Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Existência de Deus => Tópico iniciado por: Victor Passos em 06 de Julho de 2007, 11:30

Título: Quem criou Deus?
Enviado por: Victor Passos em 06 de Julho de 2007, 11:30
OLA AMIGOS
MUITA PAZ

      Encontrei  este texto e achei que poderiamos abrir este tema com ele ,pois está muito bom.

QUEM CRIOU DEUS?

É fácil fazer um argumento para a existência de Deus do ponto de vista cosmológico. Com o passar dos anos, tem sido acumulado uma quantidade crescente de dados científicos que nega suposições ateístas sobre como a matéria e o Cosmo vieram à existência e como chegaram à condição presente. Como professor de ciência e conferencista público na compatibilidade de convicção em Deus e na ciência, tenho ficado impressionado com a consciência crescente por parte de muitos cientistas e teólogos que ciência e religião são disciplinas simbiônticas. 
Uma pergunta que inevitavelmente surge em uma discussão desta natureza é qual é a origem de Deus? Se Deus criou a matéria/energia, e projectou os sistemas que impeliram a matéria em seu arranjo presente, quem ou o quê realizou isso para Deus? Porquê é algo mais razoável acreditar que Deus sempre tem “sido” do que dizer que a matéria sempre existiu? Como disse Carl Sagan, “Se nós dissermos que Deus sempre foi, porquê não poupar um passo e concluir que o universo também sempre foi?” (Cosmos, p. 257). 
De um ponto de vista puramente científico, é fácil demonstrar que a matéria não pode ser eterna por natureza. O universo está se expandindo do que parece ser um ponto de começo no tempo/espaço, parece ser um único evento de ponto de partida. Hidrogénio é o combustível básico do Cosmo, fornecendo energia a todas as estrelas e outras fontes de energia no espaço. Se o combustível do universo foi eternamente usado, esse combustível seria eventualmente esvaziado, mas a evidência é que a medida de gás cosmológico, enquanto se movendo para o “vazio,” ainda está longe de estar lá—uma condição incompatível com um universo eterno. A segunda lei da termodinâmica insiste que o Cosmo está se orientando para uma condição de desordem, às vezes chamada de “morte do calor.” Até mesmo em um universo que oscila, coisas no final das contas gastam sua energia e “morrem.” Todas estas evidências, e vários outras que não fizemos referência, mostram que a matéria não pode ser eterna, como o Dr. Sagan e seus camaradas gostariam de acreditar. Porém, isto não significa que automaticamente aceitamos a hipótese que Deus é o Criador. Porquê não é igualmente inválido sugerir que Deus sempre tem existido?
O problema aqui é que muitas pessoas têm um conceito errado de Deus. Se nós concebermos Deus como físico, um ser antropomorfo (como o homem) , a pergunta da origem de Deus é válida. Porém, tal conceito de Deus é estranho à Bíblia e para o bom senso. Considere as descrições seguintes de Deus na Bíblia:

João 4:24

Deus é Espírito

Mateus 16:17

Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.

Números 23:19

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?
Obviamente, as descrições e conceitos de Deus mostrados nestas passagens são que Deus é uma entidade espiritual. Ele existe fora do mundo tridimensional, físico no qual nós moramos.
A Bíblia fornece suportes adicionais par este conceito de Deus nas passagens seguintes:

Jeremias 23:23-24

Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu o céu e a terra? diz o Senhor.

2 Crónicas 2:6

Mas quem é capaz de lhe edificar uma casa, visto que o céu e até o céu dos céus o não podem conter? E quem sou eu, para lhe edificar uma casa, a não ser para queimar incenso perante ele?

Atos 17:28
Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração.

Deus não é apenas descrito como estando fora do espaço, mas Ele também é descrito como estando fora do tempo. Considere o seguinte:

2 Pedro 3:8

Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

Salmo 90:4

Porque mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que passou, e como uma vigília da noite.


Salmo 102:27
Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão.

CONTINUA
Título: Re: QUEM CRIOU DEUS?
Enviado por: Victor Passos em 06 de Julho de 2007, 11:34
CONTINUAÇÂO

     Atos 1:7

... A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade.
Se Deus é um ser que é ilimitado no tempo, e se Ele tem acesso a cada pedaço do tempo como se fosse o agora, a pergunta quem criou Deus é uma pergunta inválida. O problema é como pedir para um estudante que desenhe um triângulo de quatro lados. A terminologia é ego-contraditória.
Quando perguntado “Quem ou o que criou Deus?,” estamos fazendo a suposição que Deus foi criado. Se Deus existe fora do tempo e espaço, e se Ele é o Criador do tempo e espaço, Ele obviamente não foi criado! Deus iniciou o principio! Isto é por que Ele diz, “eu sou o Alfa e Omega, o começo e o fim, o primeiro e o último.”
Deus criou o tempo. A declaração de Gêneses, “no princípio Deus criou o céu e a terra,” está fazendo referência à criação do tempo. A razão que coisas como a "morte do calor", a expansão do universo, e a depleção do hidrogênio não se aplica a Deus é porque Ele está fora do tempo. Deus sempre foi. Ele não apenas começou o tempo; Ele também irá termina-lo. Quando o tempo terminar, todo matéria e todo o género humano entrarão na eternidade—a condição infinita, livre das coisas negativas que o tempo traz agora sobre nós.

2 Pedro 3:10-11

Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade,

Revelação 21:4

Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

A posição agnóstica que não há nada que possa ser dito em apoio da existência de Deus que não possa ser dito contra, na opinião do autor, jaz em face da evidência.

.
© John N. Clayton

Título: Re: QUEM CRIOU DEUS?
Enviado por: vennus em 08 de Julho de 2008, 03:41
         A pergunta é ardilosa porque escorrega na falsa suposição de que Deus vem de algum lugar e depois pergunta que lugar seria este. A resposta é que nem a própria pergunta tem sentido. É como se perguntássemos: “Como é o cheiro do azul?” Azul não está na categoria de coisas que têm cheiro, então a pergunta é, em si, errônea. Da mesma forma, Deus não se encontra na categoria de coisas que são criadas ou que vêm a existir, ou são causadas. Deus é “não-causado” e “não-criado”: Ele simplesmente existe.
Título: Re: QUEM CRIOU DEUS?
Enviado por: Vitor Santos em 08 de Julho de 2008, 12:21
Olá Vennus

Estou 100% de acordo contigo. Boa e sucinta forma de explicar.

ben hajas
Título: Re: QUEM CRIOU DEUS?
Enviado por: Erick em 08 de Julho de 2008, 14:28
Olá.

Também gostei da resposta da Venus.
Conforme questionaram em outro tópico sobre Deus mesmo, acho que devemos nos preocupar mais com nossos irmãos do nosso lado do que já pular para esses assuntos.

Claro que também tenho enorme curiosidade e gosto de questionar, mas dentro dos limites, com explicações lógicas e plausíveis, não com filosofias.

Abraços
Título: Re: QUEM CRIOU DEUS?
Enviado por: Victor Passos em 08 de Julho de 2008, 14:40
Ola companheiros

Muita paz e harmonia

    Estou de acordo com todos vocês, pois quando nós nem conhecemos a nossa casa espiritual, como queremos saber a da eternidade!....
    Vamos é trabalhando a nossa identidade de forma a sermos detentores dos valores que a nossa caminhada espera de nós.
 Todos temos objectivos e é para eles que temos que nos amarrar e dentro do bom senso e da razão de principios.


Muita paz

Victor Passos
Título: Re: QUEM CRIOU DEUS?
Enviado por: Jorge em 08 de Julho de 2008, 15:07
Olá amigos,

De facto uma bela definição de Deus.

... Deus simplesmente ... É !

Abraços fraternos.
Jorge
Título: Re: QUEM CRIOU DEUS?
Enviado por: Juvenil Ovídio de Barros em 07 de Novembro de 2010, 01:10
Uma observação a fazer, do mesmo modo que não se pode explicar Deus, tambem não se pode explicar o infinito do universo, ainda que seja um vacuo no escuro, mas esse espaço semple vai existir.
Outra coisa é, se voce pegar um pedaço de materia qualquer e for dividindo em pedaços cada vez menor a ponto de não poder enxergar mais, e assim continuar dividindo, essa materia semple vai existir.
Título: Re: QUEM CRIOU DEUS?
Enviado por: roq em 24 de Agosto de 2011, 23:37
Realmente é complicado entender certas coisas... mas vale também saber essa definição em outras religiões e para facilitar tem um site q põe várias definições todas juntas:

http://www.sobredeus.com.br/

Sempre estudei mto e lendo sobre outras religiões sempre me esclareceu quanto a minha.


Abraço
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: rosabranca65 em 08 de Setembro de 2011, 16:38
O problema é essa mania do ser humano de querer entender Deus utilizando seu pobre arsenal de compreensão. A humanidade antropomorfomizou Deus, transformou Deus em uma coisa pessoal ou querem entendê-lo como se fosse uma lei da Física... Deus não pode ser compreendido ou entendido porque somos muito limitados para conseguir entender Ele. Eu poderia sugerir ler um pouco de material teosófico que ia ajudar a ter uma idéia, mas o pessoal vai ficar um pouco insatisfeito. Vamos dizer então que ele é o "Incognoscível e Inefável". Abraços !
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Mourarego em 08 de Setembro de 2011, 16:52
Aliás, esta é uma questão que nem deveria existir já que tanto a doutrina quanto as religiões instituidas ensinam que Deus é o Incriado, logo, se não foi creado não vem de lugar algum.
Eu já escrevi alguns artigos sobre este tema, mas sempre que posso coloco um pensamento:
Enquanto todos nós estamos, já que fomos creados, Deus por ser incriado, É.
Abraços,
Moura
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Renato.Oliv em 08 de Setembro de 2011, 20:03
A Doutrina como sempre é clara nesse assunto, mas quando o homem foca nesse mundo material esquecendo do seu real propósito que é a evolução espiritual, essas dúvidas acabam por surgir, como sempre estudar e refletir é preciso.

OLE:

10 O homem pode compreender a natureza íntima de Deus?

Não, falta-lhe, para isso, um sentido.

11 Um dia será permitido ao homem compreender o mistério da Divindade?

Quando seu Espírito não estiver mais obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, estiver mais próximo de Deus, então o verá e o compreenderá.

☼ A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da humanidade, o homem O confunde muitas vezes com a criatura, da qual lhe atribui as imperfeições; mas, à medida que o senso moral nele se desenvolve, seu pensamento compreende melhor o fundo das coisas e ele faz uma idéia de Deus mais justa e mais conforme ao seu entendimento, embora sempre incompleta.

12 Se não podemos compreender a natureza íntima de Deus, podemos ter idéia de algumas de suas perfeições?

Sim, de algumas. O homem as compreende melhor à medida que se eleva acima da matéria. Ele as pressente pelo pensamento.

Paz e luz!
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: brunocacasub em 21 de Setembro de 2011, 01:15
É isso msm, ele simplesmente É. hehe eu gosto de pensar e falar (abstrair) que Deus é o TEMPO, a Eternidade nunca poderia ter sido criada, pois para que fosse criada, algo (tempo) haveria de existir antes desse momento, dessa criação, é bom ler tbm a Gênese
-
http://www.febnet.org.br/ba/file/Obras%20B%C3%A1sicas/ge.pdf
na página 134 que fala sobre O Espaço e Tempo
diz que o tempo está ligado a sucessão das coisas, tipo eu penso assim, Deus criou o tempo do Universo, a sucessão das coisas nos Mundos na terra, mas antes dele ter criado o universo o tempo já existia e ele já existia no tempo, logo ele criou o tempo Universal a sucessão das eras nos diversos mundos... mas realmente temos q aceitar q não compreenderemos a Totalidade de Deus, nós o compreenderemos, mas como no Livro dos Espíritos fala que os Espíritos não sabem tudo o que Deus é pq isso somente ele sabe... mas sabemos oq ele não pode deixar de ser que é Deus e isso basta, galguemos dia após dia essa longaaa caminhada em direção ao Pai, fazendo o melhor que pudermos que chegaremos mais rápido ao Objetivo final de todos nós
Paz para todos galera....
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Daniel Vieira em 19 de Outubro de 2011, 16:10
Dei uma pesquisada na palavra "Deus" e tudo nos leva ao indio-europeu - diw, “brilhante”. Quem criou Deus fomos nós, seres humanos, buscando sempre expressões do que sentimos para ver, ouvir, sentir, enfim... Deus, ou Diw, foi dito a primeira vez para servir de alicerce intelectual em pró das futuras gerações, como nós, poder utilizar uma palavra que significa-se Tudo. A origem e o fim, e o meio.
São coisas óbvias, não específicas ou explicáveis no sentido intelectual (tirei esse trecho de um livro de Herminio Miranda).
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Regis Mesquita em 19 de Outubro de 2011, 20:36
Discordo dos colegas. Quem criou Deus somos nós mesmos. Até o nome fomos nós que escolhemos. Se Deus existe, e nossa mente não consegue abarcá-lo qq tentativa de entendê-lo são apenas diferentes projeções. Deus é? O que significa isto ser? Nossa única esperança é que Deus independe de nossa mente e do nosso raciocínio para agir, para existir, etc.
Ele não depende de nós. Aliás, o Toa te Ching equipara Deus a um vazio. Não é ele, nem ela, nem nada, é um vazio.

Abraço,

Regis Mesquita
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Marcelo Paz em 19 de Outubro de 2011, 21:27
Opinião:
Falar em " quem criou Deus" é curiosidade sem fundamento, ingênua e perigosa (pode levar a loucura) , como se Ele estivesse disposto a nos ensinar tudo sobre Ele (o que sabemos, por Kardec, ser impossível na nossa encarnação presente, dada as nossas limitações e imperfeições, que nos afastam dele e de compreendê-lo parcialmente) dando-se a satisfazer aos caprichos mesquinhos e maus de algumas pessoas (que poderiam usar as informações, se as tivessem, e Deus, não permite isso), para usa-las contra as pessoas em benefícios próprios, arruinando e se auto-arruinando como espíritos encarnados, evolutivos, que somos!.
Nas filosofias ocultistas, filósofos pensam que sabem a verdade, mas enganam-se redondamente !. Acaso Deus revelaria seus mistérios a homens mesquinhos, que escondem suas doutrinas em tradições orais e escritas, privando as pessoas, de informações e conhecimentos úteis a humanidade, fora do "clube do bolinha" ?, praticando assim, o desrespeito, a rejeição e desprezo as demais pessoas, semelhantes como pessoas a tais filósofos ?
Ora, jamais Deus na sua sabedoria (me permita o Pai escrever isso !) iria revelar segredos da criação a tais homens !. As consequências seriam desastrosas, levando a destruição das civilizações, pela ganância do "poder sobre os povos" e egoísmo exagerado e exacerbado pelos tempos, desde a fundação do mundo (que são instintos primitivos de sobrevivencia que ainda temos nas nossas almas e que praticamos ainda hoje, na era tecnológica/material e que tantos danos causam a nós mesmos e aos nossos semelhantes).
Um abraço.
marcelo.
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: EsoEstudos em 19 de Outubro de 2011, 21:59
Não faz sentido pensar no Criador isoladamente da Criação. Criador e Criação não se confundem mas a diferença essencial --- que equivaleria a conhecer a essência do Criador --- não pode ser compreendida em nossos limites.

Por temperamento detesto essa coisa de "mistérios inatingíveis"... Mas,devo reconhecer, a grande maioria de nós sequer consegue entender os postulados, por exemplo, da Física Relativística em contraposição à Mecânica Quântica, quanto mais meditar sobre a transcendência do Criador em relação à Criação...

Tendo a aceitar --- sabendo ser um conceito tão imperfeito quanto incompleto --- que o Criador e a Criação constituem, juntos, o Princípio Universal de todas as coisas. A Criação, enquanto realização do Criador, seria "ação" e não um princípio; no entanto, quando nos lembramos de que até os cristais do mais denso mineral obedecem a imperativos de atração e repulsão, germinando sob um autêntico ciclo existencial, fica difícil abstrair a Criação do próprio Criador.

Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: brunocacasub em 06 de Novembro de 2011, 02:43
Até o nome fomos nós que escolhemos. Se Deus existe, e nossa mente não consegue abarcá-lo qq tentativa de entendê-lo são apenas diferentes projeções. Deus é? O que significa isto ser? Nossa única esperança é que Deus independe de nossa mente e do nosso raciocínio para agir, para existir, etc.
Ele não depende de nós. Aliás, o Toa te Ching equipara Deus a um vazio. Não é ele, nem ela, nem nada, é um vazio.

Abraço,

Regis Mesquita
Rapaz eu penso que não fomos nós que demos esse nome à ele não, na Bíblia fala que ele É DEUS e sempre será! ora esse é o nome dele msm, acho que essa seja a palavra, e expressão mais justa e correta para designar essa Inteligência suprema.. mas na moral que vontade nos dá de já estármos nesse estado de Perfeição de o Observármos né naum haeuhea, mas é isso aew o nosso dia chegará essa é a nossa consolação...
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: brunocacasub em 06 de Novembro de 2011, 02:49
Não faz sentido pensar no Criador isoladamente da Criação. Criador e Criação não se confundem mas a diferença essencial --- que equivaleria a conhecer a essência do Criador --- não pode ser compreendida em nossos limites.

Por temperamento detesto essa coisa de "mistérios inatingíveis"... Mas,devo reconhecer, a grande maioria de nós sequer consegue entender os postulados, por exemplo, da Física Relativística em contraposição à Mecânica Quântica, quanto mais meditar sobre a transcendência do Criador em relação à Criação...

Tendo a aceitar --- sabendo ser um conceito tão imperfeito quanto incompleto --- que o Criador e a Criação constituem, juntos, o Princípio Universal de todas as coisas. A Criação, enquanto realização do Criador, seria "ação" e não um princípio; no entanto, quando nos lembramos de que até os cristais do mais denso mineral obedecem a imperativos de atração e repulsão, germinando sob um autêntico ciclo existencial, fica difícil abstrair a Criação do próprio Criador.
É isso aew gostei do seu pensamento, da sua filosofia, é isso msm, oq nos impede de conhecermos a essência do Eterno, é justamente a nossa imperfeição moral e intelectual, visto que ainda nos localizamos em um Mundo de expiações e provas, ainda temos mts de seus mistérios para desvendar, para compreendermos, é isso aew lek gostei msm do seu post flws...
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Leandro Sertanejo em 05 de Fevereiro de 2013, 13:32
O problema é que só conseguimos conceber que algo "é", perante o nosso entendimento e experiência do que é "ser". Como nós vivemos condicionados ao tempo e ao espaço, é muito dfícil imaginar algo fora dele. Eu confesso, que até consigo imaginar algo fora do espaço, algo invisível, mas fora do tempo, realmente leva à loucura, como já citado por um colega. Sempre acabamos nos perguntando: mas e antes? o que é dizer que Deus "sempre" existiu?
Alguém consegue imaginar o que é um "sempre"?
Eu não. Temos isso na teoria e na matemática, mas é só no campo teórico. Não dá para imaginar e compreender de verdade o que é "sempre". "Sempre", não seria a maior quantidade de anos que pudermos computar, pois ainda assim teria que ser mais. O sempre estaria desassociado da idéia de tempo que temos, para ser justificável.
É aí que percebo que o conforto é dado na pergunta e resposta que Renato.Oliv já citou:
"OLE:

10 O homem pode compreender a natureza íntima de Deus?

– Não, falta-lhe, para isso, um sentido."

Eu não consigo compreender a idéia de Deus "ser", pois a minha concepção de "ser" é limitada. Me falta este sentido para poder enxergar o que não é tempo.
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Mourarego em 05 de Fevereiro de 2013, 14:11
Regis, mano,
eu mesmo tenho um artigo antigo cujo título é Deus É.
Isso quer dizer sobre a diferença entre os dois verbos, Ser e Estar.
Nós, estamos Espíritas, porque a qualquer momento podemos mudar de foco e escolhermos nova doutrina.
Deus não, Deus É, porque Ele Conhece a tudo e a todos e o grau de Evolução em que está, é perpétuo e só cabe a Ele, o Increado.
Ser insere em nós a idéia de que seja um grau último na evolução e que nós, apenas Estamos, quer dizer ainda temos de caminhar muito para chegarmos ao grau supremo a qualquer Espírito que é o de Pureza.
Abraços,
Moura
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Amós Ribeiro em 05 de Fevereiro de 2013, 14:44
Pelo que tudo indica, os deuses da antiguidade são seres de outros planetas “extraterrestres” no inicio achei um absurdo, mais observando os fatos com mais dedicação cheguei a conclusão que essa teoria não é uma probabilidade, é um fato, visto que no universo existe 170 bilhões de galaxia observáveis, se em cada galaxia existir uma civilização, teremos milhares de civilizações, e não descarto a possibilidade que pelo menos algumas civilizações tenha capacidade de viajar pelas estrelas. o significado da palavra Eloim é deuses, Nefilins os dos céus que estão na terra, em gênesis 3:8-11, diz:
E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

(isto indica que deus era um homem comum que passeava, e como qualquer outro homem não conseguiria identificar uma pessoa caso estivesse escondida.)

em gênesis 32:24-29 Deus luta contra Jacó :
Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia.
Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele.
Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares.
Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó.Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou.
(a propria bíblia fala que Deus era um homem, e não prevaleceu contra Jacó)

em gênesis 6:2,4: diz:
viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antiguidade.
(isto mostra que os filhos dos deuses era homens comuns que poderia copular com as mulheres da terra e gerar filhos gigantes)

No primeiro capítulo do Livro de Ezequiel, esse profeta fala de uma visão que teve.? É muito difícil explicar, mas ele menciona quatro criaturas de aparência humana, cada uma delas com quatro faces, quatro asas e com cascos. Estavam acompanhadas de rodas dentro de rodas maiores que se moviam constantemente causando um enorme barulho. O que foi que ele viu? Podemos concluir que o Livro de Ezequiel menciona a aparição de um OVNI?

Não só como salmo 68:17 fala: “Os carros de Deus são vinte milhares, milhares de milhares. O Senhor está entre eles, como em Sinai, no lugar santo”. varias civilizações antigas descreviam seus deuses, em carros de fogos, bolas de fogos, escudos brilhantes, viminas etc…

Dai fica a pergunta o que realmente aconteceu no nosso passado? sera que existiu um deus que realmente soprou em um boneco de barro e fez o homem do pó da terra? ou existiu algo alem da nossa compreensão?

Obs… as antigas civilizações não tinha um vocabulário tão avançado quanto o nosso, eles ilustrava suas visões e experiencias de formas metafóricas. Acredito que o esclarecimento dessas teorias vai contribuir muito para evolução humana.
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Mourarego em 05 de Fevereiro de 2013, 16:46
amós por favor so fique dentro do tema central e neste nos prendemos apenas ao
Deus que a DE fala.
Abraços,
Moura
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Amós Ribeiro em 05 de Fevereiro de 2013, 17:05

amós por favor so fique dentro do tema central e neste nos prendemos apenas ao
Deus que a DE fala.
Abraços,
Moura

Pergunta do tópico: Uma pergunta que inevitavelmente surge em uma discussão desta natureza é qual é a origem de Deus?

É obvio que não devemos fechar os olhos para os equívocos e as má interpretações que mais difundiram a ideia de Deus no mundo inteiro, os escritos sagrados. o esclarecimento dos mistérios antigos já é um passo para responder a pergunta do tema.

Abraços

Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Kazaoka em 05 de Fevereiro de 2013, 17:28
Amós, a Terra não é o ponto de onde todo universo foi criado, não foi aqui que tudo começou. As citações bíblicas que você apresentou e as interpretações que você reproduziu aqui são opiniões de Espíritos que se dedicaram ao estudo destas escrituras tentando extrair delas interpretações que satisfizessem seus pensamentos.

Pensar que os deuses identificados nestes estudos fictícios eram o próprio Deus personificado em uma forma humanoide ou algo parecido e querer concebê-lo partindo deste princípio, dai para o que é realmente Deus há uma distância imensurável.

Deus não é uma criação, pelo contrário, toda Criação é Deus manifestando-se. Deus é causa e nunca foi consequência.
Todas as forças agindo harmoniosamente e promovendo todos os eventos da Criação, isso é Deus.
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Amós Ribeiro em 05 de Fevereiro de 2013, 18:17
Não estou falando de personificação, mais de acontecimentos históricos mal interpretados.

E não tem nada ver com espíritos, foram seres físico avançados em ciência e tecnologia confundidos como deuses pelos nossos antepassados.

Observem essas evidencias no endereço abaixo;

https://www.youtube.com/watch?v=8a3ZmsKehTM

A meu ver o esclarecimento dessa evidencias é um passo para nos aproximar de uma verdade maior.

A ignorância de nosso passado nos leva a intolerância, desavenças, divergências ideológicas, fanatismo etc...
Enquanto isto, a verdade é uma só!
Uma vez as lacunas preenchidas e esclarecidas, não existirá mais intolerância, divergências ideológicas, fanatismo, etc.. e todos os homens se verão como uma grande irmandade.
Quando superarmos a ignorância de nossa historia, será possível chegarmos a conclusões mais plausível sobre o universo e sua origem.       



 
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: MarcosBorges em 06 de Fevereiro de 2013, 00:15
Oi Marco e Leandro

"A Criação, enquanto realização do Criador, seria "ação" e não um princípio; no entanto, quando nos lembramos de que até os cristais do mais denso mineral obedecem a imperativos de atração e repulsão, germinando sob um autêntico ciclo existencial, fica difícil abstrair a Criação do próprio Criador."

Porque não?! Certamente que se partimos do principio que Deus é a causa de tudo não há porque deixar de condicionar tudo a Deus. Agora se pode conceber o ciclo existencial sem um causa primeira.
Por isso que a noção de Deus concebida pela doutrina somente pode ser analisada através da filosofia metafisica. Tudo que não é acessível de forma empírica, como Deus, somente pode ser descrito pela Metafísica.   


"Como nós vivemos condicionados ao tempo e ao espaço, é muito difícil imaginar algo fora dele. Eu confesso, que até consigo imaginar algo fora do espaço, algo invisível, mas fora do tempo, realmente leva à loucura, como já citado por um colega. Sempre acabamos nos perguntando: mas e antes? o que é dizer que Deus "sempre" existiu?"

Sim. Por isso que, mesmo que adotemos um pensamento metafisico não deixaremos de racionalizar: "Quem criou Deus?", "Sempre existiu" e "Antes Dele?". A razão faz parte do Espirito. Na verdade a razão mais pura diz que não somente "não podemos compreender a natureza intima de Deus" mas também "que é Deus". Não só a nos falta sentido para compreender a sua natureza como também a sua existência.

Mesmo na cosmologia que estuda a teorias sobre da origem do universo, a razão sempre pergunta o que "existia antes?" O que existia antes não está acessível de forma empírica e por isso é objeto da metafisica. Até a origem do universo está sujeita a metafisica isso porque somente uma pequena parcela é acessível pela analise empírica.

"Eu não consigo compreender a ideia de Deus "ser", pois a minha concepção de "ser" é limitada. Me falta este sentido para poder enxergar o que não é tempo."

Mesmo em doutrinas religiosas como o Budismo que não possui uma crença na existência de Deus ou qualquer tipo de ser supremo é difícil, a primeira vista, conceber muitas das questões doutrinaria ensinada por Buda de Sakyamuni que procuram explicar a grandes questões: "Quem sou eu?", "Porque estou aqui?", "Qual é o significado da vida?", "porque sofremos" e "como posso alcançar a felicidade duradoura?". E vejam que doutrinariamente conseguem abstraindo a ideia de Deus de sua filosofia.

Assim acreditamos em Deus porque a DE admite a sua existência ou porque faz parte da experiencia intuitiva pessoal acessível através da introspecção? A segunda não precisa de um sistema doutrinário para aceitar de forma pessoal. Ela advém, na minha opinião, da afirmação de que na consciência estão as Leis de Deus. Quando fazemos uma introspecção estamos olhando para nossa essência espiritual que é a consciência. E algumas das vezes vivenciamos intuitivamente através da introspecção, num momento de paz interior, conforto, acolhida, apreço, orientação, esclarecimento, que nos diz que "algo" sábio e inato deve existir em nossas consciências e que pode ser compreendida como Lei de Deus.

E isso não depende de crenças teístas no próprio Budismo consegue esse objetivo com outro nome, mas a essência é a mesma.


Abraço fraterno
Marcos Borges
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: EsoEstudos em 06 de Fevereiro de 2013, 00:16

Vira e mexe, cá estou eu citando isso:



...
Mas saiba que eu estou em você
Mas você não está em mim
...

Raul Seixas --- Gita
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Amós Ribeiro em 06 de Fevereiro de 2013, 02:26
 

O conceito buddhista de "deus" é diferente do conceito ocidental de um ser supremo, todo-poderoso, criador de todas as coisas. Os deuses não são onipotentes, onipresentes ou oniscientes. São apenas seres que acumularam grande virtude e renasceram em reinos onde desfrutam de muitos prazeres e longa vida. Mesmo assim, eles continuam sujeitos à morte e à queda nos outros reinos. Portanto, no buddhismo não existe a figura de um criador, ao qual devemos idolatrar e servir, nem a ameaça de sermos julgados e jogados no inferno caso não o obedeçamos. A meta da prática espiritual não é a de fugir para um paraíso, deixando os outros seres para trás, mas sim atingir a iluminação e trazer benefícios para todos — não apenas aos seres humanos, mas para todos os seres sem exceção.

No buddhismo não existem mitos sobre a "criação". Não houve uma "causa primeira", não aconteceu um evento inicial isolado que possa ser rotulado como "a criação", nem haverá um evento final que possa ser chamado de "o fim do mundo". O tempo não tem início nem fim; da mesma forma, os reinos da existência cíclica não têm início nem fim. Todas as coisas surgiram de suas próprias causas e condições e estão sujeitas à cessação de acordo com essas mesmas causas e condições.


fonte:
http://www.dharmanet.com.br/intro/dharma.php


Pessoalmente acredito que crer ou descrer em Deus é uma opinião pessoal, e o que eleva o espirito humano é a virtude, a moral e a capacidade de amar, independente de uma posição sobre Deus.
Um espirito não se torna superior só por crer em Deus, nem tão pouco por descrer, mais pelas suas obras.
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: MarcosBorges em 06 de Fevereiro de 2013, 04:21
Oi Amos,

Sei que estou fora do tópico. Somente a titulo de esclarecimento.


"O conceito buddhista de "deus" é diferente do conceito ocidental de um ser supremo, todo-poderoso, criador de todas as coisas. Os deuses não são onipotentes, onipresentes ou oniscientes. "

Esta parte que contem no Dharmanet não condiz com que eu aprendi sobre budismo. Algumas escolas e tradições budistas reverenciam Tara, muitos se referem como deusa. Mas cuidado, veja bem não exite no budismo um panteão politeísta, como no hinduísmo. Tara é o arquétipo feminino da "salvadora" que é reflexo a ação iluminada e compassiva dos Budas, que os budista aspiram para si e para os outros. As pinturas e imagens são representações alegóricas e não como uma figura feminina a ser adorada e idolatrada. A mesma não tem existência espiritual própria. As imagens de buda e de vários bodhisattvas representam a natureza de buda (não são ídolos), cada qual reflete uma qualidade consideradas transcendentes, como compaixão, bondade amorosa, generosidade e por ai vai. Para o budista ele está reverenciando a sua própria natureza intrínseca e reafirmando as qualidade que tem que atingir. Seria como aspirar a ser homem de bem quando faz reverencias em forma de prece a uma imagem de Jesus.

Algumas escolas budistas acreditam que seres iluminados os Budas e Bodhisattvas (não como deuses a serem idolatrados) podem interferir na humanidade especificamente para auxiliar a sua transformação espiritual.

"Pessoalmente acredito que crer ou descrer em Deus é uma opinião pessoal, e o que eleva o espirito humano é a virtude, a moral e a capacidade de amar, independente de uma posição sobre Deus.
Um espirito não se torna superior só por crer em Deus, nem tão pouco por descrer, mais pelas suas obras."

Concordo plenamente.

Abraço fraterno

Marcos Borges
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Vitor Santos em 06 de Fevereiro de 2013, 09:16
Olá

Há pessoas que se julgam capazes de responder a este tipo de questões. Talvez sejam de uma espécie especial, com uma inteligência acima das outras pessoas. Para mim trata-se de um assunto estéril, sem utilidade alguma.

Primeiro que tudo, ninguém tem conhecimentos científicos para compreender por que razão este universo existe, se existe desde sempre, ou se foi criado. Há uma teoria sobre o universo observável, que é a teoria do Big Bang. Essa teoria nasceu da observação do afastamento permanente das galáxias, em relação umas às outras. Mais tarde conclui-se que não eram as galáxias que se afastavam, mas o universo observável que se expande.

As teorias cientificas não determinam a razão pela qual o universo observável existe. Apenas constatam que ele começou a existir. E também nada podem dizer sobre o universo não observável. Se é que ele existe...

Assim, tudo o que as pessoas dizem são crenças assentes no testemunho de outras pessoas. Os que são espiritas dizem que o que os médiuns disseram ou escreveram foram os espiritos que disseram. Os espiritos, por sua vez, dizem que apenas os espiritos puros podem conhecer a natureza de Deus. Portanto também estão a falar baseados no testemunho de outros espiritos.

Os budistas acreditam que as pessoas se podem tornar iluminadas e revelar coisas que as pessoas não iluminadas não podem. Os que são católicos dizem que foi Deus, directamente que escreveu na pedra, os dez mandamentos.     

Sejam as pessoas de que religião forem, sejam elas adeptas de que visão filosófica, antropológica, sociológica, religiosa, forem, apenas podem especular. Apenas podem dar palpites, opiniões pessoais.

Neste fórum, a definição e a caracterização de Deus que deve ser tomada é a espirita, se os organizadores e moderadores do fórum forem coerentes com a designação que deram ao mesmo. Os argumentos contra e a favor devem ter essa definição como base. Se começarmos aqui a falar em todas as crenças que existem, para além de o assunto ser estéril, o debate deixa de ter sequência lógica, pois sai fora do âmbito do fórum. Nesse caso, em vez de fórum espirita, devemos chamar-lhe fórum de conversas de esplanada de café.   

bem haja
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Mourarego em 06 de Fevereiro de 2013, 14:22
Qualquer discussão que surja deste título é meramente especulativa e sem base no que a DE ensina.
por favor vamos saber identificar melhor os temas pois no FE não se tem como foco saber oque eu penso, mas sim o que eu penso de acordo com aquilo explicado nas obras básicas, amós.
Abraços,
Moura

amós por favor so fique dentro do tema central e neste nos prendemos apenas ao
Deus que a DE fala.
Abraços,
Moura

Pergunta do tópico: Uma pergunta que inevitavelmente surge em uma discussão desta natureza é qual é a origem de Deus?

É obvio que não devemos fechar os olhos para os equívocos e as má interpretações que mais difundiram a ideia de Deus no mundo inteiro, os escritos sagrados. o esclarecimento dos mistérios antigos já é um passo para responder a pergunta do tema.

Abraços


Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Amós Ribeiro em 06 de Fevereiro de 2013, 15:24
Citar
amós por favor so fique dentro do tema central e neste nos prendemos apenas ao
Deus que a DE fala.
Abraços,
Moura
Citar


Ok Moura!

Abraços.


Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: HamLacerda em 29 de Novembro de 2013, 13:28
Essa noite, refletindo sobre a origem de outras coisas, me veio essa pergunta na cabeça... "Quem criou Deus?", pergunta que todos nós estamos cansados de ouvir nos Centros Espíritas e também como forte argumento de pessoas que não acreditam em Deus.

Geralmente as respostas que ouvimos é algo como "Deus existe desde sempre"; "Deus é incriado"; Deus é". Respostas que não deixa de ser verdadeira mas muitas pessoas consideram apenas como artigo de fé.


Como eu tenho a mania de buscar a origem de tudo quando fico embaraçado em uma pergunta que  faço a mim mesmo, veio um pensamento mais ou menos nesse sentido.. "Quem criou o ato de criar?". Foi ai que encontrei a resposta para "Quem criou Deus?".

Ora, se Deus é o criador, ele também criou a ação, o ato de criar, logo, a pergunta "quem criou Deus?" não se aplica aquele que criou o ato de criar.

Ou seja, o ato de criar só é aplicado às criaturas do Criador, mas o Criador, Aquele que criou a ação de criar, não está sujeito aquilo que ele Próprio criou.



Acredito que essa resposta é a melhor refutação lógica para tal questionamento.



Abraço
HL
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Danilo Henrique em 29 de Novembro de 2013, 13:48
Olá Ham Lacerda. Gostei da sua ideia, mas também tem essa argumentação mais ou menos parecida.

Quem criou Deus? Nada o criou, pois ele é incriado. A pergunta parte do pressuposto que tudo deve ser criado por alguma coisa, e ninguém sabe se isso é verdade.

Além disso, essa pergunta não desafia apenas a existência de Deus. Desafia qualquer coisa que se considere uma como causa primária do universo. Por essa razão, é um contra-senso algum ateu que não acredita em Deus, mas acredita no big bang, fazer essa pergunta. Pois poderíamos igualmente perguntar quem criou o qual foi a "causa" da matéria que se condensou antes da explosão do big-bang.

Se há uma razão ao menos coerente para não se acreditar em Deus, é não acreditar em uma força inteligente superior que governa o universo, mas acreditar que a única força inteligente presente no universo é aquela que foi formada dentro do cerebrozinho humano.

Abraços!
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: HamLacerda em 29 de Novembro de 2013, 14:05
Olá Ham Lacerda. Gostei da sua ideia, mas também tem essa argumentação mais ou menos parecida.

Quem criou Deus? Nada o criou, pois ele é incriado. A pergunta parte do pressuposto que tudo deve ser criado por alguma coisa, e ninguém sabe se isso é verdade.

Além disso, essa pergunta não desafia apenas a existência de Deus. Desafia qualquer coisa que se considere uma como causa primária do universo. Por essa razão, é um contra-senso algum ateu que não acredita em Deus, mas acredita no big bang, fazer essa pergunta. Pois poderíamos igualmente perguntar quem criou o qual foi a "causa" da matéria que se condensou antes da explosão do big-bang.

Se há uma razão ao menos coerente para não se acreditar em Deus, é não acreditar em uma força inteligente superior que governa o universo, mas acreditar que a única força inteligente presente no universo é aquela que foi formada dentro do cerebrozinho humano.

Abraços!

Olá Danilo,

Embora as respostas sejam parecidas, uma pode ser lógica enquanto que a outra só serve como artigo de fé. Ou seja, dizer que Deus é incriado e que nada o criou só serve para quem crer em Deus; não serve para aqueles que  não crer em Deus e quer saber os por quês de Deus ser incriado e os por quês de que nada o criou.

Por outro lado, se respondermos que Deus criou a ação de criar e que Ele não pode está sujeito ao que ele próprio criou, isto é uma resposta lógica da qual não pode ser refutada, porque são duas realidades diferentes: uma a realidade de Deus, que existe onde não existe a ação de criar; outra a realidade de suas criaturas, que existe porque Ele os criou, devido a ação de criar que Ele próprio criou.

Logo, perguntar quem criou Deus não faz mais sentido porque ele criou a ação de criar.



Um abrço
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: EsoEstudos em 29 de Novembro de 2013, 15:09
Não tem sentido separar criação e criador... A criação é o criador manifesto. Não é à toa que foi dito "o Verbo".
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: HamLacerda em 29 de Novembro de 2013, 16:01
Se se refere ao que eu disse Eso, não entendi como você interpretou que separei a criação do criador. Muito pelo contrário, se Deus criou a ação de criar, logo, a ação de criar está inerente em Deus, assim como o amor, o bem, a verdade. Apenas coloquei desse modo, "que Deus criou a ação de criar", para entender que o Criador da ação de criar não pode está sujeito à ação de ter sido criado.


Um abraço
HL

Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Anton Kiudero em 29 de Novembro de 2013, 17:50
Amigos,

Não se embrenhem por este labirinto que a nada leva a não ser o "achar" que sabemos algo, criando mais uma verdade em nossas mentes... Quando desconhecemos absolutamente tudo enquanto encarnados...

O universo é composto de tres elementos:


Portanto...

Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: EsoEstudos em 29 de Novembro de 2013, 18:31
Se se refere ao que eu disse Eso, não entendi como você interpretou que separei a criação do criador. Muito pelo contrário, se Deus criou a ação de criar, logo, a ação de criar está inerente em Deus, assim como o amor, o bem, a verdade. Apenas coloquei desse modo, "que Deus criou a ação de criar", para entender que o Criador da ação de criar não pode está sujeito à ação de ter sido criado.

Um abraço
HL



Não, na verdade apenas me lembrei de uma recomendação, salvo engano, de Ubaldi. Ele diz que não há sentido em fazer tal separação. Mas não foi específico sobre as suas considerações.

Acho que é um tema tão sedutor quanto inconquistável... Mas não é uma crítica. Na verdade, eu mesmo muito aprecio pensar sobre esse e outros questionamentos.

Abraço!
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: HamLacerda em 29 de Novembro de 2013, 19:28

Acho que é um tema tão sedutor quanto inconquistável... Mas não é uma crítica. Na verdade, eu mesmo muito aprecio pensar sobre esse e outros questionamentos.

Abraço!

Também aprecio muito

Um abraço
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: lconforjr em 29 de Novembro de 2013, 19:58
      Como fazer uma pergunta tão sem reposta?

      Por isso, há quem diga que "foi o homem quem criou Deus a sua (do homem) imagem e semelhança", tanto que os homens Lhe conferem atributos exatamente humanos, é verdade que elevados à máxima potência.

      Muitos, religiões, doutrinas e crenças, afirmam, também, que a prova de que Deus existe esta na existência de Sua criação, que não existe nada que não tenha uma causa e que, no caso da criação, essa causa é Deus.

      No entanto, aí, se formos aprofundar nossas reflexões a respeito, sem dúvida cairemos num vespeiro difícil de sair. Pois, embora se afirme que todos os efeitos, isto é, tudo que existe, têm uma causa, as doutrinas e religiões afirmam que nem tudo tem uma causa; a existência de Deus fica não compreendida, pois Deus existe e não tem uma causa.

      Na impossibilidade de explicar o Criador e a Criação, a conclusão a que chegam os espíritos, é que Deus é uma exceção ao princídio de que tudo que existe tem uma causa.

      A existência de algo que não foi criado, como também o infinito e a eternidade são, para os encarnados, mistério insondável.
..............
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Brenno Stoklos em 08 de Janeiro de 2014, 07:41

Na impossibilidade de explicar o Criador e a Criação, a conclusão a que chegam os espíritos, é que Deus é uma exceção ao princídio de que tudo que existe tem uma causa.



O que os Espíritos Superiores nos ensinaram é que Deus é justamente por ser uma exceção à regra!

O Criador não está sujeito às regras.


Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Vitor Santos em 08 de Janeiro de 2014, 14:29
Olá amigo Brenno

Citar
O que os Espíritos Superiores nos ensinaram é que Deus é justamente por ser uma exceção à regra!

O Criador não está sujeito às regras.

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/existencia-de-deus/quem-criou-deus/30/#ixzz2poeFTsif

Será que Deus não está, voluntariamente, sujeito às regras que Ele mesmo criou? Será que Ele gera situações de excepção às mesmas (milagres)? - Há quem diga que sim e quem diga que não. Sendo Deus Todo Poderoso Ele poderá, em principio, fazer o que muito bem entender...

Mas sendo Justo, em principio não cria excepções, todos os Espíritos são igualmente importantes e sujeitos às mesmas regras do "jogo" que é a vida dos espiritos. Se criar milagres, eles não devem beneficiar nem prejudicar espiritos, uns em relação aos outros, pelo menos... 

Não espero resposta, pois a questão é demasiado complexa para que a resposta possa ser mais do que um palpite. Penso que está acima da nossa capacidade, e até da capacidade dos Espíritos Superiores que ditaram a Codificação, eventualmente.

Conhecer e caracterizar Deus, com um um grau certeza aceitável do que afirmamos, não é para nós, encarnados. Nem sequer garantir que Ele existe, quanto mais caracterizá-lo...

bem haja
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Brenno Stoklos em 08 de Janeiro de 2014, 23:34

Será ................
..........................caracterizá-lo.

bem haja


Aqui não se trata de caracterizar Deus, mas de se afirmar de Sua existência, ou não.

A Doutrina Espírita nos dá razões suficientes para nos convencermos da existência de Deus:

4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?

“Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.”

Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.

5. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus?

“A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma conseqüência do princípio - não há efeito sem causa.”

6.O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não poderia ser fruto da educação, resultado de idéias adquiridas?

“Se assim fosse, por que existiria nos vossos selvagens esse sentimento?”

Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse tão-somente produto de um ensino, não seria universal e não existiria senão nos que houvessem podido receber esse ensino, conforme se dá com as noções científicas.

7. Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria a causa primária da formação das coisas?

“Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? É indispensável sempre uma causa primária.”

Atribuir a formação primária das coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, porquanto essas propriedades são, também elas, um efeito que há de ter uma causa.

8. Que se deve pensar da opinião dos que atribuem a formação primária a uma combinação fortuita da matéria, ou, por outra, ao acaso?

“Outro absurdo! Que homem de bom-senso pode considerar o acaso um ser inteligente? E, demais, que é o acaso? Nada.”

A harmonia existente no mecanismo do Universo patenteia combinações e desígnios determinados e, por isso mesmo, revela um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso é insensatez, pois que o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso.

9. Em que é que, na causa primária, se revela uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências?

“Tendes um provérbio que diz: Pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a si mesmo de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!”

Do poder de uma inteligência se julga pelas obras. Não podendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, a causa primária é, conseguintemente, uma inteligência superior à Humanidade.
Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa primária.

                                                          O Livro dos Espíritos


Quem puder, que refute!


Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: brunofern em 09 de Janeiro de 2014, 01:33
Sempre me pego pensando nessa pergunta.

Mas a melhor solução que encontrei é sempre me enxergar como um cego tentando ver as cores de uma pintura. Não tenho esse sentido...
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Brenno Stoklos em 09 de Janeiro de 2014, 04:01
Sempre me pego pensando nessa pergunta.

Mas a melhor solução que encontrei é sempre me enxergar como um cego tentando ver as cores de uma pintura. Não tenho esse sentido...


Chegará o dia em que o amigo verá claramente!

Todos nós.


Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: HamLacerda em 09 de Janeiro de 2014, 14:57
Sempre me pego pensando nessa pergunta.

Mas a melhor solução que encontrei é sempre me enxergar como um cego tentando ver as cores de uma pintura. Não tenho esse sentido...

Olá, amigo

Não se preocupe em procurar a resposta para essa pergunta porque ela não faz o menor sentido.


Foi Deus que criou a ação de criar, portanto, Ele não pode está sujeito ao que ele próprio criou.

A realidade da criação só existe para aqueles que foram criados, não existe para o criador de todas as coisas, incluindo a criação de criar algo.

Deus está fora dessa realidade, ou seja, ele vive em um realidade onde a ação de criar não se aplica à Ele. Essa realidade se aplica somente a nós, e por essa razão que achamos que pra todas as coisas deve existir um criador.


Logo, perguntar quem criou Deus não faz mais sentido porque ele criou a ação de criar.




Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Kazaoka em 09 de Janeiro de 2014, 15:15
Para todo efeito existe uma causa. Para toda causa e efeito existe uma causa primária e é nesta causa primária que encontramos Deus. E como não temos sentidos próprios para compreendê-la então podemos colocá-lo no campo do abstrato da mesma forma que colocamos a nossa compreensão de eterno (aquilo que não tem começo nem fim).
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: brunofern em 09 de Janeiro de 2014, 22:55
Sempre me pego pensando nessa pergunta.

Mas a melhor solução que encontrei é sempre me enxergar como um cego tentando ver as cores de uma pintura. Não tenho esse sentido...


Chegará o dia em que o amigo verá claramente!

Todos nós.

Todos nós!
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Diegas em 10 de Janeiro de 2014, 09:53
Olá


Até o momento obtivemos as seguintes respostas:


Que a pergunta foi:

ardilosa, não tem sentido, erronea, não deveria existir...


Sobre a natureza de Deus:


"É", não tem explicação, não pode ser compreendido, incognoscível e inefável...


Mas a Doutrina Espirita responde desta forma:

Citar
– Quando o Espírito não estiver mais obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, estiver mais próximo de Deus, então o verá e o compreenderá.


---------


Como se vê a nossa matéria e inferioridade tornam-se imensos obstáculos, mas há Espiritos que vêem e compreendem Deus.


Disto resulta questionar:


1- Seria assim tão insensato ou contraproducente saber da origem divina, que somente deveríamos pensar nas coisas, acontecimentos e pessoas que encontram-se mais próximas de nossa realidade, quando somos informados que há Espiritos que veem e compreendem Deus ?

2- O planeta Terra jamais foi beneficiado com a encarnação de um Espirito que vê/viu e compreende Deus ?


Abç
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: origem em 10 de Janeiro de 2014, 11:31
Amigo Diegas,

Citar
2- O planeta Terra jamais foi beneficiado com a encarnação de um Espirito que vê/viu e compreende Deus ?

Eu digo-lhe pelo menos um... JESUS!!!

Citar
1- Seria assim tão insensato ou contraproducente saber da origem divina, que somente deveríamos pensar nas coisas, acontecimentos e pessoas que encontram-se mais próximas de nossa realidade, quando somos informados que há Espiritos que veem e compreendem Deus ?

Eu já pensei muito muito sobre este assunto, pensei e continuo a pensar sempre. Sempre foi uma necessidade muito grande para mim tentar entender certos assuntos como este e outros parecidos. Por isso acho muito natural a curiosidade de quem também quer saber mais sobre eles.

É claro que não podemos esquecer da nossa missão, da nossa necessidade de evoluir, de tentarmos ser sempre melhores cada dia, mas isso não impede que tentemos também encontrar respostas para estas nossas duvidas.

Não digo que encontremos a resposta definitiva, toda a verdade, porque isso não é possível para nós ainda, mas uma resposta que nos satisfaça e nos de descanso em relação ao assunto.

Foi isso que aconteceu comigo, encontrei respostas que me fazem compreender tudo muito bem.  De uma forma geral eu entendo porque tudo é como é e porque não poderia ser diferente, a não ser que não fosse tão bom para nós, para ser pior então sim poderia ser diferente.

 O que quero dizer é que por Deus nos amar tanto e querer o melhor para nós é que as coisas são como são. Eu sei que muitas coisas fazem confusão a muita gente como aliás se vê por muitos dos tópicos neste fórum, e muitos não compreendem porque as coisas são como são, dá a ideia que Deus poderia ter feito de outra maneira, poderia ter feito melhor, etc. Mas isso se deve à nossa grande ignorância ainda.

Ninguém criou Deus e esta pergunta só a faz quem ainda não compreende minimamente a natureza de Deus, quem ainda faz uma ideia de Deus à nossa imagem ou algo parecido, como um ser que existe em qualquer ponto do Universo, ou coisas assim do gênero.

Imaginem, se Deus não fosse o que é, e então fizesse sentido questionar quem o criou, então também teríamos de questionar quem criou a quem criou a Deus, e depois quem criou esse e por ai fora sem um fim à vista.

É muito difícil para mim, que não tenho jeito nenhum para a escrita, explicar a minha visão de Deus, por minha incapacidade e principalmente pelo assunto em questão, que é realmente muito complicado.
Complicado porque muito pouco sabemos sobre ele e desse pouco muitas coisas são muito difíceis de colocar em palavras.

Os Espíritos nos dizem que Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Ora se é a causa primária de todas as coisas não pode ter sido criado porque toda a criação, tudo o que existe partiu de Deus, foi criado por Deus.

Isto pode ser complicado de entender para quem ainda fizer uma ideia de Deus como eu já falei atrás, mas se imaginarmos Deus como tudo o que existe, que está em tudo e em todo lado porque tudo o que existe faz parte de Deus. Se imaginarmos Deus como a inteligência suprema que pensa e irradia esses pensamentos para todos os lados e que nós vivemos no pensamento dessa inteligência suprema...

Deus não é alguém ou algo que está em um qualquer ponto ou lugar no Universo porque Deus é o Universo. O Universo e muito mais, porque o universo também faz parte do seu pensamento, por isso ele o criou.

Deus é tudo, é tudo o que existe, todo o espaço e todo o tempo, TUDO!! (seja lá o que tudo for :) )

Os  próprios cientistas já começam a teorizar que o universo parece um organismo vivo e inteligente...porque a inteligência de Deus esta em todo lado porque todo lado é Deus e porque Deus é a inteligência e a inteligência é Deus. Porque cada bocadinho do universo é inteligente, porque cada bocadinho do Universo faz parte de Deus e a Inteligência Suprema está em todo lado porque todo lado é a Inteligência Suprema.

O nada não existe, o vazio não existe, porque tudo o que existe está em Deus e Deus está em tudo o que existe...

Talvez se percebermos um pouco melhor a resposta à pergunta numero 1 do livro dos espíritos "O que é Deus" percebamos que não faz sentido perguntar quem criou Deus...

Abraços!



Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Mourarego em 10 de Janeiro de 2014, 13:15
Todos aqueles que já estudaram a DE sabem que Deus é o Increado, logo, se não foi creado, a pergunta fica sem nexo.
Abraços,
Moura
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Brenno Stoklos em 10 de Janeiro de 2014, 18:00

O planeta Terra jamais foi beneficiado com a encarnação de um Espirito que vê/viu e compreende Deus ?



Jamais, amigo Diegas!

Aqueles que detêm esse privilégio, os Espíritos Puros, não se encarnam!


Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: origem em 10 de Janeiro de 2014, 18:11

O planeta Terra jamais foi beneficiado com a encarnação de um Espirito que vê/viu e compreende Deus ?



Jamais, amigo Diegas!

Aqueles que detêm esse privilégio, os Espíritos Puros, não se encarnam!

Discordo completamente!!

Volto a dizer o mesmo...JESUS!!!
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Brenno Stoklos em 10 de Janeiro de 2014, 18:17

Discordo............
...................JESUS!!!



O Mestre Jesus ainda não é um Espírito Puro, mas um Espírito Superior!


Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: origem em 11 de Janeiro de 2014, 12:22
Ainda o nosso mundo não tinha nascido e já Jesus era Espírito Puro!




Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Rodrigo da Cruz em 11 de Janeiro de 2014, 15:05
Caros amigos do fórum,
Se nos dizemos espíritas e a codificação espírita não nos apresenta Deus como algo ou alguém que foi criado, não há motivos para discutirmos a criação de Deus. Só falta alguém daqui a pouco falar que Deus é um senhor de barba branca e longa ou que Deus é Jesus, ou quem sabe ainda que é a união de todas as consciências. rs
Obviamente, respeito quem pense assim, mas espíritas não deveriam cogitar esse tipo de hipótese.
Abraços fraternos...
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: SimonB em 11 de Janeiro de 2014, 15:26
No capítulo II do livro A Gênese, encontramos os seguintes esclarecimentos:

8. - Não é dado ao homem sondar a natureza íntima de Deus.
Para compreendê-Lo, ainda nos falta o sentido próprio, que só se adquire por
meio da completa depuração do Espírito.

(...)
Deus é onipotente. Se não possuísse o poder supremo, sempre se
poderia conceber uma entidade mais poderosa e assim por diante, até chegar-
se ao ser cuja potencialidade nenhum outro ultrapassasse. Esse então é que
seria Deus.

(...)
15. - Deus é infinitamente perfeito. É impossível conceber-se Deus sem
o infinito das perfeições, sem o que não seria Deus, pois sempre se poderia
conceber um ser que possuísse o que lhe faltasse. Para que nenhum ser possa
ultrapassá-lo, faz-se mister que ele seja infinito em tudo.
Sendo infinitos, os atributos de Deus não são suscetíveis nem de
aumento, nem de diminuição, visto que do contrário não seriam infinitos e Deus
não seria perfeito. Se lhe tirassem a qualquer dos atributos a mais mínima
parcela, já não haveria Deus, pois que poderia existir um ser mais perfeito.

16. - Deus é único. A unicidade de Deus é consequência do fato de
serem infinitas as suas perfeições. Não poderia existir outro Deus, salvo sob a
condição de ser igualmente infinito em todas as coisas, visto que, se houvesse
entre eles a mais ligeira diferença, um seria inferior ao outro, subordinado ao
poder desse outro e, então, não seria Deus. Se houvesse entre ambos
igualdade absoluta, isso eqüivaleria a existir, de toda eternidade, um mesmo
pensamento, uma mesma vontade, um mesmo poder. Confundidos assim,
quanto à identidade, não haveria, em realidade, mais que um único Deus.

(...)
18. - Em resumo, Deus não pode ser Deus, senão sob a condição de que
nenhum outro o ultrapasse, porquanto o ser que o excedesse no que quer que
fosse, ainda que apenas na grossura de um cabelo, é que seria o verdadeiro
Deus. Para que tal não se dê, indispensável se torna que ele seja infinito em
tudo.

Espero ter ajudado,
Paz à todos.
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Brenno Stoklos em 12 de Janeiro de 2014, 04:07
Ainda o nosso mundo não tinha nascido e já Jesus era Espírito Puro!


Opiniões pessoais não são Doutrina Espírita!


Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Andressa Z. em 12 de Janeiro de 2014, 14:09
Olá amigos!
Deus não foi criado, é o ponto de partida de tudo, é quem cria!
Agora, humildemente, acredito que a pergunta teria mais fundamentação se fosse: Em que momento tivemos a noção da existência de um Deus?
Acredito que desde sempre o homem possui a certeza de uma inteligência suprema. O que diz a doutrina?
Abraço!
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Diegas em 12 de Janeiro de 2014, 14:53

Aqueles que detêm esse privilégio, os Espíritos Puros, não se encarnam!

Olá, Brenno


Realmente, os espiritos puros (arcanjos e serafins) não encarnam. E esta impossibilidade dá-se em virtude da ausencia de materialidade na reconstrução dos corpos intermediários (perispiritual e fisico). Por analogia, lembramos a impossibilidade de um copo d'água conter as águas oceânicas, ou, uma lampada de 40 watts ter a capacidade de suportar uma tensão de milhões de watts.

Mas será que os anjos - enquadram-se nesta escala os espiritos que aindam conseguem reconstruir seus corpos intermediarios e, portanto, permitem-se reencarnar para um eventual tipo especialissimo de missão planetária encontrar-se-iam longe de verem e compreenderem Deus ?



Abç
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Rodrigo da Cruz em 12 de Janeiro de 2014, 15:10
 Concordo plenamente com você, Andressa. Quando li o título do tópico, achei que a pergunta estaria indiretamente se referindo a que momento houve a conscientização, por parte da humanidade, da existência de uma "potência criadora", ou sendo mais fiel à codificação, de uma causa primeira.

Quanto a sua pergunta, se não me engano, a Doutrina entende a sensação de que Deus exista, se assim podemos dizer, como um sentimento inato presente no homem. Sentimento este, que foi se moldando de diferentes formas ao longo da história, até chegar aos atributos de Deus que as religiões pregam hoje em dia: único, onipotente, onipresente, eterno, Criador (Pai).

Abraços fraternos...

Olá amigos!
Deus não foi criado, é o ponto de partida de tudo, é quem cria!
Agora, humildemente, acredito que a pergunta teria mais fundamentação se fosse: Em que momento tivemos a noção da existência de um Deus?
Acredito que desde sempre o homem possui a certeza de uma inteligência suprema. O que diz a doutrina?
Abraço!
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Brenno Stoklos em 12 de Janeiro de 2014, 16:31
Olá amigos!
Deus não foi criado, é o ponto de partida de tudo, é quem cria!
Agora, humildemente, acredito que a pergunta teria mais fundamentação se fosse: Em que momento tivemos a noção da existência de um Deus?
Acredito que desde sempre o homem possui a certeza de uma inteligência suprema. O que diz a doutrina?
Abraço!


A resposta, amiga Andressa,

É exatamente essa que a amiga deu:

Desde sempre. Desde que nos tornamos Espíritos!


Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: Brenno Stoklos em 12 de Janeiro de 2014, 16:38

Mas será que os anjos - enquadram-se nesta escala os espiritos que aindam conseguem reconstruir seus corpos intermediarios e, portanto, permitem-se reencarnar para um eventual tipo especialissimo de missão planetária encontrar-se-iam longe de verem e compreenderem Deus ?

Abç[/color]


Anjos, Arcanjos, Querubins, Serafins, etc..., são apenas nomes pelos quais chamamos os Espíritos Puros e não uma classe especial de Espíritos.

Os Espíritos Puros pertencem todos à Primeira Ordem e formam uma só Classe.

Se não se encarnam não é por nenhuma impossibilidade, mas porque não têm mais nenhuma necessidade disso!


Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: dOM JORGE em 05 de Setembro de 2018, 10:03
                                                              VIVA JESUS!





              Bom-dia! queridos irmãos.




                      Deus, o Criador incriado



               
Todos nós trazemos na consciência um importante e gigantesco espaço reservado para Deus. Há porém, pessoas que imaginam poder expulsá-Lo de suas vidas. Ao enumerar pensadores de ampla influência na sociedade, encontramos uma confraria de intelectuais, arautos do mote anti-Deus, qual Karl Marx, para quem a religião era o ópio do povo; Sigmund Freud que considerava a fé uma manifestação de infantilismo, Friedrich Nietzsche que teve a ousadia de decretar a “morte” de Deus.

Existem outros que recusaram a existência do Criador, a exemplo do biólogo Richard Dawkins, que escreveu o livro “Deus, um delírio”. Nessa esteira ateia, o Diretor do Projeto Genoma, Francis Collins escreveu o livro “A linguagem de Deus”. A Ciência sempre negou o Deus “teológico” porque Ele seria um tipo de protótipo correspondente exclusivamente à criatura humana, a ponto de tê-la criado à sua imagem e semelhança, o que, por si, não recomenda nada este Criador. O homem teria sido feito a partir de um modelo cheio de defeitos desde os morais até os físicos.

Em 1921, inquirido pelo rabino H. Goldstein, de New York, se acreditava em Deus, Albert Einstein redargüiu: "Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens".(1)

No final do Século XIX, Kelvin, expoente e considerado o “Pai” da Termodinâmica(2), foi categórico em sua declaração: Acabou, Chegamos ao zênite! a ciência já sabe como estudar o movimento, a eletricidade e o magnetismo; não há nada além desses universos físicos. Entretanto, poucos anos depois desvendaram o átomo, o elétron e, já no começo do século XX, Albert Einstein instituiu a Teoria da Relatividade.(3) A cada desvendar científico sobre o ilimitado macro e micro cosmo assinala-se a certeza de que a vida universal oferece enigmas maiores e mais profundos sobre sua verdadeira essência, transtornando a hegemônica e materialista inteligência científica.

Como nem todo pesquisador é ateu, materialista e presunçoso, importa fazer referência a um livro de expressiva importância científica – “A Partícula de Deus” – publicado nos Estados Unidos pelo físico Leon Lederman, Prêmio Nobel em 1988, em que defende a tese de que Deus existe e está na origem de todas as coisas. O desempenho de investigação do físico holandês, Willem B. Drees, autor de “Além do Big Bang – Cosmologia Quântica e Deus”, demonstra com clareza que há um empenho crescente pela inquirição científica, fundamentado na certeza da existência de Deus.

Marcos Eberlin, presidente da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas e membro da Academia Brasileira de Ciências(4), sustenta a Teoria do Design Inteligente. Assegura que adota uma metodologia científica robusta capaz de detectar sinais de inteligência na vida e no universo. Para ele, Deus é uma mente inteligente (causa primeira da vida) e consciente, único agente conhecido, necessário e suficiente para a vida e o Cosmo. Ou seja, o design detectado no universo e na vida não é aparente ou ilusório, mas real e inteligente. O físico americano Paul Davies, no seu livro intitulado Deus e a Nova Física, afirma, categoricamente, que o Universo foi desenhado por uma inteligente consciência cósmica.

Eberlin assume que a Vida é fenômeno de Deus, sobretudo ao nível molecular, em que constatamos ainda mais claramente as assinaturas da mente inteligente e consciente do Grande Regente (Deus), que orquestrou os diversos códigos e a informação zipada, encriptada e compartimentalizada do DNA, tipo hard-disk. A arquitetura top-down algorítmica da vida, sua lógica é estonteante e hiperotimizada.

A descoberta da "partícula de Deus" poderia completar os elementos essenciais do chamado Modelo Clássico da física, derivado da labuta de Albert Einstein e seus herdeiros no começo do século 20, e que abriu caminho para a "nova física". Nessa direção quase transcendental da física, os cientistas já conseguiram até mesmo capturar átomos de antimatéria por mais de 16 minutos. A antimatéria é um dos grandes mistérios ainda não completamente explicados pelas teorias modernas da física.

Um átomo se compõe de diversas partículas elementares (o elétron, o próton, o nêutron e outras mais), algumas leves e outras pesadas. A existência de méson (uma partícula intermediária) entre as leves (léptons) e as pesadas (hadrons), segundo se diz, tem a finalidade exatamente de estruturar o átomo. O méson (é um bóson) tem um comando para que possa atuar em sua devida função. Para Yukawa, descobridor do méson, este seria o elo entre a vida material do átomo e o seu respectivo estruturador.(5)

O bóson de Higgs, ou “Partícula de Deus”, supostamente garante massa a todas as demais; seria teoricamente a última fronteira não resolvida pela física. Explicaria como os átomos ganharam massa, dando origem à matéria. Para alguns aventureiros, se ficasse comprovada a existência do famigerado Bóson de Higgs, a teoria do “Deus criador” ruiria por terra, já que ficaria evidenciado que não haveria a necessidade de nenhum agente espiritual divino para a formação do mundo.

É atitude aparvalhada e destituída de sensatez a caça da partícula “Deus” nos confins da matéria e no interior do “Campo Higgs”. Ora, Deus não é episódio! Deus é Origem das coisas. Deus É! Puramente É!... Deus se revela em suas obras, como a de um pintor no seu quadro, elucida Allan Kardec, ilustrando que “as obras de Deus não são o próprio Deus, como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou.”.(6)

No século XIX, o ínclito Mestre de Lyon indagou aos Espíritos: "Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?”(7) Os Sábios do Além responderam: “Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá".(8)

Incontestavelmente, não há efeito sem causa, e para todo efeito inteligente tem que haver uma causa inteligente; como tal, a matéria não poderia existir sem que houvesse a Inteligência Suprema que atuasse sobre a energia cósmica amorfa e a modulasse, formando suas partículas desde as mais elementares às mais complexas, inclusive, as que permitem transformá-las em seres biológicos. Da megaestrutura dos astros à infra-estrutura subatômica, tudo está mergulhado na substância viva da mente de Deus.

Carl Gustav Jung, num programa de televisão americana, disse que não acreditava em Deus porque sabia que Ele existia!!! Voltaire afirmou que não acreditava nos deuses criados pelos homens, mas sim no Deus Criador do homem. Sócrates nomeava Deus como "A razão perfeita", e o seu educando Platão O designava por "Idéia do bem". "Sendo Deus a essência divina por excelência, unicamente os Espíritos que atingiram o mais alto grau de desmaterialização o podem perceber".(9)

Com a ciência poderemos até mesmo adentrar na intimidade da estrutura atômica, fotografar a célula e extasiar-nos ante a genética. Entretanto, não alcançaremos, sem prejuízos psíquicos e emocionais, deslocar a idéia de Deus em um milímetro de rota. Deus representa claridade de um Sol que ilumina a Inteligência humana, e sem esse Astro Rei portentoso nas vias do conhecimento terreno, perderíamos contato com a magnífica construção da sabedoria.

 

 

 

Referências Bibliográficas:

(1)           Citado em Golgher, I. O Universo Físico e humano e Albert Einstein, B.H: Oficina de Livros, 1991, p. 304.

(2)           Genericamente, calor significa "energia" em trânsito, e dinâmica se relaciona com "movimento". Por isso, em essência, a Termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento.

(3)           Muitos historiadores e físicos atribuem a criação da famosa fórmula que explica a relação entre massa e energia ao físico italiano Olinto De Pretto, que, segundo especulações, desenvolveu a fórmula dois anos antes que Albert Einstein, e que teria previsto o seu uso para fins bélicos e catastróficos, como o desenvolvimento de bombas atômicas. Apesar disso, foi Einstein o primeiro a dar corpo à teoria, juntando os diversos fatos até então desconexos e os interpretando corretamente.

(4)           Professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e autor de mais de 300 artigos científicos com mais de três mil citações. Realizou pós-doutorado na Purdue University, Estados Unidos

(5)           Hideki Yukawa Especializado em física atômica e familiarizado com as ferramentas quânticas, propôs em 1935 uma original teoria que explicava a natureza das forças nucleares fortes, fazendo uso de uma partícula, o méson, cuja massa se situa entre os valores do próton e elétron, uma teoria análoga à vigente em eletrodinâmica quântica, que explicava a interação entre cargas elétricas por meio de intercâmbio de fótons. acreditava em Deus, era reencarnacionista e admitia a vida espiritual fora da matéria.

(6)           Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 1994, Questão 16

(7)           Questão 4

(8)           idem

(9)           Kardec, Allan. A Gênese, Rio de Janeiro: Ed Feb, 2001, Cap. II - A Providência, item 34.


           Jorge Hessen









                                                                                                      PAZ, MUITA PAZ!
Título: Re: Quem criou Deus?
Enviado por: lconforjr em 11 de Outubro de 2018, 23:55
Disse um amigo, neste tópico, q Deus é o "ponto de partida de tudo", q "só Deus cria". E aqui fica uma questão: e o ódio, o mal, o sofrimento?