Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Fluidoterapia => Tópico iniciado por: Marianna em 03 de Setembro de 2009, 00:22

Título: Função da água fluidificada
Enviado por: Marianna em 03 de Setembro de 2009, 00:22


Função da Água Fluidificada no Tratamento Espiritu

“(...) A ação fluídica se transmite de perispírito a perispírito, e deste ao corpo material.”
 
A água apesar de sua neutralidade, tem elevado potencial de absorção de energias ou fluídos magnéticos. Esta magnetização é realizada pelos amigos espirituais especializados,  que estão a cuidar do irmão em tratamento. A água então transforma-se em elemento terapêutico que, ao ser ingerido, transmite ao organismo os recursos benéficos de que necessita para seu reequilíbrio (físico, energético, espiritual). Após essa sessão de magnetização, a denominamos água fluidificada, ou seja energizada pelos Espíritos de Luz que atuam na missão e  causa de cura  à LUZ espiritual.
 
Esta água quando entra em contato com o enfermo, permite canalizar a luz divina (através de forca eletromagnética) neste corpo, irradiando suas energias e fluídos curativos, absorvidas durante a prece, com auxilio da corrente médica espiritual e dos mentores pessoais de cada um. Deve ser usada como um medicamento. 
 
São os Espíritos desencarnados que,  durante  o tratamento, fluidificam a  água;  porem,  este  processo  poderá  ser  realizado a distância em suas  próprias casas. 
 
O Homem encarnado na condição de ser integral, composto de Espírito, perispírito e corpo somático, participante desse Universo onde tudo e todos interagem, influencia e é influenciado de modo incessante, registrando com mais intensidade o campo daqueles seres de que mais carece para evoluir. Afina-se com pessoas e coisas, pensamentos e substâncias, variantes a cada fase evolutiva por onde transita.
 
Elementos mais sutis alcançam-no através do perispírito, tocando ou penetrando suas estruturas, onde passam a ser movimentadas. Dá-se uma espécie de "osmose" de natureza psíquica que pode determinar o surgimento de fatores equilibrantes e de progresso, ou constituir-se fonte de estagnação ou desordem.
 
Tão importante é o que se recebe quanto o que se produz. Quando o Espírito se manifesta (pensando, agindo ou simplesmente existindo) todas as suas potências vibram, fazendo vibrar, por sua vez, o fluido da LUZ curadora, imprimindo neste alterações que lhe dão aspecto, movimento e direção. Estas transformações que os seres inteligentes promovem na atmosfera fluídica que os envolve, tanto podem dar-se consciente quanto inconscientemente.
 
Em decorrência dessa realidade, existe uma facilidade de assimilação de fluidos por parte dos encarnados à semelhança de uma esponja quando se embebe de liquido. Os fluidos se atraem ou se repelem conforme a semelhança de suas naturezas, dai a incompatibilidade entre os bons e os maus fluidos. Esses são os fluidos que atuam no perispírito de cada um, conforme suas atitudes e merecimentos. 
 
O poder energético da água no tratamento Espiritual, é de resultado benéfico, quando utilizada, orando, pois que, dessa forma, ao ser ingerida, faz com que o organismo lhe absorva as "quintessências” que vão atuar no perispírito, em semelhança aos medicamentos estimulando os núcleos vitais de onde procedem os elementos produtores e regeneradores das células físicas. 
 
Quando esta água está atuando em seu corpo age como uma grandiosa luz que parte do céu imediatamente acima da sua cabeça irradiando sobre si - a luz azul curativa, que traz a  vida entrando no seu corpo pelo topo do seu crânio e preenchê-lo aos pés.
 
Esta luz, tão necessária à vida, reluz em cada parte de si. É como se você fosse transparente. Ela preenche cada parte de seu corpo material, tornado-se um cordão de energia brilhante e desse cordão flui energia para cada um dos seus órgãos e células. Essa  energia de luz azul curativa e amor dá-lhes mais força. Velhas restrições que vinham de emoções obsoletas, dissolvem-se na luz.

Cada célula do seu corpo, cada órgão desejam fazer aquilo para que foram criados. A luz penetra no medo e na ignorância e queima-os tal como a neblina da manhã se dissipa com a chegada do sol. A luz curadora chega até à sua medula, onde as células brancas do sangue se desenvolvem. Elas estão prontas para proteger este corpo. elas têm o poder para ir onde são necessárias, tomarem conta de algum problema que possa surgir. O seu corpo vive porque todas as suas partes estão em harmonia umas com as outras. Essa é a sua natureza e é seu desejo que se cumpra esse fluxo harmonioso. 
 
Lembremo-nos sempre que estamos a remover séculos em busca desta singular missão, e é impregnados do mais puro amor incondicional, que formamos uma grande força curativa  estendida até os altos planos dos céus. Esta Força vêm trazer paz e harmonia ao nosso coração e a luz que necessitamos para irradiar a todos os que nos rodeiam. Mais uma vez te lembramos que a luz está dentro de ti, a partícula de luz do criador está em ti. Só tens de a descobrir e ascender até Mim.
 
Juliana pelo espírito de: Alice em: (20/10/2007)
 


Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: Marianna em 20 de Setembro de 2009, 19:46



Qual a função da água nos centros espiritas?

Os Espíritos ensinam que a água é um dos principais condutores de energia que existe e dela se utilizam para transmitir aos enfermos as energias de que necessitam para obterem alívio de suas dores físicas e espirituais. Assim, a fluidificação da água é um recurso de tratamento muito utilizado pelos Espíritos.

"A água, em face da sua constituição molecular, é elemento que absorve e conduz a bioenergia que lhe é ministrada. Quando magnetizada e ingerida, produz efeitos orgânicos compatíveis com o fluido de que se faz portadora." (Bezerra de Menezes, "Loucura e Obsessão", capítulo "As Consultas).

Por ser um excelente condutor de energia, a água, quando fluidificada, transmite a quem a ingere os recursos magnéticos necessários ao seu equilíbrio psico-físico. Segundo Emmanuel, pode ser fluidificada para todos ou em benefício de alguém em
particular, como um enfermo, por exemplo. Nessa hipótese, é conveniente que o uso seja pessoal e excusivo ( "O Consolador", pergunta 103).

Também André Luiz, no livro "Nos Domínios da Mediunidade", ensina, por intermédio de um seu mentor espiritual, que através da água fluidificada " ... precioso esforço de medicação pode ser levado a efeito. Há lesões e deficiências no veículo espiritual a se estamparem no corpo físico, que somente a intervenção magnética consegue aliviar, até que os interessados se disponham à proópria cura" (capítulo XII).

Basta que se coloque um recipiente de água limpa e que se ore com determinação, sinceridade e fé, solicitando aos Espíritos Superiores qeu a magnetizem. O plano espiritual, então, magnetizará o líquido com raios de amor em forma de bênçãos, como diz Emmanuel, colocando nele energias reparadoras, conforme a necessidade do enfermo.

Portanto, como um grande condutor de energia, a água é o líquido indicado para que os benfeitores espirituais derramem os fluidos magnetizados necessários ao nosso refazimento físico e espiritual. Concluímos com essas belas palavras de Emmanuel: "Se desejas, portanto, o concurso dos Amigos Espirituais, na solução de tuas necessidades físico-psíquicas ou nos problemas de saúde e equilíbrio dos companheiros, coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações, espera e confia.

O orvalho do Plano divino magnetizará o líquido, com raios de amor em forma de bênçãos e estarás, então, consagrando o sublime ensinamento do copo de água pura, abençoado nos Céus." (em "Segue-me")
 
Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo.

Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: Mayle em 02 de Outubro de 2009, 16:05
Olá Marianna, como vai?
Gostei bastante do seu tópico sobre a água fluidificada, acredito que entendi o que seu texto refere porém na parte que diz:
Citar
Também André Luiz, no livro "Nos Domínios da Mediunidade", ensina, por intermédio de um seu mentor espiritual, que através da água fluidificada " ... precioso esforço de medicação pode ser levado a efeito. Há lesões e deficiências no veículo espiritual a se estamparem no corpo físico, que somente a intervenção magnética consegue aliviar, até que os interessados se disponham à proópria cura"(capítulo XII).
fiquei meio confusa com o trecho em grifo, você pode me esclarecer por favor.
Sou nova no estudo da doutrina, estou lendo o Livro dos Espíritos não entendi esta colocação de André Luiz: estas lesões e deficiências no veículo espiritual a se estamparem no corpo físico seriam o que?
Até breve...
Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: Marianna em 24 de Novembro de 2009, 01:31

O Que é Água Fluidificada?        

A água fluidificada é a água normal, acrescida de fluidos curadores. Em termos de Espiritismo, entende-se por água fluidificada aquela em que fluidos medicamentosos são adicionados à água. É a água magnetizada por fluidos.

Quem faz a fluidificação da água?

Em geral, são os Espíritos desencarnados que, durante as sessões de fluidoterapia, fluidificam a água, mas a água pode ser magnetizada tanto pelos fluidos espirituais quanto pelos fluidos dos homens encarnados, assim como ocorre com os passes, sendo necessário, para isso, da parte do indivíduo que irá realizar a fluidificação, a realização de preces e a imposição das mãos, a fim de direcionar os fluidos para o recipiente em que se encontrar a água.

Como é feita a fluidificação da água?

A água é um dos corpos mais simples e receptivos da Terra. É como que a base pura, em que a medicação Espiritual pode ser impressa. O processo é invisível aos olhos mortais, por isso, a confiança e a fé do paciente são partes essenciais para que tratamento alcance o efeito desejado. A água é um ótimo condutor de força eletro-magnética e absorverá os fluidos sobre ela projetados, conserva-los-á e os transmitirá ao organismo doente, quando ingerida. A água fluidificada expande os átomos físicos, ocasionando a entrada de átomos espirituais, ainda desconhecidos, e que servem para ajudar na cura.

Tipos de fluidificação da água:

Fluidificação Magnética:  

- É aquela em que fluidos medicamentosos são adicionados na água por ação magnética da pessoa (encarnada) que coloca suas mãos sobre o recipiente com água e projeta seus próprios fluidos.

Fluidicação Espiritual:  

- É aquela em que os Espíritos aplicam fluidos (sem intermediários) diretamente sobre os frascos com água. Na Fluidificação Espiritual a água não recebe fluidos magnéticos do indivíduo encarnado, mas somente os trazidos pelos Espíritos. A Fluidificação Espiritual é a mais comumente utilizada nos Centros Espíritas.

Fluidificação Mista:  

- É uma modalidade de fluidificação onde se misturam os fluidos do indivíduo encarnado com os fluidos trazidos pelos Espíritos. Como vimos, o processo de fluidificação da água independe da presença de médiuns curadores, pois os Espíritos podem aplicar os fluidos sem intermediários, diretamente sobre os frascos com água, além disso, qualquer pessoa pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo, projetando assim os seus próprios fluidos e recebendo o auxílio da Espiritualidade amiga, sempre presente.

Ação da água fluidificada no organismo:

A água é uma molécula polar composta e é facilmente absorvida no nosso organismo. Por isso e aproveitando-se de algumas de suas propriedades (tensão superficial, condutividade elétrica e susceptibilidade magnética), é usada como agente do tratamento de fluidoterapia. Todas as reações que acontecem no nosso organismo são em soluções aquosas, e as proteínas, membranas, enzimas, mitocôndrias e hormônios somente são funcionais na presença desta substância (água). A ciência denomina a água de “Líquido Vital”.

Uma vez fluidificada e ingerida, a água pode provocar os seguintes efeitos:

Inibição da formação de radicais livres, ou seja, diminuição dos processos oxidativos celulares, diminuição da taxa de produção de gás carbônico, aceleração dos processos de fagocitose, incremento na produção de linfócitos (células de defesa); Observa-se na membrana celular uma maior mobilidades de íons Sódio e Potássio, melhorando o processo de osmose celular, tendo um efeito rejuvenescedor no organismo. Há uma distribuição no mecanismo de transporte de vários tipos de cátions, como é o caso do cálcio; Efeitos sobre os hormônios receptores, ativação dos linfócitos por antígenos e várias lecitinas. O processo de polarização magnética induzida (imantação) da água no organismo produz a captura e precipitação do cálcio em excesso no meio celular.

Reposição da energia espiritual, renovando a estrutura perispiritual:

A terapêutica com a água fluidificada traz muitos benefícios ao organismo, apesar de não poder parar ou regredir as doenças geradas por resgates, doenças crônicas e degenerativas, porém facilita a ação medicamentosa e tem se mostrado eficiente na cura das doenças psicossomáticas.

Conclusão:

A água fluidificada, portanto, é uma água magnetizada, principalmente, pelos Espíritos, contendo, assim, alterações ocasionadas pelos fluidos salutares ali colocados e direcionados para o equilíbrio de alguma enfermidade física ou espiritual.

Para cada paciente o fluido medicamentoso será específico não só para a sua enfermidade física, mas também para as necessidades espirituais de cada um. Deve ser usada como um medicamento. Manda o bom senso que não se utilize remédios sem necessidade, portanto, da mesma maneira, só deve usar a água fluidificada quem de fato estiver necessitando dela. Tudo em excesso faz mal, não é mesmo.

Fonte:
Mediunidade Sem Preconceito.
Edvaldo Kulcheski
 
Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: Sudo em 13 de Fevereiro de 2010, 19:44
Bom dia. Estou procurando saber mais sobre o espiritismo. E gostaria que respondessem sinceramente. Vocês realmente acreditam que bebendo água “benta” vão mudar algo em suas vidas? É algo que todo espírita acredita, ou apenas parte deles?
Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: MarcoALSilva em 13 de Fevereiro de 2010, 20:13
Bom dia. Estou procurando saber mais sobre o espiritismo. E gostaria que respondessem sinceramente. Vocês realmente acreditam que bebendo água “benta” vão mudar algo em suas vidas? É algo que todo espírita acredita, ou apenas parte deles?

Olá!

Veja bem, não se pode absorver o conteúdo de um ou vários conceitos de uma ciência ou doutrina (qualquer conhecimento sistematizado) com um simples "sim" ou "não"...

A sua dúvida é pertinente mas, antes de compreender se os espíritas crêem ou não em "água benta" é preciso entender o que seja água magnetizada, o que sejam fluidos, como atuam e como eventualmente podem ser empregados.

Uma benzedeira que age com o coração em prece sentida e sincera tem mais poder de efusão fluídica que muitos doutrinadores e doutores do Espiritismo...

Não se trata de "crer" em "água benta"...

É muito mais do que isso...
Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: Marianna em 17 de Fevereiro de 2010, 02:52
Tudo isso é uma questão de boa vontade, sintonia, fé e equilíbrio do médium.

Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: glauberfe em 01 de Abril de 2010, 19:37
Gostei da explicação e concordo com tudo que você disse, Marianna, um forte abraço para vc
Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: Mourarego em 01 de Abril de 2010, 23:25
O médium, segundo a doutrina, pode ter a fé, a vontade  e mesmo até trabalhar no serviço da magnetização, mas se não tiver consigo a capacidade que não é uma capacidade mediúnica mas sim anímica, ou seja é uma especialidade não comum a todos os médiuns, não vai transferir nada exatamente por não deter tal capacidade.
A coisa não está no querer meus amigos, pois querer qualquer boa alma há de querer, contudo há de se estar preparado para tal serviço, sem o qual o que se vai doar é efeito placebo.
Simples assim.
Abraços,
Moura
Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: Marco_ em 11 de Abril de 2010, 18:20
Irmãos...

O processo de fluidificação da água independe da presença de médiuns curadores, pois os Espíritos podem aplicar os fluidos sem intermediários, diretamente sobre os frascos com água, além disso, qualquer pessoa pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo, projetando assim os seus próprios fluidos e recebendo o auxílio da Espiritualidade amiga, sempre presente.


Já dizia Emmanuel :"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." 
Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: lucymanes em 12 de Abril de 2010, 15:15
Incrivel,
Entrei para os estudos da casa onde frequento a poucos meses e cada dia pra mim traz novos conceitos, confortos e ainda mais muitas duvidas.
Uma delas era justamente sobre a agua fluidificada, assim como o passe individual a agua fluidificada me traz uma sensação de bem estar, alivia as tensões e muitas vezes minhas rotineiras dores de cabeça.
O forum tem sido minha maior fonte de pesquisa para as duvidas que surgem no dia a dia.

Obrigada!
Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: Mourarego em 12 de Abril de 2010, 15:45
Incrivel mesmo amiga Lucy.
Mas tem uma explicação: SE todos seguissem ou estudassem o Livro dos Médiuns não iriam dar crédito a uma opinião pessoal mesmo que ela viesse de Emmanuel.
Acontece que cada um elege o seu Espírito explicador, e acabamo por misturar as coisas, só isso.
A Doutrina está nas obras codificadas por Kardec. apenas nela.
Abração,
Moura
Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: CAAC em 12 de Abril de 2010, 20:34
Caro MouraRego,

Então pelo que você expôs nas respostas # 8 e 11 acima, de nada vale colocar copos de água para ser fluidificada durante um Evangelho no Lar, se ali não houver alguém que além de médium tenha a capacidade anímica.
É correta essa conclusão?

Abraços fraternos,

Carlos
Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: Mourarego em 12 de Abril de 2010, 21:04
Caro MouraRego,

Então pelo que você expôs nas respostas # 8 e 11 acima, de nada vale colocar copos de água para ser fluidificada durante um Evangelho no Lar, se ali não houver alguém que além de médium tenha a capacidade anímica.
É correta essa conclusão?

Abraços fraternos,

Carlos


Amigo Carlos,
Se na sala ou na casa estiver um médium e se quiserem dar ao que é apenas um estudo, se poderá fazer essa magnetização.
Porém o lar não é o local mais apropriado para tal nem o estudo do Evangelho. Ele deve continuar como é: um Estudo e só.
A doutrina é bem clara, mas quem quiser que faça como entender, eu por mim nada disso faço.
Abração meu mano.
Moura
Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: Valmore em 27 de Abril de 2012, 07:51
O processo de fluidificação da água independe da presença de médiuns curadores, pois os Espíritos podem aplicar os fluidos sem intermediários, diretamente sobre os frascos com água, além disso, qualquer pessoa pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo, projetando assim os seus próprios fluidos e recebendo o auxílio da Espiritualidade amiga, sempre presente.

Já dizia Emmanuel :"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia."
___________________

Concordo 100% com esta opinião.

A Fluidificação tendo seu principio na energias de fluídos magnéticos doado pelos espíritos e até mesmo pelos médiuns, não é de exclusividade do espiritismo.

Este tipo de ação já ocorre há milênios, modernamente Chico Xavier, sitou até mesmo num vídeo que faz parte de seu filme, que até mesmo as hóstias em quanto o padre benzia, era fluidificada pelos espíritos ali presentes.

Temos até visto nos programas de televisão da Record, Um pastor da universal em comunhão com diversos telespectadores, onde ocorre orações, e o pedido do pastor para que seja posto com um copo de água na frente do aparelho.

Será que os espíritos de luz, não estão nestes ambiente familiares a contribuir neste magnetismo ?

Seja aguá benta, hóstia e outras mais, a chave acho que se encontra na fé.

Temos que tomar muito cuidado com a dependência, e a visão prosélito religiosa na doutrina, a Casa Espirita é importante, mais o fiel pode criar em seu ambiente familiar o mesmo padrão de energia que se encontra a li.

Cristo e a codificação vinharem para isto, nos tronamos seres independeres.

Abração a todos !!!

Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: Rafael Perszel em 27 de Abril de 2012, 12:34
Acho que temos que tomar cuidado com a questão dos próprios fluidos. Nem sempre estamos bem preparados para aplicarmos somente fluidos benéficos à água, podendo a mesma fazer mais mal que bem.



---
I am here: http://tapatalk.com/map.php?zjpxc5
Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: Mourarego em 27 de Abril de 2012, 17:46
Poder, caro Valmore,
todos podem e mesmo fabricarem venenos fortíssimo.
Mas eles os fabricam?
Amigo há uma certa ordem nos trabalhos de uma casa Espírita e por isso naqueles momentos eles fazem não a tal fluidificação pois a água como se sabe, já é um fluido, o que eles produzem é a magnetização.
Abraços,
Moura

O processo de fluidificação da água independe da presença de médiuns curadores, pois os Espíritos podem aplicar os fluidos sem intermediários, diretamente sobre os frascos com água, além disso, qualquer pessoa pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo, projetando assim os seus próprios fluidos e recebendo o auxílio da Espiritualidade amiga, sempre presente.

Já dizia Emmanuel :"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia."
___________________

Concordo 100% com esta opinião.

A Fluidificação tendo seu principio na energias de fluídos magnéticos doado pelos espíritos e até mesmo pelos médiuns, não é de exclusividade do espiritismo.

Este tipo de ação já ocorre há milênios, modernamente Chico Xavier, sitou até mesmo num vídeo que faz parte de seu filme, que até mesmo as hóstias em quanto o padre benzia, era fluidificada pelos espíritos ali presentes.

Temos até visto nos programas de televisão da Record, Um pastor da universal em comunhão com diversos telespectadores, onde ocorre orações, e o pedido do pastor para que seja posto com um copo de água na frente do aparelho.

Será que os espíritos de luz, não estão nestes ambiente familiares a contribuir neste magnetismo ?

Seja aguá benta, hóstia e outras mais, a chave acho que se encontra na fé.

Temos que tomar muito cuidado com a dependência, e a visão prosélito religiosa na doutrina, a Casa Espirita é importante, mais o fiel pode criar em seu ambiente familiar o mesmo padrão de energia que se encontra a li.

Cristo e a codificação vinharem para isto, nos tronamos seres independeres.

Abração a todos !!!


Título: Re: Função da água fluidificada
Enviado por: Diego Mergulhão em 21 de Abril de 2015, 17:55
Nos dias atuais, muitas casas Espíritas (não todas) estão despreparadas a respeito do Passe (o magnetismo), estão distorcendo muitos ensinamentos de Allan Kardec.

O grande erro é a falta de preparo de muitos passistas (magnetizadores), muitas vezes pela própria casa não divulgar de forma correta a respeito da ''ÁGUA FLUIDIFICADA'' (MAGNETIZADA), deixando este trabalho nas mãos dos Espíritos.

O passe é nada mais que, a doação de fluidos magnéticos, que através de nossa vontade, auxiliamos os mais necessitados, onde na maioria das vezes somos assistidos por um espírito que se afine pela nossa intenção e potencializa estás energias em benefício do necessitado.

Vejamos abaixo algumas considerações de Allan Kardec e dos Espíritos a respeito do Magnetismo:

CAPÍTULO VIII - LABORATÓRIO DO MUNDO INVISÍVEL - LIVRO DOS MÉDIUNS

O Espírito agente é o do magnetizador, na maioria das vezes assistido por um Espírito desencarnado. Ele opera uma transmutação por meio do fluido magnético que, como já dissemos,é a substância que mais se aproxima da matéria cósmica ou elemento universal.
E se ele pode produzir uma modificação nas propriedades da água, pode igualmente fazê-lo no tocante aos fluidos orgânicos, do que resulta o efeito curativo da ação magnética convenientemente dirigida.

A vontade é atributo do Espírito encarnado ou errante. Daí o poder do magnetizador,que sabemos estar na razão da força da vontade. O Espírito encarnado pode agir sobre a matéria elementar e portanto modificar as propriedades das coisas dentro de certos limites. Assim se explica a faculdade de curar pelo contacto e a imposição das mãos,que algumas pessoas possuem num elevado grau. (Ver no capítulo sobre os Médiuns o tópico referente a médiuns curadores. Ver ainda na Revista Espírita, nº de julho de 1859, os artigos. O Zuavo de Magenta e Um Oficial do Exército da Itália).

CAPÍTULO XIV - SEGUNDA PARTE - DOS MÉDIUNS - MÉDIUNS CURADORES

2. Entretanto, o médium é um intermediário entre os Espíritos e os homens, mas o magnetizador, tirando sua força de si mesmo não parece servir de intermediário a nenhuma potência estranha?

— É uma suposição errônea. A força magnética pertence ao homem, mas é aumentada pela ajuda dos Espíritos a que ele apela. Se magnetizares para curar, por exemplo, e evocas um bom Espírito que se interessa por ti e pelo doente, ele aumenta a tua força e a tua vontade, dirige os teus fluidos e lhes dá as qualidades necessárias.(17)

3. Há, porém, excelentes magnetizadores que não acreditam nos Espíritos?

— Pensas então que os Espíritos só agem sobre os que crêem neles? Os que magnetizam para o bem são auxiliados pelos Espíritos bons. Todo homem que aspira ao bem os chama sem o perceber, da mesma maneira que, pelo desejo do mal e pelas más intenções chamará os maus.

4. O magnetizador que acreditasse na intervenção dos Espíritos agiria com maior eficiência?

— Faria coisas que seriam consideradas milagres.

5. Algumas pessoas têm realmente o dom de curar por simples toques, sem o emprego dos passes magnéticos?

— Seguramente. Não tens tantos exemplos?

6. Nesses casos trata-se de ação magnética ou somente de influência dos Espíritos?

— Uma e outra. Essas pessoas são verdadeiros médiuns, pois agem sob a influência dos Espíritos, mas isso não quer dizer que sejam médiuns escreventes, como o entendes.

Concluindo estes belos ensinamento de Allan Kardec e dos Espíritos, devemos rever o nosso papel como MAGNETIZADOR, e sabermos, que tanto a tarefa do Passe é de nossa responsabilidade, por que não da ÁGUA MAGNETIZADA(FLUIDIFICADA)?