Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Psicologia & Espiritismo »
  • Sexualidade »
  • Homossexualidade »
  • Homossexualidade e a Luta Pela Dignidade

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 2 [3]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Homossexualidade e a Luta Pela Dignidade  (Lida 17956 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Homossexualidade e a Luta Pela Dignidade
« Responder #30 em: 21 de Fevereiro de 2019, 17:19 »
0Gostou?



O Depoimento De Um Homossexual

Logo desde muito cedo começamos a sentir algo diferente, olhamos para pessoas do mesmo sexo que nós e começa por ser normal certas coisas...

Crescemos numa "irrealidade" assim digamos, onde acreditamos que o mundo que nos espera não é cruel. E na verdade é e bastante, e sempre me questionei em relação a isso mesmo. Existem pessoas capazes de coisas muito cruéis, as vezes uma palavra dói mais do que um ato...

E na verdade foi por isso mesmo que eu passei, desde muito novo que sofri com o preconceito das outras pessoas pelo homossexualismo. Fechava-me no meu canto e queria ficar sozinho, era muito complicado eu tinha apenas 13/14 anos.

A minha cabeça estava uma confusão!

E posso dizer que sofri imenso, passei tempos muito complicados. Mas felizmente e graças a Deus, existiram pessoas que me ajudaram a levantar e ajudaram-me a seguir o meu caminho, em frente.

Por todas as coisas que a vida me submeteu, em mim foi criando e está-se criando uma auto aceitação pessoal... Porque esta sempre foi a realidade que eu conheci...

Parte-me o coração as mortes que existem de adolescentes homossexuais a suicidarem-se, infelizmente não tem conhecimentos que isso não resolve nada, mas eu compreendo tão bem o que isso custa, porque é desumano, é muito complicado.

Sempre tive imensa fé em Deus desde muito novo, e agradeço imenso ter tido a oportunidade de ter conhecimentos a níveis espirituais. Hoje compreendo o porque desta realidade que fui submetido.

Foi uma provação a que o meu espírito teve que passar por noutras encarnações ter sido um espírito homofóbico. Senti na pele a dor da homossexualidade. E o que aqui relatei foi muito abreviado porque é muito complicado tudo isto.

Hoje sou uma pessoa muito mais humana, sensível, disposta a ajudar, mais compreensiva...

Existiu uma lição que pude tirar no meio disto. No entanto, ainda me sinto atraído por pessoas do mesmo sexo que eu.

Que poderei eu fazer?
Apenas... deixo a vida andar.

Um abraço a todos, cheio de amor e carinho.

Paz e amor, Tiago.



Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Homossexualidade e a Luta Pela Dignidade
« Responder #31 em: 02 de Maio de 2019, 04:18 »
0Gostou?




A Verdade que liberta

Segundo Nelson (2008), os estudos bíblicos contemporâneos indicam com suficiente persuasão que o tema principal da história e a preocupação do escritor [Moisés, ou seja lá quem escreveu] não era a atividade homossexual, mas a violação da justiça social rudimentar e das antigas normas hebraicas de hospitalidade.

O pecado de Sodoma foi a quebra das leis de hospitalidade e justiça. Relembremos ainda que era prática comum no Oriente Médio, na época, submeter os inimigos do sexo masculino capturados ao estupro anal. A prática significava domínio e desprezo.

À medida que a atividade homossexual expressava ódio e desprezo – particularmente nas sociedades que davam grande importância à dignidade masculina – era natural que essa atividade fosse sumariamente rejeitada.

Fazendo-se justiça ao texto, é difícil considerar a narrativa sobre Sodoma como julgamento sobre todas as atividades homossexuais, uma vez que estava em jogo o estupro homossexual, esse sim, condenado.

Para uma melhor compreensão do que seria o “estupro homossexual”, é o mesmo que acontece hoje em nossos presídios.

Alguns presos [heterossexuais] indignados com criminosos julgados como pedófilos ou estupradores, fazem “justiça” própria submetendo o acusado à vergonha de ser molestado sexualmente; dando-lhe a mesma paga pelo crime cometido.

Segundo Wink, “o pecado dos sodomitas era o rapto homossexual perpetrado por heterossexuais com a intenção de humilhar os estrangeiros ao tratá-los “como mulheres”, desmasculinizando-os” (2008, p. 9).

E o mesmo acontece em Juízes 19.21 – acrescenta ele:
“Os casos brutais de estupro praticados por bandos em nada correspondem à questão da legitimidade ou não das consentidas expressões de amor entre adultos do mesmo sexo” (Ibid, p.9).

Em Dt 23.17-18, Wink lamenta que em algumas versões – especificamente a King James – o termo usado como “sodomita”, na verdade se refere a um “garanhão” heterossexual envolvido com os ritos cananeus de fertilidade infiltrados no culto judaico.

Veja o uso do termo em questão por outras traduções:

Bíblia de Jerusalém [1995]: usou o termo “prostituto sagrado”.
Bíblia Plenitude [2002]: traduziu como “sodomita”, seguindo o exemplo da King James;
Bíblia Católica – Versão dos Monges de Maredsous [1958]: omite tanto “prostituto” como “sodomita”.
Bíblia na Linguagem de Hoje [1988]: “refere-se tanto a homens e mulheres como “praticantes de prostituição”.
Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas [1986]: também usa o termo “prostitutos” tanto para homens como para mulheres.

▬  Traduções de João Ferreira de Almeida:

a) Revista e Atualizada [1992]: usou o termo “Sodomita”;
b) Revista e Corrigida [1995]: usou o termo “Sodomita”.

Segundo Johnston (2008), tanto o texto de Dt 23.17-19 como I Rs 14.24 e II Rs 23.7, que parecem referir-se a “prostitutos sagrados” masculinos, trata-se na verdade, de tradução errada da palavra hebraica qadesh.

A raiz da palavra significa “sagrado” e se refere ao contexto dos que trabalhavam em templos não-judaicos. Enquanto a forma feminina, qadesh(ah) descrevia deveres sexuais, o vocábulo masculino aplicava-se a sacerdotes com outras funções no culto.

▬  Perceberam aí a malícia dos tradutores cristãos que interpretam tais passagens como lhes convém?

NOTA: Ao contrário do que os pastores pregam por aí nas igrejas, a prostituição na Bíblia era natural e não era considerada pecaminosa, pois servia até para salvaguardar a virgindade de muitas mulheres solteiras e o direito de propriedade dos maridos.

Em Gênesis 38.12-19, vemos Tamar disfarçando-se de prostituta para seduzir e transar com Judá;
Em Juízes 16.1, vemos Sansão – um homem escolhido por Jeová – transando também com uma prostituta.
Em Josué 2.1, vemos que dois espias enviados por Josué ao chegarem em Jericó, não procuraram outro lugar para “pousar” senão a casa da prostituta Raabe.

Em lugar nenhum do Velho Testamento lemos explicitamente a proibição de relações sexuais antes do casamento; pelo contrário, no livro de Cantares encontramos relatos de uma relação amorosa proibida e acima de tudo pedófila!

Ainda de acordo com Wink (2008,p.p.14-15),

“A poligamia era vivida tanto no Velho como no Novo Testamento e continuou a ser praticada esporadicamente no judaísmo até alguns séculos depois do período do Novo Testamento; isso pode-se saber por meio do Mishnah e do Talmude”! Confira também em I Tm 3.2,12 e Tt 1.6.

Quanto a I Coríntios 6.9 e I Timóteo 1.10, Wink também afirma categoricamente que:
 “Não é claro que referem-se a parceiros “ativos” ou “passivos” em relações homossexuais ou prostitutos do sexo masculino homossexuais ou heterossexuais. Não se sabe se era apenas homossexualidade, promiscuidade ou sexo por dinheiro.” (Ibid,p.10)

Mas e quanto aos outros versículos:

▬  Quais as interpretações corretas?
▬  O que realmente dizem sobre a homossexualidade?

Vamos tecer algumas considerações acerca deles:

a) Levítico 18.22 e 20.13 diz que é abominação um homem deitar-se com outro homem e ordena que tais homens sejam mortos. Tal ato foi abominado pelos hebreus por diversas “razões”:

I – O conhecimento hebraico pré-científico entendia que o sêmen continha a totalidade da vida que iria nascer. Sem conhecer óvulos, nem ovulação, os hebreus achavam que a mulher fornecia apenas o espaço para a incubação.

Quando o derramar do sêmen fugia do propósito de procriação, como coito interrompido, masturbação masculina e atos homossexuais, era considerado abominação – semelhante ao aborto ou assassinato. Ao contrário do homem, não havia qualquer proibição desses atos entre mulheres, deixando claro o patriarcalismo da cultura hebraica.

II – A recusa de Onan de engravidar sua cunhada viúva, praticando o coito interrompido, foi interpretada por Moisés como séria violação do decreto divino a ponto dele ser [supostamente] morto por Javé [Gn 38.1-11].

b) Romanos 1.26-27 referem-se a eles como “praticantes de imoralidades”.

O que enquadra praticamente a toda a humanidade, pois qual desses cristãos propagadores de tal Palavra que não peca?

Não há diferença alguma entre um pecado e outros citados por Paulo. Isto só prova que de “pecado” ele não entendia nem dos dele!




Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.


  • Imprimir
Páginas: 1 2 [3]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Dignidade mediúnica

Iniciado por aruanda Comunicabilidade dos Espíritos

2 Respostas
2882 Visualizações
Última mensagem 13 de Junho de 2008, 18:49
by Ann@
Viva com dignidade

Iniciado por sensitive Acção do Dia

0 Respostas
2662 Visualizações
Última mensagem 22 de Dezembro de 2008, 22:39
by sensitive
A DIGNIDADE DA MULHER

Iniciado por aruanda Jornal das Boas Notícias

8 Respostas
5519 Visualizações
Última mensagem 07 de Fevereiro de 2009, 18:34
by Ramon
Luta Pela Vida

Iniciado por marceloassis77 Outros Temas

1 Respostas
2544 Visualizações
Última mensagem 28 de Dezembro de 2011, 18:41
by Alcione Tardin
A difícil luta pela igualdade dos direitos

Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia

0 Respostas
2006 Visualizações
Última mensagem 12 de Julho de 2014, 11:35
by dOM JORGE

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC