Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Psicologia & Espiritismo »
  • Sexualidade »
  • Homossexualidade »
  • Homossexualidade na visão espírita

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 ... 7 8 [9] 10 11   Ir para o fundo

Autor Tópico: Homossexualidade na visão espírita  (Lida 50464 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #120 em: 01 de Janeiro de 2013, 05:01 »
0Gostou?
Citação de: Susana FE em 03 de Outubro de 2012, 18:03

693 do LE  São contrários à lei da Natureza as leis e os costumes humanos que têm por fim ou por efeito criar obstáculos à reprodução?
 “Tudo o que embaraça a Natureza em sua marcha é contrário à lei geral.”
 
694 do LE- Que se deve pensar dos usos, cujo efeito consiste em obstar à reprodução, para satisfação da sensualidade?
 
“Isso prova a predominância do corpo sobre a alma e quanto o homem é material.”


Gente, me desculpem , mas por mais que as informações dos espíritos venham de encontro aos nossos costumes não podemos simplesmente ignorá-las.
Nas palavras dos espíritos a satisfação da sensualidade( sexo sem finalidade reprodutiva) é sinônimo de predomínio da matéria sobre o espírito.
Já li e reli essas questões pelo menos algumas dezenas de vezes e tenho visto comentários que vão frontalmente contra o que dizem os espíritos.
Gostemos ou não está escrito com todas as letras que usar métodos para se evitar a gravidez é contrário á lei geral.
Se temos dificuldade de vivenciar as determinações dos espíritos, aí são outros quinhentos ,mas está escrito na doutrina sim  que a finalidade do sexo precípua é reprodutiva e não venham me dizer que quem faz sexo não tem por objetivo satisfazer a sensualidade porque mesmo que tenham mudado o nome para "fazer amor" na realidade está a se fazer sexo porém com uma pessoa com a qual se tem laços afetivos.
Ao final de toda relação sexual o que se busca é um prazer físico, é o estímulo dos sentidos.
Até hoje não tive a oportunidade de conhecer uma simples alma que fizesse sexo sem o objetivo de saciar o seu desejo ás vezes com a pessoa que se ama( fazer amor) , outras com alguém pela qual se sente atraído fisicamente( fazer sexo),mas ao final o que se busca é o prazer físico.
Não é nenhum crime fazer sexo pelo sexo é apenas um traço ainda da nossa inferioridade e predomínio da animalidade, apenas mais um apego.

abraços
Susana
Citação de: Susana FE em 03 de Outubro de 2012, 18:24

Conheço a intimidade sexual de muitos casais e posso te dizer que o que vejo hoje é muito , mas muito sensualismo disfarçado.
Como se o fato de fazermos algo , por mais bizarro e inusitado que seja, com quem amamos tivesse o condão de dar um ar de respeito a coisa.
Não estou entrando no mérito se tem amor, se não tem. Se o sexo com amor é melhor do que sem, etc.
Estou apenas trazendo as palavras claras e diretas dos espíritos, reconheço que são um pouco inconvenientes porque se chocam com nossos costumes, mas não tem como negar: está lá.
Só para constar, também não cheguei nesse estágio evolutivo a ponto de conseguir dominar a influência da matéria mas tenho plena consciência de que minha forma de ver a sexualidade é ainda fruto da minha imaturidade.
Não estou aqui moralizando ninguém só lembrando o que a doutrina diz sobre o assunto, segue quem quer.
Eu mesma não consegui ainda.
abraços
Susana

Citação de: Susana FE em 03 de Outubro de 2012, 18:28
Sm Gustavo, concordo com tudo.
Aliás nunca disse que quem faz sexo sem finalidade reprodutiva está errado, na verdade isso está dento do nosso estágio evolutivo, mas pela palavra dos espíritos esta forma de vivenciar a sexualidade é sim sinônimo de atraso evolutivo, de inferioridade  e creio também que chegará um momento em que nossa concepção de sexualidade amadurecerá.
abraços
Susana

Citação de: Susana FE em 03 de Outubro de 2012, 19:24
Nunca achei que sexo seja algo sujo ou deprimente ,mas não há como negar que a sexualidade está relacionada ao nosso lado mais animal e que ela visa saciar nossos desejos físicos.
E o lado animal também é normal,não é certo nem errado, mas apenas uma etapa de aprendizado que em determinado momento devemos ultrapassar.
Sexo não é sujo é algo belo e natural nós humanos que sempre distorcemos as coisas.
Ninguém disse que sexo é algo sujo ou pecaminoso.
Veja bem amigo Rui, aqui se discute doutrina então tudo o que trouxe foi com base no que tá na codificação.
Por mais que isso vá de encontro aos nossos usos e costumes os espíritos são claros ao dizer que sexo sem finalidade reprodutiva significa predomínio da matéria.
Susana não disse nada. Susana trouxe o que está na codificação de forma clara e transparente.
Não há nenhuma condenação ou reprimenda mas apenas uma constatação.
Se ainda usamos o sexo dessa maneira é por conta do nosso estagio evolutivo.
Já disse que cada um faz o que quer mas não adianta ficarmos bravos com o que os espíritos disseram.
Das suas uma: ou nós ainda somos materializados por fazermos sexo da forma como fazemos ou os espíritos estavam errados.
Em várias questões do LE poderíamos colocar um "se", um "mas", um "talvez" mas nesta em especial não temos muita saída porque eles foram muito claros não dando brechas para interpretações.
E como disse, eu ainda não consegui aplicar isso, quem sabe um dia.
abraços
Susana


Isso é direcionado a todos os heterossexuais que acham que se encontram em situação diferente dos homossexuais.

"E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? "
Lucas 6:41


« Última modificação: 01 de Janeiro de 2013, 05:24 by Susana FE »
Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline vidaeterno

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 29
  • Participação: 4
  • vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...
  • ... verdade existe ...
  • Relevância: 0
  • País: Brasil
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #121 em: 01 de Janeiro de 2013, 07:19 »
0Gostou?
Citação de: Susana FE em 01 de Janeiro de 2013, 05:01
Citação de: Susana FE em 03 de Outubro de 2012, 18:03

( ... )
Não é nenhum crime fazer sexo pelo sexo é apenas um traço ainda da nossa inferioridade e predomínio da animalidade (1), apenas mais um apego.

abraços
Susana

Citação de: Susana FE em 03 de Outubro de 2012, 18:24

( ... )
Como se o fato de fazermos algo , por mais bizarro (2) e inusitado que seja, com quem amamos tivesse o condão de dar um ar de respeito a coisa.

abraços
Susana

Citação de: Susana FE em 03 de Outubro de 2012, 19:24

Nunca achei que sexo seja algo sujo ou deprimente ,mas não há como negar que a sexualidade está relacionada ao nosso lado mais animal e que ela visa saciar nossos desejos físicos. E o lado animal também é normal (3),não é certo nem errado, mas apenas uma etapa de aprendizado que em determinado momento devemos ultrapassar.
( ... )
abraços
Susana

Isso é direcionado a todos os heterossexuais que acham que se encontram em situação diferente dos homossexuais.

"E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? " Lucas 6:41 (4)



(1) Animalidade? Condição ou caráter de animal? Então esta entre o vegetal e humano quando quer manter uma relação sexual? Pensa melhor, instinto animal é uma coisa, instinto humano é outra diante da sexualidade! Se diz estar numa condição psíquica inferior perante estes atos por falta de maturidade, que direito a fez estar num corpo humano? Promover mais animalia? Humanos pensando em humanos, animais com animais!

(2) Bizarro? Procure o assunto parafilia. É um assunto muito difundido no meio homossexual. Se procurar vai ver que esse público procura prazeres de uma forma bem inusitada por motivo do ânus não ofereçer o mesmo prazer que a vagina, devéras, induzem ao prazer forçado por métodos e uso de drogas. Natural humano? Pois é, isso não faz parte!

(3) Sexualidade humana relacionado ao lado animal? Nossa, isso é inédito. Só porque o cachorro faz o doggy style o homem acha que proveio o sentido de tal? Quanta falta de maturidade psíquica né? Onde esta a falha? Esse lado animal esta muito estranho. As relações sexuais humanas são providas de seres humanos a seres humanos. Tais são providas de criações de humanos por humanos e assim explica a genealogia educacional. Seria uma pergunta muito particular mais interessante de se fazer, se uma mulher quando esta usando uma lingerie com estampa de pele animal ela em psíquico pensa ser uma onça, tigre e desejando que o parceiro fosse outro animal, tipo tigre, onça, etc. Isso sim, é uma zoofilia subliminar psíquica. Cabe tratamento psicológico. Isso se chama desvio de personalidade e tentativa de caracterização animal por associação sexual. 

Se a mulher em estado exitado, usa uma lingerie com estampa de animal, como muitas vendidas em lojas, onça, tigre, etc, ela obviamente insinua em psíquico ser uma fêmea copulando com o macho. Ao meu ver, isso é uma doença ou algo muito estranho que convence em psíquico o qual deve ser apagado. Não é bom misturar as coisas não.

(4) Se menciona a bíblia, porque não respeita os dogmas? Será você Susana mais uma adepta ao creador, que creou a creação? Êxodo 20:3 para você!

Registado
... não há mentira que se faça, que verdade não descubra ...

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #122 em: 01 de Janeiro de 2013, 14:13 »
0Gostou?
Olá Vidaterno,
Tudo que escreveu é tão, mas tão sem pé nem cabeça que não tenho nem como debater.
Nossa, fiquei assustada.. O lance da lingerie de estampa animal então, de onde tirou aquilo? :o
Depois do que li, desisto de qualquer debate.
Sinceramente , creio que já temos muito material para análise então deixo-o á vontade com suas elocubrações.
P.S: Só para constar citei o novo testamento. É apenas isso que reconheço como de origem divina.
O antigo testamento é resultado de uma longa história, mas é melhor descobrir por si só.

paz  e luz



« Última modificação: 01 de Janeiro de 2013, 17:11 by Susana FE »
Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #123 em: 01 de Janeiro de 2013, 14:21 »
0Gostou?
Citação de: Susana FE em 01 de Janeiro de 2013, 04:49

Portanto, o que acabou de escrever contraria doutrina, ponto.
Se quer enquadrar os homossexuais nesta questão e dizer que embaraçam a lei natural é um direito que lhe cabe ,mas não pode esquecer de que você também se enquadra nela ,porque eu duvido que o amigo durante toda sua vida tenha feito sexo apenas com finalidade reprodutiva e nunca tenha( ou sua parceira) usado método contraceptivo para que pudessem se divertir sem gerar filhos.
Vidaterno, neste plano , todos nós obstamos a reprodução e todos usamos o sexo dentro de nossa visão ainda materialista. Vamos ver novamente o que nos dizem os espíritos:

(...)
Ou seja meu amigo, o controle de natalidade humano que você apresentou como argumento para justificar sua conduta perante a doutrina espírita tem um nome: predomínio da materialidade.
Não tem como fugir, gostemos ou não estamos todos no mesmo barco.
Todo mundo se esbaldando na materialidade, então vamos deixar nossos irmãos em paz.
Não sejamos os nús falando do mal vestidos.
Se você tem o direito de usar o sexo para se divertir, os homossexuais têm o mesmo direito.
Só você pode  brincar? :)




Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #124 em: 01 de Janeiro de 2013, 14:42 »
0Gostou?
Vida,
a sua exposição: "Cabe salientar piamente que a doutrina espírita, espiritualista, menciona um perfil de evolução muito estranho:

1.º - Mineral;
2.º - Vegetal;
3.º - Animal;
4.º - Humano.

está errada, pois o homem está na mesma classe dos animais, nunca saiu de lá embora seja superior a todos os ditos irracionais.

Há também uma incorreção grave quanto ao apelido de "lobas".
Este decorre do tempo dos fundadores de roma, que diz a estória que tivessem sido alimentados por uma lôba, ocorre que, tal vocábulo, na língua deles queria dizer "prostituta", e não fazia referência ao animal.
Abraços,
Moura


Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/homossexualidade/homossexualidade-na-visao-espirita/105/#ixzz2GjcTQKQK

Citação de: vidaeterno em 01 de Janeiro de 2013, 01:47
Citação de: Wim em 31 de Dezembro de 2012, 05:30
Olá Vidaeterno!

Não sei se entendi bem as suas colocações, mas vou tentar escrever algo assim mesmo. A meu ver, a homossexualidade não embaraça a marcha da Natureza (1). É incontestável que no ato sexual homoerótico não pode ocorrer fecundação, mas não considero isto uma ameaça à preservação da espécie humana na Terra, já que em termos percentuais a maioria da população do nosso planeta é heterossexual (2). Além disso, temos atualmente a nosso dispor os recursos tecnológicos da inseminação artificial e da fertilização in vitro, por exemplo, que possibilitariam a perpetuação da espécie mesmo que toda a humanidade fosse homossexual (3).  Nós já somos mais de 7.000.000.000 de seres humanos reencarnados no planeta e o problema é mesmo a superpopulação! Temos que pensar que muita gente ainda vive na miséria e deveria ter uma vida mais confortável, o que acarretaria uma maior pressão nos ecossistemas, agravando a crise ambiental. Seriam necessários vários planetas iguais ao nosso se todos esses 7 bilhões de seres humanos tivessem o mesmo padrão de consumo dos norte-americanos. Sobre frutos sem sementes, acho-os mais práticos, especialmente as uvas. Se ocasionam problemas à saúde, não sei dizer. Muitas espécies transgênicas são desenvolvidas para aumentar a produtividade, visando alimentar esse gigantesco contingente populacional do nosso planeta. E para terminar, queria lembrar que Kardec não teve filhos. Ninguém tem a obrigação de gerar descendentes. Esta é uma questão do livre-arbítrio de cada um. Acho que já divaguei bastante por agora... rsrs
Abraços!  :)
Citação de: Susana FE em 31 de Dezembro de 2012, 10:54
Assino embaixo.
Não somos coelhos. :)

paz e luz
Susana

Isso são opiniões pessoais, gostaria dos estudos, as respostas das confrontações entre perguntas (693 x 525 = Livro dos espíritos), sentidos lógicos de interpretação, estudos científicos aprovando a recontextualização da doutrina por novas descobertas (homossexualismo e transgênicos) perante a metodologia científica.

A doutrina é dita construída em pilares científicos (ciência); estou indo no caminho certo. Se a ciência descobrir algo novo e a doutrina espírita descobrir estar em erro, ela se modifica nesse ponto. Mas a porta que eu to batendo, é onde a ciência descobriu que o homossexualismo é certo, faz parte do contexto humano, faz parte da psicologia humana, etc.

Outra questão é onde os trangênicos (transgênia / frutas sem sementes - inférteis - incapacitação de reprodução), e pelo link que forneci (UOL), que revela que transgênicos provocam câncer, demonstrou a doutrina espírita (espíritos superiores / Deus) que ela poderia ser modificada, fazendo que os espíritos superiores aceitassem como dentro das leis da Natureza (p.693 + p.525 = LE)  e não provocassem ação direta nos cientístas para que eles parassem?

Eu li a doutrina e não há menção de homossexualismo nela, dizendo expressamente "homossexuais", "homossexualismo", "homossexualidade". A doutrina por base é contra o homossexualismo (tudo o que é contrário a marcha da natureza é contrário a lei geral). Como expressa no Evangelho Segundo o Espiritismo que faz ensino igual ao Cristianismo. É sabido que o Cristianismo por base é contra homossexuais, portanto, a doutrina tem por ensino o mesmo contexto. Isso esta escrito na doutrina espírita, qualquer um que ler, vai associar logicamente isso. A doutrina espírita em certas partes menciona até leitura de salmos; uma forma de sincretismo.

Obs: Os métodos contraceptivos em uma subliminaridade, podem ser comparados a um controle de natalidade e bem vindos diante de um contexto social atual, onde há doenças e moléstias os quais deveriam ser evitados. Porque surgiram? Boa pergunta! Em uma doutrina como a cristã, que menciona zoofilia, é passível de se pensar o que lá se fazia para ser imposto como dogma proibido-o. Estranho, é desde tal época, incesto e zoofilia serem mencionados, onde, pela bíblia, se dizia promover uma idolatria e milagres onde o contexto natural era fácil identificar. O que antes do cristianismo era promovido como "prazer"?

Quando um dogma é imposto por âmbito religioso é porque a festa tá sendo grande! É necessário impor sentido de aceitação de um criador e fazer-se acreditar em tal. Agora mencionar incesto e zoofilia como dogma bloqueador é motivo pra investigar severamente isso! O que era educação, animismo, metodologia educacional, sugestões de prazer, convencimento, etc.

Cabe salientar piamente que a doutrina espírita, espiritualista, menciona um perfil de evolução muito estranho:

1.º - Mineral;
2.º - Vegetal;
3.º - Animal;
4.º - Humano.

Até hoje, em muitos lares, jovens e adultas apelidadas de "lobas", tem lingeries com estampas de peles de animais (oncinha / tigre / etc). Estranho é o que insinua uma mulher estar usando uma lingerie com estampa assim, remetendo ter instinto animal (3.º). Seria uma mulher que não evolui da forma correta e ainda se prende sobre psíquicos selvagens? Porque a indústria insinua um perfil psíquico assim? O cristisnismo não impôs o dogma da zoofilia proibindo-o? Porque a aceitação esta sendo tão grande? Antes de existir a industria a bíblia já era livro de cabeçeira.

Ainda que se uma jovem, adulta, não tivesse a imagem tão familiarizada pelo público usando tal, seria de analisar o exemplo que estaria expondo. Mas a gama de exemplos que isso esta impondo é cabível de analisar sob contexto maior o que esta sendo insinuado em psíquico as pessoas terem como instinto diante do ato sexual! Gente, na boa, isso é insinuar zoofilia. O que tá acontecendo que perderam o controle da sociedade de novo?


Registado

Offline vidaeterno

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 29
  • Participação: 4
  • vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...
  • ... verdade existe ...
  • Relevância: 0
  • País: Brasil
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #125 em: 01 de Janeiro de 2013, 20:59 »
0Gostou?
Citação de: Susana FE em 01 de Janeiro de 2013, 14:21
Citação de: Susana FE em 01 de Janeiro de 2013, 04:49

Portanto, o que acabou de escrever contraria doutrina, ponto.
Se quer enquadrar os homossexuais nesta questão e dizer que embaraçam a lei natural é um direito que lhe cabe ,mas não pode esquecer de que você também se enquadra nela ,porque eu duvido que o amigo durante toda sua vida tenha feito sexo apenas com finalidade reprodutiva e nunca tenha( ou sua parceira) usado método contraceptivo para que pudessem se divertir sem gerar filhos.
Vidaterno, neste plano , todos nós obstamos a reprodução e todos usamos o sexo dentro de nossa visão ainda materialista. Vamos ver novamente o que nos dizem os espíritos:

(...)
Ou seja meu amigo, o controle de natalidade humano que você apresentou como argumento para justificar sua conduta perante a doutrina espírita tem um nome: predomínio da materialidade.
Não tem como fugir, gostemos ou não estamos todos no mesmo barco.
Todo mundo se esbaldando na materialidade, então vamos deixar nossos irmãos em paz.
Não sejamos os nús falando do mal vestidos.
Se você tem o direito de usar o sexo para se divertir, os homossexuais têm o mesmo direito.
Só você pode  brincar? :) (1)



(1) Ih, você é mocinha que no ato sexual diz brincar? Sabe o significado de brincar Susana? Não mistura as coisas não. Fase de criança já passou, agora você não brinca, você faz outra coisa. Deixa esse "ego" malicioso de lado e assume o mulher. Ainda que reprovo uma passagem da bíblia que diz assim:

"E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus." Mateus 18:3-4

Sabe que tem muita gente ai interpretando esse versículo de uma forma bem diferente né Susana. Dizem tais que há a necessidade de haver uma indução a inocência, humildade, para ingresso ao reino dos céus. Será por isso que os padres fazer aquelas coisas que o Vaticano reconheçeu aqueles 4.000 casos? Pois é, existe quem leia 1+1=2 mais ache que ainda pode haver um 3. Observo que a humildade como exemplo em uma criança não é o melhor caminho para aperfeiçoar o sentido adulto. Humildade para cada um, tem um significado diferente, afinal, não existe 2 iguais!

Pois é Susana, quando você me mencionou a questão 694, do livro dos espíritos, eu já tinha ela filosofada. Ainda que tenho determinados questionamentos a respeito de religião, posso ainda mencionar:

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia (sensualidade)," Gálatas 5:19

Se os espíritos, como menciona a questão 694 do livro dos espíritos, que camisinha, coito interrompido, obsta a reprodução para satisfação da sensualidade por motivo do predomínio do corpo sobre a alma, como o homem pela matéria, que nível evolutivo é esse mundo? Sabe, ainda vou um pouco mais a fundo e dou uma citada em outra coisa:

"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito." Romanos 8:5

A escolha da inclinação do homem pelo espírito ou pela carne já é mencionada a mais de 3513 anos atrás. E você Susana, já se questionou por qual escolha a população mundial fez? De segunda a segunda a rede televisiva só mostra sensualidade. Devéras que sempre acompanhada de filosofias onde a prostituição é sempre salientada (novela Salve-Jorge / Rede Globo). Não é culpa da VIDA (carne), mas o sugestivo psíquico que predomina nessa forma!

Quanto ao controle de natalidade Susana, isso é real. Sabe como as pessoas fazem isso? Controle financeiro. Isso é muito comum nas famílias. Tem lugares como a China que retardaram esse controle de natalidade, observe:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/998350-controle-de-natalidade-chines-retardou-a-chegada-aos-7-bilhoes.shtml

Alguns lugares, quando se tem um controle de geografia e estatística mais eficiente, promove-se avisos a população que o consumo esta sendo mais alto que a demanda. Existe um pouco de administração nisso. Observo que não é fácil manter um filho hoje como a 20 anos atrás; é muito caro. As próprias familias tem um senso onde 1, 2 filhos é sempre o galgado. Isso vai muito do contra cheque! Quem tem mais, desejão mais, ainda que há quem tenha e não esteja desejando. Povo egoísta né Susana?

Sabe Susana, por mais que eu saiba que não tenho alma, faço valor a matéria. O dogma da "alma" é algo o qual o livre arbítrio deixa qualquer um fazer a sua escolha. Eu não tenho, não nasci com uma e não há quem diga que isso faz parte do mundo, sei que não, afinal, certeza disso eu tenho! Não vou entrar em detalhes porque caminha a sentido dogmatista e isso não vem ao caso no momento.

Mas lembre-se Susana, brinca, no ato sexual nunca! Isso remete a outra coisa que em "ego" é muito peculiar se observar não pelo tradicionalismo mundano, mas pela forma como encara o sentido do sexo.

Registado
... não há mentira que se faça, que verdade não descubra ...

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #126 em: 01 de Janeiro de 2013, 21:34 »
0Gostou?
Ô Vidatereno, Você é espírita ou evangélico?
O Teu Deus é aquele que no dizeres da Bíblia aspirou o suave odor dos holocaustos?Aquele Deus que se arrependeu de ter feito o homem, resolveu aniquilá-lo e depois também se arrependeu de ter desejado exterminá-lo? Desculpe, mas o espiritismo ensina que Deus é onisciente, portanto não pode ser surpreendido com as imperfeições humanas e muto menos ter se arrependido de algo como se não soubesse o desfecho.
Arrependimento é uma conduta humana, Deus não pode se arrepender de nada porque já sabe de antemão o resultado de tudo.
Portanto esta passagem, assim como outras similares, podem ter vindo de qualquer coisa menos do Criador, portanto a base divina do AT está comprometida. Tem muito mais do homem do que de Deus ali.
O antigo testamento tem várias passagens altamente questionáveis como vindas de Deus então ficar citando levíticos não irá adiantar muito.

Basta pesquisar que você conseguirá perceber o que realmente se deu.
Não posso tirar a venda dos seus olhos, só você pode fazer isso mas se lhe conforta continuar acreditando nisso quem sou para demovê-lo de suas crenças.
Só lembrando, espíritas não seguem o antigo testamento portanto trazer Romanos, Levíticos, Deuteronômio não vai ajudar em nada até porque o antigo testamento condena a evocação de espíritos não é mesmo?
 Então se fossemos seguir ao pé da letra ao invés de fazer uma análise contextualizada estaríamos em situação bem complicada.

A palavra brincar não tem nada de errado. Brincar significa dentre vários significados, jogar, divertir-se e afinal porque as pessoas fazem sexo? Não é para se divertirem?
De novo dicionário: divertir significa entreter, distrair, alegrar, " causar alegria, prazer e descontração". Portanto creio que o sexo se enquadra dentro desta descrição.

Vidaeterno, sejamos sinceros fazemos sexo porque isso nos dá prazer, traz sensações físicas agradáveis. Não seria caridoso queremos ter exclusividade sobre isso e impedir que outros irmãos também vivenciem esta experiência.
Para gente pode, para o próximo não? Não estamos sendo um pouco egoístas?

Há modo muito simples de fazer controle de natalidade: abstinência sexual..mas lógico que não estamos dispostos, no estágio evolutivo em que nos encontramos de abrir mão deste prazer não é mesmo. ;)
Nós demos um jeitinho de burlar a natureza e descobrimos um atalho, um meio de continuamos dando vasão a nossa sensualidade sem arcarmos com as consequências naturais advindas do sexo. Eureka!
Só peço que por favor não falemos que utilizamos métodos contraceptivos apenas por medo de uma explosão demográfica, isso não é justo pois bem sabemos que não é verdade. Não há mal nenhum em se admitir que se faz sexo porque é prazeroso.

Sei que nada que diga vai fazer diferença. Já tem sua opinião formada e afinal cada um tem seu dez.
Então, me reservo o direito de dar por encerrada esta discussão.
Aproveito para agradecer ainda os adjetivos dirigidos a mim. Irei refletir sobre cada um deles. ;)

paz  e luz

« Última modificação: 01 de Janeiro de 2013, 21:49 by Susana FE »
Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline vidaeterno

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 29
  • Participação: 4
  • vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...
  • ... verdade existe ...
  • Relevância: 0
  • País: Brasil
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #127 em: 01 de Janeiro de 2013, 22:15 »
0Gostou?
Citação de: vidaeterno em 01 de Janeiro de 2013, 01:47
Citação de: Wim em 31 de Dezembro de 2012, 05:30
Olá Vidaeterno!

Não sei se entendi bem as suas colocações, mas vou tentar escrever algo assim mesmo. (...)
Abraços!  :)
Citação de: Susana FE em 31 de Dezembro de 2012, 10:54
Assino embaixo.
Não somos coelhos. :)

paz e luz
Susana

Isso são opiniões pessoais, gostaria dos estudos, as respostas das confrontações entre perguntas (693 x 525 = Livro dos espíritos), sentidos lógicos de interpretação, estudos científicos aprovando a recontextualização da doutrina por novas descobertas (homossexualismo e transgênicos) perante a metodologia científica. (...) Gente, na boa, isso é insinuar zoofilia. O que tá acontecendo que perderam o controle da sociedade de novo?

Citação de: Mourarego em 01 de Janeiro de 2013, 14:42
Vida,
a sua exposição: "Cabe salientar piamente que a doutrina espírita, espiritualista, menciona um perfil de evolução muito estranho:

1.º - Mineral;
2.º - Vegetal;
3.º - Animal;
4.º - Humano.

está errada, pois o homem está na mesma classe dos animais, nunca saiu de lá embora seja superior a todos os ditos irracionais. (1)

Há também uma incorreção grave quanto ao apelido de "lobas".
Este decorre do tempo dos fundadores de roma, que diz a estória que tivessem sido alimentados por uma lôba, ocorre que, tal vocábulo, na língua deles queria dizer "prostituta", e não fazia referência ao animal. (2)
Abraços,
Moura

(1) Pois é Mourarego, não vamos também ser radicais em dizer que um animal seja irracional né. Impressiona o quanto eles demonstrão compaixão com sua espécie quando um da sua mesma é atropelado e fica de campana cuidando para que alguém o ajude. Outros estudos científicos tem relevado que até elefantes tem sentimento quanto a sua conduta moral. Porém Moura, vou lá pra China e ver o que aconteceu com aquela menina de 2 anos que foi atropelada e ninguém a salvou! Sabe dessa história?

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/atropelamento-de-menina-e-falta-de-socorro-chocam-a-china.html

E ainda dizer que o animal é irracional? Existe muitos vídeos na internet onde revela uma compaixão tão grande dos animais com sua espécie que é de analisar quem ali esta pensando racionalmente. Esse caso na China é um caso muito interessante porque por uma pesquisa mais aprofundada, os chineses dizem não ajudar alguém que precise de ajuda, para não se responsabilizar. Mas isso é ser humano Mourarego? O cachorro salva e o humano não? Que leis espirituais são essas (Romanos 7:14)? 

Fazendo uma pesquisa no google existe mais de 26.000 fontes mencionando tal tipo de evolução (mineral/vegetal/animal/humano); tais estão erradas? Se for analisar uma pesquisa no google onde até consta o fórum espírita (forumespirita.net) como fonte, sobre o assunto:

http://www.forumespirita.net/fe/convivio-dos-membros-do-forum/evolucao-segundo-o-espiritismo/

http://www.forumespirita.net/fe/reencarnacao/ja-fomos-pedras-ja-reencarnamos-no-reino-vegetal-no-reino-animal/190/?wap2

http://www.forumespirita.net/fe/convivio-dos-membros-do-forum/evolucao-segundo-o-espiritismo/5/?wap2

Obs: Resalvas a esse último link que fornece uma fonte com um livro chamado "Depois da Morte", escrito por Léon Denis onde resalta no capítulo XI:

"Uma cadeia ascendente e continua liga todas as criações, o mineral ao vegetal, o vegetal ao animal, e este ao ente humano. Liga-os duplamente, ao material como ao espiritual. Não sendo a vida mais que uma manifestação do espírito, traduzida pelo movimento, essas duas formas de evolução são paralelas e solidárias."

Está Léon Denis errado? Essa busca no google o qual fiz, menciona que o reino hominal, humano, existente após o animal é salientado. Fica muito estranho muitas pessoas estarem interpretando assim, em vista, de que haja, quem diga ao contrário. Inclusive outros grupos de discussão como o grupo de estudos "Andre Luiz", menciona que existe o hominal, que aliás é o humano, após o animal. Se dizes Mourarego que estamos, humanos, ainda no animal, é possível de lhe perguntar:

As personalidades onde existe um ativo e um passivo, um dominado e um dominador é relevante a fazer contexto com a naturalidade do humano? O homem leva o animal para passear, de coleira e bom humor. O dominado obedeçe o dominador. E quem leva o humano para passear? Ainda há menção a questionar livre arbítrio, etc, etc, mas isso é um passado, que já se revelou.

(2) Mas esse é um detalhe mitologico Mourarego. Estou analisando o psíquico como um bom psiquiatra. Esse tradicionalismo humano esta uma confusão tão grande que a indústria esta a todo vapor apoiando o que vender mais e mais rápido. A eles não interessa o sentido do que é , mas vendeu, tá valendo. Isso provoca inspirações, associações no cérebro humano e consequentemente exteriorizações. 

Esse psiquismo que faz a moda na moçada, esta bem evidente que tem sentido de "ego". A linha do tempo revela quais as intenções das doutrinas psíquicas onde impõem um sentido de lógica bem contrária com a imposta pelo criador, VIDA. O passado Mourarego é presente para mim, não vejo um psíquico dizendo-me que pornografia é normal, quando na verdade é abominação diante do passado da criação. Pior é ainda ler que há quem diga que homossexual também pode "brincar" de sexo com o parceiro do mesmo sexo. Inadimissível! 

Sempre menciono que o sentido lógico racional é sempre o mais viável. Como 1+1=2, o pênis não é dentro do ânus. Isso é lógico! E porque isso esta sendo aceito diante da população, por opressão psíquica, expressiva e sem sentido, quando o certo é corrigir? Observe o que menciona o dicionário espírita:

[do latim homo + sexu + -al] - 1. Referente à afinidade, à atração de indivíduos do mesmo sexo. 2. Relação afetiva e/ou sexual entre criaturas de sexo idêntico. 3. Para a ciência espírita, o homossexual é criatura que reencarna com inversão da tendência sexual predominante em seu psiquismo, por expiação, prova ou recurso de tarefa missionária, necessitando sempre de muita compreensão, já que precisa saber conter seus impulsos e vencer suas tendências. Conforme o Espiritismo, o Espírito não tem sexo, como entendemos, e sim "poderosa energia criadora, suscetível, como toda força natural, ao uso e ao abuso", podendo reencarnar na polarização masculina ou feminina, conforme a necessidade de prova que deva suportar.

Fonte: Dicionário Espírita

Se esse ser humano expiou, ele tem que vencer a nova prova imposta. Se o sistema apoia, não estaria abrandando essas expiações, imposições de provas e necessidade de conter os impulsos homossexuais? De que forma o homossexual estaria se corrigindo? O que diz a verdade disso tudo? 


Registado
... não há mentira que se faça, que verdade não descubra ...

Offline Wim

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 18
  • Participação: 3
  • Wim is working their way up.Wim is working their way up.Wim is working their way up.
  • Relevância: +7
  • Cidade: Brasil
  • País: Planeta Terra
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #128 em: 02 de Janeiro de 2013, 01:55 »
+1Gostou?
Olá Vidaeterno!

Primeiramente, gostaria de lhe desejar um feliz 2013!

Devo dizer que continuo tendo dificuldade para acompanhar seus raciocínios. Mas, mesmo assim, não me furto a escrever-lhe algo.

Às vezes, certas coisas nos parecem inquestionáveis. Um exemplo disto foi citado por você mesmo: "1+1=2". E a maciça maioria das pessoas concordaria com isto! Mas há também quem questione o inquestionável com argumentos perfeitamente válidos. Foi o que fez, por exemplo, Piaget: ele nos leva a concluir, através de um experimento, que 1+1=1. Que experimento seria este? Seria o seguinte: pense que se pinga uma gota de água sobre outra gota de água. Qual o resultado desta adição? Uma gota de água (maior do que as duas primeiras, é verdade, mas mesmo assim uma gota apenas).

Para o homem da Idade Média, a sua velocidade era nula quando ele estava sentado tranquilamente em um aposento; para ele, o próprio planeta Terra estava imóvel e era o centro do Universo. Hoje sabemos que a história é bem diferente: a Terra não é o centro do Universo e muito menos nós estamos imóveis no Cosmos enquanto digitamos nossas postagens aqui no Fórum Espírita (estamos a uma velocidade de muitos milhares de quilômetros por hora, se tomarmos como referencial outras estrelas, apesar de as paredes dos nossos aposentos continuarem querendo nos convencer de que estamos parados).

Por que este arrodeio todo? Apenas para dizer que algumas de nossas verdades não são tão absolutas como gostaríamos que fossem. É muito provável que o sexo anal (que não é nem sinônimo nem prática exclusiva de homossexuais) seja uma forma de satisfação sexual tão lícita quanto a penetração vaginal pelo pênis. Isto não quer dizer que você seja obrigado a praticá-lo com sua parceira. Aliás, existem as mulheres heterossexuais que gostam e as que não gostam dessa prática. Ninguém, sexualmente falando, é obrigado a fazer aquilo que não goste. Mas também não se deve querer que os outros sejam obrigados a fazer sexo exatamente da mesma maneira que nós.

Há algumas décadas atrás, os padres escreviam livros dizendo como os casais deveriam fazer sexo. A Igreja Católica atualmente é alvo de severas críticas por querer manter essa postura de regulação das relações sexuais das pessoas com discursos contra os anticoncepcionais ou contra o sexo antes do casamento. Aliás, a sociedade só teria a agradecer se a cúpula da Igreja Católica acabasse de vez com essa obrigação do celibato aos padres. O impulso sexual, quando presente, tem que ser satisfeito; quantas pessoas não enlouquecem lutando contra ele? É por isto que também não concordo com aqueles que propugnam que os homossexuais sejam celibatários (sendo que muitos desses "juízes da conduta alheia" não são capazes, eles mesmos, de viver na abstinência sexual).

Em um post anterior, Vidaeterno, você disse que a boca era para falar e para comer. Eu pergunto, então: a boca é para beijar? E beijar onde e de que forma? Existe alguma diferença anatômica entre as bocas de homens e mulheres que justifique a opinião de que um beijo heterossexual é lícito e um beijo homossexual não é? E, se beijar não é contra nenhuma lei divina, seria o sexo oral uma abominação? Deixo no ar tais questionamentos.

Em minha opinião, não existe nenhum motivo justificável para ser ao mesmo tempo a favor da heterossexualidade e contra a homossexualidade. E podem dizer que é apenas minha opinião (ter uma opinião, aliás, não é nenhum crime), mas a quem dela discorda eu proponho apenas que questione o "inquestionável", que sonde se não se trata de um "a priori" culturalmente adquirido. Infelizmente, não possuímos as ferramentas de auscultação psíquica que os Espíritos Superiores possuem e que nos permitiriam a demonstração empírica de muitas das nossas teses.

Novamente já divaguei bastante por hoje. Queria somente dizer que também gosto muito do posicionamento da Susana nesta questão e me desculpar por, aqui ou ali, eu apenas os ter repetido com as minhas palavras.

Que possamos a cada dia nos livrar de nossas ideias preconcebidas e avançar rumo à aceitação de nossas diferenças.

Abraço a tod@s!





Registado

Offline vidaeterno

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 29
  • Participação: 4
  • vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...
  • ... verdade existe ...
  • Relevância: 0
  • País: Brasil
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #129 em: 02 de Janeiro de 2013, 06:40 »
0Gostou?
Citação de: Wim em 02 de Janeiro de 2013, 01:55

Às vezes, certas coisas nos parecem inquestionáveis. ( ... ) Foi o que fez, por exemplo, Piaget: ele nos leva a concluir, através de um experimento, que 1+1=1. Que experimento seria este? Seria o seguinte: pense que se pinga uma gota de água sobre outra gota de água. Qual o resultado desta adição? Uma gota de água (maior do que as duas primeiras, é verdade, mas mesmo assim uma gota apenas).

( ... ) tomarmos como referencial outras estrelas, apesar de as paredes dos nossos aposentos continuarem querendo nos convencer de que estamos parados).

Por que este arrodeio todo? Apenas para dizer que algumas de nossas verdades não são tão absolutas como gostaríamos que fossem. É muito provável que o sexo anal (que não é nem sinônimo nem prática exclusiva de homossexuais) seja uma forma de satisfação sexual tão lícita quanto a penetração vaginal pelo pênis (1). ( ... )

( ... ) Aliás, a sociedade só teria a agradecer se a cúpula da Igreja Católica acabasse de vez com essa obrigação do celibato aos padres. O impulso sexual, quando presente, tem que ser satisfeito; quantas pessoas não enlouquecem lutando contra ele? É por isto que também não concordo com aqueles que propugnam que os homossexuais sejam celibatários (sendo que muitos desses "juízes da conduta alheia" não são capazes, eles mesmos, de viver na abstinência sexual).

Em um post anterior, Vidaeterno, você disse que a boca era para falar e para comer. Eu pergunto, então: a boca é para beijar? E beijar onde e de que forma? Existe alguma diferença anatômica entre as bocas de homens e mulheres que justifique a opinião de que um beijo heterossexual é lícito e um beijo homossexual não é? E, se beijar não é contra nenhuma lei divina, seria o sexo oral uma abominação? Deixo no ar tais questionamentos.

Em minha opinião, não existe nenhum motivo justificável para ser ao mesmo tempo a favor da heterossexualidade e contra a homossexualidade. E podem dizer que é apenas minha opinião (ter uma opinião, aliás, não é nenhum crime), mas a quem dela discorda eu proponho apenas que questione o "inquestionável", que sonde se não se trata de um "a priori" culturalmente adquirido. Infelizmente, não possuímos as ferramentas de auscultação psíquica que os Espíritos Superiores possuem e que nos permitiriam a demonstração empírica de muitas das nossas teses.

Novamente já divaguei bastante por hoje. Queria somente dizer que também gosto muito do posicionamento da Susana nesta questão e me desculpar por, aqui ou ali, eu apenas os ter repetido com as minhas palavras.

Que possamos a cada dia nos livrar de nossas ideias preconcebidas e avançar rumo à aceitação de nossas diferenças.

Abraço a tod@s!

(1) Não concordo com você. A criação não foi feita para isso. Como ingestão de veneno, pênis no ânus não. Se fosse assim, as fezes não poderiam ser tóxicas para o organismo, provocando feridas e nem mesmo traumas no canal reto como muitos homossexuais vem procurando centros cirúrgicos querendo fazer cirurgia plástica para correção do anel anal. Isso ainda são detalhes onde lesões, câncer e até a perda do controle nas fezes já foi citado. Posso ajuda-lo a compreender com este link:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-98802010000100007&script=sci_arttext

RESUMO

INTRODUÇÃO: a incontinência anal (IA) é uma disfunção de origem multifatorial com impacto significativo na qualidade de vida do indivíduo. Dentre as diversas etiologias para IA encontra-se a traumática, provocada pela penetração de objetos no canal anal. A inclusão do ânus na atividade sexual, já vem sendo descrita, principalmente entre homossexuais do sexo masculino. A partir desta premissa, questionou-se nesta pesquisa a possibilidade da penetração do pênis no ânus se enquadrar como etiologia traumática da incontinência anal.
OBJETIVO: verificar a possível correlação entre a incontinência anal e a prática de sexo anal utilizando variáveis como idade, tempo de prática e a freqüência semanal de sexo anal. Métodos: 100 homossexuais masculinos passivos responderam um questionário elaborado pelas pesquisadoras e um Índice de Incontinência Anal.
RESULTADOS: a incontinência anal estava presente em 62%, sendo que a perda de gases foi considerada a mais significativa. Contudo, as correlações propostas não se apresentaram estatisticamente significantes.
CONCLUSÃO: a maioria dos homossexuais apresentou algum grau de incontinência anal, provavelmente em decorrência da prática do sexo anal.

Os médicos que sabem, estes, sempre procurados para corrigir, o que não foi VIDA que provocou! Volto a repetir, que o lugar do pênis não é o ânus. Muitos cirurgiões plásticos vem alertando homossexuais a respeito do problema do excesso de fricção do pênis no ânus e a perda da sensibilidade do canal reto como força muscular para controlar a evacuação. Relato novamente que o ãnus não tem sensibilidade correlacionada com prazer. Por esse motivo, tantos homossexuais usam drogas e equipamentos para aumentar a chance de prazer. Isso é um perigo para a sociedade e para o público. Porém a indústria quer faturar e essa tem que também alertar.   



Registado
... não há mentira que se faça, que verdade não descubra ...

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #130 em: 02 de Janeiro de 2013, 13:48 »
0Gostou?
Pois é digo eu Vida...
veja que o amigo falando de compaixão, está a eleger apenas a alguns poucos numa vasta espécie, disse alguns e o vocábulo mostra que não é da maioria e nem de totalidade que se fala meu mano.
Vai daí, acredito teres de  reacertar teu raciocínio.
abraços,
Moura
Citação de: vidaeterno em 01 de Janeiro de 2013, 22:15
Citação de: vidaeterno em 01 de Janeiro de 2013, 01:47
Citação de: Wim em 31 de Dezembro de 2012, 05:30
Olá Vidaeterno!

Não sei se entendi bem as suas colocações, mas vou tentar escrever algo assim mesmo. (...)
Abraços!  :)
Citação de: Susana FE em 31 de Dezembro de 2012, 10:54
Assino embaixo.
Não somos coelhos. :)

paz e luz
Susana

Isso são opiniões pessoais, gostaria dos estudos, as respostas das confrontações entre perguntas (693 x 525 = Livro dos espíritos), sentidos lógicos de interpretação, estudos científicos aprovando a recontextualização da doutrina por novas descobertas (homossexualismo e transgênicos) perante a metodologia científica. (...) Gente, na boa, isso é insinuar zoofilia. O que tá acontecendo que perderam o controle da sociedade de novo?

Citação de: Mourarego em 01 de Janeiro de 2013, 14:42
Vida,
a sua exposição: "Cabe salientar piamente que a doutrina espírita, espiritualista, menciona um perfil de evolução muito estranho:

1.º - Mineral;
2.º - Vegetal;
3.º - Animal;
4.º - Humano.

está errada, pois o homem está na mesma classe dos animais, nunca saiu de lá embora seja superior a todos os ditos irracionais. (1)

Há também uma incorreção grave quanto ao apelido de "lobas".
Este decorre do tempo dos fundadores de roma, que diz a estória que tivessem sido alimentados por uma lôba, ocorre que, tal vocábulo, na língua deles queria dizer "prostituta", e não fazia referência ao animal. (2)
Abraços,
Moura

(1) Pois é Mourarego, não vamos também ser radicais em dizer que um animal seja irracional né. Impressiona o quanto eles demonstrão compaixão com sua espécie quando um da sua mesma é atropelado e fica de campana cuidando para que alguém o ajude. Outros estudos científicos tem relevado que até elefantes tem sentimento quanto a sua conduta moral. Porém Moura, vou lá pra China e ver o que aconteceu com aquela menina de 2 anos que foi atropelada e ninguém a salvou! Sabe dessa história?

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/atropelamento-de-menina-e-falta-de-socorro-chocam-a-china.html

E ainda dizer que o animal é irracional? Existe muitos vídeos na internet onde revela uma compaixão tão grande dos animais com sua espécie que é de analisar quem ali esta pensando racionalmente. Esse caso na China é um caso muito interessante porque por uma pesquisa mais aprofundada, os chineses dizem não ajudar alguém que precise de ajuda, para não se responsabilizar. Mas isso é ser humano Mourarego? O cachorro salva e o humano não? Que leis espirituais são essas (Romanos 7:14)? 

Fazendo uma pesquisa no google existe mais de 26.000 fontes mencionando tal tipo de evolução (mineral/vegetal/animal/humano); tais estão erradas? Se for analisar uma pesquisa no google onde até consta o fórum espírita (forumespirita.net) como fonte, sobre o assunto:

http://www.forumespirita.net/fe/convivio-dos-membros-do-forum/evolucao-segundo-o-espiritismo/

http://www.forumespirita.net/fe/reencarnacao/ja-fomos-pedras-ja-reencarnamos-no-reino-vegetal-no-reino-animal/190/?wap2

http://www.forumespirita.net/fe/convivio-dos-membros-do-forum/evolucao-segundo-o-espiritismo/5/?wap2

Obs: Resalvas a esse último link que fornece uma fonte com um livro chamado "Depois da Morte", escrito por Léon Denis onde resalta no capítulo XI:

"Uma cadeia ascendente e continua liga todas as criações, o mineral ao vegetal, o vegetal ao animal, e este ao ente humano. Liga-os duplamente, ao material como ao espiritual. Não sendo a vida mais que uma manifestação do espírito, traduzida pelo movimento, essas duas formas de evolução são paralelas e solidárias."

Está Léon Denis errado? Essa busca no google o qual fiz, menciona que o reino hominal, humano, existente após o animal é salientado. Fica muito estranho muitas pessoas estarem interpretando assim, em vista, de que haja, quem diga ao contrário. Inclusive outros grupos de discussão como o grupo de estudos "Andre Luiz", menciona que existe o hominal, que aliás é o humano, após o animal. Se dizes Mourarego que estamos, humanos, ainda no animal, é possível de lhe perguntar:

As personalidades onde existe um ativo e um passivo, um dominado e um dominador é relevante a fazer contexto com a naturalidade do humano? O homem leva o animal para passear, de coleira e bom humor. O dominado obedeçe o dominador. E quem leva o humano para passear? Ainda há menção a questionar livre arbítrio, etc, etc, mas isso é um passado, que já se revelou.

(2) Mas esse é um detalhe mitologico Mourarego. Estou analisando o psíquico como um bom psiquiatra. Esse tradicionalismo humano esta uma confusão tão grande que a indústria esta a todo vapor apoiando o que vender mais e mais rápido. A eles não interessa o sentido do que é , mas vendeu, tá valendo. Isso provoca inspirações, associações no cérebro humano e consequentemente exteriorizações. 

Esse psiquismo que faz a moda na moçada, esta bem evidente que tem sentido de "ego". A linha do tempo revela quais as intenções das doutrinas psíquicas onde impõem um sentido de lógica bem contrária com a imposta pelo criador, VIDA. O passado Mourarego é presente para mim, não vejo um psíquico dizendo-me que pornografia é normal, quando na verdade é abominação diante do passado da criação. Pior é ainda ler que há quem diga que homossexual também pode "brincar" de sexo com o parceiro do mesmo sexo. Inadimissível! 

Sempre menciono que o sentido lógico racional é sempre o mais viável. Como 1+1=2, o pênis não é dentro do ânus. Isso é lógico! E porque isso esta sendo aceito diante da população, por opressão psíquica, expressiva e sem sentido, quando o certo é corrigir? Observe o que menciona o dicionário espírita:

[do latim homo + sexu + -al] - 1. Referente à afinidade, à atração de indivíduos do mesmo sexo. 2. Relação afetiva e/ou sexual entre criaturas de sexo idêntico. 3. Para a ciência espírita, o homossexual é criatura que reencarna com inversão da tendência sexual predominante em seu psiquismo, por expiação, prova ou recurso de tarefa missionária, necessitando sempre de muita compreensão, já que precisa saber conter seus impulsos e vencer suas tendências. Conforme o Espiritismo, o Espírito não tem sexo, como entendemos, e sim "poderosa energia criadora, suscetível, como toda força natural, ao uso e ao abuso", podendo reencarnar na polarização masculina ou feminina, conforme a necessidade de prova que deva suportar.

Fonte: Dicionário Espírita

Se esse ser humano expiou, ele tem que vencer a nova prova imposta. Se o sistema apoia, não estaria abrandando essas expiações, imposições de provas e necessidade de conter os impulsos homossexuais? De que forma o homossexual estaria se corrigindo? O que diz a verdade disso tudo? 



Registado

Offline Wim

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 18
  • Participação: 3
  • Wim is working their way up.Wim is working their way up.Wim is working their way up.
  • Relevância: +7
  • Cidade: Brasil
  • País: Planeta Terra
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #131 em: 03 de Janeiro de 2013, 01:04 »
+1Gostou?
Salve Vidaeterno!

Quando vi a postagem (#129) na qual você indicava um artigo científico e transcrevia seu resumo (abstract), minha reação inicial (antes mesmo de ler e estudar o artigo, coisa que só pude vir a fazer agora no finalzinho da tarde) foi de achar que, apesar de interessante, tal contribuição estaria no lugar errado, já que a ênfase estava mais no sexo anal do que na homossexualidade em si.

Apesar de ser um estudo sobre uma população de 100 indivíduos homossexuais, penso que está mais do que claro que o sexo anal é praticado tanto por homossexuais quanto por heterossexuais. Aliás, este ponto de vista está presente no próprio corpo do artigo, quando, fazendo referência a Nunes (2007) e Johanson (2005), afirma:

"Poucas pesquisas têm sido feitas sobre este assunto, porém todas demonstram que cada vez mais, não só os casais homossexuais, como também os heterossexuais fazem sexo anal."

Os autores utilizam-se de uma escala (de 0 a 20) para caracterizar a Incontinência Anal em leve (1 a 7), intermediária (8 a 13) e grave (14 a 20). O zero coreesponderia ao indivíduo continente.

Foram realmente encontrados 62% de incontinentes. Mas 59% apresentavam incontinência leve e somente 3% apresentavam incontinência intermediária (muito próxima da leve: valores 8 e 9)! Este é um dado importante, pois que eu presumo que muitos dos companheiros deste fórum (a começar por mim, que até a presente data nesta encarnação não fiz sexo anal, mas nada tenho contra quem o pratica) seríamos considerados como apresentando incontinência leve, com base na Tabela 1 do artigo; para dizer isto com precisão seria necessário ter acesso ao questionário semi-estruturado que as autoras utilizaram, bem como consultar mais detalhadamente os critérios de aplicação da própria tabela 1.

O artigo diz ainda: "Santos [1990] afirma em seu estudo com homossexuais que o uso de lubrificantes na penetração anal diminui a possibilidade de lesões anorretais."

Apesar de se ter perguntado sobre esta questão dos lubrificantes no questionário, nenhuma correlação foi calculada entre seu uso e o índice de incontinência anal. Ademais, não há informações detalhadas a respeito de quais seriam esses lubrificantes, mas apenas quanto a sua frequência de utilização.

Foram realizados cálculos para verificar se havia correlações estatísticas entre o índice de incontinência anal (IA) e variáveis como: tempo de prática de sexo anal, idade e frequencia semanal de sexo anal (Gráficos 2, 3 e 4, respectivamente). Mas os valores obtidos "apresentaram-se estatisticamente pouco significante." (sic)

Creio que informações acerca da qualidade de vida dos investigados poderiam ser extraídas dos dados brutos da pesquisa, mas os autores, por um motivo qualquer, não publicaram nada a este respeito no artigo em análise.

Na conclusão do artigo, é dito que: "A penetração do pênis no ânus durante o ato sexual pode ser uma etiologia traumática da IA [incontinência anal]." Apesar de serem expressões parecidas, existe uma diferença entre "poder ser" e "ser"!

Gostaria de dizer que teria sido também interessante aplicar a pesquisa a um "grupo controle".

Apesar dessas minhas críticas, penso que foi um interessante Trabalho de Conclusão de Curso dessas estudantes de graduação em Fisioterapia da Unijorge (BA). Às vezes, em Ciência, conclui-se mesmo que ainda não se pode concluir!

E, prezado Vidaeterno, leia criticamente você também os artigos científicos, eles não são artigos de fé que devam ser aceitos sem análise!

Grande Abraço!  :)

Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #132 em: 03 de Janeiro de 2013, 14:18 »
0Gostou?
Meus amigos, quando se fala em condutas sexuais, somos guindados não raro a prescrever erros e adoecimentos, dizer que aqui não foi foi feito para isso e ali é o caminho, tudo concepção nossa.
O que interessa é a intenção, pois diz a DE "Deus julga pela Intenção", não nos esqueçamos.
Na verdade, esse tipo de conduta sexual o sexo anal, gerou até mesmo um ditado popular muito repetido no Rio de janeiro que diz assim:
"Cada um chora por onde sente saudade". :)
abraços,
Moura

Registado

Offline vidaeterno

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 29
  • Participação: 4
  • vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...
  • ... verdade existe ...
  • Relevância: 0
  • País: Brasil
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #133 em: 05 de Janeiro de 2013, 05:58 »
0Gostou?
Citação de: Wim em 03 de Janeiro de 2013, 01:04
Salve Vidaeterno!

Quando vi a postagem (#129) na qual você indicava um artigo científico e transcrevia seu resumo (abstract), minha reação inicial (antes mesmo de ler e estudar o artigo, coisa que só pude vir a fazer agora no finalzinho da tarde) foi de achar que, apesar de interessante, tal contribuição estaria no lugar errado, já que a ênfase estava mais no sexo anal do que na homossexualidade em si. (1)

Apesar ( ... )

E, prezado Vidaeterno, leia criticamente você também os artigos científicos, eles não são artigos de fé que devam ser aceitos sem análise! (2)

Grande Abraço!  :)

(1) Creio que não. Porque essa questão que estou envolvendo estudo científico (ciência) com doutrina espírita, esta alimentando um sentido muito curioso anímico, que faz que eu acorde mais empolgado a cada sentido de pesquisa que faço, em prol de um desvendamento de determinado "mistério" que paira sobre esse assunto. Me dá impressão que há alguma coisa muito estranha atrás dessa porta. Descobri coisas, que não é interessante aqui revelar, em vista, que nem tudo o que questiona-se aqui, é respondido, portanto, inerte a aprofundamentos mais lógicos de realidades psíquicas.

O que posso ainda salientar é que a doutrina espírita, como menciono novamente, disse que só pode ser recontextualizada se uma nova descoberta for feita pela ciência e revelar a doutrina espírita que está em erro, portanto, modificaria-se nesse ponto. A doutrina por base, menciona favoritismo a Natureza, mencionando que transgredir sentidos lógicos de sexualidade (embaraçar a Natureza em sua marcha), contraria a lei geral. Sei o que tem atrás dessa porta, sabendo que ela é transparente, tipo de vidro.

Quando descobri tantas teses científicas de alunos, professores e outros profissionais com assuntos abordando o homossexualismo, questiona-se:

"Onde a doutrina ganha notoriedade para recontextualizar-se com aval científico, se a mesma, ciência, mostra receio e determinada desconfiaça neste perfil social e individual?".

São mais de 10 sites onde busco informações sobre grupos sociais de risco e todos apontam homossexuais e bissexais como focos principais. É uma tecla interessante de ficar apertando. Uma lida mais severa na doutrina, principalmente focando sentido no científico, revela-se que recontextualizar, só por metodologia científica. Portanto, teses de pós graduação, mestrados, doutorados, estudos científicos, envolvendo desde a relação sexual anal, dst´s, hiv e parafilias de uma forma geral, são argumentos para compara-los ao motivo do porque o mecanismo espírita falhou no indivíduo que encarnou provido de um passado de consectivos encarnes e desencarnes e o corpo que esta atualmente é diferente daquele que manifesta em psíquico.

Porque o espiritismo, mesmo não existindo informação na doutrina espiritualista, angaria o sentido proposto por Chico Xavier, onde menciona argumentos a respeito do homossexulismo? Se fosse algo o qual tivesse um cuidado maior, será que não estaria escrito logo nas obras básicas? Que eu saiba, homossexualismo é um assunto que antes mesmo de Hippolyte nascer era já discutido. Porque Hippolyte não mencionou nada a respeito disso na base, nas obras básicas?

Pareçe que Chico Xavier, foi um Maomé para o espiritismo, onde Chico observou a sociedade de uma forma geral e agregou alguns assuntos a mais, dando responsabilidade espírita a determinados assuntos ainda não abordados nas obras básicas. Fica muito estranho isso tudo, se é um assunto que ganhou até destaque na imprensa onde questionou-se até a laicidade do estado.   

Encontrei uma reportágem de 1972, onde tal texto diz:

"Para o espiritismo, o homossexualismo não é uma anormalidade nem deve ser condenado. O homossexual não deve procurar experiências heterossexuais, pois irão desequilibrá-lo ainda mais. A união de duas pessoas que se amam, sejam elas hetero ou homossexuais, é a manifestação de Deus nos seres humanos"

Revista Veja - Julho de 1972

Porém:

[do latim homo + sexu + -al] - 1. Referente à afinidade, à atração de indivíduos do mesmo sexo. 2. Relação afetiva e/ou sexual entre criaturas de sexo idêntico. 3. Para a ciência espírita, o homossexual é criatura que reencarna com inversão da tendência sexual predominante em seu psiquismo, por expiação, prova ou recurso de tarefa missionária, necessitando sempre de muita compreensão, já que precisa saber conter seus impulsos e vencer suas tendências. Conforme o Espiritismo, o Espírito não tem sexo, como entendemos, e sim "poderosa energia criadora, suscetível, como toda força natural, ao uso e ao abuso", podendo reencarnar na polarização masculina ou feminina, conforme a necessidade de prova que deva suportar.

Fonte: Dicionário Espírita

Comparando o que esta escrito na revista Veja com o que esta escrito no dicionário espírita, é questionar se homossexualidade é prova ou expiação; e os reflexos na sociedade. Em 1972 o homossexual não pode procurar experiências heterossexuais, porque irá desequilibra-lo ainda mais. Porém no dicionário espírita (http://www.dicionarioespirita.com.br) diz que homossexualismo é expiação, prova e tarefa missionária, e que, precisa saber conter seus impulsos (o que significa impulsos?) e vencer suas tendências (o que são as tendências?). Por uma breve interpretação, significa que o homossexual, não pode se superar? E como fica as provas, expiações e tarefa missionária? De que forma então ele manifesta respeito pelo corpo, interrogando o psíquico, caso esteja em corpo masculino, diga ser em psíquico feminino? Muito estranho.

Ainda dizer, que o homossexualismo é a manifestação de Deus nos seres humanos, tem por significado que é Deus quem promulga o homossexualismo no mundo, no corpo e no psíquico e não o espírito. Então não se trata de consectivas reencarnações, homem, mulher, mulher, homem e a perda do sentido encarnatório, por o meio, corpo, ser diferente daquele em psíquico. Essa explicação é uma mentira. Porque a relevação da verdade não foi feita se essa informação existe desde a escrita da doutrina espírita? Essa informação vai de encontro até com o dogma imposto da bíblia a respeito de relações sexuais entre sexos iguais. A doutrina espírita menciona no Evangelho Segundo o Espiritismo que ensina a mesma coisa que o Cristianismo. Seria questionar ainda:

1.º - Deus é quem confunde os homens, por encarne e desencarne, para se tornar homossexuais?
2.º - Porque o espiritismo mente dizendo ser o espírito o culpado e na verdade é Deus?
3.º - Qual o objetivo do homossexualismo imposto por Deus? Ou imposto pelos homens (vide resposta #132 - "dizer que aqui não foi foi feito para isso e ali é o caminho, tudo concepção nossa")?
4.º. Se a concepção é toda dos homens, que relação existe entre psíquico x animismo x homossexualismo, proposto pelos homens?
5.º - Qual é o sentido correto e verdadeiro da criação?
6.º - Se Deus manifesta seu amor pelos seres humanos, estes sendo heterossexuais ou homossexuais, porque o homem não tem vagina e ovários?
7.º - Porque o ânus, quando há repetidas penetrações (relação homossexual), sofre incontinência fecal? Deus não teria preparado o ânus, manifestando seu amor, a vontade dos homens (vide pesquisa #129)?

(2) Porém Wim, fiquei curioso quanto os artigos de fé. Artigo de fé não pode sofrer análise? Qualquer manifestação de fé, é aceita sem análise? Para quem observa o sistema como uma caixa de fósforo sim. O mau não reina soberamente na Terra.


Registado
... não há mentira que se faça, que verdade não descubra ...

Offline vidaeterno

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 29
  • Participação: 4
  • vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...vidaeterno might someday be someone...
  • ... verdade existe ...
  • Relevância: 0
  • País: Brasil
Re: Homossexualidade na visão espírita
« Responder #134 em: 05 de Janeiro de 2013, 06:39 »
0Gostou?
Citação de: Mourarego em 03 de Janeiro de 2013, 14:18
Meus amigos, quando se fala em condutas sexuais, somos guindados não raro a prescrever erros e adoecimentos, dizer que aqui não foi foi feito para isso e ali é o caminho, tudo concepção nossa (*).
O que interessa é a intenção, pois diz a DE "Deus julga pela Intenção", não nos esqueçamos. (1)
Na verdade, esse tipo de conduta sexual o sexo anal, gerou até mesmo um ditado popular muito repetido no Rio de janeiro que diz assim:
"Cada um chora por onde sente saudade". :) (2)
abraços,
Moura

(1) A intenção é de Deus ou dos homens? Pelo que escreveu acima Mourarego, é toda dos homens (*)! Porque então? Porque a zoofilia, incesto e pedofilia? É muito estranho esse contexto doutrinário religioso. Deus manifestando amor pelo homossexualismo (VEJA - 1972) e Levitíco (20:13) dogmatizando um sentido de contrariedade. O espiritismo, em doutrina espiritualista, manifesta no Evangelho Segundo o Espiritismo um ensino igual ao cristianismo. Que filosofia se promulgou para o futuro a respeito dessas contradições?

(2) Pois é Mourarego. Cada um chora por onde sente saudade. O homem na Ásia consome aranha, barata e ratos como forma de alimento, contrariando a lógica do consumo. A cadeia alimentar racional não estipula que homens consumão os alimentos de outra cadeia alimentar. Porém, isso já é coisa de muito tempo, onde gostaria de saber o motivo que faz mudar tal sentido de consumo, onde o temporal, dito por espíritas, faz parte do espaço / tempo.

Alguns até arriscam dizer que a doutrina espiritualista já faz parte desse contexto. Acho que não. Não vejo respeito aos sentidos dos paradigmas que evoluem, sentidos lógicos e honestos de benignidade, diante da verdade. Mencionar luta, duelo, contrariedade a lógica, sentidos filosóficos psíquicos, são motivos a criar inimigos de VIDA, criador, e não amigos!

Registado
... não há mentira que se faça, que verdade não descubra ...


  • Imprimir
Páginas: 1 ... 7 8 [9] 10 11   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
LEGÍTIMA VISÃO CRISTÃ DA HOMOSSEXUALIDADE

Iniciado por *Leni* Homossexualidade

3 Respostas
6747 Visualizações
Última mensagem 14 de Dezembro de 2011, 19:47
by Mourarego
Ambigüidade, na Literatura Espírita, sobre o Tema Homossexualidade.

Iniciado por JosueNeto Homossexualidade

0 Respostas
3235 Visualizações
Última mensagem 25 de Setembro de 2010, 18:14
by JosueNeto
A homossexualidade na visão espírita

Iniciado por dOM JORGE « 1 2 » Sexualidade

19 Respostas
13683 Visualizações
Última mensagem 29 de Fevereiro de 2012, 20:16
by Mourarego
Homossexualidade e a AIDS na Ótica Espírita. Clovis Nunes.

Iniciado por geisonsoledade Lei de Causa e Efeito

1 Respostas
4649 Visualizações
Última mensagem 09 de Janeiro de 2013, 14:55
by geisonsoledade
Homossexualidade: uma visão mais além

Iniciado por dOM JORGE Homossexualidade

3 Respostas
6645 Visualizações
Última mensagem 04 de Dezembro de 2018, 07:06
by dOM JORGE

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC