0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Anton, mostre-nos por favor onde está no LE que julgar um criminoso e o ato por ele cometido é Julgar DEUS.
836. Tem o homem direito de pôr embaraços à liberdade de consciência?“Falece-lhe tanto esse direito, quanto com referência à liberdade de pensar, por issoque só a Deus cabe o de julgar a consciência. Assim como os homens, pelas suas leis, regulam as relações de homem para homem, Deus, pelas leis da Natureza, regula as relações entre Ele e o homem.”Aqui me parece que os homens têm o direito de julgar os homens, regulando assim a relação humana.
861. Ao escolher a sua existência, o Espírito daquele que comete um assassínio sabia que viria a ser assassino? "Não. Escolhendo uma vida de lutas, sabe que terá ensejo de matar um de seus semelhantes, mas não sabe se o fará, visto que ao crime precederá quase sempre, de sua parte, a deliberação de praticá-lo. Ora, aquele que delibera sobre uma coisa é sempre livre de fazê-la, ou não. Se soubesse previamente que, como homem, teria que cometer um crime, o Espírito estaria a isso predestinado. Ficai, porém, sabendo que a ninguém há predestinado ao crime e que todo crime, como qualquer outro ato, resulta sempre da vontade e do livre-arbítrio.“Demais, sempre confundis duas coisas muito distintas: os sucessos materiais e os atos da vida moral. A fatalidade, que por algumas vezes há, só existe com relação àqueles sucessos materiais, cuja causa reside fora de vós e que independem da vossa vontade. Quanto aos da vida moral esses emanam sempre do próprio homem que, por conseguinte, tem sempre a liberdade de escolher. No tocante, pois, a esses atos, nunca há Fatalidade.”Anton por favor não repita mais que DEUS dá o pensamento para o revoltado e cheio de ódio cometer um crime e com esse pensamento dado por Deus ficamos proibidos de julgar o crime e o criminoso - por favor - leia com bastante atenção a pergunta e a resposta acima, creio que fica bem claro aí a questão do livre-arbitrio, fatalidade e determinismo - e que a responsabilidade dos atos morais é exclusivamente do homem, sendo assim, Deus - pelas leis da Natureza, regula as relações entre Ele e o homem. [/color]
Se você quizer eu posso copiar e colar todo o Resumo teórico do sonambulismo, do êxtase e da dupla vista, mas ficaria enfadonho e muita gente sairia correndo desse tópico, assim, como o diabo corre da cruz.
Sera liberdade de agir no mundo material ou apenas acção moral? Esta é uma duvida que tenho. No livro dos espiritos ha algumas questoes pouco claras.
“O que Deus quer se executa. Se houver demora na execução, ou lhe surjam obstáculos, é porque Ele assim o quis.
“Cada um é recompensado de acordo com as suas obras, com o bem que intentoufazer e com a retidão de suas intenções.”O que são obras? Serão os sentimentos e intenções? Ficam algumas dúvidas aqui
Analisando, detidamente, todas estas causas que traçam os rumos do nosso destino, chegaremos a várias e importantes conclusões, tais como: 1.Recebemos, na Terra, o corpo que merecemos e de que necessitamos.
2. Ao renascermos, o lar que nos acolhe é o melhor que poderíamos encontrar, pois não só estamos ligados aos familiares por vínculos consanguíneos, mas fundamentalmente, por laços e compromissos espirituais tecidos no Mundo Maior e no encadeamento das vidas terrenas, sucessivas.
Iniciado por Det's me!... Artigos Espíritas
Iniciado por Ana Ang « 1 2 ... 7 8 » Mensagens de Ânimo
Iniciado por *Leni* Convívio
Iniciado por Regina Prins Power Point
Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia
Estudos mensais
O seu e-mail:
 Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.No e-mail de ativação vai receber oferta de 4 audiolivros espíritas.