fazer é agir, no sentido de evitar que esse pensamento se desenrole para outros pensamentos que estejam ligados à intenção de cometer um adultério, como por exemplo: "Por que eu não mereço ter uma mulher igual a essa?". Mas isso jamais significa que o Espírito pode determinar o que será pensado no momento seguinte.

Citar
834 O homem é responsável por seu pensamento?

– É responsável diante de Deus; somente Deus, podendo conhecê-lo, o condena ou o absolve segundo Sua justiça.


O homem é responsável pelo pensamento, porque o pensamento é a materialização de um sentimento que ele possui. E é o sentimento que vale para Deus. Isso em nada significa que o conteúdo do pensamento é de escolha própria, e que Deus ira julgá-lo de modo a dizer com uma voz trovejante: Como ousas pensar nisso???
A mente humana não compreende a linguagem do Espírito que é a linguagem dos sentimentos. Por isso, ela só poderá saber o que passa no espírito se essa linguagem for "traduzida" para um pensamente de conteúdo material. E essa tradução quem faz é Deus. Porque antes de encarnar, o Espírito escolhe o seu gênero de provações, e com isso, determina quais serão os tipos de conteúdos que a mente vai criar. E Deus atende o pedido do Espírito, fazendo que ele tenha os pensamentos que necessita para a encarnação. É sobre esse aspecto também que ele é responsável pelos próprios pensamentos. Mas não significa que ele tem controle sobre eles.

Citar
843 O homem tem sempre o livre-arbítrio?

– Uma vez que tem a liberdade de pensar, tem a de agir. Sem o livre-arbítrio o homem seria como uma máquina.

Se o homem pudesse escolher aquilo o que quer pelo uso do pensamento, não seria necessário o Espírito, na erraticidade, planejar a sua encarnação, pois esse homem, com a sua suposta liberdade, mudaria tudo o que deveria ser feito. Se o Espírito na erraticidade planejou seguir determinada carreira, esse planejamento foi em vão. Porque o Espírito iria depender de um suposto livre arbítrio humano, para seguir na profissão planejada. Se planejou casar-se com determinada pessoa, o Espírito dependeria de um suposto livre-arbítrio humano, para que os seus "pensamentos" favorecesse o casório. Logo, podemos afirmar que o Espírito na erraticidade é um idiota, pois perde o seu tempo planejando coisas que depende da "mente humana" realizar.
Mas o Espírito não é um idiota. Quando ele solicita uma prova, ou um gênero de provação, é porque ele precisa passar por aquilo. Então Deus colocará a escolha do Espírito acima da liberdade do homem o qual ele irá encarnar.
Oras, o ser humano não se recorda do que foi planejado antes da encarnação, e logo, nunca agirá conscientemente no sentido de fazer aquilo que foi planejado. Ele agirá sempre com a intenção de realizar-se materialmente na vida. E pensando estar seguindo um impulso próprio, é comandado por Deus, e obedece às ordens de Deus (questão 132), para cumprir aquilo que o Espírito pediu na erraticidade.

Um caminho para resolver essa contradição, e levar em consideração que o livre arbítrio do Espírito é inteiramente moral (questão 851). Logo, a ação livre do homem, isto é, o seu agir, é sempre moral. E a ação moral não é uma ação material. É uma ação interior. Portanto, o Espírito encarnado não é uma máquina, porque tem total liberdade de agir positivamente ou negativamente, através dos seus sentimentos. Mas o ser humano, que é escravo de uma "mente" ou um "Ego" materialista, é sim uma marionete de Deus, porque executa às suas ordens. (questão 132)

Abraços!



Registado
Quando se compreende o Espiritismo, larga-se o rótulo de "Espírita" para passar a ser Filho de Deus.

Offline SimonB

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 165
  • Participação: 24
  • SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +60
  • Cidade: Maceió
  • País: Brasil
Re: Pecado por pensamento
« Responder #39 em: 02 de Janeiro de 2015, 14:25 »
0Gostou?
Citação de: Danilo Henrique em 01 de Janeiro de 2015, 18:26
o Espiritismo não é a única revelação de Deus, e logo, não é o detentor da verdade completa.

Parceiro Danilo, eu faço o mesmo comentário que fiz acima, você mesmo confirmou em outro tópico que gostava de misturar escolas de pensamentos incoerentes entres si, pelo simples prazer de criar confusão. Se for necessário, encontrarei o trecho onde você mesmo faz a afirmação acima. Por isso, nem vou argumentar, pois ao invés de procurar assimilar o ensino dos Espíritos superiores, você se compraz em criar as suas próprias teorias questionáveis. Este é um fórum para o estudo e análise da Doutrina Espírita, se esta não lhe agrada, basta procurar um dos vários fóruns filosóficos que existem na internet.



Registado

Offline Moises de Cerq. Pereira

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 8205
  • Participação: 691
  • Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Conhece-te a ti mesmo
  • Relevância: +1853
  • Cidade: São Bernardo do Campo - SP
  • País: Brasil
Re: Pecado por pensamento
« Responder #40 em: 03 de Janeiro de 2015, 09:54 »
0Gostou?
 "Onde está teu coração aí está teu tesouro"

(São Mateus 6, 21).

Palavras de Jesus


Será que coração não tem a ver com intimo....com pensamentos ?

Para nós não seria esta advertência uma questão de educação, auto moderar-se?

Registado

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Pecado por pensamento
« Responder #41 em: 04 de Janeiro de 2015, 18:16 »
0Gostou?
Re: Pecado por pensamento

      Ref resp  #34 em: 010115, 10:49, de Moisés de Cerq

      Amigos do forum,

      Conf: À afirmação de q não podemos pecar por pensamentos, pois q os pensamentos não são verdadeiramente nossos, o querido amigo Moisés comentou:     

      Moisés: desculpe-me, mas suas colocações não se estruturam; elas se perdem, ao meu ver.

      Conf: olá amigo, e em q devem se estruturar minhas colocações? No q está escrito por quem? Nas palavras de q sábio, de q psicólogo? Nas conclusões de quais experiências?

      Não precisamos de nada disso, Moisés. Basta um minuto para provar isso para vc mesmo: onde estiver e o q estiver fazendo, melhor se sentado, tranquilo, relaxado, onde não o perturbem, e faça o seguinte: tente manter em sua cabeça “um” pensamento q escolha, ou q já esteja nela, um só; ou tente deixar a cabeça “livre”, vazia, de qualquer pensamento; ou tente afastar aquele pensamento q o está perturbando desde q vc acordou hoje cedo (coisas assim); se vc conseguir fazer isso, manter, por sua vontade, um único pensamento, deixar de pensar em qualquer coisa q seja, ou  afastar aquele pensamento, por 1 minuto q seja, já será uma vitória! Tente!

      Assim, e como todos “podemos comprovar”, nem os pensamentos, nem os desejos, nem as vontades e, consequentemente, nem as decisões, são verdadeiramente nossas!

      Não temos controle ou comando sobre nossos pensamentos e, consequentemente, nem sobre nossa mente, que ela nada mais é que a expressão (ou conjunto) de nossos pensamentos. São os pensamentos, a mente, que nos comandam, e não nós a eles e, por isso, fazemos tantas coisas erradas, mesmo que não queiramos fazer, ou porq nossos pensamentos, tantas vezes desatentos, nos levam a crer que estejam corretas.

      Coloco a seguir texto sobre o assunto, já publicado várias vezes neste Fórum, inclusive, se não me engano, neste mesmo tópico:

      Como Jesus (deduz-se de suas palavras), Paulo e outros sábios, fazem ver, a psicologia, o estudo, o raciocínio profundo e pesquisas científicas, também nos mostram que as decisões que fazemos, ou tomamos (e as fazemos o tempo todo) não são verdadeiramente nossas; que apenas acreditamos que sejam, devido aos condicionamentos que a vida nos impõe desde que abrimos os olhos para ela.

      Vamos raciocinar como manda a doutrina. Qualquer ponto que o amigo estranhe ou que esteja confuso, por favor, me informe para que o torne mais claro.

      Vamos raciocinar (raciocine, meu amigo!): como se formam os pensamentos? Já existem, desde sempre, em nós? Formam-se em nossa mente, espontaneamente, sem motivo? Surgem, ou nascem, devido à nossa vontade? Nós escolhemos os pensamentos que queremos ter, que temos? Fomos nós que escolhemos os pensamentos que, neste exato instante, povoam nossa mente?

      Nós mesmos fazemos que nasçam, ou surjam, em nossa cabeça esses pensamentos que temos, que de repente, sem que os esperemos, surgem e que, mesmo a favor ou contra nossa vontade, permanecem pouco ou muito tempo, ou vão-se embora, nos perturbam ou nos inspiram, que nos fazem sofrer ou ficar alegres; pensamentos de todas as espécies, bons ou maus, elevados ou baixos, inconfessáveis, indecentes; pensamentos de agir de modo solidário ou egoísta, humilde ou orgulhoso; afinal, qualquer pensamento que seja relativo a qualquer virtude ou a qualquer defeito moral, ou a qualquer coisa que seja?

      Somos nós que os fazemos? E vc consegue transformar um pensamento mau, em um pensamento bom? Pense, meu amigo, quem é q tem a capacidade, o poder, de "manipular" pensamentos ou os sentimentos q eles contêm?

      O estudo e a psicologia fazem ver que qualquer decisão se origina de pensamentos que acreditamos serem nossos, mas que, sem dúvida, não são verdadeiramente nossos pois que não se originam em nós, em nossa mente, em nosso interior.

      Os pensamentos têm origem, nunca em nós, mas em algo que está fora ou além de nós (além de nós, espíritos; não além de nós corpo material), em nosso exterior, pois em ações ou eventos produzidos fora de nós, exteriormente a nós.

      Essas ações, que não dependem de nós, mas do q acontece na vida exterior (de formas, imagens, luzes e sombras; de um ruído, um perfume, de um sabor, de uma textura macia ou áspera de uma superfície que tocamos, de uma ação boa ou  má que presenciamos, de palavras que estamos ouvindo etc etc), são captadas por nossos canais de ligação com o mundo, os sentidos objetivos (luz/sombra, cores; sons; dores; sabores; sensações táteis etc), ou além dos sentidos para aqueles que possuem sensibilidades mais apuradas, os paranormais.

      As vibrações, provenientes dessas ações, ou eventos exteriores, são, pelo nosso sistema neurológico, levadas ao cérebro, que as interpreta (ações exteriores dão lugar a reações interiores; ação = evento exterior; reação = interpretação ou elaboração do processo interior, que dará nascimento ao pensamento); associando-se, ou não (associação de ideias) no cérebro com o que já está arquivado em nossa memória (resultante de idêntico processo anterior), dão origem ao pensamento; este leva ao desejo de possuir, ou não possuir, ser ou não ser, sentir ou não sentir, aproximar-se ou afastar-se, daquele evento, ou de eventos semelhantes àqueles percebidos pelos sentidos.

      Desse desejo, mais intenso ou menos intenso, nasce a vontade, também, e consequentemente, mais intensa ou menos intensa, de concretizá-lo, isto é, desejo de ter, ser, sentir ou de não ter, não ser, não sentir, aquilo que, elaborado através dessas ações e reações, fez nascer o pensamento; da vontade nasce a decisão de ter, ser, sentir, possuir, se aproximar, ou a decisão oposta de não possuir, não ser, não sentir, fugir e, dá vontade, a decisão correspondente ao pensamento, decisão que nada mais é que a escolha que, então, acreditamos e afirmamos que é nossa.

      Resumindo: esse processo tem a seguinte sequência: vibrações de ações exteriores -> captadas pelos sentidos objetivos-> são levadas pelo sistema neurológico ao cérebro-> ai interpretadas e associadas, ou não, com o que já existe na memória-> formam pensamentos-> que dão lugar aos desejos -> que dão lugar à
vontade-> que dá lugar à decisão-> que dá lugar à escolha.

      Assim, por essa linha de raciocínio e pesquisas, nem pensamentos, nem desejos, nem vontades, nem decisões e consequentemente, nem as escolhas, são verdadeiramente nossos.

      Se precisamos de alguma base q estruture, ou dê credibilidade a essas afirmações, q as procuremos em Paulo q, entre outras coisas que se relacionam com esse assunto, disse: “É o Sr que opera em nós o pensar, o desejar e o obrar”.

      E, ainda que, para que não estranhemos que sofremos mesmo que as obras não sejam nossas, pois q não derivam de pensamentos verdadeiramente nossos, Paulo disse: “Não é por vossas obras que sereis salvos, mas pela graça de Deus...!” (Há mais argumentos a respeito).

      Jesus mesmo fez ver a mesma coisa qdo afirmou que as escolhas não são nossas: “ninguém vem a mim, se o Pai não o mandar a mim!”, isto é, nem para vc, meu amigo, seguir ou não seguir os ensinamentos de Jesus, a escolha é sua!

      Do mesmo modo, vc seguir o espiritismo ou o budismo, as palavras de Jesus ou de um Hitler, a escolha não é sua. Todas as escolhas q fazemos derivam do q a escola da vida, pelo aprendizado q dela recebemos, nos mostra ser o mais conveniente a escolher, em cada circunstância de nossa vida!

      Se ficou meio confuso, por favor, aponte onde, para q procuremos tornar mais clara esta explicação.
..............


« Última modificação: 04 de Janeiro de 2015, 18:41 by lconforjr »
Registado

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Pecado por pensamento
« Responder #42 em: 04 de Janeiro de 2015, 19:28 »
0Gostou?
Re: Pecado por pensamento

      Ref resp  #35 em: 010115, 14:39 de HamLacerda

      Ao amigo Ham respondo: Nada vem de dentro de nós; nem pensamentos, nem desejos, nem vontades, afinal, nada q deriva de pensamentos.

      Tudo, pensamentos bons ou maus, imaginações, desejos de matar ou abençoar, vontades forte ou fraca, decisões, sentimentos de alegria e tristeza, bondade e maldade, egoísmo e solidariedade, orgulho e humildade, felicidade e infelicidade, moralidade e imoralidade, etc etc, tudo vem do q vida, com suas incessantes experiências/lições q nela vivemos, produz em nós. Por isso podemos dizer, sem medo de errar, que a vida é uma escola tanto do bem, como do mal, pois das experiencias q nela vivemos q nasce, em nós, tanto o bem como o mal.

      Vamos à questão de OLE q o amigo Ham cita:

      LE/460. De par com os pensamentos que nos são próprios, outros haverá que nos sejam sugeridos? Resp: “Vossa alma é um Espírito que pensa. Não ignorais que muitos pensamentos vos acodem a um tempo sobre o mesmo assunto e, não raro, contrários uns dos outros. Pois bem, no conjunto deles estão sempre de mistura os vossos com os nossos. Daí a incerteza em que vos vedes. É que tendes em vós duas ideias a se combaterem.”

      E, peço q raciocinem, q questionem, perguntem: então os pensamentos q são do espírito terão nascido no espírito, espontaneamente, de súbito, do nada, sem nada em q se amparem, sem qualquer motivo, sem nada q os provoque, nem um som, uma cor, um perfume, uma sensação, uma lembrança, uma esperança, necessidade ou o que seja?

      O espírito produz aleatoriamente pensamentos, esses milhares q diuturnamente “passam” por, ou em, nossa cabeça? Surgem eles à toa, aleatoriamente, sem necessidade, do nada?  São, como Deus, incriados? Nascem do nada, e sem causa?

      Lembrem-se que a doutrina manda raciocinar para entendê-la melhor!

.................

Registado

Norizonte da Rosa

  • Visitante
Re: Pecado por pensamento
« Responder #43 em: 04 de Janeiro de 2015, 21:10 »
0Gostou?

Citar
As vibrações, provenientes dessas ações, ou eventos exteriores, são, pelo nosso sistema neurológico, levadas ao cérebro, que as interpreta (ações exteriores dão lugar a reações interiores; ação = evento exterior; reação = interpretação ou elaboração do processo interior, que dará nascimento ao pensamento); associando-se, ou não (associação de ideias) no cérebro com o que já está arquivado em nossa memória (resultante de idêntico processo anterior), dão origem ao pensamento; este leva ao desejo de possuir, ou não possuir, ser ou não ser, sentir ou não sentir, aproximar-se ou afastar-se, daquele evento, ou de eventos semelhantes àqueles percebidos pelos sentidos.

Desse desejo, mais intenso ou menos intenso, nasce a vontade, também, e consequentemente, mais intensa ou menos intensa, de concretizá-lo, isto é, desejo de ter, ser, sentir ou de não ter, não ser, não sentir, aquilo que, elaborado através dessas ações e reações, fez nascer o pensamento; da vontade nasce a decisão de ter, ser, sentir, possuir, se aproximar, ou a decisão oposta de não possuir, não ser, não sentir, fugir e, dá vontade, a decisão correspondente ao pensamento, decisão que nada mais é que a escolha que, então, acreditamos e afirmamos que é nossa.

Resumindo: esse processo tem a seguinte sequência: vibrações de ações exteriores -> captadas pelos sentidos objetivos-> são levadas pelo sistema neurológico ao cérebro-> ai interpretadas e associadas, ou não, com o que já existe na memória-> formam pensamentos-> que dão lugar aos desejos -> que dão lugar à
vontade-> que dá lugar à decisão-> que dá lugar à escolha.

Assim, por essa linha de raciocínio e pesquisas, nem pensamentos, nem desejos, nem vontades, nem decisões e consequentemente, nem as escolhas, são verdadeiramente nossos.
Olá amigo lconforjr, muito interessante sua explicação. Embora seja resposta a outro colega, quero aproveitar e questionar-lhe:

Toda a sequência do penúltimo parágrafo seu acima é plenamente aceitável, mas na parte do 'que dá lugar à decisão', não entra aí uma avaliação do próprio ser? e por consequência à escolha?

Pois ter pensamentos (que vêm de fora, são captados pelos sentidos) associando ou não com o que tenhamos arquivado; na sequência ter desejos; depois ter vontades; tudo isso acredito que é de fácil aceitação, mas quanto à decisão e à escolha? até 'vontades' tudo pode ser automático, mas como dizer que a decisão e a escolha façam parte dessa sequência de forma a que deem um único resultado para dizermos que as escolhas não são verdadeiramente nossas? Não quero dizer que toda a sequência não influencie e muito nas decisões e nas escolhas, mas dizer que não temos escolhas ou decisões? como sustentar isso?

Abraço e feliz ano novo!

Registado

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Pecado por pensamento
« Responder #44 em: 04 de Janeiro de 2015, 23:06 »
0Gostou?
Re: Pecado por pensamento

      Ref resp #36 em: 010115, 16:17, de SimonB

      Meu querido Simon, o q acontece, meu amigo, é q, talvez erradamente (será q estou mesmo errado??), sempre tenho em minha cabeça o acreditar q o objetivo das religiões, como o de seus seguidores, inclusive, portanto, os seguidores do espiritismo, não seja apenas o estudo da doutrina q seguem, a espírita neste caso, mas que há, nesse estudo, um objetivo mais alto do q apenas compreender a doutrina: o objetivo de, pelo abandono das  imperfeições, aproximar-se de Deus, seja qual for o caminho a seguir para chegar a essa bem aventurança.

      Para terminar, pergunto ao amigo: vc tem comando sobre seus pensamentos? Consegue escolher os pensamentos q quer ter ou eles simplesmente surgem qdo nem mesmo vc espera? Consegue transformar um pensamento, ou sentimento, de impaciência, em um de paciência? De mau humor, em bom humor?

      Ninguém, amigo Simon, absolutamente ninguém consegue fazer isso; se conseguissem o mundo com certeza não seria isto q é! Só conseguem comandar pensamentos, sentimentos, vontades aqueles q, por exercícios profundos e demorados, de talvez muitos anos de
dedicação e esforço, se exercitam nisso.

.....................

Registado


  • Imprimir
Páginas: 1 2 [3] 4   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Pecado Original

Iniciado por Ann@ Convívio

8 Respostas
4378 Visualizações
Última mensagem 13 de Maio de 2008, 21:43
by Ann@
Cap VIII - Pecado por Pensamento e Adultério

Iniciado por *Leni* O Evangelho Seg. Espiritismo

0 Respostas
2984 Visualizações
Última mensagem 05 de Fevereiro de 2009, 18:07
by *Leni*
Cap VIII - Pecado por Pensamento e Adultério.

Iniciado por *Leni* O Evangelho Seg. Espiritismo

0 Respostas
4812 Visualizações
Última mensagem 05 de Fevereiro de 2009, 18:10
by *Leni*
O PECADO

Iniciado por Marianna Amizade

0 Respostas
1676 Visualizações
Última mensagem 20 de Setembro de 2009, 20:55
by Marianna
PECADO É PECADO !

Iniciado por MAROCHA Humor

4 Respostas
2623 Visualizações
Última mensagem 09 de Dezembro de 2009, 16:35
by Mayle

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC