Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Psicologia & Espiritismo »
  • Sexualidade »
  • Homossexualidade »
  • Homossexualidade e os espíritos

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o fundo

Autor Tópico: Homossexualidade e os espíritos  (Lida 19175 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SB

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2045
  • Participação: 19
  • SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Todos n
  • Relevância: +130
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #15 em: 02 de Abril de 2009, 17:56 »
+1Gostou?
A  energia  genésica  tem sua fonte de origem num dos princípios primitivos que caracterizam o espírito: a Vontade.

É normal. A vontade é o que motiva o espirito tambem a evoluir. A vontade faz parte do livre-arbitrio de todos os espiritos.

No início como tudo em nós, espíritos, ainda se apresenta de forma  grosseira, aliada mais aos nossos instintos, que à nossa razão, assim também se apresenta as nossas forças sexuais.

À medida que  evoluímos  nos   outros quesitos ou aspectos morais, evoluímos também na sexualidade.


Claro, tudo evolui. O espirito evolui de acordo com essa capacidade de evolução inerente á etica.

Podemos afirmar com segurança que o nosso equilíbrio sexual pode de certa forma, ilustrar o perfil da nossa evolução como espíritos.

- Podemos sem duvida.

As nossas potências  genésicas nosso atual estágio tem como finalidade mais importante aproximar as pessoas, agrupar e principalmente proporcionar a execução de uma lei Divina, a Reencarnação.

Na minha opinião a sexualidade vai mais longe que isso. Seria muito simplista pensar que a sexualidade só serviria para procriar.

A sexualidade ao longo das existências do espírito, vai se sublimando juntamente com ele e toma   uma outra  característica, tendo a partir de então, uma nova função uma nova utilidade para o espírito.

Claro, ja falou em cima sobre evolução. Conclui-se por isso que se va sublimando.
Quanto á utilidade, e porque na minha opinião a sexualidade não será apenas para procriar, é mais importante que isso, poderia falar aqui que a energia sexual se encontra identificada num dos chakras, muito importantes, o mais libertador e o que transmite mais consciencia ao espirito, por tanto nao poderia colocar a sexualidade como função vulgar ...

Quando o espírito conquista a equivalência de forças destes dois polos de energia, guardando a mesma intensidade, podemos dizer que ele alcançou a sublimação dessas forças. Significa dizer que somos masculino e feminino. Um de cada vez, em cada existência, é claro.

O maior exemplo que temos de sexualidade sublimada  é  Jesus.

Na questão 200 do LE, os Espíritos não negam que o espírito tenha sexo. Afirmam que o sexo dos espíritos não é como imaginavam os interlocutores da época.

Trazemos no perispírito os dois pólos desta energia, e que nos serve de acordo com o nosso projeto reencarnatório, um ou outro pólo dominante. Masculino ou feminino. Afirmação dos Espíritos na questão 201.

Há também os casos de pessoas que  vem com uma missão ou objetivo especial em que as suas forças genésicas podem colocar em risco o sucesso da sua empreitada e lhes é permitido a ausência da influência destas forças sexuais , evitando assim o risco de fracasso.


Repare, o sexo, não necessita de ser visto como feminino e masculino isoladamente, a não ser para a procriação, então se atingirmos uma grau de inteligencia/consciencia e pensarmos que a sexualidade é um dos chakras mais importantes para o espirito como referi em cima, e pensarmos nisso mais objectivamente neste sentido, que diferença faz ser feminino ou masculino?

Se em uma existência fomos desregrados com a alimentação e isto nos trouxe conseqüências graves, com certeza na próxima experiência o nosso perispírito ainda trará as sequelas deixadas pela atitude no passado próximo. Sequelas que se nota às vezes logo nos primórdios da nova existência.

Isso acontecerá em todos os casos de desregramento, atitudes desequlibradas, inclusive na nossa vida sexual ; por quê não ?


Resteas do passado, fazem parte integrante do espirito para seu aperfeiçoamento, no entanto devo dizer-lhe que não aprendemos só aqui na terra, enquanto espiritos desencranados tambem evoluimos.
Ainda assim, nao entendo o que quer dizer com atitudes desequilibradas com a vida sexual.
Penso que terá a ver com moral, será?

É difícil entender porque muitos querem dar à questão da sexualidade um tratamento especial, diferente. Absurdo isso.
Desequilíbrios são desequilíbrios sejam lá quais forem. Não tem um mais feio do que o outro.


Claro que desiquilibrios sao desequilibrios. Se sofrerermos de desequilibrio de uma glandula da tiroide por exemplo( tambem onde se situa um dos nosso chakras), tambem temos alguns problemas e com os nomes proprios, nao entendi onde quiz chegar.

 É provável que por orgulho, vaidade tenhamos  uma tendência natural em achar mais feios, mais graves, aqueles que não temos. Ignorância pura!O que não podemos admitir como normal é que Deus colocando esta polaridade no nosso espírito o faça de forma imperfeita, sujeita a riscos naturais de  “defeitos de fabricação” . Deus nos oferecerá sempre em cada encarnação as melhores condições para a nossa evolução.

Onde estaria a sabedoria de Deus? Se Ele não fosse capaz de colocar só dois sexos de forma perfeita, obviamente Ele colocaria mais um. Não colocou.


Para mim estas afirmações, nao passam de preconceito.

Sentir amizade, afeição, vontade de estar sempre perto de uma pessoa de qualquer sexo, é uma grande virtude que devemos cultivar.

Continuo, sexualidade ou sexo, é mais do isso.

Agora se vem junto com o desejo sexual ainda que enrustido, é desequilíbrio.

O desejo faz parte do instinto, que tem que ir sendo regrado com a evolução do espirito ;)


Desequilíbrio como o desejo compulsivo de beber, suicidar e tantos outros. E carecemos de nos educarmos neste ou naquele sentido. Alias o que não falta à maioria de nós encarnados, é desequilíbrio. O sexual é apenas um deles.

As tendências na área da homosexualidade, com certeza o indivíduo as trás de vivência ou vivências passadas comportamentos inconsequentes.
 Mais dia, menos dia ele retoma o caminho do equilíbrio.


Acho um equívoco lamentável dos portadores de  desequilíbrio na área do sexo, quererem tornar natural a homossexualidade e outros comportamentos. É muito cômodo, mais fácil do que o esforço às vezes gigantesco que se tem de fazer pra modificar esta tendência, mas o caminho por certo não é esse.

Na minha opinião o Homossexual, não é desequilibrado ou por outra incorre ao desequilibrio da mesma forma que um heterosexual

De outra parte conduta lamentável é a censura, o preconceito contra os irmãos que carregam esta dificuldade, como se a homosexualidade  fosse o pior dos defeitos que o espírito humano fosse capaz de ter. Será?

A Homosexualidade não é defeito nem dificuldade para o espirito.
São as pessoas (todos os espiritos) externamente a ele que tornam a diferença, na dificuldade. O preconceito nao parte do homossexual, mas sim do heterosexual ;)

Olhemos para a nossa sociedade, os líderes que impõem  miséria e sofrimento séculos e séculos seguidos às populações menos favorecidas. Se fôssemos fazer aqui uma lista de imperfeições fora da área do sexo, não teríamos espaço.

Împerfeições???

Ainda mais, devemos cuidar no auxílio aos nossos irmãos em situação de ajuste exclusivamente quando formos solicitados por eles. Fora disso é intromissão, fofoca bisbilhotice, tempo precioso que perdemos, deixando de curar as nossas próprias chagas abertas, oriundas do sem número de imperfeições que ainda carregamos.

Auxilio precisa quem incute o preconeito, não o homossexual, pois eles sofrem por causa de nós, e a mudança está em nós em vêr as coisas com masi clareza e menso preconceituosa, nao neles.



« Última modificação: 02 de Abril de 2009, 18:28 by SB »
Registado
S

Offline Marden

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 226
  • Participação: 8
  • Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +76
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #16 em: 02 de Abril de 2009, 18:20 »
+1Gostou?
SB

As suas colocações causaram em mim a mesma imprensão que as minhas causaram em você.

Registado

Offline Marden

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 226
  • Participação: 8
  • Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +76
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #17 em: 02 de Abril de 2009, 18:32 »
+1Gostou?
Mario,

Sinceramente rapaz, a sua forma grosseira e pouco polida de adjetivar a minha opinião, não vão mudar as minhas convicções nem alterar a minha serenidade.

Cada um oferece o que tem. Eu compreendo. Também já fui assim.

Se você acha tão grave o que escrevi e tem autoridade pra isso, retira o meu texto.

O mundo não vai ficar mais pobre com isso. A convivência dolorosa se não for aqui, com certeza será em outro lugar, fazer o quê?


Registado

Offline lucineide.c

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 406
  • Participação: 12
  • lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Somente hoje quero ser feliz.
  • Relevância: +65
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #18 em: 02 de Abril de 2009, 18:53 »
+1Gostou?
          Mario eu não tinha lido nenhum artigo seu,pois não tenho muito tempo aqui no fórum.Já dar pra perceber que é maravilhoso e agradável ler o que escreves, como tantos outros que tenho lido aqui. Adorei sua colocação sobre o homossexualismo. Tenho muitos amigos homoxessuais, sem falar que tenho alguns na família, são pessoas maravilhosas mas que se escondem pelo preconceito da sociedade.





Um abraço fraterno.

Registado
&

Offline Carlos Ribeiro

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1043
  • Participação: 0
  • Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +61
  • Cidade: Paços de Ferreira
  • País: Portugal
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #19 em: 02 de Abril de 2009, 19:12 »
+1Gostou?
Citar
A postura mental e a conduta sexual é que irão estabelecer a moralidade ou a imoralidade destas experiências individuais, sejam homo ou heterossexuais.

Esta frase que eu retirei de um texto colocado num outro tópico sobre o mesmo assunto é para mim de salientar.
Não devemos dizer que é errado ser homossexual ou ter comportamentos homo. O que está errado muitas vezes no sexo são os exageros em que por vezes as pessoas incorrem assim como a promiscuidade que devassa a vida de muita gente. Existindo disciplina e equilibrio, e sendo o acto sexual secundado por nobres sentimentos afectivos, torna-se indiferente se o acto é homo ou hetero.
É claro que alguns poderão argumentar que para se fazerem filhos é necessário um homem e uma mulher, que apenas dois homens (ou duas mulheres) nunca poderão procriar e portanto trata-se de um comportamento anti-natura. Será? Tenho as minhas duvidas...


« Última modificação: 02 de Abril de 2009, 19:14 by Carlos Ribeiro »
Registado

Offline M

  • Equipa FE
  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 914
  • Participação: 0
  • M is looked down upon.M is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +30
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #20 em: 02 de Abril de 2009, 19:15 »
+1Gostou?
Olá Lucineide,

As estatísticas são assustadoras! O preconceito da homofobia motiva ainda que muitos homossexuais se suicidem, e que muitos homofóbicos os ataquem, física e psicologicamente, e mesmo que os assassinem. Como tal, não podemos aceitar que num fórum espírita se possa fazer eco, ainda que mais ou menos de forma discreta, desse tipo de posicionamentos medievais. É só isso. Obrigado pelas suas palavras.

Marden,

- Homossexualidade NÃO é opção. Essa afirmação é abusiva, cientificamente errada, e ofensiva para os homossexuais. Homossexualidade é orientação sexual.

- Homossexualidade NÃO é passível de ser colocada a par com toxicodependência, tabagismo ou alcoolismo, que são vícios. E que, como vícios que são, são prejudiciais. Tal comparação coloca a orientação homossexual na categoria de vício, que avilta quem dele "padece". Isso é profundamente ofensivo.

- "Receitar" aos homossexuais a "abstinência"?!... A que propósito alguém se permite vetar os comportamentos alheios, que só a cada um dizem respeito?

Quando se fala em homossexualidade, muitas pessoas associam apenas a sexo. Visão redutora. Esquecem a parte afectiva. Quem somos nós para censurar duas pessoas do mesmo sexo, que se sentem atraídas uma pela outra, que se respeitam, que se amam? Quem somos nós para apontar o dedo?

Imagino um jovem ou uma jovem homossexual, que chegam a este fórum, e que lêem este tópico. Acaso queremos fazer coro com os que se comprazem em medir os outros pela sua orientação sexual, e carregar esses nossos irmãos de sentimentos de culpa?

Pela parte que me toca, deixo bem claro que a postura espírita NÃO É homofóbica! Para o Espiritismo, o que conta, num casal homossexual ou num casal heterossexual, é que haja amor e compreensão. Deus que julgue o que aos homens não compete julgar - se é que alguma coisa há para julgar.

Mário

P.S. - Neste fórum não são permitidos ataques pessoais. Dão mau ambiente, cansam e são inúteis..

P.P.S. - Subscrevo as palavras de Carlos Ribeiro. Quanto a ser pró natura ou contra natura, os padres, por exemplo, também não se reproduzem, e ninguém lhes chama contra natura. Chico Xavier (nasceu faz hoje anos) não se casou nem teve filhos, e criou uma família. Divaldo Franco nunca teve filhos biológicos, mas tem centenas de filhos adoptivos. Só Deus sabe onde está a "normalidade"... :)

« Última modificação: 02 de Abril de 2009, 19:18 by Mário »
Registado

Offline Carlos Ribeiro

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1043
  • Participação: 0
  • Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +61
  • Cidade: Paços de Ferreira
  • País: Portugal
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #21 em: 02 de Abril de 2009, 19:24 »
+1Gostou?
Citar
P.P.S. - Subscrevo as palavras de Carlos Ribeiro. Quanto a ser pró natura ou contra natura, os padres, por exemplo, também não se reproduzem, e ninguém lhes chama contra natura. Chico Xavier (nasceu faz hoje anos) não se casou nem teve filhos, e criou uma família. Divaldo Franco nunca teve filhos biológicos, mas tem centenas de filhos adoptivos. Só Deus sabe onde está a "normalidade"...
- Mário
Eu compreendo-te amigo Mário, mas estou mesmo a imaginar certas pessoas a pensarem assim: os padres não se reproduzem é certo, mas não fazem sexo com outros homens (pelo menos será suposto não o fazerem). Chico Xavier não casou, mas também não viveu nem teve relações com outro homem. Divaldo, idem...

Registado

Offline M

  • Equipa FE
  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 914
  • Participação: 0
  • M is looked down upon.M is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +30
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #22 em: 02 de Abril de 2009, 20:34 »
+1Gostou?
Carlos,

Abres aí uma "frente" interessante de conversa. É que o argumento mais caro aos homofóbicos, é, como dizes, que "duas pessoas do mesmo sexo não se reproduzem".

Para os homofóbicos, essa tese é o cheque-mate. "É contra a Natureza porque é uma união estéril" - dizem os materialistas. "É contra o plano divino porque é uma união estéril" - dizem os crentes.

Como encaixar aí, então:

a) O caso das pessoas estéreis? Erro de Deus/da Natureza?

b) O caso dos assexuais (pessoas que não têm qualquer orientação sexual, não se sentem atraídas sexualmente por ninguém, e há-os em grande número e muito famosos)? Erro de Deus/da Natureza?

c) O caso dos que abdicam de ligações amorosas e/ou sexuais, porque consomem o seu tempo e as suas energias em tarefas que os absorvem totalmente? Erro deles? Dos padres e freiras como Padre Américo ou Madre Teresa? Dos trabalhadores espíritas já citados? (etc.)

d) O caso das pessoas que, por muito que se esforcem, não conseguem arranjar parceiro?

É então que, como dizes, vem o tal argumento:

"Mas essas pessoas, embora não se reproduzam, não dormem com gente do mesmo sexo".

Concluimos então que é um assunto de alcova! A algumas pessoas, os seus fantasmas impelem-nas a preocuparem-se com a vida íntima dos outros!

A sexualidade de cada um é com cada um. Nenhuma orientação sexual provoca guerras, fomes, crimes, injustiças. Do amor nunca vem mal ao mundo.

Mário

Post-Scriptum - E, paredes meias com a ideia de que Deus não erra, temos o discurso anti-contraceptivos. Porque é "impedir o plano divino", "porque é um obstáculo à Natureza".

E terá cabimento, pretender que as pessoas tenha uma vez na vida intimidade com quem amam, caso desejem ter apenas um filho?

E terá cabimento, pretender que as mulheres se encham de filhos, com risco da própria saúde até da vida, para "não contrariarem o plano divino", como se pratica, por exemplo, no grupo fundamentalista Opus Dei?


« Última modificação: 03 de Abril de 2009, 00:08 by Mário »
Registado

Offline Dhan

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 302
  • Participação: 4
  • Dhan might someday be someone...Dhan might someday be someone...Dhan might someday be someone...Dhan might someday be someone...
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te quem tu
  • Relevância: +38
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #23 em: 02 de Abril de 2009, 23:53 »
+1Gostou?
Citação de: SB em 02 de Abril de 2009, 17:56
Auxilio precisa quem incute o preconeito, não o homossexual, pois eles sofrem por causa de nós, e a mudança está em nós em vêr as coisas com masi clareza e menso preconceituosa, nao neles.

Obrigado, SB! Como sempre suas considerações são gentis e lógicas. Pensei em fazer o mesmo que a amiga ao ler o tópico e muitos dos comentários que fez conseguiu resumir minhas palavras.

A primeira coisa que pensei ao ler o texto neste tópico foi: qual a utilidade de se publicar um texto que destila o preconceito, oprime os homossexuais (chamando-os de desequilibrados espirituais/sexuais, defeituosos, entre outras ofensas) para depois hiprocritamente afirmar que "lamentável é a censura, o preconceito contra os irmãos que carregam esta 'dificuldade'"? Muito melhor seria se a autora nem se prestasse a começar escrevê-lo.

Triste ilustração de um mundo onde os códigos econômicos/sociais/políticos permitiram a emersão do aspecto mais brutal e retrógrado da dogmática apostólica romana. Aqueles que persistem no patrulhamento das consciências, no orgulho do preconceito, na laminação dos modos de existir alternativos, na interdição da inteligência são evidências vivas de que uma sociedade fracassa. O fracasso do social está não em sua existência em si, mas na existência dos chamados "certos", "retos", os campeões da moral: são eles que segregam, controlam, classificam, hierarquizam, excluem, discriminam. O espírita de maneira alguma deveria assumir essa postura.

E nem vou entrar em outros detalhes, só deixar mais dois pensamentos: 1) a homossexualidade está longe de ser apenas um impulso sexual (como evidencia o texto), o homossexual se apaixona e ama alguém de mesmo sexo tanto quanto um heterosexual pode se apaixonar e amar alguém de sexo aposto. 2) O problema do homossexual nunca é do homossexual, é sempre dos outros.

E LEMBREM-SE: FAÇAM O MUNDO GAY!!!
gay=feliz

Abraços!

~Dhan





« Última modificação: 03 de Abril de 2009, 00:54 by Dhan »
Registado

Offline Dhan

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 302
  • Participação: 4
  • Dhan might someday be someone...Dhan might someday be someone...Dhan might someday be someone...Dhan might someday be someone...
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te quem tu
  • Relevância: +38
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #24 em: 03 de Abril de 2009, 00:52 »
+1Gostou?
Citação de: Mário em 02 de Abril de 2009, 19:15
As estatísticas são assustadoras! O preconceito da homofobia motiva ainda que muitos homossexuais se suicidem, e que muitos homofóbicos os ataquem, física e psicologicamente, e mesmo que os assassinem. Como tal, não podemos aceitar que num fórum espírita se possa fazer eco, ainda que mais ou menos de forma discreta, desse tipo de posicionamentos medievais. É só isso. Obrigado pelas suas palavras.

- Homossexualidade NÃO é opção. Essa afirmação é abusiva, cientificamente errada, e ofensiva para os homossexuais. Homossexualidade é orientação sexual.

- Homossexualidade NÃO é passível de ser colocada a par com toxicodependência, tabagismo ou alcoolismo, que são vícios. E que, como vícios que são, são prejudiciais. Tal comparação coloca a orientação homossexual na categoria de vício, que avilta quem dele "padece". Isso é profundamente ofensivo.

- "Receitar" aos homossexuais a "abstinência"?!... A que propósito alguém se permite vetar os comportamentos alheios, que só a cada um dizem respeito?

Quando se fala em homossexualidade, muitas pessoas associam apenas a sexo. Visão redutora. Esquecem a parte afectiva. Quem somos nós para censurar duas pessoas do mesmo sexo, que se sentem atraídas uma pela outra, que se respeitam, que se amam? Quem somos nós para apontar o dedo?

Olá, Mário

Parabéns pelas opiniões emitidas. Esses comentários seus que citei deveriam vir em negrito e de uma vez por todas compreendidos por todos. O que disse resume muito bem (e de forma positiva e verdadeira) vários pontos contraditórios acerca do tema.

Já basta de segregação, rotulação, exclusão e discriminação no mundo. Temos problemas tão graves com que podemos gastar nossas mentes e nosso tempo em tentar resolver, o que pretendem essas pessoas criticando aquilo que não conseguem compreender ou aceitar? Como eu disse, será que não existe, para elas, algo realmente importante ou grave com que deveriam/poderiam se ocupar? É difícil de entender...

Como você disse, as estatísticas realmente assustam: no início do mês foi divulgado o relatório produzido pelo GGB (Grupo Gay da Bahia), no qual está compilado o mais preciso e rigoroso levantamento da violência com motivação homofóbica do Brasil. De acordo com o estudo, somente em 2008, 186 homossexuais foram assassinados no país. Destes, 122 eram homossexuais do gênero masculino, 28 eram travestis e 06 lésbicas. Triste sina de um país que não tem cobertura legal de proteção a esta minoria. É bom lembrar que o Brasil é o campeão mundial de assassinatos com motivação de ódio homofóbico, à frente de países de cultura homofóbica. As produções sociais de segregação e de marginalização das relações afetivas têm relação direta com essas mortes. Bate-se ou assassina-se um homossexual não pelo ódio ao outro, mas pela impossibilidade de suportar a homossexualidade mal resolvida em si.

Mas nem tudo está perdido, a Lei Maria da Penha foi um avanço na garantia dos direitos da mulher. Ela é uma série de avanços quando a questão é a violência doméstica, e ao contrário do que afirmaram juristas de direita, ela não ofende o princípio constitucional da igualdade: ao contrário, o afirma legalmente diante de um enunciado castrador e falocrático, que coloca a mulher numa condição de inferioridade na relação de forças do hominismo/machismo. Da mesma maneira, o PLC 122/06 será um avanço no combate à uma cultura nociva à diversidade. Daí a necessidade de argumentos sólidos e de uma forte campanha no sentido de divulgar a sua importância. Somente assim a igualdade constitucional poderá chegar também à população GLBT.

O mundo em que vivemos hoje está mais próximo da chamada Idade das Trevas do que de um futuro pós-moderno. A despeito de toda a tecnologia, temos atualmente uma sociedade onde a informação fugaz e a velocidade das imagens faz desaparecer o real. Assim, certos enunciados tornam a aparecer como emergentes dentro das relações. Por exemplo, a prevalência de um tom apocalíptico e mercantilista nas igrejas, a irrupção de um (des)entendimento sobre os saberes científicos, a ponto de um governante incentivar no sistema educacional de seu país, os EUA, o ensino da teoria criacionista, dentre outros.

E o que pensar de um primeiro-ministro que manda cobrir o seio de uma figura artística, sendo ele o primeiro-ministro de um país cuja população é descendente do Iluminismo mais fino? Foi o que fez Berlusconi, com a pintura “A República”, exposta no gabinete dos premier italianos. Confundir arte com pornografia é para poucos.

Vivemos um recrusdecimento geral da cultura humana. Um retraimento que faz com que velhos valores arcaicos, num sentido duplo, de antiguidade temporal e de arcaísmo psíquico, apareçam e se atualizem. De certa forma, a necessidade de uma lei para coibir a estupidez homofóbica é também um sintoma desse retraimento, ou seja, uma triste necessidade.

Abraços!

~Dhan



Registado

Offline M

  • Equipa FE
  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 914
  • Participação: 0
  • M is looked down upon.M is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +30
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #25 em: 03 de Abril de 2009, 01:15 »
+1Gostou?
Olá amigo Dhan,

Parece que o direito à indiferença ainda não é para amanhã, infelizmente. Não entendo o mal-estar que a homossexualidade possa causar a pessoas com a sua sexualidade bem resolvida! Eu sinto-me ofendido e chocado com o ódio, nunca com o amor!

Também em Portugal, dito país de brandos costumes, temos tido algumas ocorrências trágicas como as que relata.

Por essas e outras, pactuar com qualquer discurso discriminatório, mesmo que "apenas" paternalista, em relação aos nossos irmãos homossexuais, é ser, de alguma forma, conivente! Porque se não somos frontalmente contra todo o tipo de discriminação, estamos a pactuar, estamos a admitir que "eles bem podiam ser mais discretos, eles no fundo estavam a pedi-las", etc.!

Pela minha parte: NÃO, NÃO E NÃO! Ser homofóbico, ou racista, ou de qualquer forma apoucar outras pessoas, é incompatível com o ideal cristão.

Abraço amigo, e gratíssimos pela sua esclarecida e inteligente participação.

Mário

Registado

Offline lucineide.c

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 406
  • Participação: 12
  • lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!lucineide.c is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Somente hoje quero ser feliz.
  • Relevância: +65
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #26 em: 03 de Abril de 2009, 02:50 »
+1Gostou?
         Boa noite amigos,estou adorando ler o que vcs escrevem.Todos nós sabemos que vivemos numa sociedade preconceituosa, onde vale quem tem .
         Outro dia numa reunião de pais na escola de minha filha fui convidada a falar de preconceito.Adorei a oportunidade de falar sobre as diferenças e o respeito pelo outro.Depois da reunião muitas mães me procuraram para agradecer, pois seus filhos estavam sendo vítimas de diferentes preconceitos. Uma mãe chegou a me dizer que seu filho estava sendo maltratado pelos colegas por ser gentil, educado e preferir a companhia das meninas. A mãe já tinha conversado com a direção da escola mas de nada adiantou.O que  pude descobrir é que muitos pais não trabalham valores com seus filhos. E que apesar de vivermos numa nova era ,há ainda pensamentos retrógrados. Eu acho que o preconceito sempre existiu e  irá existir por muito tempo ainda.Pois há espíritos muito velhos e ainda bastante atrasados.Há espíritos que pra mudarem de opinião quanto ao negro,ao pobre,ao hoxessualismo necessitarão de milhões de reencarnações para mudarem sua opinião. Sem falar que muitas pessoas não se aceitam do jeito que são e sofrem muito com isso.Talvez seja  até mesmo por medo de enfrentar as críticas da sociedade. Mas a minha esperança é que um dia todos nós nos demos as mãos e cantemos a mesma canção, onde só exista amor ,amor e amor.
         Para mim viver uma religião, falar de Deus e não aceitar o outro como ele é,é viver uma vida mentirosa, onde a prática não bate com o discurso.Que pena que ainda tenhamos que morar na mesma casa e vivermos isolados!




  Um abraço repleto de luz a todos!






Registado
&

Offline Dhan

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 302
  • Participação: 4
  • Dhan might someday be someone...Dhan might someday be someone...Dhan might someday be someone...Dhan might someday be someone...
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te quem tu
  • Relevância: +38
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #27 em: 03 de Abril de 2009, 04:08 »
+1Gostou?
Olá, Lucineide!

Citação de: lucineide.c em 03 de Abril de 2009, 02:50
Depois da reunião muitas mães me procuraram para agradecer, pois seus filhos estavam sendo vítimas de diferentes preconceitos. Uma mãe chegou a me dizer que seu filho estava sendo maltratado pelos colegas por ser gentil, educado e preferir a companhia das meninas. A mãe já tinha conversado com a direção da escola mas de nada adiantou.O que  pude descobrir é que muitos pais não trabalham valores com seus filhos. E que apesar de vivermos numa nova era ,há ainda pensamentos retrógrados.

Disse tudo: muitos pais não trabalham valores com seus filhos. Ou trabalham valores invertidos, não enobrecedores. Muitos inclusive ensinam o preconceiro dentro de seus próprios lares.

Podemos dizer que o “eu” é um produto, uma produção estética, que carrega dizeres, saberes, enunciados, e por vezes é carregado (controlado) por estes. Uma criança tem que lidar, sem que a sua "tecnologia" cognitiva esteja já madura, com uma série de enunciados, de orientações, de interdições. Expectativas, frustrações, desejos contidos, vontades irracionais, a criança nasce num contexto que não compreende, mas que irá carregar, quem sabe, pelo resto de sua existência: “que querem de mim meus pais, a família, a sociedade? A que vim?”.

Carregada de dizeres que não são seus, a criança cresce, e se não é estimulada (ou se não se estimula) a suspeitar daquilo que diz, ou que lhe dizem, passa a incorporar os enunciados que lhe rodeiam, sem um exame crítico. Não se tem, para isso, que ser culto ou carregar informações de cunho do verniz intelectual: suspeitar é um a-posicionar-se, um movimento contínuo e incapturável, um modo de ser.

Assim nascem o preconceito, a discriminação, a homofobia, a xenofobia, a dor como produto do social, o culto à morte, a depressão, o medo cotidiano. Males do social dito pós-moderno. Numa analogia um tanto desproporcional, é como uma grande indigestão, a impossibilidade de digerir e produzir algo a partir daquilo que se consome. O modo de ser é então um modo de consumir? Não por acaso, a sociedade atual é chamada por alguns estudiosos de sociedade de consumo. E eles não se limitam a falar do modo de produção capitalista no seu aspecto “material".

Cuidemos da educação das crianças para que elas não se tornem os racistas, os homofóbicos, os xenofóbicos, os preconceituosos do futuro.

Abs!

~Dhan


Registado

Offline Diegas

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2284
  • Participação: 17
  • Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +349
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #28 em: 03 de Abril de 2009, 09:07 »
+1Gostou?
Olá.


O comportamento homossexual foi observado em 1.500 espécies animais, desde mamíferos a caranguejos e vermes. Entre estes está o chimpanzé-anão, o animal homossexual mais conhecido.

Ei-lo:




PS: Ainda não cataloguei a espécie animal que me proporcionou herdar o comportamento heterossexual.


Abç





« Última modificação: 03 de Abril de 2009, 09:16 by Diegas »
Registado
&

Offline Diegas

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2284
  • Participação: 17
  • Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +349
Re: HOMOSSEXUALIDADE (TÓPICO No.....?)
« Responder #29 em: 03 de Abril de 2009, 09:55 »
+1Gostou?
Olá, Procura.

Por mais aborrecido que esta minha notícia possa soar, não posso deixar de fornecê-la: Espiritualmente todos já transitamos no reino animal, então, não sei se felizmente ou infelizmente, não nos cabe escolher, já fomos escolhidos. E ainda bem que os animais, na ingenuidade deles, passam ao longe de conhecer qual a nossa opinião à respeito sobre homossexualidade/ismo.


Abç


« Última modificação: 03 de Abril de 2009, 10:00 by Diegas »
Registado
&


  • Imprimir
Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Homossexualidade

Iniciado por Sonia Homossexualidade

0 Respostas
3029 Visualizações
Última mensagem 07 de Junho de 2005, 23:18
by Sonia
Homossexualidade

Iniciado por Diana Homossexualidade

1 Respostas
3161 Visualizações
Última mensagem 04 de Julho de 2006, 00:24
by Mourarego
Homossexualidade

Iniciado por *Leni* Homossexualidade

8 Respostas
4300 Visualizações
Última mensagem 31 de Maio de 2010, 21:14
by claudenir
HOMOSSEXUALIDADE

Iniciado por psicologa1975 Imortalidade da Alma

2 Respostas
3232 Visualizações
Última mensagem 13 de Novembro de 2009, 00:04
by andrem1lima
A HOMOSSEXUALIDADE E O ESPIRITISMO

Iniciado por Pattyy « 1 2 3 » Homossexualidade

38 Respostas
12177 Visualizações
Última mensagem 12 de Outubro de 2010, 18:24
by Estela Britto

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC