Forum Espirita

CONVÍVIO => Como usar este Fórum => Perguntas Frequentes => Tópico iniciado por: YESNO em 28 de Julho de 2009, 15:11

Título: REENCARNAÇÃO - Uma dúvida inquietante
Enviado por: YESNO em 28 de Julho de 2009, 15:11
Caros amigos,

Tenho um certo conhecimento da Doutrina Espírita que estudo há anos.
Acredito na revelação transmitida a Allan Kardec e, principalmente na reencarnação, que é o laço que enfeixa a lógica da ciência espírita.
 
Além dos livros da codificação, tenho lido vários outros, não espíritas, mas da pesquisa científica séria, sobre o tema das vidas sucessivas;
Ian Stevenson, Morris Netterton, Dr. Hernani Guimarães e vários autores estrangeiros traduzidos são lidos em subsídio.
 
Uma dúvida, há tempos me desconcerta:
O Dr. Banerjee, emitente estudioso já desencarnado, no seu livro Vidas Pretérita e Futura relata o caso de DAVID PALADIN (cujo trecho transcrevo):

Este, um soldado americano, foi ferido e abandonado como morto em combate na segunda guerra.  Uma patrulha britânica o encontrou e ele foi atirado num trem junto com outros cadáveres. Contudo, no trem perceberam que ele dava sinais de vida. Colocado num hospital do exército ele jazeu inconsciente por dois anos. Num certo momento em 1946, recuperou a consciência e disse para a enfermeira que o atendia: “Sou um artista” 

A partir daí, em tudo, lembranças, aptidões artísticas de pintura, pormenores, ele dava continuidade à vida de Wassily Kandinsky que faleceu na Suíça em 13 de dezembro de 1944.

A conclusão do cientista, Dr. Banerjee é de que David efetivamente morreu e que o espírito do pintor Wassily “reencarnou-se” no seu corpo.  Descarta a possibilidade de possessão pelas características próprias que ela tem e ele cita.

Tenho debatido com amigos budistas que, têm uma visão diferente para o fenômeno que eles não chamam de reencarnação, mas de renascimento, o que é substancialmente diferente, embora com os mesmos efeitos de carma e depuração. Para eles, é a mente que sobrenada num estado próprio aguardando a sintonia de um corpo novo OU DISPONÍVEL (seria o caso de David).

Gostaria de saber uma opinião abalizada porquanto, enquanto existir um dúvida sobre um assunto é mister resolve-la, como aprendemos com Kardec no “Instruí-vos” e no farol mais luminoso: “...procurai a verdade e ela vos libertará “

Um abraço fraterno

Luiz
lcr0707@gmail.com
Título: Re: REENCARNAÇÃO - Uma dúvida inquietante
Enviado por: Mourarego em 28 de Julho de 2009, 16:26
Não há, caro Luis,
nada na doutrina que comprove ou avalize essa história.
Abraços,
Moura
Título: Re: REENCARNAÇÃO - Uma dúvida inquietante
Enviado por: YESNO em 28 de Julho de 2009, 17:44
Caríssimo Moura,

Olha eu cá de volta.

Obrigado pela gentileza em responder.

Eu também não havia achado nada na codificação.

Mas o fato de lá não estar, não significa que não exista. Ou então agirei como os nossos irmãos protestantes que negam tudo o que dizem não estar na Bíblia.

O Dr Banerjee sempre foi muito criterioso e honesto em suas pesquisas e acreditado entre seus pares.

A ocorrência deu-se e está documentada.

Haveria  uma explicação ?

Um abraço
Título: Re: REENCARNAÇÃO - Uma dúvida inquietante
Enviado por: Mourarego em 28 de Julho de 2009, 18:31
Amigo Luis,
só posso me referir com base na doutrina espírita, que é aquela com a qual trabalho.
Ela não indica outra possibilidade para reencarnação, senão a do Espírito vir em corpo novo, objetivando o estado de criancice daquele Espírito junto a família em que veio, um tempo importante para que o amor dos familiares se converta em trabalho de ensino e educação.
abração,
Moura
Título: Re: REENCARNAÇÃO - Uma dúvida inquietante
Enviado por: sensitive em 28 de Julho de 2009, 23:58
Olá!

Realmente a doutrina espírita ensina que somos espíritos reencarnados num só corpo só nosso, , sobre qual temos toda a responsabilidade.
O facto, um segundo espírito poder tomar posse num corpo já ocupado, está fora de questão.
O que pode fazer sentido neste relato, é o mesmo indivíduo acordar com alguma lembrança de uma vida anterior já vivida, neste caso uma vida como artista.

Não encontro outra explicação possível
Abraço

Sensitive
Título: Re: REENCARNAÇÃO - Uma dúvida inquietante
Enviado por: YESNO em 29 de Julho de 2009, 00:22
Cara Sensitive,

Também penso assim.

Os casos em que outro espírito "toma posse de um corpo já ocupado" tem características já bem definidas como possessão e embora ele possa dominar por inteiro o indivíduo, esse domínio ocorre por um certo período, nunca anulando para sempre o "proprietário".

Aqui no Brasil, houve um caso mostrado na TV Globo, tempos atrás, de uma menina que, nos instantes em que dela se apossava o espírito de um primo, ela sabia nadar, andar de bicicleta, coisa que nunca tinha aprendido e quando o intruso se afastava, ela "desaprendia".

Não parece ser esse o caso de David Paladin, que para mim continua muito confuso.

Mas, como li uma teoria de Urantia (inventam-nos cada dia uma novidade !) no portal da reencarnação, onde esse fenômeno se enquadraria, minha inquietação reavivou-se.

Obrigado por responder.

Jesus nos abençõe e proteja
Título: Re: REENCARNAÇÃO - Uma dúvida inquietante
Enviado por: MarcoALSilva em 29 de Julho de 2009, 00:39

Olá Luís!

Lembrei-me de um aspecto que, talvez, ajude em sua pesquisa.

Há um livro chamado "Palingênese, a Grande Lei", de Jorge Andréa (Editado pela Sociedade Editora Espiritualista F. V. Lorenz) que propõe uma tese interessante. Em apertada síntese, parte da premissa de que a vinculação do psicossoma com o corpo físico se dá através dos genes (claro que é mais complexo do que isso, estou apenas rascunhando).

Enfim, desse ponto adiante teríamos uma grande dificuldade em admitir a assunção plena e irrestrita de um corpo físico por outro psicossoma.

Já que há, como você disse, credibilidade na documentação do caso, talvez se cuide de um fenômeno de retrocognição deflagrado pelo longo período em estado alterado da consciência, assim como a revivificação de lembranças e até mesmo retomada de traços de personalidade de vida anterior (o que não quer dizer exatamente que se cuide da mesma consciência reencarnada, mas talvez de um artista reencarnado).

Um abraço!
Título: Re: REENCARNAÇÃO - Uma dúvida inquietante
Enviado por: YESNO em 29 de Julho de 2009, 01:46
Caro Marco

Estou sem saber o que pensar deste caso.
 
Veja bem, os dois indivíduos foram contemporâneos. Isso é que complica o entendimento.

Se eu me afastar do conceito kardequiano e me aproximar do budista onde, ao contrário do que pensamos não há reencarnação, mas renascimento (mente renascida, o patrimônio mental), dá certo. Só que aí, invalido os milhares de casos que a Doutrina Espírita explica cabalmente.

Vou tentar ler o livro que indicou, mas Jorge Andréa é um pouco denso e vou ter que digerir vagarosamente.

É uma luz.

Obrigado.

Fique na Paz