Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Psicologia & Espiritismo »
  • Sexualidade »
  • Homossexualidade »
  • As algemas do preconceito homossexual

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 8   Ir para o fundo

Autor Tópico: As algemas do preconceito homossexual  (Lida 39243 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ivi

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 265
  • Participação: 4
  • Ivi might someday be someone...Ivi might someday be someone...Ivi might someday be someone...Ivi might someday be someone...
  • Sexo: Feminino
  • Love is a temple ! Love, a higher law !
  • Relevância: +8
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #30 em: 07 de Fevereiro de 2008, 19:35 »
0Gostou?
Paz para todos !

Amigo Vitor

Quanto a você questionar a opinião do autor livro, eu não posso em absoluto contra argumentar. Até porque somente o próprio autor poderia ratificar ou retificar seus argumentos.
É a mesma coisa alguém tentar condenar os seus pontos de vista, quando você não tem oportunidade de defendê-lo.
Nesse caso eu não devo fazer menção alguma ao que você pensa acerca das palavras do autor.


Por outro lado, eu não entendo onde, nós participantes deste tópico estamos querendo chegar sobre esse assunto. Unanimidade de valores, pontos de vistas ?

Estamos tentando convencer a todos os outros que nossos pontos de vistas estão corretos ?

Estamos buscando ‘defeitos’ nos pontos de vistas alheios para que se prevaleça a nossa verdade, o nosso ponto de vista ?

A resposta, muito provavelmente é não.


. O erro está no fazer-se que a observação redunde em detrimento do próximo, desacreditando-o, sem necessidade, na opinião geral. Igualmente repreensível seria fazê-lo a alguém apenas para dar expansão a um sentimento de malevolência e à satisfação de apanhar os outros em falta.

Exatamente amigo Vitor, está perfeita a sua colocação. Mas veja, nenhum de nós até agora disse ter recriminado a pessoa do homossexual ou  desacreditado-o, sem necessidade, na opinião geral.
Ninguém deu “ expansão a um sentimento de malevolência e à satisfação de apanhar os outros em falta”.  Com que direito faríamos isso ? Por que faríamos isso ? O que ganharíamos com isso, sabendo-se todos devedores. Estamos a colocar pensamentos, valores e pontos de vistas pessoais a cerca de assunto que no fundo, absolutamente nenhum de nós, à exceção DIVINA,  tem conhecimentos suficientes para ‘defendê-lo com unhas e dentes’ ou ‘condená-los’.

E ainda que um de nós ousasse, redirecionar um homossexual à nossa suposta verdade, caberia tão somente a ele a opção pela continuidade ou não de sua opção. O que faríamos se ele não nos ouvisse ? Condenaria-o ? Não, evidentemente. Excluiríamos do nosso convívio ? Não absolutamente.


Caros amigos, ninguém aqui até agora apontou o dedo para um homossexual e condenou-o pela opção. Isso eu entendo como “como é que vedes um argueiro no olho do vosso irmão”. Nenhum de nós, apontou um dedo para um homossexual e disse ‘seja como eu, pois minha opção é correta, a sua está errada’.

O que estamos a argumentar são nossos pontos de vistas. Somente isso. Se não conseguimos convencer a outrem sobre o que nos é correto, não adianta levar o assunto em frente. E por que queremos convencer os outros da nossa verdade ? Com que objetivo ?


O que devemos deixar claro e isso ficou claro sobre o tópico o tempo todo é que

“Antes de mais nada vale lembrar que o Espiritismo, embora, por força de seu caráter científico, dedique-se às pesquisas envolvendo a influência da sexualidade na vida humana, não podendo alienar-se à mesma, de modo algum julga ou critica condutas pessoais. Não alimenta preconceitos de raça, cor, nacionalidade, religião, condição social ou sexo, entendendo que todos são irmãos em estágios diferentes de evolução e como tal devem se respeitar. Cultiva a ética cristã e oferece aos interessados, por indicação da monumental obra do codificador Allan Kardec, regras de conduta que possam torná-los mais felizes e apressar-lhes o progresso. Mas em nenhum momento avança no direito de liberdade que deve nortear a existência individual do ser humano. Afinal, DEUS nos concede livre arbítrio para que tenhamos responsabilidade sobre nossos atos, reajuste nos erros e mérito nas vitórias.

Esse “em nenhum momento avança no direito de liberdade que deve nortear a existência individual do ser humano”, não se aplica apenas ao homossexualismo, mas justamente no que estamos a fazer: contra argumentar a opinião de nossos próprios amigos.

Olá Gi !
Tem razão, esqueci de mencionar:
Livro "Espiritismo - Uma Visão Panorâmica"
Autor Wilson Czerski
Casa Editora o Clarim


Abraço carinhoso !
Ivi


Registado
*

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #31 em: 07 de Fevereiro de 2008, 20:01 »
0Gostou?
Olá Jorge

A promiscuidade existe tanto entre os homosexuais como entre os heterosexuais. Não há nenhuma relação causa-efeito entre a homosexualidade e as doenças sexualmente transmissiveis, como a SIDA, por exemplo. A promiscuidade sexual sim,  é sintoma de demasiado apego ao mundo material. É um abuso do corpo. Mas não é único. A alimentação pouco saudável, em excesso, por exemplo, também é abusar do corpo em nome dos gozos materiais.

O espiritismo não nos ensina a dizer aos outros como se devem comportar, a não ser aos nossos filhos, pois isso é nossa obrigação. Cada um deve fazer o que lhe diz a sua consciência. Desde que respeite os direitos alheios e que não prejudique ninguém, nós não temos o direito de impedir nem censurar ninguém pela forma como vive.

Se uma pessoa vem ter connosco para pedir ajuda para se livrar de algo que lhe faz pesar a consciência, seja o que for, se acharmos que pudemos ou devemos ajudar, tudo bem, ajudemos. Mas em silêncio, em particular, sem alaridos, sem publicidade, sem humilhações, sem criticas, nem acusações, nem condenações. Mas é a consciência das pessoas que deve pesar nas suas decisões e não a nossa consciência. Foi o que o Divaldo fez no caso que contou. Estou certo que esse espirita exemplar não tentou manipular a consciência de ninguém. Também não quis fazer publicidade. Contou isso, a titulo de exemplo,  mas não disse decerto o nome de quem se tratava.

Não acredito que possamos fazer uma relação directa entre as causas do que nos acontece e o que aconteceu nas nossas vidas passadas. Ou seja, o mesmo comportamento errado pode ser expiado de forma diferente. Porque não?

Por exemplo, uma pessoa que foi sexualmente promiscua numa vida e se arrependeu sinceramente, não vai sofrer o mesmo tipo de expiação daquele que fez um erro semelhante e não se arrependeu. A justiça de Deus não é cega. É uma justiça baseada no amor e quem tem em vistas a nossa correcção, que leva em conta a intenção com que fizemos o erro e o arrependimento (Não sou eu que digo que o arrependimento é levado em conta, foi Jesus que o disse).

Se alguém se arrependeu realmente (como nós não conseguimos esconder a verdade de Deus, aquele que se arrepende só de garganta não se arrependeu, óbviamente), pede a Deus que lhe permita voltar a reencarnar para ser submetido à prova que falhou (quer voltar a ser tentado no mesmo erro para ver se está curado e não como vitima de erros semelhantes dos outros) e, simultaneamente, reparar o mal que haja feito. Reparar é sempre fazer o bem. Jesus disse que o mal se paga com o bem, não com sofrimentos inuteis que não levam o bem a ninguém. Uma lei de justiça cega, olho por olho dente por dente levaria as pessoas a sofrimentos que nada reparariam. Serviria para vingar aqueles que prejudicámos, não para ajudar ninguém.

Se alguém não se arrependeu, aí sim, pode ser submetido ao mal que fez aos outros. Não por castigo, mas para sentir na pele o erro, de forma a ser vergado pelo sofrimento crescente, até querer seguir a lei do progresso e evoluir para uma situação mais feliz. A lei do progresso não é facultativa, é obrigatória. Quanto mais fugimos dela mais sofreremos.

Como então fazer uma tabela que relacione directamente os efeitos na nossa vida com causas nas vidas passadas? Quem pensa assim, pensa que a justiça de Deus é cega. Que pai continua a castigar os seus filhos de erros passados se sabe que eles já estão educados, ou seja já não cometem esses erros? O Pai celeste será mais severo que os pais terrenos? Reparar não é ser castigado, é fazer o bem para compensar o mal que se fez.  

Quanto menos nós necessitarmos dos gozos materiais, quaisquer que eles sejam, melhor. É sinal que já estamos menos apegados à matéria. Mas não vamos condenar os homosexuais por procurarem os gozos do corpo e fazer o mesmo enquanto heterosexuais. Para o Pai celeste só há um peso e uma medida.

Não podemos pretender que Deus olhe os heterosexuais de forma mais leve do que olha os homosexuais, se ambos procuram os gozos do corpo através da actividade sexual, pois isso seria injusto.

bem haja

Registado
O perdão compensa!

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #32 em: 07 de Fevereiro de 2008, 20:52 »
0Gostou?
Amigo Ivi

Citar
Esse “em nenhum momento avança no direito de liberdade que deve nortear a existência individual do ser humano”, não se aplica apenas ao homossexualismo, mas justamente no que estamos a fazer: contra argumentar a opinião de nossos próprios amigos.

Você está a valorizar demais a minha opinião pessoal, amigo. Será que a minha opinião é assim tão importante que vá influenciar as pessoas? Está muito enganado...Nem as pessoas não se deixam manipular assim facilmente, nem eu quero manipular ninguém.
Cada um que estude e decida por si, em consciência. Ninguém me venha cá pedir contas pelos seus erros, pois eu só assumo a responsabilidade pelos meus (e já não é pouco).  Era o que me faltava, expiar também pelas faltas alheias... :D

Se uma pessoa calar a sua opinião só para agradar, ou só para não desagradar aos amigos, é hipócrita, não é manipulador. Só justifica calar-se se estivermos frente a pessoas intolerantes, que se irritam com opiniões diversas das nossas, para evitar conflitos, ou se não estivermos de boa fé (o que não é meu caso, como espero que compreenda). :)

Discussão não é sinónimo de agressão (pelo menos para mim). Quando há dois pontos de vista diferentes, em principio algum deve estar mais próximo da verdade do que o outro. Como amo a verdade, tenho de ouvir as opiniões diversas da minha para me abrir os horizontes e expor as minhas oiniões para que os companheiros me ajudem a encontrar possiveis erros nas mesmas. Não é esse o objectivo do debate? :)

bem haja

Registado
O perdão compensa!

Offline Gigii

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1536
  • Participação: 2
  • Gigii barely matters.Gigii barely matters.
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +104
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #33 em: 07 de Fevereiro de 2008, 21:42 »
0Gostou?
Citação de: Vitor_Santos em 07 de Fevereiro de 2008, 20:52
Se uma pessoa calar a sua opinião só para agradar, ou só para não desagradar aos amigos, é hipócrita, não é manipulador. Só justifica calar-se se estivermos frente a pessoas intolerantes, que se irritam com opiniões diversas das nossas, para evitar conflitos, ou se não estivermos de boa fé (o que não é meu caso, como espero que compreenda). :)

Discussão não é sinónimo de agressão (pelo menos para mim). Quando há dois pontos de vista diferentes, em principio algum deve estar mais próximo da verdade do que o outro. Como amo a verdade, tenho de ouvir as opiniões diversas da minha para me abrir os horizontes e expor as minhas oiniões para que os companheiros me ajudem a encontrar possiveis erros nas mesmas. Não é esse o objectivo do debate? :)
bem haja

Vitor, você disse o que eu pensei quando li a intervenção da Ivi (é menina...acho... ;)).

Ivi, você começou por afirmar que não tinha opinião formada sobre o tema, depois transcreve um texto afirmando que "Essa é a minha maneira de ‘pensar’ sobre o assunto." Entretanto argumenta não fazer referencia ás palavras do autor que não são as suas... :-\

Estamos a debater ideias apenas...Cada um pode e deve expressar o que pensa. Somos todos livres. Não está em causa sentirmo-nos detentores de verdades, mas olhar para aqueles que nos são queridos e alertá-los de que o preconceito, a descriminação não nos levam a bom porto.
O Jorge é um amigo, e como tal achei por bem opinar. Bons amigos não são os que dão palmadinhas nas costas e dizem "ámen" a tudo sem reflectir. Um bom amigo discute por ter ideias contrárias e no final abre os braços com um sorriso e diz: és porreiro pá!  ;)

Como surgiu a discussão?

Com a afirmação do Jorge "Para mim podem dizer muitas coisas a favor da homossexualidade, mas quanto a mim é uma aberração, que precisa de ser banida da sociedade".
(Eu acho que certamente já não pensa assim, pois sei que é pessoa sensível)
Por isso se gerou o debate.Por isso houve uma certa reação de quem discorda com este ponto de vista.
Portanto, Ivi, esta afirmação :"ninguém aqui até agora apontou o dedo para um homossexual e condenou-o pela opção" não é totalmente verdade, pois foi por isso que se gerou o diálogo.

Seja como for, é sempre salutar partilharmos os nossos pensamentos, mesmo que eles estejam errados para os outros, ou não sejam o nosso melhor caminho, mas é na partilha que nasce a luz, é na troca que surge a conquista, é no toque que nasce a afeição.

Abraço a todos
Gi




« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2008, 21:45 by Jeanette »
Registado
sou feliz!

Offline Peregrino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1264
  • Participação: 2
  • Peregrino barely matters.Peregrino barely matters.
  • Sexo: Masculino
  • Compreende, Perdoa e Ama Sempre!
  • Relevância: +58
    • Esp
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #34 em: 07 de Fevereiro de 2008, 23:07 »
0Gostou?
Olá, amigos :)

Eu gostava que me esclarecessem uma pequena dúvida  :P

Estamos a falar do "preconceito" ou da "homosexualidade"?
Se é do preconceito, creio que será engraçado vermos em próxima reencarnação como cada um de nós aqui, reencarnando CONTRARIADOS (pois, não disse que seria fácil, eheheh) em corpo de sexo oposto, lidaremos com a situação :D

De facto a questão da homosexualidade actualmente sofre do "politicamente correcto", e aí sim: ai de quem diz que não acha normal!

O facto é que, realmente, se a reencarnação não se dá no corpo de sexo afinizado com a essência mais desenvolvida do Espírito (de facto, VS, os Espíritos não têm sexo fisico, mas não desenvolvem igualmente a essência feminina e a essência masculina, mas sim, primeiro uma mais que outra, antes de chegarem ao equilibrio, e é nesse aspecto que podemos considerar que os Espíritos "têm" sexo -não fisicamente, mas psicologicamente), isso era previsto com alguma finalidade: será a de frustrar o Espírito para o reequilibrar de alguns excessos passados? ou será o quê? nos não temos os elementos de análise todos, mas é de facto, exigível, na qualidade de Espíritas, que mantenhamos nós mesmos o equilibrio na forma como nos confrontamos com situações que achamos desequilibradas.

Esclarecer, a nós mesmo e ao próximo, sim.
E o que é "preconceito"? Um conceito adoptado sem análise prévia. Um receio instintivo do desconhecido. Ora, é o conhecimento pelo estudo que nos fará progredir, já que para isso estamos neste mundo.

E com isso, nunca nos esqueçamos que Deus criou leis de harmonia e equilibrio da vida, perante as quais a homosexualidade, de facto, não parece encaixar (falo em termos de sexualidade, e não de amor entre dois seres). Mas será que Deus nos pede que auxilemos "à martelada" essa harmonia e equilibrio?

Creio, em primeiro lugar, que é totalmente legítimos expressarmos nossa opinião de "não achar normal" a homosexualidade, embora discordemos do acto em si, em confronto com as leis do universo, e não do nosso "irmão ou irmã", se é que me entendem.

Creio, em segundo lugar, que deveriamios dialogar mais sobre o tema, só assim haverá mais razão e lógica em nossas opiniões (transformadas assim em conhecimento) e não meros preconceitos.

Creio em terceiro lugar que a ditadura do "politicamente correcto", é ela sim uma aberração que precisa ser banida da sociedade!  ;)   ;D

Abraços a todos,
Pg  :)




 

« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2008, 23:09 by Peregrino »
Registado

Offline Peregrino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1264
  • Participação: 2
  • Peregrino barely matters.Peregrino barely matters.
  • Sexo: Masculino
  • Compreende, Perdoa e Ama Sempre!
  • Relevância: +58
    • Esp
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #35 em: 07 de Fevereiro de 2008, 23:26 »
0Gostou?

Olá, de novo :)
Agora sobre o tema "homosexualidade" mais do que sobre a questão do "preconceito":

Citação de: Ivi em 07 de Fevereiro de 2008, 15:00
“O Espiritismo não abomina os homossexuais, mas não endossa a prática homossexual. Por mais se tente falar em liberdade e novos direitos humanos e de minorias; por mais que a sociedade ignore ou aplauda tais comportamentos; ainda que a legislação garanta certos direitos, inclusive o contrato matrimonial ou adoção de filhos; podemos tomar todas essas atitudes como paliativos que, no máximo, podem minorar o sofrimento de irmãos que, infeliz e indisfarçadamente, estão falhando em seus compromissos espirituais de mais longo prazo.
A tolerância, a aceitação e mesmo os exageros adulatórios que visam incentivar e rotular de normal uma prática que moralmente sabe-se que não o é, só serve para atacar parcialmente os efeitos de desajustes que se manifestam na expressão morfológica do sexo de periferia, mas residem fundamentalmente no Espírito e aí deveriam ser trabalhados, equilibrados e sublimados. Falar e agir em contrário é um grande e lamentável equívoco. Devemos respeitar e amar os homossexuais como quaisquer outros seres humanos, irmãos nossos, mas, se possível, não faltar com a orientação que lhes transmita valores autênticos do Espiritismo, capazes de favorecê-los a vencerem-se a si mesmos nesta como em outras tantas e tão difíceis provas que romperão a ilusão do prazer voluptuoso e efêmero, para culminar com a felicidade legítima e perene do Espírito elevado à categoria de servido consciente de DEUS.”

Será que o problema é mesmo e apenas a disconformidade entre o sexo do corpo em que o Espírito reencarnou e as suas preferências sexuais? Ou o problema é bem mais vasto e se encontra no facto de nossa civilização ter colocado o prazer sexual como um dos maiores valores actuais, e apele por mil e uma vias à maior liberdade nesse campo?
Todos estamos muito endividados nesse campo, ainda, isso creio ninguém aqui irá negar.
A homosexualidade, ao meu ver, é apenas uma maneira de persistir nesse "liberou geral" do Tim Maia, acho que é o Tim Maia... Mas há tantas mais actualmente, que nenhuma justifica a outra.

Agora, embora devamos evitar o preconceito, acho justo e legítimo que se tente entender, no plano espíritual, porque existe homosexualidade, contra as leis naturais, segundo as quais Deus criou, na matéria, homem e mulher (creio que não foi apenas para que lutassemos contra o preconceito). E também porque existe taras sexuais também nos heterosexuais.
O estudo não mata... Espero :)

Pg  :)


« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2008, 23:36 by Peregrino »
Registado

Offline Ivi

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 265
  • Participação: 4
  • Ivi might someday be someone...Ivi might someday be someone...Ivi might someday be someone...Ivi might someday be someone...
  • Sexo: Feminino
  • Love is a temple ! Love, a higher law !
  • Relevância: +8
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #36 em: 08 de Fevereiro de 2008, 10:26 »
0Gostou?
Paz para todos !

"Uai, a gente não pode querer que todo mundo nos aceite. Às vezes, nem nós mesmos nos aceitamos . . .  Nem Jesus é unanimidade entre os homens ! . . ."

O Evangelho de Chico Xavier
de Carlos A. Baccelli

Abraço carinhoso !
Ivi

Registado
*

Offline Ivi

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 265
  • Participação: 4
  • Ivi might someday be someone...Ivi might someday be someone...Ivi might someday be someone...Ivi might someday be someone...
  • Sexo: Feminino
  • Love is a temple ! Love, a higher law !
  • Relevância: +8
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #37 em: 08 de Fevereiro de 2008, 12:15 »
0Gostou?
Paz para todos!

Caros amigos Vitor, Gi !

É verdade GI, eu sou uma menina (de apenas 41 anos). :D
Talvez a confusão gerada seja pela imagem do ‘moço’ ao lado com a frase
“Love is a temple, Love the higher law”. Eu acho que vi essa história antes !

Permitam-me esclarecer a opção pela foto, embora não seja o tema agora e desculpo-me pela liberdade.
Trata-se de “Bono Vox”, vocalista da Banda U2 (que eu amo verdadeiramente de paixão). Descupe-me, eu sou humana – Graças a DEUS !!!  ;)

A faixa em seu rosto está escrito “Coexist”. Tenho certeza que vocês conhecem o termo e seu significado, também conhece  o Bono . . . a Banda U2 e aqui não faço apologia à Banda.

 
Significado (by Wikipédia) - com anexo !
“O logo é formada pelo intercambiamento dos três símbolos das religiões monoteístas que consideram Abraão como seu patriarca.
A letra "C" foi trocada pelo Crescente Islâmico, símbolo adotado em várias bandeiras de países em que há predominância de mulçumanos na população.
O símbolo judaico conhecido como "Estrela de Davi" foi inserido na logo na posição da letra "X". Segundo a tradição judaica, este símbolo era grafado no escudo do exército do reino de Israel desde os tempos do reinado de Davi.
A letra "T" foi permutada pelo símbolo maior do cristianismo, a Cruz de Cristo. Esta representa a expiação dos pecados da humanidade por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário.
A união desses símbolos numa só palavra, "Coexist", sugere a idéia de convivência pacífica entre as religiões abraâmicas.
Tal convivência pressupõe o respeito às crenças e aos preceitos das outras religiões sem o abandono ou sincretismo dos mesmos.”


Adiciono também ao último parágrafo por conta e risco próprio que não se trata apenas da convivência, respeito às crencas e aos preceitos de outras religiões, mas também da perfeita possibilidade de coexistirmos em perfeita harmonia em todos os outros segmentos da humanidade, seja em respeito pela: cor, raça, opção sexual, opiniões pessoais, enfim . . .

Bono ‘prega’ isso.

Abraço carinhoso !
Ivi





Registado
*

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #38 em: 08 de Fevereiro de 2008, 16:17 »
0Gostou?
Olá amigos

Independentemente de considerarmos que existe ou não diferença entre o apego aos gozos da carne nos heterosexuais e nos homosexuais, garanto-vos que a humanidade terá razões para estar satisfeita quando todos os seus problemas se reduzirem a este. Decerto ainda temos de andar muitos séculos até chegar a esse ponto...

Contudo esclareço que aquilo que me faz confusão não é a questão da homosexualidade em si, mas a forma como as pessoas vêem a lei de causa-efeito.

Chega ao ponto de haver espiritas que estabelecem tabelas de relações directas causa-efeito entre as doenças e outras caracteristicas humanas e as situações de vidas passadas que as provocaram. Uma coisa é imaginarmos exemplos ou até transcrever exemplos recebidos de espiritos desencarnados que nos contam a sua experiência Através dos médiuns. Outra coisa é querer saber tanto como Deus sobre a justiça divina, ao ponto de fazer uma tabela tipo:

- A doença X é sempre devida ao mau comportamento Y;
- A homosexualidade é sempre devida ao mau comportamento Z;
- Etc., etc. 

Não podem haver efeitos semelhantes provindos de causas diferentes?

Também é, em meu entender, negar a bondade de Deus admitir que Deus não tem em conta as nossas verdadeiras intenções, o nosso arrependimento, etc. e que atribui as provas e expiações de uma forma cega.

Jesus disse para tratarmos Deus como Pai. Isso é suficiente para nos levar a pensar que a justiça de Deus não é tipo pena automática em função dos erros cometidos. Será que um bom pai continua a castigaria um filho se estivesse certo, como Deus pode estar, se o desejar, que ele se arrependeu e não repeteria o erro? Isso não seria vingança em vez de educação ou uma justiça cega e estúpida?

O que acontece no mundo é sempre segundo a vontade de Deus. Se erramos é porque ele o permite, pois acha isso útil para nós. Se ele não quisesse não existiria a possibilidade do erro e nós seriamos automátos, em vez de seres humanos.

Há aqui alguém que se sinta conhecedor, de forma inequivoca e absoluta, das razões cármicas do que acontece e do que acontece aos outros? Se Deus quisesse que soubessemos isso não nos permitiria essa lembrança?

Mas entenda-se bem: eu acredito que há muitos acontecimentos na nossa vida que estão relacionados com a lei causa-efeito. Não é isso que me faz confusão, de maneira alguma. O que eu pergunto é como é que alguém é capaz de dizer que sabe as causas passadas de tudo o que lhe acontece ou acontece aos outros? Isso é assustador, não por saber que estamos sujeitos à lei de causa-efeito, mas porque se trata de uma forma  de descriminação das pessoas quem, meu entender, não tem fundamento.

As causas daquilo que nos acontece é complexa e, para além da familia onde vamos reencarnar e das consequências genéticas disso, há muitas outras causas, grande parte das nossas acções são devidas a erros nesta reencarnação.

Para além disso, mesmo naquilo que é genético, onde será talvez mais claro estabelecer uma relação de causa-efeito com as vidas passadas, podem haver efeitos parecidos que derivam de causas muito diferentes.

bem hajam


Registado
O perdão compensa!

Offline Peregrino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1264
  • Participação: 2
  • Peregrino barely matters.Peregrino barely matters.
  • Sexo: Masculino
  • Compreende, Perdoa e Ama Sempre!
  • Relevância: +58
    • Esp
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #39 em: 08 de Fevereiro de 2008, 17:14 »
0Gostou?

De facto, Vitor, tens razão nesse alerta.

Quanto muito podemos colocar hipóteses, como forma de nos conscientizarmos da LCE, mas nunca nos fixarmos em "certezas", pois estas últimas correm o risco de também serem meros preconceitos.

Pg  :)

Registado

Offline SB

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2045
  • Participação: 19
  • SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Todos n
  • Relevância: +130
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #40 em: 08 de Fevereiro de 2008, 17:19 »
0Gostou?
Muito bem Victor!

  ;)

« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 17:22 by Susana Bernardo »
Registado
S

Offline Carlos Ribeiro

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1041
  • Participação: 0
  • Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +61
  • Cidade: Paços de Ferreira
  • País: Portugal
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #41 em: 08 de Fevereiro de 2008, 17:51 »
0Gostou?
Sem dúvida que o Vitor tem razão. A homossexualidade terá concerteza várias causas possiveis e não podemos generalizar. No entanto pergunto: que tipo de causas poderão dar origem a uma tendência de ordem homossexual? Serão factores genéticos? Serão originados por traumas de infância ou má educação? No caso de ser um problema relacionado com vidas passadas o que estará por detrás disso? Exagero ou abuso na conduta sexual? Será apenas fruto do livre-arbitrio do espírito, que escolhe nascer assim como provação, ou como expiação? Será que aquele espírito esteve durante várias encarnações numa polaridade masculina ou feminina e agora que nasceu com corpo físico situado em polaridade oposta tem esse tipo de tendência?
Ass: Carlos Ribeiro

Registado

Offline Peregrino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1264
  • Participação: 2
  • Peregrino barely matters.Peregrino barely matters.
  • Sexo: Masculino
  • Compreende, Perdoa e Ama Sempre!
  • Relevância: +58
    • Esp
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #42 em: 08 de Fevereiro de 2008, 19:59 »
0Gostou?
Pode-se dar simplesmente o caso de o Espírito, que teve mais reencarnações num dos sexos, agora deve renascer no outro para desenvolver das duas essências feminina ou masculina aquela que não está tão devolvida ainda, e ai, quando reencarna, não lida bem com o que estava planejado, a nivel sexual.

Há tantas hipóteses possíveis...
A causa não tem que ser expiação, mas o uso do livre arbitrio é que vai decidir do mais rápido ou mais lento aproveitamento da nova experiência no mundo fisico do Espírito reencarnado. Digo mais ou menos, rápido ou lento, porque certezas não as teremos. Só o próprio Espírito, em sua consciência, saberá se aqproveitou ou não a reencarnação, ou se terá perdido uma oportunidade.

Nós, com as algemas do preconceito, perdemos imenso tempo a olhar o passado - o nosso e ainda mais o dos outros - em vez de aproveitarmos o presente, auxiliando a nós e ao próximo, com a esperança e fé naquilo que chamamos verdadeira felicidade e que almejamos para o futuro, para o momento do nosso regresso à nossa verdadeira pátria, ao mundo espiritual.

Na Lei Única de Deus, que nos foi ensinada como a síntese de todas as revelações dos mensageiros de Deus , "amar a Deus sobre todas as coisas", em primeiro lugar, é tentar corresponder ao que na nossa consciência sabemos que nos foi indicado como melhor caminho, entre bem e mal, em cada reencarnação ou na erraticidade, para nossa própria felicidade. E nós sabemos, na verdade, quais são as leis naturais. Não podemos amar a Deus e sermos escravizados ao mundo dos prazeres físicos ao mesmo tempo. Temos que saber se aproveitamos nossa passagem aqui para progredir, como seres espirituais, ou se gozamos agora e nos lamentamos depois. Embora não nos falte novas oportunidades de reencarnar e repetir as aprendizagens, cada oportunidade desperdiçada, o Livro dos Espíritos no-lo diz, é causa, no momento do desencarne, daquilo a que a velha religião alegorizou como Céu e Inferno. Claro, podemos aproveitar agora, em "bons vivants", e depois logo se vê...

Mas isso vale para cada um de nós, não apenas para os homosexuais.

Pg  :)

« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 20:12 by Peregrino »
Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #43 em: 08 de Fevereiro de 2008, 21:01 »
0Gostou?
Olá Cariberto

O problema é que cada caso é um caso. As causas podem ser muito diversas e dúvido que se encontre uma causa comum a todos os casos de homosexualidade.

Por exemplo, sabemos que há pessoas que nascem com os dois sexos. Depois os médicos optam por um deles. Quando eles erram pode suceder que se venha a desenvolver uma pessoa com caracteristicas orgânicas gerais (o corpo da mulher e do homem são diferentes até a nivel cerebral - o cérebro das mulheres, por exemplo é mais pequeno, talvez por ser para usar menos, não sei... ;D - é só para ver se as mulheres do fórum afinam, não levem a mal  :D) de mulher e orgãos sexuais de homem e vice-versa. Este caso é muito diferente dos pedófilos e de outros tarados e obsecados do sexo. Estes últimos ou são doentes mentais ou são muito carnais, pessoas para quem o sexo pode até ser a prioridade máxima das suas vidas.

Deve haver documentação sobre explicações cientificas da homosexualidade na WEB. Podemos procurar.

bem hajas

Registado
O perdão compensa!

Offline Peregrino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1264
  • Participação: 2
  • Peregrino barely matters.Peregrino barely matters.
  • Sexo: Masculino
  • Compreende, Perdoa e Ama Sempre!
  • Relevância: +58
    • Esp
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Re: AS ALGEMAS DO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL
« Responder #44 em: 08 de Fevereiro de 2008, 21:41 »
0Gostou?
Citação de: Vitor_Santos em 08 de Fevereiro de 2008, 21:01
Por exemplo, sabemos que há pessoas que nascem com os dois sexos. Depois os médicos optam por um deles. Quando eles erram pode suceder que se venha a desenvolver uma pessoa com caracteristicas orgânicas gerais de mulher e orgãos sexuais de homem e vice-versa.

Será mesmo que erram? Será que Deus deixa assim tão alto grau de acaso e incerteza, em assunto tão grave de nossas vidas?

Por acaso, na revista Sábado desta semana vem um artigo interessante sobe esse tema que se chama: INTERSEXUALISMO

Abraço.

Pg  :)

Registado


  • Imprimir
Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 8   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
ALGEMAS NO LAR.

Iniciado por Regina Prins Power Point

0 Respostas
1331 Visualizações
Última mensagem 11 de Junho de 2009, 22:45
by Regina Prins
Algemas no lar

Iniciado por Denize Moreira Power Point

4 Respostas
2041 Visualizações
Última mensagem 30 de Janeiro de 2010, 01:47
by SkY
A vida de um Homossexual.

Iniciado por HeyMatt « 1 2 3 4 » Homossexualidade

54 Respostas
20087 Visualizações
Última mensagem 27 de Agosto de 2013, 17:25
by Andressa Z.
A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?

Iniciado por eltonreal « 1 2 ... 15 16 » Homossexualidade

237 Respostas
64910 Visualizações
Última mensagem 08 de Setembro de 2013, 18:52
by EuSilva
As algemas do espírito

Iniciado por macili Meditação

0 Respostas
843 Visualizações
Última mensagem 07 de Julho de 2018, 00:50
by macili

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC