Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • O que é o espiritismo »
  • Existência de Deus »
  • Por que Deus resolveu criar os espíritos?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 ... 3 4 [5]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Por que Deus resolveu criar os espíritos?  (Lida 20917 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #60 em: 27 de Outubro de 2012, 21:07 »
0Gostou?
            Danilo Henrique   (ref msg #34)

      Danilo escreveu: ... Vamos começar, aceitando o fato de que há coisas que não podemos ter conhecimento.
 
      Cel: limite ao conhecimento foi imposto por alguém?! A prova q não foi é q muitos o ultrapassaram; logo, não existe senão na concepção de determinadas doutrinas e filosofias.

      Danilo: Entretanto, cabe-nos não trair à lógica. Note a conclusão que chegamos, e o absurdo a que ela leva. A segunda razão, é que Deus jamais poderia estar inativo em algum tempo.

      Cel: esta, também, nada mais é q outra concepção de doutrinas. Afinal, quem conhece Deus? Nós apenas temos uma imaginação totalmente imprecisa do q seja Ele, pelo q as religiões comunicam, e elas mostram diferenças inconciliáveis.

       Danilo: Onde chegamos? A uma contradição na filosofia espírita. De um lado, a criação de espíritos não pode ter tido um início, porque Deus nunca esteve inativo. Mas de outro lado, o espírito não existe de toda a eternidade, porque senão seria igual a Deus. E agora?

      Cel: meu jovem, essa contradição só existe se partirmos de premissas falsas, ou de condicionamentos impostos (sobretudo aos ocidentais) pelas tradições, culturas, costumes, religiões e sociedade. Para muitos, sobretudo para determinadas culturas e doutrinas orientais, essa contradição não existe.

      Danilo: Bom, essa contradição, para mim, é apenas aparente, e pode ser resolvida, se improvisarmos por ignorância, porque quando achamos que sabemos de tudo, chegamos a conclusões precipitadas.
      Primeiro, que muito limitado é o nosso conceito de "tempo". As antigas concepções da física Newtoniana considerava o tempo com um ente físico absoluto. Hoje, de posse das conceituações mais modernas, de Einstein, sabemos que não é bem assim. O que isso quer dizer? que Deus está acima do tempo. Que a sua natureza eterna transcende o conceito de tempo. Assim, não podemos utilizar o tempo como eixo elementar e absoluto da nossa análise.
      Para mim, o infinito do tempo é algo menor do que a eternidade. Se eu admitisse essa proposição, teria também que admitir essa: Deus é eterno, logo, Deus é infinito no tempo (mas Deus não está no tempo, porque o tempo também é sua criação. E uma coisa não pode pertencer ao que por ela é criada).
 
     Cel: então, meu jovem amigo, por esse seu entendimento, de q Deus não está no tempo porq o tempo é sua criação, Deus não está em nada, nem no(s) universo(s), pois tudo é sua criação. E observe q, até mesmo a doutrina, qto à questão de “se a matéria é eterna”, diz q “só Deus o sabe!”.

      Danilo: admitindo a ignorância que permeia nos conceitos que abordamos... a questão fica aberta, sem solução definitiva, de modo que o Espiritismo, não pretendendo responder a tudo, também não trai a lógica.

(Danilo, a partir este ponto me parece q repetimos alguns de nossos argumentos, talvez por desorganização minha, me perdoe! Mas, vamos continuar).

      Danilo, continuando: Bom, vamos começar, aceitando primeiramente o fato de que há coisas que não podemos ter conhecimento.

      Cel: meu jovem amigo, esse “limite” ao q podemos conhecer já foi, muitas vezes, superado, o q mostra q ele não existe. Assim, Jesus e outros foram além. O q ocorre é q os ocidentais, condicionados e confiantes nas suas crenças, não fazem o q Kardec recomendou: estudar outras doutrinas.
      A literatura oferece exemplos de indivíduos de todo mundo q o superaram. Infelizmente, as religiões ocidentais vêem com suspeita essa literatura, porq contém diferenças em suas concepções. O cristianismo, por exemplo, só admite a salvação ou a derrota das imperfeições em Jesus, como sendo o único salvador. Esquece de q nosso mundo tem numerosas denominações e subdenominações religiosas, todas elas crendo q o seu “messias” é o único e q as demais estão erradas. Assim, Moisés, Jesus, Maomé e tantos mais.

      Danilo: Entretanto, cabe-nos não trair à lógica. Quando eu pergunto: qual o princípio do espírito? Posso ter duas respostas diferentes, dependendo da conotação da pergunta. Se eu estiver me referindo a um único espírito, isto é, um espírito apenas em específico, obviamente, pelo estudo, que o seu início está em um ponto marcado no tempo.

      Cel: pois é a isso q me refiro; se o Criador “sempre” criou, isso significa, é evidente, q há espíritos criados desde “sempre”, eternos portanto, concorda? E, se (pelas doutrinas) não há privilégios na criação, como crer q uns são eternos e outros não! Que uns foram criados há menos tempo, tendo assim, em face do tempo, menos oportunidades de se tornarem melhores?

      Danilo: Mas se eu estiver me referindo ao espírito, considerando todos que existem, jamais poderei admitir que houve um primeiro espírito criado por Deus, ou uma primeira "remessa" de espíritos. Por que? Por duas razões muito simples: A perfeição e a harmonia da obra de Deus está justamente no encadeamento existente dos elementos da natureza, desde o mínimo até o máximo. Logo, se houvesse um ponto  no tempo que marcasse a criação dos primeiros espíritos, estes jamais poderiam evoluir, pois não haveria espíritos mais evoluídos que eles que os ajudassem nessa tarefa.

     Cel: Danilo, não entendi seu raciocínio; vc diz q é imperioso q haja espíritos q ajudem os demais, desde o início?  Esse raciocínio é interessante (e lembra aquela questão do ovo e da galinha); e leva a outro: Deus necessita de auxiliares? O Todo Poderoso não é todo poderoso?
      E essa visão de que sempre devem existir espíritos q ajudem os outros espíritos, apóia a idéia de q os espíritos são eternos, como Deus é eterno. Essa é a visão do misticismo de desde milênios antes de Cristo, q trouxe a revelação de q “todos somos um”, e da ciência de q “só existe uma mente e nós somos essa mente”. Essa é também a visão de Jesus, e de muitos outros q compreenderam q “eu e o Pai somos um”.
      Não será essa a “verdade” q, se conhecida, nos libertará? Que todos somos um? Conhecida não intelectualmente, mas pela percepção de cada um q chega “lá”, vencendo preconceitos e ultrapassando limites?
      Com essa percepção, tudo se encaixa; o quebra-cabeças chega ao fim: “Somos um”. Como os físicos quânticos afirmam, baseados nas conclusões da mais avançada ciência do mundo: “a mente é a única coisa q não tem plural!”.
..................................................................Continua para terminar......

« Última modificação: 27 de Outubro de 2012, 21:15 by Coronel »
Registado

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #61 em: 27 de Outubro de 2012, 21:14 »
0Gostou?
      Danilo Henrique    (ref msg #34)      Continuação e fim...........

      ... “a mente é a única coisa q não tem plural!”.
      Afinal, quem conhece Deus ou seus atributos? Estes só são “imaginados” pelo q as doutrinas nos dizem. Todos os q O conheceram afirmaram q eles e Deus são “um só!”. Como afirmam sábios: “só existe Um; o Dois é a doença do homem!”.

      Danilo: Onde chegamos? Uma bela de uma contradição na filosofia espírita. Pois, de um lado, a criação de espíritos não pode ter tido um início, porque Deus nunca esteve inativo. Mas de outro lado, o espírito, como o ser inteligente do universo, não existe de toda a eternidade, porque senão seria igual a Deus. E agora?

      Cel: e porq não pode ser igual a Deus? “Os” espiritos não serão “o” espírito? Esta e a visão de todo o misticismo de desde séculos ou milênios A.C. até nossos dias! Somos a mesma essência... Deus em nós habita! Nele vivemos, nele respiramos! Ele está dentro e fora de nós! Nem mesmo nossos pensamentos são nossos, pois todos eles vêm de Deus; é Deus q opera em nós o pensar, o desejar e o fazer!... Portanto, nossas obras não são nossas, mas de Deus! Estranhamos, e muitos decididamente recusam, as afirmações acima, porq estamos condicionados a crer naquilo q nos ensinam desde q abrimos os olhos para o mundo, e q, por isso, nos parece lógico e verdadeiro. Dentro desse  quadro, não serão as desigualdades entre os homens, causadas pelas desigualdades de cérebros/do envoltório carnal, e das experiencias ou lições desiguais proporcionadas pela escola da vida?
...................................

      Danilo: essa contradição, para mim, é apenas aparente, e pode ser resolvida, se improvisarmos por ignorância, porque quando achamos que sabemos de tudo, chegamos a conclusões precipitadas.
      Primeiro, que muito limitado é o nosso conceito de "tempo". As antigas concepções da física Newtoniana considerava o tempo com um ente físico absoluto. Hoje, de posse das conceituações mais modernas, de Einstein, sabemos que não é bem assim. O que isso quer dizer? que Deus está acima do tempo. Que a sua natureza eterna transcende o conceito de tempo. Assim, não podemos utilizar o tempo como eixo elementar e absoluto da nossa análise.

      Cel: então não utilizemos o tempo, mas a lógica ou a necessidade: antes (q ainda tem relação com o tempo) o Todo Poderoso, “autossustentável” e o sustentador de tudo, o Absoluto e único Ser, criou, sem a necessidade de auxiliares, o infinito universo e tudo; depois (novamente o tempo está presente) necessitou de auxiliares e os criou! (conforme a concepção de muitos daqueles q chegaram “lá”, a eternidade nada mais é q o tempo sem fim. Também, dizemos q Deus é infinito e eterno (tempo), pois nossa linguagem é limitada e não consegue expressar o transcendental...   
      Por isso, Paulo disse: “... e lá vi e ouvi coisas inefáveis!”. O Buda, também, qdo inquirido, dizia: “essas perguntas são irrelevantes!” e, como outros, aconselhava: “venha e tenha sua própria experiência!” 

      Danilo: Para ser mais claro: quando dizem que eterno é o infinito no tempo, no passado e no futuro, creio que essa definição não deve ser exata. Para mim, o infinito do tempo é algo menor do que a eternidade.
      Segundo, que existe a possibilidade - e isso a própria ciência admite - da existência de não apenas um, mas de diversos universos paralelos. Logo, isso pode explicar hipoteticamente o big-bang, que muitos consideram o início de tudo o que existe, mas que pode também ser considerado como o início de um dos muitos universos já existentes.

      Cel: meu amigo, não estou entendendo. O q tem de ver a criação de um ou de “zilhões” de universos com a apregoada eternidade de Deus ou dos espiritos?

      Danilo: Assim, admitindo a ignorância que permeia nos conceitos que abordamos, de tempo e espaço, muito mais complexos do que aparentam, somos forçados a não consolidar essa contradição, esperando que no futuro, estejamos de posse de mais conhecimentos que nos permitam "trancar" a questão, se é que isso é possível, pois não temos a pretensão de igualarmo-nos a Deus, tentando conhecer o princípio das coisas. Dessa forma, a questão fica aberta, sem solução definitiva, de modo que o Espiritismo, não pretendendo responder a tudo, também não trai a lógica.
      Lembrem-se amigos: Uma boa lógica só se desenvolve através de uma definição precisa dos conceitos que ela trabalha. 

      Cel: devemos, também, nos lembrar, para nossa reflexão e raciocínio sobre isto de q estamos falando, de q “a sabedoria dos homens é loucura para Deus, como a sabedoria de Deus é loucura para os homens”. Muito do q pensamos q é certo pode estar absolutamente errado. Assim, Jesus mesmo disse: “perdoai-os porq eles não sabem o q fazem!”.

      Afinal, porq os homens erram? Se fossem sábios, nunca errariam!
....................................................



« Última modificação: 27 de Outubro de 2012, 21:20 by Coronel »
Registado

Offline André Luis Carvalho

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 116
  • Participação: 14
  • André Luis Carvalho is awe-inspiring!André Luis Carvalho is awe-inspiring!André Luis Carvalho is awe-inspiring!André Luis Carvalho is awe-inspiring!André Luis Carvalho is awe-inspiring!André Luis Carvalho is awe-inspiring!André Luis Carvalho is awe-inspiring!André Luis Carvalho is awe-inspiring!André Luis Carvalho is awe-inspiring!André Luis Carvalho is awe-inspiring!André Luis Carvalho is awe-inspiring!André Luis Carvalho is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +27
  • Cidade: Recife
  • País: Brasil
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #62 em: 29 de Outubro de 2012, 12:59 »
0Gostou?
Olá irmã, bom dia!

Creio que ainda não somos capazes de responder a essa pergunta, o melhor seria descrever o que diz a doutrina.

Diversas são as culturas que respondem isso, mas, eu não acredito nelas, pra ser mais ousado, o Nosso Criador decidiu criar os espíritos para por estes ser amado, pois é isso que o Nosso Criador prega, "amai uns aos outros como vos amei"

Espero que tenha ajudado.

Registado
Receber, processar e devolver, é a minha filosofia de vida.

Offline Marcio Almeida

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 66
  • Participação: 8
  • Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +21
  • Cidade: Pedrinopolis, MG
  • País: Brasil
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #63 em: 16 de Julho de 2015, 18:36 »
+2Gostou?
Acredito nunca ter havido um determinado momento, para a criação de nada...pois como diz o próprio espiritismo Deus nunca esteve inativo. Pensar que Ele tenha decidido fazer isso em determinado momento é julgar que houve a dúvida ou que Ele teve um tipo de "insight", Ah! vou criar vida "material", espíritos, etc. Essa conclusão me parece pouco crível, pois somente nós temos dúvidas por causa da nossa inferioridade, mas a "Inteligencia Suprema" não...


Paz a todos!

« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 18:38 by Marcio Almeida »
Registado
Um abraço a todos os amigos.

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #64 em: 17 de Julho de 2015, 03:48 »
+1Gostou?
Re: porq Deus resolveu criar os espíritos

      Ref resp #62, de André Luís Almeida

      Conf: novo amigo André, como a doutrina manda que devemos ter uma “fé raciocinada”, convido vc a raciocinar sobre o que vc escreveu. Não se aborreça com tantas perguntas que faço. Até já me perguntaram se meu teclado só tem ponto de interrogação! A intenção é entender a doutrina.
 
      André escreveu: Creio que ainda não somos capazes de responder a essa pergunta, o melhor seria descrever o que diz a doutrina.

      Conf: será que devemos aceitar o que diz a doutrina mesmo sem entender o que ela está querendo dizer? Isso não significa hipocrisia nossa? Tentar enganar a nós mesmos? E, se é assim, porq é que doutrina manda que tenhamos uma "fé raciocinada"? Como raciocinar sobre determinados conceitos que estão na doutrina, se nem mesmo estamos entendendo o que a doutrina está nos dizendo sobre eles?

      André: Diversas são as culturas que respondem isso, mas, eu não acredito nelas, pra ser mais ousado, o Nosso Criador decidiu criar os espíritos para por estes ser amado, pois é isso que o Nosso Criador prega, "amai uns aos outros como vos amei"

      Conf: meu amigo André, então aquele que é perfeição infinita  pode ser carente?! E é isto que vc disse: que Deus decidiu criar os espíritos para "por estes Ele ser amado"? Isso não faz de Deus um ser profundamente egoísta, coisa absurda frente aos atributos que a doutrina Lhe dá?!

      Sinceramente não entendi! Vc está querendo dizer que, além de ser carente, Deus também pode ser egoísta?! Pois cria seres, nós, que, devido aos erros que desde antes de nos criar Ele sabia que os praticaríamos, e que também sempre soube que, por esses erros, teríamos de sofrer desesperadamente, insuportavelmente, e ter nossas encarnações multiplicadas a se estenderem por até milhões de anos, como está capitulado na própria lei que ele também Ele criou, a terrível lei de causa e efeito! Vc crê nisso, que Deus mesmo sabendo que, por Seu processo evolutivo, obrigatoriamente, vamos gemer e derramar lágrimas, mas isso não lhe importa, pois o que importa é que O amemos?!!

      Vc deve saber que não é esse o ensinamento da doutrina; para a doutrina somos criados porq Deus de nós necessita para que O auxiliemos na obra da criação: “a ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo!”.

      Meu novo amigo, xará no nome Luís, fique com Deus. Um abraço.
 ..................




« Última modificação: 17 de Julho de 2015, 17:08 by lconforjr »
Registado

Offline arcal

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 113
  • Participação: 11
  • arcal is leading the good life!arcal is leading the good life!arcal is leading the good life!arcal is leading the good life!arcal is leading the good life!arcal is leading the good life!arcal is leading the good life!arcal is leading the good life!arcal is leading the good life!arcal is leading the good life!arcal is leading the good life!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +47
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #65 em: 19 de Fevereiro de 2016, 05:56 »
0Gostou?
Porque quis.. Seus motivos  ainda sao incompreensiveis e insondaveis. Pelo menos por enquanto.

Registado

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #66 em: 19 de Fevereiro de 2016, 20:23 »
+1Gostou?
Amigo Arcal, porq é que vc diz isso se a doutrina é, embora estranha, bem clara qto ao motivo de Deus criar espíritos. Como afirma a DE em o OLE, Deus resolveu criar os espíritos porq deles necessita para que O auxiliem na obra da criação: “a ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo!”.

E, para muitos, isso é realmente muito estranho porq, como entender que Deus, sendo o Todo Poderoso, o possuidor de todo o Poder existente, Onipotente, necessite de auxiliares, possuidores de um ínfimo ou mesmo zero poder, para O auxiliarem na realização ou concretização de alguma coisa?!! E, se a doutrina afirma que Deus é imutável, como entender isso se antes Ele não criava, mas, depois, resolveu criar?!
..............

« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2016, 20:29 by lconforjr »
Registado

Offline Andressa Z.

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 332
  • Participação: 35
  • Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Em busca da verdade!
  • Relevância: +84
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #67 em: 20 de Fevereiro de 2016, 03:41 »
+1Gostou?
Citação de: lconforjr em 17 de Julho de 2015, 03:48
Re: porq Deus resolveu criar os espíritos

      Conf: meu amigo André, então aquele que é perfeição infinita  pode ser carente?! E é isto que vc disse: que Deus decidiu criar os espíritos para "por estes Ele ser amado"? Isso não faz de Deus um ser profundamente egoísta, coisa absurda frente aos atributos que a doutrina Lhe dá?!

 ..................

Há quanto tempo amigo!
Estava lendo esse tópico muito interessante e confesso que ri com a ideia de um Deus "carente"! Essa é uma questão que me acompanha faz tempo, mas na condição de mero espírito imperfeito, encarnado ainda por cima, eu sei que terei de penar muito até possuir uma resposta o mais próxima da verdade. Por essa minha condição que descrevi agora, me faz alguém com emoções muito humanas ainda e com difícil compreensão de uma inteligência superior: que não possui egoísmo, orgulho, insatisfações, medos, enfim....Não possui NADA parecido com os males que nos afligem!
Deus não nos criou por tédio ou falta de companhia. Se até como pais (apenas genitores de um corpo físico! ) nós temos obrigação de criarmos os filhos para o mundo, sem pedir NADA em troca - nem amor!- imaginem a inteligência suprema!!
Como tudo o que observamos na natureza, toda dita CRIAÇÃO possui algo de seu CRIADOR. Acredito que todos nós possuímos um raio de luz divina  (beeeeem pequenino mesmo) dentro de nosso ser...me aventuro a dizer mais: por todos nós termos um pouco de Deus em nós, todos somos UM e todos somos deuses. O que isso significa é o mais complicado de entender nesse grau de evolução que ainda possuímos!
Um grande abraço!

Registado

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #68 em: 20 de Fevereiro de 2016, 21:30 »
+1Gostou?
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?

      Ref resp #67 em: 20 02 16, às 03:41, de Andressa Z

      Citação de: lconforjr em 17 de Julho de 2015, 03:48: meu amigo André, então aquele que é perfeição infinita  pode ser carente?! E é isto que vc disse: que Deus decidiu criar os espíritos para "por estes Ele ser amado"? Isso não faz de Deus um ser profundamente egoísta, coisa absurda frente aos atributos que a doutrina Lhe dá?!
..................

      Andressa escreveu: Há quanto tempo amigo! Estava lendo esse tópico muito interessante e confesso que ri com a ideia de um Deus "carente"! Essa é uma questão que me acompanha faz tempo, mas na condição de mero espírito imperfeito, encarnado...

      Conf: olá, querida amiga, vc me deu a oportunidade de novamente fazer algumas perguntas que, mesmo repetidas muitas vezes, não há quem saiba responde-las: porq nos tornamos imperfeitos (só neste pequeno planeta habitam cerca de 7 bilhões de irmãos que se tornaram imperfeitos) se, conforme a  doutrina, no início nenhuma imperfeição possuíamos já que ninguém se inclinava para o mal?

      E porq sua condição a faz alguém com emoções muito humanas ainda e com difícil compreensão de uma inteligência superior? Porq sua condição será diferente da dos outros? Pois, nem todos são assim como vc!

      E se vc acredita que nem todos são iguais qto à capacidade de compreensão que possuem,assim, que há quem possua capacidade de compreensão maior ou menor que a sua, como explicaríamos essa tão profunda desigualdade pois, no momento em que Deus nos criou, ou até melhor, no momento em que nos despertou a consciência, éramos todos perfeitamente iguais?

      E, tb como vc lembrou, que certas imperfeições que “antes” não possuíamos, mas que, “depois” passamos a possui-las, quais terão sido as causas de depois as possuirmos?  E, se "antes" não as tínhamos e "depois" passamos a tê-las, qual é a explicação para a doutrina afirmar que não existe retrocesso na caminhada evolutiva?

      E afinal, quem nos ensinará “como fazer” para deixarmos de ser dominados pelo egoísmo, orgulho, insatisfação, medo etc? Nós nem mesmo sabemos como fazer para entender as causas de um ser bom e outro ser mau, pois a doutrina, mesmo aconselhando que raciocinemos para melhor entende-la, não nos oferece os elementos necessários para esse raciocínio?

      E, como vc lembrou, sobre os males que nos afligem, lhe pergunto: quais são as causas desses males se, tendo o livre-arbítrio, podemos todos nada fazer que resulte em males para nós?

      Afinal, minha jovem, ninguém sabe porq Ele nos criou, nem com que fim, nem a doutrina, pois a resposta que ela nos dá, é muitíssimo estranha, inexplicável e impossível de se acreditar que esteja correta, pois, certamente o Todo Poderoso não necessita de ninguém para O ajudar na obras de Sua criação!
.............

« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2016, 21:40 by lconforjr »
Registado

Offline HamLacerda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1760
  • Participação: 198
  • HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +790
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #69 em: 20 de Fevereiro de 2016, 22:19 »
0Gostou?
Citação de: lconforjr em 20 de Fevereiro de 2016, 21:30


     [...]nem a doutrina, pois a resposta que ela nos dá, é muitíssimo estranha, inexplicável e impossível de se acreditar que esteja correta [...]
.............

A doutrina diz que os espíritos são necessários à marcha do Universo, assim como uma célula é necessária à marcha do corpo humano.

O que há de estranho e inexplicável nisso, amigo lconforjr?



A doutrina não diz que Deus criou os espíritos porque necessitava de auxiliares.




« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2016, 23:12 by HamLacerda »
Registado

Offline Andressa Z.

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 332
  • Participação: 35
  • Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Em busca da verdade!
  • Relevância: +84
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #70 em: 20 de Fevereiro de 2016, 23:10 »
+1Gostou?
Citação de: lconforjr em 20 de Fevereiro de 2016, 21:30
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?

      Afinal, minha jovem, ninguém sabe porq Ele nos criou, nem com que fim, nem a doutrina, pois a resposta que ela nos dá, é muitíssimo estranha, inexplicável e impossível de se acreditar que esteja correta, pois, certamente o Todo Poderoso não necessita de ninguém para O ajudar na obras de Sua criação!
.............

Acabei pegando só esse trecho de sua resposta, mas te afirmo que penso muito em todas as questões que levantou. Deus não PRECISA de criações para ajudá-lo em suas obras, isto é fato. Agora, se Ele assim o QUER, como podemos afirmar?
De que maneira um espírito feito a imagem e semelhança do Pai possui tantos defeitos a serem depurados ainda me é incompreensível. Todos fomos criados iguais, nos "moldes" de Deus e mesmo assim, somos muito diferentes uns dos outros e imperfeitos. Como o amigo escreveu, fomos criados perfeitos e iguais, o que eu compreendo que ocorreu (deixo claro: entendo que aconteceu desse jeito, já o PQ foi assim é para mim um mistério) foi que diante das experiências difíceis na carne cada um escolheu o que sentiu ser o melhor para si. Quem pendeu para os caminhos nobres ganhou pontos, quem fez o oposto iniciou suas dívidas perante à própria consciência - o princípio divino?
Agora...PQ passar por tudo isso?Sei que fora da matéria densa muitas situações não iríamos vivenciar, até o próprio medo da morte, por exemplo...talvez seríamos incompletos, talvez essas vivências são as responsáveis por desenvolver o amor dentro de nós..Se me replicar perguntando "pq Deus não poupou todos esses milênios e nos entregou o amor no ato da criação?"...como seria para nós se essa não fosse uma conquista?
Através de Jesus, podemos partir das premissas: somos deuses e temos que amar uns aos outros. São duas boas pistas amigo!

Registado

Offline Andressa Z.

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 332
  • Participação: 35
  • Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Em busca da verdade!
  • Relevância: +84
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #71 em: 20 de Fevereiro de 2016, 23:54 »
0Gostou?
Olá amigo Ham!!
Me equivoquei realmente, esqueci o fato do perispírito ser material, portanto sujeito às consequências de nossas escolhas. Quanto alguns espíritos tomarem escolhas melhores do que outros, serem mais evoluídos por serem mais "velhos", como posso entender aqueles embrutecidos no mal?Pq ocorreu assim?
Não sei se escrevo bobagem, se estiver por favor me corrija, Jesus em sua evolução errou menos do que grande parte da criação de acordo com  doutrina, bate? Apenas o livre arbítrio faz com que uns cresçam mais rápido do que outros...essas escolhas "certas" que um espírito ainda ingênuo toma são por mero acaso?


Registado

Offline HamLacerda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1760
  • Participação: 198
  • HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +790
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #72 em: 21 de Fevereiro de 2016, 15:45 »
0Gostou?
Citação de: Andressa Z. em 20 de Fevereiro de 2016, 23:54
Olá amigo Ham!!
Me equivoquei realmente, esqueci o fato do perispírito ser material, portanto sujeito às consequências de nossas escolhas. Quanto alguns espíritos tomarem escolhas melhores do que outros, serem mais evoluídos por serem mais "velhos", como posso entender aqueles embrutecidos no mal?Pq ocorreu assim?
Não sei se escrevo bobagem, se estiver por favor me corrija, Jesus em sua evolução errou menos do que grande parte da criação de acordo com  doutrina, bate? Apenas o livre arbítrio faz com que uns cresçam mais rápido do que outros...essas escolhas "certas" que um espírito ainda ingênuo toma são por mero acaso?


Amiga Andressa, embora você e outros amigos aqui do fórum sintam dificuldades de entender isso, eu considero o livre-arbítrio como uma explicação perfeitamente clara e lógica.

Jesus não errou menos. Ele só se esforçou mais. E quando você esforça para melhorar, atrai muitos espíritos bons, que tornam as coisas mais fáceis. Um aluno estudioso atrai muito mais a atenção dos professores do que um aluno rebelde. E um aluno rebelde, se se esforçar para mudar, não vai faltar ajuda, pois não há felicidade maior para os espíritos protetores, e para os educadores, do que vê alguém se esforçando para se tornar melhor. Todos querem ajudar.



Registado

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #73 em: 21 de Fevereiro de 2016, 17:41 »
0Gostou?

Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?

      Ref resp #69 em: 20 02 16, às 22:19, de HamLacerda

      Citação de: lconforjr em Ontem às 21:30:... nem a doutrina, pois a resposta que ela nos dá, é muitíssimo estranha, inexplicável e impossível de se acreditar que esteja correta [...]
.............

      Ham escreveu: A doutrina diz que os espíritos são necessários à marcha do Universo, assim como uma célula é necessária à marcha do corpo humano.

      O que há de estranho e inexplicável nisso, amigo lconforjr?

      Conf: meu amigo, para mim, e para muitos outros, isso é profundamente estranho e inexplicável, sim, e esse ponto, entre outros, é motivo para que muitos não aceitem a doutrina espírita!

      Conforme sua argumentação a respeito, em que vc diz que, se não houvesse células q são necessárias “à boa marcha do corpo humano”, este não subsistiria, de modo semelhante, se não houver espíritos, que são necessários “à boa marcha do universo”, este não existiria, ou sua “marcha” estaria prejudicada, isto é, não estaria conforme a vontade de Deus, certo?

      Logo, do mesmo modo que nós necessitamos de células para que nos auxiliem em nossa existência como seres materiais, Deus necessita de espíritos para que O auxiliem em relação à "boa marcha do universo material"! Não está claro?

      E tanto necessita de espíritos, que, com todo seu infinito amor e infinitas justiça e sabedoria, cria a todos mesmo sabendo, desde sempre, desde antes de criá-los, que serão exatamente eles, a única criação Sua que perturbará consideravelmente a boa marcha da criação; que serão unicamente eles que escolherão desobedecer Suas leis e contrariar  Seus desígnios e Sua vontade; e sabe, também, e desde antes de cria-los, os tremendo e espantosos erros que, inexplicavelmente, cometerão, e os terríveis sofrimentos pelos quais, obrigatoriamente, passarão, por determinação Sua mesmo!
...............


« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2016, 18:17 by lconforjr »
Registado

Offline HamLacerda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1760
  • Participação: 198
  • HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +790
Re: Por que Deus resolveu criar os espíritos?
« Responder #74 em: 22 de Fevereiro de 2016, 11:52 »
0Gostou?
Citação de: lconforjr em 21 de Fevereiro de 2016, 17:41

      Ham escreveu: A doutrina diz que os espíritos são necessários à marcha do Universo, assim como uma célula é necessária à marcha do corpo humano.

      O que há de estranho e inexplicável nisso, amigo lconforjr?

      Conf: meu amigo, para mim, e para muitos outros, isso é profundamente estranho e inexplicável, sim, e esse ponto, entre outros, é motivo para que muitos não aceitem a doutrina espírita!

Desconheço essas estimativas, amigo lconforjr, e menos ainda que muitos não aceitem a doutrina por causa desse ponto.

Citar
      Conforme sua argumentação a respeito, em que vc diz que, se não houvesse células q são necessárias “à boa marcha do corpo humano”, este não subsistiria, de modo semelhante, se não houver espíritos, que são necessários “à boa marcha do universo”, este não existiria, ou sua “marcha” estaria prejudicada, isto é, não estaria conforme a vontade de Deus, certo?

      Logo, do mesmo modo que nós necessitamos de células para que nos auxiliem em nossa existência como seres materiais, Deus necessita de espíritos para que O auxiliem em relação à "boa marcha do universo material"! Não está claro?

      Eu não estou entendendo o seu raciocínio, companheiro. A questão não diz que Deus necessita dos espíritos. Diz que o Universo necessita da ação dos seres corpóreos. 

O Universo foi criado para os seres corpóreos, é necessário para a encarnação dos espíritos; as células do corpo são um mecanismo do corpo humano, são necessárias para o corpo humano. O Universo não foi criado para Deus e não é necessário para Deus.

Veja o que a doutrina diz sobre o Universo:

86. O mundo corporal poderia deixar de existir, ou nunca ter existido, sem que isso alterasse a essência do mundo espírita?

“Decerto. Eles são independentes; contudo, é incessante a correlação entre ambos, porquanto um sobre o outro incessantemente reagem.”


Ou seja, o Universo poderia deixar de existir sem que isso alterasse o mundo espírita. Logo não há razão para essa interpretação, de que Deus necessita dos espíritos para a boa marcha do Universo.

Os espíritos encarnados são necessários para à marcha do Universo como um jardineiro é necessário para um jardim. Se não existissem Espíritos encarnados, não haveria razões para o Universo existir. Mas isso não iria causar uma necessidade em Deus, até porque Deus já existia, com toda a sua perfeição, antes dos espíritos existirem.


« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2016, 20:48 by HamLacerda »
Registado


  • Imprimir
Páginas: 1 ... 3 4 [5]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Qual a linguagem dos espíritos?

Iniciado por MALUOLIVEIRA « 1 2 » Outros Temas

20 Respostas
25582 Visualizações
Última mensagem 31 de Agosto de 2013, 01:23
by André luiz de Sá
QUAL DEUS É MESMO CRUEL?

Iniciado por Marianna Existência de Deus

0 Respostas
2076 Visualizações
Última mensagem 06 de Setembro de 2009, 03:57
by Marianna
Lei de Sociedade: qual o objetivo da Encarnação dos Espíritos?

Iniciado por Aldebaran « 1 2 » O Livro dos Espíritos

15 Respostas
12553 Visualizações
Última mensagem 15 de Novembro de 2009, 23:22
by Aldebaran
Qual será a vontade de Deus?

Iniciado por Daniel Vieira « 1 2 3 » Existência de Deus

39 Respostas
10381 Visualizações
Última mensagem 30 de Setembro de 2012, 23:14
by Gustavo Rettenmaier
Gol de Allan Kardec! Mas qual ? O do Santos ou dos Espíritos?

Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia

1 Respostas
2423 Visualizações
Última mensagem 02 de Fevereiro de 2012, 01:57
by malura

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC