0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
lucazan, peço sua permissão e licença ao Moura para responder o seu post #279"O que você quer dizer com vida vegetativa caro Moura?605 a Assim, além de suas próprias imperfeições, das quais o Espírito deve se despojar, o homem tem ainda que lutar contra a influência da matéria?– Sim, quanto mais é inferior mais os laços entre o Espírito e a matéria são unidos; não o vedes? O homem não tem duas almas;a alma é sempre única em cada ser. A alma do animal e a do homem são distintas uma da outra, de modo que a alma de um não pode animar o corpo criado para a outra. Mas, ainda que o homem não tenha alma animal que, por suas paixões, o nivele aos animais, tem o corpo que muitas vezes o rebaixa a eles, porque seu corpo é um ser dotado de vitalidade, que tem instintos, porém ininteligentes e limitados ao cuidado de sua conservação.Você ainda acha que o corpo só vegeta?"Aqui o Espírito está afirmando que o corpo sem o Espírito que o intelectualiza só vegeta......é o que ouvimos dizer de muitos casos que, diante do cessamento das atividades próprias do Espírito, o indivíduo passa a ter uma vida vegetativa. Existem casos em que o Espírito reassume a direção daquela matéria vegetativa e o indivíduo recobra a consciência. Mas existem outros casos que, simplesmente desligam=se os recursos mecânicos que manteem a vitalidade daquele corpo e ele perece, por que desespiritualizado ele já estava. Se não fosse assim, teríamos que questionar até a doação de orgãos ou atribui-las a influência de seres maléficos, o que nos conduziria às cavernas primitivas da ignorância e da incoerência do entendimento Espírita que buscamos Você ainda acha que o corpo não e capaz de só vegetar?
...E este PI, não tendo raciocínio próprio, não acumulando aprendizado e nem estando sujeito a experiências provacionais ou expiatórias, onde este PI que o anima encontra subsídios para vir a ser um Espírito que animará um organismo mais complexo?...
Quando o Espírito que anima o corpo humano era um Espírito simples e ignorante o corpo humano, em relação ao que é hoje, era um corpo e um organismo pré histórico. O corpo humano não teve sempre a forma e complexidade que tem hoje. E, sendo assim, ele o corpo humano, estava no nível adequado ao PI que o animava.Quanto as duas hipóteses que kardec cita, da primeira ele faz apenas menção. Já a segunda, a que, ele kardec, julga mais lógica, tece longo comentário, do qual citamos o trecho que postamos.
Iniciado por CYNDY Mensagens de Ânimo
Iniciado por luis2010 Outros Temas
Iniciado por Lu Piazza « 1 2 3 » Outros Temas
Iniciado por HelenaBeatriz « 1 2 3 4 5 » Off-topic
Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.