Forum Espirita

CONVÍVIO => Como usar este Fórum => Perguntas Frequentes => Tópico iniciado por: Marilda Reis em 27 de Fevereiro de 2010, 14:14

Título: Disciplina
Enviado por: Marilda Reis em 27 de Fevereiro de 2010, 14:14
Bom dia! Gostaria de receber algumas dicas sobre com ensinar disciplina para crianças entre 3 e 5 anos!
Título: Re: Disciplina
Enviado por: Mourarego em 27 de Fevereiro de 2010, 15:46
Amar, compreender que nesse estágio da vida a pouca extensão de tempo em que a criança tem atenção numa coisa é que a faz assim, "indsciplinada", afinal somos adultos e sabemos "segurar nossa onda" eles não.
Nessa faixa temos mais de conduzir e aprender a entender a cada criança que tem necessidades diferentes.
eu por exemplo sou um abra estourado, e para gritar não perco tempo, contudo com as crianças transformo-me em outra e nos entendemos super bem, haja visto que vivo rodeado por duas uma de tres e outra de dois anos, de quem sou pai e avô.
Minha netinha me chama de pai, porque não tem conhecimento do seu verdadeiro pai que se separou de minha filha e quase não a vê.
Nesse sentido não a privo do chamamento de pai, porque sei que é uma necessidade que ela tem, de tanto ver minha filhota a me chamar assim, contudo geralmente quando sou eu a chamá-la geralmente digo, vem cá pro vovô, isso basta para estabelecer diferença.
Gosto das crianças pela sinceridade que têm.
Abraços,
Moura
Título: Re: Disciplina
Enviado por: MarcoALSilva em 27 de Fevereiro de 2010, 17:35

Concordo Moura!

Acrescento apenas que mais uns dois anos e a criança, sempre que fizer algo que já possa identificar como "arte", receberá a corrigenda (verbal apenas!) sem se magoar... As crianças já com uns 5 ou 6 anos bem traduzem as "broncas" do pai ou da mãe como senso de segurança pessoal.

Um abraço!
Título: Re: Disciplina
Enviado por: Mourarego em 27 de Fevereiro de 2010, 17:38
Pois é Marcão, as vezes tenho de refrear a língua sempre afiada quando minha filhota e neta fazem suas "artes". hehe
Abração,
Moura
Título: Re: Disciplina
Enviado por: MarcoALSilva em 27 de Fevereiro de 2010, 17:42
 :D

Uma boa estratégia é colocar nomes duplos. Quando o meu Paulinho faz uma arte, por exemplo, basta que eu diga alto e em bom som: "Paulo Vinícius!!!". Pronto... Eles logo aprendem que os dois nomes juntos é bronca...

 ;)
Título: Re: Disciplina
Enviado por: Mourarego em 27 de Fevereiro de 2010, 17:46
Aqui em casa, eu uso de falar baixinho.
Assim quando eles bagunçam muito, por mais que eu gosto, para impor maior atenção eu os chamo falando baixo e eles pensam que estou na "bronca" e obedecem hehehe
Abração,
Moura
Título: Re: Disciplina
Enviado por: Bluemoon em 27 de Fevereiro de 2010, 18:44
Boa noite queridos amigos Marco e Moura, muita Paz...

Sabem que eu costumo usar o "nome duplo" com os meus filhos também?!

Quando também se lembram de "fazer das suas" basta eu chamar - Ruben Emanuel, ou - Diana Benilde!!!...

Eles até saltam! Já sabem que "lá vem bronca"!!

Bem, mas quando está muito barulho (normal com crianças de 6 e 8 anos) eu já sei que não vale a pena berrar com eles, entao faço como o amigo Moura, começo a falar bem baixinho, eles se assustam pois nem percebem bem o que eu digo mas sabem que estou chateada!

É amiga Marilda, cada caso é um caso, por isso por muitos conselhos que tenhamos em disciplinar os nossos filhos, só nós mesmos, pais, é que sabemos bem como discipliná-los porque não existe ninguém no mundo que conheça os seus filhos melhor que você.

Também não digo que não há pela net bons conselhos ou dicas que nos ajudem com as crianças, e por este forum entao amiga tem muitos bons conselheiros.

Seja muito bem vinda ao forum amiga Marilda.

Muita Paz e muita Luz nos vossos corações...
Título: Re: Disciplina
Enviado por: Mourarego em 27 de Fevereiro de 2010, 18:57
No Piauí, chama-se "taca" ao ato de bater nas crianças.
"eu te meto a taca, diz o pai. Isso não educa,i,põe medo apenas, mas as crianças crescem e nós envelhecemos, como bater num cara de 20 anos cheio de força quando se tem 60 anos?
Quando as crianças aprendem pelo próprio raciocinar não repetem as faltas.
Criança quer apenas resposta como possa compreender.
Minha esposa, um dia quase infarta hehehe
Minha filha tinha uns quatro anos e me encho com a curiosidade de ver minha arma. meu filho tinha apenas tres anos e ia atrás da irmã mais velha sempre... até hoje com 18 é a mesma coisa hehehe.
Pois bem, retirei a munição da arma e antes de lhe entregar disse:Olha só, isso aqui agora não mata nem mosquito. a não ser que você jogue lá embaixo e o revolver acerte a cuca de alguém ai sim a coisa muda.
portanto não é bom mexer nele quando eu o guardar ok?
ela me perguntou o clássico por que?e eu lhe disse,. porque vai estar carregado e lhe mostrei os cartuchos de munição. E reafirmei, isso aqui é que mata ok?
Pois bem, depois entreguei-0lhe a arma e ela desfilou com ela pela casa até a cozinha onde a patroa preparava a comida, depois do grito e da bronca que ela deu, eu apareci e expliquei o que queria.
Muito bem, hoje minha filha é mãe e tem 19 anos, meu filho 18, e nunca mais tiveram qualquer curiosidade sobre armas.
Será que eles são Espíritos evoluidos? Crianças índigo? hehehehe. Não, apenas tiveram as explicações na forma como entenderiam naquela época e essas bastaram para minar a natural curiosidade.
abraços,
Moura
Título: Re: Disciplina
Enviado por: Denize Moreira em 28 de Fevereiro de 2010, 00:30
   Oi, amiga Marilda
  Penso que existem várias dicas para se ensinar disciplina aos pequenos. Mas NOSSO BOM EXEMPLO É A MELHOR DICA.

                Um forte abraço
Título: Re: Disciplina
Enviado por: MarcoALSilva em 28 de Fevereiro de 2010, 00:55
   Oi, amiga Marilda
  Penso que existem várias dicas para se ensinar disciplina aos pequenos. Mas NOSSO BOM EXEMPLO É A MELHOR DICA.

                Um forte abraço

Muito bem colocado!
Título: Re: Disciplina
Enviado por: carla marisa em 01 de Março de 2010, 11:18
pios ,é ... temos que estar sempre em tranquilidade,nossas crianças são a riqueza de todos os tempos
abraços
carla maris
Título: Re: Disciplina
Enviado por: Mourarego em 01 de Março de 2010, 17:04
Amigos, deixem-me estender um pouco mais esse tópico  e para assunto que atende a nosso fórum tendo em vista a sala de chat.
Tenho entrado frequentemente nesta sala e notado que a maioria ainda não considerou o aviso colocado em maiúsculas na parte superior da página do chat Esta sala é para o estudo do Espiritismo.
Vejo apenas firulas, papos tipo  meu pc isso ou aquilo, você foi ali ou acolá e isso depõe contra o sentido da sala e a seriedade do projeto.
Quem quer apenas bater papo que frequente uma sala comum de sala pois ali é um local de estudos tanto que as salas têm esta denominação sala de estudos.
Tal atitudes, não condizentes com a introspecção e seriedade de propósito que deva ter quem lá entra, depõe contra todo o espírito deste fórum que para minha visão é um dos melhores nos quais já tive a honra de moderar e participar e que por isso ainda me encontro por aqui.
Pensando nisso, venho mantendo conversações como nosso amigo Unffortmated, o amigo Vasco, que me conferiu o status de moderador ao chat.
Então o meu pedido a todos que lá entram é que façamos o que nos pede o aviso postado ao inicio da sala, debatamos, discutamos, estudemos, a doutrina, alí é o local.
Isso não exclui as boas maneiras, o cumprimento a todos que entrem e até mesmo uma conversa rápida, pois quem quiser comentar sobre assuntos alienígenas a doutrina tem a opção de falar em reservado.
Por favor ajudem-nos (a mim e aos outros moderadores), a fazermos um bom trabalho, como ontem no estudo do ESE, contudo não é só este estudo que se tem por lá, avaliemos nossa conduta pois é isso que nos pede a doutrina.
Abraços,
e bons papos.
Moura