Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Lei de Causa e Efeito => Tópico iniciado por: Marianna em 08 de Dezembro de 2009, 16:23

Título: A SEMEADURA É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA.
Enviado por: Marianna em 08 de Dezembro de 2009, 16:23

“Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para fogueira.”
(Leon Tolstoi)
                                                                                                       
O que importa é a experiência em prol do crescimento, não a punição, o castigo.

Dois náufragos estavam já havia uma semana numa ilha deserta. Abatidos pelo cansaço, estresse, sede e uma aguda fome, já pressentiam o pior. Um deles, mais desesperado, prostrou-se de joelhos à beira do mar e pôs-se a rezar, como já não fazia desde criança:
 
- Meu Deus, me ajude por favor. Não quero morrer. Mande-nos socorro. Sei que não tenho sido um ótimo cristão, mas prometo que se for salvo serei uma pessoa melhor. Não serei mais um egoísta, não trairei mais minha mulher, não serei um maledicente, doarei todos os meus bens para instituições de caridade.

- Ei, para! Gritou o outro náufrago.
- Para de te comprometer que lá vem um barco. Que figura.!

Adeptos ou não de uma teoria ou crença, todos nós temos uma visão do universo e sobre os fenômenos da vida. Essa visão é que explica os fatos e influencia diretamente sobre nosso modo de pensar e agir. Para muitos o que vale é o esforço do homem. Ele é o senhor do seu destino, independentemente de qualquer coisa. Para outros, somos reféns do destino, já nascemos com sorte ou azar, pouco ou nada importando nossos esforços. Muitos acreditam em milagres, na miraculosa intervenção divina em favor de nossas vidas. Outros ainda acham que o acaso é o senhor da vida e que procurar uma ordem ou razão superior para a vida é pura quimera.

Todas as crenças merecem respeito. Vejamos a visão espírita.

  Como funciona o universo?
  Ele é aleatório? Irracional?
  Muda conforme as circunstâncias?

Não, o universo não é aleatório, mas sábio e estável.

Em verdade, o universo é retributivo. Quer isso dizer que existem leis eternas e imutáveis que criam circunstâncias adequadas para a evolução espiritual, para que avancemos aprendendo. Uma dessas leis é a lei de causa e efeito.

A melhor explicação para esta lei está no evangelho: “a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.”

Ou seja, nossas ações ecoam no universo que, por ser retributivo, devolverá à sua fonte de ação os efeitos - bênçãos ou sofrimentos - correspondentes. Não se planta pimenta para se colher morangos. A cada um segundo suas obras, ensinou Jesus.

A lei de causa e efeito está na base da Justiça Divina.

Não sem razão que Jesus advertiu Pedro, quando este quis reagir à sua prisão: “embainha tua espada Pedro, quem com a espada ferir, com a espada será ferido.”

Então você poderá me questionar:  

  Se é assim, por que muitos criminosos levam a vida numa boa?
  Por que pessoas perversas não têm um fim com proporcional sofrimento?
  Por que tantas pessoas de bem são vitimadas por padecimentos atrozes?

Ninguém, absolutamente ninguém escapa da Justiça Divina e neste conceito entram as provas e as expiações, assunto a ser tratado noutro momento.

Quando se pratica uma ação, desencadeia-se uma reação retributiva no universo. Ou seja, provoca-se um efeito que inicia curso em direção à sua fonte de ação. Quando, como e através do que ou de quem este efeito se concretizará ninguém sabe dizer. Certo, apenas, é que ele virá, disso não há qualquer dúvida. Nem acaso, nem destino, retribuição.

Quanto a questão acima, importa entender que a Justiça Divina não se restringe ao plano material. Todos os dias, grupos mediúnicos acessam regiões de expurgo espiritual, onde os efeitos se fazem sentir sobre espíritos comprometidos com as leis divinas, que aprendem o preço das perversidades, do mal. De lá ecoam as vozes que descrevem a força da lei. Não, não é o inferno. Este conceito não está associado a um lugar geográfico, a chifres e chamas, mas ao estado de espírito do ser, feliz ou infeliz com sua condição.

Por isso Paulo, o grande apóstolo, ensinou com precisão: “tudo posso, mas nem tudo me convém.”

Da mesma forma, mas em sentido oposto, quando se pratica o bem, o universo não conspira não. Ele retribui. Por isso, Emmanuel, o guia de Chico Xavier, ensinou: o bem que fazes é teu advogado em todo lugar. Esse o sentido do buscai e achareis, princípio crístico que tem correspondência ao karma das tradições budistas e hinduístas, que em seu conceito oriental, sânscrito, corresponde à acto ou acção.

Três esclarecimentos são importantes para compreensão da dinâmica da lei de causa e efeito:  
 
  Sobre as penas eternas;
  Sobre a lei de compensação;
  Sobre o caráter não linear da lei de causa e efeito.

Primeiro, cumpre esclarecer que não existem penas eternas. Ninguém é condenado ao céu ou ao inferno e de lá não sai mais. Isso seria negar a bondade e misericórdia divina.
 
Como viveria uma mãe no céu sabendo que seu amado filho foi condenado ao inferno eternamente?  
 
Essa interpretação serviu para impor a fé pelo medo. Está ultrapassada. Através de outra lei, a da reencarnação, o espírito tem sucessivas chances, recebendo um corpo, uma família, um trabalho e as circunstâncias de sua vida, conforme “suas obras”. Esse conjunto de fatores e circunstâncias serão as mais adequadas à sua evolução. É sua nova chance.
 
Por exemplo, o prepotente reencarnará para ser provado em situações humilhantes, terá fracassos, decepções e freios à sua vaidade, cruzará recorrentemente com pessoas prepotentes – até pela lei de afinidade -, para aprender a ser humilde, manso, simples.
 
  O avaro:
- provará as necessidades, a pobreza, a perda de bens, para aprender o desapego.
 
O egoísta:- será golpeado em sua individualidade e personalismo, provará a solidão, o isolamento, precisará da ajuda de grupos, de equipes, para aprender o valor do conjunto, do repartir, do pensar no outro.
 
Cada um receberá do universo as condições ideais para que cresça. Na medida que se melhora, atrai pessoas e situações afins. Bem atrai o bem, mal atrai o mal. Logo, se aproveita sua nova chance, não precisará passar por tão duras provas e expiações. Assim é a dinâmica geral, com múltiplas variantes e combinações. Ou seja, não há penas eternas, a cada reencarnação, o aluno recebe as lições adequadas a seu grau de evolução.

Outro esclarecimento é que a lei de causa e efeito não é linear. Ou seja, se você fez alguém perder um braço, não necessariamente você perderá um braço.  

Isso é lei do Talião: olho por olho, dente por dente. A lei de Deus é sábia e bondosa. O universo forja uma dinâmica onde o que importa não é devolver um castigo, uma punição, mas propiciar um crescimento. Quando Jesus advertiu Pedro para que embainhasse sua espada, referia-se ao valor moral de forma figurada. Quem pela espada (orgulho, por exemplo) ferir, pelo orgulho será ferido. A lei dá condições adequadas para que o espírito perceba e entronize, por sua própria vivência – maravilhosa ou tormentosa – as diferenças entre o bem e o mal para saber exercitar seu livre arbítrio. O que importa é a experiência em prol do crescimento, não a punição, o castigo.

Por fim, um derradeiro esclarecimento:
 
Ao contrário do que ensina o Budismo, o carma – resultado da lei de causa e efeito – não é irreversível. Deus, em sua bondade, permitiu-nos amenizar ou mesmo neutralizar o efeito que desencadeamos no universo através da lei de compensação. Podemos compensar nossos atos maus, com novos atos bons.

Por isso que Gandhi palestrou com precisão, que um homem que ama neutraliza milhões que odeiam e Jesus assinalou que o amor move montanhas. Não se reportava a um acidente geológico, mas a montanhas de “pecados”, os carmas que geramos. Há quem pense que, sendo assim, pode fazer o que quiser e depois praticar a caridade para compensar. São muitas as mensagens do plano espiritual que vaticinam que o que vale é a intenção. Caridade interesseira é nula.

O espírita-cristão, na medida que conhece a dinâmica do universo, melhor compreende a vida e, embora falível, pensa mil vezes antes de praticar atos que prejudiquem a si, ao próximo, à sociedade, à natureza, pois sabe que dispara efeito no universo que irá alcançá-lo, cedo ou tarde. Portanto, o mal que faz a outrem a si mesmo se faz. Por isso, luta para ser uma pessoa melhor, compreende que a vingança tem efeito bumerangue e lhe atrasa a evolução, aprende a se resignar e não reclamar das dificuldades, sabe que não existe injustiça e que podemos plantar nosso futuro, semeando agora.

Avalie o que você recebeu do universo até este momento e poderás ter superficial noção sobre o que você semeou. Examine o que você está fazendo na atual vida e poderás vislumbrar a futura retribuição que receberás.

Ah, e se você um dia ficar ilhado e for socorrido, não seja ingrato, agradeça, pois embora o universo não seja rancoroso, é sábio e retributivo.

Postado por Denis Gleyce.
Título: Re: A SEMEADURA É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA.
Enviado por: awa em 15 de Dezembro de 2009, 15:18
CAUSA E EFEITO
IRIS DE PAULA – GRUPO FÉ
 

TODO SOFRIMENTO E AMARGURA               
SÓ RESULTAM DE UMA VIDA               
SEM PREPARO E SEM CENSURA            
QUE VAI AFASTANDO QUEM            
EM TRESLOUCADA DESVENTURA            
SE PERDEU EM TÃO GRANDE DOR            
POR FALTA DE AMOR.
                  
E EMBORA A LUZ SE APRESENTE         
DEBELANDO A AGONIA            
DO REBELDE INCONSEQUENTE            
OPERANDO MARAVILHAS               
RECOMPONDO CORPO E MENTE               
MESMO ASSIM NÃO ALCANÇARÁ         
BREVE DESPERTAR   
               
POIS, QUEM TANTO DEU,               
TANTO ENSINOU, TUDO SOFREU      
SÓ POR AMAR      
POR TRANSMITIR            
AS VERDADES DIVINAS.      
BRINDANDO AO MUNDO         
MENSAGENS CRISTALINAS   
DESENVOLVENDO         
O MAIS ALTO GRAU DO AMOR               
O SUPREMO AMOR, INFINITO AMOR.

                     
CRISTO TROUXE À TERRA A CLARIDADE            
DESVENDANDO O UNIVERSO         
ALERTANDO A HUMANIDADE         
DOS TESOUROS EXISTENTES         
DENTRO DA FRATERNIDADE         
E DEPOIS A VIDA DOOU      
NA CRUZ DO AMOR.
                     
ENVOLVIDO EM LINDA LUZ BRILHANTE      
PERDOOU AOS INFELIZES         
TÃO SERENO E CONFIANTE            
RESSALTANDO EM OUTRA VIDA         
SUA PÁTRIA TRIUNFANTE            
E PARTIU, PARA O SEU SENHOR         
QUE LHE DEU O AMOR
                        
O SIMPLES VIVER, ELE TRANSFORMOU               
NO AMANHECER DA ESPERANÇA      
TRAZENDO A FÉ AO CORAÇÃO               
VIBRANTE, CONSOLANDO A DOR            
DO ENFERMO SUPLICANTE                     
DISTRIBUINDO AS BÊNÇÃOS DO SENHOR         
COM TANTO ESPLENDOR         
PELAS MÃOS DO AMOR            
DOS OBREIROS DO SENHOR


Um grande abraço!
 Muita Paz!

awa


Título: Re: A SEMEADURA É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA.
Enviado por: Marianna em 27 de Dezembro de 2009, 02:27

Lindo poema.

Título: Re: A SEMEADURA É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA.
Enviado por: Nanda Cris em 05 de Fevereiro de 2010, 20:58
Mariana, adorei este artigo da Denis Gleyce.
Título: Re: A SEMEADURA É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA.
Enviado por: Marianna em 06 de Fevereiro de 2010, 23:49
Obrigada querida.
Título: Re: A SEMEADURA É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA.
Enviado por: filhodobino em 09 de Abril de 2010, 18:17
Saúde e Paz a todos!
A verdade embora doa, é nela que devemos refletir para objetivarmos melhorias...
Do contrários... chicotadas nos esperam...


" Tá " Reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arrruda? do Sarney? do Collor? do Renan? do Palocci?  do Delubio? da Roseanne Sarney? dos políticos distritais de Brasilia? do Jucá? dos mais 300 picaretas do Congresso?
E você?
 
Brasileiro Reclama De Quê?

1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.

5. - Fala no celular enquanto dirige.

6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.

7. - Para em filas duplas, triplas em frente às escolas.

8. - Viola a lei do silêncio.

9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.

10. - Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

11. - Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.

12. - Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

13. - Faz  " gato " de luz, de água e de tv a cabo.

14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.

16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.

17. - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.

18. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.

19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.

21. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.

22. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.

23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.

24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fe zinha no jogo de bicho.

26. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.

27. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.

28. - Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.

29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.

30. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

31. Joga lixo nas ruas, desperdiça água, polui o meio ambiente.

E quer que os políticos sejam honestos...

Escandaliza-se com a farra das passagens
aéreas...

Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?

E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!

Vamos dar o bom exemplo!

Espalhe essa idéia!

"Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os
nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores
(educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso
planeta, através dos nossos exemplos..."

Amigos!
A mudança deve começar dentro de nós, nossas casas, nossos valores, nossas atitudes!
Título: Re: A SEMEADURA É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA.
Enviado por: Renato_ em 09 de Abril de 2010, 18:39
Amigo filhodobino, você também já foi carreteiro??
Fantástico esse post seu...
E eu, tenho que fazer uns contra-pontos.
Vê-se, daí, como o brasileiro é inteligente...  ou, na pior das hipóteses, esperto.
Faço uma analogia: motoristas carreteiros, são pequenos ladrões de óleo diesel (eu mesmo já comprei óleo diesel de motoristas de grandes  empresas); ele vende um pneu, e fala para o patrão que o mesmo estourou, de tal forma que não ficou nem a carcaça para se contar a estória... fazem sujeira nos banheiros de postos, roubam rolos de papel higiênico, comercializam arrebites, e entre os mais velhos, viagras do paraguai.
Por que fazem isso? por que roubam? porque todo mundo rouba ele. Vai ressolar um pneu, e te cobram 400 reais. Entope um filtro de óleo diesel, e o bombista desmonta a bomba injetora, troca umas peças, tudo no valor de 800 reais, sendo que todo o problema se resumia à troca do filtro, que custa 12 reias.
Brasileiro tem fama de ladrão no mundo!!! Lógico que ele pede uma nota fiscal no valor de 1000, quando gastou só 200, afinal o Imposto de Renda é somente 27% da sua renda. Pouquinho né??
Filho do bino: não va me dizer que você nunca comprou um cd ou dvd pirata, pelo bagatela de 4 reais, sendo que o da Copacabana, ou da Sony Music, custa 50 reiais??
Temos sim os políticos que merecemos, mas somos coniventes com isso como você mesmo disse.

Brasil é o melhor país do mundo para se viver, ainda que sejamos roubados de tudo quanto é lado. Aqui, eu posso sustasr um cheque para aquele sujeito que me cobrou 800 da bomba injetora, quando o problema era trocar um filtro de 12 reais. Nos Estados unidos, isso dá cadeia ....



Enfim....



Essas questões, são de somenos  importância...



Vc mesmo pratica alguma dessas coisas que enumerou como anti-éticas e não adianta teimar dizendo que não, que um brasileirio conhece outro brasileiro .



E eu amo o Braisl apesar de tudo


abçs


Renato


 
Título: Re: A SEMEADURA É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA.
Enviado por: Mourarego em 10 de Abril de 2010, 00:55
Valeu filho do Bino!
Grande post, disse tudo sem  colocar gravata na língua!
Abraços,
Moura
Título: Re: A SEMEADURA É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA.
Enviado por: hcancela em 10 de Abril de 2010, 19:31
Olá amigos(as)

Valeu mesmo filhodobino ;D ;D ;D ;D

Para apimentar um pouco mais, deixo este video, mas não pensem que é só por aí não amigos(as)no( Brasil), dá-me a sensação que é em todo lado.

Já agora ;D ;D ;D
Já conduzi camiões por toda a Europa, agora estou noutra.EH!EH!EH!EH

 

Observem o silêncio que se fez enquanto a Deputada discursava!!! É estarrecedor!!!

 

http://www.youtube.com/watch?v=G-SHAak_stc&feature=email (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PUctU0hBYWtfc3RjJmFtcDtmZWF0dXJlPWVtYWls)


SAUDAÇÕES FRATERNAS

 
 
 
Título: Re: A SEMEADURA É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA.
Enviado por: Marianna em 28 de Abril de 2010, 20:05

Muito bom o vídeo cancela.
Obrigada.