0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ora se as acções são todas de Deus porque razão eu tenho que ser absolutamente responsável?
Claro que para se compreender o livre arbítrio temos que compreender Deus, a creação e, duma forma mais simples, nós mesmos.
O livre arbitrio é permanente e constante. Ele não se condiciona por decisões anteriormente tomadas, igualmente em função dele mesmo. Aquilo que nos condiciona é a nossa consciência, mas fazer bem, mal ou não fazer é sempre exercício do livre arbítrio. O livre arbítrio é a lei que regula a acção e esta é a expressão da vontade de cada um. Será isto assim tão dubio? Será tão difícil de entender? Não me parece. Claro, desde que não se complique.
Mais um erro. Se asim fosse ninguém violentava ninguém. Quando estamos agredindo nossos irmãos é porque entramos no seu espaço. Nosso livre arbítrio não terminou, tanto assim é que prejudicamos os outros por nossa livre vontade.
Por outro lado não entendemos esta coisa do determinismo. Se houvesse determinismo em nossa condição reencarnatória, não existiria livre arbítrio. Tudo o que foi pre determinado seria cumprido. Mas sucede que assim não é. E isto resulta do livre arbítrio.
Em determinada condição, eu, pre determinei uma condição de vida mas, sabendo que o risco de não cumprir, essas condições, eu estabeleci alternativas. Tantas quanto as necessárias para que minha condição reencarnatória não se esgotasse, ao não cumprir uma determinada condição.Nós sabemos aquilo que se concretiza, mas não sabemos as alternativas propostas para cada experiência, nem sabemos se aquilo que foi concretizado é ou não a primeira escolha. para que não existissem dúvidas até colocamos, em nossa condição reencarnatória, a possibilidade de alterar essa condição. Se eu que não sou doutor compreendo tudo isto porque razão os outros não entendem? Que me faz confusão lá isso faz, a falta de compreensão, claro.
Enquanto não se abandonar o Deus faz tudo oriundo das religiões, onde muita gente estagiou por muitos e longos anos, não se irá entender o que os Espíritos ditaram e que constitui a codificação de Kardec. Muito menos entenderemos a mensagem de Jesus.
O livre arbítrio determina a minha acção, boa ou má. A lei de causa e efeito determina o recebimento da outra parte, bom ou mau. Claro que se o outro não merecer, ele não vai receber, tanto o bem como o mal. Mas isto não impede que eu não possa agir.
O livre arbitrio é permanente e constante. Ele não se condiciona por decisões anteriormente tomadas, igualmente em função dele mesmo. Aquilo que nos condiciona é a nossa consciência, mas fazer bem, mal ou não fazer é sempre exercício do livre arbítrio. O livre arbítrio é a lei que regula a acção e esta é a expressão da vontade de cada um. .
É totalmente dúbio e vago enquanto voce não explicar o que é o pensamento, o que é o bem, o que é o mal, o que é a ação e o que é a vontade. E tambem informe de onde voce tirou estas ilações
Não falo de filosofias. Falo de realidades que não agradam aos homens, é bem verdade. O homem gostaria de acreditar que tudo pode fazer a seu bel fazer. E pode acreditar nisto pelo tempo que desejar, até constatar que não é nada disso. Mas aí já é tarde, a oportunidade de compreender isto passou e ser-lhe-a dada nova oportunidade, mais uma de muitas, para provar a si mesmo que já compreendeu. E possivelmente falhar de novo e de novo devido ao egoismo que lhe encegueçe a visão.
Tomei a liberdade de realçar em azul, nos trechos citados de AL, a afirmação universal de que que o pensamento é consequencia do sentimento do espírito ao contrário do que voce apreendeu e expos em paragrafo anterior.
Todos o espiritas aprendem que o pensamento é a unica forma de contacto entre os espiritos. Como pode chegar a essa "brilhante" ideia de que o pensamento vem depois do sentimento?
Estará o Anton a querer comparar as descobertas que pavlov fez a nivel de condicionamentos com um cachorro?
Primeiro o sentimento e depois o pensamento, esta é a lei. Primeiro a intenção e depois a obra.
Iniciado por Det's me!... Artigos Espíritas
Iniciado por Ana Ang « 1 2 ... 7 8 » Mensagens de Ânimo
Iniciado por *Leni* Convívio
Iniciado por Regina Prins Power Point
Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.