Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Mensagens de Ânimo »
  • Jornal das Boas Notícias »
  • O Espírita e o Mundo Atual

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: O Espírita e o Mundo Atual  (Lida 2816 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ignarus

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1328
  • Participação: 141
  • Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
  • Relevância: +346
  • Cidade: Brusque - SC
  • País: Brasil
O Espírita e o Mundo Atual
« em: 25 de Dezembro de 2012, 18:05 »
0Gostou?
O  Espírita e o Mundo Atual

A  Terra está passando por um período crítico de crescimento. Nosso pequenino  mundo, fechado em concepções mesquinhas e acanhados limites, amadurece para o  infinito. Suas fronteiras se abrem em todas as direções. Estamos às vésperas de  uma Nova Terra e um Novo Céu, segundo as expressões do Apocalipse. O  Espiritismo veio para ajudar a Terra nessa transição.

Procuremos,  pois, compreender a nossa responsabilidade de espíritas, em todos os setores da  vida contemporânea. Não somos espíritas por acaso, nem porque precisamos do  auxílio dos Espíritos para a solução dos nossos problemas terrenos. Somos  espíritas porque assumimos na vida espiritual graves responsabilidades para  esta hora do mundo. Ajudemo-nos a nós mesmos, ampliando a nossa compreensão do  sentido e da natureza do Espiritismo, de sua importante missão na Terra. E  ajudemos o Espiritismo a cumpri-la.

O  mundo atual está cheio de problemas e conflitos. O crescimento da população, o  desenvolvimento econômico, o progresso cientifico, o aprimoramento técnico, e a  profunda modificação das concepções da vida e do homem, colocam-nos diante de  uma situação de assustadora instabilidade. As velhas religiões sentem-se  abaladas até o mais fundo dos seus alicerces. Ameaçam ruir, ao impacto do  avanço cientifico e da propagação do ceticismo. Descrentes dos velhos dogmas,  os homens se voltam para a febre dos instintos, numa inútil tentativa de  regressar à irresponsabilidade animal.

O  espírita não escapa a essa explosão do instinto. Mas o Espiritismo não é uma  velha religião nem uma concepção superada. É uma doutrina nova, que apareceu  precisamente para alicerçar o futuro. Suas bases não são dogmáticas, mas  cientificas, experimentais. Sua estrutura não é teológica, mas filosófica,  apoiada na lógica mais rigorosa. Sua finalidade religiosa não se define pelas  promessas e as ameaças da Teologia, mas pela consciência da liberdade humana e  da responsabilidade espiritual de cada indivíduo, sujeita ao controle natural  da lei de causa e efeito. O espírita não tem o direito de tremer e apavorar-se,  nem de fugir aos seus deveres e entregar-se aos instintos. Seu dever é um só:  lutar pela implantação do Reino de Deus na Terra.

Mas  como lutar? Este livrinho procurou indicar, aos espíritas, várias maneiras de  proceder nas circunstâncias da vida e em face dos múltiplos problemas da hora  presente. Não se trata de oferecer um manual, com regras uniformes e rígidas,  mas de apresentar o esboço de um roteiro, com base na experiência pessoal dos  autores e na inspiração dos Espíritos que os auxiliaram a escrever estas  páginas. A luta do espírita é incessante. As suas frentes de batalha começam no  seu próprio íntimo e vão até os extremos limites do mundo exterior. Mas o  espírita não está só, pois conta com o auxílio constante dos Espíritos do Senhor,  que presidem à propagação e ao desenvolvimento do Espiritismo na Terra.

A  maioria dos espíritas chegaram ao Espiritismo tangidos pela dor, pelo  sofrimento físico ou moral, pela angústia de problemas e situações insolúveis.  Mas, uma vez integrados na Doutrina, não podem e não devem continuar com as  preocupações pessoais que motivaram a sua transformação conceptual. O  Espiritismo lhes abriu a mente para uma compreensão inteiramente nova da  realidade. É necessário que todos os espíritas procurem alimentar cada vez mais  essa nova compreensão da vida e do mundo, através do estudo e da meditação. É  necessário também que aprendam a usar a poderosa arma da prece, tão  desmoralizada pelo automatismo habitual a que as religiões formalistas a  relegaram.

A  prece é a mais poderosa arma de que o espírita dispõe, como ensinou Kardec,  como o proclamou Léon Denis e como o acentuou Miguel Vives. A prece verdadeira,  brotada do íntimo, como a fonte límpida brota das entranhas da terra, é de um  poder não calculado pelo homem. O espírita deve utilizar-se constantemente da  prece. Ela lhe acalmará o coração inquieto e aclarará os caminhos do mundo. A  própria ciência materialista está hoje provando o poder do pensamento e a sua  capacidade de transmissão ao infinito. O pensamento empregado na prece leva  ainda a carga emotiva dos mais puros e profundos sentimentos. O espírita já não  pode duvidar do poder da prece, pregado pelo Espiritismo. Quando alguns  "mestres" ocultistas ou espíritas desavisados chamarem a prece de  muleta, o espírita convicto deve lembrar que o Cristo também a usava e também a  ensinou. Abençoada muleta é essa, que o próprio Mestre dos Mestres não jogou à  margem do caminho, em sua luminosa passagem pela Terra!

O  espírita sabe que a morte não existe, que a dor não é uma vingança dos deuses  ou um castigo de Deus, mas uma força de equilíbrio e uma lei de educação, como  explicou Léon Denis. Sabe que a vida terrena é apenas um período de provas e  expiações, em que o espírito imortal se aprimora, com vistas à vida verdadeira,  que é a espiritual. Os problemas angustiantes do mundo atual não podem  perturbá-lo. Ele está amparado, não numa fortaleza perecível, mas na segurança  dinâmica da compreensão, do apercebimento constante da realidade viva que o  rodeia e de que ele mesmo é parte integrante. As mudanças incessantes das  coisas, que nos revelam a instabilidade do mundo, já não podem assustar o  espírita, que conhece a lei de evolução. Como pode ele inquietar-se ou  angustiar-se, diante do mundo atual?

O  Espiritismo lhe ensina e demonstra que este mundo em que agora nos encontramos,  longe de nos ameaçar com morte e destruição, acena-nos com ressurreição e vida  nova. O espírita tem de enfrentar o mundo atual com a confiança que o  Espiritismo lhe dá, essa confiança racional em Deus e nas suas leis admiráveis,  que regem as constelações atômicas no seio da matéria e as constelações astrais  no seio do infinito. O espírita não teme, porque conhece o processo da vida, em  seus múltiplos aspectos, e sabe que o mal é um fenômeno relativo, que  caracteriza os mundos inferiores. Sobre a sua cabeça rodam diariamente os  mundos superiores, que o esperam na distância e que os próprios materialistas  hoje procuram atingir com os seus foguetes e as suas sondas espaciais. Não são,  portanto, mundos utópicos, ilusórios, mas realidades concretas do Universo  visível.

Confiante  em Deus, inteligência suprema do Universo e causa primária de todas as coisas,  - poder supremo e indefinível, a que as religiões dogmáticas deram a aparência  errônea da própria criatura humana, - o espírita não tem o que temer, desde que  procure seguir os princípios sublimes da sua Doutrina. Deus é amor, escreveu o  apóstolo João. Deus é a fonte do Bem e da Beleza, como afirmava Platão. Deus é  aquela necessidade lógica a que se referia Descartes, que não podemos tirar do  Universo sem que o Universo se desfaça. O espírita sabe que não tem apenas  crenças, pois possui conhecimentos. E quem conhece não teme, pois só o  desconhecido nos apavora.

O  mundo atual é o campo de batalha do espírita. Mas é também a sua oficina,  aquela oficina em que ele forja um mundo novo. Dia a dia ele deve bater a  bigorna do futuro. A cada dia que passa, um pouco do trabalho estará feito. O  espírita é o construtor do seu próprio futuro do mundo. Se o espírita recuar,  se temer, se vacilar, pode comprometer a grande obra. Nada lhe deve perturbar o  trabalho, na turbulenta mas promissora oficina do mundo atual.

Em  resumo:
O  espírita é o consciente construtor de uma nova forma de vida humana na Terra e  de vida espiritual no Espaço; sua responsabilidade é proporcional ao seu  conhecimento da realidade, que a Nova Revelação lhe deu; seu dever de enfrentar  as dificuldades atuais, e transformá-las em novas oportunidades de progresso,  não pode ser esquecido um momento sequer; espíritas, cumpramos o nosso dever!

José  Herculano Pires
Livro  Tesouro dos Espíritas

« Última modificação: 25 de Dezembro de 2012, 18:10 by Ignarus »
Registado
Forte e Fraternal Abraço!

Ignarus

Offline Shaila de Almeida Bonfim

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 22
  • Participação: 5
  • Shaila de Almeida Bonfim is on the verge of being accepted.Shaila de Almeida Bonfim is on the verge of being accepted.Shaila de Almeida Bonfim is on the verge of being accepted.Shaila de Almeida Bonfim is on the verge of being accepted.Shaila de Almeida Bonfim is on the verge of being accepted.
  • Relevância: +4
  • Cidade: São José dos Campos
  • País: Brasil
Re: O Espírita e o Mundo Atual
« Responder #1 em: 25 de Dezembro de 2012, 23:19 »
0Gostou?
Gostei muito de ler a mensagem. Muito esclarecedora e nos incentiva a seguir adiante. Obrigada.

Registado

Offline Ignarus

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1328
  • Participação: 141
  • Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
  • Relevância: +346
  • Cidade: Brusque - SC
  • País: Brasil
Re: O Espírita e o Mundo Atual
« Responder #2 em: 26 de Dezembro de 2012, 00:52 »
0Gostou?
Olá Shaila, fico contente em saber que você entendeu a mensagem e gostou, esperamos a sua paricipação sempre!

Paz e Alegria!

Registado
Forte e Fraternal Abraço!

Ignarus

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: O Espírita e o Mundo Atual
« Responder #3 em: 26 de Dezembro de 2012, 14:13 »
0Gostou?
Não temos como descordar do Mestre herculano mano Ignarus!
Fala-se muito em alguns outros fóruns, que a literatura sem a outorga do CUEE  como Violetas na janela, etc, pode ser a porta de entrada para a DE, no entanto, fizemos há anos uma pesquisa de tres dias, num CE onde o número de assistentes passa dos tres mil em cada dia dos finais de semana, na tres horas de estudo e trabalhos que há por lá, e conseguimos ver que 80% dos que ali chegavam movidos por atos obras lá não ficavam ao saberem que a coisa não se dá como lemos nesses livros.
O Estudo sério e gravem a perseverança neles é que nos vão trazer o Conhecimento e este só não basta, necessitamos de passar a viver sob os limites da DE, e isso para muitos ainda está fora do alcance.
Abraços,
Moura


Registado

Offline Ignarus

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1328
  • Participação: 141
  • Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
  • Relevância: +346
  • Cidade: Brusque - SC
  • País: Brasil
Re: O Espírita e o Mundo Atual
« Responder #4 em: 26 de Dezembro de 2012, 14:37 »
0Gostou?
Pois é, amigo MOura, agora podemos entender perfeitamente a assertiva de que Muitos seriam chamados mas poucos seriam os escolhidos.

POis que ve a beleza das flores e a doçura dos frutos esquece que tudo se inicia num árduoi trabalho de automodificação para sair do lodo da terra e erguer-se aos céus. Muitos quando enxergam a realidade sobre si próprios, levantam questionamentos infundados, acusam os "anjos" de cometerem erros, condenam os companeiros de jornada, denominam de cegos voluntários aqueles que não aceitam seus conceitos e que desejam espal;har a luz do entendimento conforme a DE e revoltam-se contra Deus. Enfim, desistem da luta onde terão que enfrentar a si próprios e ficam no ociosidade sem fazerem nada de útil para amenizar a dor alheia quanto a si própria, falam, esbravejam e não compreendem as mais simples verdades capazes de libertá-los de si próprios aliviando todo sofrimento.

Mas lembremos de que na Seara de Jesus, nenhuma semente se perde, tudo é uma questão de tempo, pois a dor que incomoda faz crescer a vontade de mudar.

Tenhamos, pois, paciência,tolerância e  insistência, façamos a nossa parte com a humildade daquele que serve no mais simples trabalho da Seara do Senhor.

Aproveitemos a chance criada pelos livros que atraem as pessoas e façamos o melhor possível com o cuidado de nunca lançar-lhes a verdade diante de si próprios de modo como quem lança um balde de água fervente numa pequena planta.

Estejamos conscientes de que através dos erros é que chegamos à perfeição entendo o verdadeiro conteúdo das lições, não desmotivemos, pois, aqueles que despertam para algo que nunca aceitaram no passado.

Forte abraço!

Registado
Forte e Fraternal Abraço!

Ignarus


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Jovem no mundo atual. pps

Iniciado por Atma Espiritismo & Jovens

0 Respostas
6232 Visualizações
Última mensagem 01 de Outubro de 2008, 13:22
by Atma
O ESPÍRITA E O MUNDO ATUAL.

Iniciado por Atma Acção do Dia

1 Respostas
3157 Visualizações
Última mensagem 02 de Fevereiro de 2009, 12:51
by Atma
Gandhi -um santo no mundo atual

Iniciado por Felipa Power Point

1 Respostas
1949 Visualizações
Última mensagem 13 de Março de 2010, 23:17
by macili
O Espírita e o Mundo Atual

Iniciado por Marccello Artigos Espíritas

5 Respostas
3563 Visualizações
Última mensagem 20 de Agosto de 2010, 17:03
by EmBuscaDaLuz
Como se encontra o atual cenário espírita na pátria do evangelho ?

Iniciado por marceloassis77 Artigos Espíritas

0 Respostas
2108 Visualizações
Última mensagem 28 de Novembro de 2011, 17:34
by marceloassis77

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC