Forum Espirita

CONVÍVIO => Como usar este Fórum => Perguntas Frequentes => Tópico iniciado por: Felipa em 03 de Março de 2014, 13:38

Título: As preces podem mudar nossas provas?
Enviado por: Felipa em 03 de Março de 2014, 13:38

 As preces que fazemos por nós mesmos podem mudar nossas provas e desviar-lhes o curso?

Prece
663) As preces que fazemos por nós mesmos podem mudar nossas provas e desviar-lhes o curso?
– Vossas provas estão nas mãos de Deus e há algumas que devem ser suportadas até o fim, mas Deus tem sempre em conta a resignação. A prece traz para junto de vós os bons Espíritos que dão a força de suportá-las com coragem e fazem com que pareçam menos duras. Já dissemos, a prece nunca é inútil quando é bem-feita, porque dá força àquele que ora, o que já é um grande resultado. Ajudai-vos e o céu vos ajudará, sabeis disso. Aliás, Deus não pode mudar a ordem da natureza à vontade de cada um, porque aquilo que é um grande mal sob o vosso ponto de vista mesquinho e vossa vida efêmera é, muitas vezes, um grande bem na ordem geral do universo. Além de tudo, quantos males há dos quais o homem é o próprio autor por sua imprevidência ou por suas faltas! É punido naquilo que errou. Entretanto, os pedidos justos são muitas vezes atendidos mais vezes do que supondes. Acreditais que Deus não vos tem escutado, porque não fez um milagre por vós, enquanto vos assiste por meios tão naturais que parecem o efeito do acaso ou da força das coisas; muitas vezes também, muitas vezes mesmo, Ele vos suscita o pensamento necessário para, por vós mesmos, sairdes do problema.

É útil orar pelos mortos e pelos Espíritos sofredores? Nesse caso, como nossas preces podem levar alívio e abreviar seus sofrimentos? Têm elas o poder de fazer abrandar a justiça de Deus?
– A prece não pode ter por efeito mudar os desígnios de Deus, mas a alma para quem se ora experimenta alívio, porque é um testemunho de interesse que se lhe dá, e porque o infeliz sempre encontra alívio quando almas caridosas se compadecem de suas dores. De outro lado, pela prece, motiva-se ao arrependimento e ao desejo de fazer o que é preciso para ser feliz; é nesse sentido que se pode abreviar sua pena, se por seu lado ajudar com sua boa vontade. Esse desejo de melhorar, animado pela prece, atrai para junto do Espírito sofredor Espíritos melhores que vêm esclarecê-lo, consolá-lo e lhe dar esperança. Jesus orava pelas ovelhas desgarradas e mostra, dessa maneira, que seríeis culpados de não fazer o mesmo por aqueles que têm necessidade das vossas preces.
(O Livro dos Espíritos - Perguntas: 663 e 664)
Título: Re: As preces podem mudar nossas provas?
Enviado por: wender100%espirita em 03 de Março de 2014, 14:37
excelente topico amiga maria, a prece nos alivia, nos da resistencia, resignacao, pra suportarmos nossas provas!paz e luz
Título: Re: As preces podem mudar nossas provas?
Enviado por: Vitor Santos em 03 de Março de 2014, 16:14
Olá

As preces podem ser vistas de duas perspectivas distintas:

1) Atendendo ao efeito da prece sobre quem a realiza, independentemente se ser ouvida ou não:

- Se a pessoa faz uma prece com esperança de ser atendida, essa prece pode mudar a atitude da pessoa, que pode ficar mais positiva em relação ao que está a pedir. Isto é, com ou sem intervenção de entidades externas a prece pode ter resultados, gerando a fé em nós mesmos que podemos atingir o objectivo da prece. As provas, a forma como elas surgem,  a forma como as enfrentamos, são também o resultado da nossa atitude.

2) Atendimento ao efeito da prece por acção externa:

- Se os bons espiritos são tal como retratados na DE, eles poderão inspirar a fé, a coragem, a paciência e a resignação.

- As curas são raras e é difícil de provar as verdadeiras causas das mesmas, quando não são explicáveis pela medicina convencional, ou até pela medicina popular. Uma coisa é certa: com tanta gente doente, com doenças graves e dolorosas, a cura espiritual, se existe, não é a regra, mas excepção. Sendo assunto que interessa fortemente as pessoas, facilmente se instalam interesses comerciais que retiram a credibilidade às curas espirituais. Os vendilhões do templo estão sempre de orelha em alerta, para ver se arranjam um negócio à custa do desespero das pessoas. E muitas vezes impossibilitam que as pessoas sérias se prestem a esse tipo de actividade.

- Outros efeitos externos poderão, talvez, ser alcançados, mas difíceis de demonstrar, de uma forma confiável. Objectiva.   

Conclusão:

- As preces podem mudar os obstáculos que se interpõem nas nossas vidas e podem mudar, sobretudo, a nossa atitude, que muda os obstáculos e a forma como lhes fazemos frente. Acredito nisso, mas a minha fé está em baixa. Tenho dificuldade em recorrer à prece, por vezes, pois parece apenas um monólogo sem feedback. 

bem hajam
Título: Re: As preces podem mudar nossas provas?
Enviado por: wender100%espirita em 03 de Março de 2014, 17:36
acho que temos que separar o Orar a Deus, do "rezar" para Deus, na primeira na oracao temos que colocar todo sentimento, toda a nossa fe, nossa confianca no Criador, ja na segunda rezar dizer palavras decoradas essa nao tem muita utilidade nas preces! paz e luz
Título: Re: As preces podem mudar nossas provas?
Enviado por: Kazaoka em 03 de Março de 2014, 19:00
"[...]A prece traz para junto de vós os bons Espíritos que dão a força de suportá-las com coragem e fazem com que pareçam menos duras.[...]"

Tudo está dito nesta frase extraída da própria resposta dada pelos Espíritos. Não há sentido em mudar o que nós mesmos escolhemos. E se o que escolhemos são as provas que precisamos passar para fixar os valores morais adquiridos, querer mudá-las ou atenuá-las seria recuar diante daquilo que nós mesmos julgamos ser o melhor para nós. Nossas preces devem ser feitas no sentido de nos dar o encorajamento e a força moral que, às vezes, sentimos nos faltar. Além do mais, Deus leva em conta o que realmente precismos antes de se preocupar em atender o que lhe pedimos. E digo isso não por conhecer a intimidade de Deus, mas por saber os motivos e razões que todos nós estamos vivendo a experiência de um mundo de provas e expiações.

Quanto a orar pelos mortos;

"[...]– A prece não pode ter por efeito mudar os desígnios de Deus[...]"

A prática de "recomendar" a Deus a alma dos que morreram torna-se infrutífera à partir do momento que compreendemos que somos nós mesmos que recomendamos a nossa alma no pós-morte através de nossas ações no dia-a-dia de nossas vidas. A oração pelos mortos tem o fito de oferecer a eles um reconforto que propicia o refazimento das próprias forças para que cada um cumpra com disposição seus deveres de ajustamento moral.


Título: Re: As preces podem mudar nossas provas?
Enviado por: Felipa em 04 de Março de 2014, 01:20

Olá a todos!

A prece que fazemos por nós mesmos, para aliviar nossas provas, é uma necessidade,  ...mas temos que ter consciência que Deus não modifica a natureza das nossas provas e nem desvia-lhes o curso, pois essas provas são necessárias para o progresso do espírito e devem ser suportadas até o fim, mas Deus leva sempre em conta a resignação. A prece atrai os bons Espíritos, que nos darão a força de as suportar com coragem. Então receberemos a força para que as administremos com resignação  e  disposição. A prece nunca é inútil, quando bem feita, porque nos oferece a força, o que é um grande resultado. A prece não nos isenta das falhas é preciso  mudarmos nossa conduta... Enfim a prece é nossa ligação com Deus quando feita com o coração...nos da alivio a alma...