Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Psicologia & Espiritismo »
  • Sexualidade »
  • Homossexualidade »
  • A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 [2] 3 4 ... 16   Ir para o fundo

Autor Tópico: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?  (Lida 64897 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #15 em: 05 de Fevereiro de 2013, 16:03 »
0Gostou?
Norizonte, ninguém nsace assim ou assado...
pode-se tomar a atitude ou a prática depois de nascer e por cvarias razões.
Excetuadas as doenças que já nos são de origem, todas as outras são adquiridas.
O ensino prestado da questão 127 da primeira edição de ole continua válido quando diz: "Cada coisa só progride em sua espécie e em sua essência", logo, algo que esteja fadado a sucumbir mesmo dentro de uma espécie não é da lei natural.
Abraços,
Moura

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, 16:06 by Mourarego »
Registado

Norizonte da Rosa

  • Visitante
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #16 em: 05 de Fevereiro de 2013, 16:35 »
0Gostou?
Moura, se ninguém nasce assim ou assado devem existir explicações para o arco-íris de orientações sexuais que existem pelo mundo e, sinceramente, até que alguém me explique por a + b como todos os casos são apenas por opção, então continuarei pensando assim, que fazem parte da natureza de cada um.

Veja que se pode afirmar que alguém possa por opção realizar uma fantasia, ou 'por curiosidade' (quem sabe) e vir a ter uma relação homoafetiva, mas se poderia generalizar? como explicar os casos desde aqueles em que a pessoa não demonstra em nada que tem essa orientação, até aqueles casos em que se travestem, ou, mais radical, mudam de sexo, acaso daria para simplesmente dizer que todos são o que são apenas por opção?

E aqueles casos em que se nota uma fisionomia feminina em um corpo que se sabe é de um homem, como se explica? simplesmente se afirmando que é opção? o sujeito nasce com uma fisionomia e se diz que ele optou? acredito que eu não esteja em um planeta diferente do que os demais e se os demais notam o que eu noto (pelo menos meus conhecidos próximos também notam), então como explicar essa opção racionalmente e sem imposição?

Ninguém aqui está defendendo a prática ou não, isso que se faça também com argumentos que façam sentido, inclusive usando esse argumento de que é algo que contraria a natureza (a exemplo do que contraria a natureza, como a poligamia); apenas se está tratando e procurando saber se se nasce ou não com uma tendência e que poderá ou não ser reprimida.

Abraço.

Registado

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #17 em: 05 de Fevereiro de 2013, 20:37 »
+1Gostou?
Citação de: Norizonte da Rosa em 05 de Fevereiro de 2013, 15:08
Não se deveria fazer a distinção entre a natureza de uma pessoa e a opção pela prática, ou não de algo que caracteriza esta natureza?

Desta forma poderiamos admitir que pessoas nascem com orientação sexual diversa daquela que se esperava da natureza do seu sexo, como tudo indica que ocorre. Além dos trejeitos femininos (estou falando apenas em relação à homosexualidade masculina porque é a mais visível), existem pessoas do sexo masculino que têm até feições femininas e que indicam a orientação sexual. Sei que não dá para generalizar (como disse existem pessoas que são homosexuais e que nada indica que sejam), mas existem os casos em que se pode perceber facilmente. Sei que é um tema delicado e é até difícil de falar sem ferir a suceptibilidade de alguém, mas, por ex., esta questão da aparência é algo que as pessoas reconhecem naturalmente e, então, como dizer que algumas pessoas são assim por opção?


As pesquisas científicas estão todas indo nesta linha.
A ciência tem demonstrado através de uma série de aspectos diferentes( digitais, hormônios, cérebro, etc) que a homossexualidade teria origem biológica, genética.
A condição de sentir atração por pessoas do mesmo sexo,portanto, não seria uma questão de opção.
O que poderia ser enquadrada como  opção é a vivência da sexualidade, não a tendência sexual, ou seja,  prática dos atos, mas não a atração.
A atração simplesmente acontece. O homossexual masculino, pro exemplo, não escolhe se atrair por um homem, ele simplesmente sente esta atração e a explicação, pode estar nas últimas descobertas da ciência, principalmente as que dizem respeito a testosterona e a fase fetal.
Sugiro  leitura dos links sobre as pesquisas para nos atualizarmos sobre as últimas pesquisas quando  ao tema.
Trouxe apenas 3, mas se pesquisarem encontrão muitas outras no mesmo sentido.
Daqui a pouco tempo esta discussão não fará muito sentido porque tudo indica que a resposta se remeta a uma causa orgânica, que, para os que acreditam em uma realidade extrafísica , se remete ainda a uma causa anterior que condiciona a causa orgânica, sendo esta mera ferramenta de expressão do espírito.

' A mensagem inserida no DNA representa a materialização da programação espiritual, que imprime nas moléculas as definições, os projetos e a trajetória a ser seguida pelo indivíduo. "
Robson Pinheiro- Energia

Lembrando por fim que dizer que a homossexualidade pode ter uma causa genética em momento algum significa que seja transtorno ou doença, mas apenas uma caraterística daquela individualidade, como tantas outras( a cor dos olhos, da pele, do cabelo, a altura, etc).

paz e luz



« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, 20:39 by Susana Fe »
Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Edmar Ferreira Jr

  • Visitante
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #18 em: 05 de Fevereiro de 2013, 20:42 »
0Gostou?
Citação de: Norizonte da Rosa em 05 de Fevereiro de 2013, 16:35
E aqueles casos em que se nota uma fisionomia feminina em um corpo que se sabe é de um homem, como se explica? simplesmente se afirmando que é opção? o sujeito nasce com uma fisionomia e se diz que ele optou? acredito que eu não esteja em um planeta diferente do que os demais e se os demais notam o que eu noto (pelo menos meus conhecidos próximos também notam), então como explicar essa opção racionalmente e sem imposição?

Norizonte,

Não tenho a intenção de convencê-la, mas quero lhe apresentar alguns argumentos para reflexão e estudo.

Já observou que alguns criminosos têm “cara de mau”? Que, às vezes, só de olhar para a fisionomia de um sujeito em uma fotografia e você o associa à figura de um criminoso? Como explicar isso? Estabelecer que um indivíduo nasceu para ser criminoso e já demonstrava isso na fisionomia é algo um tanto quanto complicado. Se admitirmos isso, qual será o papel da educação e da família no processo de formação desse indivíduo? A razão nos diz que não pode ser assim e o espiritismo nos elucida o que até então parecia não ter resposta.

O Espírito é altamente influenciado pela vida corporal, porque é na carne que adquire a maior parte de suas disposições e características. Uma vez desligado do corpo físico pela morte, o Espírito não se desliga automaticamente de suas características adquiridas na vida física. Se essas características se prolongam por vidas sucessivas, há de se concluir que mais sólidas elas se tornam para o Espírito, sobretudo se for ele um Espírito por demais ligado à vida material. Mas eis que é chegada a hora para o Espírito de encarnar em uma condição contrária à suas características adquiridas. Seria necessário que esse Espírito fosse bem desmaterializado para deixá-las por completo antes de adentrar na nova vida física – o que nem sempre ocorre. Sabemos ainda que o corpo físico é modelado a partir de disposições do perispírito, que por sua vez é modelado a partir das disposições do Espírito. Novamente na vida material, esse Espírito poderá trazer em sua personalidade e corpo físico certos gostos, inclinações e até mesmo traços físicos, decorrentes das características adquiridas ao longo de suas experiências pretéritas (A gênese, Cap. XI).

Nada há de absurdo nisso. Mas não há nisso a obrigação de  que o Espírito deva vivenciar as experiências que são próprias de suas características anteriormente adquiridas. O princípio da reencarnação como expiação ou prova nos sugere exatamente o contrário. O Espírito não deve conhecer de tudo para que possa se elevar? Se ele já está há várias encarnações encarnando como homem, pode ter chegado a hora em que deva se encarnar como mulher para aprender o que precisa aprender como mulher. Sendo um Espírito, por assim dizer, marcadamente “masculino”, é mais do que natural que ele estranhe a nova condição de Espírito, por assim dizer, “feminino”. Mas dai a ter que se relacionar sexualmente com outras mulheres apenas por que como Espírito ele ainda se vê como homem, pode haver uma distância. Ora, como explicar então o caso das Drag Queens e dos Crossdressers – homens que se vestem como mulheres e mulheres que se vestem como homens – que têm apenas desejo e relações heterossexuais?  É preciso pensar ainda que no caso da homossexualidade há sempre o envolvimento de outro Espírito no processo.

E seriam o desejo e a atração coisas assim tão definitivas na vida de uma pessoa a ponto de marcar sua condição pelo tempo de uma existência? Tenho severas dúvidas. Minha esposa há 20 anos atrás morria por um cigarrinho. Hoje (mais para minha felicidade do que para a dela) sente nojo, a ponto de fazer vômito. Desejo é desejo...

Abraço,

 

Registado

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #19 em: 05 de Fevereiro de 2013, 20:44 »
+1Gostou?

Entrevista com Claudio Picazio: “Homossexualidade não é uma opção”
Com quase 30 anos de experiência clínica, o especialista em sexualidade afirma que os pais devem encarar a homossexualidade sem preconceito ou culpa


iG: Baseado na sua experiência, qual o erro mais comum que os pais ao descobrirem que o filho é gay?

Claudio Picazio: Se culpar pela homossexualidade dos filhos e culpar os filhos. Não tem culpado, nem inocente nessa história. Os filhos não são gays para torturar os pais. Tem alguns pais que se colocam nessa posição e tratam a situação com aversão e homofobia. Ser homossexual não é uma opção, ninguém escolhe, é escolhido. A gente percebe os nossos desejos. Os desejos hetero e homo são iguais. Ninguém sentou do lado de uma criança e falou “goste de meninos” ou “goste de meninas”.


iG: Como os pais podem lidar com a frustração que sentem ao se depararem com a sexualidade do filho?

Claudio Picazio: Não tem jeito, os pais vão ficar frustrados. Eles colocam expectativas nos filhos o tempo inteiro, é normal. Mas além das frustrações deles, eles podem observar que quem está frustrado, quem está muito mal é o filho. Alguns pais esquecem a sua função, que é de proteger, amparar os filhos. Ser pai é ajudar os seus filhos a crescer. Nessa história, quem está sentindo mais dor não são os pais. Mesmo assim, alguns ainda obrigam os filhos a entender a dor deles. E a dor desses jovens, quem entende? Os pais precisam passar por cima da frustração e perceber que quem mais precisa de apoio é o filho.

iG: O que um adolescente sente ao se descobrir homossexual? Como é a dor?

Claudio Picazio: A dor é única. É a dor de se sentir completamente errado. É como se o mundo estivesse dizendo para você que o que você sente é errado, que você é errado, que você está excluído da sua família. Como se a sua maneira de amar e de gostar é errada, e isso causa uma dor terrível. Imagina só o que você sentiria se o mundo dissesse que você não está autorizado a sentir atração por quem você sente – sendo que as relações amorosas são megavalorizadas? É isso que leva esses gays a se esconderem, a se trancarem no armário, a terem casamentos de fachada. O pior é que é uma dor cretina, que não precisava acontecer. É pura ignorância social."


Para ler mais: http://delas.ig.com.br/filhos/entrevista-com-claudio-picazio-homossexualidade-nao-e-uma-opcao/n1237838996495.html

Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #20 em: 05 de Fevereiro de 2013, 20:50 »
+1Gostou?
Homossexualidade não é opção: é o que dizem os médicos, os geneticistas, os psicólogos e os psicanalistas
MARIA BERENICE DIAS

"Os leigos no assunto e os renitentes em aceitar a homossexualidade como fenômeno natural insistem em dizer que os homossexuais escolhemos ou optamos por ser gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis.

Esmiuçando as literaturas relacionadas à medicina, à genética, à psicologia e à psicanálise, vimos que há muitas cogitações e poucas respostas; no entanto, as respostas, ainda que escassas, são esclarecedoras e auxiliam-nos a entender o fenômeno da homossexualidade à luz da ciência desviando-nos das cogitações leigas e grosseiras.

Há inúmeras pesquisas em diversas áreas do conhecimento humano, procurando explicar o fenômeno da homossexualidade, no entanto, nunca, elas foram tão numerosas quanto na atualidade. “Durante anos, a Medicina pesquisou o sistema nervoso central, os hormônios, o funcionamento do aparelho genital e nada encontrou de diferente entre homossexuais e heterossexuais” (DIAS, 2009, p. 52).

No campo da genética, “recente pesquisa sueca realizada com mais de 90 pessoas, demonstrou que o cérebro dos gays é fisicamente parecido com o de mulheres heterossexuais, enquanto o de lésbicas se assemelha ao de homens heterossexuais. A pesquisa ainda sugere que fatores biológicos são capazes de influenciar a orientação sexual, como a exposição à testosterona no útero, que pode moldar a anatomia cerebral” (DIAS, 2009, p. 54-55). Esta pesquisa responde a um número considerável de indagações a respeito do tema, porém não é conclusiva. Segundo Qazi apud Dias (2009, p. 55), “não há mais dúvidas de que as diferenças cerebrais são delineadas nos primeiros estágios de desenvolvimento fetal”. A mesma pesquisa concluiu que “não há mais argumentos, se você é gay, é porque você nasceu gay” (QAZI apud DIAS, 2009, p. 55).

Para os gays, esta afirmação não é nenhuma grande novidade, é um alívio, isso sim, visto que temos, na pesquisa, a comprovação daquilo que já sabíamos de modo empírico, desde muito tenra idade.

Embora o meu objetivo seja apresentar o que há de novidade nos campos da medicina, da genética, da psicologia e da psicanálise, não posso me furtar de mencionar que o pai da psicanálise, Sigmund Freud, deixou registrados posicionamentos arrojados a respeito da homossexualidade. Em sua obra União Homoafetiva, Dias (2009, p. 55) apresenta algo interessando a esse respeito. Freud em resposta à carta da mãe de um homossexual registrou o seguinte: “entendi, pela sua carta, que seu filho é homossexual. Estou muito impressionado pelo fato de a senhora não mencionar este termo nas informações sobre ele. Posso perguntar-lhe por que o evita? A homossexualidade não traz com certeza qualquer benefício, mas não é nada que deva ser classificado como uma doença; consideramos que seja uma variação do desenvolvimento sexual”. Difícil acreditar que, aproximadamente, um século depois, ainda haja profissionais da psicologia e da psicanálise querendo curar gays e lésbicas de uma suposta doença por eles denominada “homossexualismo”, assunto já encerrado pela decisão da Organização Mundial da Saúde em desclassificar a homossexualidade como doença em 1993. [Grifei].

Para Graña apud Dias (2009, p. 56), “a identidade sexual e as anomalias evolutivas são fruto de um determinismo psíquico primitivo, que tem origem nas relações parentais desde a concepção até os três ou quatro anos de idade”. Ainda para Graña apud Dias (2009, p. 56-57), “a cultura e, mais precisamente, a linguagem oferecem ao indivíduo, desde os primórdios da sua vida pós-natal, signos, símbolos e significações que vão lhe servir como referências ambientais constituintes de sua identidade subjetiva e sexual”.

Contrapondo os resultados das pesquisas no campo da genética e da psicanálise, fica evidente que a homossexualidade é forjada na convergência dos fenômenos genéticos e sócio-ambientais que vão desde a concepção até os quatro primeiros anos de vida. Desde modo não o que se falar em doença. Trata-se de um fenômeno natural.

Ser homossexual não é cômodo socialmente. “Se tivessem opção, muitos homossexuais prefeririam não o ser – o que é uma boa prova de que não existe opção.” (DIAS, 2009, p. 58). “A experiência clínica assinala que o processo desidentificatório não é possível” (idem). Está aí a justificativa para os que dizem ser ex-gays. Não se pode curar o que não é doença. São falsos os chamados ex-gays. Ou nunca o foram, ou reprimiram o que são influenciados por forças estranhas ao seu psiquismo. Estes últimos constituirão, inevitavelmente, a parte doente em nós e poderão sofrer muito com tal decisão, principalmente, se for impositiva. São falsos e charlatães os que dizem curar a homossexualidade. O que pode haver é uma supressão do ato e do desejo sexual como o que fazem os celibatários.

Ser gay não dói fisicamente; no entanto, não se pode dizer o mesmo da dor psicológica, do sofrimento decorrente do preconceito. Para Costa apud Dias (2009, p. 59), “a única forma de sofrimento comum a todos os sujeitos homossexuais é aquela que vem de causas externas, do preconceito, da discriminação e das dificuldades que isso traz para os que são discriminados”.

Ser homossexual não é hereditário. Se assim o fosse, os filhos de casais heterossexuais seriam todos heterossexuais. Os homossexuais somos a maioria filhos de pais heterossexuais. Em contrapartida, os filhos de indivíduos homossexuais, necessariamente, poderão não ser homossexuais.

Assim sendo, ainda que não existam certezas científicas da real natureza da homossexualidade, se o fenômeno decorre de fatores que sejam biológicos, genéticos, sociais e/ou ambientais, o principal de todos os fatos é que não é uma escolha pela qual se pode optar. O que podemos (ou não) é aceitar o que nos é inato. Para finalizar invoco uma metáfora apropriada: como as borboletas, símbolo de transformação e de (re)começo, podemos morrer em casulos, mas também podemos rompê-los para alçar vôos que nos sejam repletos de felicidade, de alegria e, acima de tudo, de amor."

Fonte: http://thonnyhawany.blogspot.com.br/2011/03/homossexualidade-nao-e-opcao-o-que.html

P.S:  As letras maiúsculas do texto não foram

Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #21 em: 05 de Fevereiro de 2013, 20:55 »
+1Gostou?
Agora a ótica de quem vivencia a situação:

"Ser Homossexual é uma Questão de Opção?
10/11/2005 - Marcos Farias.
Quantas vezes ouvimos dizer, vemos na TV, lemos que uns devem respeitar a opção sexual de outros? Será que nunca pensaram na possibilidade de isso não ser uma questão de opção? É uma profunda falta de conhecimento falar que isso se trata de uma escolha, como se alguém pudesse escolher ser gay ou heterossexual com um clique.

Homossexualidade não é opção. Eu vivi torturas sem ter com quem conversar durante muito tempo, noites de sofrimento no travesseiro quase toda a minha adolescência. Sempre foi algo abafado aqui dentro. Comecei a perceber que sentia atração por garotos no início dessa fase. Não queria aquilo pra mim. Não entendia porque eu não me excitava com uma mulher tanto quanto eu me excitava com homem. Pensar num outro cara era algo de me tirar do sério de tesão e de culpa. Não queria namorar mulheres porque não tinha vontade, enjoava e não sentia muito tesão.

Tentei, durante uns anos, esconder isso dentro de mim. Aí, vivi anos de sair, pegar muita mulher, tentando esconder de mim a minha própria realidade. Essa era uma realidade obscura, não queria ter contato, tinha medo. Durante milhares de vezes pensei em querer ser um cara que se atraía por mulheres. Não conseguia e isso me rendeu noites de choro, decepção e solidão. Era como ir ao cinema, ver os casaizinhos felizes e achar que nunca iria ser daquela forma, feliz do lado de uma garota. Até eu ter o meu primeiro contato com homem e quebrar a minha barreira de preconceitos foi difícil.

Depois, aceitar aquilo foi doloroso. Vivemos um dilema no início: ser gay e ao mesmo tempo não querer ser assim. A auto-aceitação demora. Quero saber se alguém nesse mundo gostaria de passar por isso, se escolheria ser gay ou lésbica, se gostaria de sofrer assim, de passar por esses problemas?

A maioria das pessoas ainda acredita que se trata de opção sexual. É uma total falta de informação. A sociedade precisa mudar a sua mentalidade sobre isso. Nunca escolhi ser gay e se pudesse escolher, certamente não iria escolher ser assim. Muitos problemas seriam evitados, muito sofrimento seria poupado.

Quando se é gay, tem-se que amadurecer 100 anos em 10 e muitas vezes sem compreender nada, sem ter cabeça pra isso. Já passou por algo semelhante? Ser involuntariamente alguém fora dos padrões?"

Fonte: http://www.bengalalegal.com/opcao


Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline José A.

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 138
  • Participação: 14
  • José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!
  • Relevância: +17
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #22 em: 05 de Fevereiro de 2013, 20:56 »
0Gostou?
Citação de: edmar f jr em 05 de Fevereiro de 2013, 20:42
E seriam o desejo e a atração coisas assim tão definitivas na vida de uma pessoa a ponto de marcar sua condição pelo tempo de uma existência? .

Uma existência que, segundo a doutrina, pode durar milhões de anos de reencarnações sofridas, amigo Edmar.

Os desejos, de qualquer espécie, são o motivo das reencarnações. Qualquer ser humano que ponha um fim total aos desejos agora, depois da morte do organismo não reencarna mais.
 

Registado

Offline new

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 328
  • Participação: 0
  • new is looked down upon.new is looked down upon.new is looked down upon.new is looked down upon.new is looked down upon.new is looked down upon.new is looked down upon.new is looked down upon.new is looked down upon.new is looked down upon.new is looked down upon.new is looked down upon.
  • Relevância: +72
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #23 em: 05 de Fevereiro de 2013, 21:11 »
0Gostou?
[size=78%]Com base na filosofia espírita, uma coisa para ser  vista como ruim ou boa, deve-se apreciar as consequências que acarreta e não pelo próprio fato isolado.[/size]

Em primeiro lugar, como sempre me posiciono nessa assunto, é uma questão de sexualidade.
Em segundo, a sexualidade é uma questão orgânica, material.
E a lei natural que está ligada à sexualidade é a lei de reprodução.

Assim, evidentemente, o natural é a reprodução. E a reprodução somente se efetua com a relação de dois gêneros. Simples assim.


Então, seguindo o princípio, sem meios termos e sem conjecturas, a sexualidade tem a sua razão de existir para a reprodução. Todo o resto feito em nome da sexualidade, que não tenha por objetivo a reprodução, está em desacordo com a lei natural descrita em O Livro dos Espíritos.


Entretanto, as práticas sexuais que não visam reprodução, heterossexual e evidentemente a homossexual, não são condenáveis a medida que não exista a produção de consequências ruins, desrespeito ao próximo, agressões, inclusive sentimental.


Podem pensar que com um pensamento deste, eu deva ser um puritano.

Me adianto e digo que não sou mesmo. Não sou, e estou longe disso. Mas eu não posso moldar e adaptar a lei natural aos meus costumes, ou aos meus instintos ainda não educados.



E em tempo, a homossexualidade é uma questão que não deveria causar confusão. Há questões muito mais urgentes e sérias do que a satisfação sexual.

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, 21:16 by new »
Registado

Edmar Ferreira Jr

  • Visitante
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #24 em: 05 de Fevereiro de 2013, 21:23 »
0Gostou?
Citação de: Susana Fe em 05 de Fevereiro de 2013, 20:37
[...]
As pesquisas científicas estão todas indo nesta linha.
A ciência tem demonstrado através de uma série de aspectos diferentes( digitais, hormônios, cérebro, etc) que a homossexualidade teria origem biológica, genética.
A condição de sentir atração por pessoas do mesmo sexo,portanto, não seria uma questão de opção.
O que poderia ser enquadrada como  opção é a vivência da sexualidade, não a tendência sexual, ou seja,  prática dos atos, mas não a atração.
[...]

Suzana,

Isso é algo com o qual também concordo e que pode até mesmo ser explicado em termos de doutrina, se nos atentarmos para as relações já conhecidas entre Espírito, perispírito e corpo físico. O problema que temos hoje é que a homossexualidade é definida hoje como o desejo sexual e afetivo por alguém do mesmo sexo. Mas se nos ampararmos na questão do desejo, tanto a homossexualidade quanto a heterossexualidade podem se tornar disposições transitórias na vida de um indivíduo, porque desejo é algo que pode mudar com o tempo e a com a própria experiência de vida.

Se considerarmos a homossexualidade como desejo sexual por pessoa do mesmo sexo, poderemos dizer que a pessoa nasce homossexual. Se a considerarmos como a prática sexual, poderemos dizer que ela se torna homossexual por opção, porque uma ação é antes de qualquer coisa uma opção.
 
Eu entendo como homossexualidade a prática de relação sexual com pessoa do mesmo sexo, o que você nos trás como vivência da sexualidade. A etimologia (do grego antigo ὁμός (homos), igual + latim sexus = sexo) e a iconografia mais antiga relativa ao termo sugerem e descrevem a prática do ato sexual. Por isso a entendo como uma opção que indivíduo encarnado faz e não como fatalidade, no sentido de que ele nasceu para se relacionar com alguém do mesmo sexo.

Abraço,

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, 21:26 by edmar f jr »
Registado

Edmar Ferreira Jr

  • Visitante
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #25 em: 05 de Fevereiro de 2013, 21:34 »
0Gostou?
Citação de: José A. em 05 de Fevereiro de 2013, 20:56
Citação de: edmar f jr em 05 de Fevereiro de 2013, 20:42
E seriam o desejo e a atração coisas assim tão definitivas na vida de uma pessoa a ponto de marcar sua condição pelo tempo de uma existência? .

Uma existência que, segundo a doutrina, pode durar milhões de anos de reencarnações sofridas, amigo Edmar.

Os desejos, de qualquer espécie, são o motivo das reencarnações. Qualquer ser humano que ponha um fim total aos desejos agora, depois da morte do organismo não reencarna mais.

Obrigado pela lição, José A.

O "definitivo" aqui, no entanto, é no sentido não poder ser mudado em uma existência.

Abraço,


Registado

Offline José A.

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 138
  • Participação: 14
  • José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!José A. is awe-inspiring!
  • Relevância: +17
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #26 em: 05 de Fevereiro de 2013, 22:05 »
0Gostou?
Citação de: edmar f jr em 05 de Fevereiro de 2013, 21:34
Citação de: José A. em 05 de Fevereiro de 2013, 20:56
Citação de: edmar f jr em 05 de Fevereiro de 2013, 20:42
E seriam o desejo e a atração coisas assim tão definitivas na vida de uma pessoa a ponto de marcar sua condição pelo tempo de uma existência? .

Uma existência que, segundo a doutrina, pode durar milhões de anos de reencarnações sofridas, amigo Edmar.

Os desejos, de qualquer espécie, são o motivo das reencarnações. Qualquer ser humano que ponha um fim total aos desejos agora, depois da morte do organismo não reencarna mais.

O "definitivo" aqui, no entanto, é no sentido não poder ser mudado em uma existência.

E porque não, amigo Edmar?

Os desejos não se mudam com o tempo, com existências atrás de existências. Os desejos mudam-se instantaneamente quando compreendidos profundamente. Não se mudam gradualmente através do tempo, porque o tempo é o criador dos desejos e é quem os sustenta. Tempo é pensamento, amigo Edmar, você tem uma experiência qualquer que lhe dá prazer, o pensamento cria a imagem desse prazer e amanhã está a pedir mais, sem fim... para qualquer desejo.


Registado

Norizonte da Rosa

  • Visitante
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #27 em: 05 de Fevereiro de 2013, 22:09 »
0Gostou?
Citação de: Susana Fe em 05 de Fevereiro de 2013, 20:37
Citação de: Norizonte da Rosa em 05 de Fevereiro de 2013, 15:08
Não se deveria fazer a distinção entre a natureza de uma pessoa e a opção pela prática, ou não de algo que caracteriza esta natureza?

Desta forma poderiamos admitir que pessoas nascem com orientação sexual diversa daquela que se esperava da natureza do seu sexo, como tudo indica que ocorre. Além dos trejeitos femininos (estou falando apenas em relação à homosexualidade masculina porque é a mais visível), existem pessoas do sexo masculino que têm até feições femininas e que indicam a orientação sexual. Sei que não dá para generalizar (como disse existem pessoas que são homosexuais e que nada indica que sejam), mas existem os casos em que se pode perceber facilmente. Sei que é um tema delicado e é até difícil de falar sem ferir a suceptibilidade de alguém, mas, por ex., esta questão da aparência é algo que as pessoas reconhecem naturalmente e, então, como dizer que algumas pessoas são assim por opção?


As pesquisas científicas estão todas indo nesta linha.
A ciência tem demonstrado através de uma série de aspectos diferentes( digitais, hormônios, cérebro, etc) que a homossexualidade teria origem biológica, genética.
A condição de sentir atração por pessoas do mesmo sexo,portanto, não seria uma questão de opção.
O que poderia ser enquadrada como  opção é a vivência da sexualidade, não a tendência sexual, ou seja,  prática dos atos, mas não a atração.
A atração simplesmente acontece. O homossexual masculino, pro exemplo, não escolhe se atrair por um homem, ele simplesmente sente esta atração e a explicação, pode estar nas últimas descobertas da ciência, principalmente as que dizem respeito a testosterona e a fase fetal.
Sugiro  leitura dos links sobre as pesquisas para nos atualizarmos sobre as últimas pesquisas quando  ao tema.
Trouxe apenas 3, mas se pesquisarem encontrão muitas outras no mesmo sentido.
Daqui a pouco tempo esta discussão não fará muito sentido porque tudo indica que a resposta se remeta a uma causa orgânica, que, para os que acreditam em uma realidade extrafísica , se remete ainda a uma causa anterior que condiciona a causa orgânica, sendo esta mera ferramenta de expressão do espírito.

' A mensagem inserida no DNA representa a materialização da programação espiritual, que imprime nas moléculas as definições, os projetos e a trajetória a ser seguida pelo indivíduo. "
Robson Pinheiro- Energia

Lembrando por fim que dizer que a homossexualidade pode ter uma causa genética em momento algum significa que seja transtorno ou doença, mas apenas uma caraterística daquela individualidade, como tantas outras( a cor dos olhos, da pele, do cabelo, a altura, etc).

paz e luz

Susana, concordo com cada vírgula (fora as pesquisas porque não as conheço, mas também obviamente não posso discordar sem conhecer) e foi nesse sentido que critiquei a posição do líder religioso na minha primeira postagem, pois parece: ou que tudo está desvendado na ciência genética, ou tudo se resume à genética, o que me parece discurso demagógico.

Abraço.

Registado

Norizonte da Rosa

  • Visitante
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #28 em: 05 de Fevereiro de 2013, 22:44 »
0Gostou?
Citação de: edmar f jr em 05 de Fevereiro de 2013, 20:42
Citação de: Norizonte da Rosa em 05 de Fevereiro de 2013, 16:35
E aqueles casos em que se nota uma fisionomia feminina em um corpo que se sabe é de um homem, como se explica? simplesmente se afirmando que é opção? o sujeito nasce com uma fisionomia e se diz que ele optou? acredito que eu não esteja em um planeta diferente do que os demais e se os demais notam o que eu noto (pelo menos meus conhecidos próximos também notam), então como explicar essa opção racionalmente e sem imposição?

Norizonte,

Não tenho a intenção de convencê-la, mas quero lhe apresentar alguns argumentos para reflexão e estudo.

Já observou que alguns criminosos têm “cara de mau”? Que, às vezes, só de olhar para a fisionomia de um sujeito em uma fotografia e você o associa à figura de um criminoso? Como explicar isso? Estabelecer que um indivíduo nasceu para ser criminoso e já demonstrava isso na fisionomia é algo um tanto quanto complicado. Se admitirmos isso, qual será o papel da educação e da família no processo de formação desse indivíduo? A razão nos diz que não pode ser assim e o espiritismo nos elucida o que até então parecia não ter resposta.

O Espírito é altamente influenciado pela vida corporal, porque é na carne que adquire a maior parte de suas disposições e características. Uma vez desligado do corpo físico pela morte, o Espírito não se desliga automaticamente de suas características adquiridas na vida física. Se essas características se prolongam por vidas sucessivas, há de se concluir que mais sólidas elas se tornam para o Espírito, sobretudo se for ele um Espírito por demais ligado à vida material. Mas eis que é chegada a hora para o Espírito de encarnar em uma condição contrária à suas características adquiridas. Seria necessário que esse Espírito fosse bem desmaterializado para deixá-las por completo antes de adentrar na nova vida física – o que nem sempre ocorre. Sabemos ainda que o corpo físico é modelado a partir de disposições do perispírito, que por sua vez é modelado a partir das disposições do Espírito. Novamente na vida material, esse Espírito poderá trazer em sua personalidade e corpo físico certos gostos, inclinações e até mesmo traços físicos, decorrentes das características adquiridas ao longo de suas experiências pretéritas (A gênese, Cap. XI).

Nada há de absurdo nisso. Mas não há nisso a obrigação de  que o Espírito deva vivenciar as experiências que são próprias de suas características anteriormente adquiridas. O princípio da reencarnação como expiação ou prova nos sugere exatamente o contrário. O Espírito não deve conhecer de tudo para que possa se elevar? Se ele já está há várias encarnações encarnando como homem, pode ter chegado a hora em que deva se encarnar como mulher para aprender o que precisa aprender como mulher. Sendo um Espírito, por assim dizer, marcadamente “masculino”, é mais do que natural que ele estranhe a nova condição de Espírito, por assim dizer, “feminino”. Mas dai a ter que se relacionar sexualmente com outras mulheres apenas por que como Espírito ele ainda se vê como homem, pode haver uma distância. Ora, como explicar então o caso das Drag Queens e dos Crossdressers – homens que se vestem como mulheres e mulheres que se vestem como homens – que têm apenas desejo e relações heterossexuais?  É preciso pensar ainda que no caso da homossexualidade há sempre o envolvimento de outro Espírito no processo.

E seriam o desejo e a atração coisas assim tão definitivas na vida de uma pessoa a ponto de marcar sua condição pelo tempo de uma existência? Tenho severas dúvidas. Minha esposa há 20 anos atrás morria por um cigarrinho. Hoje (mais para minha felicidade do que para a dela) sente nojo, a ponto de fazer vômito. Desejo é desejo...

Abraço,


Edmar, também não quero convencê-lo apenas defendo opinião que tenho e, portanto, não estou numa queda de braço, o que seria besteira.

Vou fazer uma pergunta (mais uma); me responda se você não passou por uma situação que vou descrever?
Nunca estiveste em um local público à espera de algum atendimento, ou mesmo no local do trabalho em meio a um grupo de pessoas e, de repente, surge uma pessoa do sexo masculino, mas com fisionomia feminina (com traços mais delicados), com voz mais fina,.. se você já passou por isso me responda: o que você verificou na manifestação mesmo que silenciosa das outras pessoas (não é preciso ouvir para saber o que os outros muitas vezes pensam)?

Acaso os olhares fixos, ainda que disfarçados, ou até mesmo alguns comentários maldosos não surgiram em meio ao grupo?

Agora essa identificação tácita ocorre quando um suposto assassino adentra em algum lugar onde um grupo de pessoas já 'esperava'? acredito que não e isso por mais que a pessoa, homem no caso, tenha as feições mais rudes o que indicaria no máximo que é alguém viril, mas assassino?

Quanto ao que você escreveu além, sobre a explicação espírita, ou espiritualista, do porquê alguém ter uma orientação diversa da 'padrão', também já conhecia, mas veja que dessa explicação mesma que você usa se chega a conclusão que o que ocorre é que se nasce com essa tendência e se é tendência não é escolha, opção.

Como a amiga Susana postou acima e eu já havia escrito, uma coisa é natureza, outra é opção por práticar algo que obviamente existe e se há alguma razão para que se oriente que não ocorra a prática que se faça explicando o porquê e não simplesmente dizendo que é uma opção, pois isso não ajudaria em nada quem está passando por algo nesse sentido e até mesmo outras religiões que não apelam para o raciocínio estariam a frente do Espíritismo, pois apelam para o pecado, ainda que este seja muitas vezes apenas uma fórmula e não explique nada, mas que, acredito, convence mais que dizer que não se deve praticar porque é apenas opção.

Quanto a questão de comparar um vício com uma prática homossexual, não me parece uma boa aproximação, pois nos vícios com drogas existe a dependência química, o que não ocorre com a prática homossexual.

Abraço.








« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, 22:46 by Norizonte da Rosa »
Registado

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: A pessoa nasce homossexual ou vira homossexual?
« Responder #29 em: 05 de Fevereiro de 2013, 22:53 »
+1Gostou?
Olá Norizonte,
No meu primeiro comentário trouxe 3 pesquisas, mas existem mais.
É só dar uma " googada" que você vai achar outras.

paz e luz

Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino


  • Imprimir
Páginas: 1 [2] 3 4 ... 16   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
As algemas do preconceito homossexual

Iniciado por Victor Passos « 1 2 ... 7 8 » Homossexualidade

119 Respostas
39218 Visualizações
Última mensagem 31 de Agosto de 2013, 03:22
by Confortipai
REENCARNAR COMO HOMOSSEXUAL!

Iniciado por Manduruca « 1 2 3 4 » O Livro dos Espíritos

59 Respostas
23975 Visualizações
Última mensagem 27 de Março de 2011, 00:06
by MarcoALSilva
A vida de um Homossexual.

Iniciado por HeyMatt « 1 2 3 4 » Homossexualidade

54 Respostas
20079 Visualizações
Última mensagem 27 de Agosto de 2013, 17:25
by Andressa Z.
casamento ou convivencia estavel homossexual

Iniciado por jrmarin « 1 2 3 » Sexualidade

31 Respostas
11327 Visualizações
Última mensagem 11 de Abril de 2014, 20:50
by AdrianoFSantos
Tomboy - tendência homossexual em abordagem delicada

Iniciado por rwer Cinema & Vídeo

1 Respostas
3400 Visualizações
Última mensagem 12 de Abril de 2013, 20:17
by MarcosBorges

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC