Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Outros Temas »
  • Fluidoterapia »
  • Conversando Sobre O Passe

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Conversando Sobre O Passe  (Lida 6471 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Conversando Sobre O Passe
« em: 15 de Julho de 2009, 22:14 »
0Gostou?
CONVERSANDO SOBRE O PASSE
A MAGNETIZAÇÃO ASSISTIDA
Moura Rêgo

Já escrevi, em outros tempos, outros artigos sobre o serviço de passes, hoje, o farei de modo mais simplificado, visando um melhor entendimento do tema.
É que, depois de muito estudar este assunto, achei muitas e incongruentes versões, trazidas por escritores que, a custa de suas opiniões particulares, ditas em tom doutrinário, acabaram por deixar com que o movimento espírita as tomassem por doutrina, coisa que não o são.
Trouxeram esses escritores, uma série de invencionices, no que tange ao gestual ou mesmo às características do trabalho, entornando sobre o tema um caldo místico de sabor muito ruim.
Contudo, não será o viés deste artigo, a crítica destas obras, mas por outra, o que pretendo fazer é, facilitar a compreensão de todos sobre este trabalho tão dignificante para o Espírito.
Vamos lá:
Falamos sobre o passe, no mais das vezes, de maneira muito mística, como se o passista fosse um ser angélico ou, como se costuma ouvir, um “médium forte”. Na verdade, o médium passista, sob a visão codificada, encontra-se classificado entre os médiuns curadores, sendo, por especificidade, uma subdivisão desta classe. São todos estes médiuns portadores de características especialíssimas como se pode notar do estudo das obras básicas que citarei ao fim deste resumo.
Para citar uma assertiva que acredito ser válida, fora do escopo doutrinário, mas em acordo para com este, lembro Martins Peralva quando diz: “O passe é um vigoroso banho de energias psico-físico-mentais.”
Esta uma sintetização inteligente do mister que envolve o médium e o trabalho.
Ora, sempre me perguntam: “Então o passe não pode ser administrado fora da casa espírita?
Ao que eu respondo, explicando:
O material cirúrgico a ser utilizado numa operação, fica, ao alcance de qualquer um nos hospitais? Por outra, As roupas dos cirurgiões são as mesmas com as quais eles adentram ao hospital? A resposta que não espera é sempre um grande não. Respondida a questão eu prossigo; assim também ocorre com o passe... Na casa espírita, há antes de qualquer trabalho, uma espécie der assepsia, feita pelas equipes espirituais envolvidas em tal trabalho, agindo nos fluidos existentes no local, bem como em cada médium envolvido, estes Espíritos, como que os higienizam magneticamente, tornando-os mais susceptíveis ao contato especialíssimo que vão ter no campo do Bem ao próximo.
Em se tratando dos médiuns reza a doutrina que não é qualquer médium que pode assim desempenhar o papel do passista, é que a espiritualidade vai se acercar daqueles que lhe são mais intimamente afins. Quero dizer com isso que há de se ter uma qualidade ou característica mediúnica especialíssima para que o trabalho de passes ocorra com maior exatidão e força.
Os médiuns que não tenham tal qualidade específica, entretanto, não ficam alijados de poder participar, constituem as colunas de sustentação, mais das vezes, e se possuem e emitem uma vontade soberana aliada a um desejo fortificado de fazer o bem, executam-no também, se bem que de forma mais cansativa, esta a razão de se sentirem cansados ao extremo em algumas vezes. Consta que, a extrema doação de um fluido que só a eles era destinado, requer tempo para que seja realimentado seu tônus.
Kardec demonstra o fato quando os inclui na classe dos médiuns curadores, visto terem consigo uma quantidade e qualidade especial deste fluido que se doado não lhes faz a mesma falta que aos outros médiuns.
No ministrar do passe, a espiritualidade envolve o magnetismo animal dos médiuns envolvidos com o seu magnetum mais sutil e poderoso, desse amalgamado magnético surge como produto o fluido salutar indispensável ao exercício desta terapêutica que se pode chamar de magnetização assistida, já que, via de regra nas casas espíritas, a maioria dos trabalhos nesse sentido são executados em maneira dupla, quer dizer, sob a ação conjunta do Espírito do encarnado, e da espiritualidade.
Pois é, os amigos já devem ter notado que a minha leitura se projeta de maneira diferenciada da de alguns autores que já deitaram na praça uma quantidade de livros sobre o assunto, não?
Mas ela ainda vai ficar mais distinta da visão destes autores...
No entender deles, há uma extensa gama de posições, gestual, e uma quase obrigação na imposição das mãos, isso não procede com a instrução doutrinária mais primária sobre o assunto: “Tudo se dá pelo pensamento”. Das duas uma: ou Kardec e toda plêiade estão defasados, ou esses autores, são Espíritos mais adiantados que a plêiade senhores de maiores conhecimentos e qualidades morais que os dela. A resposta, todavia, quem nos vai dar é a nossa razão.
Num pensamento mais dilatado teríamos, se é o pensamento, norteado pela soberana vontade, que dá rumo ao elemento magnético, produto extraído da ação conjunta Espírito/espiritualidade, por que o gestual das mãos? Qual a utilidade de certos rangeres de dentes, chiados e estalar de mãos? Qual a procedência de um exclusivo dançar de mãos sobre o corpo do paciente?
A meu ver, nenhuma.
Numa ação puramente magnetizadora, aquela desempenhada exclusivamente pelo magnetizador, espírita ou não, os fluidos salutares são enviados da mesma maneira,  norteados pela vontade aliada a um pensamento pelo bem do próximo.
Quando porém desempenhada numa casa espírita, o médium pedindo o concurso da espiritualidade, tem dela o fortificar do seu pensamento e a sutilização de seu magnetum animal e dessa maneira o gestual ou especificamente a imposição das mãos ficaria restrita a uma indicação especial da espiritualidade e isso meus amigo, não acontece toda hora.
Quando em palestras, chego a esse pormenor explodem as perguntas, (e eu gostcho!).
Quer dizer, Moura, que só por indicação da espiritualidade se possa impor as mãos? E eu respondo: sim, eu contra argumento: Jesus sempre impunha as mãos? Lembram do caso do serviçal do centurião? O que disse o Rabi respondendo ao pedido do oficial? Vai em paz, teu criado está curado. Impôs ele as mãos? Teve qualquer trejeito característico de misticismo, ou um chiar ou ranger de dentes? A resposta é não, concordam?
Compreendem o mal que faz à compreensão do movimento espírita esse tipo de pensamento transferido às páginas de um livro como instrução doutrinária avançada? É por isso que tantos do movimento espírita são iludidos e passam a acreditar ser ouro aquilo que não passa de lata dourada.
Bem amigos, eu poderia ficar a encher muitas mais páginas excertando da doutrina suas retilíneas instruções codificadas, todavia, para não tornar maçante ou tediosa, esta linha de pensamentos deixo-lhes, agora, por término deste, as indicações doutrinárias dos pontos que abordo neste pequeno artigo.
O Livro dos Médiuns; cap. VIII, item131;
A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo – cap. XIV, itens dezoito, trinta e um a trinta e três.
Muita paz.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2009
.



Registado

Offline RUI FERNANDES MORGADO

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 664
  • Participação: 51
  • RUI FERNANDES MORGADO is awe-inspiring!RUI FERNANDES MORGADO is awe-inspiring!RUI FERNANDES MORGADO is awe-inspiring!RUI FERNANDES MORGADO is awe-inspiring!RUI FERNANDES MORGADO is awe-inspiring!RUI FERNANDES MORGADO is awe-inspiring!RUI FERNANDES MORGADO is awe-inspiring!RUI FERNANDES MORGADO is awe-inspiring!RUI FERNANDES MORGADO is awe-inspiring!RUI FERNANDES MORGADO is awe-inspiring!RUI FERNANDES MORGADO is awe-inspiring!RUI FERNANDES MORGADO is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +140
  • Cidade: Santo André-São Paulo
  • País: Brasil
Re: Conversando Sobre O Passe
« Responder #1 em: 15 de Julho de 2009, 23:38 »
0Gostou?


Caro Moura!

Li seu tópico, Conversando Sobre o Passe, e gostei de se
us argumentos e comentários.

Trabalhei muitos anos na Câmara de Passes, principalmen
te nos trabalhos de cura.

Porém, com todo o respeito que muitos dos meus   amigos
tarefeiros merecem (alguns não possuem culpa de   serem
mal orientados por certos dirigentes), e como vc citou em
seu tópico, eu presenciei verdadeiros shows de como  não   
devem se portar os passistas.

Embora dentro de um trabalho sério, assisti à situações  a
té cômicas por parte de alguns médiuns.

Havia um que erguia suas mãos ao máximo, dizia êle que e
ra para obter fluídos... Diante disso, eu dava vazão a    mi
nha imaginação e raciocinava marotamente: "Caramba, se
assim ocorre, o goleiro Dida, com sua altura e impulsão  se
ria um excelente "pegador" de fluídos"...

Havia um outro, que de tanto esfregar suas mãos, eu    te
mia que a qualquer hora pudesse ocorrer um incêndio    na
Câmara de Passes...

Mesmo com todo o respeito que temos durante os    traba
lhos em uma Câmara de Passes, vc há de convir    comigo,
que esses trejeitos prejudicam até a harmonização     dos
grupos.

A correção dessas posturas, caberá primeiramente aos  di
rigentes dos trabalhos, que a tudo assistem e observam.

Tanto esses trejeitos são dispensáveis, pois o  importante
é o pensamento e as vibrações de amor dos médiuns, que
posso concluir que: "O simples olhar de amor e carinho  de     
uma mãe para com o seu filhinho já se constitui um passe".

Um forte abraço!

Rui Fernandes Morgado
Santo André-SP

Registado

Offline procura

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 349
  • Participação: 23
  • procura is awe-inspiring!procura is awe-inspiring!procura is awe-inspiring!procura is awe-inspiring!procura is awe-inspiring!procura is awe-inspiring!procura is awe-inspiring!procura is awe-inspiring!procura is awe-inspiring!procura is awe-inspiring!procura is awe-inspiring!procura is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • S
  • Relevância: +58
Re: Conversando Sobre O Passe
« Responder #2 em: 16 de Julho de 2009, 08:15 »
0Gostou?
Bom dia Amigo Mourarego

Concordo com o que escreveu.

Este assunto dos passes e tema habitual entre as pessoas com quem convivo dentro da doutrina, inclusive com os irmãos espirituais.

É usual em julgo que praticamente todos os centros o passe generalizado, dado por qualquer um, independente de ser médium passista ou não.

Eu não comungo desta forma de dar passes, pois acho que durante o evangelho no centro, aberto ao publico, os irmãos espirituais sustentados pelos fluidos grosseiros dos encarnados fazem o que precisam fazer com cada um de nós em termos de energia.

Os casos especificos indicados pelos mentores espirituais, então deveriam levar tratamentos especificos através dos médiuns passistas, em local preparado para esse tipo de trabalho.

Isto é a minha modesta opinião.

Como todos somos diferentes, só tenho de aceitar so outros com as suas diferenças.

Quanto a malabarismos durante o passe, não tÊm lógica nenhuma, nem nunca disse que defendia tal coisa.

Bem Haja

Muita Paz

Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: Conversando Sobre O Passe
« Responder #3 em: 16 de Julho de 2009, 11:42 »
0Gostou?
Olá

Eu compreendo que num Centro Espirita em que os dirigentes e os trabalhadores, em geral, são pessoas com objectivos nobres e capacidade de os pôr em prática, estamos num ambiente mais eficaz para o passe. O que não significa que todos os centros espiritas sejam assim.

Contudo, mesmo sem centro espirita nenhum, um médium curador, com bons objectivos e boa indole pode ajudar muito. Os benfeitores não estão limitados ao interior das casas espiritas, nem a capacidade de curar através do tal "magnetismo animal".

bem hajam

Registado
O perdão compensa!

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Conversando Sobre O Passe
« Responder #4 em: 16 de Julho de 2009, 18:10 »
0Gostou?
Realmente, amigo Victor, e em hora nenhuma divorciei o trabalho dos benfeitores de sua vontade própria em operarem quando e onde quisessem aliais este é o primeiro ponto especificado pelo trabalho, O trabalho simples, quer dizer dos Espíritos sem intervenção do médium.
Ocorre que a o trabalho misto que é o mais empregado nas casas espíritas e que deve seguir como a doutrina recomenda.
Sem estrepolias ou firulas com as mãos, nem chiados nem trimiliques.
Estas coisas vêm da pouca instrução do médium e é problema da casa espírita não do próprio médium em si.
O médium faz o que lhe é ensinado e se não abre a doutrina fica refém das bobagens que inventam.

com amizade,
Moura


Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Conversando Sobre O Passe
« Responder #5 em: 16 de Julho de 2009, 19:10 »
0Gostou?
Gente, lembrei que o forum tem nos arquivos um outro artigo meu  a que dei o título trilogia (se bem me lembro), nele falo sobre o passe, a prece e a obsessão.
Julgo ser um trabalho mais englobante e seria interesante ver o comentário da tchurma!
Abraços,
Moura

Registado

Offline rubensomar

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 52
  • Participação: 0
  • rubensomar has no influence.
  • Sexo: Masculino
  • Leio, vejo, ou
  • Relevância: +6
Re: Conversando Sobre O Passe
« Responder #6 em: 26 de Julho de 2009, 21:05 »
0Gostou?
Muito bom, Moura. Bom Mesmo. Copiei seu texto (com os devidos créditos, é claro) e enviei para várias pessoas via e-mail. Acho que todas gostaram também. Execenlente mesmo.

Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Conversando Sobre O Passe
« Responder #7 em: 15 de Novembro de 2009, 17:36 »
0Gostou?
Num outro tópico falou-se em Manoel Philomento de Miranda, e expus as minhas contraditas a seu trabalho, que no dizer dele, avançou mais que o de Kardec.
Minha opinião foi e continua sendo que Manoel se perdeu nas via lamacenta da vaidade, coisa que acontece muito no meio espírita, e me deixa muito triste.
Contudo e em se falando em passes,  há muito troco figurinhas com os tres regentes do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, e lembro-me de ter dito aqui que geralmente eles me pedem crítica analítica para as obras que pensam em lançar.
A equipe, regida pelos meus maninhos Nilo Calazans, José Ferraz e João neves, desde os anos de 1965 desempenha esse importante trabalho não só pelas páginas de diversas obras, mas em campo, na prática, no CE Caminho da Redenção e na Mansão do Caminho, ambos na Bahia.
E se algumas críticas tenha feito a alguns senãos que notei, por outra acredito ser a obra uma das mais interessantes já estudadas por mim e falo da obra Passes.
Qual não foi a minha surpresa, hoje, ao encontrar de novo aquela obra, numa devassa que fazia em minha estante, quando em a abrir de la caiu, o seguinte bilhete que não mais me lembrava existir.
"Salvador, 19 de junho de 2006.
Caro amigo,
Raimundo
Aprensento-lhe o nosso novo trabalho editorial. Divulgue-o.
Durante a elaboração do projeto, recorremos a seu coração generoso para o trabalho preliminar de analise crítica, o que foi muito importante para que pudéssemos concluí-lo.
Esperemos que a releitura do livro lhe proporcione prazer e utilidade.
Com agradecimentos, a Equipe do projeto Manoel Philomento de Miranda".

Qual o objetivo desse post, apenas um grito de um ego inflamado?
Não manos, escrevo-o jungido exatamente pela necessidade de demonstrar que não sou daqueles que falo e não provo. Quando digo uma coisa ou afirmo sobre um tema, só o faço movido pela mais clara visão que a doutrina tenha me oferecido.
Essa visão foi a referência que me possibilitou analisar críticamente a obra deste importante trabalho do projeto Manoel Philomeno de Miranda.
Não culto vaidades, até porque me sei apenas mais um daqueles que estão em marcha de conhecimento mas que ainda não conseguiram nem arranhar a casca desse ôvo tão salutar.
Os regentes do projeto, são pessoas íntegras que em nada ganhariam enviando-me obra ainda a ser lançada para que a criticasse, e o fiz da mesma maneira que faço aqui neste fórum, clara e livremente, sem obscurecer intenção que tenha nutrido ou falar melifluamente.
Sou o que sou, tenho muitos vícios mas algumas virtudes, e uma delas é minha extrema ligação coma verdade.
Abraços,
Moura

Registado

Offline evds

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 2
  • Participação: 0
  • evds has no influence.
  • Relevância: 0
Re: Conversando Sobre O Passe
« Responder #8 em: 27 de Fevereiro de 2010, 23:55 »
0Gostou?
obrigado pela resposta. concordo com você eu acho que esta questão de passe e muito complexo, e que nas casas espiritas este tema deveria ser estudo a fundo e ver quem realmente tem condições de ser magnitizador.
Muitas vezes apos o trabalho de passes fiquei me perguntando será que todos que ali estavam eram aptos a ser passista?
Já ouvi pessoas que vieram me perguntar que quando entrarao na sala de passe estavm bem ao sair estão se sentindo mal.
Me pergunto será que está pessoas esta com problemas espirituais, de ordem fisica ou melhor será que o problema não está no passista.
As vezes tenho vontade de levantar o tema com os dirigentes deste trabalho, pois sempre entra alguém novo para dar passes, sou medium ostensivo e conseguido sentir quem esta apto a este serviço.
Peço que me indique livro ou artigo para que possa estudar afim de ter base para levantar este tema com os dirigentes do centro.
Desde já agradeço.
Que Jesus abençõe a todos.

Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Conversando Sobre O Passe
« Responder #9 em: 28 de Fevereiro de 2010, 15:01 »
0Gostou?
Não temos um livro de doutrina sobre passes.
Kardec, na Revista Espírita e no livro dos médiuns fala sobre médiuns curadores e sobre a magnetização e acredito que lhe possa ajudar a entender mais.
abraços,
Moura

Registado

Offline Ignarus

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1328
  • Participação: 141
  • Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!Ignarus is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
  • Relevância: +346
  • Cidade: Brusque - SC
  • País: Brasil
Re: Conversando Sobre O Passe
« Responder #10 em: 20 de Julho de 2010, 18:31 »
0Gostou?
Caro amigo Moura, muito louvável o seu artigo, com o qual concordo plenamente.

Infelizmente, fazem alguns com a DE, o que fizeram com O Cristianismo Primitivo, e se não houver quem alerte, em pouco tempo, teremos defumadores, castiçais, óstias e tudo mais.

Lembremos, sempre, da força emanada da mente e concentrada através da oração. Pois estas satisfazem as questões da lógica e razão levando todos a uma fé mais sólida e coerente com as realidades do ser espirutual e infinito.

Aliás, bem lembrou o nobre "articulista" não há na doutrina fundamentos que institucionalizem a prática de Passes. Assim vejo isto como uma terapia acessória de fundo espiritualista que pode sim ajudar muito, tal qual a água fluidificada e etc.

Lembremos aos neófitos que Espiritismo é questionamento, estudo, pesquisa, compreensão e prática constante na ação do bem em contradita com o próprio ego. Por tanto, é caridade consciente e fé racional!

Paz e Sabedoria!

Ignarus

Registado
Forte e Fraternal Abraço!

Ignarus


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Conversando Sobre a Loucura de Frente Para a Doutrina

Iniciado por Mourarego Artigos Espíritas

0 Respostas
2076 Visualizações
Última mensagem 02 de Fevereiro de 2007, 17:37
by Mourarego
Estudo Sobre o Passe

Iniciado por Pattyy Power Point

3 Respostas
2507 Visualizações
Última mensagem 17 de Agosto de 2010, 14:42
by Pattyy
Conversando sobre a ifluencia

Iniciado por Mourarego Artigos Espíritas

0 Respostas
1752 Visualizações
Última mensagem 11 de Março de 2011, 17:39
by Mourarego
Conversando Sobre os Animais

Iniciado por Mourarego Artigos Espíritas

2 Respostas
2494 Visualizações
Última mensagem 19 de Maio de 2011, 17:44
by Mourarego
A Água Fluidificada e o Espiritismo

Iniciado por Jorge Murta « 1 2 3 4 5 » Artigos Espíritas

74 Respostas
33415 Visualizações
Última mensagem 12 de Setembro de 2012, 16:15
by Mourarego

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC