Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Outros Temas »
  • Fluidoterapia »
  • Depressão - Uma visão Espirita

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Depressão - Uma visão Espirita  (Lida 10943 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Det's me!...

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1321
  • Participação: 0
  • Det's me!... is looked down upon.Det's me!... is looked down upon.Det's me!... is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • 100saçoes
  • Relevância: +138
Depressão - Uma visão Espirita
« em: 16 de Novembro de 2005, 02:57 »
0Gostou?
Muita Paz!

Depressão, Uma Visão Espírita
Nery Porchia


Desde passado longínquo autoridades médicas e psicológicas têm buscado explicações para os estados depressivos, considerando apenas como estado mórbido. Será apenas distúrbio somático, decorrente de síndromes nervosas?
 
Mais recentemente já se começou a pensar que a depressão, causas e conseqüências poderiam ter outras  configurações, a partir de estudos até mesmo do comportamento humano.
 
Não haveria também causas espirituais? Dizemos espirituais e não religiosas, pois qualquer nome que se dê, sabemos que o corpo humano é constituído do corpo e alma (espírito),sem contar que a doutrina espírita encontra um outro componente, o perispírito.
 
Como objeto de estudos dentro da doutrina espírita fomos buscar em renomados autores encarnados, especialistas quanto ao mecanismo da mente e nos desencarnados como forma de conhecer a visão Espírita da depressão.
 
O ponto de partida é um texto extraído do Boletim da Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo, de autoria do médico Dr. Wilson Ayub Lopes, que buscou em obras espíritas elementos para seu artigo “A DEPRESSÃO NA VISÃO ESPÍRITA’.
 
A leitura desse texto,  demonstra  bem a conceituação médica da depressão, enriquecida com preciosos esclarecimentos de espíritos evoluídos registrados na bibliografia doutrinária., concluindo pelo nexo causal entre moléstia e pertubação do espírito. Vamos então procurar uma síntese de informações para se entender como o mundo espiritual pode ter influências no surgimento de depressões, nas suas  variadas manifestações.
 
Claro, óbvio , que a primeira obra seja o EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, de Allan Kardec, na tradução de J. Herculano Pires.
 
Os elementos que coligimos fomos buscar no Capítulo V – Bem aventurados os aflitos..., o que já nos prenuncia um estado espiritual para um grande número de depressões a que os seres humanos estão sujeitos.
 
O que são aflições? São alterações do modo de vida  que se transformam em vicissitudes, que têm uma causa justa e considerando que Deus é justo, a causa é, por conseqüência, justa.
 
Segundo Kardec, essas vicissitudes tem duas causas distinta, podendo ser originária da vida presente ou de outras vidas.
 
Porque a ligação de vicissitudes com depressão? Simplesmente porque, segundo o Dr. Ayub, a depressão decorre ou é “uma alteração do estado de humor, uma tristeza intensa, um abatimento profundo”.
 
E Kardec complementa que as vicissitudes são as aflições de que a pessoa é tomada, as decepções, as frustrações, enfim, vários acontecimentos que deprimem o estado de espírito, como se costuma dizer em linguagem mais accessível
 
A quem cabe a culpa por essas aflições? Kardec responde que “cabem senão a si mesmo”, pois por orgulho ou falta de conhecimento, atribuem à falta de sorte, à Providência, sua má estrela, sem pensar que sua má estrela é sua própria falta de compreensão.
 
Segundo o Dr. Ayub, a depressão se apresenta sob três formas, decorrentes do fenômeno causal.  Algumas são comportamentais, outras advem de um estado mórbido e ainda as que fogem ao controle do homem, são de caráter imponderável, e ocorrem dentro da misericórdia divina: a perda de um ente querido, um acidente fatal, reveses da fortuna, flagelos naturais.
 
Muitas vezes a depressão decorre de um sentimento de culpa ou de arrependimento, sendo estes casos diretamente decorrentes da ação ou omissão do homem.
 
Analisando a depressão originária de vidas passadas, se o espírito encarnado volta a deixar de cumprir seus compromissos dentro do seu livre arbítrio; escolhida a ação, depois se arrepende e fica com a consciência culpando-o, talvez até mesmo por vislumbres de lembranças do passado.
 
Não foi o que ocorreu com Pedro e com Judas? Ambos se arrependeram e caíram num estado depressivo, do qual só a fé e a força de vontade podem tirar desse estado.
 
Vimos que Pedro se arrependeu, pediu perdão, e se reabilitou perante Cristo, o que não conseguiu Judas Iscariote.
 
Este, deprimido e arrependido viu no suicídio a única forma de se redimir do seu erro. Aqui vale uma pergunta não propriamente dentro do tema, mas para reflexão: essa  sua traição não estaria dentro dos desígnios de Deus, pois com todo Seu poder poderia ter evitado a prisão de Jesus? A nós parece que estava escrito!
 
Segundo pesquisadores, a depressão se apresenta sob formas diferentes, com intensidade e/ou duração variáveis. E também que todo depressivo, em regra geral é triste, mas a recíproca não é verdadeira.
 
Porque estamos defendendo a posição, com certeza com boas companhias, de que a depressão em muitos e muitos casos pode ser conseqüência de uma causa espiritual?
 
Não nos disse Jesus, “no mundo tereis aflições..?”
 
Vamos também transcrever um trecho de Kardec:
 
“O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência  e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo.

Ele no-lo mostra, não mais como coisa sobrenatural, porém, ao contrário, como uma das forças vivas e sem cessar atuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenômenos até hoje incompreendidos e, por isso, relegados para o domínio do fantástico e do maravilhoso. É a essas relações que o Cristo alude em muitas circunstâncias e daí vem que muito do que ele disse permaneceu ininteligível ou falsamente interpretado. O ESPIRITISMO É A CHAVE COM O AUXÍLIO DA QUAL TUDO SE EXPLICA DE MODO FÁCIL (Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo I).
 
Porque não buscarmos na luz da Doutrina o que o Espiritismo e os espíritos evoluídos e benfeitores dos encarnados sob a proteção de Jesus, pode dar a propósito do tema?
 
Nós, espíritas convictos, sabemos que a reencarnação é a chave que recebemos da Misericórdia Divina para o aperfeiçoamento do nosso Espírito, e nesse caminho encontramos sempre os Espíritos que nos amam e se preocupam com o nosso estado corpóreo e espiritual. São Bons Espíritos que nos acompanham, nos dão assistência sempre e, principalmente, nos fortalecem intuindo para o caminho do êxito na missão.
 
Assim, todo encarnado deprimido vai encontrar na Doutrina excelente aliada para recuperação da sua saúde . Basta querer encontrar o remédio certo, na medida certa, e na hora certa.



Fiquem bem

Abraceijos ;)
Luís

Registado
Um pequeno gesto, acto ou palavra podem mudar toda a nossa vida .... para o bem ou.... para o mal...

Offline SB

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2045
  • Participação: 19
  • SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Todos n
  • Relevância: +130
Re: Depressão - Uma visão Espirita
« Responder #1 em: 16 de Novembro de 2005, 11:51 »
0Gostou?
Olá Luis,

È um excelente assunto e mt actual…e mt se pode falar sobre ele...

Um dos grandes problemas da humanidade e sociedade, posso dize-lo…
Pois que coexiste no modo de estar influenciado, que influenciará por tanto, tudo o que os rodeia.

Pq digo Influenciado? Simples, tudo me leva a crer no pensamento, como comando de tudo, e por isto ser perspicaz na interacção da fraca vontade de se acreditar que conseguimos menos no que eventualmente não vemos, a quando somos influenciados  pela parte dos desencarnados e não só, por encarnados tb… não cremos que as atitudes não sejam nossas, e assim, não as mudamos...convictos que somos nós os malogrados da má sorte (isto num estado depressivo e pro falta de conhecimento)

A parte vibratória é extrema e subtil, por esta questão nunca conscientemente pensarmos que agimos por forças que não são nossas. Pela Lei da Afinidade, o nosso estado fraco de pensamentos menos optimistas, leva-nos sem querer aproximação de influencias menos benévolas.

Atraímos portanto a mesma energia com que nos encontramos, é um processo cíclico, se não lutarmos contra isso…não aplicando o nosso livre-arbritio com responsabilidade.
Entendo quando nos dizem que está em Deus toda a nossa força, mas de imediato nunca será o bastante, quando nos encontramos sem vontade própria (deprimidos)…
A lei da ignorância tb nos faz acreditar que somos levados pela má sorte, e que nosso dia nunca chegará…

Por isso ser importante o que nos dizes Luís. Pois que O Evangelho Segundo o Espiritismo, nos dá ferramentas exactamente no conhecimentos das nossas imperfeições, começamos por um crescimento interior ao começarmos a nos encontrar nas palavras dóceis de Jesus, ele minimiza o nosso sofrimento, pq nos encara como iguais…

Ao percebermos que somos imperfeitos, tomamos consciência de que tudo se deve á nossa evolução, de que nada somos, depois passamos a primitivos, para existirmos, e coexistir e sobreviver…

È a evolução, e o sofrimento é o motor de arranque.

Felizmente quando começamos por sofrer nos é aberta uma porta, no conhecimento, sem forças com depressão ou não, é um processo na evolução, que caminhará tão depressa quanto a nossa humildade em reconhecer que necessitamos do conhecimento, e para isso, se não para dizer quase sempre, precisamos de ajuda, Jesus dá-nos essa ajuda!
É consequente á força de vontade de cada espírito…

Ao minimizarmos esse estado de opressão pelo conhecimento, estaremos a fazer crescer a humildade ao aceitar que estamos aqui por obra e graça de Deus, e vingar nos obstáculos que ele nos permitiu ultrapassar…

Apenas e somente é durável o sofrimento, quando os instintos estão ainda mt enraizados, mas…não é permanente felizmente…todos, passamos pelo mesmo, mas em vidas e tempos diferentes, somos diferentes pq a cada um tem u seu timing diferenciado, mas a essência toda ela é igual…somos á imagem de Deus, e todo o concurso ate lá será a nossa luta nas vidas que ainda teremos…esta vida é ainda uma das poucas que já tivemos, a continuação de muitas outras…

Se pensarmos que tudo é consequência de nosso actos, se conseguirmos vislumbrar toda a verdade que o espiritismo nos mostra…será um grande passo já nesta vida…
Sejamos humildes para nos perdoarmos a nós mesmos, pelas menos boas acções do passado, e crer em Deus, e sempre acreditarmos que depressão é um estado que podemos sempre mudar, pois só é o deprimido aquele que acredita na depressão, assim sendo de pouco conhecimento de si mesmo, pq ng tem a depressão como orgânico é um estado que a qq momento pode ser alterado, basta querer e crer na força de Deus, que tb é a nossa!

Resignação, humildade e indulgência, tão difíceis de se emancipar, mas grandiosos na cura das feridas!


Bem hajas Luis

« Última modificação: 16 de Novembro de 2005, 12:07 by Susana Bernardo »
Registado
S

Offline zarthur

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 524
  • Participação: 55
  • zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +185
  • Cidade: BHte
  • País: Brasil
Re: Depressão - Uma visão Espirita
« Responder #2 em: 21 de Fevereiro de 2009, 04:08 »
+1Gostou?
Hoje estou com um pouquinho de disposição para escrever, então vou falar do que conheço, não apenas através dos estudos, mas essencialmente por experiencia pessoal.

Alguns mitos sobre a depressão persistem, porque os que podem e escrevem sobre ela o fazem "por ouvir dizer, ou leu em algum lugar".

Médicos, psiquiatras, psicoterapeutas, ouvem seus pacientes, interagem com eles e com seus familiares... formam uma opinião, chegam ao diagnostico.  Mas definitivamente não sabem com o que estão lidando.
Alguns pacientes se despedem da consulta com seu médico, agendando nova data de retorno... tratamento bem encaminhado sob o ponto de vista clínico.
Jamais retornam para a consulta; buscam o alivio pelo atalho do suicidio.

Estes profissionais sabem que em certos casos muito pouco podem fazer. Receitam as drogas habituais que depois de um tempo mais ou menos longo oferecem resultados mais ou menos bons.

Os melhores resultados ocorrem quando os epísódios mais graves, definitivamente deixam de ocorrer. Retorna-se à vida normal; mas ocasionalmente haverá manifestações menos acentuadas de um, ou mais de um, dos seus sintomas.
O intervalo de tempo sem aqueles sintomas, pode variar de meses a alguns anos, mas o paciente percebe que não está totalmente curado do mal. Raramente podem abandonar a medicação.

Resultados considerados bons ou razoáveis, são aqueles em que os episódios mais sérios não são afastados definitivamente, mas somente ocorrem com espaço dilatado de tempo,  e possibilitam o retorno à vida normal. A medicação pode ser alterada na dosagem ou especificidade, mas precisa-se dela por longo tempo.

Mas existem os casos que evoluem para uma enfermidade cronica com surtos eventuais, gerando insegurança e instabilidade emocional, e acompanham o paciente até o óbito.
A qualidade de vida fica comprometida e os familiares sofrem com as repercussões do mal.

Vamos falar um pouco sobre os mitos, a respeito da depressão.

"espírita sincero e praticante não sofre depressão, pois a doutrina oferece suficientes recursos em sua defesa".

Conheço vários deles e eu mesmo estive daquele outro lado.
Temos um conhecido e festejado escritor espírita, que chegou a publicar um livro sobre o seu proprio caso. Mas ele não chegou a qualquer conclusão sobre causas e tratamentos da doença.

"Pessoas tristes por natureza estão propensas a contrair o mal, ou, o remorso em estado continuado propicia o surgimento da depressão, ou, criaturas que subconscientemente sabem que não estão cumprindo os deveres assumidos com a reencarnação, cedo ou tarde se entregarão ao processo depressivo, ou, a depressão é sempre decorrente de uma obsessão". etc, etc.

As enfermidades têm dois propósitos na vida do homem: ou são cármicas, trazidas de outras vidas para a redenção do reencarnante, tais como a hanseniase, o cancer, as doenças estigmatizantes de um modo geral... enfim, todas aquelas que de um modo mais ou menos grave afetam o destino de seu portador.

Outro grupo de enfermidades constitui aquelas em que o nosso modo de ser, pensar e agir, oportunizam seu surgimento. E mesmo essas, costumam guardar alguma reminiscencia do pretérito.

Mas todas elas, cármicas ou não, são alertas que balizam a existencia e a evolução do espírito.

A depressão é tipicamente cármica, por um lado, mas oportunista por outro.

Se a criatura, já possuidora de certo cabedal intelecto/moral, assume certas responsabilidades em vidas pregressas por afrontar as Leis Divinas, e agora prepara-se para nova existencia com riscos evidentes de repetição sem proveito, pode ver cerceada a sua euforia de vida, por processos depressivos de variada intensidade... desde a nostalgia, e o desanimo associado à melancolia, até mesmo a manifestação integral do mal em sua forma mais grave.

Bem que seja, o que diferencia a depressão de todas as outras enfermidades? por que pode induzir ao suicídio, se se trata de uma enfermidade que raramente apresenta sintoma de dor física ou estigma social?

A complexidade que envolve a depressão está intimamente relacionada com a complexidade dos erros cometidos no passado e das promessas não cumpridas no suceder das reencarnações.
Ela tem endereço certo, não atinge a qualquer um.
Embora aparentando vidas medíocres, espiritos sujeitos à depressão são espíritos com grandes potencialidades na caminhada evolutiva e que permanecem a margem do caminho, não avançando e nem permitindo que outros avancem.
É importante não situar o fato em uma unica encarnação, pois na realidade aquele espirito já incorporou em seu modo de ser, toda a problematica acumulada no tempo, a repetir-se infefinidamente, se não houver um drástico para a solução de continuidade.

A depressão permite que a criatura se auto observe, de forma intensa e curiosa. Os paroxismos são frequentes e acabrunhadores.
Os valores da sensibilidade e da inteligencia são colocados à prova visando uma catarse eficiente e definitiva... isto se houver o despertamento, a tempo.
Durante as fases mais intensas da doença, os pensamentos que acorrem ao enfermo são exatamente aqueles que guardam os indicios dos erros pretéritos. São estes pensamentos os mais seguros guias para a psicoterapia, ou a autoterapia, conhecida e preconisada pelo espiritismo: "homem, conheça-te a ti mesmo"

Criaturas deprimidas, terão uma probabilidade de cura:
... proporcional aos valores morais que já detenham.

... tanto melhor quanto mais objetivamente se auto analisam e identificam os vestigios ainda atuantes dos erros passados, mesmo que inconscientes da reencarnação.

... absoluta e definitiva,  na medida em que firmemente se empenhem nos propósitos de renovação da vida.

E agora sim, concordamos que o Espiritismo detem a plataforma mais completa de recursos para a cura da obsessão, pois que, mesmo não sendo espíritas, muitos são os homens que subjetivamente o conhecem de vidas passadas e se servem de seus elevados conceitos em benefício proprio.
abraços fraternos
Arthur













Por exemplo: um espírita convicto e praticante jamais deveria sofrer essa enfermidade. Sofrem, e reagem como qualquer um; chegam a pensar na morte, e tudo o mais.

Registado
Abraços; Arthur


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
A Depressão na visão Espírita ......por Dr. Wilson Lopes........oportuno artigo

Iniciado por Det's me!... Fluidoterapia

6 Respostas
5696 Visualizações
Última mensagem 14 de Março de 2006, 22:43
by edu
A depressão na visão espírita

Iniciado por Regina Prins Outros Temas

10 Respostas
22399 Visualizações
Última mensagem 04 de Maio de 2014, 07:10
by Felipe.S
A DEPRESSÃO NA VISÃO ESPÍRITA III

Iniciado por *Leni* Artigos Espíritas

2 Respostas
7187 Visualizações
Última mensagem 01 de Outubro de 2010, 17:55
by miguel matos
A DEPRESSÃO NA VISÃO ESPÍRITA II

Iniciado por *Leni* Artigos Espíritas

0 Respostas
3764 Visualizações
Última mensagem 06 de Fevereiro de 2009, 21:37
by *Leni*
A depressão na visão espírita

Iniciado por *Leni* Artigos Espíritas

9 Respostas
12767 Visualizações
Última mensagem 17 de Dezembro de 2011, 15:15
by Mourarego

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

Subscreva canal youtube

facebook-icontwitter-icongoogle-plus-icon (1)

Resumo diário

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.
No e-mail de ativação vai receber oferta de 4 audiolivros espíritas.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC