Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Convívio => Tópico iniciado por: Edna ☼ em 12 de Setembro de 2017, 20:49

Título: Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio 🎗
Enviado por: Edna ☼ em 12 de Setembro de 2017, 20:49
(https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTQczE_bSZVfZ4SjUBBdxaRrXDyA78k7n9xSxDOMFe_eHFM-BjS)


"Dia 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, data assinalada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Este ano é domingo, mas ainda que assim não fosse, a OMS com este facto pretende sensibilizar e convocar os países-membros para a definição de estratégias destinadas a prevenir o suicídio, um sério problema de saúde pública sobre o qual a doutrina espírita, como se sabe, tem muito a dizer.

As associações espíritas em geral podem aproveitar esta oportunidade e promover o tema de forma esclarecida, pela positiva (!), com o objetivo de alertar os frequentadores das suas sessões de palestras, por exemplo, que esta é com certeza a pior forma de partir da vida material consoante os dramas a que assistimos nas reuniões mediúnicas de auxílio a quem parte e fica em dificuldades no Plano Espiritual.

É relevante adicionar os comportamentos mentais que os familiares devem ter no sentido de ajudar quem cometeu esse ato, já que as leis da natureza criadas por Deus não olham a quem quando funcionam a partir da própria consciência, quer em relação a quem comete o suicídio quer a quem o rodeia no quadro de amigos e familiares.

Pode-se explicar que suicídio, na óptica espírita, não é apenas o ato de destruir num momento o corpo material e continuar a viver numa dimensão espiritual mais sofrida, mas todos os pequenos atos do dia a dia oriundos dos maus hábitos que destroem sucessivamente o veículo de manifestação nas formas densas que é o corpo físico.

Também não é de menosprezar, de modo nenhum, o conhecimento de índole científica, psiquiátrica e psicológica, do ponto de vista material, pois possui complementos úteis no sentido de prevenir esse estado de dor.

Se por alguma razão essa ideia lhe passar pela cabeça, não a veja como solução, pois não o é de facto como dita a experiência: ao invés de resolver o problema vai somar esses outros e alguns podem até estender-se a uma vida posterior com lesões no corpo espiritual. Não é castigo de Deus, mas é assim que invariavelmente o nosso inconsciente interpreta as leis da vida a partir da nossa própria consciência.

O apoio ao suicida potencial em várias vertentes é importante: a nível de terapia médica e psicológica, bem como o complemento do apoio espiritual mais indicado.

Esta campanha da OMS deve também ser não só de coletividades mas de cidadãos que já se encontram esclarecidos e que devem contribuir no sentido de passar adiante tranquila e sucintamente a informação útil a quem quiser ouvi-la, seja nos contatos interpessoais do dia a dia quer nas redes sociais da internet.

Segundo dados oficiais da Direção-Geral de Saúde consultados na internet, em Portugal a taxa de suicídio por cada 100 mil habitantes rondará os 10% na última década.

Se um dia falar sbre este tema não deixe de se inspirar antes neste brilhante trabalho - clique aqui: http://www.abp.org.br/portal/imprensa/manual-de-imprensa/

Fonte:  ADEP