Forum Espirita

CONVÍVIO => Como usar este Fórum => Perguntas Frequentes => Tópico iniciado por: waldemar em 13 de Agosto de 2009, 00:23

Título: glandula pineal 2
Enviado por: waldemar em 13 de Agosto de 2009, 00:23
Sobre a Glândula Pineal/Hipófise: 
 
 Perispírito o Organismo Semi-Material de Comunicação Mediúnica.
 
O Perispírito é o envoltório de cobertura do Espírito. Por está substância que é vaporosa para nós, mas ainda bastante grosseira para os Espíritos desencarnados; suficientemente vaporosa, entretanto, para eles elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira. ( Livro dos Espíritos questão 93)
 
Segundo Lammenais Espírito, em o livro dos médiuns capítulo IV - Primeira Parte - Parágrafo 51 -Respondeu a Allan Kardec em respeito ao assunto a seguinte observação:
O perispírito para os Espíritos errantes (habitantes da erraticidade), é o instrumento pelo qual eles se comunicam com os Espíritos encarnados:
 
a) seja indiretamente, por meio do nosso corpo;
b) ou através do nosso perispírito;
c) ou seja diretamente com a nossa alma.
Vem daí a infinita variedade de médiuns e de comunicações que faço saber de algumas:
 
a- POR MEIO DO NOSSO CORPO: Comunicação dos Espíritos sobre a matéria (orgânica ou inerte) e etc. Classificação da diferente natureza de médiuns e manifestações de efeitos fisicos que impressionam os orgãos físicos, os sentidos visuais, auditivos, o tato (os paupáveis), sons, ruidos etc.
 
b- POR MEIO DO PERISPÍRITO: Comunicação quanto a mediunidade de efeitos intelectuais:
A psicofônia, a psicografia mecânica, desenhos e pinturas, a clarividência, a dupla vista, a audição psíquica, o sonambulismo etc. 
 
c- POR MEIO DA NOSSA ALMA: Quando se trata da comunicação pelo pensamento, a intuição, a inspiração, o pressentimento, a telepatia ou telegrafia humana, a professia (premonições da vigilia e dos sonhos nos transes naturais ou provocados), as faculdades transversais, nos desdobramentos ou da projeção da alma, no sonambulismo e no êxtase etc.
Nos fenômenos anímicos do Espírito quando emancipado do seu corpo fisico, em estado consciente ou inconsciente, durante o sono natural ou provocado, neste último a alma experimenta momentaneamente a vida de Espírito livre percorrendo o mundo de sua origem.
 
 :)VARIEDADE DE COMUNICAÇÃO DA ALMA PELO PENSAMENTO:
Influência Oculta dos Espíritos Sobre os Nossos Pensamentos e as Nossas Ações.
Recorrendo em o Livro dos Espíritos pergunta 459 - Allan Kardec pergunta aos Espíritos Verdade:
 
Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações?
Resposta- "Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem".
 
O Espírito encarnado ou desencarnado é uma alma pensante, e por isso não devemos ignorar que temos muitos pensamentos que nos ocorrem, sobre o mesmo assunto num só tempo e bastante contraditórios; nesse conjunto em meios aos nossos pensamentos, estarão ocultamente os dos Espíritos desencarnados.
Na comunicação de alma para alma, é recíproca, estamos dentro do mundo espiritual e este dentro de nós, e assim ficamos na deriva da incerteza, diante de duas idéias que se combatem 24horas do nosso dia-a-dia, segundo o nosso grau de progresso moral.
Pela comunicação do pensamento todos são médiuns permanentes, independente de qualquer faculdade, quanto a mediúnidade propriamente dita. (permanecemos 24h. antenados com o mundo invisível).
É através do pensamento que os nossos Espíritos protetores (o anjo da guarda), ou os maus Espíritos influem em nossas ações, atos e pensamentos; e se o nosso desejo pelo bem ou pelo mal for maior, seremos a tal ponto por eles dirigidos, segundo as nossas escolhas de livre arbítrio.
 
Nota Importante: Independente da faculdade propriamente dita entre as mais caracterizadas, qualquer pessoa poderá desenvolver as faculdades da alma pelo pensamento: a escrita intuitiva, a inspirada etc. a literatura clássica, o estudo da filosofia, a música, a poesia, as leis morais, ou da ciência espírita e em geral, pelo intelecto levadas as condições telepáticas quando bem caracterizadas, os Espíritos simpáticos aproximam-se de nós pelo pensamento, interessados pelo o que fazemos, lemos e estudamos. Assim, pelo pensamento de alma para alma, elas ocultamente comunicam-se entre si nos inspirando e nos instruindo sugestões ocultas afins. Eis aí a questão do porque do Espirito Lammenais dizer a Kardec, que todos formamos variedades naturais de médiuns.
Se voce não possui nenhuma mediunidade quanto a propriamente dita, de uma coisa voce pode ter absoluta certeza, você pré dispõe da comunicação pelo pensamento.
Apenas estamos observando algumas faculdades da alma. E o perispírito pelo pensamento é o veículo geral de relação entre os dois planos da vida.
Por fim o corpo espiritual é o organismo da mediunidade propriamente dita, cujas faculdades estão radicadas em sua organização, orgão de transmissão do pensamento entre o Espírito encarnado e os desencarnados.
E aí questiona-se? Onde entra no mecanismo do perispírito a glândula endócrina Pineal da suposta mediunidade?
 
Aguardem a continuação N.3:
Perispírito o segundo corpo da Alma!
Por Waldemar Oliveira.