Forum Espirita

CONVÍVIO => Como usar este Fórum => Perguntas Frequentes => Tópico iniciado por: juci dos Anjos em 25 de Agosto de 2009, 02:52

Título: Referências sobre Espiritismo na Bíblia
Enviado por: juci dos Anjos em 25 de Agosto de 2009, 02:52
 ???Tenho amigos Evangélicos que sempre me dizem que a Bíblia condena o espiritismo. Inclusive que não existe nenhuma indicação sobre isso na Bíblia. Como sou iniciante nos estudos espirítas, gostaria que alguém esclarecesse essa minha dúvida: Existe ou não referência ao espiritismo na Bíblia? Se sim, quais os livros? Obrigada
Título: Re: Referências sobre Espiritismo na Bíblia
Enviado por: Vitor Santos em 25 de Agosto de 2009, 03:14
Olá Juci

O evangelho segundo S.João, é claro. veja:

Citar
JOÃO [3]

1 Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.



Aqui está mencionada a reencarnação, a natureza dual do homem (espirito vs corpo de carne).

Mas há um livro de Kardec, o Evangelho Segundo o Espiritismo, que faz uma interpretação actualizada dos evangelhos de Jesus. Nesse livro (pode fazer download aqui neste site, se quiser).

bem haja
Título: Re: Referências sobre Espiritismo na Bíblia
Enviado por: Diegas em 25 de Agosto de 2009, 03:40
Olá.

???Tenho amigos Evangélicos que sempre me dizem que a Bíblia condena o espiritismo...'

Como poderia a Biblia, que é um amontoado de livros escritos há muitos milênios atrás, condenar o Espiritismo (vamos considerar a Doutrina Espírita) se esta foi codificada no século XIX ?


Citar
Como sou iniciante nos estudos espirítas, gostaria que alguém esclarecesse essa minha dúvida: Existe ou não referência ao espiritismo na Bíblia?


Olha, se observar atentamente o livro de Reis, perceberá que Samuel já desencarnado vem se comunicar com o rei Saul. Mas a comunicação com os mortos não se restringe a este lance, a Biblia está recheada. Tanto é verdade que a comunicação com os mortos foi proibida, naquela época, por causa do abuso que se fazia com o plano invisivel.


Abç
Título: Re: Referências sobre Espiritismo na Bíblia
Enviado por: vbjoao2 em 25 de Agosto de 2009, 13:44
Prezada Juci, muito bom dia.

A bíblia e os evangelhos estão repletos de situações espíritas, porém apenas naqueles tempos não se utilizavam este nome porque ele não existia. Na época de Jesus os médiuns eram os profetas, que entravam em contato com os anjos de Deus (intercambio entr eos vivos e os mortos)

Muitas denominações querem fazer crer que a bíblia condena o espiritismo, mas como foi muito bem colocado aqui a própria condição do espiritismo não existia na época em que Moisés fez sua proibição. A palavra espiritismo foi criada em 1857 e a proibição mosaica tem pelo menos 3500 anos.

Mesmo assim tem que se entender o porque de Moisés haver proibido a comunicação com os morto no povo hebreu - eles eram escravos do povo egipcio, um povo altamente espiritualista e que utilizavam a comunicação com os mortos para fins pouco aconselháveis (buscar riquezas, descobrir traições no casamento, adivinhações etc.) - Moisés, que era médium ele mesmo, e sabia da seriedade com que este processo devia ser utilizado proibiu que a massa usasse esta capacidade de comunicação, porém separou diversos anciões de sua confiança que poderiam profetizar sem problema. Há inclusive um caso de Eldad e Medad que não eram destes anciões e  estavam profetizando (utilizando a mediunidade) sem a autorização de Moises e um cidadão chamado Josué vai fazer futrica à moises para que este proiba, e moisés responde: queria eu que todos do povo do senhor fossem profetas como eldad e medad são - ou seja, que utilizassem a mediunidade de forma boa e produtiva.

Mais além nos evangelhos temos diversos casos de comunicação mediúnica, como por exemplo:

- a anuciação do anjo a Maria - mediunidade de vidência

- o aviso do anjo a Jose - comunicação  mediunica

- a transfiguração de jesus e a aparição dos ESPÍRITOS de moisés e elias - para mim esta é a primeira reunião mediúnica da história :-) mas fora de brincadeira veja que, mesmo com a proibição de moises de comunicar com os mortos, o espírito dele mesmo retorna e se comunica com Jesus e os apóstolos - será alguma incoenrencia do moisés ou esta proibição tinha seus motivos organizacionais realmente?

- multiplicação dos pães - materialização

- cura de possessos e endemoninhados - doutrinação

- cura de doentes por meio dos apóstolos - cura mediúnica

- aparição de Jesus a Madalena - mediunidade de vidência

- aparição de jesus aos apóstolos - materialização - lembramos que segundo kardec para que o espírito se materialize é necessária a mistura de seus fluidos com os fluidos do médium de efeitos físicos - então quando ele aparece a madalena e não deixa que ela o toque é porque ela não era médium de efeitos físicos, mas de vidência; porém entreos 12 apóstolos certamente havia um ou mais, porque jesus é tocado e até come com eles.

Estas são apenas algumas das passagens que me lembro, e peço desculpas por não lembrar os capítulos e versículos, mas vou colocar um link abaixo de algumas palestras que podem ser úteis para você compreender melhor este tema e conversarmos mais.

você pode encontrar muita coisa aqui:
http://www.bomespirito.com/search/label/Palestras%20MP3 (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5ib21lc3Bpcml0by5jb20vc2VhcmNoL2xhYmVsL1BhbGVzdHJhcyUyME1QMw==)

E especificamente aqui:
http://www.archive.org/download/PalestraTuaFeTeSalvouEmCaruaru/tua_fe_te_salvou_caruaru.mp3 (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5hcmNoaXZlLm9yZy9kb3dubG9hZC9QYWxlc3RyYVR1YUZlVGVTYWx2b3VFbUNhcnVhcnUvdHVhX2ZlX3RlX3NhbHZvdV9jYXJ1YXJ1Lm1wMw==)
http://www.archive.org/download/ParaMelhorCompreenderJesus2/para_melhor_compreender_jesus_olinda.mp3 (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5hcmNoaXZlLm9yZy9kb3dubG9hZC9QYXJhTWVsaG9yQ29tcHJlZW5kZXJKZXN1czIvcGFyYV9tZWxob3JfY29tcHJlZW5kZXJfamVzdXNfb2xpbmRhLm1wMw==)

Muita Paz
Título: Re: Referências sobre Espiritismo na Bíblia
Enviado por: Mourarego em 25 de Agosto de 2009, 13:50
Na verdade existem entre os evangélicos, traduções repletas de interpolações, e em uma delas vê-se a passagem que condena bruxos e Espíritas. Isso mesmo, Espíritas
Esta é apenas mais uma das muitas invencionices descaradas que fazem certas pessoas, não se culpe a bíblia, mas sim a baixa moral que dem a mistifica e enche de mentiras.
Abraços,
Moura
Título: Re: Referências sobre Espiritismo na Bíblia
Enviado por: hcancela em 25 de Agosto de 2009, 14:31
Olá amigos(as)

A Bíblia é um grande livro. ;)

Os homens através dos séculos é que interpretavam ao gosto de cada um, com objectivos de controle, por isso é que existem centenas de tendências religiosas cada uma dizendo que tem a verdade.
Graças a Deus que temos o Consolador prometido por Jesus(ESPIRITISMO) :-*


SAUDAÇÕES FRATERNAS
Título: Re: Referências sobre Espiritismo na Bíblia
Enviado por: Mourarego em 25 de Agosto de 2009, 18:52
Exatamente amigo Cancela!
Abração,
Moura
Título: Re: Referências sobre Espiritismo na Bíblia
Enviado por: Dami em 30 de Agosto de 2009, 17:59
Caro Juci Saudações!
Este tema é realmente muito empolgante.
Fascinado por historia como sou (pena o tempo não permitir aprofundar tantos assuntos) gostaria de citar alguns aspectos:

Acredito que os cristãos que viveram logo após o desencarne de Jesus, acreditavam na reencarnação, ao afirmar isso, e falando resumidamente me baseio em alguns fatos históricos, com por exemplo o Concilio de Constantinopla II em 553 comandado pelo então imperador romano do Oriente Justiano, que basicamente condenou a questão da preexistência da alma.

Tudo que nossos querido irmão evangélicos condenam no Espiritismo é baseado na Bíblia, e precisamos ter muito cuidado com a leitura da Bíblia, pois é fato que ela sofreu muitas alterações deste que foi escrita pelos seus autores. apenas para citar uma, não existia gráfica aquela época, e tudo era copiado a mão de uma pessoa para outra. Alguns destes copiadores, chamados copista, nem sequer sabia escrever, simplesmente desenhavam o que estava escrito. Muitos erros eram passados para frente e esses erros chegaram até os nossos dias de hoje.

Nossos amigos católicos as vezes citam uma passagem bíblica para condenar a reencarnação, Carta aos Hebreus 9:27
 “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,...” , mas hoje existe muita duvidas sobre ter sido realmente Paulo quem escreveu esta epístola, até mesmo em algumas bíblias católicas existe este tipo de aviso, sobre a sua autenticidade. E se só morremos uma vez o que dizer de Lázaro, que no entendimento dos católicos morreu e foi ressuscitado por Jesus.

Mais uma questão: Em que lugar da Bíblia vemos Jesus condenar a Reencarnação?

Por fim neste breve resumo gostaria de citar Sócrates, que apesar de não ter nada a ver com a Bíblia, é considerado um dos precursores do Espiritismo, e já a sua época falava muito sobre reencarnação. Sócrates, assim, como Jesus não deixou nada escrito, tudo que se sabe dele é através de Platão, um de seus discípulos, logo, Platão também acreditava na reencarnação.
Em uma obra escrita por Platão chamada Fedon esta uma prova mais que concreta sobre a cresça de Sócrates na reencarnação. Vale salientar, também, que ambos, tanto Sócrates quanto Platão tiveram muita influencia sobre os principais intelectuais posterior a ele.

É isso.
Muita paz

Dami
Título: Re: Referências sobre Espiritismo na Bíblia
Enviado por: Mourarego em 30 de Agosto de 2009, 19:02
Está mesmo em Hebreus 9:27 a nossa resposta aos irmãos evangélicos...
É dado ao Homem morrer apenas uma vez. Disse Paulo, e não mentiu, pois refere-se ao homem matéria, corporalmente falando mas o Espírito este não morre, senão Salomão não teria consultado a eles mesmos...
Ao tempo em que Paulo falava ainda era grande a inquirição aos mortos (necromancia), e esta advinda de povos bárbaros, era especulativa, e eivada de grande misticismo, além de ser paga o que constituia para alguns em forma de se locupletarem.
Abraços,
Moura
Título: Re: Referências sobre Espiritismo na Bíblia
Enviado por: arcam em 03 de Setembro de 2009, 00:45
                                                                                                                                      Olá Juci, tudo de bom. Para tudo há um tempo determinado (a frase não é minha). A medida que você for tomando conhecimento sobre a Doutrina Espirita, frequentando uma casa e estudando as obras básicas, encontrará as respostas. Você é senhor do seu destino, a resposta está dentro de você. Deve seguí o que te faz bem, ouvindo a voz do coraçâo. Se deixarmos de comandar as pessoas e interferir em suas vidas, elas se encarregam por si mesmas. Seja muito feliz onde vc estiver...
Título: Re: Referências sobre Espiritismo na Bíblia
Enviado por: YESNO em 08 de Setembro de 2009, 16:18
???Tenho amigos Evangélicos que sempre me dizem que a Bíblia condena o espiritismo.

Caríssima Juci,

O questionamento é perturbador e parece uma lança ao estudante e iniciante espírita, quando examinamos superficial e isoladamente alguns versículos bíblicos.

O povo judeu provindo de grupos tribais, nômades absorvia, como é normal, costumes das culturas nas quais eram imersos por jugo ou guerras ou dominação.

Adquiriram o costume de, nas aflições e querelas, uns "iniciados" postar-se nos cemitérios e deitando-se, debruçando-se sobre os túmulos chamando  pelos mortos.

Havia práticas rituais de passarem os recém nascidos sobre as chamas, numa invocação mística aos "deuses" ou a uma proteção invisível.

E para tudo consultavam os médiuns (profetas) ou videntes, como está dito em I Sam 9:9

"Antigamente em Israel, indo qualquer consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje antigamente se chamava vidente."

Assim, se pretendiam arranjar um casamento para a filha, iam ao vidente, se queriam saber se voltariam da guerra, iam ao vidente, se ia chover, iam ao profeta, vidente. Havia uma banalização da mediunidade, com, possivelmente, espertalhões agindo, cobrando, fazendo negócios.

Veja na própria Bíblia no capítulo de Samuel, já citado, que para achar uma jumenta, pasme !, foram ao vidente e pagaram com a moeda que tinham. Hoje equivaleria a usar os médiuns e as Casas Espíritas para ficar procurando veículos e coisas roubadas ou fazer delas, agencias casamenteiras.

O espiritismo não é nada daquilo que foi proibido por Moisés. E, a seu modo, a Bíblia,  rascunhou o que veio ser aclarado, sem véus, com Kardec. Moisés reprovou aquela banalização mercantilista e aproveitadora da mediunidade. O espiritismo diz o mesmo em relação às práticas mediúnicas frívolas e não sérias (LM, Cap 10). E nos evangelhos não há reprovação da mediunidade, como diz Paulo: "Não extingais o Espírito" (1 tessalonicenses 5:19) e noutros versículos "...verificai se os espíritos são de Deus ".

Paulo ainda nos dá uma aula de reunião mediúnica em 1Co 14. Confira para ver.
E ainda, a própria Bíblia prediz: "...vossos jovens terão visões e os velhos, sonhos "

Portanto, cara Juci, fique tranquila, a Bíblia é um livro mediúnico, muito vilipendiado, maltratado, servindo a causas pessoais. Se não É a palavra de Deus, CONTEM-NA. Ela está engastada lá, cumpre-nos enxergá-la. O espiritismo veio descerrar véus e torná-la brilhante.

Conforme nos diz J.Herculano Pires: O que falta aos acusadores do espiritismo é estudo.
Veja a este respeito, o magnífico depoimento do Prof Severino Celestino no Programa TVCEI (vídeo incluso) e reprisado no Programa Transição (veja os links).

Um abraço.

Paz! (com ela as verdades são luzes, não lanças)


http://duplavista.com.br/arquivo/a-biblia-condena-o-espiritismo-severino-celestino-da-silva/comment-page-1#comment-6806 (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL2R1cGxhdmlzdGEuY29tLmJyL2FycXVpdm8vYS1iaWJsaWEtY29uZGVuYS1vLWVzcGlyaXRpc21vLXNldmVyaW5vLWNlbGVzdGluby1kYS1zaWx2YS9jb21tZW50LXBhZ2UtMSNjb21tZW50LTY4MDY=)

www.programatransicao.com.br (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5wcm9ncmFtYXRyYW5zaWNhby5jb20uYnI=)

YESNO

Título: Re: Referências sobre Espiritismo na Bíblia
Enviado por: Mourarego em 08 de Setembro de 2009, 17:31
Mano Yesno,
gosto muito da lucidez com que nos brinda em seus comentários.
Dentro do escopo codificado, sem fugir e sem firulas.
E falando pouco,  como que venho aprendendo contigo hehehe.
Eu falo pacas! E escrevo mais ainda e ai, muita vez, complico mais do que explico.
Que bom, termos aqui mais um amigo que nos possa ajudar.
Abraços,
Moura
Título: Re: Referências sobre Espiritismo na Bíblia
Enviado por: MongeShaolin em 12 de Outubro de 2009, 05:19
Saudações a todos

Quando se encontra no Antigo Testamento, que
 Deus condena o espiritismo, encontramos um equívoco,
pois a palavra espiritismo surgiu no século XIX.
A passagem em Hebreus que diz que cabe ao homem
morrer apenas uma vez, vem a pergunta, Lázaro
morreu, Jesus o ressucitou e depoi? Ele ainda
está vivo, ou morreu pela segunda vez?
Em segundo lugar devemos recordar que estudos
mostram que Hebreus provavelmente não foi escrito
por Paulo, por não ter a saudação inicial de sempre.
Não podemos esquecer a parte que os apóstulos perguntam
ao Rabi, onde estava Elias( MT 17:10-13 ).
provavelmente os evangélicos retrucarão, dizendo
que Elias não morreu, mas foi levado ao céu em
uma carroagem de fogo. Mas ao ser levado a outro plano,
seu corpo se desmaterializa.
Em muitos casos, a palavra MORTO, foi traduzida errada,
pois a correta seria CADAVER, e nenhum espírita se comunica
com um cadáver.
Em SL 23:6 encontramos: Certamente que a bondade e a
misericórdia me seguirão todos os dias da MINHA VIDA.Porém
em hebraico está RAIN, que a tradução desta palavra é no
plural: VIDAS...então, chegamos a conclusão que a bíblia
esta repleta de traduções erroneas.

Deus pague.