Forum Espirita

CONVÍVIO => Como usar este Fórum => Perguntas Frequentes => Tópico iniciado por: sensitive em 14 de Novembro de 2010, 20:22

Título: missas pagas
Enviado por: sensitive em 14 de Novembro de 2010, 20:22
Ola!
tenho uma dúvida que nao me sai da cabeça e gostava de ter uma resposta

As missas pagas tem algum efeito para a pessoa falecida?

Palavras ditas num instante pode aliviar uma alma, porque as pessoas tem esse hábito tem um fundamento ou é simplesmente uma tradiçao?

Desde já o meu obrigada se alguem me puder responder as minhas dúvidas

Abraço

sensitive
Título: Re: missas pagas
Enviado por: Naudelino em 14 de Novembro de 2010, 22:21
Olá missa nem paga nem de graça serve para o falecido.A missa é uma maneira de homenagear a pessoa que faleceu,não que a missa paga ou de qualquer maneira ,vai mudar a vida de quem morreu.Mais na minha opinião ela é valida de qualquer maneira,desde que as pessoas esteja com um pensamento de otimismo ao falecido isso sim é valido. 
Título: Re: missas pagas
Enviado por: lorisilva em 15 de Novembro de 2010, 18:26
Na religião catolica é comum mandar celebrar missa de setimo dia por pessoas que desencarnam,nem todas as igrejas cobram por isso,a menos que queira uma missa especial onde ha convidados por familiares,mas para nos espiritas no meu caso faço uma prece por aquele que nos deixa pedindo a Deus que atraves dos espiritos de luz de ao desencarnante um acolhimento ate ele entender esta passagem.
                                                                                      muita paz
                                                                                                          Lourival
Título: Re: missas pagas
Enviado por: sensitive em 15 de Novembro de 2010, 19:11
Ola

Quero agradecer as respostas que recebi, nao quero ser injusta mas sempre achei um negocio as missas pagas, pois acho que nao devem fazer nenhum efeito, infelizmente os meus pais nao pensam assim.
O que é pago nao pode vir do coraçao.


Abraço

Sensitive
Título: Re: missas pagas
Enviado por: filhodobino em 15 de Novembro de 2010, 19:13
Amados Irmãos,
Reflitamos...
Que é mais sincero?
Um telefonema, ou uma telemensagem?

Uma prece no recondito do seu quarto, com amor e sincera expressão?
Ou uma missa paga....?

Há quem se decida por uma forma e outros por outras, cabe a cada um fazer como melhor se lhe aprouver...
Saúde e Paz!
Título: Re: missas pagas
Enviado por: BAGNOLI em 15 de Novembro de 2010, 19:29
Melhor seria uma prece sincera e com amor ao desencarnado, em qualquer cantinho de sua Casa.  Quando cobram, oram pelo dinheiro e não há sentimentos, pois os padres visam o dinheiro. Assim como ocorre em muitas outras religiões. O desencarnado seria melhor benificiado com a prece que edifica o amor e sua caminhada na vida espiritual.
Fique em paz, e que Jeus nos abençoe minha irmã.
Título: Re: missas pagas
Enviado por: Mourarego em 15 de Novembro de 2010, 19:42
Bagnoli, é um erro muito grande fazer-se falsa afirmação.
Dizer-se que missas pagas são sem sentimentos é o mesmo que se afirmar que todo padre é um vendilhão do templo, não faça isso mano!
Deixemos as outras crenças de lado e procuremos nos inteirar mais do que prega a nossa doutrina.Afinal nem dela bem o sabemos.
Abraços,
moura
Título: Re: missas pagas
Enviado por: belina em 15 de Novembro de 2010, 21:38
Olá sensitive

Para os católicos com fé a missa tem por missão ajudar o defunto, pois é assim que falam.Quer seja paga ou não,porque depende das igrejas,pois algumas nao colocam preço e outras sim. Os fiéis dão o que podem. Esse dinheiro é usado para ajudar os fiéis pobres.
A minha família é católica e minha mãe que tem uma fé que nada a faz duvidar dos designios de Deus que é como ela fala, a missa tem uma importancia muito grande pois é no acto da Eucaristia que ela pede fervorosamente pelo desanso e por luz pelos que ja partiram e agradece tudo o que lhe tem sido dado.
Embora eu tenha tido formação católica eu nunca consegui ver como o facto de se ir à missa perdoaria tudo.Vi sempre a igreja como um lugar de oração como qualquer outro lugar, que para orar não precisei nunca de assistir à missa. O que depois de começar a estudar a DE cheguei à conclusão de  que não estava errada. Pois se Deus está em toda a parte.
Pode ser considerada uma uma crença ou um acto de fé depende da pessoa.
Há que respeitar pois Deus é um só e todos os caminhos que levem a Ele são válidos.
Paz e Luz
belina
Título: Re: missas pagas
Enviado por: WALDYR DORO em 16 de Novembro de 2010, 00:18
Cara irmã,
a missa católica, assim como qualquer oração, intensão e outras nomenclaturas pagas ou não, para sua realização, tem pouco a haver com o irmão desencarnado.
Pois veja que neste caso o que está em primeiro lugar a intensão de quem ora é o alívio do irmão desencarnado, e se ele está em lugar publico ou´particular, pouco interessa.
Quem cobra deve ter seus motivos, no entanto é de suma importancia participar de orações se bem que a nessecidade da igreja não é fundamental, pois as vezes passa ser até motivo de reuniões sociais, até de demonstrações de poder aquisitivos, dos entes do desencarnado, entre outros motivos.
ha irmãos que acham que a ´´missa`` só tem valor na igreja, pois bem, simplesmente é a nessecidade dele se concentrar , não que ele esteja certo ou errado.

             ajudei   ?? 
                                         
Título: Re: missas pagas
Enviado por: BAGNOLI em 16 de Novembro de 2010, 15:57
Mourarego não foi uma falsa afirmação. Os padres cobram mesmo!!! E você acha que tem algum sentimentalismo em suas orações pagas.  Acho que somente os familiares oram com amor ao desencarnado. Padres não. O Templo Católico é multimilionário em todo o mundo, porquê???
O Vaticano é recheado de ouro, porquê??? De onde vem todo o dinheiro???
Vou tentar lembrar o nome de um Livro psicografado por Divaldo franco, onde Joanna de Ângelis, fala desde a Inquisição aos dias de hoje. Inquisição, a maior vergonha que uma religião pode ter praticado!!! Ok. E como já disse, cada um é cada um, paz para você mano.
Título: Re: missas pagas
Enviado por: Mourarego em 16 de Novembro de 2010, 16:15
Mano Bagnoli, eu venho de familia católica e estudei em colégio de franciscanos.
Não me referi a cobrança como falsa afirmação, mas sim de que eles a façam apenas pelo dinheiro e sem intenção alguma.
As missas pagas são especiais amigo. Só quem as quer, por qualquer motivo é quem as pede, e nada mais simples do que ajudar a igreja e a paróquia pelo pagamento, ou você pensa que as igrejas não têm contas a pagar mano?
Em nosso meio mesmo vemos confrades pagando inscrições para simpósios e palestras, muitos deles feitos em casas espíritas que em algumas vezes nada recebem por cessão de local. Quer dizer vai tudo para o bolso do palestrante que muitas vezes nada de doutrina apresenta.
As igrejas têm um alto custo de manutenção, as casas espíritas também, e note, não têm as casas espíritas isenção alguma, tendo de solver seus gastos de luz, papel (desde o higiênico), gas, aluguel, e do pessoal de escritório algumas vezes.
O Espírita não quer nem saber, vai, usa, gasta em desperdício e ainda acha mal ter de contribuir e sai citando o "dai de graça".
As igrejas contam com isenções que lhes facilitam a vida contudo como não têm  meios de sustentar sua continuidade, encontram nessa cobrança, que não é ilegal já que se trata de coisa especial, um meio de minimizar suas dividas.
É isso que venho dizendo.
abraços,
Moura
Título: Re: missas pagas
Enviado por: BAGNOLI em 16 de Novembro de 2010, 18:56
Mourarego, o mano esqueçeu um detalhe importante. Nós da Doutrina Espírita temos nossos trabalhos pessoais e não vivemos de religião, e sim vivemos para a religião.
Os Padres vivem de religião, os pastores(muitos milionários) vivem de religião. Ou seja não tem profissão nenhuma. Um pastor vive do dinheiro dos fiéis, como já pode ter observado o mano aí. Padres não são diferentes, também vivem do dinheiro dos fiéis. Eu não!!!  Sou há 25 anos engenheiro mecânico, e trabalho muito para sustentar minha família. não vivo de religião, vivo para a religião, no caso a Doutrina Espírita. Quanto as despesas, faça uma comparação: Padres e Pastores habitando lindas casas, tendo imóveis alugados, diversos carros de luxo e por aí vai....  De onde vem o dinheiro??? De seus trabalhos suados??? Claro que não. Vem do povão que coloca nas mãos desses ditos homens de Deus, que ficam ricos em pouco tempo.
O Vaticano é milionário. O Edir Macedo é milionário. E qual são suas profissões, onde trabalham??? Não só minimizam suas dívidas, como ficam ricos também.
Nas Casas Espíritas, onde todos tem suas profissões e trabalhamos como voluntários e colaboradores. Ajudamos o pagamento atravéz de colaborações expontâneas e não obrigatórias. O Mano já  viu alguma casa Espírita "Rica e cheias de pinturas novas, bancos novos, eetc..." eu nunca ví.  Trabalhamos com parcos recursos e seguimos em frente.
Mano, se você já tem estrada, eu também tenho. Deixe que os mortos enterrem seus mortos.
Fiquemos em paz.
Título: Re: missas pagas
Enviado por: Mourarego em 16 de Novembro de 2010, 19:29
Entendo bem mano Bagnoli,
mas note, se bem que hajam padre que se desviando de sua doutrina encheram seus bolsos, (agora mesmo há a notícia que um deles fraudou  o banco do Vaticano), ainda não se pode afirmar que o gênero padre seja da mesma fatia podre da fruta.
O mesmo para com pastores. veja que só se fala no bispo Macedo e poucos outros, em tudo mano, há os maus. mesmo no Espiritismo..
Não remeto estes maus do nosso convívio à mesma classe dos ignorantes, eles sabem bem o que fazem, contudo esta é a sua condição de imperfeição que ainda alimentam.
Não defendo senão a equidade e a justiça, se um credo assim prevê e isso não encontra obice na lei penal, tudo bem.
Não defendo, por exemp0lo e em nosso meio, que se ganhe por obra psicografada. O autor não tem mérito nela senão o de ser um bom intermediário, mas intermediário não é autor e portanto não merece pagamento. mas vemos muitos de "burra cheia" não´e mesmo?
Falo isso para mostrar que essa impropriedade não é do um viés apenas mas sim que provém de nosso próprio estado de imperfeição moral.
Quando generalizamos, atingimos a um todo que não está todo corrompido, mano!
Abraços,
Moura
Título: Re: missas pagas
Enviado por: BAGNOLI em 16 de Novembro de 2010, 20:40
Não generalizei.  Edir Macedo serve de "ponta" para entendimentos de roubalheira e lavagem de dinheiro. Tem também o RR Soares e muitos outros. Concordo com o mano quando diz que na DE também tem seus espertalhões, querendo tirar proveito. Por isso temos que ficar atentos nas Casas Espíritas para que esses "espertalhões" não tomem conta de nada.
Temos nossos prós e contras. Mas não quero discussões com o mano. Acredito que esse assunto se esgotou(pelo menos para mim sim). Vamos focar nossas idéias em outras questões que são tão ou mais importantes do que essa. Valeu! Até a próxima mano. Fique com Deus.
Título: Re: missas pagas
Enviado por: Mourarego em 17 de Novembro de 2010, 12:49
Beleza, mano Bagnoli.
abraços,
Moura